Época 2015/16

Época 2015/16

Portugal - Campeão do Mundo de Juniores (1991)Lisboa

Para o meu baú da história. Grande jogo, grande ambiente e para ser perfeito, vitória de Portugal.

Campeões nacionais de futsal


Foi difícil mas o Benfica é o novo campeão nacional de futsal!
Terminou à pouco o 5º jogo com a vitória do Benfica por 4-3, no prolongamento (prorrogação) após 2-2 no final do tempo regulamentar.
Parabéns aos dois clubes que proporcionaram belos espectáculos.
Foi o tri-campeonato consecutivo e a segunda dobradinha (campeonato e taça) consecutiva.
O secção de futsal foi criada nesta década e desde 2002 já vão 12 títulos (5 campeonatos, 4 taças e 3 supertaças)! Falta a conquista duma competição internacional, apesar de por duas vezes termos sido finalistas vencidos da UEFA Futsal Cup.

Agora é oficial


Saviola já foi apresentado à Comunicação Social hoje e fez os exames médicos por isso é reforço assegurado do Benfica para a próxima época. E, afirmou: ainda tenho muito para dar!

Entretanto, hoje foi anunciado pelo "Record" que Falcão vai ser águia! Enquanto não houver "preto no branco" fico a aguardar.

Aproveito para comentar uma declaração do médico do Benfica sobre Pablo Aimar (argentino) que jogou no Benfica na época que terminou e que teve um começo complicado com lesões contínuas. Disse que em Espanha ele não jogava e foi reabilitado no Benfica e ainda que nunca tinha feito antes 20 jogos seguidos.
Recordo que ele e Saviola vão voltar a jogar juntos depois de o terem feito no River Plate da Argentina.

Faz hoje 18 anos!

Faz hoje 18 anos que num Estádio da Luz lotado (120.000 - record da FIFA) a equipa de Júniores de Portugal bateu a do Brasil por 4-2 em grandes penalidades (penálties) depois de 0-0 em 120 minutos de jogo.
Na equipa portuguesa jogaram, entre outros, Rui Costa, Figo, Jorge Costa e João Pinto, enquanto na brasileira jogaram Roberto Carlos, Élber, Luis Fernando, Paulo Nunes, etc.
Estive lá no meio dessa multidão imensa e jamais esquecerei o ambiente mais até que a vitória portuguesa!

O lado negativo do futebol português (2)


Sob este título, escrevi há dias sobre dois casos tristes do futebol português. Concretamente Estrela da Amadora e Boavista.
Entretanto, houve desenvolvimentos por isso volto ao tema.
O Estrela da Amadora, antes de resolver a questão das dívidas aos jogadores (cerca de 8 meses) e ao Estado, tentou um estratagema para conseguir manter-se na 1ª divisão, criando uma SAD (Sociedade Anónima Desportiva) que necessitava estar registada antes do pedido de inscrição.
Porém, o tiro saíu-lhes pela culatra pois a inscrição foi rejeitada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) pelo motivo indicado.
Assim, em seu lugar ficará o histórico Belenenses na 1ª liga.
Com a queda para a 2ª liga e tantas dívidas, sendo um clube sem grande historial e poucos sócios, suspeito que seja mais um a extinguir-se a curto prazo, tal como aconteceu há poucos anos com outro clube histórico, o Salgueiros do Porto.


Sobre o outro caso, o do Boavista, ainda é mais triste por ser um clube com 105 anos, campeão nesta década (época 2000/2001), com tradições no futebol jovem, mas que devido à ambição dos senhores Loureiros (Valentim e João, pai e filho), um presidente da Liga e o outro do Clube, entraram no campo da corrupção e deu nisto.
Veremos se ainda conseguem ficar nos campeonatos profissionais. Tenho pena!

Surgiu um terceiro caso, o do Leixões que fez um campeonato espectacular classificando-se em 6º lugar mas que está com a inscrição para o próximo campeonato aceite condicionalmente por não ter apresentado a certidão de inexistência de dívidas ao Fisco e Segurança Social.

Colaborador do Moçambola-2009

Quem costuma ler o meu blog sabe que sou apaixonado também pelo Costa do Sol de Moçambique, o clube que detém o melhor palmarés pós-independência.
Fui dirigente durante seis anos e antes tinha jogado nos júniores!
A partir de hoje sou colaborador oficial do Moçambola-2009, ou seja o Campeonato Moçambicano, no site "zerozero.pt" ou "ogol.com.br" que é na verdade o mesmo.
Eis, o teor do email:
Antes de mais muito obrigado por contribuir para o melhoramento contínuo do zerozero.pt. Manuel Oliveira passa a ser um dos colaboradores da edição Moçambola 2009. Contamos com a sua ajuda para acompanharmos mais de perto esta competição. Alertamos ainda para o facto de poderem existir mais que um colaborador para a competição e dessa forma, caso detecte alguma anomalia, pedíamos o favor de nos avisar no imediato. Quando aceder à página da edição reparará (caso tenha introduzido previamente o seu utilizador e password) que surgirá no canto superior direito uma nova área, onde existe um link que lhe permite aceder à introdução de resultados, bem como introdução da data e hora dos jogos. Quando introduzir o resultado de um jogo não se esqueça de assinalar a indicação de jogo "Terminado". Qualquer dúvida não hesite em contactar através do mail colaboradores@zerozero.pt.

Afinal, ainda há amor à camisola!


Mesmo os benfiquistas que não gostam dele terão de reconhecer que Nuno Gomes é um exemplo, raro nos dias de hoje, de amor à camisola.
Teve propostas para sair para o estrangeiro, claro que não era o Real nem o Barcelona, mas nunca quis ouvir nenhuma.
Acabava o contrato amanhã e apenas hoje o renovou por mais dois anos.
A palavra dele fez com que não houvesse pressa em formalizar o contrato porque disse que ficava. Um exemplo de capitão!

Os novos equipamentos!


Para quem não os conhece, da esquerda para a direita: Nuno Gomes, Rúben Amorim, Moreira, Di Maria e Carlos Martins.
Gostei! Que me perdoem os meus amigos do Sport de Recife mas aquela gola e parte da manga preta da época passada não condizia com a história dos equipamentos do Benfica, só por isso, nada contra o preto.
Quanto à alternativa, ainda não foi dada a conhecer.
A que Di Maria veste é a de treino e a vestida por Carlos Martins é a oficial de passeio.

A minha homenagem ao BRASIL!











Parabéns ao Brasil campeão da Copa das Confederações!
Foi um justo e merecido campeão, apesar do susto.
Parabéns também ao Dunga que depois de tanto tempo na "corda-bamba", finalmente conseguiu construir uma equipa que está a jogar bem e principalmente a vencer faz muito tempo.
Como benfiquista também estou feliz porque valorizou o Luisão e o Ramires!

Saviola vem com ambições!


Oxalá elas se confirmem!

Brasileirão 2009 (Série A) – 8ª rodada!


Este fim de semana (27 e 28) realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro.

O Náutico jogou fora, sofrendo mais uma derrota, a 4ª consecutiva, perante o S. Paulo por 2-0, mantendo os 8 pontos que tinha e caindo na zona de rebaixamento (descida). De salientar que o S. Paulo estreou o novo técnico, o ex-benfiquista Ricardo Gomes. Desejo que tenha sucesso na carreira mas preferia que tivesse adiado esse sucesso por uma semana!

O Sport finalmente voltou a ganhar! Venceu em casa o Grêmio, semi-finalista da Copa Libertadores por 3-1.
Agora soma os mesmos pontos do Náutico (8) mas fora da zona de descida.

O líder continua a ser o Atlético Mineiro apesar de ter sido derrotado pelo Grêmio Barueri (4-2) mas novamente empatado com o Internacional de Porto Alegre que venceu por 3-0 o Coritiba. Ambos somam 17 pontos.
O Corinthians talvez em poupança de esforço tendo em vista a 2ª mão da final da Copa do Brasil foi perder por 1-0 em Curitiba, perante o Atlético Paranaense.
O Fluminense e o Flamengo, com os craques Fred (Flu) e Adriano (Fla) ficaram no 0-0. Adriano falhou um golo incrível!
O Cruzeiro cumpriu a sua obrigação vencendo em casa o Avaí por 1-0.
Palmeiras (já sem Luxemburgo) e Santos jogando entre si também empataram, 1-1.
O Botafogo continua a desiludir. Perdeu em casa com o Goiás por 4-1!

As surpresas são o Vitória da Bahia (16 pontos) e o Grêmio Barueri (13), equipa do interior de S. Paulo.

Na 4ª feira teremos a 2ª mão da final da Copa do Brasil (Internacional-Corinthians) com vantagem dos paulistanos que ganharam o 1º jogo por 2-0, e da Copa Libertadores entre o Grêmio (de Paulo Autuori, também ex-Benfica) e Cruzeiro. Este está em vantagem porque venceu 3-1 em Belo Horizonte.

Até para a semana!

Futsal - está escaldante a final


Tinha escrito há dias que o Benfica ia disputar com o Belenenses, mais uma vez, há semelhança da época passada, a final do play-off, à melhor de 5 jogos se ninguém conseguisse entretanto uma vantagem de 2 vitórias.
Após 4 jogos, 2 em casa de cada um, está 2-2!
Na Luz (Benfica), vitória por 6-2 e derrota por 3-2.
No Restelo (Belenenses), vitória deste por 3-2 e hoje, derrota por 6-3.
Agora, a negra que decide o título realiza-se na 3ª feira na Luz!
Que jogo em perspectiva!

O porquê deste vídeo

Enquanto o Presidente do F.C. do Porto for Pinto da Costa não há hipótese de qualquer benfiquista que se preze simpatizar com esse clube.
O Benfica tinha um historial há 30 anos atrás imensamente superior ao Porto e mesmo ao Sporting em termos de títulos.
Nestes últimos 30 anos, desde que Pinto da Costa está no clube, primeiro como responsável pelo futebol e depois como Presidente, o F.C.Porto deu uma virada na história. Embora não me agradasse enquanto benfiquista, seria de aplaudir se tivesse sido duma forma natural, limpa, desportivamente falando. Acontece porém, que para o conseguirem escolheram a forma menos correcta, a da corrupção, a do terror e o que me entristece e a todos os benfiquistas é que conseguiram dessa forma obter a hegemonia actual, apesar de ainda estarem atrás em palmarés desportivo ao nível do futebol sénior.
Vivi em Lisboa 15 anos e acompanhava o Benfica nalguns jogos fora, não faltando a nenhum em casa. Era uma pessoa informada sobre o clube e o futebol em geral!
Sobre o jogo a que o vídeo se refere, eu estive lá, no antigo Estádio das Antas, e não me esqueço do que vi e sobretudo do que li sobre os bastidores desse jogo. Foram colocados produtos tóxicos nos balneários (vestiários) para que os jogadores do Benfica ficassem tontos, houve agressões no túnel de acesso a dirigentes do Benfica, foram alagadas as faixas laterais do campo para impedir a velocidade dos extremos benfiquistas. Enfim, jogo sujo que deveria ter valido punições pesadas ao clube e dirigentes mas, pasmem, o Ministério da Administração Interna, nunca deu seguimento às inúmeras queixas e o caso morreu.
Página triste escrita no futebol português.
Prometo em breve voltar a este assunto, falando dum célebre "guarda Abel"!

FCPorto-0 Benfica-2 de 1991

FCPorto-0 Benfica-2 de 1991
Vídeo enviado por MemoriaGloriosa

www.memoriagloriosa.blogspot.com - A memória do Benfica em video.

Um dos mais fantásticos jogos de toda a História do Benfica! Contra todas as intimidações e jogadas sujas, num ambiente tremendo, o Benfica venceu 2-0 e deu o passo fundamental para conquistar o campeonato 90/91

Vergonha! (1)


Ontem deveria ter terminado o campeonato nacional português na categoria de júniores.
O jogo decisivo era nada mais nada menos que um Sporting x Benfica.
O Sporting, além de ser o campeão em título, jogava em casa. No entanto, ao Benfica bastava um empate.
Como vêem tinha tudo para ser um "jogão"!
Só que o Sporting, talvez para impedir a presença massiva de adeptos benfiquistas, decidiu marcar o jogo para a sua Academia (Centro de Treinamento) em Alcochete ao invés de o marcar para o seu Estádio. O campo da Academia, mesmo com bancada suplementar só comportava 3.000 espectadores. Resultado, os adeptos benfiquistas, ao que dizem, por questões de segurança, só conseguiram entrar com o jogo já a decorrer e foram apedrejados. Ripostaram na mesma moeda já dentro do campo e com a confusão generalizada o jogo teve de ser interrompido aos 26 minutos para preservar a integridade física dos jogadores. A polícia (apenas 30) não conseguiu dar conta do recado!
E agora? Até ao momento não se sabe quando será repetido, nem onde!

Keirrison a um passo do Barcelona


Keirrison (20 anos), avançado do Palmeiras está a um passo de assinar pelo Barcelona, de acordo com a imprensa desta noite.
Ainda segundo a mesma fonte, custará aos espanhóis 15 milhões de euros!
Quase nada para um Barcelona, campeão espanhol e europeu, se comparado com as verbas astronómicas pagas por Kaká e Cristiano Ronaldo pelo Real.

Aos poucos, vamos sabendo mais!

Na sequência de dois dos últimos artigos postados, temos mais informação para acrescentar aos mesmos.

Segundo acabei de ler, o Benfica vai pagar 5 milhões ao Real Madrid sim, mas afinal vai ter desconto pois a diferença de salário entre o que ganhava (290 mil mensais) e o que vai ganhar (125 mil) será suportada pelos espanhóis porque a condição imposta para vir era não perder dinheiro!

Sobre o contrato de patrocínio, será não só nas camisolas mas também numa das bancadas do Estádio da Luz. Parece que a verba ascenderá a 40 milhões no total, ou seja, 3,3 milhões por época!
E, talvez o motivo da pressa em assiná-lo seja para que o nome já surja nas novas camisolas que serão apresentadas na 2ª feira.

Novo patrocinador


O Benfica acaba de assinar contrato com um novo patrocinador para os próximos 12 anos!!! É ele a Sociedade Central de Cervejas (SAGRES).
Não são conhecidos ainda os valores mas certamente são elevados, não só pelo prazo em que vai vigorar como por estar o Benfica à beira de eleições. Aliás, um dos candidatos (com alguma razão, reconheço) questionava se não poderia ser assinado após as eleições a 3 de Julho?
O actual presidente (L.F. Vieira) garante que não vai contratar ninguém com dinheiro deste patrocínio por isso não foi esse o motivo para ser assinado agora.

Ibson (Flamengo) é do Porto


Sabiam que Ibson do Flamengo é jogador do Porto? Pois é, e não quer voltar a Portugal.
Ao que parece teria sido pressionado pelo F.C.Porto para não jogar contra o Internacional de Porto Alegre para não completar o nº de jogos que viesse a impossibilitar uma possível transferência esta época para outro clube brasileiro.
Agora o Fla está a tentar conseguir 4 milhões de euros para o comprar ao Porto.
Ibson não é o primeiro a não querer voltar a jogar em Portugal depois duma experiência falhada.
Já antes o Diego Souza do Palmeiras, que foi jogador do Benfica, não se deu bem por lá e voltou por empréstimo. Depois de uma grande época no Grêmio, como não queria voltar, o Benfica vendeu-o ao Palmeiras.

Afinal, é mesmo SAVIOLA


Acaba de ser confirmado através de comunicação à CMVM. Quando tal acontece é certo!
Os meus mais assíduos leitores já sabem que o Benfica por ser uma SAD (sociedade anónima desportiva) tem de comunicar à entidade responsável pela Bolsa de Valores os contratos que envolvam dinheiro.

Então, Javier SAVIOLA, internacional argentino de 27 anos que jogava no Real Madrid, é a 4ª contratação do Benfica com vista à época que se vai iniciar na Europa.
Segundo li, o Benfica pagou (vai pagar) 5 milhões de euros (uns 12/13 milhões de reais) por ele ao Real.
Já tinha lido que o também argentino AIMAR (Benfica) estava a pressioná-lo para vir e resultou. Tapado no Real com tantos "craques" resolveu sair!

Grande contratação, sem dúvida. Será que é este ano que vamos interromper a hegemonia actual do Porto? A esperança é a última a morrer!

O lado negativo do futebol português (1)


O futebol não é apenas o que parece. Movimenta multidões, gera alegrias, raivas, encanta e desencanta.
Poucos ficam indiferentes mesmo que não gostem.

Entre o lado negativo do futebol (no caso português), temos a situação do Estrela da Amadora, clube dos arredores de Lisboa que por dívidas aos jogadores e ao fisco (impostos) corre o sério risco de não poder participar no próximo campeonato da 1ª divisão. Como o azar duns é a sorte doutros, o histórico Belenenses, também de Lisboa, que até já foi campeão nacional uma vez há décadas atrás, será o beneficiado se tal situação ocorrer.

Outro caso que me entristece bastante é o do Boavista.
Campeão já nesta década, título que foi uma pedrada no charco porque teve a ousadia de se intrometer entre Benfica, Porto e Sporting que dominam desde sempre o futebol portugês. Recordo que desde que existe campeonato em Portugal, apenas o Belenenses e o Boavista conseguiram interromper o domínio dos 3 grandes por uma única vez cada um!
O Boavista viu-se envolvido em corrupção e punido com descida de divisão no ano passado. Sem direcção, sem dinheiro, baixou de novo de divisão. E agora, por questões financeiras (incumprimento de pagamentos ao Estado, etc.) assume que não tem condições para continuar nos campeonatos profissionais!
Sinceramente é uma pena.

O dia seguinte!


Morreu ontem à tarde nos EUA o cantor pop Michael Jackson. Não é novidade, toda a gente já sabe! Porém, não quis deixar de prestar a minha homenagem.
Ele será uma lenda do mundo artístico, como é Elvis Presley e Freddie Mercury entre outros.
Confesso que a sua música com um ritmo diferente me encantou.
Já as suas excentricidades e os escândalos sexuais pedófilos nem tanto. Mas, ninguém é perfeito!

Novas camisolas-2009/2010

Está prevista para 2ª feira à noite (20 h.) a apresentação oficial das novas camisolas do Benfica com vista à época que se vai iniciar em breve. Continuarão a ser da ADIDAS.
Todos os anos surge uma pequena "nuance" na principal e mudança de cor na alternativa.
Na época agora terminada, a nuance foi na gola que passou de branca a preta da camisa principal, enquanto a cor da alternativa era branca.
Aguardemos para ver!

Para o mesmo dia mas pela manhã, será o início dos trabalhos para a nova época do plantel sénior de futebol.
Como novidades, estão confirmados Patrick e Ramires (ambos brasileiros) e Shaffer (argentino), embora Ramires não se vá apresentar ainda pois além de estar na selecção brasileira na Copa das Confederações, quer ajudar o Cruzeiro na Libertadores.

Mudança de rumo no BLOG

O meu blog começou por ser pessoal, familiar, para dar a conhecer à família e amigos mais intímos, a minha vida no Brasil, o meu dia-a-dia, uma espécie de DIÁRIO!
Porém, com o passar do tempo (cerca de um mês) comecei a ter "eco" por intermédio de amigos sobretudo, que devia continuar mas dando-lhe outra cara, mais pública.
Retirei então fotos pessoais, criando um site particular para o efeito.
Outro fator importante para a mudança foi ter sido anexado aos favoritos do meu amigo Roberto Vieira. O famoso "blog do Roberto" que já tem mais de 100.000 visitas e que pode ser acessado diretamente dos meus favoritos também.
Aos poucos tenho vindo a colocar mais informação, especialmente sobre futebol internacional, português em particular, dando especial enfase ao meu Benfica. Afinal, é o maior clube do mundo em associados e em palmarés está entre os maiores apesar de evidenciar alguma quebra nos últimos anos. Acho até que será uma forma de contribuir para o aumento de conhecimentos sobre o futebol português tão pouco conhecido aqui no Brasil.
Vê-se e lê-se muito sobre os campeonatos mais competitivos da Europa (Espanha, Itália e sobretudo Inglaterra) mas pouco sobre o português onde atuam dezenas de brasileiros.
Façam-me chegar mais comentários no blog, em vez de por email. Sugiram matérias que gostariam de ler.

O nome de hoje!

Como tenho dito, o Benfica vende e muito!
Hoje, segundo o jornal desportivo português "Record" o alvo do Benfica é SAVIOLA (outro argentino) que é do Real Madrid mas que não tem espaço no clube, especialmente agora com as chegadas de Kaká, Cristiano Ronaldo e provavelmente de mais alguém.

Mudando de assunto, li uma reportagem muito interessante sobre Nenê, que foi o artilheiro (melhor marcador) do último campeonato português e que como já sabem foi contratado pelo Cagliari de Itália.
Além de falar sobre a falta que fará ao campeonato português, critica o "snobismo" dos principais clubes portugueses (Benfica, Sporting, Porto) que preferem arriscar em jogadores que nunca actuaram em Portugal e pagando às vezes até mais caro, em vez de aproveitar os que se destacaram nos clubes portugueses mais pequenos. E vai mais longe dizendo que por ser uma cara conhecida, já não era possível ver nele o Messias de Verão, capaz de manter as expectativas em alta até os jogos começarem.
Cita ainda casos concretos de jogadores que nunca actuaram nos 3 grandes de Portugal e que depois se destacaram e de que maneira no estrangeiro, casos de Pauleta, Costinha, Jimmy Hasselbaink, Catanha e Diego Benaglio.
Realmente tem razão. Pauleta teve de ir para Espanha (Salamanca) para mostrar o seu valor, Costinha só depois de ter jogado e se destacado no Mónaco é que foi contratado pelo Porto, Catanha (brasileiro) que jogou no Belenenses também se destacou em Espanha (não me lembro em que clube), Jimmy (holandês) jogou no Boavista e depois destacou-se em Inglaterra ao ponto de chegar à selecção e Diego (brasileiro, naturalizado suíço, foi guarda-redes (goleiro) do Nacional da Madeira, clube onde jogava Nenê e é hoje o titular da selecção da Suíça!

Clube de Desportos da Costa do Sol (Maputo - Moçambique)


Parte IV

(Contada que foi a história do clube, a minha participação no mesmo enquanto director, nas vertentes directiva e desportiva, vou agora falar sobre aspectos marcantes da minha passagem pelo mesmo)

A primeira direcção eleita após a independência de Moçambique, era composta basicamente pelo Presidente (Júlio Rito, um Vice-Presidente, um Secretário-Geral (eu) e um Tesoureiro. Depois tínhamos os seccionistas para as modalidades. De referir que embora fosse uma pessoa de difícil trato, Júlio Rito foi muito importante na arrancada do Clube. Era uma pessoa determinada e intransigível quando os interesses do Clube estavam em jogo. Não quis concorrer a segundo mandato. Do núcleo duro da sua Direcção, apenas eu continuei na seguinte mas mudando de cargo, agora como Vice-Presidente com o pelouro desportivo.
O novo Presidente, Henrique Pedrosa era uma pessoa mais maleável mas não menos determinada e ainda bem porque dava mais oportunidade a todos de participarem activamente nas decisões mais importantes.
Foi no seu mandato que ocorreram as mudanças de nome, emblema e equipamentos e em que o Clube deu início ao seu brilhante palmarés actual, conquistando o primeiro título nacional.
Falei dos presidentes, agora vou falar dos aspectos mais marcantes da minha passagem pelo Clube.
Os clubes com melhor palmarés antes e pós independência, eram o Desportivo, o Sporting (depois Maxaquene) e o Ferroviário, todos de Maputo, bem como o Textáfrica do Chimoio (ex-Vila Pery).
Paulativamente, nós fomos formando uma grande equipa (chegou a ser a base da selecção de Moçambique) e criando e melhorando outras modalidades que vieram a conquistar títulos também.
Em meados de 1981, as coisas não estavam correndo muito bem no futebol sénior e decidimos contratar um novo técnico. Optámos por um técnico argentino (exilado em Moçambique por motivos políticos) que estava a treinar o ex-Benfica de Nampula e que se estava destacando no campeonato provincial, de nome Jorge Reyna.
Por ser o Vice-presidente da área desportiva, coube-me a mim tratar da contratação. Desloquei-me a Nampula para falar com o mesmo e fui bem sucedido pois ele aceitou o convite e em boa hora porque a equipa melhorou e quase ganhava a Taça de Moçambique. Perdemos a final por 1-0 com o Desportivo de Maputo!
Não só porque fui eu que o contratei, como porque lhe dei todo o apoio moral e logístico aquando da mudança de cidade, ficámos grandes amigos. Pena ter perdido o contacto com ele!
No final desse ano fui convidado a mudar de entidade patronal, por motivos já referidos no meu primeiro artigo, e a trabalhar a tempo inteiro no Clube.
Outro facto marcante para mim foi o louvor que me foi atribuído pela Direcção da Associação de Futebol de Maputo pelos serviços prestados não só ao Clube mas ao futebol provincial quando deixei Moçambique.

(No próximo artigo falarei sobre “histórias” curiosas e interessantes)

Agora é o FALCÃO!


O Benfica é de facto um produto apetecível para a imprensa, sobretudo portuguesa. É o que mais vende, ou não tivesse mais de 170.000 sócios e milhões de adeptos espalhados pelo mundo.
Não há dia em que não surja um potencial reforço.
Depois de "n" nomes, o último dos quais o argentino Buonannotte, agora é o internacional colombiano FALCÃO (23 anos), avançado do River Plate.
Concerteza alguém virá mas não se sabe quem!

Outra notícia que prova o gosto que o Porto tem de provocar o Benfica é de que estariam na Argentina para contratar Bergessio que passou pelo Benfica há dois anos sem sucesso. Agora, parece estar de novo em grande forma ao ponto de ter sido chamado à selecção argentina!

Artilheiro do campeonato português


Nenê, avançado brasileiro (26 anos) que actuava no Nacional da Madeira e que foi o artilheiro do campeonato português com 20 golos, à frente de Cardozo (paraguaio) do Benfica (17) e Liedson (brasileiro) do Sporting (17), acaba de se transferir para o Cagliari de Itália por 4,5 milhões de euros, de acordo com a imprensa desportiva internacional.
Chegou a ser apontado como reforço do Benfica e do Porto mas acabou em Itália.
Actuou no Santa Cruz de Recife em 2006, tendo sido depois vendido ao Cruzeiro onde não vingou, acabando por ser emprestado ao Ipatinga, donde seguiu para Portugal.
O Cruzeiro embolsará uns bons trocados com este negócio, visto que ainda detinha uma percentagem do seu passe.

Revelação curiosa!


Ramires (ex-Cruzeiro) internacional brasileiro em destaque nos últimos jogos da selecção canarinha, revelou hoje porque corre tanto durante uma partida.
Segundo ele, a principal culpada é a avó!!! Quando era pequeno era malandro e tinha de fugir da avó para não ser castigado, disse ele.
Pelos vistos era uma criança endiabrada!
E, já agora, sabem quanto correu nos últimos jogos pela selecção? Nada menos de 22.189 metros!
Sabem também que é chamado de "queniano"? Porque será?
O Benfica parece ter contratado um corredor de fundo, que além disso ainda joga à bola!

Ainda o S. João - Qual o maior?




Caruaru (PE) disputa com Campina Grande (PB) o título de maior e melhor S. João do Brasil. A festa imita os carnavais da Bahia, apresentando blocos e trios elétricos nas ruas. Os participantes vestem abadá – roupa típica dos carnavais de Salvador (BA) -, mas, em vez de axé, a música tocada é o forró. A festa tem concurso de quadrilhas, bonecos gigantes e balões de até quatro metros.
Ainda no Estado de Pernambuco, as cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Sairé e Arcoverde também fazem grandes festas.
Em Campina Grande, onde há a maior comemoração de São João da Paraíba, os festejos são organizados em espaços públicos, como o Parque do Povo, que tem quase 43 mil metros quadrados, e o Parque Evaldo Cruz – atual Centro de Cultura e Arte Marinês.
Segundo li, as prefeituras estimam que as festas em Campina Grande e Caruaru recebam cerca de 1,5 milhões de pessoas em cada ano.
Em Pernambuco e na Paraíba, uma novidade atrai a atenção dos turistas que é um passeio ferroviário ao som de forró.
Pernambuco tem o Trem do Forró, que vai de Recife ao Cabo de Santo Agostinho (42 km de distância), e a Paraíba tem o Expresso do Forró, que vai de Campina Grande (PB) ao distrito de Galante (que fica a 18 km da capital paraibana, João Pessoa).
Nos vagões, há música ao vivo, e os passageiros fazem a viagem ao som de forró pé-de-serra (tradicional). Também são recebidos com festa quando chegam às cidades de destino. As passagens este ano custam R$ 70 (Trem do Forró) e R$ 40 (Expresso do Forró).
Na Bahia, pelo menos 23 cidades do interior fazem grandes festas de São João, que são: Amargosa, Barra, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Entre Rios, Irecê, Ilhéus, Itaparica, Itapetinga, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Maragogipe, Paulo Afonso, Piritiba, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e Serrinha.
Em Salvador, capital do Estado, também há grandes festas em clubes e quadras da periferia, mas a comemoração é mais tradicional no interior.

Para finalizar, em Recife tem uma coisa que odeio, as fogueiras nas ruas que deixam o ar irrespirável! Mas, como se diz aqui, fazer o quê?
Um bom S. João para todos que me lerem!

Festas dos santos populares ou juninas

Hoje será a noite de S. João, por isso, decidi pesquisar sobre a história destas festas e partilhar convosco.

Festas juninas ou Festas dos santos populares (Lituano - Joninės) são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa - Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia -, mas são encontrados também na Irlanda, partes da Grã-Bretanha (especialmente Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

De origem européia, as Festas juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a Festa Junina do dia de "Midsummer" (24 de Junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a Festa Junina é o traço comum que une todas as festas de São João européias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.
Uma lenda católica cristianizando a Festa Junina pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

O uso de balões
O uso de balões e fogos de artifício durante São João no Brasil está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o nosso país e ele se mantém em ambos os lados do Atlântico, sendo na cidade do Porto (Portugal) onde mais se evidencia. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa no Nordeste, em outras partes do Brasil e de Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pequenos papéis sao atados no balão com desejos e pedidos escritos neles.
Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei devido ao risco de incêndio. Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança.
Durante todo o mês de junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas.
Algumas delas são:
• Traque
• Chilene
• Cordão
• capeção-de-negro
• Cartucho
• Treme-Terra
• Rojão
• Buscapé
• Cobrinha
• Espadas-de-fogo

O mastro de São João
O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos. Tendo hoje em dia uma significação cristã bastante enraizada e sendo, entre os costumes de São João, um dos mais marcadamente católico, o levantamento do mastro tem sua origem, no entanto, no costume pagão de levantar o "mastro de maio", ou a árvore de maio, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa.
Além de sua cristianização profunda em Portugal e no Brasil, é interessante notar que o levantamento do mastro de maio em Portugal é também erguido em junho e a celebrar as festas desse mês (o mesmo fenômeno também ocorrendo na Suécia, onde o mastro de maio, "majstången", de origem primaveril, passou a ser erguido durante as festas estivais de junho, "Midsommarafton"). O fato de suspender milhos e laranjas ao mastro de São João parece ser um vestígio de práticas pagãs similares em torno do mastro de maio. Em Lóriga a tradição do Cambeiro é celebrada em Janeiro. Hoje em dia, um rico simbolismo católico popular está ligado aos procedimentos envolvendo o levantamento do mastro e os seus enfeites.

A Quadrilha
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A "quadrille" francesa, por sua parte, já era um desenvolvimento da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. A "contredanse" se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina , surgida provavelmente por volta do século XIII, e que se popularizara em toda a Europa na primeira metade do século XVIII.
A "quadrille" veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX por tudo que fosse a última moda de Paris (dos discursos republicanos de Gambetta e Jules Ferry, passando pelas poesias de Victor Hugo e Théophile Gautier até a criação de uma academia de letras, dos belos cabelos cacheados de Sarah Bernhardt até ao uso do cavanhaque).
Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no Nordeste. A partir de então, a quadrilha, nunca deixando de ser um fenômeno popular e rural, também recebeu a influência do movimento nacionalista e da sistematização dos costumes nacionais pelos estudos folclóricos.
O nacionalismo folclórico marcou as ciências sociais no Brasil como na Europa entre os começos do Romantismo e a Segunda Guerra Mundial. A quadrilha, como outras danças brasileiras tais que o pastoril, foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igrejas e clubes de bairros, sendo também defendida por professores e praticada por alunos em colégios e escolas, na zona rural ou urbana, como sendo uma expressão da cultura cabocla e da república brasileira. Esse folclorismo acadêmico e ufano explica duma certa maneira o aspecto matuto rígido e artificial da quadrilha.
No entanto, hoje em dia, essa artificialidade rural é vista pelos foliões como uma atitude lúdica, teatral e festiva, mais do que como a expressão de um ideal folclórico, nacionalista ou acadêmico qualquer. Seja como for, é correto afirmar que a quadrilha deve a sua sobrevivência urbana na segunda metade do século XX e o grande sucesso popular atual aos cuidados meticulosos de associações e clubes juninos da classe média e ao trabalho educativo de conservação e prática feito pelos estabelecimentos do ensino primário e secundário, mais do que à prática campesina real, ainda que vivaz, porém quase sempre desprezada pela cultura citadina.
Desde do século XIX e em contato com diferentes danças do país mais antigas, a quadrilha sofreu influências regionais, daí surgindo muitas variantes:
• "Quadrilha Caipira" (São Paulo)
• "Saruê", corruptela do termo francês "soirée", (Brasil Central)
• "Baile Sifilítico" (Bahia)
• "Mana-Chica" (Rio de Janeiro)
• "Quadrilha" (Sergipe)
• "Quadrilha Matuta"
Hoje em dia, entre os instrumentos musicais que normalmente podem acompanhar a quadrilha encontram-se o acordeão (acordeom), pandeiro, zabumba, violão, triângulo e o cavaquinho. Não existe uma música específica que seja própria a todas as regiões. A música é aquela comum aos bailes de roça, em compasso binário ou de marchinha, que favorece o cadenciamento das marcações.
Em geral, para a prática da dança é importante a presença de um mestre "marcante" ou "marcador", pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores devem desenvolver. Termos de origem francesa são ainda utilizados por alguns mestres para cadenciar a dança.
Os participantes da quadrilha, vestidos de matuto ou à caipira, como se diz fora do nordeste(indumentária que se convencionou pelo folclorismo como sendo a das comunidades caboclas), executam diversas evoluções em pares de número variável. Em geral o par que abre o grupo é um "noivo" e uma "noiva", já que a quadrilha pode encenar um casamento fictício. Esse ritual matrimonial da quadrilha liga-a às festas de São João européias que também celebram aspirações ou uniões matrimoniais. Esse aspecto matrimonial juntamente com a fogueira junina constituem os dois elementos mais presentes nas diferentes festas de São João da Europa.

Outras danças e canções
No Nordeste brasileiro, o forró assim como ritmos aparentados tais que o baião,o xote,o reizado,o samba-de-coco e as cantigas são danças e canções típicas das festas juninas. E algumas vezes, músicas antigas de autores famosos.
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os partcipantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de xita e chapéu de palha.
No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.
Em Portugal há arraiais com foguetes, assam-se sardinhas e oferecem-se manjericos, as marchas populares desfilam pelas ruas e avenidas, dão-se com martelinhos de plastico e alho porro nas cabeças das pessoas principalmente nas crianças e quando os rapazes se querem meter com as raparigas solteiras.
Simpatias, sortes e adivinhas para Santo Antônio
O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
Confessei-me a Santo Antônio,
confessei que estava amando.
Ele deu-me por penitência
que fosse continuando.

Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar! A seguir, algumas simpatias feitas para Santo Antônio:
Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam um figurino do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo. E elas pedem:
Meu Santo Antônio
Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.
No dia 13, é comum ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.
Em Lisboa, é tradicional a cerimónia de casamento múltiplo do dia de Santo António, em que chegam a casar-se 200-300 casais ao mesmo tempo.

Em Portugal, estas festividades, genericamente conhecidas pelo nome de Festas dos santos populares, correspondem a diferentes feriados municipais: São Gonçalo em Amarante; Santo António em Aljustrel, Amares, Cascais, Estarreja, Ferreira do Zêzere, Lisboa, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Vale de Cambra, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Famalicão, Vila Real e Vila Verde; São João em Aguiar da Beira, Alcochete, Almada, Almodôvar, Alcácer do Sal, Angra do Heroísmo, Armamar, Arronches, Braga, Calheta, Castelo de Paiva, Castro Marim, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Guimarães, Horta, Lajes das Flores, Lourinhã, Lousã, Mértola, Moimenta da Beira, Moura, Nelas, Porto, Porto Santo, Santa Cruz das Flores, Santa Cruz da Graciosa, Sertã, Tabuaço, Tavira,Terras de Bouro, Torres Vedras, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Gaia, Vila do Porto e Vizela; São Pedro em Alfândega da Fé, Bombarral, Castro Daire, Castro Verde, Celorico de Basto, Évora, Felgueiras, Lajes do Pico, Macedo de Cavaleiros, Montijo, Penedono, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Ribeira Brava, São Pedro do Sul, Seixal e Sintra.
Na cidade do Porto e Braga em Portugal, o São João é festejado com uma intensidade inegualável, sendo que a festa é, à semelhança do que acontece no Nordeste do Brasil, entregue às pessoas que passam o dia e a noite nas ruas das cidades que são autênticos arraiais urbanos.
Festas de São João são ainda celebradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos (França, Irlanda, os países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina e na tradição portuguesa) são costumes ainda hoje praticados em festas de São João européias.

No Brasil, as festas Juninas são na sua essência multicurais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e emigrantes dos país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitissimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Asia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proíbidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.
No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais se oriundam as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.
O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiás acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

Locais
Estes arraiais são muito comuns em Portugal e não são exclusivos do São João, são parte da tradição popular em geral. Nessas festas podemos encontrar imensas semelhanças tanto no Brasil como em Portugal, mas não só. Na África e na Asia, Macau, India, Malásia, na Comunidade Cristang, os portugueses deixaram essa tradição Junina bem marcada.
Atualmente, os festejos ocorridos em cidades pólos do Norte e Nordeste dão impulso à economia local. Citem-se, como exemplo, Caruaru em Pernambuco; Campina Grande na Paraíba; Amargosa na Bahia[1]; Mossoró no Rio Grande do Norte; Maceió em Alagoas; Recife em Pernambuco; Aracaju em Sergipe; Juazeiro do Norte no Ceará; e Cametá no Pará. Além disso, também existem nas pequenas cidades, festas mais tradicionais como Cruz das Almas, Ibicuí, Jequié e Euclides da Cunha na Bahia. As duas primeiras cidades disputam o título de Maior São João do Mundo, embora Caruaru esteja consolidada no Guinness Book, categoria festa country (regional) ao ar livre. Além disso, Juazeiro do Norte no Ceará e Mossoró no Rio Grande do Norte disputam o terceiro lugar de maior são joão do mundo.

(Fonte: Wikipédia)

Brasileirão 2009 (Série A) – 7ª rodada


Este fim de semana realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro.

Mais uma vez, não foi um fim de semana bom para as equipas (times) de Recife já que ambas voltaram a perder!

O Sport depois de ter estado a ganhar em Santo André, acabou por perder por 2-1 já nos descontos e o pior é que foi com um golo irregular. E assim, continua na zona de despromoção (rebaixamento) com 5 pontos.

O Náutico, sofreu a primeira derrota em casa (0-1), perante o Coritiba e continua com 8 pontos, na 12ª posição.

O líder continua a ser o Atlético Mineiro mas agora isolado com 17 pontos mercê da vitória em Santos (2-3) e beneficiando da derrota do Internacional de Porto Alegre que perdeu com o Flamengo (4-0, com 3 golos de Adriano) que na semana anterior tinha perdido (5-0) com o Coritiba!!!
O S. Paulo que despediu o técnico Muricy Ramalho após a derrota com o Cruzeiro e consequente eliminação da Copa Libertadores da América a meio da semana, perdeu com o rival de S. Paulo, o Corinthians, por 3-1.
Por sua vez o Cruzeiro que se apurou perante o S. Paulo para as meias-finais da Libertadores, perdeu em casa com o Grémio Barueri, promovido este ano à “Série A” por 4-2.

Está um campeonato louco, sem qualquer lógica.

Pelo que tenho visto, ao contrário do que acontece na Europa, nomeadamente em Portugal, as equipas quando estão envolvidas noutras competições, Libertadores e/ou Copa do Brasil, relegam o campeonato para segundo plano. E, às vezes essa escolha sai-lhes cara ou quase. Que o diga por exemplo o Fluminense que na época passada chegou à final da Libertadores (que perdeu) e esteve até à última jornada (rodada) na zona de descida!

Benfica - notícias

De acordo com o jornal “A BOLA”, o argentino Diego Buonannotte, internacional sub-21, campeão olímpico em Pequim (junto com o benfiquista Di Maria) e a actuar no River Plate, está a um passo do Benfica que teria oferecido 12 milhões de euros por ele.
É muito dinheiro, mas os golos não têm preço e vendo os valores pagos por Kaká e Cristiano Ronaldo, quem sabe não será um bom negócio a médio prazo.

Nélson Évora, atleta do Benfica e actual campeão mundial e olímpico, venceu hoje a prova do triplo-salto (17,59 mts) no campeonato europeu de equipas.

A equipa de futsal, actual bi-campeã e já vencedora da Taça esta época, está discutindo com o Belenenses o título nacional à melhor de 5 jogos. Neste momento, está 1-1!

A equipa de futebol júnior após ter empatado ontem com o Porto (1-1) está a um ponto de conquistar o título nacional. Apesar do último jogo ser com o Sporting, já demonstraram valor suficiente para tal feito. Vamos confiar nesta equipa treinada pelo ex-internacional benfiquista João Alves, o “luvas pretas”.

Breves!

Manuel Fernandes, ex-jogador internacional e ex-treinador do Sporting, actualmente a treinar o União de Leiria que subiu à 1ª divisão portuguesa, desaconselhou a contratação de Ciro, alegando que o preço é exorbitante (18 milhões de euros, também acho!) e que não é o craque que se apregoa.

O Benfica já está a ganhar com Ramires mesmo antes de vestir a camisola encarnada. Segundo comunicação do Benfica à CMVM (*) (entidade que fiscaliza a Bolsa de Valores portuguesa) ele custou 7.500 milhões de euros. Com a convocatória para a selecção brasileira e a recente exibição contra os EUA certamente já vale bem mais que isso!

(*)Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Os principais clubes profissionais portugueses são SAD´s (Sociedades Anónimas Desportivas) cotadas em Bolsa.

Ciro no Sporting?


Fui surpreendido com a notícia, com honras de título, no jornal A BOLA de hoje sobre a forte possibilidade de Ciro do Sport de Recife se transferir para o Sporting de Lisboa. De leão para leão, já que ambos os clubes têm o mesmo símbolo!
Segundo aquele jornal ele estaria sendo seguido há meses pelo Sporting.

O Real Madrid está louco?

Depois de ter contratado Kaká (65 milhões de euros) e Cristiano Ronaldo (93) está disposto a pagar 55 milhões por Ribéry, internacional francês que actua no Bayern de Munique da Alemanha.
Será que descobriram uma mina de ouro?

Notícias soltas

Lendo a imprensa desportiva de hoje deparei com algumas notícias interessantes e incríveis dignas de destaque.

De acordo com notícia no site oficial do Manchester United, este convida os leitores a aconselhar talentos a Alex Fergusson, enviando relatórios que possam convencê-lo a contratá-los.

A selecção de futebol do Perú depois do jogo efectuado há dias na Colômbia (derrota 1-0), voltou ao país esquecendo no Hotel um jogador (Hérnan Rengifo). Para poder voltar, foi necessário um dirigente ir buscá-lo pois nem o passaporte estava em seu poder!

O internacional inglês Michael Owen (29 anos) do Newcastle, clube que baixou à 2ª divisão, decidiu recorrer a um expediente inédito. Não quer jogar no escalão secundário nem terminar a carreira mas também não surgem interessados nos seus serviços face ao histórico de lesões. Então, elaborou um currículo de 34 páginas e distribuiu pelos principais clubes ingleses.

No decorrer do Euro sub-21 que está a decorrer na Suécia, mais um "streaker" (21 anos) decidiu atacar invadindo o campo completamente nú!

Jorge Jesus, confirmou-se!


Acabei de ler que o novo técnico de futebol sénior do Benfica é Jorge Jesus, ex-técnico do Sporting de Braga.
Ainda a época não tinha terminado e já se falava na contratação, tanto que no artigo "notícias soltas" do dia 10, colocava o nome dele com interrogação.
Bom, agora só espero que dê certo para bem do Benfica e dos benfiquistas como eu.
Depois de um ciclo de treinadores estrangeiros, Trapattoni, Ronald Koeman, José António Camacho e Quique Flores, apenas com a intromissão de Fernando Santos, o clube voltou a ter um português.
Tem a vantagem de conhecer perfeitamente o futebol português mas será que tem perfil psicológico para aguentar a pressão? Afinal são cerca de 170.000 sócios e milhões de adeptos (torcedores) em Portugal e no mundo.
Outros bons técnicos com provas dadas antes de ingressarem no Benfica não o conseguiram, casos de Manuel José e Fernando Santos sobretudo.
A ver vamos, como diz o cego! E com muita esperança.

Clube de Desportos da Costa do Sol (Maputo – Moçambique)


Parte III
(Como tinha prometido no artigo anterior, vou falar neste sobre a actividade desportiva do Clube durante a minha permanência nos Corpos Dirigentes)

O C.D. da Costa do Sol, antes SLMB/SMB, nunca tinha ganho nenhum título importante durante a sua história, ou seja de 1955 a 1978.
Em 1976 quando entrei para a Direcção presidida por Júlio Rito, tivémos de reorganizar o clube pois estava como disse noutro artigo sem Direcção.
Contratámos um técnico sem nome, ex-atleta do clube, sem currículo mas estudioso. Foi uma aposta ganha pois o mesmo, Martinho de Almeida nos surpreendeu a todos.
Com uma equipa mesclada de veteranos e jovens talentosos, ex-júniores, conseguimos fazer campeonatos bastante bons, até que conseguimos o primeiro título nacional em 1979 com atletas que ficaram na memória dos moçambicanos, até porque muitos deles se tornaram internacionais, casos de Nito, Caldeira, Sérgito, Artur, Ramos, Luís, Gil, César e ainda outros menos talentosos mas com muita garra e amor à camisola, casos de Messias, Eduardo, etc. .
Seguiu-se a primeira participação na Taça dos Campeões Africanos. Tivémos pouca sorte no sorteio pois coube-nos uma equipa forte e experiente, o BILIMA do antigo Zaire (actual Rep. Dem. do Congo).
Em Maputo empatámos 0-0 e em Kinshasa perdemos por 3-1 num estádio cheio com cerca de 70.000 espectadores.
A eliminação da Taça Africana não nos desmoralizou e voltámos a ganhar o campeonato pelo segundo ano consecutivo e ainda a Taça de Moçambique (final com o Palmeiras da Beira, 1-0), a primeira do clube.
Foi uma época de ouro!
Entretanto já havíamos mudado de técnico, em vez de Martinho, agora era outro Almeida mas Pinto (de Almeida).
Em 1981 voltámos à Taça dos Campeões Africanos e na 1.ª eliminatória jogámos com o MMM da ilha de Madagáscar. País com poucas tradições no futebol e confirmou-se o nosso favoritismo com vitórias em Maputo (2-0) e em Madagáscar (4-2).
Passámos à 2.ª eliminatória, agora contra uma equipa mais forte, o NCHANGA RANGERS da Zâmbia. Mais uma vez a falta de experiência nos traíu. Em Maputo (0-0, outra vez) e na Zâmbia perdemos por 3-1.
A participação mais prolongada na competição, acrescida da lesão duma peça muito importante (Luís) motivou uma época menos boa a nível nacional e acabámos por não conseguir o tri.
Verificou-se mais uma mudança de técnico, agora o argentino Jorge Reyna. Bom técnico embora desconhecedor do campeonato moçambicano, o que sempre prejudica. Ainda chegámos à final da Taça mas perdemos com o Desportivo de Maputo por 1-0.
Paralelamente, no futebol júnior também conseguimos resultados importantes graças ao trabalho do jovem treinador Arnaldo Salvado que treinava simultaneamente os juniores e os juvenis.
Sagrámo-nos campeões de juvenis em 1979 e 1980 e de júniores em 1981 e 1982, embora eu já não tenha presenciado por inteiro esta última conquista devido à minha vinda para Portugal em Agosto. Soube que depois o técnico partiu para Pemba, enviado pelo Clube para treinar uma equipa sénior, levando consigo alguns dos melhores júniores, voltando mais tarde como técnico principal e trazendo alguns desses jogadores, valendo ao Costa do Sol a conquista de 4 campeonatos seguidos, entre 1991 e 1994!
Mas o Costa do Sol não era só futebol. Tínhamos outras modalidades, destacando-se o basquetebol e o hóquei em patins.
Em basquetebol fomos campeões nacionais em femininos.
Em hóquei era difícil conquistar títulos porque havia outras equipas muitos boas e experientes, casos do Desportivo, Ferroviário, etc., mas graças a Fernando Adrião, talvez o melhor jogador português de todos os tempos, que era o nosso técnico conseguimos fazer campeonatos interessantes.

Nota: Queria agradecer a colaboração de Issufo Mogne que me ajudou nalguns pormenores para que este artigo ficasse mais preciso.

(Haverá mais artigos sobre o Clube, especialmente sobre histórias interessantes e curiosas)!

Brasileirão 2009 (Série A) – 6ª rodada


Este fim de semana realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro.

Das equipas de Recife, o Sport depois de um vitória importante e moralizante perante o Flamengo, voltou a perder. E pior, foi em casa e com um dos últimos, o Atlético Paranaense (agora com Waldemar Lemos, ex-Náutico) que tinha apenas 2 pontos em 5 jogos.
Foi um passo atrás, o que é pena!

O Náutico, com novo técnico devido à saída do anterior (Waldemar Lemos, que me levou até a escrever um artigo intitulado, “estou estupefacto”) voltou a perder (fora), agora perante o Atlético Mineiro e novamente por 3-0 como na semana anterior!

O Internacional de Porto Alegre continua invicto, embora tenha cedido mais um empate (Vitória-Bahia) e com isso foi alcançado no primeiro lugar pelo Atlético Mineiro. Ambos têm 14 pontos.

Os históricos S. Paulo (mais um empate em casa), Flamengo (goleado em Curitiba), Cruzeiro e Corinthians estão a meia da tabela com menos 6/7 pontos que os líderes.

Benfica - notícias


A equipa de iniciados de futebol que já tinha ganho o campeonato antecipadamente na 4ª feira, ganhou ao Porto por 2-0 no último jogo, fechando assim com "chave de ouro"!

A equipa de sénior de futsal, actual campeã nacional, qualificou-se para a final do play-off onde vai discutir com o Belenenses (a mesma final da época passada) o título.
Esta equipa já tinha ganho a Taça de Portugal no dia 30 de Maio precisamente contra o Belenenses (4-1).
Se ganhar, será o tri-campeonato consecutivo e a segunda dobradinha.

A equipa sénior de hóquei em patins perdeu ontem a final da Taça de Portugal contra o Porto no prolongamento. Já tinha sido eliminada pelo mesmo na meia-final do play-off.

Aniversário do Studio Faial Pilates


Realizou-se ontem a festa do 1º aniversário do Studio Faial Pilates no "condomínio Caravelas" em Paulista.
Espero tenha sido o primeiro de muitos aniversários.
À semelhança do acontecido na festa de Natal (no mesmo local) foi um sucesso. Pena não terem estado mais pessoas!
Agradeço a todos que participaram no evento, especialmente à Prof.ª Carla Arcoverde e ao aluno António Canto pelo espectáculo proporcionado a todos com as suas danças.

Hoje é o dia dos namorados aqui!

Para quem não sabe, hoje (12 de Junho) é o dia dos namorados no Brasil.
Achei interessante apresentar-vos a origem deste dia e o porquê de ser em dias diferentes em Portugal e no Brasil.


A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Quem foi São Valentim
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

O Brasil ganhou!

Embora tenha sido um jogo muito difícil, o Brasil ganhou (2-1) ao Paraguai ontem à noite aqui em Recife.
O estádio estava cheio, colorido de amarelo, muita festa. Enfim, todos os ingredientes para um grande jogo. Só que não foi, muito por culpa do Paraguai que jogou muito compacto não dando espaço para os "criativos" do Brasil.
Afinal o Paraguai era o 2º classificado com os mesmos pontos antes deste jogo. Agora, com a vitória o Brasil isolou-se (27 pontos) e o Paraguai caíu para 3º. Em 2º está o Chile. A Argentina, após mais uma derrota está no 4º lugar!
Ao contrário da Europa, aqui todas as equipas sul-americanas estão num único grupo pelo que se apuram automáticamente 4 selecções e a 5ª disputa um jogo de apuramento com uma selecção do grupo da América do Norte.
O próximo jogo do Brasil é com a Argentina em Setembro

Benfica - agora foram os iniciados


Não serve de consolação pela fraca época dos séniores, mas pelo menos dá esperanças para o futuro.
A equipa de futebol de iniciados do Benfica sagrou-se campeã 20 anos depois, na mesma época em que festejou títulos nas categorias de Escolas A, Infantis A e Iniciados C, entre outros.
Considerando que os juvenis e os juniores estão no bom caminho para conseguirem fazer a festa no final, a aposta na formação do Benfica começa, realmente, a dar frutos.

Estou estupefacto!

Já tinha a intenção de escrever sobre o assunto e agora não pude deixar de o fazer.
Só há pouco li a imprensa desportiva local e fiquei "de boca aberta" com a notícia da saída do técnico Waldemar Lemos para o Atlético Paranaense.
Antes tinha dado uma "olhada" no blog do meu amigo Roberto e sinceramente achei que era "piada". Mas afinal era verdade!
Em todo o Mundo mudam-se os treinadores e os jogadores (estes dentro dos prazos estabelecidos) mas como aqui no Brasil nunca vi nada igual.
É um entra e sai, é uma falta de ética, é uma falta de responsabilidade!

Baby Fenomeno

Baby Fenomeno
Vídeo enviado por Almiron

Que classe!

É hoje o grande dia

A cidade de Recife vai receber esta noite no Estádio José do Rego Maciel, conhecido pelo "Arruda" devido à sua localização no bairro com o mesmo nome, a selecção brasileira de futebol num jogo de apuramento para a Copa do Mundo de 2010 a realizar na África do Sul.
O jogo será contra o Paraguai que neste momento está no 2º lugar embora com os mesmos pontos do Brasil (24) e terá casa cheia (55.000 espectadores) e muita alegria, especialmente se o Brasil vencer.
O último jogo da selecção em Recife foi há 14 anos!
As duas selecções têm jogadores do Benfica. Na do Brasil, Luisão e Ramires (novo reforço), na do Paraguai, Cardozo. Provavelmente todos no banco de reservas.
Amanhã espero escrever sobre a vitória do Brasil.

Afinal, o "eldorado" é aqui!

Li num destes dias na revista PLACAR, embora na altura não tenha tido tempo para comentar, uma reportagem sobre os salários dos mais bem pagos do futebol brasileiro. E fiquei estupefacto com os montantes auferidos por alguns jogadores! Aí, compreendi porque motivo muitos craques estão voltando da Europa.
Ronaldo (chamado "fenómeno") depois de ter sido dado como acabado para o futebol após mais uma operação ao joelho, do escândalo com travestis, dos quilos a mais, foi contratado pelo Corinthians de S. Paulo e entre salário e valores de patrocínios diversos, aufere a módica quantia de 1,133 milhares de reais (mais de 300.000 euros) por mês. Como digo no título, afinal o "eldorado" é aqui! Nunca receberia isso actualmente na Europa.
Embora muito longe do que o Ronaldo aufere, e citando apenas os mais conhecidos na Europa, temos Adriano (ex-Inter), Fred (ex-Lyon), Léo (ex-Benfica), Maxi Lopez (ex-Barcelona), Diego Souza (ex-Benfica) e Carlos Alberto (ex-Porto) a preferirem jogar o campeonato brasileiro. Porque será?
Outras curiosidades, apesar do Vasco da Gama estar na 2ª divisão, o seu técnico está entre os mais bem pagos. À frente dele só Luxemburgo (Palmeiras), Parreira (Fluminense) e Mano Menezes (Corinthians).

Notícias soltas!

As notícias mais recentes em termos desportivos que me chamaram à atenção.

Scolari no Uzbequistão!
Parece anedota (piada) a notícia de que o ex-seleccionador brasileiro e português, ex-técnico do poderoso Chelsea de Londres, tenha assinado contrato com o Bunyodkor do Uzbequistão! Será que o dinheiro é tudo na vida?

Benfica ainda sem treinador
Depois do acordo para a rescisão com o técnico espanhol Quique Flores já comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, logo está certa a sua saída, ainda não há treinador para a próxima época. Ou haverá, só que não oficializado (Jorge Jesus, ex-Braga)?

Shaffer no Benfica
Depois de Ramires meio-campista do Cruzeiro e Patrick (ex-Santo André do Brasil) lateral direito, agora foi o lateral esquerdo do Racing Club de Avellaneda da Argentina, de 23 anos que assinou contrato com o Benfica por 4 anos. Não era sem tempo! Desde a saída de Leo (Santos-Brasil) já no decorrer da época (porque Quique Flores não gostava dele) que estávamos com um único lateral esquerdo de raíz (Jorge Ribeiro) mas nem assim era utilizado. Quique preferiu improvisar David Luiz que é central (zagueiro).

Eleições no Benfica - Golpe de mestre protagonizado pela actual Direcção
Deveriam ser em Outubro mas face às notícias de candidatos pouco conhecidos quererem candidatar-se, a Direcção decidiu demitir-se em bloco e marcar eleições para dia 3 de Julho, devendo as listas concorrentes serem entregues até o dia 22 de Junho (salvo erro). Assim, não deixa muito espaço à oposição.
Os meios podem não ter sido os mais correctos mas para bem do Benfica, é preciso não esqecer o passado ainda bem recente de crise a todos os níveis, os fins justificam-na.

Brasileirão 2009 (Série A) – 5ª rodada


Acabei me esquecendo de colocar na 2ª feira, a habitual crónica sobre a última rodada do Brasileirão!

Realizou-se mais uma jornada (perdão, rodada) do campeonato brasileiro da 1ª divisão.
O Náutico perdeu a invencibilidade perante o Grémio em Porto Alegre e logo com uma derrota pesada (3-0)!
O Sport já com novo técnico, o ex-goleiro (guarda-redes) da selecção brasileira, Emerson Leão, defrontou e ganhou (de virada) por 4-2, depois de estar a perder 0-2, o Flamengo onde joga agora o Adriano (ex-Inter de Milão). Fantástica a virada (como dizem aqui) de 4 golos em 8 minutos. Será o início da recuperação?
O líder continua a ser o invicto, embora tenha cedido o primeiro empate mas perante o Cruzeiro em Belo Horizonte, Internacional de Porto Alegre, agora com 13 pontos, seguido do Atlético Mineiro.
O campeão em título, S. Paulo, bem como os históricos Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Corinthians, têm estado irregulares até agora.

Na 4ª feira disputou-se a 2.ª mão (returno) da Copa do Brasil, tendo o Internacional perdido em Coritiba (1-0) mas apurou-se com o score de 3-2 e o Vasco da Gama (Rio) e o Corinthians (S. Paulo) empataram de novo, agora por 0-0 em S. Paulo, apurando-se o Corinthians mercê do gol marcado fora.
Afinal, apuraram-se os favoritos!

Benfica – campeão de basquetebol


Felizmente nem tudo foi mau no Benfica esta época.
Do futebol sénior já falei noutro artigo, foi para esquecer!
Agora quero festejar e saudar o título de campeão nacional de basquetebol depois de 14 anos de jejum.
Foi uma vitória incontestável com record de vitórias seguidas, 31 e apenas 3 derrotas em 43 jogos! E na final do play-off bateu a Ovarense tricampeão ganhando 4 jogos e sem nenhuma derrota.
Apesar desse longo jejum, mercê de várias circunstâncias, ainda somos o clube com mais títulos na modalidade. São 21 campeonatos nacionais, 18 taças de Portugal, 7 supertaças e 5 taças da Liga.
Este título não veio por acaso, foi obra da reestruturação efectuada não só na secção mas também no conjunto das modalidades chamadas “amadoras”. Tem o dedo de Carlos Lisboa o maior jogador português da modalidade que é o actual Director-Geral das Modalidades.
Das modalidades chamadas amadoras, que na realidade já não o são, o basquetebol para mim é a mais querida. Durante os 15 anos em que vivi em Lisboa, para além dos jogos do futebol, assisti a muitos jogos da equipa de basquetebol, especialmente os da Liga dos Campeões contra adversários de nível, como o Barcelona, o Olimpiakos, e outros nomes menos sonantes mas de grande categoria na modalidade, da Itália principalmente.
Era uma equipa de classe composta entre outros por Carlos Lisboa, Jean Jacques, José Carlos Guimarães (ambos angolanos), Henrique Vieira (o actual técnico), Carlos Seixas, Sérgio Ramos, em início de carreira e que depois de vários anos no estrangeiro, voltou para se sagrar campeão este ano.
Como o clube renovou o contrato com os principais atletas, espero que na próxima época sejamos de novo campeões!

Clube de Desportos da Costa do Sol (Maputo – Moçambique)


Parte II
(Como tinha prometido no artigo anterior, vou falar neste sobre a minha participação no Clube enquanto dirigente)

Certo dia, por ser o responsável pelo futebol de trabalhadores da empresa onde trabalhava (Serviços Municipalizados de Viação, depois Transportes Públicos Urbanos), fui convidado pelo meu amigo Moiana, na altura capitão da equipa sénior do Benfica a me candidatar a membro da Direcção do Clube.
Entrei para os corpos dirigentes do então Sport Lourenço Marques e Benfica e logo de seguida Sport Maputo e Benfica (devido à mudança de nome da capital Moçambicana), em 1976 para o cargo de Secretário-Geral da Direcção (presidida por Jorge Rito) numa eleição de lista única devido à crise directiva que o mesmo atravessava face ao retorno a Portugal da maioria dos anteriores dirigentes do Clube.

Face à obrigatoriedade de mudança de nome, a Direcção, após analisar as várias alternativas, decidiu optar por CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL.
Costa do Sol porquê? Simplesmente porque a sede e o campo de jogos se situava na zona da costa do sol, próximo à praia com o mesmo nome. Pelo mesmo motivo o ex-Sporting Clube de L. Marques mudou o nome para Maxaquene.
Escolhido o nome, passámos à escolha dos equipamentos. Pelo facto de se situar junto a uma praia, escolheu-se (no caso posso dizer que tive uma grande influência nessa escolha) pelo amarelo e azul. Amarelo do sol e azul da água do mar.
Lembro-me que disse aos meus colegas de Direcção que o Estoril Praia de Portugal usava essas cores pelo mesmo motivo.
Escolhido o nome e as cores, faltava o emblema ou logotipo.
Em representação da Direcção, consultei um amigo desenhador e pintor (Joaquim Canotilho) a quem pedi para desenhar um logotipo para o Clube, tendo-lhe pedido que o mesmo tivesse o mar, o sol e uma ave!
Agora uma confidência que a maioria não sabe, a ave seria uma forma de manter a semelhança com a águia do anterior emblema!
Devido à cor dos equipamentos e a semelhança com os da selecção do Brasil, começamos a ser chamados de “canarinhos”.
Como em Moçambique na época havia muitas carências, não tinhamos onde mandar fabricar os novos equipamentos. Então, aproveitando uma viagem que fiz a Lisboa fui incumbido pelos meus colegas de comprar os primeiros jogos de equipamentos com as novas cores.
Em 1979 realizaram-se novas eleições e passei a assumir o cargo de Vice-Presidente ficando com a área desportiva sob minha responsabilidade.
Trabalharam comigo diversas pessoas, todas bastante empenhadas e dedicadas, mas gostaria de salientar uma, pela competência, inteligência e juventude, eu também era um jovem de vinte e poucos anos quando me tornei dirigente.
Essa pessoa, é o actual Presidente Desportivo, Issufo Mogne.
Em finais de 1981 como já disse no artigo anterior passei a dirigente profissional do Clube.

(Num próximo artigo escreverei sobre a actividade desportiva do Clube durante a minha permanência nos Corpos Dirigentes)

Blog da Pelada


Quem já viu o meu blog sabe que tenho escrito sobre a pelada em que participo todos os sábados. Agora ela também tem um blog para que todos os componentes possam participar sem necessitar de entrar no meu pessoal.

(Quem queira visualizar o BLOG DA PELADA clique no título deste artigo)

O BENFICA é grande! ...


O Benfica é grande, mesmo tendo feito uma época aquém do desejado pelos benfiquistas em futebol sénior.
Grande em número de sócios, o maior do mundo de acordo com o Guiness Book of Records.
Grande nas iniciativas, foi o primeiro clube português e um dos poucos do mundo a criar um canal de TV.
Grande no prestígio internacional, senão vejamos:
De acordo com duas notícias publicadas no site do Clube, ontem e hoje, tem uma escola de futebol em Niterói – RJ (Brasil) que venceu um torneio e vai promover jornadas de captação de atletas em Paris, através do Departamento de Prospecção, nos dias 13 e 14 de Junho.
Seguem abaixo as notícias tal qual vêm publicadas:

04/06/2009 FUTEBOL
Escola de Niterói
Benfica conquista torneio no Brasil

A nossa Escola de Futebol em Niterói, Brasil, foi campeã da Liga de Niterói de Futebol Soçaite na categoria Sub-15.

Campanha:
1ª Fase
CFSV 1 x 3 Benfica
DDFS 2x1 Benfica
Master Soccer 4x 3 Benfica
Benfica 2x0 Show Bola
Benfica 7x1 Atlético de Niterói
Benfica 9 x2 Fluminense núcleo SG

Meia-final
Benfica 5x0 Master Soccer

Final
Benfica 2x1 DDFS

O melhor marcador da prova foi Pedro Oliveira, com oito golos. O Benfica foi também a equipa que mais golos marcou ao longo da prova.


05/06/2009 FUTEBOL
Em Junho
Prospecção em Paris

O Departamento de Prospecção do Sport Lisboa e Benfica realiza em Paris, nos próximos dias 13 e 14 de Junho, jornadas de observação de jovens atletas, candidatos a jogadores de futebol do Clube.

A equipa de observadores do SLB será dirigida pelo seu coordenador geral Rui Águas, ex jogador internacional do clube. Esta actividade decorrerá com o seguinte horário:
Dia 13: manhã – escalão de escolas; tarde - escalão de infantis
Dia 14: manhã – escalão de iniciados; tarde – escalão de juvenis e juniores.

98/99/00 (Escolas), 96/97 (Infantis), 94/95 (Iniciados), 91/92/93
(Juvenis/Juniores)

As actividades decorrem no período da manhã entre as 9h30 e as 12h30.
No período da tarde, entre as 15h00 e as 18h00. O Local será o Stade Sébastien Charléty do P. U. C., Paris Universitaire Club na Avenue Pierre de Coubertin, Paris. As incriçoes estao abertas a jovens de todas as nacionalidades e poderão ser feitas através do telefone 0144620504 de Paris ou para prospeccao@slbenfica.pt

Esta organização conta com o apoio fundamental do PUC e também do Mairie de Paris e da CCPF – Coordenação das Colectividades Portuguesas de França.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO