Época 2015/16

Época 2015/16

Notícias sobre o Benfica

Nesta altura do ano as novidades são imensas e não só no futebol.

João Alves (luvas pretas) que treinava os júniores não renovou o contrato. Não foi explicado mas parece que o Benfica é que prescindiu dos seus serviços no final do contrato. Para o seu lugar, foram escolhidos também dois grandes benfiquistas, Diamantino Miranda (para técnico principal) e Fernando Chalana (para adjunto).

No hóquei em patins, também saíu o técnico Carlos Dantas, que já deu provas no Benfica mas que não conseguiu nenhum título nesta sua última passagem pelo clube. Para o seu lugar entra o até agora seleccionador nacional, Luís Sénica.
De salientar que o campeonato deste ano volta aos moldes tradicionais de pontos corridos, sem play-off. Acho mais justo e premeia o mais regular!

Confirmado Júlio César

O guardião Júlio César finalmente foi confirmado, depois de vários dias de impasse.
Do César Peixoto ainda não há confirmação mas deve vir porque não alinhou ontem pelo Sp. de Braga na Liga Europa, se o fizesse já não poderia jogar nesta competição por outro clube. Por outro lado, o também lateral esquerdo Sepsi que fez a pré-época no clube foi hoje cedido por empréstimo ao Racing de Santander, onde já tinha estado na última época.
Sobre o perfil de Júlio César já falei noutro "post", agora a grande dúvida é saber quem vai sair dos 3 actuais guarda-redes. Será Quim? Embora seja o mais experiente e internacional, é o mais baixo e não tem andado muito bem nos últimos tempos. Além disso, também não alinhou no Torneio de Amesterdão. Jogaram Moretto e Moreira, cada um seu jogo.
Eu se fosse o técnico talvez prescindisse do Moretto porque é o que tem menos provas dadas. Mas, parece que Jorge Jesus gosta de guarda-redes altos e Quim é o mais baixo com um metro e oitenta e poucos centímetros.

Faleceu Bobby Robson


Faleceu "Sir" Bobby Robson aos 76 anos, na sua casa, em Inglaterra, vítima de cancro. Desde 1992 lutou contra vários cancros ou cânceres.
Apesar de nunca ter sido técnico do Benfica, treinou o Sporting e depois o Porto mas era um verdadeiro "gentleman". Por isso merece esta minha homenagem.
Foi o "mestre" de José Mourinho, o mais conceituado técnico da actualidade, ou pelo menos o mais bem pago! Trabalharam juntos no Porto e depois no Barcelona.
Robson foi internacional inglês, tendo participado em dois mundiais de futebol, em 1958 e 1962. Foi ainda seleccionador da Inglaterra de 1982 a 1990.

Brasileirão 2009 (Série A) - 15ª rodada


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro ontem e hoje.
Temos novo líder no Brasileirão, chama-se Palmeiras. Será que Muricy Ramalho, depois de ter sido tri-campeão no S. Paulo, vai conseguir o tetra campeonato consecutivo?

As coisas estão cada vez mais difíceis para as equipas pernambucanas que ao perderem continuam na zona de rebaixamento.
Desta vez foi o Náutico (20º) a jogar em Recife e perdeu por 1-2 com o Santos (12º). Segunda vitória consecutiva do Santos, com Luxemburgo ao leme.
O Sport (17º) foi a Belo Horizonte jogar com o Cruzeiro (14º) e quase empatava. O golo de Kléber surgiu mesmo no final do jogo derrotando os leões de Recife por 1-0.
O Palmeiras (1º) ganhou tangencialmente (1-0) o Fluminense (19º) e beneficiou da derrota do Atlético Mineiro subindo ao 1º lugar isolado.
O Flamengo (7º) foi o herói da jornada ao derrotar em casa por 3-1 o ex-líder Atlético-MG (2º), que sofre segunda derrota consecutiva.
O Avaí (8º) está imparável! Agora a vítima foi o Vitória-BA (5º) que foi goleado em Florianópolis por 4-0. Pode vir a cair lá mais para a frente mas já leva o dobro dos pontos do último classificado.
O Internacional (3º) sofreu, mas venceu o Grêmio Barueri (9º) por 3-2.
Já o rival Grêmio (10º) também de P. Alegre, perdeu fora com o S. Paulo (11º) por 2-1.
O Corinthians (6º) parece estar-se ressentindo das saídas de Christian e André Santos para a Turquia e depois de ter sido goleado no fim de semana pelo Palmeiras, agora não foi além dum empate (1-1) com o Santo André (13º). E perdeu Ronaldo, que fracturou uma mão, por cerca de mês e meio. Felizmente para ele já tem vaga garantida na Copa Libertadores do próximo ano, via Copa do Brasil.
O Goiás (4º) depois de ter ganho na última rodada ao líder Atlético-MG, agora venceu em casa (3-0) o Atlético Paranaense (18º).
O Coritiba (15º) e o Botafogo (16º) ficaram-se pelo empate a dois golos, mantendo-se nos lugares imediatamente acima da zona de rebaixamento.

Até à próxima rodada!

Mais reforços!

O Benfica está imparável. Ou vai ou racha! Tudo para voltar a ser campeão.
O já falado guarda-redes Júlio César, não, não é o titular da selecção do Brasil mas também é brasileiro e joga(va) no Belenenses, está garantido.
Noutro post já falei sobre o perfil deste jogador.
Falta apenas a confirmação oficial.
O outro falado nos últimos dias é o defesa esquerdo/médio César Peixoto, do Sp.Braga, que foi treinado também pelo Jesus na época passada.
De acordo com a imprensa desportiva portuguesa, ele recusou há poucos dias uma proposta do Sporting ao que parece por preferir o Benfica. Ao que dizem o actual técnico encarnado vem falando com ele.
Hoje será concerteza o dia decisivo pois o Braga estreia-se nas competições europeias e se ele alinhar fica descartado, caso contrário, é porque está realmente próximo de se mudar para a Luz.

Que situação!


Que situação embaraçosa, caricata e invulgar!
Imagem de duas jogadoras alemãs de pólo aquático durante um jogo com a Itália, no Mundial de Roma.
No lugar delas exigia indemnização ao fabricante.

"Dança de cadeiras" ou "dança de treinadores", tanto faz!

É impressionante o número de mudanças de treinador ocorridas em 14 rodadas (jornadas) do Brasileirão-Série A!
Como europeu, fico espantado com o que vejo aqui.
Não é uma crítica mas uma constatação.
Vejamos a lista actualizada até hoje, sim porque amanhã há campeonato e pode ocorrer mais alguma mudança.

A dança das cadeiras em 2009 (por ordem alfabética):

Atlético-PR
Geninho - saiu em 07/06/2009
Atual: Waldemar Lemos

Flamengo
Cuca - saiu em 23/07/2009
Atual: ainda sem substituto

Fluminense
Carlos Alberto Parreira - saiu em 13/07/2009
Vinícius Eutrópio - saiu em 21/07/2009
Atual: Renato Gaúcho

Náutico
Waldemar Lemos - saiu em 09/06/2009
Márcio Bittencourt - saiu em 13/07/2009
Atual: Geninho (que começou no Atlético-PR)

Palmeiras
Wanderley Luxemburgo - saiu em 27/06/2009
Atual: Muricy Ramalho

Santo André
Sérgio Guedes - saiu em 27/07/2009
Atual: ainda sem substituto

Santos
Vagner Mancini - saiu em 13/07/2009
Atual: Wanderley Luxemburgo

São Paulo
Muricy Ramalho - saiu em 19/06/2009
Atual: Ricardo Gomes

Sport
Nelsinho Baptista - saiu em 28/05/2009
Emerson Leão - saiu em 27/07/2009
Atual: ainda sem substituto

Quem ainda não trocou:

Atlético-MG
Internacional-RS
Grêmio-RS
Grêmio Barueri-SP
Vitória-BA
Avaí-SC
Cruzeiro-MG
Botafogo-RJ
Corinthians-SP
Goiás-GO
Coritiba-PR

Neste lote dos que ainda não trocaram no Brasileirão, alguns já haviam trocado antes, casos do Grêmio de Porto Alegre e do Atlético-MG actual líder.
Mas, não ficam por aqui as mudanças. É quase certo que este ano o record vai ser batido!

K11


Este título inserido na foto da sua apresentação não é inocente! Quem será o destinatário?
Agora virão dizer que "A BOLA" é do Benfica. Até parece que é, assim como o "RECORD", porque todos os dias, com raríssimas excepções, a capa é "nossa".
Porquê este título? Porque tal como Cristiano Ronaldo era o CR7, agora no Real o CR9, Keirrison aqui no Brasil era o K9 mas como o nº é do Mantorras, será agora K11.
Oxalá o apadrinhamento do rei Eusébio na apresentação lhe sirva de inspiração!

Keirrison por empréstimo


Keirrison, ex-Palmeiras (e ex-Coritiba) que foi contratado recentemente pelo Barcelona, acaba de ser emprestado ao Benfica por uma época mas com a possibilidade, dependendo da vontade das duas partes, de ficar mais uma.
Como já tinha escrito na semana passada, a imprensa espanhola tinha colocado no ar essa hipótese. No dia seguinte, surgiram logo notícias (com destaque de capa no "Record") dando conta do interesse do FCP que nunca foram desmentidas. Por isso foi uma grata surpresa para mim esta contratação. Gosto do tipo de jogador que é. Como disse no outro "post", é "matador"!
Disse estar muito feliz, que o Benfica é um clube muito grande e que será uma boa opção para a sua adaptação ao futebol europeu. E mais, que o Benfica foi uma escolha sua!
Já está em Lisboa e será apresentado ainda hoje em conferência de imprensa.

Brasileirão 2009 (Série A) - 14ª rodada!


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro neste fim de semana.

As coisas continuam difíceis para as equipas pernambucanas que ao empatarem hoje entre si, continuam na zona de rebaixamento.
O Sport (17º) e o Náutico (20º) jogaram em Recife e empataram 3-3!
Clássico emotivo com muitos golos. Este clássico comemorou 100 anos ontem, por isso a Federação Pernambucana de Futebol atribuíu um troféu a cada uma das equipas.
O Grêmio (8º) de P. Alegre venceu em casa o Santo André (13º) por 3-2 e subiu uns lugares na tabela, enquanto o seu adversário vem descendo.
O Vitória (3º) da Bahia apanhou o Internacional, mercê da magra, mas suficiente, vitória sobre o Coritiba (14º) por 1-0.
A surpresa Grêmio Barueri (7º) finalmente perdeu e logo em casa com o S. Paulo (11º) por 1-2.
O Avaí (10º) continua a ganhar e a subir na classificação. Desta vez a vítima foi o Atlético Paranaense (18º) em Coritiba!
O Flamengo (11º) que havia despedido o técnico Cuca após a última jornada, esteve a perder com o Santos (12º) fora de casa, mas deu a volta e venceu por 2-1.
O Fluminense (19º) não foi além dum empate, em casa, com o Cruzeiro (16º) por 1-1.
O Internacional (4º) continua sem conseguir voltar aos resultados do início do campeonato e foi perder no Rio com o aflito Botafogo (15º) por 3-2.
O Corinthians (5º), perdeu uma boa oportunidade de chegar ao topo ao ser derrotado em casa pelo Palmeiras (2º) já com o técnico Muricy Ramalho, tricampeão pelo S. Paulo. O herói do jogo foi o avançado Obina (3 golos), curiosamente emprestado pelo Flamengo, negócio que ainda não entendi.
O Goiás (6º) foi ganhar sensacionalmente em casa do líder Atlético Mineiro (1º) por 1-0. Apesar desta derrota ainda é o líder mas agora com os mesmos pontos do Palmeiras, 28.

Até à próxima rodada!

Romário, um azar nunca vem só!

Depois de ter sido preso por uma noite devido a dívida de pensão de alimentos na semana passada, agora foi condenado a pena de 3 anos e meio de prisão por evasão fiscal. O caso remonta a 1996/97.
Como nunca foi condenado e a pena é inferior a 4 anos, a pena pode ser paga com trabalhos comunitários.
Como se costuma dizer, um azar nunca vem só!

Benfica vence Torneio de Amesterdão


O Benfica venceu brilhantemente o Torneio de Amesterdão e tornou-se no 1º vencedor português do mesmo. Realiza-se desde 1975, tendo sido interrompido de 1992 a 1999.
Nas duas últimas edições foi ganho pelo Arsenal e na anterior pelo Manchester United.
Na 6ª feira havia vencido o Sunderland por 2-0, enquanto o Ajax, que jogava em casa, empatou com o Atlético de Madrid por 3-3.
Hoje disputaram-se os jogos Sunderland-At.Madrid e o Ajax-Benfica.
Muitos pensavam que o Sunderland era o "bombo" da festa mas afinal enganaram-se pois venceu os madrilenos por 2-0! Com este resultado, bastava ao Benfica um empate mesmo sem golos. Relembro que neste torneio, os golos valiam pontos.
A vitória do Benfica por 3-2 valeu a taça do Torneio.
Jogaram: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, David Luis e Shaffer; Javi García, Ramires (50 min.-Ruben Amorim), Carlos Martins (64 min.-Aimar) e Di Maria (85 min.-Weldon); Nuno Gomes (45 min.-Cardozo) e Saviola (64 min.-Fábio Coentrão).
Pelo que se tem visto, a equipa base do Benfica, se não vier mais ninguém que entre de caras no onze, será a que actuou de início mas com Aimar e Cardozo nos lugares de C. Martins e N. Gomes.
Agora vem o Portsmounth no próximo sábado (1 de Agosto) e no dia seguinte o Vitória para o Torneio de Guimarães

A troca Ibrahimovic/Eto´o

Segundo José Mourinho, técnico português do Inter de Milão onde jogava Ibrahimovic, a troca Ibrahimovic/Eto´o é o grande negócio deste verão futebolístico e não a do Kaká ou C.Ronaldo.
Ainda segundo ele, o Inter fez um negócio extraordinário, pois Etoo não vale menos um euro que o sueco e o clube ainda vai receber 50 milhões de euros e um médio internacional bielorusso, Alexander Hleb.

Ainda o campeonato de júniores

O Benfica anunciou hoje que vai recorrer da decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação, que decidiu impor a derrota por 3-0 e realização de três jogos à porta fechada ao clube da Luz e ao Sporting na sequência dos incidentes durante o jogo dos juniores das duas equipas.
Citando:
«Depois de analisar o acórdão do CD da Federação, referente ao jogo do Campeonato Nacional de Juniores, entre Sporting e Benfica, decidiu o Sport Lisboa e Benfica recorrer para o Conselho de Justiça da Federação por não se conformar com os pressupostos em que assenta a decisão», informa o clube da Luz em comunicado, assegurando ainda que «só após a deliberação do Conselho de Justiça é que o Benfica se irá pronunciar sobre toda a situação que originou o momento actual bem como sobre algumas declarações entretanto produzidas e que evidenciam pouco senso e alguma vocação pirómana».

Na passada quarta-feira, o CD federativo aplicou aos dois clubes lisboetas as penas máximas previstas nos regulamentos na sequência dos incidentes registados no jogo disputado a 27 de Junho que decidia o título de juniores.
Relembro que o jogo, disputado na Academia do Sporting, em Alcochete, foi suspenso aos 25 minutos, na sequência de confrontos entre adeptos das duas equipas.

Vitória no Torneio de Amesterdão


O Benfica iniciou hoje a sua participação no Torneio de Amesterdão, vencendo os ingleses do Sunderland por 2-0. Golos de Cardozo (mais um) de penálti e de Maxi Pereira.
Foi um jogo tranquilo para o Benfica que alinhou com Luisão de início, ele que apenas na 2ª feira se apresentou aos treinos, com David Luís que ainda não tinha actuado também mas por lesão e ainda estreou o espanhol Javi García (na foto). Ramires que já tinha jogado na apresentação contra o A. Madrid na 2ª parte, estreou-se a titular.
Outro que se estreou hoje, a partir dos 55 min. foi Weldon.
Agora o próximo jogo é no domingo com o Ajax.
Este Torneio tem uma particularidade. Não é como habitualmente, em que quem ganha o 1º jogo fica apurado para a final. É por pontos, mas os golos também dão 1 ponto cada. Assim, o Benfica está com 5 pontos.

Marcel de regresso!


Não é uma contratação mas sim um regresso.
O avançado Marcel (27 anos) que estava emprestado pelo Benfica ao Visel Kobe do Japão, está de regresso.
Esperemos que desta vez consiga mostrar as qualidades que levaram o Benfica a contratá-lo à Académica.
Será mais um para dar "poder de fogo", como diz Jesus, ao ataque encarnado!

Mais uma acha para a fogueira

Até ao momento não houve qualquer declaração por parte do Benfica, por isso não se sabe se existe algum fundo de verdade ou é apenas especulação, mas ontem anunciavam em Espanha (e escrevi sobre isso aqui) que Keirrison contratado pelo Barcelona, era apontado ao Benfica por empréstimo.
Hoje, já falam que o Porto também está na corrida, assim como o Ajax!
Comentários para quê. A ser verdade tudo o que veio na imprensa é mais uma acha para a fogueira da "guerra" Porto/Benfica. E depois, vem o cínico Pinto da Costa que não é verdade que o Porto se interesse pelos jogadores por quem o Benfica se interessa. Até lhe quiseram ceder o Reys (Atlético Madrid) e não quis! Pudera, primeiro quase que aposto que é mentira até porque o Benfica é dono de 25% do passe, segundo existe algo escrito que em Portugal só joga no Benfica já para salvaguardar essa situação e não acontecer novo caso Cristian Rodriguez.

Lulinha no Estoril Praia

Parece brincadeira mas não é!
É inacreditável e estranho mas vem na imprensa desportiva portuguesa que Lulinha do Corinthians foi emprestado por 10 meses ao Estoril Praia, simpático clube da Divisão de Honra (2ª Liga Portuguesa) sem quaisquer custos.
Não se percebe, primeiro porque o Corinthians o emprestou. Será que não lhes faz falta? Segundo, porquê o Estoril Praia e não um clube onde pudesse ter mais visibilidade?
Questões por enquanto sem resposta.

Brasileirão 2009 (Série A) - 13ª rodada!


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro nesta 4ª e 5ª feira.

As coisas continuam difíceis para as equipas pernambucanas.
O Náutico (20º) jogou em casa com o também aflito Botafogo (18º) e empatou 2-2. Começou por estar a perder, deu a volta pelo artilheiro da equipa Gilmar, mas acabou por sofrer o golo (irregular) do empate.

O Sport (16º) desta vez jogou fora com o Coritiba (13º), em Curitiba e conseguiu um empate (1-1), depois de ter estado à frente do marcador. Sport que perdeu esta semana o avançado Weldon que foi para o Benfica.

O Avaí (12º) já vai na 3ª vitória consecutiva e vai fugindo aos últimos lugares. Venceu desta vez o Grêmio de Porto Alegre, por 1-0.
O Flamengo (11º) jogou em casa com o Grêmio Barueri (5º) e ficou-se pelo empate, 1-1. O Fla baixou uma posição e o Grêmio manteve o 5º lugar porque o Vitória não ganhou.
O Santo André (10º) que também vem tendo um bom desempenho foi derrotado pelo Cruzeiro (15º) por 2-0. Finalmente o Cruzeiro ganha após a final da Libertadores e sai da zona de rebaixamento.
O Santos (9º), já com Luxemburgo no comando, venceu em casa o Atlético Paranaense (17º) por 1-0, golo do garoto, Neymar!
O Internacional (3º) e S. Paulo (14º), empataram em Porto Alegre por 2-2. Foi um mau resultado do Inter, não só porque o S. Paulo não está bem no campeonato, como porque esteve a ganhar 2-0. E assim, distanciou-se mais do líder.
O Corinthians (4º), apesar de ter perdido dois titulares, André Santos e Christian que vão para a Turquia, venceu por 2-1 o Vitória da Bahia (6º).
O Goiás (7º) jogando em casa venceu o Palmeiras (2º) por 2-1, interrompendo assim uma boa série de vitórias. Finalmente contratou o técnico Muricy Ramalho, ex-tricampeão pelo S. Paulo.
Finalmente, o Atlético Mineiro (1º) voltou a vencer (2-1), desta vez o aflito e decepcionante Fluminense (19º) que voltou a contratar Renato Gaúcho, e beneficiando da derrota do Palmeiras e empate do Internacional, ficou mais isolado.

Até ao fim de semana!

Keirrison, Júlio César e o Benfica

Keirrison, jovem avançado (20 anos) do Palmeiras que na época passada jogava no Coritiba onde foi o artilheiro (melhor marcador) do campeonato brasileiro, acaba de ser contratado pelo Barcelona por 14 milhões de euros e com contrato por 5 anos.
A imprensa espanhola de hoje diz que não deve ficar em Barcelona esta época e aponta-o como provável no Benfica de Lisboa, embora também o Roma esteja interessado segundo o seu empresário.
Este sim, é matador!

Ainda sobre o Benfica, o guarda-redes do Belenenses Júlio César (22 anos, 1,92 metros, 85 Kgs) também é dado como certo no Benfica.
É brasileiro de Santa Catarina e jogou dois anos no Botafogo do Rio de Janeiro antes do Belenenses, onde está há 2 épocas. Na 1ª época no Belenenses foi treinado por Jorge Jesus, tal como Weldon.

Campeões de júniores


Ainda não é oficial, mas matematicamente é!
Vou explicar melhor, o jogo da última jornada do campeonato nacional de júniores entre o Benfica e o Sporting que decidia o título não chegou ao fim devido a distúrbios que provocaram invasão de campo e interrupção da partida. Na altura, estavam decorridos apenas 26 minutos de jogo e o resultado era de 0-0.
Para o Benfica bastava um empate, enquanto o Sporting precisava ganhar, para ser campeão.
Passado quase um mês (como é rápida a justiça, mesmo a desportiva!) o Conselho de Disciplina da F.P.F. decidiu punir os dois clubes com derrota (0-3), multa de 625 euros e realização dos próximos 6 jogos entre ambos à porta fechada.
Quanto à atribuição do título, ninguém se manifestou ainda porque certamente haverá recursos mas, como dizia no começo, matematicamente o Benfica é campeão.
Vamos aguardar para ver o que ainda vai acontecer!

Weldon no Benfica


Afinal o avançado prometido é WELDON!
Para mim é uma surpresa completa, apesar de já ter sido falado há cerca de um mês atrás. Como não se concretizou, já não estava à espera.
Oxalá me engane mas acho que não é jogador para o Benfica, a menos que o Jorge Jesus, que já foi seu treinador no Belenenses, saiba extrair algo que ele não mostrou no Sport de Recife.
Que tenha sorte!
A transferência custou 700.000 reais que era o valor da cláusula de rescisão, pouco mais de 180 mil euros.

Derrota na apresentação


O Benfica não conseguiu vencer no jogo de apresentação aos sócios, onde estiveram presentes mais de 57.000 espectadores. Perdeu com o A. Madrid por 2-1, resultado que já se verificava ao intervalo.
Apesar de ter sido melhor equipa e tido muito mais posse de bola e boas oportunidades, não conseguiu vencer. De referir que o árbitro influenciou o resultado marcando na última jogada da 1ª parte um penalty inexistente! A 2ª parte foi muito interrompida devido às constantes substituições mas mesmo assim, o Benfica dominou por completo.
Estreou-se o Ramires, entrando na 2ª parte e deixando boas indicações mesmo sem estar entrosado com os colegas. O último reforço, Javi García não jogou, o que aliás era de esperar pois chegou hoje a Portugal.
Os próximos jogos são na 6ª feira com o Sunderland (Inglaterra) e no domingo com o Ajax, ambas a contar para o Torneio de Amesterdão.

Sobre o Benfica

Nesta altura do ano, com a época a começar, as notícias são muitas e variadas.
Dentre tudo o que tenho lido, quero partilhar alguma coisa com os meus amigos, especialmente os do Brasil, que não conhecem muito bem o glorioso SLB!

A propósito do jogo de hoje com o Atlético de Madrid, em que Simão, ex-capitão do Benfica, vai jogar contra, eis o que ele disse:
"É a primeira vez que venho jogar contra o Benfica no Estádio da Luz. Seguramente no campo e no estádio terei sensações diferentes, mas acima de tudo estou feliz por estar no meu país, a falar português e estar com os amigos. O bom neste jogo é ser um de preparação, onde ninguém vai ficar pelo caminho. Nós temos uma semana de treinos e o Benfica já leva três".
E como o coração do veloz extremo colchonero ainda bate pela equipa lisboeta, não haverá festejos na hora de marcar: "Se marcar um golo não vou festejar. Queremos fazer parte da festa, mas mostrar que estamos no bom caminho e ter uma boa prestação."
E a terminar, palavras claras quanto à possibilidade de regressar a Portugal e uma resposta aos elogios de Rui Costa: "É sempre bom ouvir isso do Rui e do clube. Já tinha dito que tenho saudades do Benfica. Hoje jogo contra, mas espero um dia voltar a vestir a camisola do Benfica."

Javi García, antes de aceitar transferir-se para o Benfica, falou por telefone com Saviola, que está no Clube há 15 dias e que foi colega dele no Real Madrid.
"Ambiente espetacular, instalações fantásticas e um clube muito grande". Foi desta forma que Javier Saviola convenceu o seu homónimo García a aceitar a proposta de se mudar para o Benfica. O jovem médio ligou ao seu ex-colega no Real Madrid a pedir conselhos e depois de ouvir o argentino decidiu aceitar de pronto o convite que tinha em cima da mesa por parte do clube encarnado. Os conselhos de Saviola viriam a revelar-se decisivos para o jogador dar ontem o "sim" ao Benfica.

Javi García confirmado

Ontem dei como quase fechado o negócio mas faltava a confirmação do Benfica e ela aconteceu hoje com a comunicação à CMVM.
A transferência é a título definitivo e custará ao Benfica 7 milhões de euros.
Segundo Cristiano Ronaldo, ele vai ajudar o Benfica.
Nos detalhes, esta contratação é semelhante à de Ramires, ou seja 5 anos de contrato e cláusula de rescisão de 30 milhões. Só no preço é que Ramires custou mais meio milhão.
Veio em boa hora pois a equipa apresenta-se hoje aos sócios e já apresentará além destes dois jogadores que ainda não actuaram, os argentinos Saviola e Shaffer (lateral esquerdo) e Patric, brasileiro (lateral direito). E, parece que ainda virá um avançado, fazendo fé nas declarações do Director Desportivo (Rui Costa) ontem, na apresentação de Ramires!

Jogos da Lusofonia


Andava há alguns dias para escrever sobre estes jogos que estavam a decorrer em Portugal.
Terminadas as provas, não pude adiar mais.
Esta foi a 2ª edição. A 1ª realizou-se em Macau em 2006.

O quadro de medalhas ficou assim:
Por esta ordem, ouro, prata, bronze, total
1º Brasil 33 22 20 75
2º Portugal 25 33 13 71
3º Angola 4 2 8 14
4º Macau 1 3 5 9
5º Índia 1 1 5 7
6º São Tomé e Príncipe 1 1 5 7
7º Cabo Verde 1 1 4 6
8º Sri Lanka 1 0 4 5
9º Moçambique 0 2 2 4
10ºGuiné Bissau 0 0 0 0
11ºGuiné Equatorial 0 0 0 0
12ºTimor-Leste 0 0 0 0

Detalhes:
No atletismo, o domínio foi de Portugal e Brasil, com 8 e 10 medalhas de ouro, respectivamente.
No basquetebol masculino o ouro foi para Angola e no feminino para Portugal.
No futsal o ouro, como já se esperava foi para o Brasil e a prata para Portugal.
No futebol (sub-21) o ouro, surpreendentemente foi para Cabo Verde e o Brasil nem ficou no pódio!
No judo, domínio quase absoluto do Brasil.
No voleibol masculino, feminino e de praia masculino, o ouro, também surpreendentemente foi para Portugal. Certamente o Brasil não apresentou as melhores formações.

Moçambique, com muita pena minha, foi a desilusão dos jogos. Baixou 5 lugares em relação aos primeiros jogos, ficando desta vez em 9º lugar!

Simão Sabrosa, regressa à Luz!


Seria uma notícia sensacional para os benfiquistas se fosse verdade!
Realmente, Simão volta à Luz amanhã mas para defrontar o Benfica.
O Benfica apresenta-se aos sócios amanhã em jogo com o Atlético de Madrid, onde joga Simão, que foi nosso capitão durante alguns anos e deixou muitas saudades.
Segundo ele, «Tenho tantas saudades de jogar na Luz... Quero voltar ao Benfica, mas não para me reformar», afirmou sobre um possível regresso aos «encarnados».
Esperemos pela sua volta se realmente é a sua vontade porque certamente também é a do Benfica.

Javi Garcia


De acordo com a imprensa desportiva de hoje, é dado como praticamente certo no Benfica, o médio defensivo espanhol JAVI GARCIA, de 22 anos, que pertence ao Real Madrid.
Era uma necessidade pois ficámos sem o Katsouranis (belo jogador) que por questões familiares quis voltar para a Grécia.
Na época passada, Garcia jogou em 15 partidas do Real, tendo sido titular em 3. É internacional em todos os escalões até sub-21. Apenas não é ainda internacional "A".
Vamos esperar porque amanhã, dia da apresentação da equipa aos sócios, talvez seja a surpresa.

Brasileirão 2009 (Série A) - 12ª rodada!


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro este fim de semana.

As coisas estão difíceis para as equipas pernambucanas.
O Sport (16º) jogando em casa, perdeu surpreendentemente com o Avaí (14º), por 3-1, ficando na antecâmara da zona de rebaixamento, com apenas 11 pontos! Avaí que há 15 dias era o lanterna do campeonato.

O Náutico (20º) jogou em Barueri com o surpreendente Grêmio Barueri (5º) e perdeu estrondosamente por 4-0. De salientar que este Grêmio é o time com mais golos marcados (28) e está a 4 pontos dos líderes.

O Botafogo (17º) e o Flamengo (10º) disputaram um clássico do Rio e ficaram-se mais uma vez esta época pelo empate a 2 golos. Adriano, o “imperador” marcou um dos golos do Fla.
Em Curitiba, disputou-se outro clássico, o Atlético Paranaense (15º) x Coritiba (11º) registando-se também um empate, mas a zeros.
O S. Paulo (13º), campeão dos últimos 3 anos, subiu dois lugares na tabela, mercê da vitória perante o Santos (12º), noutro clássico desta vez de S. Paulo.
Vanderlei Luxemburgo, ex-técnico do Palmeiras, será o próximo treinador do Santos. Será uma volta à base, uma vez que antes de ir para o Palmeiras estava no Santos.
Numa jornada de clássicos, ainda houve outro, o de Porto Alegre, sorrindo a vitória ao Grêmio (7º) por 2-1, diante do Internacional (3º).
Embora não seja um clássico, foi um jogo entre gigantes do futebol brasileiro o Cruzeiro (18º), ainda na ressaca da final da Livertadores, com o Corinthians (6º). Vitória do Corinthians por 2-1, com um golo de Ronaldo, após ter falhado um penalty.
O Cruzeiro está na zona de rebaixamento, embora tenha um jogo a menos.
Empate a zeros também no jogo do Vitória (4º) com o líder Atlético Mineiro (1º).
O Palmeiras (2º) voltou a vencer, embora por magro 1-0, ao Santo André (9º) e igualou o líder.
Quem continua em queda livre é o Fluminense (19º), ainda sem substituto de Parreira, que perdeu em casa com o Goiás (8º) por 4-1.
Decorridas agora 12 jornadas, na frente da classificação mercê do empate do Atlético e derrota do Internacional, quem aproveitou foi o Palmeiras que continua há 4 jogos com o técnico interino Jorginho, 100% vitorioso.

Até para a semana!

Ramires já está em Lisboa


Ramires, internacional brasileiro, ex-Cruzeiro de Belo Horizonte, já está em Lisboa e será apresentado amanhã como jogador do Benfica.
Recordo que custou 7,5 milhões de euros, assinou por 5 anos e tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões!
A sorte do Benfica foi tê-lo contratado poucos dias antes de ser convocado por Dunga para a selecção do Brasil em finais de Maio passado. Depois dessa data, certamente não o conseguiria por esse valor. Com as boas prestações na selecção, tornando-se titular, valorizou-se muito.
Espero seja feliz no Benfica e que contribua para a conquista do título que nos vem fugindo há 4 épocas!

Que saudades!


(1970 - Campo do Ferroviário de Quelimane)

Equipa de júniores do Benfica de Quelimane

Em cima da esq. p/ dta: Issa(T. Adj.), Oliveira (Cap.), Fernando Pinto, Bakar, Fernando?, Costa (Palhaço ou Jerry), Carlos Dias (Mané), Agnelo e Florindo (T. Principal)

Em baixo, da esq p/ dta: Jaime (Mocuba), Freitas (Mania), Ruas (Mário Pepsi), Arlindo Lawrence (Lobsang Rampa), Renato Almeida (Sinecura) e Dinis.


Numa pesquisa casual na internet sobre o Benfica de Quelimane, encontrei um blog dum ex-colega da equipa de futebol júnior desse clube.
Fiquei tão emocionado que não resisti a colocar aqui. Eu era o capitão dessa equipa e sou o 2º em pé!

A moda das estrelas


Está na moda a colocação de estrelas nas camisolas.
Aqui no Brasil já é habitual mas em Portugal não é (era), daí esta minha postagem.
Agora foi o Benfica a aderir. Colocou 3 estrelas douradas por cima da águia do emblema na nova camisola, representando cada uma 10 títulos nacionais. Como estamos com 31, faltam 9 para a 4ª estrela.
Há um pormenor estranho e que ainda carece de esclarecimento. Parece que é necessário pagar mais 10 euros para qualquer adepto poder ter as estrelas estampadas na camisola. Será verdade? Se for, não concordo, tal como a maioria. É absurdo!

Benfica conquista Torneio do Guadiana


O Benfica venceu o Torneio do Guadiana após vencer na final o Olhanense por 2-1.
Para os menos atentos, o Olhanense subiu esta época à 1ª divisão e é treinado pelo antigo internacional do Porto, Jorge Costa.
Alinharam:
Benfica – Moreira (Quim, 46 m); Patric (Maxi, 46 m), Roderick, Sidnei e Shaffer; Ruben Amorim (Carlos Martins, 46 m), Yebda, Aimar (Urreta, 79 m) e Di Maria (Fábio Coentrão, 68 m); Saviola (Nuno Gomes, 68 m) e Cardozo.

Suplentes: Quim, Maxi, João Pereira, Sepsi, Jorge Ribeiro, Fellipe Bastos, Carlos Martins, Urreta, Fábio Coentrão, Balboa, Mantorras, Nuno Gomes, Nelson Oliveira.

Olhanense - Bruno Veríssimo (Ventura, 46 m); Miguel Garcia (Tengarrinha, 46 m), Anselmo, Sandro e Carlos Fernandes; Rui Baião, Castro e Messi (Guga, 46 m); Rabiola (Fábio, 73 m), Zequinha e Ukra (Toy, 74 m).

Suplentes: Ventura, Jaime, Lucas, Tengarrinha, Toy, Ricardo Campos, Joshua, Matias, Guga, Diogo e Gomis.

Disciplina: cartão amarelo a Di Maria (30 m), Zequinha (45 m), Yebda (46 m), Maxi (90+3 m), Carlos Martins (90+3 m)

Marcha do marcador: 0-1 por Ukra (62 m, gp); 1-1 por Cardozo (63 m); 2-1 por Miguel Vítor (90+2 m).

É a 3ª vitória da pré-época consecutiva, após um empate no 1º jogo. Embora ainda não sejam jogos oficiais mostram que o Benfica está no bom caminho. E, ainda virão mais jogadores, quer já pertencentes ao clube, casos de Luisão e Ramires, quer outros que não fazem. fala-se dum trinco e dum avançado.

Na próxima 3ª feira, será a apresentação aos sócios na Luz perante o Atlético de Madrid, de Simão Sabrosa.

Apresentação dos rivais!


O Sporting apresentou-se hoje aos sócios, jogando com os holandeses do Feyenoord e perdeu por 2-1.
Para a história, alinharam: Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira, João Moutinho, Miguel Veloso, Matías Fernandez, Vukcevic, Liedson e Postiga.
Suplentes: Tiago, Ricardo Batista, Pedro Silva, Adrien, Tonel, Yannick, Pereirinha, Rochemback e André Marques.

O golo foi da autoria de Hélder Postiga ainda no 1º tempo, tendo os holandeses virado o resultado no começo da 2ª parte.
Esta é a 2ª derrota na pré-época uma vez que já haviam perdido esta semana com os ingleses do Nottingham Forest por 1-0.


O F.C. do Porto venceu também hoje na apresentação aos sócios, vencendo os franceses do Mónaco por 3-0, com 2-0 ao intervalo.
Quem alinhou: Helton (Nuno, 46m); Fucile (Tomás Costa, 46m), Bruno Alves (Maicon, 46m), Rolando (Nuno André Coelho, 67m) e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles (Guarín, 46m) e Belluschi; Mariano (Benítez, 67m), Hulk e Varela.
Marcadores: 1-0, autogolo de Aruna (29m); 2-0, Mariano (40m); 3-0, Guarín (68m)

Liedson, quer a selecção portuguesa


De acordo com o jornal "A BOLA", Liedson, brasileiro, baiano, recém naturalizado português, escreveu à Federação Portuguesa de Futebol manifestando vontade em representar a selecção portuguesa.
Se ele quer, acho bem, já que não é o primeiro, nem será o último. E a selecção está precisando de goleadores para tentar a qualificação para o Mundial 2010, que está bem difícil!

"O Clássico dos Clássicos"


Realizou-se esta tarde (16 h.) no Salão Nobre da Federação Pernambucana de Futebol o lançamento do livro "O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS - 100 anos de história" da autoria de Carlos Celso Cordeiro, Lucídio José de Oliveira e Roberto Vieira.
O livro relata os 50 jogos mais interessantes da história dos clássicos Náutico/Sport ou Sport/Náutico, como queiram.

Por amável convite do meu amigo Roberto Vieira, um dos autores, estive presente na cerimónia. Lembro que ele é o autor do "Blog do Roberto" e colaborador do "Nauticonet".

Também esteve presente a TV Globo Nordeste com a jornalista Georgia Kirillos, bem como a imprensa escrita.

Liga Portuguesa, ou Liga Sagres



A Liga Portuguesa de futebol profissional que se inicia no dia 16 de Agosto, vai manter o nome da época passada, ou seja, LIGA SAGRES.

Este ano terá uma bola exclusiva feita pela ADIDAS.

Brasileirão 2009 (Série A) – 11ª rodada!


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro ontem (4ª) e hoje (5ª feira). Rodada esta que não ficou completa devido ao adiamento do jogo do Cruzeiro (16º), que jogou ontem a final da Libertadores, com o Botafogo (18º) para o dia 27 de Agosto.

O Náutico (20º) jogou em casa com o Vitória (4º), já com o novo técnico (Geninho) no banco e empatou 1-1. Mais uma vez não ganhou, mas interrompeu a série de derrotas e apesar de ter baixado para o último lugar, renasceram as esperanças de melhores dias.

O Sport (13º) desta vez jogou fora e logo com o Corinthians (6º) em S. Paulo, tendo perdido por 4-3. Marcou primeiro, depois levou 3 gols, recuperou empatanto de novo, mas acabou por sofrer o 4º golo e perdeu. Ronaldo marcou 2 dos 4 gols do Corinthians e ambos de cabeça!

O Atlético Mineiro (1º) manteve a liderança após vencer por 2-0 o campeão em título S. Paulo (15º) que continua a decepcionar mesmo após a entrada do técnico Ricardo Gomes.
O Internacional (2º) venceu por 4-2, em casa, o Fluminense (19º) ainda com técnico interino, após a saída de Parreira.
O Palmeiras (3º) voltou a vencer, desta feita o Flamengo (9º) por 2-1. O golo do “Fla” foi marcado por Adriano. Saliento o facto do Palmeiras, ainda com treinador interino, não ter perdido desde que o ex-técnico Luxemburgo foi despedido.
O sensacional Grêmio Barueri (5º) foi empatar em casa do Santos (11º) a 3 bolas. O Santos devido à má campanha, também despediu esta semana o técnico (Mancini) e ainda não apresentou o substituto.
O Grêmio (8º) que vinha subindo na tabela, foi perder fora com o Coritiba por 2-1, baixando dois lugares.
O Avaí (17º agora), que era o último classificado foi vencer sensacionalmente em Goiânia, o Goiás (10º) por 2-0!
O também sensacional Santo André (7º) venceu em casa o Atlético Paranaense (14º) por 1-0.
Decorridas 11 jornadas, na frente da classificação a diferença do 1º para o 5º é de 5 pontos. Enquanto que entre os últimos, os mesmos 5 pontos separam o 10º do 20º!

Até para a semana!

Benfica - Athletic Bilbao


O Benfica estreou-se hoje a ganhar no Torneio do Guadiana que se disputa em Vila Real de St. António, no Algarve.
Este ano o torneio está menos atractivo devido à falta do Sporting. Desde há alguns anos que participavam sempre Benfica e Sporting, além de mais duas equipas rotativas.
Ao vencer os bilbaínos por 2-1, com dois golos de SAVIOLA (na foto acima, de preto), o Benfica já está classificado para a final do Torneio. Agora, espera o resultado do jogo, Olhanense-Anderlecht (Bélgica) que se realiza amanhã, para saber com quem joga.

Cruzeiro, morreu na praia!

O sonho do Cruzeiro em vencer pela 3ª vez na sua história a Copa Libertadores virou pesadelo.
Jogava em casa, o estádio estava lotado, tinha empatado a zero na Argentina, marcou primeiro, enfim, tinha tudo para conseguir concretizar o sonho, mas encontrou pela frente uma equipa experiente, personalizada, que não se impressionou com o ambiente ao redor do jogo.
Resultado final, Cruzeiro - 1 Estudiantes de La Plata - 2!
O jogo teve de tudo, menos bom futebol.
O final da primeira parte foi feio. Entradas duras, picardias e muita confusão, com agressões, empurrões e bofetadas. No rescaldo da confusão apenas 2 amarelos, um para cada lado.
O árbitro deixou jogar até demais. Um jogo destes nas competições europeias certamente terminaria mais cedo! Até no Brasileirão seria um festival de cartões.

Como notas mais marcantes deste jogo, destaco o nervosismo de Ramires, muito faltoso, o que não lhe é habitual e que lhe poderia ter custado a expulsão, que fazia o seu último jogo pelo Cruzeiro e queria conquistar um título inédito na sua ainda curta carreira, ele que até exigiu, aquando da sua transferência para o Benfica, ficar no Cruzeiro até à final da Libertadores. Destaco ainda, a entrada com cerca de 5 minutos de atraso para o 2º tempo da equipa argentina, nitidamente para esfriar os ânimos dos cruzeirenses.
Sem dúvida, o Estudiantes comandado pelo experiente internacional Véron, foi a equipa mais fria, menos nervosa, e a que mais beneficiou com a falta de rigor do árbitro.
Como última nota, o guarda-redes (goleiro) argentino, Andújar de seu nome, que esteve nas cogitações do Benfica segundo a imprensa, causou-me boa impressão. Sem falhas e sem culpa no golo sofrido que tabelou num colega antes de entrar, enganando-o.

E agora o Cruzeiro que apostou tudo na Libertadores, tal como o Fluminense na época passada em que perdeu a final com a LDU, descurando o Brasileirão, vai ter de correr atrás do prejuízo. Possívelmente terá hipotecado o título, ele que para mim, a par do Internacional eram as candidatas maiores no início.

Só com portugueses!

Todos os clubes portugueses que vão disputar a Liga Sagres da próxima época, que se inicia em meados de Agosto, terão treinadores portugueses!
É caso raro, embora já na época passada quase tenha acontecido. Apenas o Benfica tinha um estrangeiro e como não deu certo, acabaram por contratar também um português, no caso Jorge Jesus que treinava o Sporting de Braga na última época que se classificou em 5º lugar e com uma boa participação na Taça UEFA que acabou por ser conquistada pelos ucranianos do Shakhtar Donetsk que foi derrotado agora pelo Benfica na Suíça, por 2-0, na passada 2ª feira.

Para que conste, os nomes são os seguintes:
Jorge Jesus (Benfica)
Jesualdo Ferreira (Porto)
Paulo Bento (Sporting)
Manuel Machado (Nacional)
Domingos Paciência (Braga)
Carlos Carvalhal (Marítimo)
José Mota (Leixões)
Rogério Gonçalves (Académica)
Nelo Vingada (Guimarães)
Paulo Sérgio (Paços de Ferreira)
Carlos Brito (Rio Ave)
Ulisses Morais (Naval)
Carlos Azenha (Setúbal)
João Carlos Pereira (Belenenses)
Manuel Fernandes (União de Leiria)
Jorge Costa (Olhanense)

É o reconhecimento dos técnicos portugueses que por sinal, já chegou ao estrangeiro. Para além do credenciado José Mourinho (Inter) e Fernando Santos (Grécia), são inúmeros espalhados por todo o mundo, quer em clubes, quer em selecções africanas e asiáticas.

Bom, veremos quantos chegam ao final da época!

Há esperança!

Sem querer estar a criar muitas expectativas, após os dois jogos-treino que o Benfica realizou na Suíça com o Sion (2-2) e o Shakhtar Donetsk (2-0), o rescaldo quer em resultados, quer em exibições é bom.

O treinador é novo no clube e sinceramente fiquei com algumas dúvidas aquando da sua contratação. Essas dúvidas, já as expus noutro artigo logo que soube da sua vinda, referem-se à falta de provas dadas em clubes chamados grandes em Portugal, casos de Benfica, Porto e Sporting. São muitos os exemplos, no passado, de técnicos promissores que não deram certo, sobretudo no Benfica que tem uma massa associativa exigente.
Bom, mas voltando aos jogos, apesar de terem sido em dias seguidos e depois duma carga de três treinos diários, os resultados e parte das exibições foram bastante bons e criam expectativas para a época que se inicia em Agosto.
Ao que parece, ainda virá mais um avançado de categoria, embora estejamos bem servidos com Óscar Cardozo que marcou nos dois jogos.
Os reforços, sobretudo Saviola, estão a corresponder. E ainda não estão sequer a treinar os internacionais brasileiros Luisão e Ramires.

Benfica - estágio


Quem me lê com assiduidade, sabe que o Benfica está a estagiar na Suíça desde a semana passada.
Depois de vários dias com 3 treinos diários, ontem realizou-se o primeiro jogo-treino (2-2) com o Sion, 8º classificado do campeonato suíço e vencedor da Taça. Golos de Cardozo e Saviola.
De acordo com o pouco que vi e com as opiniões expressas na imprensa foi uma primeira parte muito boa, melhor até do que o técnico (Jorge Jesus) esperava.
Hoje segunda partida com os ucranianos do Shakhtar Donetsk (detentores da Taça UEFA) e vitória por 2-0! Cardozo e Carlos Martins foram os autores dos golos.
Cardozo promete uma época de golos, assim como Aimar promete uma grande época como nº 10 puro.

Rescaldo da 10ª rodada do Brasileirão

A jornada deste fim de semana foi pródiga em episódios e consequências.
Começando pelas consequências, dois técnicos foram despedidos.
Um, foi o conceituado Carlos Alberto Parreira que foi despedido do Fluminense, outro foi o quase desconhecido Márcio Bittencourt do Náutico.
Enquanto no Fluminense ainda não há substituto, já o Náutico não perdeu tempo e contratou o experiente Geninho, que estava desempregado, depois de se ter demitido há umas semanas atrás do Atlético Paranaense. Curiosamente quem o susbtituíu na altura, foi o técnico que estava no Náutico (Waldemar Lemos) e que estava a realizar até então um bom campeonato.
Como curiosidade, Geninho é o 5º técnico da época no Náutico!!! Isto só é possível porque na maioria dos contratos não existem cláusulas de rescisão.
Neste aspecto, acho que muito deve mudar no futebol brasileiro, a começar pelas mentalidades.
Decorreram apenas 10 rodadas e já são poucos os clubes que mantêm o treinador inicial.
Outros nomes famosos já foram demitidos em jornadas anteriores, casos de Wanderley Luxemburgo (Palmeiras)e Muricy Ramalho (S.Paulo)

Passando aos episódios, um curioso, foi protagonizado por Adriano (o imperador) do Flamengo que marcou um golo de penalty ao S. Paulo e não festejou por respeito ao ex-clube, outro foi o caso dum jogador do Cruzeiro (Zé Carlos) que bateu o record de expulsão mais rápida do Brasileirão e talvez até mundial, apenas 12 segundos de jogo.

Brasileirão 2009 (Série A) - 10ª rodada!


Este fim de semana realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro.

Começando como é hábito pelas equipas de Recife, o Sport (12º) desta vez jogando em casa, venceu o Goiás (9º) por 1-0 e afastou-se um pouco da zona de rebaixamento, somando agora 11 pontos!

O Náutico (19º) jogou fora com o Palmeiras (4º), ainda com técnico interino e perdeu por 4-1. É a 6ª derrota consecutiva! Continua em queda livre, com os mesmos 8 pontos e as perpectivas não são nada risonhas. Já se fala em decisão sobre a possível saída do treinador para 2ª feira.

O Internacional (agora 2º) que perdeu a meio da semana com a LDU no Equador em jogo da 2ª mão da Recopa Sul Americana (0-3), não se recompôs e foi perder em Curitiba com o Atlético Paranaense por 3-2, perdendo também a liderança para o Atlético Mineiro (agora com 21 pontos) que venceu o time reserva do Cruzeiro (16º) no clássico de Belo Horizonte por 3-0! Recordo que o Cruzeiro joga a meio da semana a 2ª mão da final da Copa Libertadores com o Estudiantes de La Plata (Argentina) e por isso poupou a maioria dos titulares. As perspectivas são boas pois empatou na Argentina (0-0) mas está arriscando a época no Brasileirão visto que já está a 11 pontos do rival Atlético.
O sensacional Grêmio Barueri (5º) venceu em casa o Coritiba (15º) por 1-0.
Quem está a fazer um campeonato sensacional também é o Vitória da Bahia (3º) que desta feita goleou em casa o histórico Santos (11º) por 6-2!
Num jogo de campeões, o S. Paulo (14º) e o Flamengo (7º) ficaram-se pelo empate (2-2).
O Corinthians (8º) depois da vitória da Copa do Brasil e da vitória categórica a meio da semana perante o Fluminense, baqueou estrondosamente em Porto Alegre diante do Grêmio (6º) por 3-0.
O Botafogo (17º) que estava na zona de descida e ainda continua, apesar de ter ido vencer (2-1) em Florianópolis o Avaí, último classificado.
O Fluminense (18º) é outra desilusão deste campeonato, mesmo com um técnico como Parreira e craques como Fred, Thiago Neves, Conca (argentino), voltou a perder (1-0), desta vez em casa com o Santo André (10º).
Como vêem, continua um campeonato sem qualquer lógica e sem vencedores antecipados.

Até para a semana!

Calendário da LIGA SAGRES - 2009/2010


PRIMEIRA VOLTA:

1.ª Jornada (16 Agosto)
Sporting de Braga - Académica
Vitória de Setúbal - Vitória de Guimarães
Benfica - Marítimo
União de Leiria - Rio Ave
Leixões - Belenenses
Naval - Olhanense
Nacional - Sporting
Paços de Ferreira - FC Porto

2.ª Jornada (23 Agosto)
Vitória de Guimarães - Benfica
Académica - Paços de Ferreira
Sporting - Sporting de Braga
Olhanense - União de Leiria
FC Porto - Nacional
Belenenses - Naval
Marítimo - Leixões
Rio Ave - Vitória de Setúbal

3.ª Jornada (30 Agosto)
Sporting de Braga - Belenenses
Académica - Sporting
Benfica - Vitória de Setúbal
União de Leiria - Marítimo
Leixões - Rio Ave
Naval - FC Porto
Nacional - Olhanense
Paços de Ferreira - Vitória de Guimarães

4.ª Jornada (13 Setembro)
Vitória de Guimarães - Naval
Vitória de Setúbal - União de Leiria
Sporting - Paços de Ferreira
Olhanense - Académica
FC Porto - Leixões
Belenenses - Benfica
Marítimo - Sporting de Braga
Rio Ave - Nacional

5.ª Jornada (20 Setembro)
Sporting de Braga - FC Porto
Académica - Belenenses
Sporting - Olhanense
União de Leiria - Benfica
Leixões - Vitória de Guimarães
Naval - Vitória de Setúbal
Nacional - Marítimo
Paços de Ferreira - Rio Ave

6.ª Jornada (27 Setembro)
Vitória de Guimarães - União de Leiria
Vitória de Setúbal - Paços de Ferreira
Benfica - Leixões
Olhanense - Sporting de Braga
FC Porto - Sporting
Belenenses - Nacional
Marítimo - Naval
Rio Ave - Académica

7.ª Jornada (4 Outubro)
Sporting de Braga - Vitória de Setúbal
Académica - Marítimo
Sporting - Belenenses
Olhanense - FC Porto
Leixões - União de Leiria
Naval - Rio Ave
Nacional - Vitória de Guimarães
Paços de Ferreira - Benfica

8.ª Jornada (25 Outubro)
Vitória de Guimarães - Sporting
Vitória de Setúbal - Leixões
Benfica - Nacional
União de Leiria - Naval
FC Porto - Académica
Belenenses - Olhanense
Marítimo - Paços de Ferreira
Rio Ave - Sporting de Braga

9.ª Jornada (1 Novembro)
Sporting de Braga - Benfica
Académica - Vitória de Guimarães
Sporting - Marítimo
Olhanense - Rio Ave
FC Porto - Belenenses
Naval - Leixões
Nacional - Vitória de Setúbal
Paços de Ferreira - União de Leiria

10.ª Jornada (8 Novembro)
Vitória de Guimarães - Sporting de Braga
Vitória de Setúbal - Olhanense
Benfica - Naval
União de Leiria - Académica
Leixões - Nacional
Belenenses - Paços de Ferreira
Marítimo - FC Porto
Rio Ave - Sporting

11.ª Jornada (29 Novembro)
Sporting de Braga - União de Leiria
Académica - Vitória de Setúbal
Sporting - Benfica
Olhanense - Vitória de Guimarães
FC Porto - Rio Ave
Belenenses - Marítimo
Nacional - Naval
Paços de Ferreira - Leixões

12.ª Jornada (6 Dezembro)
Vitória de Guimarães - FC Porto
Vitória de Setúbal - Sporting
Benfica - Académica
União de Leiria - Nacional
Leixões - Sporting de Braga
Naval - Paços de Ferreira
Marítimo - Olhanense
Rio Ave - Belenenses

13.ª Jornada (13 Dezembro)
Sporting de Braga - Naval
Académica - Leixões
Sporting - União de Leiria
Olhanense - Benfica
FC Porto - Vitória de Setúbal
Belenenses - Vitória de Guimarães
Marítimo - Rio Ave
Paços de Ferreira - Nacional

14.ª Jornada (20 Dezembro)
Vitória de Guimarães - Rio Ave
Vitória de Setúbal - Marítimo
Benfica - FC Porto
União de Leiria - Belenenses
Leixões - Olhanense
Naval - Sporting
Nacional - Académica
Paços de Ferreira - Sporting de Braga

15.ª Jornada (10 Fevereiro)
Sporting de Braga - Nacional
Académica - Naval
Sporting - Leixões
Olhanense - Paços de Ferreira
FC Porto - União de Leiria
Belenenses - Vitória de Setúbal
Marítimo - Vitória de Guimarães
Rio Ave - Benfica

SEGUNDA VOLTA:

16.ª Jornada (17 Janeiro)
Académica - Sporting de Braga
Vitória de Guimarães - Vitória de Setúbal
Marítimo - Benfica
Rio Ave - União de Leiria
Belenenses - Leixões
Olhanense - Naval
Sporting - Nacional
FC Porto - Paços de Ferreira

17.ª Jornada (31 Janeiro)
Benfica - Vitória de Guimarães
Paços de Ferreira - Académica
Sporting de Braga - Sporting
União de Leiria - Olhanense
Nacional - FC Porto
Naval - Belenenses
Leixões - Marítimo
Vitória de Setúbal - Rio Ave

18.ª Jornada (7 Fevereiro)
Belenenses - Sporting de Braga
Sporting - Académica
Vitória de Setúbal - Benfica
Marítimo - União de Leiria
Rio Ave - Leixões
FC Porto - Naval
Olhanense - Nacional
Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira

19.ª Jornada (14 Fevereiro)
Naval - Vitória de Guimarães
União de Leiria - Vitória de Setúbal
Paços de Ferreira - Sporting
Académica - Olhanense
Leixões - FC Porto
Benfica - Belenenses
Sporting de Braga - Marítimo
Nacional - Rio Ave

20.ª Jornada (21 Fevereiro)
FC Porto - Sporting de Braga
Belenenses - Académica
Olhanense - Sporting
Benfica - União de Leiria
Vitória de Guimarães - Leixões
Vitória de Setúbal - Naval
Marítimo - Nacional
Rio Ave - Paços de Ferreira

21.ª Jornada (28 Fevereiro)
União de Leiria - Vitória de Guimarães
Paços de Ferreira - Vitória de Setúbal
Leixões - Benfica
Sporting de Braga - Olhanense
Sporting - FC Porto
Nacional - Belenenses
Naval - Marítimo
Académica - Rio Ave

22.ª Jornada (7 Março)
Vitória de Setúbal - Sporting de Braga
Marítimo - Académica
Belenenses - Sporting
FC Porto - Olhanense
União de Leiria - Leixões
Rio Ave - Naval
Vitória de Guimarães - Nacional
Benfica - Paços de Ferreira

23.ª Jornada (14 Março)
Sporting - Vitória de Guimarães
Leixões - Vitória de Setúbal
Nacional - Benfica
Naval - União de Leiria
Académica - FC Porto
Olhanense - Belenenses
Paços de Ferreira - Marítimo
Sporting de Braga - Rio Ave

24.ª Jornada (28 Março)
Benfica - Sporting de Braga
Vitória de Guimarães - Académica
Marítimo - Sporting
Rio Ave - Olhanense
Belenenses - FC Porto
Leixões - Naval
Vitória de Setúbal - Nacional
União de Leiria - Paços de Ferreira

25.ª Jornada (3 Abril)
Sporting de Braga - Vitória de Guimarães
Olhanense - Vitória de Setúbal
Naval - Benfica
Académica - União de Leiria
Nacional - Leixões
Paços de Ferreira - Belenenses
FC Porto - Marítimo
Sporting - Rio Ave

26.ª Jornada (11 Abril)
União de Leiria - Sporting de Braga
Vitória de Setúbal - Académica
Benfica - Sporting
Vitória de Guimarães - Olhanense
Rio Ave - FC Porto
Marítimo - Belenenses
Naval - Nacional
Leixões - Paços de Ferreira

27.ª Jornada (18 Abril)
FC Porto - Vitória de Guimarães
Sporting - Vitória de Setúbal
Académica - Benfica
Nacional - União de Leiria
Sporting de Braga - Leixões
Paços de Ferreira - Naval
Olhanense - Marítimo
Belenenses - Rio Ave

28.ª Jornada (25 Abril)
Naval - Sporting de Braga
Leixões - Académica
União de Leiria - Sporting
Benfica - Olhanense
Vitória de Setúbal - FC Porto
Vitória de Guimarães - Belenenses
Rio Ave - Marítimo
Nacional - Paços de Ferreira

29.ª Jornada (2 Maio)
Rio Ave - Vitória de Guimarães
Marítimo - Vitória de Setúbal
FC Porto - Benfica
Belenenses - União de Leiria
Olhanense - Leixões
Sporting - Naval
Académica - Nacional
Sporting de Braga - Paços de Ferreira

30.ª Jornada (9 Maio)
Nacional - Sporting de Braga
Naval - Académica
Leixões - Sporting
Paços de Ferreira - Olhanense
União de Leiria - FC Porto
Vitória de Setúbal - Belenenses
Vitória de Guimarães - Marítimo
Benfica - Rio Ave

Sorteio do campeonato português

Realizou-se este sábado o sorteio da Liga portuguesa 2009/2010.

Destaques dos jogos entre os grandes:
Na 14.ª e penúltima jornada da primeira volta, o Benfica recebe em casa o FC Porto, a 19 ou 20 de Dezembro.
Caso as duas equipas cheguem à fase final do campeonato na luta pelo título, o embate no Dragão poderá assumir um papel determinante.

De resto, o primeiro clássico acontecerá entre FC Porto e Sporting, agendado para 26 ou 27 de Setembro. Já o Sporting-Benfica irá ter lugar a 28 ou 29 de Novembro.

A primeira jornada do campeonato nacional arranca a 15/16 de Agosto. O Benfica irá receber o Marítimo de Carlos Carvalhal, enquanto o Sporting desloca-se ao reduto do Nacional da Madeira. Por seu lado, o FC Porto joga no campo do Paços de Ferreira.

Capa de "A BOLA" de hoje



Este artigo serve apenas para os meus amigos brasileiros, logo menos familiarizados com o futebol português, confirmarem o que tenho dito nos meus "posts".
Enquanto notícias do Sporting (Derlei), Porto (Falcão), Cristiano Ronaldo e José Mourinho são apresentadas em caixas pequenas, a notícia do Benfica, que não é novidade nenhuma merecedora de destaque, aparece destacadíssima no centro da capa do jornal "A BOLA" de hoje.

A força da marca "BENFICA"

Apesar de não ter ganho nenhum Campeonato nem Taça de Portugal nos últimos 4 anos, a força do Benfica é tal que é raro o dia em que nos principais jornais desportivos a capa não seja referente a ele.
Neste período de arranque da nova época, são as contratações, são as pseudo-contratações, são as renovações, tudo serve para dar destaque de 1ª página.
Um dia destes fui conferir e por exemplo no "RECORD", desde a edição do dia 20 de Junho, apenas 3 vezes o destaque não foi o Benfica. Incrível que mesmo para anunciar a possível ida de Falcão, o tal que estava quase certo, para o Porto, o título é: "Benfica a vê-los passar".
A marcação é tão cerrada que muitos jogadores por quem o Benfica se interessa, acabam por não vir porque ao tomarem conhecimento do interesse, o clube do mesmo sobe logo a parada, ou intrometem-se outros (Porto) no caminho.
E agora durante o estágio do Benfica na Suíça, o mesmo jornal criou um blogue denominado "Benfica em estágio" para informar tudo o que se passa ao pormenor!
No jornal "A BOLA" é quase a mesma coisa!

Foi uma pena!

Realizou-se ontem à noite em Quito, capital do Equador, a 2ª mão (ou returno, como se diz aqui) da Recopa (ou Supertaça Sul-americana), entre a LDU (campeão da Copa Libertadores da época passada) e o Internacional de Porto Alegre (campeão da Copa Sul Americana).
Depois de já ter perdido em Porto Alegre por 1-0, o Internacional voltou a perder, desta vez por 3-0.
Foi-se o sonho de poder disputar a Recopa (Supertaça) com o Barcelona!

Brasileirão 2009 (Série A) - jogo em atraso!


Realizou-se ontem à noite o jogo Corinthians x Fluminense que faltava para completar a 9ª jornada.
O Corinthians, jogando em casa e galvanizado pela conquista da Copa do Brasil na 4ª feira anterior, venceu facilmente por 4-2, com 3 golos de Ronaldo, apesar do susto de ver o Fluminense que estava a perder por 3-0 ainda no 1º tempo, quase ter empatado!
Com esta vitória confirma a sua boa fase e ascende ao 5º lugar da classificação com 14 pontos. Mesmo assim, ainda está a 6 pontos do líder Internacional!

Iniciativa interessante


O Benfica, através do seu site (e para o efeito informou os sócios por email) está a realizar uma sondagem com vista à escolha por parte dos associados da camisola alternativa da próxima época.
Recordo que por razões de marketing, os equipamentos alternativos dos clubes não são sempre os mesmos. Todos os anos mudam!
Assim, até final de Julho podemos votar no preferido e o mais votado será o escolhido na próxima época.
São 3 as opções como podem ver na imagem.
Como o voto aqui não é secreto, posso dizer que escolhi o laranja.

Falcão (ainda), Ibson, etc.

Fazendo fé na imprensa desportiva portuguesa desta noite, eis os destaques:

Ganância de Falcão afastou-o do Benfica. Depois de já haver um pré-acordo e prestações acertadas, veio pedir o dobro! Realmente jogadores destes não interessam.
E ainda, sobre o mesmo, o Porto entrou na corrida, que ainda está numa fase inicial, que é um namoro já do ano passado, etc. Talvez casem agora, digo eu!
Até aqui nenhuma novidade pois eu já tinha falado nisso noutro artigo sobre esse jogador. Toda a gente sabe que o Porto faz questão de estragar negócios ao Benfica e parece que foi a intromissão destes que fez o colombiano querer mais dinheiro. É o preço pago pelo Benfica por ser o clube que mais vende jornais.
Para provar o que digo, vejam as capas do jornal desportivo Record.

Agora, é apontado um argentino a jogar no Nápoles, German Denis (conhecido como "Tanque") para o Benfica!

Ibson ainda nem chegou ao Porto e já está vendido aos russos do Spartak de Moscovo por 5 milhões de euros.
Dizem ainda que só falta o "SIM" do jogador!

Ainda C. Ronaldo


Curioso que no Real, será apenas Ronaldo e vai usar o 9, em vez do habitual 7. O outro Ronaldo (o fenómeno) já disse que não se importa!
Agora outra notícia curiosa e que denota o aperfeiçoamento da tecnologia, as suas botas (chuteiras) personalizadas "CR9" serão o último grito da marca e pesarão apenas 185 gramas! Vejam-nas na imagem.

Em comunicado - Benfica desiste de FALCÃO!

Em comunicado publicado no seu site já agora à noite, o Benfica desiste de FALCÃO (colombiano) jogador do River Plate da Argentina.
Os motivos alegados são as indecisões do jogador e dos seus representantes em relação à proposta apresentada pelo clube.
Agora o Porto tem a via aberta para colmatar a saída de Lisandro Lopez para o Lyon!

Equipamento alternativo


Foi apresentado hoje o equipamento alternativo para esta época.
A camisola também é bonita!
Assim, já posso agradar aos meus amigos alvi-rubros e rubros-negros quando quiser vestir à BENFICA.

Apresentação de Cristiano Ronaldo



Não sou dos que consideram que os valores pagos pelo Real Madrid por Kaká e Cristiano Ronaldo são directamente proporcionais com o seu valor. E mais, considero o C.R. um óptimo jogador (por isso é o melhor do mundo na actualidade) mas não necessariamente melhor que o Kaká, embora não joguem exactamente na mesma posição.
A questão dos valores julgo que residiu mais nos clubes vendedores. Um (Milan) estava mais necessitado que o outro (Manchester).
Os adeptos do Real Madrid é que pelos vistos acham que existe proporcionalidade, já que estiveram 40.000 há dias na apresentação de Kaká e hoje, 80.000 na de C.Ronaldo!

Brasileirão 2009 (Série A) – 9ª rodada


Este fim de semana (4 e 5) realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro.

O Sport desta vez jogou fora e perdeu, já no final da partida, com o Santos (de Léo, ex-Benfica) por 1-0. Foi pena, pois esteve à beira de empatar o jogo. Assim, mantém os 8 pontos!

O Náutico jogando em casa, perdeu pela 5ª vez consecutiva, desta vez com o Internacional por 2-0. Está em queda livre e as expectativas não são as mais risonhas. Já se pede a cabeça do treinador. O 4º desta época!
Já o Internacional que atravessa uma fase cinzenta, com esta vitória e beneficiando do empate do Atlético Mineiro (agora com 18 pontos) em casa com o Botafogo (1-1), subiu de novo isolado ao 1º lugar, somando agora 20 pontos.
Recordo que o Internacional depois de uma fase muito boa, caíu com a saída de Nilmar e Kléber para a selecção e lesão de D´Alessandro. Perdeu a Copa do Brasil para o Corinthians e perdeu também a 1ª mão da Supertaça Sul Americana, em casa (1-0) com a LDU (campeão da Copa Libertadores da época passada). Esperemos que esta vitória sirva de estímulo para ir ganhar a Quito no Equador na próxima 4ª feira.
Lembro que o Internacional venceu na época passada a Copa Sul Americana, espécie de Taça UEFA da América do Sul.

O S. Paulo actual campeão, treinado desde a semana passada pelo Ricardo Gomes (ex-Benfica) foi perder com o Coritiba (2-0).
O Flamengo ganhou ao Vitória (2-1) ficando o jogo marcado pela provável despedida de Ibson que deve voltar ao Porto (Portugal).
Os estreantes, Grêmio Barueri e Santo André empatarem entre si.
O Corinthians depois da vitória da Copa do Brasil (que lhe garante uma vaga na próxima Copa Libertadores) a meio da semana sobre o Internacional só joga na 4ª feira, dia 8 com o Fluminense.
O Cruzeiro na ressaca do apuramento para a final da Libertadores, onde vai defrontar os argentinos Estudiantes de La Plata, perdeu em Goiânia perante o Goiás por 1-0.
Já o Grêmio não acusou a eliminação da Libertadores e venceu por 4-1 o Atlético Paranaense.
O Palmeiras (ainda sem treinador) foi vencer em Florianópolis o Avaí por categóricos 3-0 subindo ao 4º lugar que dá acesso à Libertadores da próxima época.

Até para a semana!

Notícias soltas

Vendo a imprensa desportiva deste domingo, encontrei algumas notícias interessantes.

Samuel Etoo, do Barcelona, parece não querer renovar o contrato e está disposto a mudar-se para Inglaterra. Tem convite milionário do M. City (de Robinho) mas está disposto a ganhar menos para jogar no M. United!

Michael Owen, o internacional inglês que não tem sido muito feliz nos últimos anos, quer em lesões, quer nos clubes que representou, ao ponto de ter descido de divisão e que segundo escrevi há dias, teria enviado currículo para os principais clubes ingleses, acaba de ser contratado pelo Manchester United. Finalmente a sorte chegou?

Carlos Tevez, o internacional argentino que não vai continuar no M. United, está em vias de assinar pelo City da mesma cidade.

O F.C. do Porto que perdeu o seu melhor jogador, o argentino Lucho Gonzalez para o Bordéus de França, está em vias de contratar o também argentino Diego Valeri que joga no Lanús para reforçar o meio campo.

Para terminar, a novela Falcão continua. Dado como certo no Benfica há 15 dias, quase confirmado uma semana depois, continua sem chegar. Pelo meio, problemas para resolver com o River Plate (não quer perder quase 800 mil euros que lhe devem) e a intromissão do Porto no negócio, são as razões apontadas, se bem que o Benfica não tenha deixado margem de manobra ao Porto assinando logo no início um compromisso com o clube argentino e enviando lá um emissário nos últimos dias.

L.F. Vieira continua


Luís Filipe Vieira ganhou de forma categórica!
De acordo com o anunciado foram as segundas eleições mais concorridas da história do Benfica.
Votaram 20.451 sócios.
Lista "A" de L. F. Vieira - 91,74% dos votos.
Lista "B" de Bruno Carvalho - 2,71% dos votos.
Votos brancos ou nulos - 5,55%.

Espero que o assunto tenha ficado encerrado e não aconteçam desenvolvimentos futuros prejudiciais ao Benfica.

Eleições em directo!

As eleições estão a decorrer, inclusivé o candidato da Lista B (Bruno Carvalho) já votou!
De acordo com o site do clube, dos 175.000 sócios existentes, 125.000 preenchem os requisitos para poder votar.
As urnas encerram às 22 h. de Lisboa (18 h. no Brasil) e cerca de meia hora depois já se saberão os resultados visto que a votação é electrónica.

Estou preocupado!


Amanhã aqui, hoje em Portugal, dia 3 (6ª feira) estão previstas as eleições do Benfica.
Na verdade, elas deveriam ser em Outubro mas perante o anúncio de candidatos considerados pouco credíveis para a actual Direcção, esta decidiu utilizar um estratagema legal, demitindo-se em bloco mas mantendo-se em actividade de gestão corrente. De seguida, o presidente da Assembleia Geral marcou eleições antecipadas para 3 de Julho, ao que dizem para não dar tempo à oposição de se preparar.
A actual direcção candidatou-se, assim como uma outra lista, encabeçada por Bruno Carvalho, um jovem empresário do Porto.
Estes são, grosso modo, os factos.
Desde a aceitação das candidaturas tem sido uma "guerra" de palavras, de pedidos de impugnação judicial, etc.
Na véspera das eleições, vejam os títulos dos jornais desportivos e não só, que saíram nos últimos dias!

- Opinião: Vieira (actual presidente) não está impedido de se candidatar, diz Alexandre Mestre, Jurista;
- Gestão de Vieira sob uma espada judicial;
- Vilarinho (actual presidente da Assembleia-Geral) denuncia comportamentos muito pouco claros;
- Vilarinho mantém Vieira e contraria Magistratura;
- Luís Filipe Vieira "firme contra a garotada";
- Artigos 13º e 22º na base de tudo,
- Bruno Carvalho (o outro candidato) sem dúvidas: "Só eu posso ser candidato";
- Advogados decidem futuro presidente do Benfica;
- Vieira impedido de participar, segundo advogado Castanheira Barros;
- Benfica: Tribunal Cível afasta candidatura de Vieira

Afinal em que ficamos?
As eleições vão realizar-se (ainda hoje recebi um email para votar) mas a dúvida é se esta confusão judicial poderá trazer consequências a curto/médio prazo para o Clube. Espero que não!

Salientando que não tenho acompanhado debates nem entrevistas por não estar em Portugal, penso o seguinte:

1- À priori, votaria sempre em L.F. Vieira, actual Presidente, porque foi um dos homens que reergueu o clube depois de uma quase falência, contruindo um novo Estádio, Centro de Estágio, Canal de TV, credibilizando o clube perante a Banca e a opinião pública, falhando (ou não tendo sorte?) apenas no aspecto desportivo;

2- De longe, não achei bonito o estratagema utilizado. Afinal onde fica a democracia? E que imagem triste está sendo dada do grande Benfica!

3- Sinceramente não conheço o candidato da oposição, Bruno Carvalho, não sei se é sério ou não e o que pretende. Gato escaldado ...

4- Gostaria que ganhasse aquele que melhor sirva o Benfica, não se servindo dele como já aconteceu algumas vezes.

Vamos esperar por amanhã, desejando que o que acontecer seja o melhor para o glorioso SLB.

Técnico brasileiro em Moçambique!

Não sei se conhecem mas o Ferroviário de Maputo (Moçambique) tinha até esta semana um treinador brasileiro de nome Paulo Camargo a treinar a sua equipa de futebol que disputa o Moçambola, o campeonato da Liga Moçambicana de Futebol.
Face aos últimos (maus) resultados foi despedido esta semana e substituído por um ex-internacional moçambicano, Chiquinho Conde que chegou a jogar em Portugal. Não sei se é um bom técnico mas garanto que foi um grande avançado que cheguei a sondar para se transferir para o Costa do Sol no meu tempo de Vice-Presidente desportivo mas por diversos motivos não foi possível.

Apenas para os benfiquistas

Informação aos benfiquistas recolhida do jornal "O Benfica" que sai amanhã. Quanto não vale ser sócio!

No arranque da nova época em 29/06, do plantel de 2008/09 apresentaram-se:
Quim, Moreira e Moretto (guarda-redes), David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor e Jorge Ribeiro (defesas), Balboa, Fellipe Bastos, Yebda, Rúben Amorim e Carlos Martins (médios), Pablo Aimar, Di María, Urreta, Nuno Gomes e Mantorras (avançados).

Devido à participação na Taça das Confederações, o central Luisão e o reforço Ramires iniciam mais tarde os trabalhos no Clube.

Também Cardozo, Binya e Maxi Pereira não estiveram presentes nos dois primeiros dias de testes médicos, tendo-se já juntado ao plantel.

De regresso ao Benfica para participar na pré-temporada estão dois atletas - Fábio Coentrão e Sepsi.

Dos reforços contratados até ao momento, o técnico Jorge Jesus pode já começar a trabalhar com Patric, Shaffer e Saviola.

Da equipa de júniores, Nélson Oliveira e Roderick Miranda também realizaram os exames médicos e vão participar nos trabalhos da pré-temporada do plantel principal, onde terão a possibilidade de se mostrarem.

Para preparar da melhor maneira o início da competição oficial durante a pré-época, o Benfica irá realizar vários confrontos de elevado grau de exigência, frente a grandes emblemas europeus.

O programa de trabalhos em Lisboa, entre a Luz e o Seixal, termina no dia 7 de Julho, seguindo-se um estágio de sete dias (de 8 a 15 de Julho) na Suíça. Este estágio em terras helvéticas será de extrema importância para os jogadores começarem a assimilar as ideias e os métodos do técnico Jorge Jesus, antes do início da competição de pré-época. Os oito encontros já agendados permitirão adquirir uma importante rodagem para iniciar as provas oficiais e estão repartidos por três torneios, nacionais e internacionais, além da apresentação do plantel aos sócios e ainda a realização da segunda edição da Eusébio Cup.

Os dois primeiros particulares estão agendados para a habitual presença no Torneio Guadiana que, na edição deste ano, não contará com a participação do Sporting. O torneio algarvio vai disputar-se entre 16 e 18 de Julho, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, modificando o seu formato de triangular para quadrangular.
O Benfica defronta na meia-final os espanhóis do Athletic de Bilbao, enquanto o Olhanense e os belgas do Anderlecht discutem o outro lugar na final.

No dia 21 deste mês terá lugar o jogo de apresentação, no Estádio da Luz, frente ao Atlético de Madrid.

A seguir, participamos em mais dois torneios de elevado grau de exigência.
Primeiro, no Torneio de Amesterdão, onde o Sunderland será o primeiro adversário num encontro que decorrerá a 24 de Julho, seguindo-se o Ajax, dois dias depois.

No final do mês de Julho, até ao dia 2 de Agosto, o Benfica alinha no Torneio de Guimarães (prova que vencemos na última edição), tendo por adversários o Portsmouth e o Vitória de Guimarães.

A Eusébio Cup será jogada no Estádio da Luz, a 8 de Agosto, frente ao AC Milan e será o derradeiro particular antes do início das provas oficiais.

Falcão, finalmente!


Depois de um certo impasse, apesar de estar quase garantido há uma semana, é dado hoje pela imprensa como certo, ficando o Benfica com 80% do passe a troco de 4 milhões de euros. O Benfica ainda não confirmou!

O novo técnico (Jorge Jesus) já afirmou que o Benfica precisava de poder atacante para conquistar o título e pelos vistos a actual direcção (demissionária mas candidata à reeleição na 6ª feira) está-lhe a fazer a vontade.

Até agora, dos titulares saíu apenas o grego Katsouranis (uma baixa importante) para jogar na Grécia, mas já era esperado porque vinha há muito pedindo para sair.

Será que ficam por aqui?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO