Época 2015/16

Época 2015/16

As estatísticas da Liga Sagres

Benfica é o clube com mais faltas sofridas (52)

Benfica é a equipa que menos faltas comete (39)

Benfica é a equipa que mais remata (50)

Cardozo é o jogador que mais remata (17)

Fábio Coentrão é o rei das assistências (3) e não é titular!

Felipe Menezes, agora é oficial!


Foi apresentado oficialmente após o Benfica-Setúbal o último reforço do Benfica deste ano.
Já tinha sido anunciado na 6ª feira, mas ainda faltavam os exames médicos, por isso só hoje foi apresentado.
Disse ter ficado impressionado com a exibição e quer ser campeão já este ano.

Benfica aplica goleada das antigas (8-1) ao V. Setúbal


Há muitos anos que não via um resultado destes no campeonato português!
O Benfica, demonstrando que tem um plantel rico e bem preparado fisicamente, depois de ter jogado na 5ª feira na Ucrânia onde poupou alguns jogadores face ao 4-0 que levava na bagagem, entrou demolidor na partida, jogando um futebol muito rápido, trocando a bola sob a batuta de AIMAR (grande jogo) chegando ao 5-0 aos 37 minutos. No começo do 2º tempo houve uma ligeira quebra de ritmo mas ainda vieram mais 3 golos. Nos descontos, o Setúbal fez o golo de honra.
Para além da magnifíca exibição, a história do jogo são os golos.
Javi Garcia, 1-0
Luisão, 2-0
Cardozo, 3-0 (penalty)
Aimar, 4-0
Ramires, 5-0
Cardozo, 6-0
Cardozo, 7-0
Nuno Gomes, 8-0
Depois veio o golo de honra dos setubalenses marcado por Hélder Barbosa.

Brasileirão 2009 (Série A) - 22ª rodada


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro este fim de semana.
Começando como é hábito pelas equipas de Recife, tivémos no sábado o Náutico (17º) que jogando em Recife, venceu o Atlético Paranaense (14º) por categórico 3-0, dando assim um passo importante rumo à manutenção, embora ainda se mantenha na zona proibida devido aos critérios de desempate.
O Sport (19º) deslocou-se a B.Horizonte e conseguiu um ponto mercê do empate 1-1 com o Atlético-MG (5º). Bom resultado, apesar de escasso para as necessidades da equipa que se encontra numa situação delicada.
A jornada tinha começado na 4ª feira com o Grêmio Barueri (8º) empatando 2-2 em casa com o Corinthians (7º).
Prosseguiu no sábado com o já referido Náutico-Atlético PR, com o Coritiba (15º)- Avaí (6º), vencido pelos donos da casa por 2-0. Resultado que interrompe uma longa invencibilidade do Avaí (11 jogos) e ainda com o Flamengo (11º) - Santo André (16º) em que o Fla venceu à vontade por 3-0.
Já no domingo, além do Atlético MG-Sport, realizaram-se mais os seguintes jogos:
Internacional (3º) – Goiás (2º), com goleada do Inter por 4-0, aproveitando para se aproximar da liderança. O Goiás já sem Felipe Menezes que se transferiu para o Benfica mantém o 2º lugar mas perdeu uma boa chance de se aproximar do Palmeiras que empatou e quase se deixou apanhar pelo seu adversário de hoje.
Vitória-BA (12º) - Cruzeiro (13º), empate a 3 bolas. Enquanto o Vitória vem caindo, o Cruzeiro vai recuperando aos pouquinhos.
Santos (10º) - Fluminense (20º) com vitória caseira do Santos por 2-0, complicando mais a vida do Flu agora isolado na lanterna devido ao empate do Sport de Recife.
Botafogo (18º) - Grêmio (9º), com empate também a 3 golos, tal como no Vitória-Cruzeiro.
E por último, o duelo de gigantes entre dois dos maiores candidatos ao título, S. Paulo (4º) - Palmeiras (1º) deu empate a zero, mantendo o Palmeiras a liderança e que vai contar com um grande reforço, o avançado Vagner Love por empréstimo do CSKA da Rússia.
Na passada 4ª feira (26) realizaram-se os jogos em atraso, Botafogo – Cruzeiro (1-1) referente à 11ª rodada, o Santos – Internacional, tendo-se verificado também um empate (3-3), referente à 16ª rodada,
Para acertar o calendário, falta apenas o jogo Internacional – Atlético MG referente à 17ª rodada a disputar na próxima 4ª feira (2/9).
Até à próxima rodada!

Moçambola 2009 - 21ª jornada

Liedson convocado


Depois de alguma especulação, Liedson acabou mesmo por ser convocado para a selecção portuguesa devendo estrear-se no próximo jogo contra a Dinamarca em 5 de Setembro.
O seleccionador Carlos Queiroz explica, sem complexos, os motivos da chamada de Liedson à Seleção Nacional.
"Em primeiro lugar, porque é um cidadão português com todos os direitos e obrigações de outro qualquer. Em segundo, porque na atual conjuntura que envolve os avançados da Seleção ele é um dos disponíveis, atendendo ao mérito do que tem vindo a fazer no seu clube nos últimos anos. Finalmente, porque entendo que o Liedson, pelas suas características, pode dar um contributo importante à Seleção rumo ao Mundial de 2010".

Liga Europa - Benfica no Grupo I


Apesar da derrota por 2-1 ontem na Ucrânia, o Benfica passou à fase de grupos da Liga Europa devido à vitória há uma semana na Luz por 4-0. Total da eliminatória, 5-2.
O sorteio dos grupos realizou-se hoje no Mónaco e o Benfica ficou no Grupo I juntamente com o Everton (Inglaterra), AEK de Atenas (Grécia) e BATE Borisov (Bielorússia).
A fase de grupos realiza-se a 17 Setembro (primeira jornada), 1 de Outubro (segunda) e 22 de Outubro (terceira), 5 de Novembro (quarta), 2 e 3 de Dezembro (quinta) e 16 e 17 de Dezembro (sexta).
Os dois primeiros de cada agrupamento qualificam-se para os 16 avos-de-final, aos quais se juntam os terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Cardozo, bem seguro!


Óscar Cardozo, prorrogou o seu contrato com o Benfica até 2014!
Agora, a cláusula de rescisão subiu para 60 milhões.
Face ao seu instinto goleador e à importância que tem neste momento no plantel, foi uma boa medida de gestão no meu entender. E, 60 milhões para R.Madrid, Barcelona, Manchester United ou City, Chelsea, etc., etc. não é demais para quem marca golos.

Felipe Menezes, o último reforço!


Quase a fechar o prazo para as inscrições (31/08) o Benfica que aparentemente tinha fechado o plantel decidiu contratar o médio ofensivo do Goiás, actual 2º classificado do Brasileirão, Felipe Menezes de 21 anos e 1,85 mts de altura.
De acordo com o comunicado à CMVM, assinou contrato por 5 anos, embora não tenha sido informado o valor visto que ainda tem de realizar os exames médicos.

A estréia de Ramires na terrinha

O meu baptismo em helicóptero

Aproveitando um tempinho livre, interrompo a pausa para férias, para compartilhar convosco a minha experiência de hoje.
Já tinha voado em todos os tipos de avião, desde os menores (um avião militar de apenas 6 lugares) aos maiores (airbus 340) mas nunca tinha voado em helicóptero. Fiz hoje o meu baptismo, sobrevoando a cidade brasileira de Belo Horizonte com passagem bem rasa sobre o Estádio Mineirão!
Foi uma experiência inesquecível, tendo tirado algumas fotos que mais tarde colocarei neste "post".

Brasileirão 2009 (Série A) - 21ª rodada!


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro este fim de semana.
Começando como é hábito pelas equipas de Recife, tivémos no sábado o Sport (19º) que finalmente venceu, depois dum longo jejum, o Vitória-BA (11º) por 2-0.
O Náutico (17º) foi a Belo Horizonte e perdeu com o Cruzeiro (12º) por 4-2.
A sensação Avaí (5º) venceu categoricamente o Flamengo (14º) por 3-0.
O Goiás (2º) continua contra todas as expectativas na frente da tabela, vencendo mais uma vez. Agora a vítima foi o Santos (10º) perdendo por 2-1.
O agora lanterna Fluminense (20º) empatou (0-0) em casa com o Grêmio Barueri (8º).
No duelo de aflitos, o Santo André (15º) venceu o Coritiba (16º) por 1-0, trocando de posição com estes.
O Atlético Paranaense (13º) venceu por 1-0 o S. Paulo (3º), quebrando uma série de 9 vitórias dos ainda campeões.
O Palmeiras (1º) manteve a liderança perante um dos candidatos, o Internacional (4º), vencendo por 2-1.
O Corinthians (7º) cedeu um empate a 3 golos perante o Botafogo (18º).
O Grêmio (9º) goleou o Atlético-MG (6º) por 4-1 mantendo assim a excelente perfomance caseira.

Até à próxima rodada!

Brasileirão 2009 (Série A) - 20ª rodada!


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro ontem (4ª) e hoje (5ª).
Começando como é hábito pelas equipas de Recife, tivémos na 4ª feira o Sport (20º) jogando em Barueri contra o Grêmio local (7º) e mais uma vez perdeu e novamente por 2-1, tal como na semana anterior. Continua na lanterna com apenas 13 pontos e com a pior defesa do campeonato! Vê os seus adversários directos cada vez mais afastados. Cenário inimaginável há poucos meses atrás. Tudo começou com a eliminação da Libertadores pelo Palmeiras e posterior saída do técnico Nelsinho Batista.
O Náutico (17º) na 5ª feira, jogou em casa com o Goiás (3º) e venceu por 2-0, confirmando assim a boa fase. Ainda se mantém na zona de rebaixamento mas com um pé fora.
O Coritiba (15º) jogou e venceu por 1-0, o ainda líder Palmeiras (1º). Resultado sem dúvida inesperado e importantíssimo para os paranaenses, enquanto os paulistanos vêem os adversários mais próximos se aproximarem.
O Internacional (4º) jogando em casa com o Corinthians (6º), numa reedição da 2ª mão da final da Copa do Brasil, não foi feliz e perdeu mesmo no final do jogo por 1-2, continuando assim a reação dos corintianos.
O S. Paulo (2º) voltou a vencer, pela 7ª vez consecutiva, desta vez o aflito e decepcionante Fluminense (19º), por magro 1-0, mas suficiente para continuar a aproximar-se dos primeiros. E, teve a volta de Rogério Ceni depois duma paragem de 4 meses por lesão.
O Botafogo (18º) desiludiu ao perder novamente, agora em casa por 1-2 com o Santo André (16º) por 1-2.
O Vitória-BA (10º) voltou às vitórias, vencendo o Atlético Paranaense (14º) por 2-1.
O Santos (11º) venceu por 1-0 em casa o Grêmio de P.Alegre (9º) que continua assim sem vencer fora neste campeonato.
O Flamengo (12º) recebeu e perdeu por 1-2 com o Cruzeiro (13º), de virada. Dá uma no cravo e outra na ferradura! Enquanto o Cruzeiro vai tentando fugir da zona perigosa.
O Atlético-MG (5º) esteve a ganhar por 2-0 mas permitiu o empate aos catarinenses do Avaí (8º).

Até à próxima rodada!

Benfica quase na fase de grupos


O Benfica venceu categoricamente o Poltava da Ucrânia por 4-0, com 1-0 ao intervalo, em jogo da 1ª mão do play-off da Liga Europa que substitui a Taça UEFA.
Os golos foram marcados por Di Maria, Óscar Cardozo (penalty), Saviola e Weldon.
Foi uma exibição convincente e o resultado até peca por escasso.
Em relação ao jogo com o Marítimo do último domingo, entrou Shaffer para lateral esquerdo, derivando David Luis para central e saindo da equipa o Sidnei. Quanto a mim foi uma opção que provou ser a mais certa e talvez seja para manter porque David Luis a lateral não beneficia nem a ele, nem à equipa. Entrou também Ramires para o lugar do lesionado Carlos Martins.
Para a história: Quim; Rúben Amorim, Luisão, David Luís e Shaffer; Javi Garcia, Aimar e Fábio Coentrão (Ramires,61); Saviola (César Peixoto,79), Cardozo (Weldon, 74) e Di Maria.
Cardozo voltou aos golos e de penalty o que vem certamente repôr a confiança ligeiramente abalada com o falhado no domingo. Outro que já não marcava há alguns jogos e até tinha baixado bastante de produção foi Saviola. Além do golo marcado ainda foi ele que sofreu a falta que originou o penalty.
Por último, o destaque para Weldon. Entrou e dois minutos depois marcou! É sem dúvida quem tem a melhor percentagem entre tempo de jogo e golos.

Sensacional Usain BOLT


Usain Bolt, jamaicano, campeão olímpico e agora mundial dos 100 e 200 metros planos, continua sensacional. Hoje bateu de novo o record que já era seu, dos 200 m em Berlim.
Onde parará este atleta? Face à sua idade ainda há a esperar muito dele.

Até na Alemanha!

Afinal não é só no Brasil (mais) e em Portugal (menos). A moda está a pegar até na Alemanha, país onde as pessoas são geralmente frias, as "chicotadas psicológicas" no futebol estão a acontecer. E o inacreditável é que ao fim de duas jornadas, já aconteceram duas!
Os despedidos até agora foram os técnicos do Hannover (que estava no clube há 3 épocas) e do Mainz (ainda antes do início do campeonato).

Mundiais de atletismo






Como "todo o mundo" sabe, está a decorrer em Berlim (Alemanha) o mundial de atletismo.
Até agora como maior destaque temos o record mundial, mais um, Usain Bolt nos 100 metros planos (ou rasos, como queiram) com a incrível marca de 9,58 segundos! E atenção, vem aí a final de 200 metros.
Depois temos a medalha de prata do português e benfiquista Nélson Évora no triplo-salto, temos a sul-africana Caster Semenya, fenómeno de 18 anos que venceu os 800 metros folgadíssima, mas que está a suscitar dúvidas sobre a sua feminilidade, tivemos ainda o fiasco de Yelena Isinbayeva no salto em altura.
E temos também belas atletas e com equipamentos cada vez mais curtos! Confirmem nas fotos.

LIGA SAGRES - Rescaldo da 1ª jornada


Começou na 6ª feira (14) e terminou ontem a 1ª jornada do campeonato português da 1ª divisão, baptizado de "LIGA SAGRES", tal como na época passada.
14/08:
Leixões-Belenenses (0-0)
15/08
Nacional-Sporting (1-1)
Braga-Académica (1-0)
16/08
Naval-Olhanense (0-0)
U.Leiria-Rio Ave (1-1)
P.Ferreira-F.C.Porto (1-1)
Benfica-Marítimo (1-1)
17/08
V.Setúbal-V.Guimarães (0-0)


Destaques da jornada:
O grande número de empates, 7 em 8 jogos, o que é um exagero. Vem demonstrar a grande competitividade, no mau sentido diga-se, que existe no actual campeonato. Campeonato que só conta com treinadores portugueses, normalmente bons a colocar as equipas na "retranca" quando jogam com as chamadas grandes e a não quererem arriscar muito mesmo nos jogos entre as menos apetrechadas.
Para além do grande nº de empates, os poucos golos marcados, 9 em 8 jogos!
Assim, o primeiro líder e isolado, é o Braga! E a Académica, é o último da tabela.
Sobre os jogos dos grandes, destaco o empate "sofrido" do Sporting na Madeira, beneficiando dum auto-golo, curiosamente do mesmo jogador que marcou o do Nacional (João Aurélio), a dificuldade do Porto, que viu Hulk ser expulso, para empatar em Paços de Ferreira e por último, até porque foi o último a jogar, a infelicidade do Benfica empatando com o Marítimo, em casa. Além da infelicidade, também começou mal o campeonato em termos de arbitragem para o Benfica, senão vejamos, para além dum penalty duvidoso sofrido (bola na mão/mão na bola?), ainda viu o árbitro (Soares Dias do Porto) não mandar repetir, por invasão da área, o penalty falhado por Cardozo e já nos descontos não ter visto um penalty a favor muito mais descarado do que aquele que marcou contra.
Mas a equipa lutou muito, nunca desistiu, massacrou autenticamente o Marítimo, cujo técnico reconheceu a grande dose de felicidade tida pela sua equipa.
No próximo fim de semana há mais!

O dia em que Weldon salvou o Benfica

Moçambola 2009 - 20ª jornada

Brasileirão 2009 (Série A) - 19ª rodada!


Realizou-se este fim de semana mais uma jornada do campeonato brasileiro.
As equipas de Recife mais uma vez foram derrotadas pelo mesmo resultado e já no final dos respectivos jogos, continuando na zona de rebaixamento.
O Náutico (18º) jogou em Florianópolis com o Avaí (6º) e por pouco não pontuava, até porque ficou um penalty por marcar a favor do Náutico.
O Sport (20º) jogou em casa com o S.Paulo (4º) e como já disse atrás não foi feliz, perdendo nos descontos.
Nos outros jogos, o líder Palmeiras (1º) não foi além dum empate (1-1) caseiro, o segundo consecutivo, com o aflito Botafogo (15º) que pouco beneficiou.
O Goiás (2º) ganhou já nos descontos ao Vitória BA (11º) por 3-2 e aproximou-se da lederança. É a surpresa da competição, a par do Avaí.
O Internacional (3º) aos poucos vem-se aproximando e com dois jogos a menos volta a ser um sério candidato. Foi vencer em Santo André (19º) por 2-0.
O Corinthians (8º) voltou às vitórias e logo perante o Atlético MG (5º) por 2-0, ainda sem Ronaldo. O Atlético vem de um empate e derrota, saindo do chamado G4 que dá acesso à Libertadores do próximo ano.
O Grêmio de P.Alegre (7º) goleou o Flamengo (10º) com Adriano, por 4-1.
Cruzeiro (14º) e Santos (12º) ficaram num 0-0 que não beneficiou nenhum deles,especialmente os visitados.
O Atlético PR (13º) vem encetando uma recuperação desde que entrou o técnico Antonio Lopes, vencendo agora por 2-0 o Grêmio Barueri (9º) que ao invés vem descendo na tabela.
O Fluminense (19º) voltou a desiludir perdendo, em casa, uma chance de subir na tabela, com o Coritiba (16º) por 3-1, que assim saíu da zona de rebaixamento.
A meio da semana há mais campeonato!

Isto é o Benfica!


Não resisti a transcrever a entrevista dada ao jornal "A BOLA" pelo médio defensivo (trinco) espanhol JAVI GARCIA, que chegou esta época vindo do Real Madrid.

O médio espanhol diz sobre Jorge Jesus, "há muito que não falava tanto com um técnico e que não me diziam como movimentar-me em campo. Até parece mentira!"
E ainda, que tem consciência de que foi chamado para dar cobertura a uma equipa iminentemente ofensiva. Está encantado, "as pessoas são incríveis!"

Ainda sobre Jesus, diz "tenho dito às pessoas com quem falo que há muito tempo não via um treinador parar e falar tanto tempo com os jogadores, explicando-lhes os movimentos, explicando-lhes o que têm de fazer em campo. Há muito tempo que não se passava isso comigo, pressinto que vou aprender muito em pouco tempo, podendo dizer que já aprendi bastante, até parece mentira. Está a notar-se muito a mão do mister. É duro, mas um treinador tem de ser duro. E tem uma boa relação com os jogadores, há muitos que não a têm".

Sobre ele, quando lhe perguntaram se já está ao seu melhor nível, diz: "Não... estou aqui há pouco tempo e há muito que não jogo com regularidade. Praticamente há um ano. Levo cinco ou seis jogos seguidos, mas creio que tenho muito mais para dar e mostrar".

Se sente que tomou a decisão acertada ao escolher o Benfica: "Sim, sim, sim, não tenho qualquer dúvida. Antes de vir falei com companheiros, Saviola foi um deles, perguntando que tal se estavam a dar por aqui e disseram-me que era impressionante. Fiquei assombrado com o que encontrei, com o estádio, com as pessoas, é incrível! A forma como se envolvem com a equipa... No outro dia, no jogo com o Milan, o estádio estava uma loucura! Estou encantado e digo sempre que há muito tempo que não estava tão feliz num sítio".

Brasileirão 2009 (Série A) - rodada 18ª completa!


Com o jogo Internacional - Sport (3-0) na 2ª feira (10) e Atlético Mineiro - Palmeiras (1-1) de ontem, ficou completa a 18ª rodada do campeonato brasileiro - Série A.

O Atlético não aproveitou a oportunidade de se colar ao líder Palmeiras, mas igualou o Goiás no 2º lugar. Mesmo ganhando o jogo que tem em atraso com o Internacional da 17ª (2/9) não conseguirá subir ao 1º lugar, a menos que entretanto o Palmeiras perca pontos.

Já o Internacional jogando em casa com o atual lanterna Sport, venceu tranquilamente e subiu ao 4º lugar e ainda tem dois jogos em atraso, um com o Atlético (atrás referido) em casa e outro com o Santos (26/8) fora. Ganhando os dois, igualaria o Palmeiras.

Além dos jogos em atraso referidos, ainda faltam disputar o Botafogo - Cruzeiro (27/8) da 11ª rodada.

Contratação de última hora!

Pois é, escondi a notícia até ela se confirmar!
Agora estou em condições de confirmar, mas não fiquem tristes porque não vos deixarei.

Hoje é o dia dos retornos

Hoje é o dia dos retornos. Dia que pode ficar na história se estas equipas se sagrarem campeãs nacionais.
Regressaram hoje ao trabalho, após o defeso, as equipas do Benfica de FUTSAL, HÓQUEI EM PATINS e ANDEBOL. Todas elas reforçadas e com expectativas de vencer os respectivos campeonatos.
Das modalidades colectivas, faltam começar ainda o BASQUETEBOL e o VOLEIBOL.


FUTSAL:
O Benfica parte como campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal.
O técnico continua a ser ANDRÉ LIMA.
Além de manter os principais jogadores, ainda se reforçou com 3 óptimos jogadores (na foto), a saber:
- Davi, brasileiro, muito experiente, proveniente do Sporting.
- Marinho, português, diamante por lapidar, proveniente da Fundação Jorge Antunes.
- Joel Queirós, internacional português, proveniente do MRA Navarra de Espanha.
Todos manifestaram enorme satisfação em chegar no Benfica, tendo Marinho dito mesmo que o Benfica é o seu clube.


HÓQUEI EM PATINS:
O Benfica já dominou a modalidade mas não consegue há anos ganhar o campeonato. Este ano parte com novo técnico, LUÍS SÉNICA (ex-seleccionador nacional) e quatro reforços para a nova época, na esperança de voltar a vencer o campeonato que este ano será nos moldes antigos, sem play-off. São eles:
- Ricardo Silva, g.redes, proveniente do Juventude de Viana.
- Pedro Afonso, defesa/médio, proveniente do Candelária onde estava por empréstimo do Benfica.
- João Rodrigues, defesa/médio, proveniente do Paço de Arcos.
- Caio, avançado, proveniente do F.C.Porto.


ANDEBOL:
(Na foto, Carlos Carneiro provavelmente o melhor jogador português da actualidade)
Depois de ter sido campeão há dois anos, o Benfica não conseguiu revalidá-lo na época finda.
Continua o técnico J. ANTÓNIO SILVA e reforçado com 3 jogadores fica com um plantel mais equilibrado. São eles:
- Ricardo Candeias, g.redes, proveniente do F.C.Porto e que confessou o seu benfiquismo.
- David Tavares, ponta-direita internacional português, proveniente do Pilotes Posada, clube espanhol.
- Nuno Roque, central, proveniente do Sporting, que também confessou ser benfiquista.

Faz hoje 30 anos!

Faz hoje 30 anos que o Benfica contratou o primeiro futebolista estrangeiro.
O Benfica resistiu à evolução dos tempos até 1 de Julho de 1978.
Em Assembleia Geral Extraordinária, os sócios acabaram por aprovar uma medida comum entre as outras equipas portuguesas. Um ano depois, a 11 de Agosto de 1979, o brasileiro Jorge Gomes transformava-se no primeiro estrangeiro a vestir a camisola encarnada.
Hoje, são mais os estrangeiros que os portugueses na equipa. Não tenho nada contra desde que sejam bons!

Para ponderar!

César Peixoto em entrevista: «Perdi dinheiro porque o Sp. Braga dificultou»

O esquerdino contratado ao Sp. Braga concedeu a A BOLA a primeira entrevista após a assinatura de contrato. E esclareceu alguns pontos complexos do processo: confirma que perdeu dinheiro para poder jogar no Benfica e confirma, igualmente, a posição complicada dos bracarenses. Não sabe se o FC Porto ajudou a complicar, mas desconfia...

- Chegou a duvidar que a mudança para o Benfica se concretizasse, atendendo aos problemas em torno do processo?
- A certa altura sim, porque as pessoas falharam com a sua palavra. Venderam-me, falaram inclusivamente comigo, chamaram-me para me dizerem que estava tudo acordado por 250 mil euros... Passaram-se dois ou três dias e não me disseram mais nada. Falharam com a palavra, fiquei um pouco triste e ansioso porque pensei que as coisas pudessem correr mal e perder a oportunidade única na vida de vir para um clube como o Benfica.
- O presidente do Sp. Braga, António Salvador, parecia, a determinada altura, não querer deixar que o negócio se concretizasse. Como analisa essa questão?
- É um pouco estranho. Surgiu o interesse do Benfica e eu quis a todo o custo vir para cá, um clube enorme e que gostava de representar. À partida fizeram a venda do passe, acordaram tudo com o Benfica e comigo, e falharam com a palavra e isso foi um pouco... A palavra vale mais do que mil assinaturas e foi um pouco complicado, porque na situação em que eu estava, e com a proposta do Benfica, as coisas eram muito boas para mim e também para o Sp. Braga. Quando as pessoas aceitam as coisas e depois falham é feio e custou-me muito, pois não dependia só de mim para poder finalizar o acordo. Foram dias muito complicados.
- É verdade que perdeu dinheiro para que o negócio se fizesse? Cerca de 150 mil euros?
- Sim, perdi algum dinheiro, tive de abdicar da percentagem do meu passe, 10 por cento, e a Gestifute tinha também a sua percentagem. Tínhamos 50 por cento do passe e tivemos de abdicar da nossa percentagem para que eu pudesse estar aqui e assinar contrato com o Benfica. Tudo isto por causa das dificuldades que as pessoas do Sp. Braga levantaram para o negócio.
- A relação entre o Sp. Braga e o FC Porto condicionou o negócio ou considera que não teve qualquer influência nas complicações que surgiram? Foi apenas intransigência do presidente do Sp. Braga?
- Sinceramente, considero um pouco estranho o facto de as pessoas terem acordado as coisas e no dia seguinte mudarem radicalmente de opinião. Mudarem o acordo. Não quero dizer directamente que haja dedo de outras pessoas, mas isso surpreendeu-me, não posso deixar de o dizer. Falei com o presidente do Sp. Braga e ele dizia que se sentia enganado, mas as pessoas do Benfica foram sempre transparentes com o Sp. Braga e eu também, nas conversas que tive com eles. No dia seguinte, quando me disseram que recusavam as coisas, depois de as terem acordado, fiquei um pouco céptico e pensei que poderia haver ali o dedo de outras pessoas.

Não ao Sporting
- Como se processou o interesse do Sporting na sua contratação? Recusou, de facto, o convite do clube de Alvalade?
- Surgiu a proposta do Sporting, mas depois soube do interesse do Benfica e era para aqui que eu queria vir, para este clube. Decidi então vir para cá e recusei o Sporting. Fico grato pelo interesse manifestado pelas pessoas do Sporting, mas queria mesmo vir para o Benfica.
- Mas, afinal, o que influenciou a sua decisão?
- O projecto em si, o clube, o facto do mister Jorge Jesus ter trabalhado comigo na época anterior, tudo se conjugou numa série de factores que me levou a escolher o Benfica. O próprio clube, o Benfica... é o maior clube português e só isso chega para decidir.
agradeço às pessoas do sporting
- Nem todos os jogadores podem gabar-se de ser pretendidos por dois clubes grandes na mesma época.
- É, de facto, sempre um orgulho para mim. Trabalhamos no dia-a-dia para mostrar o nosso valor, as nossas qualidades, e é sempre bom saber que temos pessoas muito atentas àquilo que andamos a fazer e que gostam do nosso futebol. Agradeço, por isso, às pessoas do Sporting, mas vim para o Benfica e estou orgulhoso por representar este clube.


BlogBlogs.Com.Br

Moçambola - 19ª jornada


Disputou-se este fim de semana mais uma jornada do campeonato nacional moçambicano.

Sábado (8):
Costa do Sol - Ferroviário de Nacala (1-1)
Desportivo - Textáfrica (1-0)

Domingo (9):
Ferroviário da Beira - Liga Muçulmana (0-1)
Ferroviário de Maputo - Atlético Muçulmano (1-1)
Ferroviário de Nampula - H.C.B. do Songo (0-1)
Maxaquene - Matchedje (0-1)
Chingale de Tete - F.C. Lichinga (1-0)

De salientar a manutenção da liderança pela Liga Muçulmana (40 pontos), seguido pelo Desportivo (39), Ferroviário (37) e Costa do Sol (33), todos de Maputo.

Brasileirão 2009 (Série A) - 18ª rodada


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro neste fim de semana.
Começo como é hábito pelas equipas de Recife.
O Náutico (17º) jogou em casa, no caso emprestada (Caruaru) por ter sido punido com interdição do seu campo, vencendo o Santo André (16º) por 2-1. Foi a segunda vitória consecutiva e embora ainda se encontre na zona de rebaixamento já está com os mesmos pontos (18) do Santo André que está fora dela.
O Sport (20º) só joga amanhã com o Internacional (6º) em Porto Alegre. Vai ser um jogo muito difícil contra um clube que luta pelo título. O 6º lugar que o Internacional ocupa é falso pois neste momento está com menos 3 jogos que alguns clubes.
O Flamengo (8º) recebeu e venceu o Corinthians (11º) por 1-0, golo de Adriano.
O Vitória-BA (10º) não tem andado bem nos últimos jogos e não foi ainda hoje que se reabilitou, empatando em casa com o Fluminense (19º) a duas bolas.
O Coritiba (18º) continua em queda agravada hoje com a derrota caseira (3-1) inflingida pelo Cruzeiro (14º) que estava também na cauda, estranhamente diga-se de passagem.
O S. Paulo (4º, à condição) continua a recuperação e hoje venceu por 3-1 o Goiás (2º, também à condição). Já está a assustar os pretendentes ao título!
O Santos (12º) empatou por 2-2 em casa com o sensacional Avaí (7º) que não perde há oito jogos, 6 vitórias e 2 empates!
O Botafogo (15º) desiludiu ao perder em casa por 1-0 com o Atlético Paranaense (13º) que desde que mudou de técnico, agora António Lopes, tem subido na tabela.
O Grêmio Barueri (5º) depois de uma pequena queda está de novo a subir e desta vez a vítima foi o poderoso Grêmiode Porto Alegre (9º) que fora de casa não consegue ganhar.
O aguardado Atlético-MG (3º) - Palmeiras (1º) apenas se disputará na 4ª feira, dia 12.
O calendário do Brasileirão só ficará acertado no final do mês.
Até à próxima rodada!

Portugal ganha mundialito de futebol de praia

A Seleção portuguesa de futebol de praia ganhou hoje o Mundialito da modalidade ao derrotar na final o Brasil por 6-4, na Praia da Rocha, em Portimão.

Portugal perdia no final do 1º período por 1-0, tendo empatado no 2º.
O último período foi um espectáculo.
Resultado final: Portugal-6 Brasil-4
Golos de: Alan (3), Madjer (2) e Torres para Portugal e Betinho, Sidney, Fred e Benjamim pelo Brasil.
Madjer, um dos melhores de Portugal a par de Alan, restabeleceu a igualdade quando faltavam dez minutos para o final do segundo período.

Mas o espetáculo estava guardado para o derradeiro período, com ambas as equipas a apostarem tudo na vitória.

Alan, com um "hat-trick", Madjer (1) e Torres (1), arrumaram com as esperanças dos "canarinhos" e asseguraram a conquista do troféu pelo segundo ano consecutivo. Para o Brasil marcaram Sidney, Fred e Benjamin.

Portugal, Brasil e Espanha terminaram este Mundialito com os mesmos pontos (6), tendo sido campeã a equipa portuguesa devido ao elevado número de golos marcados nos jogos contra estas duas seleções.

Benfica ganha a "Eusébio Cup"


O Benfica venceu hoje a "Eusébio Cup" ao derrotar o A.C.Milan nas grandes penalidades, após empate a um golo nos 90 minutos.
O golo do Benfica foi marcado por Cardozo aos 58 minutos, enquanto que o do Milan foi um auto-golo de Sidney já quase no final do jogo.
Alinharam de início: Quim; Rúben Amorim, Luisão, Sidney e David Luís; Javi Garcia, Ramires, Aimar e Di Maria; Saviola e Cardozo.
No 2º tempo jogaram também: Patric, Shaffer, Carlos Martins, Fábio Coentrão, Weldon, Yebda e Keirrison.
Esta foi a 2ª edição do Troféu que homenageia EUSÉBIO. Na época passada, o troféu foi ganho pelo Inter de Milão que venceu por 1-0.

Moçambola 2009 - 19ª jornada (antevisão)

A 19ª jornada do Moçambola 2009 arranca hoje em Maputo com dois jogos antecipados.
São eles:
Costa do Sol - Ferroviário de Nacala
Desportivo - Textáfrica.

A jornada completa-se amanhã com os restantes jogos:
Maxaquene-Matchedje
Ferroviário Maputo-Atlético Muçulmano
Ferroviário Nampula-HCB de Songo
Ferroviário Beira-Liga Muçulmana de Maputo
Chingale de Tete-F.C. Lichinga

O líder, Liga Muçulmana tem uma deslocação de certo modo difícil à cidade da Beira, onde joga com o Ferroviário local. O Desportivo de Maputo que joga hoje e o Ferroviário de Maputo com menos um ponto esperam uma escorregadela mas não se podem descuidar porque este Moçambola está fértil em surpresas.
O Costa do Sol, depois de ter sido líder durante várias jornadas teve uma quebra que culminou com a derrota no domingo passado em Lichinga com F.C. local. Hoje tem a oportunidade de iniciar a recuperação perante o lanterna Ferrov. de Nacala.
A luta para não descer também está acessa entre o Chingale, no momento acima da linha de água, o Ferroviário de Nampula e o Textáfrica. O Ferroviário de Nacala dificilmente escapará, apesar de ter ganho a semana passada.

Os júniores dos 3 grandes!

Benfica é favorito mas F.C.Porto e Sporting têm uma palavra a dizer

Benfica:
Diamantino Miranda assume a liderança de uma equipa construída e talhada para os bons resultados. À partida o Benfica parece o mais forte candidato, fruto da espinha dorsal edificada no ano passado por João Alves: Roderick Miranda como patrão da linha defensiva, bem auxiliado por Mário Rui; Danilo Pereira, Lassana Camará e Domingos Silveiro "Adul" com automatismos criados no miolo; o imprevisível Nélson Oliveira como referência ofensiva. A estes juntam-se nomes da equipa de juvenis, surgindo na linha da frente o central Vinicius Silva e o criativo Ruben Pinto. A dúvida, assim, parece ser de ideologia: ou Diamantino assume os princípios de Alves ou rompe, impondo desde logo as suas ideias. A primeira solução parece a mais sensata.

Porto:
Patrick Greveraars já provou que sabe formar jogadores. Resta saber se também consegue ganhar títulos. Tendo utilizado um número muito significativo de jogadores de primeiro ano na época passada, o F.C.Porto é uma equipa mais experiente, reforçada com elementos chave da formação que se sagrou campeã nacional de juvenis. A grande questão prende-se também com a definição da estratégia a implementar, especialmente a ofensiva: sem Diogo Viana e Jorge Chula no plantel fica a dúvida se os dragões vão insistir na procura constante do 1x1. No panorama da equipa fica a ideia que as soluções existem e que o futebol ofensivo pode ser menos criativo mas mais móvel. Neste aspecto, Rui Caetano e André Claro são elementos decisivos.

Sporting:
Do lado leonino antevê-se uma equipa mais musculada, um pouco em contraste com o que costuma ser apanágio para os lados de Alcochete. A linha defensiva parece garantir solidez, com Nuno Reis em particular evidência e outro nome que promete ser decisivo é o do dinâmico e incansável lateral direito Cédric Soares. No miolo, Renato Neto é um elemento fundamental pela sua disponibilidade física e capacidade de ganhar bolas altas. Na frente de ataque os "Leões" poderão contar com o possante avançado Amido Baldé. Um dos pontos fortes da formação leonina é a sua "fornada" de juvenis, com William Carvalho e João Figueiredo a terem boas hipóteses de vingarem já este ano.

Tal como no escalão sénior, o defeso é alvo de discussão pertinente e, na temporada que agora se abre, saliência para o F.C.Porto e as suas duas contratações estrangeiras: Benkemir e Coulibaly. O primeiro é tido como um jogador precioso na construção da dinâmica ofensiva, podendo ajustar-se à posição de ala quando necessário. Já o senegalês Coulibaly impressiona pela estampa física, tendo como principal adversário Alexander Jakubov. O checo, contratação sonante da pretérita temporada, mostrou um potencial enorme com resultados práticos, porém, ainda aquém dos desejados.

É claro que um campeonato não se faz apenas com três equipas e os "outsiders" podem aparecer a qualquer altura. Com uma equipa muito cerebral o Belenenses por certo não defraudará os seus adeptos. Do lado nortenho Braga e Académica de Coimbra, com bons plantéis, são fortes candidatos a um lugar na fase final.

Antes das hostilidades se abrirem espera-se também que o campeonato possa ir até ao final. Mais do que a má imagem que transmitiu, os incidentes de Alcochete colocaram em causa o esforço de jovens futebolistas, que viram terminar a meio uma história que escreveram ao longo de um ano. Infelizmente a violência também faz parte do futebol, sobretudo daqueles que menos percebem.

(Fonte: Academia de Talentos)

Brasil acerta calendário com a Europa!

O Brasil vai mudar o calendário do Brasileirão para que se dispute no mesmo período dos campeonatos europeus, acordaram hoje o presidente Lula da Silva e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O organismo que rege o futebol brasileiro vai apresentar, no prazo máximo de 30 dias, uma proposta para um novo calendário, que terá de ser aprovado pelo Executivo e só começará a ter efeitos em 2011, de modo a respeitar os acordos comerciais dos clubes.

Enquanto na Europa os campeonatos desenrolam-se entre Agosto e Maio, no Brasil as competições arrancam em Maio e terminam em Dezembro.

Sorteio da Liga Europa


Realizou-se hoje na Suíça o sorteio do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Estão na competição o Benfica e o Nacional da Madeira.
Ao Nacional coube a forte equipa do Zenit da Rússia onde jogam os internacionais portugueses Danny e Fernando Meira.
Ao Benfica por ser cabeça-de-série, coube uma equipa mais acessível, o Vorskla Poltava da Ucrânia.
Os jogos realizam-se em 20 de Agosto na Luz e em 27 na Ucrânia.
Força Benfica e boa sorte também para o Nacional.

Brasileirão 2009 (Série A) - 17ª rodada


Realizou-se mais uma jornada do Brasileirão repartida entre ontem e hoje.

Sortes inversas tiveram os times (equipas) de Recife.
O Náutico (18º), após 11 rodadas sem vencer, finalmente ganhou e logo ao gigante Corinthians (8º) por 1-0. Foi uma vitória suada mas merecida e que veio quebrar um longo jejum de vitórias. Já vinha ameaçando há algumas jornadas em que foi empatando apenas, o último dos quais no domingo no Rio com o Flamengo. De referir que no Corinthians não jogou o Fenómeno por estar em recuperação de cirurgia a uma mão e a uma lipo-aspiração que aproveitou para fazer para diminuir a barriguinha!
Já o Sport (20º) deu um "trambolhão", caindo do 18º para o 20º lugar face à estrondosa derrota no Rio com o Fluminense (19º) por 5-1! Que sombra daquela equipa poderosa que conquistou no ano passado a Copa do Brasil e ficou em 1º no seu grupo da Libertadores deste ano, sendo depois eliminado nos oitavos-de-final pelo Palmeiras.

Na frente, ficou praticamente tudo como dantes.
O Palmeiras (1º) não foi além dum empate caseiro com o Grêmio de P.Alegre (7º) por 1-1, quebrando a boa série de vitórias.
O jogo entre o Internacional (4º) e o Atlético Mineiro (3º) foi adiado para 2 de Setembro devido à participação do Internacional na Taça Suruba (que venceu) no Japão.
De referir que o Inter já tem 2 jogos em atraso e caso os vença pode chegar ao 2º lugar.
As equipas sensação do momento são o Goiás e o Avaí.
O Goiás (2º) jogando em casa, sofreu mas venceu o Flamengo (11º) por 3-2.
O Avaí (6º) também jogou em casa e ganhou por 1-0 ao Santo André (15º). É a 6ª vitória em 7 jogos (no outro empatou) e subiu da lanterna para o 6º lugar em 7 jogos.
Por aqui se vê como este campeonato é/está irregular.
Outra equipa que em pezinhos de lã, já está no 5º lugar, é o campeão S. Paulo de Ricardo Gomes. Sem grandes alardes venceu os últimos 3 jogos. Nesta rodada, recebeu e venceu o Botafogo (13º) por 3-1.
O
Grêmio Barueri (9º) voltou às vitórias e que vitória, 4-0 sobre o Vitória da Bahia (10º) que vem em queda. Há pouco tempo atrás andava no 4º lugar que dá acesso à Copa Libertadores.
O Coritiba (17º) também anda em má fase, perdendo em casa (emprestada) o Santos (12º)que desde a entrada de Luxemburgo tem melhorado pelo menos em termos de resultados.
O Cruzeiro (16º) finalista vencido da Copa Libertadores há 3 semanas, ainda não conseguiu digerir essa derrota e como consequência vem perdendo jogos atrás uns dos outros. Agora, em casa, com oAtlético Paranaense (14º) por 2-0!
Curiosa a pontuação dos últimos 8 classificados, senão vejamos:
13º Botafogo - 19 pontos
14º Atlético PR - 18 pontos
15º Santo André - 18 pontos
16º Cruzeiro - 17 pontos
17º Coritiba - 16 pontos
18º Náutico - 15 pontos
19º Fluminense - 14 pontos
20º Sport - 13 pontos

No fim de semana, continua a maratona de jogos, realizando-se a 18ª rodada.

Finalmente, CÉSAR PEIXOTO!


César Peixoto vai mesmo ser jogador do Benfica. Foi um namoro demorado mas felizmente (espero que justifique a aposta) deu em casamento.
O Braga é quase uma filial do Porto esta época por isso as coisas não foram fáceis. Não fosse a vontade do jogador e o facto de terminar contrato em 2010 julgo que não teria vindo para o Benfica.
O técnico Jorge Jesus fez pressão para que viesse porque o conhece bem e sabe que pode fazer dois lugares, defesa e médio esquerdo.
É possível que se estreie uns minutos já no sábado no jogo com o AC Milan na Luz para a Eusébio Cup.

Então Domingos, Paciência!

Domingos Paciência, ex-jogador do FC Porto e actual técnico do Sporting de Braga acaba de ser eliminado da Liga Europa pelos suecos dos Elfsborg na 3ª Pré-eliminatória!!!
Em Braga, derrota 2-1 e na Suécia, nova derrota, agora por 2-0.
Assim, Braga fora das competições europeias o que lamento como português.
Confesso que simpatizava com o Braga, não só pelas cores, como porque Braga é uma das cidades do norte de Portugal com mais adeptos do Benfica. Porém, agora nos últimos tempos, mais precisamente desde que o Presidente é o Sr. Salvador, virou quase filial do FCP como o comprovam vários negócios recentes entre ambos e a colocação de Domingos como técnico após a saída de Jorge Jesus para o Benfica.
Mas, falta dizer que o tiro saiu pela culatra ao Domingos. Logo que chegou a Braga desatou a dizer disparates sobre Jesus e o trabalho deste no clube na última época, que poderia ter ido mais longe nas competições europeias, etc. Pois é, ele fez bem pior e com uma equipa desconhecida sueca!

Modalidades (Benfica)

O Benfica é um dos clubes mais ecléticos do mundo!
Tem, no total 20 modalidades em actividade.
Dentre essas, em séniores, é campeão nacional de Futsal e Basquetebol.
No Hóquei em Patins, no Andebol e no Voleibol ficou nos primeiros lugares na época finda.
Para a nova época conseguiu manter os melhores atletas, à excepção de Seth Doliboa no básquete. Mesmo assim reforçou-se em todas elas, para além de ter mudado de técnico nalgumas, casos do Hóquei e do Andebol.

Para quem não sabe, eis as modalidades praticadas:
Andebol
Atletismo
Basquetebol
Bilhar
Ciclismo
Futebol
Futsal
Ginástica
Hóquei em campo
Hóquei em patins
Judo
Luta
Natação
Râguebi
Ténis
Ténis de Mesa
Triatlo
Voleibol

Benfica, cabeça-de-série da Liga Europa


Na próxima 6ª feira será realizado o sorteio da Liga Europa, substituta da Taça UEFA.
Será conhecido o adversário do Benfica e das restantes equipas portuguesas participantes na prova.
O Benfica será cabeça de série no sorteio.
Por enquanto não se sabe quais são os potenciais candidatos a adversários porque depende dos resultados da pré-eliminatória da Liga dos Campeões e das pré-eliminatórias da própria Liga Europa.
Vamos esperar por 6ª feira para saber quem é o adversário desta eliminatória que apura para a fase de grupos.

Transferências de peso!

O mercado continua em ebulição. Não ferve tanto como há pouco tempo atrás mas ainda escalda!
Umas são quentíssimas, outras já nem tanto, mas pelos nomes merecem ser divulgadas para os mais distraídos.

Quentíssimas:
Xabi Alonso (espanhol) do Liverpool para o Real Madrid por cerca de 35 milhões de euros.
Aquilani (italiano) do Roma para o Liverpool por 23 milhões.
Huntelaar (holandês) do Real madrid para o A.C.Milan por 15 milhões.

Quentes:
Elano (brasileiro) do Manchester City para o Galatasaray por 8,5 milhões.

Moçambola 2009 - 18ª jornada ficou completa!

E o dispensado é .... MORETTO!


Havia a dúvida entre Moretto e Quim pelo que se viu nos jogos realizados até agora.
Uns achavam que seria Moretto, outros que seria o Quim. Provavelmente se tivesse aparecido uma boa proposta seria o Quim a sair, mas não havendo e por uma questão de nº de jogadores estrangeiros, face às leis da UEFA, o preterido foi Moretto.
Porém, ainda faz parte dos quadros do Benfica e será emprestado. Segundo ele, preferia jogar no Brasil.
Pessoalmente acho-o um bom guarda-redes mas um pouco irregular.

Brasileirão 2009 (Série A) - 16ª rodada


Realizou-se mais uma jornada (rodada) do campeonato brasileiro neste fim de semana.

Ainda não foi desta que as equipas pernambucanas iniciaram a recuperação. Continuam na zona de rebaixamento e não se vislumbra a luz no fundo do túnel.
O Sport (18º) jogou em casa com o líder Palmeiras (1º) e perdeu por 1-0, através de auto-golo, ou “golo contra” como se diz por aqui.
O Náutico (19º) foi jogar ao Rio e empatou 1-1 com o Flamengo (9º). Até se portou melhor que o esperado já que esteve a ganhar até dez minutos do final da partida.
Atlético-MG (2º) com dificuldades venceu o Coritiba (16º) por 3-2 mantendo a perseguição ao líder.
O Santo André (14º) continua em queda e nem a saída do técnico há dias resolveu a situação pois foi vencido (2-1) em casa pelo sensacional Goiás (3º) que subiu um lugar na tabela visto que o Internacional não jogou.
O Corinthians (5º) continua em baixa e não foi além dum empate a zero com o Avaí (10º) interrompendo a série de vitórias deste.
O Vitória-BA (7º) depois de ter sido goleado na última jornada, não conseguiu reagir e perdeu em casa com o S. Paulo (8º) por 1-0. S. Paulo que parece ter iniciado a recuperação.
O Grêmio (6º) venceu categoricamente por 4-1 o Cruzeiro (15º), subindo na tabela.
O Atlético Paranaense (17º) venceu o Fluminense (20º) por 1-0, subindo um lugar na tabela e relegando o Flu para a lanterna.
O Botafogo (13º) venceu (2-1) a 2ª partida consecutiva. Desta vez a vítima foi o Grêmio Barueri (11º) que já não ganha há vários jogos e vem descendo na classificação.
O Santos (12º) e o Internacional (4º) não jogaram. O jogo está marcado para 26 de Agosto. A mesma data em que se realizará o Botafogo-Cruzeiro da 11ª rodada.

Até à próxima rodada!

Crónicas do Brasil



Este blog, embora pareça, não é só de futebol como poderão ver no arquivo de postagens.
Saíu mais um artigo meu no jornal AVENIDA MARGINAL (Faial-Açores) este fim de semana.
Para quem não tem acesso ao referido jornal, poderá lê-lo aqui.
Uma nota prévia, no artigo publicado, por questões de espaço, tive de omitir as celebrações nos Estados de Goiás, Minas Gerais, S. Paulo e Rio de Janeiro, deixando apenas as do Maranhão e Santa Catarina que no meu entender são mais genuínas. O que aqui vão ler é a versão integral.


Celebrações do Espírito Santo também no Brasil

A sua origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes colectivos designados de “bodo aos pobres”, com distribuição de comida e esmolas.
Fontes históricas referem que teriam sido instituídas em 1321, pelo Convento Franciscano de Alenquer, sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.
Estas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, que de acordo com o Novo Testamento teria sido quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de “línguas como de fogo”. Desde o seu início, os festejos do Divino que eram realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer, em especial no arquipélago dos Açores. Daí se espalhando para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América e diversos lugares do Brasil.

Onde se celebra no Brasil

O costume de festejar o Espírito Santo terá chegado ao Brasil logo nas primeiras décadas de colonização.
Hoje, a festa do Divino realiza-se praticamente em todas as regiões do país, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo elementos comuns, como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas.
Os festejos são mais marcantes nalguns lugares dos Estados do Maranhão, de Goiás, de Minas Gerais, de S. Paulo, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.

No Maranhão, o culto ao Divino Espírito Santo começou com os colonos açorianos e seus descendentes, que desde o início do século XVII chegaram para povoar a região. A partir de meados do século XIX, a tradição da festa do Divino começou a ficar firmemente enraizada entre a população da cidade de Alcântara, de onde se espalhou para o resto do Estado, tornando-se muito popular entre as diversas camadas da sociedade, especialmente as mais pobres e estreitamente identificada com as mulheres, sobretudo negras ligadas às religiões afro-brasileiras. Esse facto distingue a festa no Maranhão das festas do Divino realizadas noutras regiões do país e dá-lhe uma feição muito particular.

Em Goiás, foi introduzida na cidade histórica de Pirenópolis em 1819, sendo festejada até hoje durante cerca de 20 dias, através de diversas manifestações, como congadas, reinados, juizados, folias, queima de fogos, pastorinhas, missas, novena do divino (entoadas em latim pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário), levantamento do mastro (de 30 metros de altura), mascarados (personagens desta festa que montados a cavalo, fazem algazarra pela cidade) e as tradicionais cavalhadas de Pirenópolis. Em menor escala, celebram-se também em Corumbá e Jaraguá.

Em Minas Gerais, tem maior expressão em S. João del-Rei, no Santuário do Senhor Bom Jesus, no bairro de Matosinhos, onde é celebrado o Jubileu do Divino Espírito Santo. Este jubileu foi autorizado em 1783 pelo Papa Pio VI.
No ano de 1924, os festejos profanos foram paralisados, mas em 1998 um grupo de folcloristas retomou a parte profana da festa e a reincorporou.

No Estado de S. Paulo, em Tietê, a origem da festa está ligada à triste história da “epidemia de maleita” que matou muitas pessoas por volta do ano de 1830. O povo fez então a promessa ao Divino Espírito Santo para que acabasse com a doença e em sua homenagem seria feita uma festa anual.
Nessa festa, repete-se o ritual dos Irmãos do Divino que no passado iam com batelões até os sítios ou chácaras mais distantes para prestar socorro às famílias que sofriam com a epidemia.
Continuando a tradição, os Irmãos viajam durante quarenta dias, rio acima e rio abaixo, levando a imagem do Divino e arrecadando donativos pela zona rural em benefício da festa. Passam a noite em residências onde já são aguardados, sendo recebidos com jantares, cantorias e muita gente. Este é o chamado "Pouso do Divino". Curioso é que esta festa ocorre no último sábado do ano quando acontece o tradicional “Encontro das Canoas”.
Em Conchas, existe uma Irmandade do Divino na Capela de São João. Eles viajam pela região utilizando autocarros e camiões. Também são recebidos em sítios (pequenas quintas), nalgumas casas da cidade e até na cidade vizinha de Pereiras.
Em São Luís do Paraitinga, começa todos os anos na sexta-feira de pentecostes, durando ao todo 10 dias, durante os quais são realizadas cerca de 20 procissões. O dia principal da festa é conhecido como Grande Dia. A cidade é despertada por volta das 6 horas com o toque da alvorada, a cargo da banda de música e do batuque da congada. Revezam-se as missas e as apresentações folclóricas, nomeadamente, congadas, moçambiques, pau-de-cebo, o casal de bonecões João Paulino e Maria Angu e cavalhada, para além da distribuição de doces para o povo, brincadeiras para as crianças, como as corridas de ovo e corridas de saco. Há também a distribuição gratuita aos visitantes da festa de um prato caipira típico, o afogado. Para prepará-lo são abatidas entre 15 a 20 vacas.

Em Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, onde talvez seja uma das mais tradicionais de todo o território brasileiro, conserva ainda à risca aspectos do período colonial e mobiliza em cada ano centenas de pessoas. Embora possa envolver gente de todos os extractos sociais, quase todos os participantes são pessoas humildes, de baixo poder aquisitivo, que se esforçam para produzir uma festa rica e luxuosa, onde não podem faltar as refeições fartas, a decoração requintada e caras vestimentas para as crianças do império. Toda a festa do Divino, que pode durar até 15 dias, gira em torno de um grupo de crianças, chamando-se império ou reinado. Essas crianças são vestidas com trajes de nobres e tratadas como tais durante os dias da festa.
O império é estruturado de acordo com uma hierarquia, no topo da qual estão o imperador e a imperatriz (ou rei e rainha), logo a seguir ficam o mordomo-régio e a mordoma-régia, vindo depois o mordomo-mor e a mordoma-mor. No final da festa, o imperador e a imperatriz transmitem os seus cargos aos mordomos que os ocuparão no ano seguinte, recomeçando o ciclo.

Em Florianópolis, capital do estado e da ilha de Santa Catarina, a tradição da festa do Divino foi iniciada no século XVIII, e desde então realizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, que tem por objectivo divulgar e propagar a devoção ao Divino Espírito Santo, mantendo viva essa tradição através da promoção de acções solidárias e de carácter religioso. Após um período de interrupção, foi retomada anualmente, a partir de 1994 na Praça Getúlio Vargas.
A Irmandade tem na Festa do Divino, um pilar de sustentação financeira, para a manutenção dos programas de atendimento oferecido a 1.100 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis. Ela é a mais popular das festas folclóricas de Santa Catarina e vem sendo conservada até hoje, procurando manter o máximo de autenticidade, primando pelo rigor do acto litúrgico e mantendo a expressão cultural açoriana reverenciada na festa.
Para além da capital, a festa é realizada também, há mais de 250 anos, na comunidade de Santo Antônio de Lisboa, que é uma das comunidades mais antigas da ilha e um dos berços da colonização açoriana na cidade. A Festa do Divino Espírito Santo tem um pouco disso, promover o encontro entre a religiosidade oriunda dos Açores e as demais manifestações culturais que fazem parte da ilha de Santa Catarina. Esta festa é precedida da “romaria da bandeira do Divino”, cuja finalidade é a recolha de esmolas, óbulos e espórtulas, destinadas a auxiliar as despesas com a festa. Antigamente esta colecta era considerada uma cerimônia, na qual os irmãos das confrarias vestiam as suas opas vermelhas e acompanhavam o grupo que conduzia a bandeira e a coroa.
A festa do Divino Espírito Santo de Santo Amaro da Imperatriz, também na ilha, teve início no dia 29 de Maio de 1854, após consulta ao Padre Macário César de Alexandria e Sousa (Pároco de São José), o qual atendia o Arraial de Santo Amaro, e que consentiu com a instituição da Festa do Divino Espírito Santo, com a realização da respectiva novena, com a presença dos mordomos, do festeiro e da população em geral, para cantar em acção de graças ao Divino Espírito Santo.
Um dos grandes atractivos da Festa é a Corte Imperial, formada pela família do festeiro que usa trajes baseados em modelos usados pela corte, apresentando-se ao povo toda a pompa que havia na corte Imperial e realizando-se nos pavilhões da Igreja Matriz de Santo Amaro sendo uma das maiores e mais tradicionais Festas do Divino no Brasil, totalmente de carácter voluntário e só possível devido à colaboração da comunidade em geral, estimando-se que umas 60.000 pessoas passem pelos pavilhões da Festa durante os quatro dias de duração.
______________________________________________________
Bibliografia:
Gustavo Pacheco, Cláudia Gouveia e Maria Clara Abreu. Caixeiras do Espírito Santo de São Luís do Maranhão. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2005.

Benfica vence Torneio de Guimarães



Depois das vitórias nos Torneios do Algarve e de Amesterdão, agora foi o de Guimarães!
Ontem, 4-0 ao Portsmouth, hoje 2-0 ao Vitória de Guimarães.
Vitórias sem contestação e sem golos sofridos, o que é um bom sinal. Sinal de que defesa está mais entrosada mesmo trocando alguns elementos.
Este torneio serviu para rodar quase todos os jogadores do plantel.
Por exemplo, hoje não alinharam nos primeiros 45 min. os titulares, Cardozo, Saviola, Di Maria, Aimar e Javi Garcia. Também Ramires (que se tinha ausentado durante a semana para o Brasil) não participou em nenhum dos dois jogos.
Destaques: Mais dois golos de Cardozo (já vai em 7), os dois de Weldon (mesmo jogando apenas 45 min. em cada partida), as exibições de Aimar, Saviola, Di Maria e Cardozo. Pela negativa, a lesão grave de Maxi Pereira (um exemplo de profissionalismo) que fará uma artroscopia amanhã, não se sabendo quanto tempo ficará parado. Será a oportunidade de Patric, ou então a adaptação de Rúben Amorim.
Na baliza, hoje jogou Moreira, ontem havia jogado Quim. Não se sabe ainda quem sairá do plantel, embora a dúvida pareça estar entre Quim e Moretto!
Cardozo na foto, foi eleito o melhor jogador do Torneio.

Sobre José Mourinho


A propósito da morte de Bobby Robson, lembrei-me dum pormenor que talvez muita gente não saiba ou não se lembre.
José Mourinho é licenciado (formado) em Educação Física e começou no mundo do futebol junto de Bobby Robson mas não como adjunto. Começou como tradutor no Sporting! Só depois passou a adjunto quando seguiu com ele para o Porto e depois para o Barcelona. Depois do Barcelona separaram-se porque Mourinho achou que estava na hora de "voar" só.
Descobri esta foto histórica da época.

Camisola alternativa - 2010


Encerrou ao final do dia de ontem a votação pelos sócios no site oficial do Benfica para a escolha da camisola alternativa para 2010.
A mais votada, com 46%, foi a "laranja".
Confesso que continuo a preferir a branca, que foi a alternativa durante décadas, mas o marketing dita leis actualmente e assim, todos os anos é escolhida uma nova cor e design.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO