Época 2015/16

Época 2015/16

As agressões

Infelizmente no futebol português tudo serve para inventar notícias.
Bastou um suposto adepto benfiquista ter dirigido palavras exaltadas supostamente dirigidas a Pinto da Costa à saída do Hotel onde o Porto esteve hospedado para o Estádio da Luz, para logo "inventarem" uma tentativa de agressão. Tentativa que não houve porque a polícia não prendeu ninguém.
Esta notícia não é nova mas hoje saíu a crónica no Record de Miguel Góis que pela ironia não resisti a publicá-la.

Foi um pequeno episódio, bem sei. Mas durante algumas horas pareceu mesmo que ia ser um dos acontecimentos desportivos de 2009. Refiro-me à suposta agressão a Pinto da Costa por um benfiquista, na altura em que o dirigente saía do hotel e se dirigia, ainda todo contente com o seu Falcão e o seu Rodríguez, para a Luz. Ao que parece, houve repórteres televisivos a anunciar aos gritos que o seu canal possuía imagens da agressão e que, como profundos conhecedores do inconsciente coletivo benfiquista, as iriam transmitir em horário nobre. É claro que, quando vi as imagens no ar, não só não havia agressão nenhuma, como até tenho dúvidas que houvesse um benfiquista.

Diga-se que não é dramático. Não seria, afinal, a primeira vez que se considera que há agressão quando um benfiquista mal toca num portista - a história dos FC Porto-Benfica está repleta de episódios destes. Mas a questão fulcral consiste em especular sobre a preferência clubística do agressor. Até há pouco tempo estava convencido de que se tratava de uma encenação protagonizada por um adepto portista. Mas na semana passada assisti, horrorizado, pela televisão, às imagens do outro Papa, o Bento XVI (ou, como é conhecido junto de alguns juízes portugueses, "O Menos Influente"), a sofrer, também ele, uma tentativa de agressão por parte de uma senhora que envergava uma camisola... encarnada. Coincidência? Creio que não.
A ironia - não a de Pinto da Costa - é que no fim dessa mesma noite havia imagens de agressões reais. E aqui, sim, há certezas: não foram cometidas por benfiquistas - por muito que o Hulk tenha sido fundamental na última vitória do Benfica.
(Miguel Góis, in Record)

Um grandioso 2010 para todos!

Que o ano de 2010 traga a todos que me lêem, família, amigos, visitantes anónimos, muita saúde (principalmente) e que concretizem todos os vossos projectos. Ah, já agora algum dinheiro para os gastos!
E o Benfica campeão, já agora.

Apresentações na Benfica TV

Estou inteiramente de acordo!
Já que a maioria da imprensa desportiva (TV´s, Rádios, Jornais) não respeita o Benfica por estar impestada de portistas e sportinguistas, então tomem! Quem pode manda.
Devem espumar de raiva por não terem a oportunidade de fazer perguntas "parvas" aos novos reforços e depois poderem inventar nas notícias. Assim, têm de se limitar a escrever ou dizer o que ouviram!
Não imaginava há um ano atrás o quão útil iria ser a nossa TV. E pode ser melhor ainda.
O Record de hoje anuncia a quebra das vendas dos jornais diários. E, se os milhões de benfiquistas se consciencializarem da sua força e deixarem de comprar quem não respeita o Glorioso, a queda ainda será maior.
Não sou fundamentalista, longe disso, mas pugno pela justiça. E, nas notícias como nos jogos, não quero favorecimentos, quero justiça e verdade acima de tudo.

Entrevista de Éder Luís na despedida

Confirmado Éder Luís

No meu post anterior ainda estava por confirmar a contratação.
Hoje confirmou-se!
Já disse o que penso dos três reforços de inverno no post anterior.
Ao contrário de muitos benfiquistas não me repugna nada que sejam brasileiros. Desde que sejam bons jogadores como é o caso. Se os três vão render ou não o que se espera, é outra questão, mas comparando o que o Sporting deu pelo francês Pongolle com o que o Benfica pagou pelos três, sendo dúvida que o Benfica fez melhor negócio e garante o futuro.
Pinto da Costa com a ironia (de mau gosto) que o caracteriza vem dizer hoje, para justificar a não contratação de nenhum jogador nesta janela de transferências, que por lá "não há petróleo"!
Ele lá sabe o que faz com os milhões provenientes das transferências dos últimos anos e da Liga dos Campeões! E o que me intriga é que ainda tenha tido necessidade dum empréstimo obrigacionista de 18 milhões a taxas de juro altíssimas.

A minha análise aos reforços brasileiros

Na minha opinião, como espectador do campeonato brasileiro, penso que são boas aquisições, salientando que Alan Kardec é o que precisa de mais tempo para se afirmar. Mas, às vezes acontecem surpresas.
Quando Ramires foi contratado pelo Benfica achei que era uma boa contratação mas para médio prazo e afinal demonstrou uma raça que sinceramente me surpreendeu. Pegou de estaca!

Alan Kardec, 20 anos, faz 21 agora em Janeiro, é ponta-de-lança, 1,88 m e 75 kgs.
Começou nas categorias de base (formação) do Vasco da Gama em 2000, estreando-se na equipa principal em 2007 com 18 anos.
Pelo facto do Vasco da Gama ter disputado a Série B em 2009 ele acabou sendo emprestado ao Internacional de Porto Alegre até Maio de 2010 com opção de compra.
O Internacional é um dos clubes brasileiros que dá mais atenção à formação por isso a sua contratação foi uma demonstração de confiança nas suas capacidades.
Ainda não explodiu mas é um diamante bruto e dizem os técnicos que o treinaram que tem muitas semelhanças com Jardel.

Airton, 19 anos, faz 20 em Fevereiro, é médio defensivo, 1,80 m e 77 kgs.
Começou num clube pequeno, o Nova Iguaçu. Chegou ao Flamengo para os júniores em 2008 e ainda nesse ano disputou alguns jogos pela a equipa principal. Em 2009 firmou-se na equipa tendo disputado 57 jogos, entre Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão.
É outro diamante para lapidar. Precisa ser mais frio na abordagem dos lances para fazer menos faltas.
Na minha opinião terá uma adaptação mais rápida ao futebol europeu que Alan Kardec.

Éder Luís (ainda por confirmar), 24 anos, faz 25 em Abril, é médio ala direito ou segundo ponta-de-lança, 1,69 m e 66 kgs.
Começou na formação do Atlético Mineiro e apenas saíu em 2008 para jogar por empréstimo no S. Paulo tendo sido campeão.
Mais experiente que Kardec e Airton, tem como caractrísticas principais a velocidade e o drible, marcando também golos. Foi o 2º melhor marcador do Atlético no último Brasileirão, atrás de Diego Tardelli.

As contratações do Benfica

Confirmadas as contratações de Alan Kardec e Airton, por confirmar Éder Luís e eventualmente mais alguém.
O Benfica aparentemente tinha um plantel equilibrado com dois jogadores para cada posição no início do campeonato. Porém, vimos com o decorrer da época que não era bem assim. E porquê, porque aconteceram lesões e castigos imprevistas/os.
Este campeonato que queremos muito ganhar e para tal apostámos bastante em termos de contratações, não será fácil, não só pelo F.C. Porto que quer rivalidar o título, como porque apareceu um Sp. de Braga mais forte do que esperávamos. Mas, mesmo sem lutar pelo título existem muitas equipas capazes de dificultar a vida aos candidatos. Basta ver o recente exemplo de Olhão no caso do Benfica!
O Sporting, que para mim já não é candidato, está a reforçar-se bastante nesta reabertura de mercado.
Voltando ao princípio do post e pelas razões atrás evocadas, acho que o Benfica precisava realmente duns reajustes no plantel.
Sobre os nomes já confirmados e por confirmar, sinceramente acho que são boas contratações e muito importante são jovens com muito potencial para explorar. Haja paciência para isso.
Será muito importante não "cobrar" demasiado destes jogadores de imediato para não acontecer o que está a acontecer com Keirrison. Talvez neste caso, por ser emprestado e ter sido uma transferência muito cara, não haja essa paciência.
Tenho lido alguns comentários em vários lugares de adeptos benfiquistas descontentes com o facto de serem todos brasileiros os novos reforços.
Claro que preferíamos que a maioria fossem portugueses, até para bem do futuro da nossa selecção, mas hoje em dia não podemos estar com lirismos. O futebol está globalizado, os melhores jogadores estão espalhados por vários campeonatos e mesmos os mais fortes não conseguem manter os jogadores nacionais.
Atente-se no caso de Espanha que tem um dos campeonatos mais fortes, mesmo assim vários internacionais actuam fora, em Inglaterra sobretudo.
E existe outro factor no caso dos principais clubes portugueses que os leva a contratar jovens promessas sobretudo no Brasil e Argentina, é que depois de se valorizarem são vendidos mais fácilmente e com maiores proveitos para os cofres dos clubes.
Então, venham bons jogadores para o Benfica independemente do país de origem!

Presente chorudo!

A época de Natal é marcada culturalmente pela troca de presentes entre as pessoas, presentes esses que vão desde as lembrancinhas até os produtos mais sofisticados.
A presente história é verídica e passou-se entre o jogador Fred (ex-Lyon) do Fluminense e um garçon do restaurante Porcão de Ipanema no Rio de Janeiro, a quem o primeiro ofereceu 30.000 reais de presente!
E porquê este presente tão generoso?
Porque na altura em que o Fluminense lutava para não baixar de divisão, o garçon que "torcia" pelo Vasco, fez uma promessa ao Fred de virar tricolor, caso o clube das Laranjeiras não fosse rebaixado.
Com a salvação do Fluminense confirmada, cumpriu a palavra "virando a casaca" e a recompensa foi compensadora.
Generoso este Fred!

Jogo das estrelas no Maracanã

Realizou-se hoje, no Maracanã perante 70.000 pessoas, sendo mais de 58.000 pagantes, o jogo das estrelas entre o "time do Zico" e o "time dos amigos do Zico" cujo resultado final foi um empate, 5-5!
O Jogo da Estrelas é organizado por Zico todos os anos por esta altura e tem carácter beneficiente.
Este ano, a partida contou com a presença de grandes ex-jogadores como Romário, Bebeto, Renato Gaúcho, Edmundo e Andrade (técnico do Flamengo), além de Zico claro, entre outros.
Actuaram alguns craques ainda em actividade, casos de Adriano, Ibson, Vagner Love, Ronaldo Angelim, autor do gol do hexacampeonato do Flamengo.
Também jogou o craque do futsal brasileiro Falcão.

Sacanagem!

Jorginho, adjunto de Dunga na selecção brasileira em declarações ao GloboEsporte, "Vontade também eu tenho, mas já estou com 45 anos. O meu tempo já passou, assim como passa o de todas as pessoas. Admiro a vontade deles, mas, para voltar à seleção, é preciso mostrar algo também dentro do campo".
Estas declarações surgiram na inauguração da estátua de Zico no Hall da Fama do Estádio do Maracanã, quando questionado sobre a vontade dos Ronaldos (fenómeno e gaúcho) de serem convocados para o Mundial da África do Sul.
A lista final dos convocados sairá em Maio. Até lá estará tudo em aberto.

Ainda não chegou e já pensa em sair

O francês Sinama Pongolle recém contratado pelo Sporting ao Atlético de Madrid, em entrevista ao diário francês "L'Equipe" diz:
“O meu objectivo é ficar lá um ou dois anos e depois encontrar um desafio ainda mais interessante”.
O francês naturalizado, nasceu nas Ilhas Reunião do Pacífico, não foi feliz no Atlético de Madrid e quer utilizar o Sporting como tranpolim para novo salto a breve prazo.
É caso para dizer, começa com o pé esquerdo a sua entrada nos leões.
Se as coisas não lhe correrem de feição, certamente será "cobrado" por estas declarações.
Será outro Caicedo?

Costa do Marfim estagia na Tanzânia antes do CAN-2010


A selecção da Costa do Marfim, adversário de Portugal no Mundial da África do Sul, escolheu a Tanzânia para efectuar o seu estágio de climatização entre 3 e 8 de Janeiro, antes de participar na 27ª edição do Campeonato Africano das Nações que decorre entre 10 e 31 de Janeiro próximo em Angola.
Na Tanzânia, os “Elefantes”, nome de guerra dos costa-marfinenses, disputarão duas partidas amigáveis, uma contra a selecção local e outra com uma formação ainda por determinar.
No CAN, a Costa do Marfim está no Grupo B junto com o Gana, o Togo e Burkina-Faso (de Paulo Duarte).

Miguel mais uma vez metido em sarilhos

Costuma-se dizer que "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita". Parece ser o caso de Miguel, internacional português do Valência.
Ainda estava em Portugal e foi notícia por diversas vezes sempre por causa de noitadas e envolvimento em confusões.
A passar as férias de Natal em Portugal mais uma vez se envolve em problemas, desta vez bem mais graves pois parece que não são apenas as habituais agressões, também teve tiroteio.
Enfim, Miguel nunca mais ganha juízo e está a desperdiçar uma carreira que prometia muito quando estava no Benfica e era titular indiscutível da Selecção Portuguesa.
Entretanto, o seu advogado veio dizer que estava no local errado, à hora errada, e que tem de saber escolher melhor as companhias!

A verdade sempre aparece

Sei que os meus amigos portistas não vão gostar mas tenho que publicar isto.
Por mais evidente que seja, a verdade é que o F.C. Porto não a aceita, só porque nos últimos 20 a 30 anos vem dominando o futebol português, embora à custa sabe-se lá de que artimanhas. Nós até sabemos!
Infelizmente nem todos os jogadores dizem o que pensam porque sabe-se lá o que o futuro lhes reserva e o futebol em muita coisa é um mundo-cão.
Finalmente houve um que disse o que pensa, chama-se César Peixoto.
O Benfica é muito, muito maior do que o FC Porto. O F.C. Porto é grande, mas o Benfica é inigualável. Em todo o lado onde joga, movimenta sempre imensos adeptos. Foi fantástico, por exemplo, em Leiria, ver centenas de pessoas à nossa espera. É uma sensação muito boa. Até no Canadá tivemos centenas de benfiquistas a apoiar-nos. Hoje já tenho conhecimento de causa e posso dizer que o Benfica é o maior clube de Portugal. Temos tido a oportunidade de sentir um ambiente muito forte no Estádio da Luz, e os adeptos têm-nos empurrado sempre para a vitória, mesmo em momentos em que a equipa podia desanimar.

Mais palavras para quê?

Treinadores das equipas da Série A brasileira

O futebol no Brasil ainda está de férias, mas os clubes não páram ultimando as contratações tendo em vista os estaduais que se iniciam já em Janeiro.
Entretanto, todos os clubes já têm treinador. Vejam a lista completa:
Flamengo - Andrade (manteve-se)
Internacional - Fossati (Uruguaio, ex-LDU do Equador). Saíu Mário Sérgio que havia substituído Tite.
São Paulo - Ricardo Gomes (manteve-se)
Cruzeiro - Adilson Baptista (manteve-se)
Palmeiras - Muricy Ramalho (manteve-se)
Avaí - Péricles Chamusca (ex-Sport Recife)
Atlético (Mineiro) - Vanderley Luxemburgo (ex-Santos e Palmeiras)
Grêmio P.Alegre - Silas (ex-Avaí)
Goiás - Hélio dos Anjos (manteve-se)
Corinthians - Mano Menezes (manteve-se)
Barueri - Vinícius Eutrópio (ex-Ituano-S.Paulo)
Santos - Dorival Júnior (ex-Vasco da Gama)
Vitória (Bahia) - Ricardo Silva (ex-adjunto)
Atlético (Paranaense) - Antônio Lopes (manteve-se)
Botafogo - Estevam Soares (manteve-se)
Fluminense - Cuca (manteve-se)
Vasco da Gama - Vágner Mancini (ex-Vitória)
Guarani - Oswaldo Alvarez - Vadão (manteve-se)
Ceará - René Simões (ex-sel.Costa Rica)
Atlético (Goianiense) - Arthur Neto (manteve-se)

Com o dinheiro de Airton e não só

O Flamengo campeão brasileiro de 2009 já confirmou a saída de Airton para o Benfica.
Com o dinheiro proveniente (1,1 milhões de euros) está no mercado para reforçar a equipa tendo em vista não só o Campeonato Carioca que se inicia em Janeiro e o Brasileirão em Abril, mas sobretudo a Copa Libertadores do próximo ano.
Entre o clube e Vagner Love existe interesse mútuo. Um para reforçar o seu ataque, outro porque depois de ter sido agredido por adeptos palmeirenses não quer continuar no clube dos italianos de S. Paulo. E até o CSKA da Rússia dono do passe, cujo empresário é o português Dionísio Castro (conhecem?) quer vê-lo no FLA por causa da Libertadores. O único problema é que o Palmeiras que tem os direitos desportivos dele até Junho, quer dinheiro e não jogadores.
Adriano também está confirmado apesar de ter tido convites da Europa mas que declinou após ter sido aconselhado que seria mais feliz ficando, não fosse repetir-se a história que viveu em Milão e aumentado em 40%.
Também Obina que esteve emprestado ao Palmeiras fazendo até uma excelente época mas terminada negativamente após uma troca de agressões com um colega de equipa poucos jogos antes de terminar o campeonato, está de volta.
Para além do dinheiro de Airton, o Flamengo vai assinar o maior contrato de patrocínio jamais assinado por um clube brasileiro. Será com a empresa Hypermarcas e no montante de 28 milhões de reais por uma época. Qualquer coisa como 11,2 milhões de euros aproximadamente.
Até ao momento, do onze titular, apenas Airton (para o Benfica) e Zé Roberto (quase no futebol alemão) estão de saída.

Feliz Natal a todos

Desejo um Feliz Natal a todos os que me visitarem e que o festejem com muita saúde e paz!

Abel Xavier acaba a carreira e converte-se ao islamismo


Antigo jogador internacional do Benfica, Abel Xavier pôs ponto final numa longa carreira e anunciou em conferência de imprensa transmitida em directo por vários canais televisivos do Golfo Pérsico a sua conversão ao islamismo. No Emirado de Ras al-Khaimah, na presença de elementos da família real e de um imã, Abel Xavier anunciou o seu testemunho de fé e a participação num projecto humanitário cujo objectivo é beneficiar a vida de milhões em África. Pouco depois de ter estado em casa do xeque Ahmed bin Saqr Al-Qasimi, irmão do príncipe regente, revelou que abraçou o Islão depois de um longo período de reflexão.
"Nunca falei disto, mas posso revelar que foi através do mundo muçulmano que ultrapassei os períodos mais complicados da minha carreira. Em momentos de aflição, encontrei o conforto no Islamismo”, contou. A experiência “muito marcante”, em 2003, no Galatasaray, da Turquia, alimentou o interesse no Islão. “Lentamente, aprendi uma religião que professa a paz, a igualdade, a liberdade e a esperança. Alicerces em que me revejo. Só depois de um conhecimento profundo e de uma vivência intensa, tomei esta decisão. Gostava de agradecer à família real o carinho e afecto. Abraçaram-me e fizeram-me sentir especial”.
Agora, Abel diz-se preparado para uma nova vida.
Ao contrário do que as aparências podem fazer supor, sempre tive hábitos rigorosos e vou respeitar as regras do Islão. Mas o compromisso com Deus é privado”, afirma.
Uma nova vida, quase de certeza, com novo nome: “O xeque Taleb Al-Qasimi, que apadrinhou a minha conversão, gostaria que eu tivesse o nome de Faisal, em homenagem a um antigo rei”.
(Fonte: A BOLA)
 
Depois de sair do Benfica, Abel Xavier correu vários países e várias equipas da Europa até se transferir para Galaxy de Beckam dos EUA.
Ficou conhecido também pelo seu visual extravagante desde que emigrou.

Se a moda pega

O Sporting aboliu as apresentações públicas de treinadores e jogadores.
Sucedeu antes com Carlos Carvalhal e agora com João Pereira!
Não se sabe bem porquê mas realmente parece que para os lados de Alvalade já não há mais trabalho para a imprensa com as apresentações das contratações.
Ainda se pensou que tivesse sido apenas com Carvalhal para este não ter de passar pela humilhação de lhe perguntarem se não se importava de ser uma quinta escolha. Mas afinal a situação manteve-se agora com o jogador do Braga que o Sporting contratou.
Quem lhe deu as boas-vindas foi o grande Fernando Mendes responsável pela Juve Leo que o convidou para o jantar de Natal da claque.
Ao nível que o Sporting chegou!

Ainda a propósito do Benfica-Porto

Já foi escrito aqui e ali que o Benfica está  mais sólido e deu uma prova cabal neste jogo com o Porto que afinal tem plantel e estofo para ser campeão. Mas o que foi dito antes deste jogo é que vai ser escalpelizado aqui.
Muitos jornais, comentadores, paineleiros, blogueiros, etc. afirmaram durante a semana passada que o Benfica goleou, fez até boas exibições mas que isso tinha sido por demérito dos adversários em muitos casos e noutros porque teve ajudas, que o pico de forma veio cedo demais, que quando os campos ficassem pesados e debaixo de chuva não aguentaria porque tinha jogadores muitos leves e tecnicistas e ainda que na hora das decisões seria mais do mesmo dos últimos anos. Enganaram-se!
Uma opinião que não esqueço, por ter vindo de quem veio (Manuel José), foi esta: o Benfica é uma equipa assustada neste momento.
Acresce que a equipa se debatia com uma onda de lesões (Aimar, Ruben Amorim, Ramires), de castigos (Di Maria e Coentrão) e ainda gripes (David Luiz). Tudo isto fez com que mesmo aqueles que acreditam na equipa estivessem preocupados. Eu incluído, confesso!
Este jogo de domingo veio provar duas coisas.
Uma é que nem sempre o mesmo filme se repete, a propósito da onda de optimismo dos portistas que achavam que à semelhança das duas épocas anteriores, as exibições e resultados menos conseguidos tinham passado e agora era só repetir o filme e seguir tranquilamente rumo ao penta.
Outra é que afinal de contas a equipa do Benfica, embora ainda com algumas oscilações, naturais por ser uma equipa em construção e que não tem ainda os níveis de confiança necessários para superar todas as adversidades que vão surgindo, umas naturais, outras provocadas, tem estofo de campeão. Isso vê-se nos grandes momentos como foi o caso de domingo.
Já na 5ª feira para a Liga Europa, embora com uma equipa vulgar (AEK), um Benfica claramente reserva, à excepção de Di Maria, venceu tranquilamente, o que veio demonstrar que não é igual ao dos últimos anos.
Confesso que face às ausências de Di Maria e Coentrão no jogo com os portistas cheguei a pensar que a única solução para a esquerda seria Urreta mas tive dúvidas que Jesus o colocasse no onze inicial porque não tinha ritmo competitivo e falava-se até dum possível empréstimo em Janeiro. Afinal foi mesmo ele a surpresa (boa) e que de certo modo deve ter baralhado a estratégia do Porto que esperava talvez Peixoto nesse lugar. Fucile que normalmente se adianta muito ficou preso atrás com medo do miúdo que lhe deu vários nós-cegos, e como se diz na gíria, meteu-o no bolso.
Concluindo, temos Benfica para lutar pelo título mesmo com as armadilhas que lhe têm sido colocadas (Braga e Olhão), temos um Braga teimosamente lá em cima e concerteza temos Porto a querer defender o título.

A regra da falta de reacção

Muito se tem falado esta época da regra da falta de reacção do Benfica quando sofre um golo antes de ter marcado.
Realmente, tirando os empates com o Marítimo (na Luz) e Olhanense (em Olhão), nos outros jogos em que isso aconteceu perderam, casos de Guimarães (na Luz para a Taça), em Braga e em Atenas.
O curioso é que a imprensa que tanto bateu no Benfica por causa dessa situação, esqueceu-se de mencionar exactamente a mesma falta de reacção do Porto até este jogo com o Benfica.
Só agora se fala nisso!
Quando o Porto sofreu um golo antes de marcar, só em Chipre deu a volta. Nos outros, empatou em Paços de Ferreira, empatou (no Dragão) com o Belenenses, perdeu em Braga, perdeu com o Marítimo (na Madeira), perdeu com o Chelsea (em Liverpool) e agora com o Benfica. Ou seja, no cômputo geral o Porto fez pior que o Benfica mas até aqui esse facto não havia sido mencionado pela comunicação social.

A propósito de grandeza ou da falta dela

Escreve o Record que as acções da SAD do Benfica (2,72) subiram ontem 17 cêntimos depois da vitória da véspera frente ao F.C.Porto.
Esta notícia por si só não tem nada de extraordinário. O extraordinário é que mesmo antes desse jogo, aliás há muito tempo até, o valor unitário das acções do Porto (1,32) e do Sporting (1,30) somados não chegam ao valor das do Benfica. Isto leva-me a perguntar porque será?
Provavelmente os investidores são burros ou andam enganados?
Não, as acções do Benfica valem mais porque a marca Benfica vale muito mais, em Portugal e no Mundo.
Embora o Porto (sobretudo) e o Sporting não queiram aceitar, esta é a razão.

Miguel Sousa Tavares anda confundido

Há precisamente uma semana era só elogios, dizia no jornal A BOLA: "Para aqueles que insistem em continuar a não perceber, o FC Porto voltou a mostrar em Madrid porque razão é o único clube com dimensão europeia do nosso futebol. Com ou sem crise do Atlético, não é qualquer um que chega a Manzanares e dá uma lição de bola ao Atlético, acompanhada de um retumbante 3-0, que ainda podia ter sido mais. Quem conta no futebol espanhol viu certamente com muita atenção a portentosa exibição de Bruno Alves e aquele incrível golo a frio, o pânico que Hulk conseguia gerar entre a defesa colchonera, e a facilidade exuberante com que Fucile meteu ao bolso Simão Sabrosa, deixando-o reduzido ao habitual expediente de se atirar para o chão na área — que tão bons resultados dava com árbitros portugueses e ao serviço do Benfica, mas que na Europa só leva os árbitros a aconselhar-lhe juizinho.
As grandes equipas, como os grandes jogadores, são as dos grandes jogos. Esta época, a equipa tem sido medíocre nos jogos menos importantes (ainda anteontem, contra o Setúbal), mas, nos momentos a sério — como em Stamford Bridge, contra o Chelsea — nota-se a diferença. Mas, para ter um lugar certo entre o clube dos dez mais da Europa, faltam a esta equipa algumas peças essenciais: um guarda-redes de top e dois médios de ataque criativos. Depois, falta que Cristián Rodríguez comece a jogar qualquer coisa e que Fernando deixe de ser apenas um bom médio defensivo, alargue o seu raio de acção no jogo, perca o medo de ir à frente e melhore muito a qualidade dos seus passes. Mas, para já, conquistou o seu habitual lugar, pelo menos, nos dezasseis avos-de-final da Champions, já cobrou 18 milhões de proveitos e, pela situação actual do campeonato, já tem praticamente garantida a participação na Champions do ano que vem, mesmo que fique em segundo lugar (porque, como cabeça de série, é de prever uma eventual qualificação acessível)".
Depois desta prosa, é caso para perguntar onde andou este domingo esse tal Hulk que lançou tantou pânico em Madrid, assim como o que aconteceu com Fucile que desta vez foi metido no bolso do miúdo Urreta! Atrevo-me a dizer que talvez tenha sido por não querer ver os jogos do Benfica. Assim não se preparou bem para o jogo. E, por onde andou a grande equipa dos grandes jogos?
Hoje, no mesmo espaço (A BOLA) vem dizer: "F.C.Porto jogou mal e perdeu bem porque não tem meio-campo".
É caso para perguntar, afinal Miguel em que ficamos? Ele anda mesmo confundido! Como as coisas mudam numa semana apenas.

Airton deve assinar hoje

O JOGO noticiava que Airton chegava hoje a Lisboa para assinar pelo Benfica.
Também a imprensa brasileira confirmava que viajou no domingo para Portugal com o seu empresário Jorge Morais para assinar pelo Benfica por 5 épocas. Esqueceram-se da meia que falta!
Ainda de acordo com a mesma fonte o Benfica teria aumentado a proposta pelos 15% dos direitos desportivos que pertencem ao Flamengo.

A minha melhor prenda de Natal


Quando o mestre da táctica surpreende o professor

Acabou há pouco o tão aguardado clássico Benfica-Porto com vitória do Benfica por 1-0.
Ninguém esperava a inclusão de Urreta no onze do Benfica, um jovem internacional sub-20 uruguaio que ainda não tinha feito nenhum jogo a titular esta época portanto sem ritmo competitivo e isso notou-se na 2ª parte em que acabou sendo substituído. No tempo que jogou, não só não permitiu as subidas do compatriota Fucile, como lhe deu um "banho de bola".
Que agradável surpresa. O V. Setúbal que andava a tentar o seu empréstimo a partir de Janeiro, depois deste jogo já não deve ter sorte.
Apesar de condicionado com lesões e castigos, o Benfica foi ligeiramente superior ao Porto e isso ficou comprovado em tempo de posse de bola, cantos e até oportunidades mais flagrantes.
Com a falta de ritmo competitivo de Urreta e Carlos Martins, mais a situação física precária actual de Ramires, o Benfica lutou com as armas disponíveis e lançou mão a meio da 2ª parte de soluções de recurso que deram conta do recado, Weldon na esquerda do ataque não sendo um flanqueador deu muito trabalho à defesa do Porto graças à sua velocidade e força, Luis Filipe que também quase não tinha jogado até agora, substituíu Ramires e Felipe Menezes entrou para o lugar do também sem ritmo devido a lesão, Carlos Martins que fez uma 1ª parte de luxo.
O Porto começou melhor o jogo, num ritmo muito elevado encostando o Benfica, mas foi perdendo gás e acabou dominado nos últimos 30 minutos, sendo nessa altura que surgiu o golo de Saviola que deu a vitória. Entrou novamente melhor na 2ª mas o seu meio campo nunca conseguiu controlar o jogo, devido à garra dos benfiquistas e do apoio dado ao sector por Saviola que acabou sendo o melhor em campo.
Sobre o árbitro Lucílio Baptista, não conseguiu agradar a ninguém. Perdoou um penálti para cada lado e no capítulo disciplinar também deixou a desejar.

O clássico da fome e da fartura

Uma crónica interessante e imparcial publicada no jornal "O JOGO" sobre o clássico de hoje em Portugal.
Curiosamente empatados em vitórias (76) em todo o seu historial de ambos.
O Benfica dominou durante mais ou menos 50 anos e o Porto domina há mais ou menos 30.

Um clássico escrito com a letra J.
JJ de Jorge Jesus, J de Jesualdo. Um mestre das tácticas, um professor.
Dois treinadores com muitas dúvidas para o clássico desta noite na Luz. Um por falta de soluções; o outro pelo excesso delas.

Do lado do Benfica, Jorge Jesus não tem Sidnei, Fábio Coentrão e Di María. E diz que ainda não sabe se terá Aimar e Ramires. Mas Jesualdo Ferreira não acredita e até já conta com o brasileiro no onze titular dos encarnados. O problema do lado dos portistas acaba por ser o oposto: há excesso de opções. Sem lesionados ou castigados, as decisões que o "profe" terá de tomar são sobretudo no meio-campo e ataque. Tira Varela do onze para lançar o tradicional tridente com Hulk, Rodríguez e Falcao? Coloca Guarín no lugar de Belluschi por causa do previsível mau estado do relvado da Luz? Dores de cabeça que o próprio Jesus admite que gostaria de ter.
O Benfica-FC Porto desta noite é um tira-teimas entre aqueles que, a esta data, parecem os mais fortes candidatos ao título desta temporada, apesar de, independentemente do que acontecer, o Braga ir sempre chegar a 2010 como líder de campeonato. Mas é também o choque frontal de dois dos treinadores empregados em Portugal que têm mais jogos na Liga Sagres (Jesualdo leva 295, Jesus soma 282, e apenas são superados por Carlos Brito, com 326).
Será o 12º jogo entre ambos, e quis o destino que aconteça precisamente um dia antes de se celebrar o sexto aniversário desde a primeira vez. E foi também num jogo de alta tensão: um sempre escaldante dérbi do Minho que terminou com a vitória do Braga de Jesualdo sobre o Guimarães de Jesus por 2-1. Na segunda volta, aconteceu a vingança, com o Vitória a vencer por 1-0.
Depois disso, o agora treinador do Benfica apenas por mais uma vez voltou a vencer o homem que defronta esta noite: foi em Maio de 2005, quando o seu Moreirense derrotou o Braga por 2-1. Mas nem assim evitou a descida de divisão. Contas feitas, Jesualdo ganhou sete vezes, tendo empatado duas. Esta noite, a partir das 20h15, o Estádio da Luz dará mais um número a estas contas.

Está difícil o "parto" de Airton

Fazendo fé nas notícias da imprensa de hoje, o Flamengo está a tentar sensibilizar a Traffic e o clube Nova Iguaçú para que ele fique, pelo menos mais uma época no Brasil.
Todos já perceberam que o problema é que o Flamengo quer receber bastante mais dinheiro.
Como já foi dito aqui noutro post, os cariocas são donos de apenas 15% do passe e o que lhe caberia considerando a oferta do Benfica (3 milhões de euros) seria menos do que está na cláusula de rescisão. Acontece por outro lado que eles é que detêem os direitos desportivos e então estão tentando ganhar mais, ou em alternativa tirar dividendos do facto da Traffic querer aceitar a proposta do Benfica.
Agora tentam sensibilizar a empresa alegando que pode ser mais vantajoso vendê-lo no próximo ano porque vai participar na Copa Libertadores e pode-se valorizar, alegam.

A guerra Porto-Lisboa, agora por causa da Red Bull Air Race


A prova aeronáutica Red Bull Air Race tem sido realizada nos últimos três anos na cidade do Porto.
Agora a prova foi transferida para Lisboa e está instalada mais uma guerra entre as duas maiores cidades portuguesas.
O Presidente da Associação Comercial do Porto vem acusar o Ministro do Turismo de mentiroso.
Felizmente o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa está disponível para alternar com o Porto a prova do calendário internacional.
Assim talvez acabem as "birras" e o despique entre as duas cidades.

Durval quase no Benfica


(Na foto é o do meio em cima)
Confesso que fiquei surpreso ao ler a notícia agora no jornal "A BOLA" online.
É um facto que o jogador está livre, não renovou contrato com o Sport de Recife porque pediu muito dinheiro e o clube vai disputar a Série B.
Segundo a imprensa brasileira estaria a negociar com Santos e Botafogo.
Ao vê-lo a assistir ao Benfica-AEK desta noite (foto acima) e ao ler que inclusivé já fez exames médicos, então acredito que a transferência está iminente.
O que dizer de Durval?
O Durval das duas épocas e meia, esquecer esta última meia do Brasileirão, é um central forte na marcação, é canhoto, remata forte e faz muitos golos de cabeça na sequência de bolas paradas.
Porque esquecer esta última meia época? Porque Durval, assim como toda a equipa do Sport caíu a pique depois de ser eliminada da Libertadores pelo Palmeiras no desempate por grandes penalidades. Logo depois começaram as confusões, saíu o técnico Nelsinho Batista, veio o Leão, saíu e veio o Péricles Chamusca que ainda saíu antes do final do campeonato, logo que a equipa baixou de divisão.
Aposto que tem dedo de Weldon nessa negociação. Concerteza foi ele o intermediário entre Jesus e Durval.

Mais uma vitória para a Liga Europa


O Benfica terminou hoje a fase de grupos da Liga Europa com mais uma vitória, desta vez sobre o AEK de Atenas por 2-1, ficando em 1º lugar no seu grupo com 15 pontos (5 vitórias e 1 derrota), aliás mesmo perdendo já o tinha garantido.
O resultado foi muito bom considerando que do onze normalmente titular apenas jogou Di Maria que está fora do clássico com o Porto por castigo e então não tinha porque ser poupado.
Curiosamente, ou talvez não, foi ele que marcou os dois golos, coisa rara e logo numa altura em que vinha baixando de rendimento.
Oxalá estas férias forçadas mais as de Natal o façam voltar à boa forma porque o Benfica precisa dele.
Não posso deixar de referir também que jogou a titular e esteve muito bem o capitão dos júniores Roderick Miranda. Já não é uma promessa, é uma realidade do futebol português!
Para além do Benfica, qualificou-se para a fase seguinte o Everton da Inglaterra.
O sorteio é já amanhã!

Maravilhas da tecnologia

O estádio flutuante de Singapura, que será Sede dos Jogos Olímpicos da Juventude - 2010

Feito com vigas de aço sob a Marina Bay, o campo tem as medidas oficiais da FIFA. Contando com a área fora das linhas, tem 120 metros de comprimento e 83 de largura.

Volte face no caso Andrade (Flamengo)

"Negociação na madrugada deixa treinador mais perto do Fla, apesar do arranhão na relação com o departamento de futebol", é esta a notícia de hoje na imprensa brasileira.
O meu último post dizia que Andrade estaria com um pé fora do Flamengo por desencontro de verbas para a renovação, mas agora tudo indica que deve ficar.
Para isso, teve de abdicar da sua pretensão (250 mil reais mensais) e o clube por sua vez subiu ligeiramente a inicialmente apresentada (110 mil) e oferece-lhe agora 150 mil.
É possível que ainda hoje fique tudo acertado. Uma coisa porém é certa, as relações do treinador com os membros do departamento de futebol não serão mais as mesmas, garantem!
Falou mais alto o seu flamenguismo e provavelmente a pouco vontade em embarcar em aventuras asiáticas.

Técnico campeão pode estar de saída

Lá como cá, a prata da casa não é valorizada.
Às vezes os clubes pagam fortunas por técnicos e jogadores sem provas dadas, esquecendo-se de valorizar o que têm em casa, o que é uma pena.
Neste caso está Andrade, estrela do Flamengo dos anos 80, que assumiu a liderança da equipa em finais de Julho, após a saída de Cuca, levando o popular FLA ao título após 17 anos de jejum.
Andrade tem sido o eterno adjunto e por isso tinha um vencimento baixo comparando com o que ganham os técnicos dos principais clubes brasileiros. Assumiu o cargo interinamente e foi ficando por isso não foi aumentado. Nas negociações para a renovação, ele exigiu 240% de aumento, enquanto o clube só quer dar 120%.
Após o encontro entre as partes realizado hoje em que não houve acordo, ele prometeu dar uma conferência de imprensa amanhã para revelar a sua verdadeira situação no Flamengo.
Está mais que visto que ele, como flamenguista quer ficar, mas não abdica dum aumento consentâneo com o estatuto que atingiu. Segundo ele, tem um convite do Médio Oriente.  

Coritiba, lembram-se do vídeo da confusão?


O crime não compensa!
O Coritiba, ou o "coxa" como são conhecidos os alvi-verdes de Curitiba, depois dos incidentes provocados pelos seus adeptos no final do jogo com o Fluminense em que empataram (1-1) e acabaram por descer de divisão, acaba de ser punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com a pena de interdição do seu Estádio Couto Pereira por 30 jogos e uma multa de 610 mil reais (uns 250 mil euros).
Foi um rude golpe para o Coritiba, baixar de divisão e não poder disputar todo o campeonato e copa do Brasil em casa.
E tudo isto aconteceu no ano do centenário!

Um nojo, como sempre!

Miguel de Sousa Tavares, o conhecido anti-benfiquista primário volta a atacar nas páginas de "A BOLA"!
Antes de passar à transcrição da crónica, se deixar para o final já ninguém vai ler, gostaria de fazer algumas considerações.
Ele fala como se o seu F.C.Porto fosse um clube de "anjinhos", tão bem comportadinhos eles são.
Ainda há bem poucos dias, o chefe da claque Super-Dragões estava a ser julgado em Tribunal por ter ajudado um outro a fugir da polícia quando vendia bilhetes no mercado-negro.
São bem conhecidos os actos de vandalismo da mesma claque por todos os lugares por onde passa. O último caso conhecido foi precisamente aquando do Olhanense-Porto.
Porque será que os casos de vandalismo envolvendo a claque do Benfica, são precisamente contra os clubes apadrinhados pelo seu Porto.
Grande parte da imprensa deu conta da forma como a equipa do Olhanense lutou contra o Benfica, ao contrário de outros jogos, por isso está no lugar que está.
O mesmo MST, ainda há bem pouco tempo quando o Benfica goleava e o seu clube mesmo ganhando não jogava nada, reconhecia que o Porto não era o mesmo doutras épocas. Agora, depois das goleadas em Guimarães e em Madrid e a descida de produção do Benfica, vem pô-lo nos píncaros.
O apito dourado e Platini não podiam faltar também vangloriando-se que acabou só porque infelizmente a nossa justiça é incompetente. Enfim!

A partir de agora, a palavra a Miguel Sousa Tavares:
1- A situação repete-se desde há anos e gostaria que alguém ma esclarecesse: porque será que de cada vez que há desordens nas bancadas durante um jogo de futebol transmitido na televisão, nós somos pudicamente postos visualmente à margem dos acontecimentos? Será que há «instruções superiores» para ocultar a violência nos estádios, de modo a fazer crer que essa coisas não existem por cá, ou de modo a não nos impressionar? Não sei, mas seria bom sabê-lo porque, para todos os efeitos, estamos perante um acto de censura, deliberado e em directo. E, perante um anti-jornalismo, que, confrontado com a notícia a acontecer nesse momento, opta por desviar o olhar e assobiar para o ar, fingindo que nada de importante se está a passar.

Sábado, em Olhão, viveu-se mais uma situação dessas, em que durante largos minutos, quinze ou vinte, o relator e o comentador da Sport TV iam fazendo vagas referências às «cenas lamentáveis» que se estavam a viver na bancada, sem ousarem dizer ao certo do que se tratava e, sobretudo, com o realizador a ter um extremo cuidado para evitar mostrar qualquer imagem da cena. E durante largos minutos, foi possível apenas ao espectador aperceber-se da gritaria que vinha das bancadas, da chegada de constantes reforços policiais e até mesmo da apreensão patente nos rostos de jogadores e árbitro — a certa altura, chegando mesmo a suspender o jogo por instantes. O pudor foi ainda levado ao ponto de ocultar quem estava a protagonizar os desacatos — embora não fosse difícil de adivinhar, visto que eles tinham começado logo após o golo inaugural do Olhanense. Mas, a certa altura, houve um ligeiro descuido do realizador e durante breves segundos lá foi possível ver uma entusiasmada claque benfiquista lançando cadeiras e tudo o que tinha à mão para cima da bancada dos sócios do Olhanense.
A esta hora, talvez o presidente do Olhanense já não esteja tão certo que foi uma boa decisão, «uma homenagem aos sócios do clube», renunciar a jogar antes no inútil monumento do Estádio dos Contribuintes do Algarve. Afinal de contas até, e como vem sendo habitual, a anunciada enchente que sempre se anuncia com as visitas do Benfica afinal traduziu-se em meia-casa, se tanto. Este é , aliás, um fenómeno curioso: porque será que quando o Benfica visita um clube «pequeno» se anuncia sempre uma enchente que depois nunca ou quase nunca se confirma? Será que há alguma relação entre isso e o comportamento habitual das claques benfiquistas?

2 - Outra coisa que também já entrou nos hábitos futebolísticos nacionais são as declarações do presidente do Benfica na véspera destes jogos. Recebido e apaparicado nas Casas do Benfica ou nos Paços do Concelho locais, Luís Filipe Viera aproveita sempre para dar início ao jogo do dia seguinte ou dessa noite, com um pouco subtil jogo de pressão psicológica. E uma das coisas recorrentes nas suas jogadas prévias são as queixas de que estes adversários costumam jogar muito contra o Benfica — coisa que, para Vieira, é altamente suspeita... Também desta vez, em Olhão, o presidente do Benfica voltou a queixar-se da «motivação extra» dos adversários quando jogam contra o Benfica. Essa motivação extra (contra o Benfica e contra os outros grandes) que, aqui e em todo o lado, é reconhecida por jogadores e treinadores e saudada como coisa louvável por todos os comentadores, isso que, por exemplo, dá origem ao tal «espírito da Taça», para o presidente do Benfica é uma coisa lamentável e motivo de suspeitas. «Não podemos confirmar, mas sabemos o que se passa e como se fazem as coisas...» — disse ele, a propósito, e lançando mão dessa linguagem da insinuação tão cara ao futebol português.
Assim, o principal responsável pelo autoproclamado maior candidato ao título deste ano estranha e lamenta que o Olhanense, por exemplo, não facilite quando enfrenta o Benfica. Aqui está alguém que verdadeiramente contribui para o fair-play e para a «verdade desportiva».
O que valeu ao Benfica em Olhão foi, como é habitual também, os últimos minutos do jogo, um fiscal de linha desatento à posição de Nuno Gomes no golo do empate e um árbitro atento ao facto de domingo haver um Benfica-Porto, quando se encaminhou para Cardozo, depois de expulsar Djalmir, e pelo caminho mudou o vermelho a Cardozo para amarelo.

3 - Para aqueles que insistem em continuar a não perceber, o FC Porto voltou a mostrar em Madrid porque razão é o único clube com dimensão europeia do nosso futebol. Com ou sem crise do Atlético, não é qualquer um que chega a Manzanares e dá uma lição de bola ao Atlético, acompanhada de um retumbante 3-0, que ainda podia ter sido mais. Quem conta no futebol espanhol viu certamente com muita atenção a portentosa exibição de Bruno Alves e aquele incrível golo a frio, o pânico que Hulk conseguia gerar entre a defesa colchonera, e a facilidade exuberante com que Fucile meteu ao bolso Simão Sabrosa, deixando-o reduzido ao habitual expediente de se atirar para o chão na área — que tão bons resultados dava com árbitros portugueses e ao serviço do Benfica, mas que na Europa só leva os árbitros a aconselhar-lhe juizinho.
As grandes equipas, como os grandes jogadores, são as dos grandes jogos. Esta época, a equipa tem sido medíocre nos jogos menos importantes (ainda anteontem, contra o Setúbal), mas, nos momentos a sério — como em Stamford Bridge, contra o Chelsea — nota-se a diferença. Mas, para ter um lugar certo entre o clube dos dez mais da Europa, faltam a esta equipa algumas peças essenciais: um guarda-redes de top e dois médios de ataque criativos. Depois, falta que Cristián Rodríguez comece a jogar qualquer coisa e que Fernando deixe de ser apenas um bom médio defensivo, alargue o seu raio de acção no jogo, perca o medo de ir à frente e melhore muito a qualidade dos seus passes. Mas, para já, conquistou o seu habitual lugar, pelo menos, nos dezasseis avos-de-final da Champions, já cobrou 18 milhões de proveitos e, pela situação actual do campeonato, já tem praticamente garantida a participação na Champions do ano que vem, mesmo que fique em segundo lugar (porque, como cabeça de série, é de prever uma eventual qualificação acessível).

4 - O que acima escrevi, significa que acho que o Sporting já foi e que o Braga não chegará lá — aos dois primeiros lugares do campeonato. Uma e outra coisa venho aqui prevendo desde o início do campeonato. O Sporting, porque toda a gente vê, a olho nu, que não tem equipa e, quando assim é, não bastam a vontade ou a fé. O Braga, porque muito tem já feito — e muita coisa com alguma sorte — mas não acredito, não vejo, que a equipa tenha a consistência e a resistência de um líder. Um líder tem de jogar sempre para ganhar e, para tal, precisa de individualidades que resolvam os jogos que o conjunto não consegue resolver. Para isso é preciso ter um Saviola ou um Hulk, e o Braga não tem. Ao longo de trinta jornadas, isso acaba por fazer diferença.

5 - O «Apito Dourado» morreu de vez, esta semana, no Tribunal da Relação de Coimbra, com a confirmação da absolvição de Pinto da Costa e restantes co-arguidos, no caso do suposto suborno do árbitro do Beira-Mar-FC Porto de 2004 — um jogo que já não contava para nada, excepto para alimentar a inveja e maledicência nacionais. Olhando para o teor dos acórdãos, qualquer um pode concluir facilmente que, se tivesse tido um mínimo de isenção e bom-senso, nunca o Ministério Público teria assumido aquela acusação, pela simples razão de que tudo o que tinha baseava-se apenas na vendetta pessoal de uma testemunha que merecia zero de credibilidade. Porque escrevi isso aqui desde o primeiro dia, sinto-me também vencedor do processo. E só lamento que os notavelmente vencidos não assumam agora as suas responsabilidades. O único que o fez foi o pateta do Platini — mas, tal como agora se retratou, também antes acusou e difamou sem fazer ideia do que estava a falar. Mas a dr.ª Maria José Morgado, o dr. Pinto Monteiro e o dr. Ricardo Costa nem essa desculpa têm. O que lhes vale é que este é o país da impunidade.

O estádio da meia-final do Mundial-2010

O Mundial-2010 está à porta e muitos dos estádios ainda não estão prontos.
O do jogo das meias-finais, Estádio Green Point na cidade do Cabo (Cape Town) está pronto.




A entrega simbólica das chaves

PETKOVIC, foi a melhor contratação do Flamengo!


O Flamengo arrastava-se no Brasileirão e nem o mais crente dos “torcedores” imaginava que ainda iria ser campeão esta época.
À 21ª jornada estava em 14º lugar! Depois até ao final, em 17 jornadas só foi derrotado uma vez.
Petkovic (sérvio, ex-Real Madrid e não só) estava sem clube e ninguém apostava nele por ter 36 anos, agora 37 e depois de uma época falhada no Atlético Mineiro.
Até que foi procurado pela Direcção do Flamengo para negociar uma dívida muito antiga que atingia 18 milhões de reais (contas redondas uns 5 milhões de euros) e que levava todos os meses ao clube 15% da receita por decisão da Justiça!
Em boa hora o fizeram pois com a negociação não só ganharam 5 milhões que o jogador concordou em abater à dívida, como ainda ganharam o melhor reforço da década. E olhem que a intenção não era contratá-lo mas sómente negociar a dívida.
Petkovic que já confessou a sua paixão pelo clube, propôs-se jogar recebendo um salário irrisório (80.000 reais) não só para o seu valor, como para a média do que auferem os craques do futebol brasileiro, Ronaldo e Adriano à parte, porque estes são principescamente pagos graças à colaboração de sponsers.
Quanto a mim, foi ele literalmente quem levou o equipa às costas desde que ficou em forma física e começou a jogar de início. No total participou em 21 jogos.
Para além disso ainda foi um precioso auxiliar do técnico Andrade, prata de casa, eterno adjunto, que havia assumido a equipa após a saída de Cuca à 14ª jornada.
Curiosamente Cuca, salvou o Fluminense na recuperação mais incrível que já vi e que terá direito a um post em breve.

E o bidão de ouro é ...


Aqui há tempos coloquei um post sobre este concurso do futebol italiano cujo nome original é Bidone D'Oro" e também uma sondagem perguntando qual o "bidão de ouro" que os benfiquistas gostariam de ver no clube.
A sondagem deu a vitória a Ronaldinho Gaúcho, como podem ver neste blog.
Titular absoluto da seleção brasileira, Felipe Melo foi eleito o pior jogador do ano no futebol italiano. O trinco do Juventus ficou em primeiro lugar na eleição do Bidone D’Oro, “prémio” que pode ser traduzido como “Perna-de-pau de ouro”.
Felipe Melo recebeu 22,87% dos votos de 18.752 pessoas que participaram na pesquisa feita desde Novembro pelo programa “Catersport” da Rádio RAI 2.
Ele é o terceiro brasileiro a vencer a eleição, depois de Rivaldo (2003 - Milan) e Adriano (2006 e 2007 -  Inter).
2º- Quaresma (Inter), com 20,63% que era o detentor do Bidone D’Oro.
3º- Tiago (Juventus) com 9,99%.
4º- Dida (Milan) com 9,56%.
5º- Mancini (Inter) com 9,39%.
6º- Huntelaar (Milan) com 6,84%.
7º- Ronaldinho Gaúcho (Milan) com 6,07%.
8º- Poulsen (Juventus) com 6,06%).
9º- Carrizo (Lazio) com 4,37%).
10º- Julio Baptista (Roma) com 4,22%).
O Bidone D’Oro é uma paródia ao prémio "Bola de Ouro" atribuído pela revista francesa “France Football” ao melhor jogador do ano na Europa e que este ano teve como vencedor o argentino Lionel Messi, do Barcelona.
O concurso é organizado desde 2003 e já teve como vencedores Rivaldo, Nicola Legrottaglie (Juventus - 2004), Christian Vieri (Inter e Milan - 2005), Adriano (Inter - 2006 e 2007) e Quaresma (Inter - 2007.

Fim de semana desportivo do Benfica (13)


Futebol:
Séniores: (Campeonato Nacional – 13ª jornada)
Ontem em Olhão, empate 2-2 com o Olhanense.
Na liderança a par do Braga, com 30 pontos.

Júniores: (Campeonato Nacional – Zona Sul – 16ª jornada)
Ontem na Luz, vitória sobre o Oeiras por 3-0.
Na liderança, embora em igualdade com o Sporting com 38 pontos.

Juvenis A: (Campeonato Nacional – Série C - 13ª jornada)
Hoje, vitória sobre o Belenenses por 3-1.
Mantém o 2º lugar com 36 pontos, menos 1 que o Sporting.

Iniciados A (Campeonato Nacional - Série E - 14ª jornada)
Hoje, vitória muito suada em casa frente ao Estrela da Amadora por 2-1.
Na liderança em igualdade pontual (39) com o Sporting.

Modalidades:
Andebol: (Campeonato Nacional – 11ª jornada)
Ontem, empate no Restelo com o Belenenses por 25-25.
Agora em 2º lugar com 26 pontos, em igualdade com o ABC e a dois do líder F.C.Porto.

Basquetebol: (Campeonato Nacional – 6ª jornada)
Hoje em Guimarães, vitória (a 6ª) por 82-80 sobre o Vitória, depois de ter estado a perder por 20 pontos. Os heróis foram Ben Reed que marcou o cesto da vitória a 11 segundos do fim e Will Frisby que marcou 25 pontos.
Na liderança com 14 pontos a par da Ovarense.

Futsal: (Campeonato Nacional – 14ª jornada)
Ontem, empate 4-4 em Vizela frente à Fundação Jorge Antunes.
Golos de Davi(2), Pedro Costa e Joel Queirós.
Na liderança com 36 pontos, os mesmos que o Belenenses.

Hóquei em Patins: (Campeonato Nacional – 10ª jornada)
O jogo só se realiza no dia 15.

Voleibol: (Campeonato Nacional - 15ª e 16ª jornada)
Ontem, na Luz vitória frente ao V. Guimarães por 3-0, com os parciais de: 27-25, 25-20 e 25-13.
Hoje, nova vitória, agora sobre o Castêlo da Maia por 3-1, com os parciais de 25-14, 22-25, 29-27 e 25-20.
Em 2º na classificação com 26 pontos em 14 jogos (2 derrotas), a um do líder Sp. de Espinho. Em sets 40-9.

Clubes podem ganhar bastante dinheiro com os convocados para o Mundial-2010

Os grandes clubes europeus podem lucrar muito com o Mundial-2010. Isto porque a FIFA – a exemplo do que fez a UEFA no Euro de 2008 – vai pagar aos clubes 1.600 dólares diariamente, por cada jogador presente na competição. 
Os clubes serão remunerados a partir do dia 27 de Maio de 2010, ou seja 15 dias antes do início do Mundial. O pagamento será interrompido no dia seguinte à última participação do atleta na África do Sul.
Numa simulação feita com base nas últimas convocações, um dos clubes que mais jogadores coloca nas selecções, o Chelsea, por exemplo, teria 19 convocados. Por isso, ganharia 1.669 milhões de dólares só na primeira fase.
Os valores podem variar entre 49.600 dólares, para quem não se apurar para a segunda fase e 75.200 dólares para os jogadores que chegarem à final.
Outros grandes clubes, como Real Madrid e Inter de Milão, também podem encher os cofres. Os espanhóis, com os seus prováveis 15 representantes no Mundial receberiam 1,3 milhões, enquanto a equipa italiana ganharia um pouco mais, 1,4 milhões com 16 jogadores.
O valor que a FIFA gastará com premiações é de 400 milhões, superando os 261 milhões de 2006. Deste total, 10% (40 milhões) serão destinados aos clubes que cederem jogadores às selecções.
No caso do Benfica, poderá ter 10 jogadores em diversas selecções, só na 1ª fase poderá ganhar 496 mil dólares.

CBF escolhe Joanesburgo como sede da selecção na África do Sul


Hotel Fairways é o preferido para abrigar o Brasil durante a Copa de 2010, mas o anúncio só deve sair na próxima semana.
A casa da selecção brasileira na Copa do Mundo de 2010 já foi escolhida. Será o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Ele está inserido numa área residencial próxima duma das principais avenidas da cidade e foi o preferido da comissão técnica da selecção brasileira.
Porém, a FIFA só deve anunciar esta semana se o Brasil realmente ficará lá, porque o local também está na lista de outros países, como Portugal e México.
(Fonte: GloboEsportes)

Blog com novo design

Amigos e visitantes, o meu blog está com um novo visual.
Quanto a mim está muito melhor, mais bonito.
Façam uma visita e se quiserem deixem uma opinião.
Antecipadamente grato pela visita.

Para ser campeão é preciso ganhar jogo a jogo

Nenhum clube é campeão ganhando apenas aos teoricamente mais fortes.
O Benfica há quatro anos que está em jejum em termos de campeonato e mais do que nunca quer voltar a ser campeão nacional, mais até do que vencer a Liga Europa.
Jorge Jesus tem uma filosofia ganhadora e não menospreza adversários sejam eles quem forem.
Pode ser discutível a opção de colocar hoje a jogar o central David Luiz estando a um amarelo de ser suspenso, para mais sabendo-se que joga nos limites e que o árbitro não vai muito com o encarnado, mas demonstra que todos os adversários são respeitados por igual e que não adianta nada apostar todas as fichas num jogo futuro se não se ganhar o próximo. Por outro lado, também demonstra a confiança que tem no plantel.
Independentemente do resultado do jogo com o Olhanense, estou de acordo com Jorge Jesus.

Flamengo dá quase como certa a saída de AIRTON para o Benfica


O Flamengo recém campeão brasileiro, após 17 anos de jejum está em vias de ter a primeira baixa no plantel campeão, o volante (médior defensivo) Airton de 19 anos que fez 58 partidas este ano pelo clube, distribuídos pelo Estadual do Rio, a Copa do Brasil e o Brasileirão..
De acordo com o GloboEsporte, é dada como quase certa a sua saída.
Mas, ainda segundo a notícia, eles estão conformados pois só detêm 15% do passe. Mas, a Traffic encarregar-se-á de colocar lá outra promessa no seu lugar.

Parabéns SAVIOLA!

Saviola faz hoje 28 anos! E diz estar feliz como nunca esteve na Europa.
Diz estar a viver o melhor momento da carreira.

Continua feliz que será também a felicidade dos benfiquistas Saviola!

Afinal o FLAMENGO não é "hexa"!

Lamento decepcionar muita gente mas o Flamengo não é "hexa" campeão brasileiro!
Vou explicar então!
Durante esta semana, alguns amigos "torcedores" do Sport Club de Recife, me diziam que o Flamengo não era "hexa" era apenas "penta". Perguntei porquê, explicaram-me, pesquisei e aqui está o resultado que creio não deixar dúvidas. Mas, a discussão nunca acabará.
Só a partir de 1971 começou a ser disputado campeonato brasileiro ainda que em moldes variados.
Concretamente em 1987, o ano da polémica, por questões financeiras, não esquecer que o Brasil é um país com dimensões continentais, a CBF anunciou que não haveria campeonato.
Os 13 principais clubes da época uniram-se e criaram a Copa União.
Quando essa Copa já estava a decorrer com os 13 clubes, a CBF decidiu organizar um outro módulo, tentando conciliar com o que já decorria, alterando o regulamento da Copa União.
Para tornar a Copa verdadeiramente nacional e apurar os representantes para a Copa Libertadores da América do ano seguinte, a CBF colocou no regulamento que os dois primeiros de cada módulo se enfrentariam num quadrangular.
Os do módulo verde recusaram-se a participar e então o Sport e o Guarani, primeiros das chaves A e B do módulo amarelo, disputaram entre si o torneio, ganhando os jogos com o Flamengo e o Internacional por falta de comparência (WO).
No confronto entre os dois venceu o Sport que foi considerado pela CBF o campeão brasileiro de 1987, conforme sua lista de Campeões brasileiros.
E até hoje ambos reclamam esse título, que aliás está bem escarrapachado no Estádio do Sport de Recife.
Numa opinião pessoal, claramente o módulo verde que o Flamengo venceu era composto por equipas mais fortes que o módulo amarelo ganho pelo Sport de Recife, mas a entidade organizadora (CBF) é que tinha o poder e o Flamengo e Internacional recusaram-se a participar no quadrangular.
Abaixo a foto do Sport Recife, campeões oficiais de 1987.

Parabéns à Benfica TV

Apesar de estar quase no final do dia, ainda vou a tempo de dar os parabéns ao bebé "BenficaTV".
Ninguém, ou quase ninguém, imaginaria há um ano atrás o êxito que iria ter em tão pouco espaço de tempo. E sobretudo a disputa que ia ter por parte das operadoras de TV.
Ricardo Palacin, Director do canal afirma em entrevista ao site do Benfica que é mesmo um "case study a nível mundial".
O canal funciona 24 horas e serve sobretudo para defender o Benfica mas também para difundir as modalidades cujos jogos que se realizam na Luz são transmitidos em directo.
Foi uma autêntica pedrada no charco!

A justiça desportiva que temos!

Vai mal, muito mal a nossa justiça e não só a desportiva.
Mas, aqui vou falar apenas da desportiva.
Passando uma revista à imprensa portuguesa online de hoje, deparo com esta pérola!
É incrível. Passaram-se nada menos que dois meses e meio, tempo demais para decidir.
Entretanto Paulo Bento demitiu-se do Sporting e agora vai ter de pagar a multa (do seu bolso!) e quem o contratar no futuro ainda terá de ficar sem ele no banco durante 20 dias. Que absurdo!!!
Falando de justiça desportiva, também já lá vão mais de 15 dias que chegaram à Liga as imagens de Braga e até agora nada de castigos. Como sempre, os mesmo só serão divulgados quando interessar ao "sistema". Estão concerteza à espera que o Braga caia do 1º lugar para então divulgarem os castigos. Sim, porque não vejo como possível não ser ninguém castigado desse clube. Pelo contrário, já me admirava que castigassem algum jogador do Benfica, mas ... gato escaldado ...!

Mais uma vez o feriado foi à Benfica


À semelhança da semana passada, este feriado foi totalmente à Benfica em termos desportivos.
No basquetebol vencemos a supertaça, ao bater na final a Ovarense, que curiosamente divide com o Benfica a liderança do campeonato ao fim de 5 jornadas, por 69-61 com uma exibição de classe!
No futsal seguimos em frente na Taça de Portugal ao bater fora  o Vitória dos Olivais por 6-2, com golos de César Paulo (2), Pedro Costa, Arnaldo, Gonçalo Alves e Zé Maria.
No futebol de formação, a equipa de júniores bateu em casa o Marítimo por 4-0, com hat-trick de Nélson Oliveira, mantendo-se na liderança com 38 pontos, os mesmos que o Sporting que é 2º.

V.Setubal VS Sporting 0-2 (Liedson) - Liga Sagres 09-10

O fair-play de Liedson e a desatenção de Elmano Santos deram nisto.

Que justificação mais estúpida

É caso para dizer, que justificação mais estúpida!
Há casos em que mais vale não dizer nada.
A Lei 39/09 foi publicada em 31 de Julho, ainda nem tinha começado o campeonato.
A Polícia interditou a entrada no Estádio do Dragão de símbolos do clube da claque do Belenenses, "Fúria Azul".
Como é possível vir a PSP do Porto dizer agora que ainda havia dúvidas sobre a aplicação da mesma, aquando do jogo Porto-Belenenses realizado em 4 de Novembro?

Prémios dos melhores do Brasil

Todos os anos a Revista PLACAR atribui prémios aos melhores do ano.
Foram conhecidos hoje os premiados deste ano.

Bola de Ouro: (Craque do campeonato)
Adriano (Flamengo)

Bola de Prata: (Selecção do campeonato)
Goleiro:
Victor (Grêmio)
Lateral-direito:
Jonathan (Cruzeiro)
Zagueiros (centrais):
Miranda (São Paulo)
André Dias (São Paulo)
Lateral-esquerdo:
Kléber (Internacional)
Volantes (médio defensivo):
Guinazu (Internacional)
Pierre (Palmeiras)
Meia-direita:
Petkovic (Flamengo)
Meia-esquerda:
Marcelinho Paraíba (Coritiba)
Atacantes:
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Adriano (Flamengo)

Artilheiros:
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Adriano (Flamengo)
(Ambos marcaram 18 golos no campeonato)

Chuteira de Ouro:
Diego Tardelli (Atlético-MG)
(Foi o artilheiro da temporada. Inclui campeonato estadual e copa do Brasil)

Quanto a mim que assisti a alguns jogos ao vivo, outros pela TV, assino a revista PLACAR e leio jornais em papel e online do Brasil, acho que o prémio de craque do campeonato deveria ir para o PETKOVIC do Flamengo. Foi com a entrada dele que o FLA começou a subir na classificação. E, numa votação online teve o triplo dos votos do Adriano.
No que respeita aos outros prémios, os de "artilheiro" e "chuteira de ouro" não sofrem contestação porque os nºs é que contam. Sobre a selecção, concordo em absoluto com a mesma.

Brasileirão 2009 (Série A) - 38ª e última rodada

Terminou ontem o campeonato brasileiro da 1ª divisão, vulgo BRASILEIRÃO.
A maioria dos leitores já sabe que venceu o FLAMENGO, após 17 anos de jejum!
Porque não influiam em nada na classificação, disputaram-se no sábado dois jogos.
O Náutico de Recife já rebaixado (com pena minha diga-se) perdeu em casa com a equipa sensação deste campeonato o Avaí de Florianópolis (SC) por 1-0.
O Atlético de Belo Horizonte (MG) perdeu em casa com o Corinthians (de Ronaldo) por 3-0. Resultado de certo modo surpreendente visto que o Atlético queria ficar à frente do rival Cruzeiro, também de B.Horizonte e os corintianos vinham fazendo um campeonato muito irregular desde que se sagraram campeões da Copa do Brasil.
Ontem foi o dia das decisões.
No Maracanã com cerca de 85.000 espectadores, o Flamengo recebia o desfalcadíssimo Grêmio de Porto Alegre (apenas 2 titulares). Durante a semana especulou-se que os gremistas não iriam querer ganhar para não entregar o título ao rival Internacional, também de Porto Alegre. Tudo fazia prever uma vitória fácil do Flamengo. Para surpresa geral, o Grêmio adianta-se no marcador e o Internacional quase em simultâneo marca, ficando provisoriamente no 1º lugar. Os flamenguistas roíam as unhas, mas não durou muito a chegar o empate que mesmo assim não servia as suas pretensões.
Veio a 2ª parte e aos 24 min. finalmente chegou o golo da vitória e do título. Mas os gaúchos não se entregaram em nenhum momento, continuaram lutando até ao fim e até dispuseram duma boa chance de marcar.
Nos outros campos, o Internacional venceu o quase despromovido Santo André e venceu por 4-1, no entanto insuficiente para chegar ao título. Ficou vice-campeão e atirou de vez os do ABC Paulista para a Série B de novo.
O tri-campeão em título São Paulo, recebeu o lanterna e despromovido Sport de Recife (onde jogava Weldon) e fez a sua parte, vencendo por 4-0, esperando um escorreganço de Flamengo e Internacional que não aconteceu, terminando em 3º lugar.
Dos que ainda tinham pretensões ao título, o único que não venceu foi o Palmeiras. Foi perder ao Rio com o aflito Botafogo (estava na zona de despromoção) por 2-1, caindo para o 5º lugar que não lhe permite sequer ir à Copa Libertadores do próximo ano.
Já o Cruzeiro (ex-clube de Ramires) estava fora da luta para o título mas à espreita dum lugar que desse acesso à Libertadores. Ao vencer fora de casa por 2-1 o Santos e aproveitando a derrota do Palmeiras subiu ao 4º lugar concretizando dois objectivos, a participação na pré-Libertadores e ficar à frente do rival Atlético (7º).
Para além do já referido Botafogo-Palmeiras, outro jogo dramático era o Coritiba-Fluminense (1-1). Ambos lutavam para não descer. Se o Botafogo não vencesse, o empate servia aos dois, assim calhou a fava ao Coritiba! Foi um autêntico balde de água fria para os parananenses que até jogavam em casa. Mal o jogo terminou extravasaram as suas mágoas primeiro nos seus jogadores que fugiram, depois na equipa de arbitragem e depois ainda na polícia. Por sorte os jogadores do Fluminense conseguiram escapar mais ou menos ilesos.
Cenas lamentáveis das quais já postei ontem duas fotos.
Agora o Coritiba para além de ter de "curtir" as mágoas pelo rebaixamento, ainda vai ter de pagar pelo que os seus adeptos (torcedores) fizeram. Faço um à-parte para dizer que acho que esta questão dos clubes pagarem pelos adeptos dá pano para mangas. Em certos casos é uma injustiça. Por causa disso o Benfica perdeu o título de júniores!
Os outros jogos, apenas quase para cumprir calendário, digo quase porque havia dúvidas sobre os últimos apurados para a Copa Sul Americana (do 5º ao 13º), foram o Grêmio Barueri-Atlético PR (0-0) e o Vitória (BA)-Goiás (2-2). Com estes resultados, o Vitória conseguiu o 13º lugar e a vaga em detrimento do Atlético que pelo menos teve a satisfação de ver descer o seu rival da cidade (o Coritiba).
Lá para Abril do ano que vem há mais Brasileirão! Até lá, começando já em Janeiro temos os campeonatos estaduais.

Os presidentes da FIFA e UEFA divergem de opinião!

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter e o da UEFA, o francês Michel Platini, não comungam da mesma opinião, o que é mau para o futebol.
Por ser mais velho, poder-se-ia pensar que fosse Blatter o mais conservador, mas afinal não, o conservador aqui é Platini. E, nem se pode dizer que seja por causa da mão de Henry porque já havia manifestado esta opinião antes disso.
Isto a propósito da utilização das novas tecnologias no futebol, a bem da verdade desportiva.
Sei que muita gente prefere assim como está, não só por conservadorismo, como por outros motivos óbvios. Como diria o Octávio, "vocês sabem do que estou a falar"!
Eu tenho opinião a favor da introdução das novas tecnologias no futebol.
Afinal de contas gasta-se tanto dinheiro no futebol actualmente e depois vêem uns senhores de preto (amarelo, vermelho ou outra cor) e decidem como lhes dá mais jeito $$$.

Cenas terríveis no final do Coritiba-Fluminense


O Coritiba, ou o "Coxa" como é conhecido, estava fora da zona de rebaixamento há muitas jornadas. Mas, com a recuperação sensacional do Fluminense e a raça do Botafogo, na última jornada vê-se "rebaixado" e logo no ano do centenário.
Terminado o jogo, com a descida concretizada os adeptos invadiram o campo e bateram em tudo o que mexia e com tudo o que apanharam à mão.
Lamentável! E agora Coritiba? Quem vai sofrer as consequências disto?

Fim de semana desportivo do Benfica (12)


Futebol:
Séniores: (Campeonato Nacional – 12ª jornada)
Hoje na Luz, goleada à Académica por 4-0. Golos de Cardozo (3) e Saviola.
De novo na liderança a par do Braga, com 29 pontos.

Júniores: (Campeonato Nacional – Zona Sul – 13ª jornada)
Ontem no Restelo, a 1ª derrota no campeonato diante do Belenenses por 2-1.
Na liderança, embora em igualdade com o Sporting com 35 pontos.

Iniciados A (Campeonato Nacional - Série E - 13ª jornada)
Hoje, vitória muito suada em casa frente ao Oeiras por 2-1, reassumindo a liderança em igualdade pontual (33) com os leões.

Modalidades:
Andebol: (Campeonato Nacional – 10ª jornada)
Ontem, vitória na Luz frente ao S. Bernardo por 25-23.
Agora em 3º lugar com 25 pontos, a um dos líderes ABC e F.C.Porto.

Basquetebol: (Campeonato Nacional – 5ª jornada)
Ontem na Luz, vitória (a 5ª) por 67-55 sobre o Illiabum.
Na liderança com 10 pontos a par da Ovarense.

Futsal: (Campeonato Nacional – 13ª jornada)
Ontem, vitória fora frente ao S.L. Olivais por 5-2.
Golos de Pedro Costa, Joel Queirós, César Paulo, Davi e Arnaldo.
Na liderança agora isolados com 35 pontos.

Hóquei em Patins: (Campeonato Nacional – 9ª jornada)
Ontem, empate em Gaia com o Gulpilhares que era o 3º classificado, por 1-1.
Golo de Tiago Rafael.
Ainda sem derrotas (apenas 2 empates). Agora em 2º com 23 pontos, menos 2 que o F.C.Porto.

Voleibol: (Campeonato Nacional - 14ª jornada)
Ontem, em Matosinhos vitória frente ao Leixões por 3-0, com os parciais de: 25-18, 25-12 e 25-20.
Em 3º na classificação com 22 pontos em 12 jogos (2 derrotas), a um do Sp. de Espinho e a três do V.Guimarães (que tem mais um jogo). Em sets 34-8.

FLAMENGO - CAMPEÃO

Num Maracanã lotadíssimo, o Flamengo começou mal ao sofrer um golo do Grêmio (desfalcadíssimo) mas pouco depois empatou. O público foi ao delírio!
O Internacional já tinha marcado e provisoriamente estava na liderança mesmo após o golo do empate.
Chega ao intervalo com 1-1 e o Internacional no 1º lugar, o Flamengo em 2º, o São Paulo em 3º, todos com 65 pontos, o Palmeiras em 4º (63) e o Cruzeiro em 5º (62).
Veio o 2º tempo e aos 24 minutos na sequência dum canto marcado por Petkovic, surge nas alturas o central Ronaldo Angelim a cabecear para o golo.
Mais uma vez o Maracanã quase veio abaixo!

Termina hoje o Brasileirão - antevisão


O Brasileirão mais disputado dos últimos anos termina hoje.
Até 2002 o campeonato brasileiro não se disputava por pontos (pontos corridos, como dizem aqui) como a maioria dos campeonatos. Só a partir de 2003 é que começou nestes moldes.
Os campeões na era dos pontos corridos, foram:
2003 - Cruzeiro (24 equipas)
2004 - Santos (24 equipas)
2005 - Corinthians (22 equipas)
2006, 2007 e 2008 - São Paulo (20 equipas)
No de 2009 que termina amanhã, teremos o Flamengo, o Internacional, o Palmeiras e o São Paulo ainda na luta pelo título, com favoritismo claro para o Flamengo que tem dois pontos de vantagem.
Além da luta pelo título todos querem ficar nos quatro primeiros lugares para poderem participar na Copa Libertadores de 2010. O Cruzeiro ainda espreita um deslize de um dos quatro para chegar ao 4º lugar e poder assim ir à Libertadores que esteve à beira de vencer esta época perdendo a final (com Ramires) frente ao Estudiantes de La Plata (Argentina), clube onde joga Véron.
Depois, as equipas classificadas do 5º ao 12º lugar participam na Copa Sul Americana. No caso, o 13º também se qualifica porque o Corinthians de S. Paulo por ter vencido a Copa (Taça) do Brasil vai à Libertadores.
Estão garantidos nela, Cruzeiro (ainda com possibilidades de ir à Libertadores), o Atlético MG, o Grêmio de P. Alegre, Goiás, Avaí, Santos e ainda, ou Grêmio Barueri, ou Vitória da Bahia, ou Atlético PR, ou Fluminense.
Na luta para não descer, temos ainda Santo André (41), Botafogo (44), Coritiba (44), Fluminense (45) e Atlético PR (47), quase salvo. Destes cinco, descerão dois.
Já despromovidos, Náutico e Sport, ambos de Recife.

Campeonato brasileiro - curiosidades

O campeonato brasileiro termina amanhã.
Como sabem o Flamengo, o Benfica do Brasil em termos de adeptos, está na frente com dois pontos a mais que o Internacional de Porto Alegre, o Palmeiras e o São Paulo.
São esperadas mais de 80.000 pessoas no Maracanã amanhã.
O título está nas mãos do popular FLA dezassete anos depois!
Mas esta semana houve muita discussão sobre a possibilidade do Grêmio de Porto Alegre se apresentar desfalcado com o intuito de perder o jogo, tudo para inviabilizar a possível vitória do rival Internacional.
A "torcida" gremista pediu no final do jogo anterior com o Barueri no Estádio Olímpico de P.Alegre, "entreguem, entreguem", numa alusão ao próximo jogo com o Flamengo. Existia a esperança por parte dos interessados que o Grêmio adoptasse uma postura profissional, independentemente das consequências em termos de campeão. Mas, afinal parece que o Grêmio vai entregar mesmo.
Viajou para o Rio sem 7 titulares!
Prevê-se que alinhe com apenas 2 titulares, Douglas Costa e Adilson.
Entretanto, alheio a isto o Flamengo para fugir da euforia e entusiasmo dos adeptos refugiou-se durante a semana em Teresópolis para treinar com tranquilidade.
Ontem, tiveram a visita dum cabeleireiro para tratarem do visual.
Na imagem abaixo, o imperador Adriano, o melhor marcador do Brasileirão nas mãos do cabeleireiro.

Dar o dito por não dito, é feio!

Tinha feito referência a este assunto no post Carvalhal está com um "big" problema.
Face às repercussões que o assunto tomou, ele não teve outro remédio senão vir desmentir.
Dar o dito por não dito é feio Liedson!

Russos "curtiram" a noite antes do jogo com a Eslovénia do play-off

Jogadores foram vistos, bebendo e fumando com mulheres, em Moscovo
De acordo com a Agência EFE, jogadores da seleção russa saíram para a noite de Moscovo na véspera da partida contra a Eslovênia em casa a contar para o play-off de apuramento para o Mundial.
Os russos venceram esse jogo por 2-1, mas não se apuraram pois perderem na Eslovénia por 1-0.
Segundo a televisão estatal russa, uma testemunha relatou ter visto jogadores da seleção do país num café do centro de Moscovo bebendo e fumando num narguilé.
Um empregado do estabelecimento disse, indignado, que os jogadores se divertiram até às 4 horas da madrugada.
- Disse-lhes que não voltaria a servir o narguilé. Passam a noite fumando e depois não conseguem correr - reclamou o empregado.
Os funcionários do hotel onde a seleção russa se hospedou também confirmaram que os jogadores passavam o seu tempo livre bebendo, fumando e acompanhados de garotas.
- Quando foram para o jogo, deixaram um companheiro no seu quarto porque estava muito cansado - relatou um empregado do hotel.
Com a eliminação, o seleccionador Guus Hiddink (holandês), terá de decidir até ao final do ano se renova o seu contrato até ao Euro-2012, disse o ministro de Esportes da Rússia, Vitaly Mutko.
Correm rumores que Hiddink já tem um acordo verbal para ser o novo seleccionador da Turquia.

E Portugal ficou no Grupo G


Portugal, Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte

1º jogo (15/06)
Portugal - Costa do Marfim

2º jogo (20/06)
Portugal - Coreia do Norte

3º jogo (25/06) - Durban
Portugal - Brasil

Como se apuram dois, esperemos passar à 2ª fase, embora a Costa do Marfim e Coreia do Norte não sejam peras doces, os marfinenses porque têm Drogba entre outros e os coreanos porque correm muito.
O Brasil é o favorito lógico mas a bola é redonda.

Vagner Love agredido em S. Paulo


Esta notícia já não é nova mas está a provocar reacções.
O avançado internacional brasileiro do CSKA (Rússia) emprestado ao Palmeiras foi agredido na 3ª feira em S. Paulo (Brasil) junto a um Banco por três elementos da torcida (claque) organizada Mancha Verde, do próprio clube. A causa ao que parece teria sido devida aos poucos golos marcados pelo jogador nos últimos jogos e o fraco rendimento da equipa.
Quanto a mim, se o motivo for o citado, peca por extemporâneo pois o jogador realmente atravessou uma fase de sub-rendimento mas curiosamente no último domingo marcou o 2º golo do Palmeiras na vitória sobre o Atlético Mineiro por 3-1.
Como consequência, o clube anunciou a contratação seguranças pessoais para os jogadores.
Entretanto ontem, Washington avançado do S. Paulo propôs aos seus colegas jogadores a paralisação do campeonato brasileiro que está a uma jornada do seu final. Porém, a dois dias do fim do campeonato, não conseguirá levar ávante os seus intentos.

Carvalhal está com um "big" problema!

O Sporting qualificou-se hoje antecipadamente para a fase seguinte da Liga Europa ao empatar mais uma vez em casa com os holandeses do Heerenven por 1-1. O golo dos leões surgiu ao cair do pano por Grimi.
Apesar desta qualificação muito festejada, nem tudo são rosas no reino do leão pois além de não ganharem há meses, exceptuando contra os Pescadores da Caparica, Liedson ainda não se adaptou ao esquema de Carvalhal e pede para sair da equipa!

Eles não se convencem

Por mais "tetras" que ganhem não conseguem!
Eles fazem tudo para serem os maiores cá do burgo.
Eles inventam assistências.
Mas por mais que se esforcem, não conseguem.
Apesar de Guimarães ser bem perto do Porto e o jogo ser importante, nem assim!

Só pode ser anedota

A notícia que acabei de ler no CM só pode ser anedota.
É que não dá para acreditar na mesma.
Até agora ninguém o queria e dum momento para o outro, é a Sampdória, o Torino, o Wolfsburgo.
Marc Zoro é de quem se fala.
Levem-no já e de graça porque só o que se poupa em ordenados é muito!

Fluminense morreu na praia

Disputou-se esta noite no Maracanã a 2ª mão da final da Copa Sul-Americana (a Liga Europa da América do Sul) entre o Fluminense e a LDU (Liga Desportiva Universitária) do Equador que é nada menos que o vencedor da Copa Libertadores da época passada.
Resultado final 3-0 para o Flu mas insuficiente para arrecadar a taça.
O Fluminense que encetou uma recuperação espectacular no Brasileirão, tendo saído este domingo da zona de rebaixamento, paralelamente fez uma campanha extraordinária na Sul-Americana. Porém, no jogo da semana passada em Quito, acusou a altitude e depois de ter feito 1-0, foi goleado por 5-1!
Os seus adeptos porém não perderam as esperanças e esta noite compareceram 70 mil para assistir ao jogo e esteve quase a acontecer o milagre. Chegaram ao 3-0 quando ainda faltavam cerca de 20 minutos para jogar (incluindo os descontos) mas uma atitude impensada de Fred prococada pelos nervos devido ao anti-jogo descaradíssimo dos equatorianos e da benevolência do árbitro, deitou tudo a perder.
O jogo teve um final dramático com jogadores ajoelhados a rezar no banco da LDU e com 10 do FLU contra  9 da LDU.
Muito fraquinho o árbitro Carlos Amarilla do Paraguai.

Obrigação cumprida na Liga Europa

O Benfica ao vencer na Bielorússia o Bate Borisov por 2-1 não só garantiu a qualificação para a fase seguinte, como garantiu o 1º lugar no seu Grupo, com 12 pontos em 15 possíveis!
Resultado e apuramento que moralizam a equipa e os adeptos.
Ao contrário do que se temia o campo estava em boas condições, pelo menos aparentes.
Jorge Jesus poupou Aimar e Di Maria e deu minutos a Fábio Coentrão e Felipe Menezes.
Assim, já pode preparar mais tranquilamente o jogo com o Porto do dia 20 de Dezembro.
Segue-se a Académica no domingo. Jogo difícíl ao contrário do que se possa pensar face à classificação dos estudantes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO