Época 2015/16

Época 2015/16

Porto diz adeus ao título

Terminou há pouco o Sporting-FC Porto com vitória dos leões por 3-0.
Sinceramente eu não esperava uma vitória tão gorda, embora admitisse a vitória como disse no meu post "Antevisão da Liga Sagres". Tinha dito na mesma que se jogasse no totoloto colocaria tripla.
Depois duma goleada ao Braga na jornada anterior ninguém esperava este Porto de hoje. Afinal, onde esteve  o Porto candidato?
Quanto a mim, disse adeus ao ansiado "penta" e coloca em sério risco a presença na Liga dos Campeões da próxima época.
Sobre o Sporting, foi uma surpresa. Por onde andou até ao jogo com o Everton de 5ª feira?
Com esta vitória recuperou o 4º lugar mas creio que não pode ansiar a mais que isso.

Parabéns ao Glorioso!

Faz hoje 106 anos!
Em circunstâncias normais com essa idade seria um velhinho, mas não. Está tão vigoroso que mais parece um jovem.
Parabéns BENFICA!

João Pinto volta a atacar

João Pinto, antigo capitão do FC Porto, é uma daquelas pessoas de quem não gosto, digo-o já.
Porquê? Ora, porque embora tendo sido um jogador razoável do ponto de vista técnico, a imagem que guardo dele é aquela de caceteiro e de correr atrás dos árbitros, utilizando como pretexto a braçadeira que usava.
Por ter sido um jogador símbolo do clube, tanto que até hoje a sua camisola (2) é usada pela maioria dos capitães de equipa, foi assim com Jorge Costa e é agora com Bruno Alves, continua no clube como adjunto de treinador e não do treinador por supostamente não ter capacidade para tal. Passou pelos júniores do clube mas saíu (porquê?) e ficou no staff técnico como prémio de dedicação e bons serviços prestados à nação azul.
Para não perder essa imagem de marca, sempre que é preciso atacar árbitros ou dirigentes de árbitros quem aparece, João Pinto, pois claro.
Já no mês passado, aquando do Académica-Porto da Taça da Liga em que o árbitro nomeado foi João Ferreira, o tal que teve a coragem de escrever no relatório sobre as agressões de Hulk e Sapunaru no túnel da Luz, ele veio afirmar que era um absurdo, mais, que era uma provocação do CA da Liga a sua nomeação para um jogo do seu clube.
Agora, foi nomeado de novo para o Sporting-Porto de hoje e quem volta a atacar, João Pinto, mais uma vez.
Se isto não é tentar condicionar o trabalho do árbitro, o que é?
Além do ataque cerrado a Vítor Pereira, saíu-se com esta pérola, "o mister Jesualdo Ferreira tem dito, ao longo destes meses, que quer árbitros competentes para os jogos do FC Porto."
O mister Jesualdo quer? E não é o que querem todos afinal de contas. Ele é especial?
E será porque João Ferreira relatou o que viu se torna um incompetente? Estavam era mal habituados!

A luta continua renhida na frente

Depois dos dois jogos de hoje, Benfica e Braga não descolam. Mantém-se um ponto de diferença entre eles.
O Braga não acusou a goleada no Dragão e venceu tranquilamente o Olhanense, muito embora tenha abanado um pouco ao sofrer um golo. Mas, virou o resultado e venceu merecidamente!
O Benfica confirmou o bom jogo de 3ª feira diante do Hertha e foi golear o Leixões pelos mesmos 4-0!
Este jogo foi muito importante para o Benfica por várias razões.
A primeira prendia-se com o facto do Leixões defender muito, tinha até empatado com o Braga e com o Porto, e o estado do relvado não parecia o ideal para jogadores como Saviola, Di Maria, Aimar, Coentrão e C.ª. Mais, havia a curiosidade de saber como reagiria à falta de Javi Garcia, coisa raríssima esta época.
Afinal, mesmo com os estreantes na Liga, Éder Luís e Airton, sobretudo este, a jogarem de início, a equipa não acusou minimamente as ausências de Javi Garcia (castigado), Aimar (por opção) e até mesmo Carlos Martins (também por opção) e controlou o jogo durante os 90 minutos. Marcou quatro mas podia ter marcado o dobro e ainda foi mal assinalado um fora-de-jogo a Di Maria que acabaria por marcar. Certo que o árbitro assistente levantou (muito mal) a bandeirola antes da bola entrar mas o árbitro só apitou depois, tanto que o amarelo visto pelo argentino foi por protestos e não por jogar a bola depois do jogo ter sido interrompido.
Pode parecer um pormenos mencionar este lance num resultado de 4-0, mas quando aconteceu estava 0-0. Aposto que os detractores do Benfica vão omitir esse lance!
Pode parecer pretensão ou confiança a mais, que seja, mas quanto a mim, perfila-se um novo campeão, com todo o respeito pelo Braga e pelo Porto, se vencer amanhã. Sobre esse jogo de amanhã, face ao resultado de 5ª feira, parece que o Sporting renasceu, mas mesmo assim não confio muito nele.

Liga Sagres - Antevisão

Este fim de semana, como aliás todos até final do campeonato, terá jogos complicados para os candidatos ao título.
Começando pelo Braga-Olhanense que será o primeiro dos três mais importantes, depois da estrondosa derrota, ou goleada se quiserem, sofrida no Dragão diante do Porto, qual será a reacção do Braga? Esta é a pergunta que todos fazem, mesmo os seus adeptos.
Será que vão conseguir superar a derrota pesada e continuar a lutar pelo título? Terão os jogadores minhotos força anímica para o conseguir? Perguntas que só amanhã saberemos responder.
Pelo menos existe um factor importante a favor, jogam em casa e cheia de público certamente, pois a Direcção decidiu mais uma vez franquear as portas a quem quiser assistir à partida. Decisão polémica por dar a sensação que não precisam das receitas de bilheteira mas cada um sabe de si.
Até que ponto o Olhanense, de Jorge Costa, terá capacidade para fazer frente ao Braga?
Quanto a mim, julgo que o máximo que poderão conseguir será um empate! Mas o favoritismo é todo do Braga, pese a referida derrota na jornada anterior.

Quanto ao Leixões-Benfica, será um jogo muito disputado pelos leixonenses que jogam no seu reduto. Depois do empate arrancado há 15 dias frente ao Porto no mesmo local, quererão pelo menos fazer outro resultado igual.
A dúvida é sabermos que Benfica vamos ter em Matosinhos. Se o Benfica normal, igual ao da última 3ª feira, ou aquele anormal de Setúbal.
Ninguém tem dúvidas que as equipas que lutam para não descer, como é o caso do Leixões, são dificílimas em casa, pelo menos até sofrerem um golo.
Estou certo que se o Benfica marcar relativamente cedo, ou pelo menos primeiro que o adversário, dificilmente perderá o jogo. Aliás, sempre que marcou primeiro, nunca perdeu. No máximo empatou duas ou três vezes, as restantes ganhou.
Sabendo de tudo isso, o Benfica terá de se acautelar para não sofrer nenhum golo antes de marcar, caso contrário, sofrerá para virar o resultado.

Por fim o Sporting-Porto de domingo.
Há dois dias atrás se tivesse havido uma sondagem não tenho dúvidas que a maioria daria vitória ao Porto. Nem é preciso dizer porquê!
Agora depois da vitória folgada de 5ª feira diante do Everton, para a Liga Europa, os níveis de confiança do Sporting subiram muito.
Será concerteza um bom jogo. O Sporting quer vencer para vingar a goleada da Taça de Portugal no Dragão e para não perder o 4º lugar, que neste momento está, à condição, na posse do Vitória de Guimarães que venceu ontem em Leiria.
E o que farão os portistas que golearam na última jornada o Braga e não querem perder de vista o 1º lugar? Vão lutar com unhas e dentes para saírem vencedores de Alvalade.
Dos três jogos aqui referidos, quanto a mim este é o único em que no totobola eu utilizaria uma tripla. Nos outros dois, o pior que poderá acontecer aos favoritos Braga e Benfica, será empatar.

Parabéns LUISÃO

Luisão, foi eleito o jogador do ano 2009 do Benfica!
Merece sem dúvida, não por ter sobressaído mais que outros, na minha opinião, mas porque tem sido um exemplo para os colegas mais novos na idade e no clube e já tem uma coisa que durante alguns anos não havia no Benfica, pois nenhum bom jogador ficava no clube mais que 3 anos, a mística!
Luisão já vai em 6 e meio e nunca forçou a saída. Já confessou também que gosta do clube e que se sente em casa.

Nova camisola da selecção brasileira

 
(Na foto, Alexandre Pato)
A nova camisola que será utilizada no Mundial da África do Sul é feita apenas com garrafas de plástico de água e refrigerante recicladas e foi apresentada hoje pela Nike em Londres.
Mas não será apenas a selecção canarinha a usar camisolas feitas com este tipo de material. Também Portugal, Holanda e Austrália utilizarão.
Há uns anos atrás ninguém acreditaria!

Futuro campeão

O Record avança hoje com uma notícia que a manter-se esta época dará ao Benfica mais um título nacional.
Consiste na constatação de dados estatísticos que comprovam que nos últimos três títulos conquistados, a dez jornadas do fim, o que acontece nesta altura (faltam 10 precisamente), o Benfica estava na frente e foi campeão.
Muitas vezes queremos que as estatísticas não sirvam para nada mas desta vez dava jeito ao Benfica.

Jornal da Gloriosasfera (nº 8)

Saíu hoje mais um Jornal da Gloriosasfera, o 8º.
Nele está incluído este meu artigo.

A minha forte ligação ao futebol moçambicano - III
Depois de nos dois artigos anteriores ter falado do porquê da escolha do nome, das cores, emblema e primeiros títulos desportivos, neste terceiro e último sobre a história do Costa do Sol, sucessor do Sport Lourenço Marques e Benfica, no período em que fui seu dirigente, falarei das primeiras participações na Taça dos Campeões Africanos em futebol e da sua ligação à Electricidade de Moçambique que dura até hoje.

Após a conquista do primeiro título nacional em 1978, o clube participou pela primeira vez na sua história na Taça dos Campeões Africanos, em 1979.
Na condição de Vice-Presidente e responsável pelo futebol do clube, tive o previlégio de chefiar a comitiva nas suas deslocações ao estrangeiro, por delegação do Presidente que nunca viajou com a equipa.
Começámos a nossa participação jogando contra o Bilima do Zaire (actual Rep. Democrática do Congo), país na altura governado pelo ditador Mobutu Sese Seko.
Obviamente fomos eliminados pois não só não tínhamos experiência internacional, como o Zaire era um dos países fortes do futebol africano da época. Não esqueço que jogámos em Kinshasa perante cerca de 70.000 espectadores!
Ao revalidar o título nacional, voltámos a participar na edição de 1980 e desta vez já conseguimos eliminar uma equipa de Madagáscar, antes de sermos eliminados por uma equipa zambiana.

Moçambique quando se tornou um país independente (25.06.1975), adoptou o regime comunista visto que a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), que lutou contra o exército português pela independência, era fortemente apoiada pela antiga União Soviética.
Se a obrigatoriedade da mudança de nome e cores já era uma consequência da política do país, em 1981 surgiu outra. A obrigação de todos os clubes se integrarem em grandes empresas ou serviços públicos.
Pelo facto da sede do clube se situar em frente à Electricidade de Moçambique, negociámos com essa empresa pública, a nossa integração na mesma.
Como a empresa não estava devidamente preparada para esse efeito, fui convidado a transferir-me para a mesma com a finalidade de trabalhar a tempo inteiro no clube.
Tornei-me dirigente profissional!

Alguns meses antes da integração, a época não nos corria de feição e resolvemos mudar de treinador. Porém as opções no mercado local não eram muitas e queríamos a todo o custo conquistar o tri-campeonato. Sabendo que em Nampula, cidade a norte de Moçambique (onde nasceu Carlos Queiroz), havia um treinador argentino (Jorge Reyna), exilado político da ditadura de Pinochet, a dar nas vistas, desloquei-me a essa cidade a fim de convencê-lo a vir para o clube. Missão coroada de êxito e embora não tenhamos conseguido vencer o campeonato, vencemos a primeira Taça de Moçambique, participando na época seguinte (1982) na Taça das Taças Africanas, mais uma vez sendo eliminados nas primeiras eliminatórias.

Graças ao cargo que exercia no clube, conheci o nosso grande capitão Mário Coluna quando este foi viver em Moçambique, sua terra natal, e treinar o Ferroviário de Maputo.
Lembro-me de anos mais tarde, quando eu já vivia em Lisboa e ia ao antigo Estádio da Luz, em frente da estátua de Eusébio, o encontrei por diversas vezes e falávamos sobre o futebol moçambicano, do qual ele chegou a ser seleccionador e mais tarde Presidente da Federação.

Passados 35 anos da independência, a lembrança colonial já se desvaneceu um pouco, e já existem novamente alguns Benficas e Sportings em Moçambique. Quanto ao Costa do Sol, essa possibilidade de mudança para Benfica nunca foi equacionada porque o clube atingiu o estatuto de clube com mais títulos nacionais moçambicanos e por isso não fazia muito sentido regressar às origens. Mas tanto quanto sei, o benfiquismo mantém-se na maior parte dos seus adeptos, pois ainda lá tenho grandes amigos ligados ao clube ao mais alto nível.
Por isso até criei um blog em parceria com os mesmos (Blog dos canarinhos – http:// blogcostadosol.blogspot.com)

Palmarés actual do clube: 9 campeonatos nacionais e 11 taças de Moçambique.
A seguir vem o Ferroviário com 9 campeonatos e 4 taças, o Desportivo com 6 campeonatos e 2 taças e o Maxaquene (ex-Sporting de L.Marques) com 4 campeonatos e 8 taças, todos de Maputo também.
(Manuel Oliveira)

Ainda o AVC de Ricardo Gomes

O actual técnico do São Paulo e ex-jogador do Benfica foi vítima dum AVC após o jogo com o Palmeiras em que perdeu por 2-0.
Aqui vos deixo um vídeo interessante, inclusivé explica o que é um AVC.

Benfica no "Top 10" da UEFA

A vitória do Benfica frente ao Hertha de Berlim, fica para a história por ser a 150ª nas competições da UEFA, passando a ser o 10º clube a registar esse número de vitórias.
Este ranking de clubes com 150 ou mais vitórias, é liderado pelo Barcelona com 239, seguido pelo Real Madrid, com 233, o Juventus (209), o Bayern Munique (189), o AC Milan (171), o Liverpool (168), o Inter de Milão (163), o Ajax (156) e o Anderlecht (153). 
Atrás do Benfica e bem perto de atingir esse nº de vitórias está o Manchester United com 147. Depois vem o FC Porto com 133. 
A continuar a jogar como o tem feito, o Benfica poderá alcançar ainda este ano o Anderlecht da Bélgica, outro histórico do futebol europeu.

Afinal, não estão assim tão cansados de vitórias

Terminou há pouco o Benfica-Hertha de Berlim referente aos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa.
Com mais uma goleada (4-0)!
Resultado impensável para muitos, especialmente os anti, que achavam que a equipa estava totalmente "espremida" e já não dava mais sumo. Afinal enganaram-se! Bom, mas também temos de reconhecer que os alemães estavam mais cansados que o Benfica pois jogou no domingo para o seu campeonato.
Neste momento os anti-Benfica perceberam finalmente qual o verdadeiro motivo da antecipação do jogo com a União de Leiria. Parece que não foi para passar à frente do Braga, embora também tenha servido para isso, mas sim para salvaguardar a hipótese de passar esta eliminatória.
Este jogo ainda serviu para Javi Garcia limpar a face, depois do auto-golo de Berlim, para Cardoso não perder o hábito de marcar e para levantar o moral de Aimar, ultimamente meio discreto.
Agora que venha o Marselha!

Saíu o totoloto ao Braga?

O Sporting de Braga abriu as portas do Estádio AXA aos sócios e adeptos no jogo com o Marítimo da 19ª jornada. O tal que ficou marcado pela bola que esteve fora e que o Braga venceu por 2-1!
Vai repetir a experiência agora no próximo sábado no jogo com o Olhanense.
Depois da estrondosa derrota no Dragão (5-1) é provável que muitos adeptos estejam meio descrentes, mas à borla, concerteza não faltarão ao jogo de sábado.
Só faço uma pergunta, saíu o totoloto ao Braga?
Onde irão buscar o dinheiro para pagar as despesas?

Jorge Jesus desmistifica o cansaço do Benfica

A equipa do Benfica está cansada!
Depois de tanta gente ter dito e escrito nos últimos tempos esta frase, pensava-se que o cansaço seria devido ao facto dos principais jogadores terem muitos jogos nas pernas.
Afinal não é nada disso, está cansada mas é de ganhar. Quem o diz é Jorge Jesus. E se ele o diz, é porque é verdade!
No entanto, espero que dêem uma folga a esse cansaço e continuem a ganhar de preferência já esta 3ª feira contra o Hertha de Berlim para a Liga Europa.
Basta 1-0, ou 1-0 basta, como diz o título dum blog glorioso.

Finalmente candidatos

Até hoje ninguém o assumia.
Foi preciso ser goleado para vir o seu "manager" Carlos Freitas assumir a candidatura ao título.
Braga finalmente é candidato ao título decorridas 20 jornadas do campeonato. É caso para dizer, demoraram mas acordaram. Sejam benvindos!
Vamos ver as mazelas que esta goleada deixará na equipa.
Cá por mim aposto que na Luz, daqui a um mês, vão jogar mais fechadinhos, explorando o contra-ataque.
E também aposto que no final o Domingos vai falar da arbitragem!

Quem diria (5-1)

O Braga tinha sofrido em 19 jogos apenas 8 golos. Hoje levou 5. Quem diria!
Com esta vitória estrondosa e incontestável, o FC Porto ganha moral para o resto do campeonato, embora ainda esteja a 6 pontos do Benfica e a 5 do Braga. Mas, faltam 10 jogos ainda.
E ainda teremos um Benfica-Braga e um Porto-Benfica, para falar apenas dos jogos que faltam entre eles.
Infelizmente mais uma vez a arbitragem não foi feliz. Os casos mais graves foram 1 ou 2 penáltis a favor do Braga que ficaram por marcar e uma expulsão a Paulo César do Braga que foi perdoada.
E o árbitro, Olegário Benquerença vai estar presente no Mundial da África do Sul, logo tinha obrigação de fazer melhor.
Mas, o mais surpreendente, sabendo como sabemos das queixas semanais dos treinadores (todos) quando se sentem prejudicados, o do Porto e o do Braga não se referiram à arbitragem, sinal de que afinal foi uma arbitragem imaculada.

Mais um golo para a Fundação Benfica

Por mais que muitos digam o contrário, o Benfica, através da sua Fundação, é grande até nas iniciativas.
Depois do jogo contra a pobreza realizado na Luz no mês passado e cuja receita reverteu a favor das vítimas do terramoto do Haiti, agora a ajuda será a favor das vítimas das enchentes na Madeira.
Os meus pêsames aos familiares das vítimas!

Opinião sobre o acordão da CD da Liga

Por falta de tempo, só hoje me é possível opinar sobre esta decisão da CD da Liga.
Independentemente do enquadramento legal para a aplicação dos castigos a Hulk e Sapunaru ser ou não o mais correcto, quem sou eu para dizer se é ou não é, já que a CD da Liga achou que era, as penas pecam por escassas e incompreensíveis.
Escassas porque os actos protagonizados pelos atletas do FC Porto estavam enquadrados numa moldura penal de 1 a 6 anos. Havendo atenuantes poderiam ser reduzidos a metade, ou seja de 6 meses a 3 anos. Muito tempo? Talvez! Mas a lei foi aprovada pelos clubes, ou pela entidade que os representa, em seu nome.
Entretanto, não foram provadas quaisquer agressões ou declarações injuriosas por parte dos stewards, sendo assim como podem ser aplicadas e no caso particular de Hulk ser punido com menos tempo que o mínimo, já considerando as atenuantes?
O curioso é que nem o Porto, nem o Benfica, aceitam as penas que lhes foram aplicadas.
No caso do Porto, consideram que o enquadramento legal em que a CD da Liga se baseou para punir os jogadores não foi o mais correcto. Segundo eles e os "doutos" pareceres anexados ao processo, a pena teria de ser entre 1 a 4 jogos.
Já no caso do Benfica que foi punido com multa de 1.500 euros por comportamento negligente, também não a aceita porque acha que não deve ser responsabilizado por uma "eventual" actuação menos adequada dos stewards (ou seguranças de recinto).
Considero que ficou escrita mais uma página negra (e triste) do futebol português. Ao contrário do que se passa nalguns países em que os próprios clubes punem os seus atletas quando prevaricam, vidé o caso Cantona/Manchester United, quando este agrediu um adepto doutro clube há uns anos atrás, em Portugal, os clubes desresponsabilizam os mesmos. E assim, com este tipo de procedimentos (dos clubes) e de comportamentos (dos jogadores) o nosso futebol nunca chegará ao nível dos melhores!

A farsa

Rui Santos é conhecido pelas suas opiniões polémicas e não é benquisto pelos benfiquistas mas a sua crónica A farsa merece ser lida.
Fala na mais que provável não candidatura do actual presidente da Liga, Hermínio Loureiro, às eleições que irão acontecer dentro de poucos meses. E porquê? Não apenas por ser actualmente o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis mas porque ele sabe que não tem os apoios necessários para poder desempenhar o cargo da melhor forma pois dentre os grandes clubes, nem todos lhe dão o seu apoio e sem isso, "não há nenhum presidente da Liga que consiga chegar ao ato de tomar posse sem reunir o apoio dos chamados "grandes clubes", embora no caso de HL, numa primeira fase, o mais difícil foi granjear o apoio do Benfica, agora apontado como o maior beneficiário das "decisões orgânicas" da Liga, ao contrário do FC Porto que começou por lhe dar o benefício da dúvida, no auge da erosão revelada pelas cumplicidades profundas estabelecidas entre Valentim Loureiro e Pinto da Costa e lhe foi tirando o tapete à medida que foram conhecidas as decisões em sede de Apito Final."
O que é pena, pois apesar de tudo foi quanto a mim um dos presidentes da Liga mais isentos dos últimos anos.

O Porto-Braga visto por um portista

Na análise de um adepto portista, vai ser um jogo do tudo ou nada para o FC Porto, isto porque se analisarmos bem as coisas ao FCP só lhe interessa um resultado, que é a vitoria, para continuar na luta pelo título.
Em caso de derrota, será o adeus quase definitivo à conquista do Pentacampeonato.
O SC Braga entra em campo sem a pressão de ter de ganhar porque  mesmo que perca fica tudo igual na classificação.
Não vai ser um jogo fácil para FCP,  até porque o SCB  tem um quarteto defensivo muito bom e por isso é a defesa menos batida do campeonato.
E logo por azar já pode jogar um jogador que muito admiro, de nome Mossoró (coincidência do caraças).
Mossoró é o jogador que transporta a bola nas transições defesa-ataque do SCB, um jogador rapidíssimo, com um bom toque de bola e com uma excelente técnica individual (o FCP tem que estar atento a este jogador).
No FCP as jogadas têm de ser feitas com muita concentração porque de certeza o SCB vai dar a “batuta” do jogo ao FCP para depois explorar as rápidas transições.

Espero que seja um jogo sem casos e com muita festa nas bancadas, que seja um hino ao futebol.

Quanto aos benfiquistas, acredito que devam pensar como o seu treinador, "que percam os dois", mas como isso não é possível, de certeza vão torcer pelo empate!

Escrito por: Nuno Costa

O Porto-Braga de domingo

No domingo joga-se o Porto-Braga a contar para a 20ª jornada da Liga Sagres.
Neste momento o Braga está em 2º lugar com 48 pontos, um a menos que o Benfica, que no entanto tem um jogo a mais, enquanto o FC Porto está em 3º com 40 pontos.
Faltam 11 jogos neste momento para o final do campeonato, excepto para o Benfica a quem faltam 10.
Estão portanto em disputa ainda 33 pontos. Muitos pontos!
As estatísticas mostram que nunca nenhuma equipa conseguiu recuperar tantos pontos, quantos o Porto precisa de recuperar para se sagrar campeão. Mas, se os portistas vencerem o Braga ficam a 6 pontos do Benfica e vão recebê-lo lá mais para a frente e em caso de vitória, se até lá nenhum dos dois perder pontos, ficará a 3. Mas, é preciso não esquecer o Braga que mesmo que perca no Dragão ainda fica 5 pontos à frente e sem mais nenhum confronto com o Porto.
Ou seja, tudo é possível sim senhor mas recuperar pontos a dois adversários não é o mesmo que recuperar apenas a um. Missão não impossível mas muito difícil se depara ao Porto se quiser revalidar o título!
Falando agora do Braga, ganhando afasta o Porto da luta e discutirá com o Benfica, a quem tem de visitar, o título. Empatando, fica tudo quase na mesma, deixando porém os portistas praticamente fora da discussão. Perdendo, não deixa de ser candidato pois mantém o 2º lugar com mais 5 pontos que os portistas e menos 1 ponto que os benfiquistas.
Sem querer lançar qualquer tipo de suspeição, existe bastante curiosidade, sabendo das ligações existentes entre os dois clubes, dos vários jogadores do Braga emprestados pelo Porto, casos de Luís Aguiar, Renteria, Adriano e Diogo Valente, em saber se estes jogadores vão jogar e qual vai ser o seu empenho. E o próprio treinador do Braga vai certamente entrar de coração dividido para esta partida, sabendo como sabemos do seu "portismo".
Resumindo, no domingo veremos se teremos ou não um Braga 100% candidato ao título!

Meu artigo no Jornal da Gloriosasfera

Saíu a 7ª edição do jornal da Gloriosasfera ontem, do qual "saquei" este meu artigo.
"A minha forte ligação ao futebol moçambicano - II"
O artigo anterior sob este título, havia terminado no porquê da escolha do nome Clube de Desportos da Costa do Sol para substituir o de Benfica de Maputo.
Depois da escolha do novo nome era preciso escolher as cores e o emblema. Tarefa difícil pois não podíamos de modo nenhum manter algo que o associasse ao Benfica, pelos motivos já expostos.
Por ser um clube situado junto a uma praia e confesso que por analogia, sugeri aos meus colegas de Direcção as cores do Estoril-Praia, porque tinham tudo a ver, o amarelo do sol e o azul do mar. E mais, teria as cores da selecção do país do futebol, o Brasil.
Ultrapassado mais este obstáculo, deparou-se-nos outro ainda mais difícil, o emblema. Depois de muita discussão (pacífica, claro) optámos pelo óbvio, colocar o mar, o sol, e uma gaivota, que até certo ponto nos lembrava a “gloriosa águia”. Curiosamente nunca fomos conhecidos pelos “gaivotas” (felizmente), mas sim por “canarinhos” devido à cor da camisola e concerteza também à selecção brasileira. Isto no ano de 1978.
Paralelamente, a equipa de futebol sénior que tinha começado a ser construída dois anos antes com uma mescla de experiência e juventude, por um técnico desconhecido mas estudioso, ex-atleta do clube (Martinho de Almeida), já lutava por títulos.
Recordo que antes da independência se disputavam os campeonatos distritais que por sua vez apuravam os representantes para o provincial, afinal Moçambique era uma província portuguesa.
A partir de 1976 começaram a disputar-se campeonatos provinciais, que substituiram os distritais, e que apuravam para o campeonato nacional disputado por 16 equipas divididas em duas séries, apurando depois as duas primeiras para uma fase final.
Finalmente em 1979 os nossos esforços foram coroados de êxito. Vencemos o primeiro campeonato nacional da nossa história!
Como a equipa era muito boa, a base da selecção de Moçambique na época, voltámos a ganhar o campeonato nacional em 1980, acumulando com a primeira Taça de Moçambique. Foi um ano de ouro!
Nessa brilhante equipa, os que habitualmente representavam a selecção, eram de facto belíssimos jogadores, tanto que não tenho dúvidas que se na época fosse permitido saírem de Moçambique, muitos teriam feito sucesso no futebol português. Anos mais tarde, dois ainda jogaram no futebol português mas sem grande sucesso pois o seu período áureo tinha passado. Um deles (Nito) conseguiu sair de Moçambique para Portugal mas não conseguiu a autorização da Federação para poder ser inscrito em Portugal. Só depois de passados dois anos o conseguiu e mesmo assim ainda representou o Guimarães (com Pedroto) e o Estrela da Amadora.
Outro grande jogador da época, é actualmente o treinador do Desportivo de Maputo e já foi seleccionador nacional de Moçambique, Artur Semedo, que também ainda chegou a jogar em Portugal na 2ª divisão.
No ano seguinte, as coisas já não correram tanto de feição, o técnico foi dispensado após 5 anos à frente da equipa, aconteceram as lesões de dois jogadores importantíssimos, enfim coisas normais em futebol.
Mas o Costa do Sol não era só futebol.
Tínhamos uma belíssima equipa de hóquei em patins treinada pelo melhor jogador português de todos os tempos, Fernando Adrião, infelizmente já falecido e com quem ainda privei em Portugal nos anos 80.
Tínhamos uma de basquetebol sénior femininos que foi campeã nacional.

Manuel Oliveira

E o campeão foi ... "Unidos da Tijuca"

O carnaval no Brasil é algo de especial. Só vendo para crer! E não só no Rio, também em Recife, em Salvador, em São Paulo.

O desfile das escolas de samba (12 no total) do Rio de Janeiro que ocorrem no domingo e 2ª feira de carnaval é algo de esplendoroso e grandioso.
A escola Unidos da Tijuca venceu justamente o desfile deste ano, quebrando um jejum que durava desde 1936!!!

Como é diferente no Brasil

Lá como cá, ou cá como lá, como queiram, existem problemas e muitos com as arbitragens. Mas, enquanto em Portugal ninguém abre a boca, leiam a entrevista  (sem papas na língua) do árbitro internacional brasileiro Carlos Eugênio Simon que teve um caso complicado recentemente que envolveu o Palmeiras e o seu presidente e que vai estar no Mundial da África do Sul.

Entrevista ao GloboEsporte:
Simon recebeu a reportagem do EE em sua casa, em Porto Alegre (RS) e teve uma conversa aberta sobre assuntos polêmicos. Ele disse que aprova a tão discutida "paradinha" na hora das cobranças de pênalti e que ela deve ser permitida na África do Sul.

Sempre atento a tudo o que acontece dentro de campo, Simon também revelou que existem jogadores que fazem "corpo mole" durante os jogos, pedem cartões para serem suspensos e não viajarem e que os árbitros ganham presentes de dirigentes antes das partidas.

E você acha que só os jogadores pedem camisas? Os homens de preto também pedem. Simon mostrou sua coleção de uniformes e revelou que Romário foi o atleta que ele mais "tietou".

O repórter Régis Rösing preparou uma lista de lances polêmicos envolvendo Simon e pediu explicações. O árbitro não escapou e justificou o gol anulado de Obina, no jogo entre Palmeiras e Fluminense, pelo Brasileiro do ano passado; o pênalti marcado no clássico Ceará e Fortaleza, no estadual de 2009; o pênalti não marcado em Diego Tardelli em 2008, entre Cruzeiro e Flamengo; e a falta dentro da área não assinalada para o Atlético-MG contra o Botafogo, nas quartas de final da Copa do Brasil de 2007.

Afinal quem tem razão?

O lance polémico do Leixões-Porto do passado fim de semana, do qual os portistas tanto se queixam, continua a dar que falar. E a ser visto sob diversos ângulos.

Segundo o especialista em arbitragem Cruz dos Santos (A Bola)
"... Mas Bruno Paixão contestado no Leixões-FC Porto, sobretudo por penalty não assinalado de Joel sobre Rúben Micael. Houve contacto? Sem dúvida. Mas antes ou depois de o novo e excelente reforço portista entrar em queda? E foi tocado ou provocou o toque, arrastando o pezinho? Nem a TV, com repetições de vários ângulos, me deu a certeza. Por isso, fico-me no talvez quanto à existência de falta. Mas não vi antijogo leixonense. E o encontro teve mais de sete minutos após os 90. Aí, pelo menos, o árbitro não entrou na tal «linha do campeonato que está traçada» — gostava eu de saber como e por quem."

Já um cronista Octávio Ribeiro (Record)
"Enquanto não se encontrar uma instância de recurso imediato com a utilização de meios tecnológicos, os árbitros continuarão entregues aos seus olhos e aos seus medos. O penálti que passou em claro sobre Ruben Micael, no Leixões-FC Porto, pode não ter sido um roubo, mas é um erro de catedral, que envergonha todos os que pugnam por um futebol mais sadio."

O mesmo lance visto por dois ângulos. Num, a opinião duma pessoa que considero isenta e idónea, noutro a opinião dum adepto portista.
Estes dois pontos de vista servem para provar que muitas das discussões e insinuações que se fazem às arbitragens da Liga Sagres são subjectivas. Por mais que os adeptos de qualquer clube queiram fazer crer que o seu clube foi o mais prejudicado e que o outro foi o mais beneficiado, não passam dum ponto de vista na maioria das vezes. Cada um vê com os olhos com que quer ver!
Existem casos em que realmente são incompreensíveis as decisões dos árbitros, vidé lance que precede o 2º golo do Braga contra o Marítimo, mas na maioria das vezes as declarações de jogadores e treinadores são proferidas a quente e certamente mais tarde arrependem-se, só que não têm a coragem de emendar a mão.
Ainda sobre erros de arbitragem é de lastimar que muitos intervenientes só se queixem quando são prejudicados e não reconheçam quando são beneficiados. Por isso, estou plenamente de acordo (embora saiba que muita gente não está) da postura adoptada pelo Benfica. Muitos dirão, é porque está a ser beneficiado, mas quanto a mim não é, às vezes tem sido, noutras não, como todos afinal!


A (Re)Nascer o campeão



Com os meus agradecimentos ao blog "Benfica HD"

Canções de embalar

Para provar que nem tudo no JOGO é mau, deixo-vos com um pequeno artigo da edição de hoje.

"É algo que está escrito na primeira página de qualquer manual de propaganda: uma mentira repetida muitas vezes pode transformar-se numa verdade. Dizer que a excelente época que o Benfica tem vindo a fazer é fruto de benefícios de arbitragem ou da Comissão Disciplinar da Liga é um bom exemplo disso. Os encarnados disputam o primeiro lugar com o Sporting de Braga porque estas são, de longe, as duas melhores equipas da Liga Sagres até esta altura. E, a menos que muita água passe por baixo da ponte, a linha do campeonato parece mesmo traçada: águias e minhotos estão claramente em vantagem na luta pelo título.
Tudo o resto que se tem dito são canções de embalar. Porque os penáltis por assinalar e o antijogo não foram inventados à 19ª jornada. Puxar agora o assunto à conversa, como se fosse a explicação para todos os males, soa a saída desesperada. É que os nossos calos doem sempre mais do que os dos outros". 
(Sérgio Krithinas)

O inesquecível Manuel Galrinho Bento

Bento, falecido em 1 de março de 2007 com 58 anos, foi um dos melhores guarda-redes que passaram pelo Benfica.
Foi ontem alvo duma homenagem, tendo sido dado o seu nome ao Estádio daquela  vila ribatejana.
Do Goleganense transferiu-se para o Barreirense e daí para o Benfica, clube que representou durante 20 anos (1972/1992).
No Benfica foi campeão por 8 vezes, tendo ainda ganho 6 Taças de Portugal e 3 Supertaças.
Foi também um dos guarda-redes mais vezes internacional. E no seu tempo faziam-se menos jogos a nível de selecção.
Tive o previlégio de o ver jogar inúmeras vezes. Era um dos portadores da mística benfiquista e a quem o clube muito deve.

Ronaldo e Dunga juntos, mas não se falam

Poucos metros separavam Ronaldo e Dunga no camarote em que os dois assistiam ao desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo. Mas o Fenômeno, que mais parecia um “relações públicas” e falava com meio mundo, não procurou o treinador da seleção para conversar.

Fora dos planos de Dunga, mas ainda com esperanças de disputar a quarta Copa do Mundo, na África do Sul, Ronaldo deixou o sambódromo sem sequer cumprimentar o treinador.

- Eu nem vi o Dunga - disse Ronaldo momentos antes de entrar no ônibus especial ao lado da esposa Bia Anthony, grávida de seis meses.

O Fenômeno não fez a tradicional social com o treinador e disse que precisa mostrar serviço com a bola nos pés.

- Continuo sonhando com a Copa do Mundo. Tenho que mostrar dentro de campo. Não adianta falar ou mandar recado para o Dunga.

Ronaldo foi um dos últimos jogadores de futebol a deixar o camarote, um dos mais badalados da Sapucaí. Após se esbaldar, ensaiar sambadas e beber algumas latas de cerveja, o atacante saiu por volta das 5h30m da manhã.

O Fenômeno quase não assistiu aos desfiles das escolas de samba. Prestou apenas um pouco de atenção quando o Salgueiro passou pela avenida. No resto do tempo, ele preferiu ficar conversando com amigos.
(Fonte: GloboEsporte)

Quem tem telhados de vidro ...

O treinador do Braga, Domingos Paciência de seu nome e que já foi baptizado algures de "chorão", hoje não tem motivos para isso.
E sobre o lance nem uma palavra!
O árbitro assistente está a precisar urgentemente de óculos. Foi nas barbas dele!

Porque é carnaval

O carnaval é uma festa popular. Especialmente no Brasil onde pára quase tudo durante o período do carnaval.
Por exemplo, fecham restaurantes, nos shoppings apenas funcionam as praças de alimentação, o futebol pára também em alguns estados. Enfim, é uma folia. É a alegria do povo!
Deixo-vos com algumas imagens carnavalescas de figuras conhecidas do futebol brasileiro.
 
Vagner Love beijando a mulher que desfila numa escola de samba

 
Ronaldo desfilando pela escola de samba "Gaviões da Fiel" da claque do Corinthians, em homenagem ao centenário do clube

  
Sócrates, lembram-se dele? Cantando no carnaval paulista!

 
Richarlyson do S.Paulo, irmão do avançado Alecsandro que jogou no Sporting e agora é do Internacional

Às vezes mais vale estar calado!

Benfica e Porto tiveram sortes diferentes hoje.
Começo pelo Benfica porque jogou mais cedo.
Foi das exibições mais pobres do Benfica, salvou-se o resultado, num jogo sem casos, coisa rara nos tempos que correm.
Cardozo adiantou-se na liderança dos marcadores quando parece não estar a atravessar um grande período de forma, aliás à semelhança doutros influentes jogadores do Benfica. Todas as equipas e jogadores têm oscilações durante a época.
Depois do empate em Setúbal há uma semana, havia já quem falasse em perda de título e coisas do género, sobretudo devido aos resultados dos rivais na luta pelo mesmo, Braga e FC Porto.
Afinal provou-se hoje que todos estão susceptíveis a escorregões!
Falemos agora do FC Porto que não saíu do 0-0 em Matosinhos.
Como lhe competia tomou a iniciativa do jogo, dominou mas não marcou. Há dias assim!
O árbitro Bruno Paixão terá feito "vista grossa" a um penálti sobre R. Micael e depois talvez para compensar deu mais 7 minutos de jogo quando os portistas procuravam desesperadamente o golo da vitória.
Azar do FC Porto que não teve hoje a estrelinha tão necessária nestes jogos complicados e o "penta" cada vez mais longe. Para agravar o próximo jogo é com o Braga que todos querem ver campeão.
Dá-se um doce a quem descodificar o título deste post.

A paradinha em discussão

Internacional Board vai discutir alterações às regras de arbitragem em Março
A FIFA anunciou esta sexta-feira que o Internacional Board, órgão responsável pelas regras do futebol, vai analisar na reunião de 06 de Março várias propostas de alteração às leis da arbitragem.
Entre as regras a analisar, estarão a que pune com expulsão um jogador que impeça uma ocasião manifesta de golo, bem como as "paradinhas" antes da conversão de grandes penalidades.
Na sessão, deverá também ser discutida a função do quarto árbitro, com a análise de um relatório sobre a utilização de árbitros assistentes adicionais que está a ser utilizada, a título experimental pela UEFA na Liga Europa.
Outro dos assuntos sobre a mesa será a utilização de novas tecnologias no futebol.
Fundado em 1886, o Internacional Board é composto pelas associações de futebol de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, e pela FIFA.
Cada associação britânica tem direito a um voto, enquanto a FIFA representa as 204 federações suas associadas.

Concordo com as eventuais mudanças que irão estar em análise na próxima reunião da Internacional Board.
Sobre a chamada "paradinha" não basta mudar, ou seja, impedir que os marcadores dos penáltis as façam, será necessário também impedir que os guarda-redes se adiantem antes da bola partir. Caso contrário, passa-se a dar toda a vantagem aos guarda-redes.

Deixo-vos com o vídeo duma "paradona" de Neymar, o garoto de 17 anos que já brilha no Santos.

BENIN dissolve selecção que esteve no CAN

Numa decisão publicada em Cotonou (capital do Benin), a FBF acusa os jogadores de "chantagem e falta de patriotismo" e a equipa técnica de "cumplicidade e apoio" destes actos na véspera do CAN de Angola-2010.
Estes "actos repreensíveis" e o seu apoio pela equipa técnica poderiam hipotecar a participação do Benin nesta prova continental, segundo a FBF.
Ela indica igualmente que estas acções poderiam igualmente expor o Benin a "sanções severas da Confederação Africana de Futebol (CAF), não fosse a implicação pessoal do chefe de Estado na gestão da crise".
Na véspera da expedição angolana, alguns jogadores da equipa nacional condicionaram a sua participação à resolução de algumas reivindicações, incluindo o aumento dos seus prémios.
No termo da sua terceira participação no CAN, para a qual foi concedido um orçamento de cerca de dois biliões de francos CFA (um dólar norte-americano equivale a cerca de 450 FCFA), o Benin foi eliminado na primeira volta ao perder diante da Nigéria (0-1) e do Egipto (0-2) depois dum empate frente a Moçambique (2-2).
(Fonte: Notícias de Maputo)

Copa Libertadores - 2010

(Na foto: Rogério Ceni - S.Paulo, Kléber - Cruzeiro, Ronaldo - Corinthians, Adriano - Flamengo e Guinazú - Internacional)

Começou a Copa Libertadores 2010 na passada 3ª feira, tendo havido jogos também na 4ª e na 5ª feiras.
No Grupo 1 está o Corinthians que ainda não se estreou.
No Grupo 2 está o S. Paulo que venceu na 4ª feira o Monterrey por 2-0.
No Grupo 5 está o Internacional de Porto Alegre que também ainda não se estreou.
No Grupo 7 está o Cruzeiro que perdeu na Argentina com o Vélez Sarsfield por 2-0.
No Grupo 8 está o Flamengo que também ainda não se estreou na prova.
Nenhum clube brasileiro vence esta prova há seis anos. E o pior é que um foi sempre finalista vencido!
Vamos ver se este ano a malapata acaba pois neste lote de 5 equipas estão equipas fortes e com jogadores experientes.
Esta prova tem um regulamento caricato que não permite que duas equipas do mesmo país disputem a final, o que faz com que elas se eliminem entre si, desvirtuando a verdade desportiva da prova.

Ano Representantes brasileiros Desempenho nas dez edições anteriores
2010 Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Inter e São Paulo 18 participações e 2 títulos
2009 Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Sport 16 participações e 2 títulos
2008 Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo 13 participações e 1 título
2007 Flamengo, Grêmio, Inter, Paraná, São Paulo e Santos 12 participações e 2 títulos
2006 Corinthians, Goiás, Inter, Palmeiras, Paulista e São Paulo 10 participações e 2 títulos
2005 Atlético-PR, Palmeiras, Santo André, Santos e São Paulo 9 participações e 1 título
2004 Coritiba, Cruzeiro, Santos, São Caetano e São Paulo 8 participações e 1 título

Uma grande notícia!

A arbitragem hoje está em foco. Quando me refiro a hoje, é hoje mesmo e não à actualidade. Porquê? Porque se realizou hoje uma reunião do Comité de Arbitragem da Associação Europeia das Ligas Profissionais de Futebol e no final da mesma, Vítor Pereira presidente da CA da LPFP disse que admitia a hipótese de árbitros estrangeiros apitarem jogos da Liga Sagres.
Benvindos, digo eu, mas com uma condição, a de ninguém saber antecipadamente quem seria! Acabava-se com a suspeição e talvez se repusesse a verdade desportiva que para mim está acima de tudo. Mesmo das vitórias do meu clube. Já deviam ter vindo ontem!
Lanço o desafio aos leitores deste blogue para manifestarem a sua opinião sobre esta ideia.

A especulação sobre o Benfica

Ao ler certas notícias escritas duma forma tão convincente ficamos com a sensação que são verídicas. Depois de as lermos e pensarmos um pouco concluímos, mas como é possível escreverem isto sem que em nenhum momento refiram que se trata dum mero exercício de adivinhação.

A lei do mercado é implacável. O Benfica será obrigado a vender três jogadores no final da temporada, mesmo que obtenha o acesso direto à Liga dos Campeões.

Podem até acertar, atendendo ao interesse já manifestado por inúmeros clubes por muitos dos jogadores do Benfica, mas se este vender algum dos mais badalados pela cláusula de rescisão, certamente não será necessário vender três como é dito na notícia. A não ser que "batam" a cláusula, aí nada a fazer por parte do clube!
O presidente já disse sim que teria de vender um.
Mas vamos esperar por Junho para saber mesmo quantos serão!


Saiu a 6ª edição do Jornal da Gloriosasfera

Saiu hoje a 6ª edição do Jornal da Gloriosasfera. Cada vez mais o orgulho da blogosfera benfiquista!
Pode ser visitado clicando aqui ou no logotipo existente na barra lateral deste blogue.
Deixo-vos com um artigo do Jornal de minha autoria.

A minha forte ligação ao futebol moçambicano - I 

Desde que me conheço sou benfiquista certamente porque o meu pai e irmãos mais velhos também eram.

Muito jovem fui viver em Moçambique para uma cidade chamada Quelimane.
Para além de estudar, como era um apaixonado por futebol e benfiquista, decidi ir treinar ao então Benfica de Quelimane tendo sido inscrito na equipa de júniores.

Convém lembrar especialmente para os mais jovens que Moçambique foi colónia portuguesa até 25 de Junho de 1975, data da sua independência. E que, antes da independência, havia Benficas e Sportings nas principais cidades mas quase nenhum Porto! Lembro que Nené e Shéu vieram do Benfica da cidade da Beira. De Quelimane, veio o meu colega e amigo Eurico Caires, pai do também ex-jogador do Benfica Bruno Caires. Isto para não falar dos mais antigos, casos dos nossos Eusébio, Coluna, Costa Pereira, etc.

Os estudos levaram-me até à capital de Moçambique, na época Lourenço Marques, actual Maputo e aí como não podia deixar de ser, a paixão pelo Benfica levou-me ao Benfica de L.Marques.

Poucos anos mais tarde dá-se a independência e com ela a grande debandada de portugueses rumo a Portugal. Eu decidi ficar. O futebol federado já tinha ficado para trás por vários motivos mas o principal talvez tenha sido a falta de estofo físico, passando a jogar por passatempo no campeonato de trabalhadores disputado entre empresas.

Os clubes moçambicanos sofreram na pele a debandada dos portugueses pois eram os seus principais dirigentes. Muito jovem para os padrões habituais do dirigismo desportivo, em 1976 fui convidado a integrar a direcção do ainda Benfica mas já de Maputo em vez de L.Marques onde fiquei até 1982, data em que resolvi voltar para Portugal.

Foram 6 anos da minha vida que nunca esquecerei pela forma apaixonada e intensa com que me dediquei ao clube, primeiro como Secretário-Geral e depois como Vice-Presidente, acumulando com a chefia do departamento de futebol.

O clube não tinha ainda grande estatuto no panorama futebolístico moçambicano. A maioria estranhará mas explico. É que na então Lourenço Marques, a filial do Benfica começou por ser o Desportivo que ainda hoje conserva a águia no seu emblema mas cujas cores eram o preto e branco e só em 1955 foi fundado o Benfica pois alguns benfiquistas não se reviam naquele clube e quiseram ter um clube que equipasse de vermelho e branco e se chamasse Benfica. Com a divisão de adeptos e falta de “mecenas” o Benfica era apenas o quarto clube, atrás dos históricos Desportivo, Ferroviário e Sporting de L.Marques fundados nos anos 20.

Até à independência o Benfica não tinha nenhum campeonato ganho, quer distrital, quer provincial, apenas umas Taças de Honra e vitórias em Torneios.

Curiosamente, a independência veio a ser benéfica para o Benfica e especialmente para o seu sucessor Costa do Sol porque o enfraquecimento dos outros ao nível do dirigismo e dos apoios financeiros veio equilibrar as forças.

Não durou muitos mais anos o nome Benfica, pois em 1978 foi decretada a mudança dos nomes, das cores, dos símbolos de todos os clubes que tivessem alguma ligação com o colonialismo.
Tivémos então de escolher outro nome. Grande dilema se nos deparou. Na altura a direcção do clube era composta por metade de portugueses e metade de moçambicanos mas todos com uma paixão em comum, o BENFICA.

Acabámos por escolher o nome Clube de Desportos da Costa do Sol pois as instalações do clube situavam-se numa zona muito bonita por sinal, junto à praia da Costa do Sol.
(Deixo-vos com água na boca, até ao próximo artigo)

Manuel Oliveira

O Sporting-Benfica de hoje

Compreendo a imensa tristeza que vai na alma dos sportinguistas, não estou a gozar garanto, depois de mais uma derrota (e pesada) em casa diante do seu maior rival. Para além de ser a 4ª consecutiva, tirou-lhes a esperança de ganharem algum título esta época.
Este é sem dúvida um Fevereiro que os sportinguistas não esquecerão tão cedo. Derrotados pelo Braga e pela Académica para o campeonato, depois das renascidas esperanças com os reforços de Janeiro, resta-lhes lutar por um 4º lugar.
Nas meias-finais da Taça de Portugal são goleados e eliminados no Porto.
Nas meias-finais da Taça da Liga são goleados e eliminados pelo Benfica em casa.
Que mais lhes poderá acontecer?
Bom, falando agora do jogo, é certo que o Benfica teve a chamada sorte do jogo ao ver-se simultâneamente com um jogador a mais e a ganhar por 1-0. Porém, convém lembrar os mais distraídos que o vermelho é bem mostrado, as leis são claras, o problema é que não estamos acostumados a que elas sejam sempre cumpridas e quando o são, aqui-del-rei que fomos roubados! O árbitro veio com a intenção de prejudicar o Sporting, é o que diz o substituto do Sá Pinto. Porque não ser mais correcto e dizer, o árbitro veio com a intenção de fazer cumprir as leis.
Que me lembre, o Sporting só se pode queixar dum fora-de-jogo mal tirado a Pongolle.
O Benfica jogou quase a ritmo de treino e dominou, exceptuando um pequeno período pós-golo de Liedson.
Agora que venha o FC Porto para o tira-teimas final em campo neutro.

Bom tema para debate

Efectuou-se uma sondagem "O JOGO/DN/TSF/SPORT TV", intitulada:

Quem tem mais mérito na excelente época que o Benfica está a realizar?

Jogadores: 54,2%
Presidente/Administração da SAD: 13%
Treinador: 12,1%
Dúvidas NS/NR: 10,6%
Adeptos: 10,1%

Partindo desta base, que vale o que vale, será um bom ponto de partida para debate.
Qual a opinião de vocês, caros leitores deste blog?

Afinal o CJ da FPF nem sempre contraria a CD da LPFP

De acordo com a notícia de hoje, o Conselho de Justiça da FPF indeferiu liminarmente o recurso do Sporting de Braga que pretendia que tivessem sido levantados "sumaríssimos" a Saviola e Javi Garcia por eventuais actos de indisciplina durante o jogo Braga-Benfica da Liga Sagres.
O órgão de recurso do futebol português considerou ainda que a actuação dos minhotos foi contrária à filosofia que subjaz à legislação processual do desporto.
Ao contrário do que se tem ouvido, afinal o CJ da FPF nem sempre contraria a CD da LPFP.

Isto é o que se chama "jogada de antecipação"

FC Porto apresenta parecer em que defende pena de um a quatro jogos para Hulk e Sapunaru
 
O jurista João Leal Amado, especialista em Direito Desportivo, defende que as agressões de Sapunaru e Hulk a um assistente de recinto desportivo (steward) no túnel do Estádio da Luz devem ser penalizadas com uma pena de um a quatro jogos.

Isto porque, segundo aquele professor auxiliar da Faculdade de Direito de Coimbra, um steward é um “vigilante de segurança privada” e “a ordem jurídica não confunde as forças de segurança com os assistentes de recintos desportivos”. É com base nesta argumentação que o FC Porto deverá apresentar recurso junto do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

No parecer a que o PÚBLICO teve acesso, João Leal Amado considera que “não faltam boas razões para duvidar do acerto” do “enquadramento regulamentar” da acusação a Hulk e Sapunaru pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Contra os dois jogadores do FC Porto foram, recorde-se, deduzidas acusações nos termos das quais ambos teriam praticado infracções disciplinares muito graves contra “delegados ou outros intervenientes no jogo com direito ou permanência no recinto desportivo”, infracções puníveis com sanção de 6 meses a três anos, segundo o artigo 115.º, n.º 1, al. f, do regulamento disciplinar da LPFP. Mas, para o jurista, os “assistentes de recinto desportivo não são ‘intervenientes no jogo’, eles são, em certo sentido, justamente o oposto disso, visto que uma das suas tarefas centrais consiste em evitar que os espectadores possam intervir e perturbar o normal desenrolar do jogo”. No seu entender, “em princípio” não estão “autorizados a aceder e a permanecer num túnel de ligação entre o recinto de jogo e os balneários”.

João Leal Amado considera, assim, que “não se vislumbram razões válidas para enquadrar” as agressões de Hulk e Sapunaru no artigo 115.º. “Parece-nos estranho que o instrutor
acusador diga, preto no branco, que estabelece esse artigo que o jogador que cometa agressão contra outro interveniente no jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo, entre os quais o assistente de recinto desportivo, é punido com pena de suspensão de 6 meses a 3 anos e multa (...)”, cita. E questiona: “Como!? Entre os quais assistente de recinto desportivo!? O preceito diz isso? Não diz. O preceito não faz menção a qualquer assistente de recinto desportivo.”

Em conclusão, é referido que os jogadores não poderão “ser objecto de outra punição senão a prevista para as hipóteses em que um jogador agride qualquer outro elemento do público, nos termos do art. 120.º do regulamento disciplinar da Liga, que já qualifica a respectiva conduta como uma infracção disciplinar grave”, punível com uma pena de um a quatro jogos.

In-Publico

Miguel sempre na "berlinda" mas pelos piores motivos

A reestreia de Robinho no Santos

Não podia ter sido melhor a reestreia de Robinho pelo Santos contra o São Paulo treinado pelo ex-benfiquista Ricardo Gomes.
Ficou de início no banco, entrou aos 13 minutos da 2ª parte e marcou o golo da vitória (2-1) sobre o São Paulo a 5 minutos do fim.
De salientar que no Santos alinharam o ex-benfiquista Léo e o quase reforço Durval que se transferiu do Sport de Recife para o Santos.
O 1º golo do Santos foi da autoria do garoto (17 anos) Neymar de penálti. Fez uma "paradona" que sentou o experiente Rogério Ceni, guarda redes do S. Paulo.

Câmaras gastam 20 milhões de euros por ano nos estádios municipais do Europeu

Recinto de Leiria está à venda.  
Aveiro recusa demolir, mas admite vender, tal como Algarve
Braga é quem mais gasta.
Esta notícia vem no Público de hoje e é preocupante!
São os chamados "Elefantes Brancos".
Há dias, num post brilhante o Coração Encarnado aflorava este assunto, dando especial enfâse ao caso de Braga que é o que mais gasta e curiosamente é o único que parece não admitir a venda.
Todos queriam ser sede do Euro 2004, não havendo o mínimo de planeamento sobre os custos e a sua rentabilização futura. Os autarcas queriam votos. Agora queixam-se, sobretudo os que herdaram a batata quente.

Isto é incrível

Para os mais distraídos, colocaram a foto de Cristian Rodriguez actualmente no Porto no anúncio das imagens do Setúbal-Benfica de ontem.
É incrível, para não dizer absurdo!
Que falta de atenção senhores jornalistas, ou foi de propósito?

LFV garante que não haverá guerra Norte/Sul

Durante a festa de inauguração da nova imagem da Casa do Benfica de Tomar, Luís Filipe Vieira garantiu que o silêncio continuará a ser regra de ouro no seio do clube, passando ao lado ou preferindo ignorar críticas como as que recentemente foram dirigidas pelo Braga, ainda a propósito dos incidentes ocorridos no túnel do Estádio AXA e das posteriores consequências disciplinares. "Há quem nos queira empurrar para um caminho que não queremos seguir", declarou Vieira perante uma plateia de cerca de três centenas de apoiantes, sem nunca referir, porém, o nome do Braga ou de qualquer outro rival.
 
É bom que assim seja pois esta época tem sido demais. Parece que tudo é culpa do Benfica!

Portugal ficou num grupo acessível

Realizou-se hoje o sorteio do Euro 2012, a realizar na Polónia e Ucrânia.
Portugal era cabeça de série no sorteio e não se pode dizer que tenha tido azar. Ficou no Grupo H com a Dinamarca, a Noruega, a Islândia e o Chipre.
Exceptuando a Dinamarca que ficou à nossa frente no Grupo de apuramento para o Mundial, as outras selecções estão perfeitamente ao nosso alcance. Esperemos que não facilitem como aconteceu nesse apuramento.
Faremos menos jogos visto que o nosso grupo é de 5 equipas, ao contrário da maioria dos Grupos. Só o nosso (H) e o da Espanha (I), têm 5 equipas.

Afinal sempre é verdade

Muito se tem falado nestes últimos dias sobre a percentagem de bilhetes que seriam cedidos pelo Sporting ao Benfica, como contrapartida pela antecipação do jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga.
A última versão veio hoje através do Record online que cita declarações duma "fonte" leonina à Agência Lusa, alegando que não é verdade que o sr. presidente dos leões se tenha comprometido em ceder essa percentagem, mas nem sequer sabem mentir, senão vejamos o parágrafo abaixo. 
Ainda conforme a mesma fonte dos leões, como o encontro do Estádio de Alvalade é considerado de alto risco, o Sporting "consultou autoridades e entidades sobre a segurança do evento, ficando desde logo vedada a possibilidade de ceder os alegados 30 por cento que o Benfica fala".
Afinal sempre é verdade! Se não fosse, a que propósito consultariam autoridades e entidades?
Nem mentir sabem!

Mal, muito mal, sr. Queiroz

Independentemente dos motivos e das razões, fica-lhe muito mal andar aos empurrões com um comentador, no caso Jorge Baptista.
Não se esqueça que é o seleccionador nacional. Se não quer ouvir críticas, demita-se!
Este é mais um episódio que demonstra que Queiroz não tem categoria para treinar a nossa selecção.

Ainda os castigos de Braga

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional responsabilizou finalmente os covardes agressores do jogador Óscar Cardozo e do treinador Raúl José. Baseou a sua decisão nas imagens televisivas da SIC, nos testemunhos apresentados pelas partes e nas próprias declarações dos implicados.
Acerca das imagens, escreve a CD “ipsis verbis”:
«Registamos que as imagens televisivas constantes dos … DVD, nos mais diversos ângulos e de forma conjugada são nítidas, esclarecedoras e conclusivas - permitem com todo o rigor, clareza e fidedignidade perceber a conduta dos arguidos … bem como o comportamento do técnico Raul José».
As imagens são objectivas, não permitem diferentes leituras nem precisam de palavras!
Por isso, só autênticos palhaços podem sobre elas tecer considerações alarves, de modo a tentar mistificar a verdade que encerram e demonstram. São palhaços que nunca souberam o que era um pingo de vergonha e cuja dignidade se esvai no seu rosnar e abanar de cauda para agradar ao dono.

Domingos Paciência vem dizer que a “injustiça” feita aos seus jogadores “não os vai desmoralizar”.
Injustiça houve, e grande! Houve a injustiça de os continuar a deixar jogar futebol, quando eles demonstraram com sobejas provas, que não eram dignos dessa contemplação.
Se houvesse justiça, Vandinho e Mossoró não teriam jogado a segunda parte do jogo contra o Benfica, deixando a sua equipa a jogar com oito jogadores!
Se houvesse justiça, estes jogadores não deviam ter continuado a jogar e talvez que a equipa do Braga tivesse o que merecia devido ao seu mau comportamento.
Depois, ninguém os quer desmoralizar. Querem apenas que seja feita justiça e que, mesmo os covardes, assumam as suas responsabilidades.

Carlos Freitas diz que, «…como não tem sido possível derrotá-la dentro do campo, esta acção visa tornar-nos mais fracos».
Foi precisamente o que o Braga, através dos seus jogadores – e limitamo-nos apenas aos factos provados ou possíveis de provar, até ao momento – tentou fazer com o Benfica, torná-lo mais fraco para o derrotar, retirando-lhe injustamente o seu melhor goleador da competição.
Depois, é tão torpe nas suas insinuações, está tão atolado na lama das manigâncias que tem o topete de dizer que estranha o “timing” da decisão.
Pois é, tal decisão já devia ter sido tomada há muito, tal a torpeza escandalosa que as acções dos seus jogadores assumiram. Mas convinha-lhes! Por isso, foram sempre protelando tanto quanto puderam. Por duas vezes, repete-se, por duas vezes pediram adiamentos de diligências, nomeadamente, de audições de testemunhas e dos próprios arguidos. Por que não tiveram então pressa?
Acresce que a acusação foi proferida e notificada aos arguidos e ao Braga em 21 de Dezembro. Por essa acusação, o Braga sabia, ou devia saber, o que a esperava. Ou pensava que ainda conseguia manobrar esta CD? Mas o Major – que, escandalosamente, ainda ocupa um lugar na estrutura directiva do futebol português – já não risca ou risca pouco e o “papa” seu amo está castigado, está a cumprir pena!
Se não contratou mais ninguém, “sibi imputat” !
Afirmar que não existe nenhuma imagem que consubstancie tentativa de agressão de Vandinho é baixo porque é querer apenas lançar poeira ou fazer dos outros cegos. Muitos dos seus compinchas de branqueamento têm falado em daltonismo mas o mal é de estrabismo direccionado.
Pois não! As imagens praticamente provam a agressão e ter sido condenado apenas por tentativa já foi um dom do princípio “in dúbio pro reo” pelo qual devia estar agradecido.
Quanto ao facto de nenhum relatório arbitral ou policial fazer referência às agressões, isso deve-se apenas à incompetência dos mesmos, aqueles que assistiram e viraram costas numa demissão de responsabilidades execrável. Lá o árbitro e seus assistentes, esses estavam sob controlo, não é? E o polícia que se vê na televisão a demitir-se da sua missão de preservar a ordem, era conhecido da casa!...
Agora, a mais risível desta personagem cujas palavras apenas provocam nojo é a que se refere a Vandinho. Diz ele que «é reconhecida a sua conduta séria e profissional»
De facto, tão séria e profissional que, interrogado no processo, Vandinho afirmou perante os instrutores, sem qualquer pejo ou vergonha, não saber que aquele a quem deu um pontapé era o treinador adjunto do Benfica, Raul José. Um treinador adjunto que o treinou durante um ano inteiro e cujo treinamento tinha findado há menos de meio ano!
Que memória tão curta a desta conduta “séria e profissional”!…
Vandinho mentiu com quantos dentes tem na boca. Mas isso são meros biscates, “é reconhecida a sua conduta séria e profissional”
Acreditamos, apesar de tudo! É aquela “conduta séria e profissional” a que todos os escroques se prestam para defender a corrupção, o compadrio e o tráfico de influências que perpassou pelo futebol português.

Para Salvador, vai apenas uma resposta que os factos não desmentem. O Braga não precisa de antecipar jogos para ser primeiro porque, para já, tem sido último em tudo. Foi último na Liga Europa, foi último na Taça da Liga, foi último na Taça de Portugal.
Resta-lhe apenas a Liga Sagres para não ser último.
 
(Parte dum post do amigo GIL VICENTE, no blog "Coração Encarnado")

A acção de Raúl José considerada agressão!

Relatórios não referem quaisquer agressões de Vandinho, Mossoró ou Ney

Os relatórios do árbitro e dos delegados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional presentes no jogo entre o Sporting de Braga e o Benfica,  não referem quaisquer agressões por parte dos jogadores arsenalistas punidos recentemente, a saber Vandinho, Mossoró e Ney. Segundo escreve Jorge Sousa no seu relatório: “Logo após o apito final para a primeira parte, o jogador nº 30 do Benfica e o jogador nº 99 do Braga tiveram uma pequena discussão à entrada do túnel sendo de imediato separados pelo árbitro assistente nº 1. Alguns jogadores de ambas as equipas travaram-se de razões à entrada do túnel gerando-se uma confusão. Do local onde me encontrava apercebi-me apenas de alguns jogadores a discutirem uns com os outros. Sou informado pelo árbitro assistente, que naquele momento se encontrava mesmo à entrada do túnel, que o atleta nº 4 do Braga e o atleta nº 7 do Benfica se agrediram mutuamente. Entretanto, os atletas dirigiram-se para o final do túnel que, sendo de pouca luminosidade, não deu para ser descortinada mais nenhuma situação”. Entretanto, os relatórios dos delegados da Liga, confirmam a versão escrita no relatório pelo juiz da partida: “Após o final do primeiro tempo, subitamente e repentinamente, após uma pequena discussão de alguns jogadores do Benfica e alguns elementos do banco de suplentes do Braga, todos os outros agentes desportivos que estavam no terreno de jogo entraram dentro do túnel a discutir e a empurrarem-se mutuamente. Entram também vários ARD, que os tentaram separar. Não posso precisar se houve alguma agressão. O árbitro e os restantes elementos da equipa de arbitragem colocados à entrada do túnel tiraram notas e informaram-me que consideraram expulsos os jogadores do Sporting de Braga nº 4 e do Benfica nº 7″.

Para quem viu as imagens da SIC dá vontade de rir este relatório de Jorge de Sousa (infelizmente vamos levar com ele de novo no sábado) e do Delegado da Liga, pois são um "chorrilho" de mentiras!

O árbitro assistente viu o que ninguém viu e não viu o que todos vimos!!! Anedótico, Sr. José Ramalho, creio que é este porque ninguém viu por lá outro.

Anedóticas também são as descrições do árbitro (do sistema) quando diz, "entretanto, os atletas dirigiram-se para o final do túnel que, sendo de pouca luminosidade, não deu para ser descortinada mais nenhuma situação".

Não menos anedóticas são as descrições do Delegado da Liga (que infelizmente não sei o nome), "após o final do primeiro tempo, subitamente e repentinamente, após uma pequena discussão de alguns jogadores do Benfica e alguns elementos do banco de suplentes do Braga, todos os outros agentes desportivos que estavam no terreno de jogo entraram dentro do túnel a discutir e a empurrarem-se mutuamente".
POBRE FUTEBOL PORTUGUÊS QUE TENS TÃO FRACOS PERSONAGENS!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO