Época 2015/16

Época 2015/16

Di Maria injustiçado

Di Maria é um predestinado para o futebol por isso volta e meia irrita os adversários com os seus malabarismos. Mas ele não tem culpa disso.
Os "coitadinhos" do Braga (Mossoró e Domingos) vieram atacá-lo dizendo que ele se atira para o chão e provoca os adversários.
Jorge Jesus vem em sua defesa dizendo que é o jogador mais massacrado da Liga Sagres.
Vi o Benfica-Braga ao vivo e fiquei com a sensação de ter sido agredido por Renteria e no replay televisivo do lance confirmei isso mesmo.
Mas, como os bracarenses têm a mania de que são sempre as vítimas, vêem queixar-se mais uma vez.

Fernando Gomes e a candidatura à Liga

O ex-administrador da SAD portista, Fernando Gomes oficializou a candidatura à presidência da Liga de Clubes, prometendo desde logo alterar os regulamentos da disciplina e da arbitragem. Claro que enquanto não se souber exactamente o teor das propostas alterações não podemos opinar. Mas que dá para desconfiar, dá!
Embora seja do conhecimento público que o Porto emitiu há algum tempo no seu site um comunicado dizendo que não apoiaria nenhum candidato, alguém acredita nisso?
Será que querem fazer dos outros parvos?
Outro que anda já em campanha é talvez ainda pior, nada mais nada menos o sr. Rui Alves presidente do Nacional da Madeira que pretende, já o disse, tornar a Liga uma estrutura altamente profissionalizada que permite aos clubes ganhar dinheiro. Pela amostra, já se vê que quer igualizar os clubes nas receitas.
Sinceramente gostava de saber o que está a ser feito pela Direcção do Benfica para se defender. Que fique bem claro, defender-se para não ser prejudicado.

Ainda as entrevistas de ontem

O site MaisFutebol dá a notícia dos "shares" das audiências durante o período das entrevistas de ontem a LFV  (SIC) e a PC (RTP1) duma forma tendenciosa e embora não tenha assinado com o seu nome completo, as iniciais parecem ser do benfiquista mais anti-Benfica que conheço, Luís Sobral.
Desde que a TVI foi proibida de entrar na Luz e apresentou queixa na ERC que esse senhor se manifesta quase sempre como anti-Benfica, confundindo o clube com o presidente. Enfim, maneiras de pensar!

As imbecilidades do MST

A “Nortada” de ontem está ao nível das que o seu autor nos habituou.
“A prestação de Hulk no Restelo foi a única coisa que correu mal ao Benfica, no fim-de-semana passado. Agradeçam ao dr. Costa”.
Ele acaba por não explicar o alcance da afirmação mas para bom entendedor também não é preciso.
Por mais evidências que existam ele não as quer ver, então continua a bater no ceguinho, ou  seja na culpa dos stewards e do Benfica nos incidentes do túnel da Luz.
O que se há-de fazer com esta personagem que nas suas crónicas desce ao nível dum autêntico hooligan. Obviamente nada, não há nada a fazer.
Para além daquela imbecilidade, ainda diz outra referindo-se a Bruno Alves, “ele não, nunca partiu a perna a um adversário (o Mossoró ou o Anderson que o digam ...), nunca remeteu alguém para o estaleiro e passa jogos inteiros sem cometer uma única falta”.
Alguém viu intenção do Carlos Martins no lance que origina a lesão de Mossoró?
Alguém viu um jogo do “Bruto” Alves em que não cometa nenhuma falta? Eu nunca!

Eriksson, adversário de Portugal

Quem diria?
Eriksson, um benfiquista e apaixonado por Portugal vai dirigir o nosso adversário Costa do Marfim no Mundial da África do Sul.
É certo que já o foi quando treinava a Inglaterra e Portugal venceu mas confesso que preferia não tê-lo pela frente pois conhece muito bem a nossa selecção.
Não posso como é óbvio desejar-lhe sorte!

Benfica salva decréscimo de assistências

Por mais que os "anti" não o queiram admitir o Benfica tem sido o PAI NATAL da Liga e da maioria dos clubes mais pequenos.
De acordo com as estatísticas o nº de espectadores aos jogos da Liga Sagres aumentou em relação à época passada em 57.266, porém devem-se especialmente ao Benfica pois registou mais 113.000 do que em igual período da época passada.  
Como o Benfica é o clube que gera mais receitas há que penalizá-lo multando-o também mais que aos outros.

A luta pelo 2º lugar promete

Depois da derrota do Braga ontem e da vitória do Porto hoje, a diferença entre ambos é de 5 pontos.
Domingos Paciência vem dizer que ainda pensa no título. Sendo assim e porque está a 6 pontos do Benfica, então os dragões que estão a 5 ainda podem sonhar com o 2º lugar e o respectivo acesso à Liga dos Campeões.
Pessoalmente, julgo que a classificação final será a actual no que se refere aos três primeiros classificados.
Aceitam~se apostas!

Só quero jogar à bola!

Diz o Hulk que só quer jogar à bola! Pergunto, só agora?
Porque não pensou assim antes de agredir o(s) steward(s). Teria evitado tanta confusão no futebol português, agora e no futuro. Futuro sim porque este caso ainda vai fazer correr muita tinta.

O título está mais próximo!

Desculpem-me os meus habituais leitores mas estar fora de casa é mau para o blog. Prometo voltar à normalidade a partir de 4ª feira.
Sobre o jogo de ontem, grande ambiente, grande vitória, ainda que tangencial, mas que valeu 3 pontos e mais um passo em frente rumo ao grande objectivo do Benfica esta época.
Há muito que eu não vivia um ambiente assim na Luz.
Mesmo sem jogar ao seu melhor nível, o Benfica merecia uma vitória mais robusta e para isso não faltaram oportunidades. A mais flagrante foi desperdiçada por Saviola na 1ª parte ainda, quando não conseguiu contornar o guardião bracarense depois de se ter isolado.
O golo benfiquista, mais que merecido, surgiu ao cair do pano da 1ª parte. e não fora a noite desastrada de Cardozo e os muitos passes errados no último terço do ataque, teria surgido mais uma goleada.
O Braga fez os possíveis, mudou a estrutura táctica ao ver-se a perder à saída para o intervalo mas de nada adiantou a não ser criar algum perigo mas apenas uma oportunidade num cabeceamento para fora.

O jogo do título é hoje

Antes da antevisão a este jogo refiro um pormenor interessante que talvez muitos não saibam. O Braga ganhou fora ao Benfica uma única vez na sua história e foi em 1954!
Claro que é um dado estatístico e que não quer dizer nada mas fica o registo.
O jogo será apitado por Pedro Proença. Normalmente o Benfica não se dá bem com este árbitro mas esta época está quase à prova de árbitros, vidé o último jogo com o Porto.
Diz-se que o mesmo é benfiquista, só que ao contrário de Jorge Sousa que é portista e defende-o, este só sabe prejudicar o Benfica.
Apitadores à parte, vamos ao jogo.
Tirando o caso de Saviola (em dúvida) as equipas jogarão com os melhores do momento.
O Braga terá de ganhar para igualar o Benfica no primeiro lugar e para isso terá de marcar. Para marcar terá de atacar. A menos que joguem para o empate na esperança de que lhes caia um golo do céu para o defenderem depois com unhas e dentes.
O Benfica não poderá ir para a frente descurando a defesa para não ser apanhado em contrapé. Logo terá de jogar rápido como é seu apanágio mas mantendo sempre os jogadores suficientes atrás.
Espera-se um jogo emotivo mas não um grande espectáculo pois o Braga não costuma jogar para a "nota artística".
A casa estará cheia pelo que o ambiente será espectacular!

O "andor" está preocupado

O nosso amigo "andor" anda preocupado com o futuro do seu clube.
Hoje no jornal A BOLA, fala de muita coisa, desde a demissão de Hermínio Loureiro de quem diz que se há alguém que deve estar indignado é o Porto. Enfim, opiniões. Cada um tem a sua!
Mas não é sobre os novos castigos aplicados pelo CJ da FPF que vou escrever. É sim sobre as preocupações que lhe vão na alma e na da maioria dos portistas.
Que plantel para o futuro?
Advoga que vai ser precisa uma revolução no plantel porque a maioria dos jogadores não tem categoria. Nada que não saibamos. O que estranhamos é que o treinador do seu clube tenha dito que quando o Hulk foi suspenso estavam a um ponto do Benfica, o que é mentira. Estava a 4.
Equação difícil
Aqui está o busilis da questão. Sem receitas da UEFA terão de reduzir o custo do plantel dispensando os jogadores caros e sem qualidade. Mas, quem vai querer pagar? E se venderem as jóias da coroa como voltar a constituir uma equipa de qualidade?

Olho vivo

Indigno
A atitude do capitão portista na final algarvia é indigna de um profissional, e não pode ser tolerada num jogador de selecção. Com aquele comportamento, e sem um pedido de desculpas, mantê-lo na equipa das "Quinas" significará hipotecar o apoio de muitos portugueses à equipa nacional. Depois, ninguém se venha queixar de assobios ...

Sousa igual a Sousa
Caíu a máscara a um árbitro parcial e sem categoria, de quem se diz ter sido membro dos Super Dragões. A arbitragem de Jorge Sousa no Algarve, inclinou o campo e fez tudo para nos derrotar. Desta vez sem sucesso. 
(Jornal do Benfica de hoje)

Ainda os castigos ou a falta deles

Ontem era o Porto a queixar-se da Comissão Disciplinar da Liga, hoje é o Braga porque o Conselho de Justiça da FPF não retirou nem atenuou o castigo de Vandinho.
Pergunto eu, esta gente está toda doida? Sim porque dá a sensação que pode-se agredir à vontade, seja em stewards, seja em treinadores, seja em jogadores e tudo deve ficar impune. Ninguém quer ser punido!
E o mais curioso é que os clubes não só não castigam com multas os seus atletas, como ainda querem que eles não sejam punidos pelas instâncias disciplinares.
Ontem li declarações do Profe Jesualdo que me deram vontade de rir. Dizia ele que o Porto tinha sido altamente penalizado e que quando aconteceram os castigos estavam a 1 ponto do Benfica. Esqueceu-se que perdeu com o Benfica e ficou a 4 pontos pois só depois desse jogo o Hulk foi castigado.
Enfim, já estamos habituados a tais disparates!

Stewards = público

Os "stewards" foram equiparados ao público em geral. Então a partir de agora quem poderá exigir a estes profissionais que obriguem os espectadores a comportar-se bem nos estádios? Sim, porque se são público, são iguais ao restante público!
Entretanto e muito bem, Hermínio Loureiro demitiu-se.

Vergonha!!!

Mais uma vez o futebol português dá uma péssima imagem ao mundo!
Mais uma vez duas instâncias disciplinares não se entendem, melhor, têm entendimentos diferentes, o que deixa os leigos com mais uma bela imagem da justiça, seja desportiva ou não.
O beneficiado com a alteração dos castigos já vem pedir indemnizações. Quero ver como vão descalçar mais esta bota.
Vergonha!

Post a pedido dum leitor

Um leitor deste blog deixou um comentário muito pertinente num dos últimos posts.
Não só pelo pedido que me fez, como porque os temas são realmente importantes, não só para os benfiquistas mas até para a nossa selecção, aqui vos deixo o pedido.

Como sócio e adepto do Benfica venho por este meio pedir aos "escribas" deste blog, que, apesar da vitória, não deixem cair no esquecimento algumas coisas:
a) A arbitragem tendenciosa do senhor Jorge Sousa;
b) O facto de termos o seleccionador nacional na Turquia aquando da final de uma Taça da Liga, isto aliado às portentosas exibições dos portugueses Quim, Amorim, Martins e Coentrão (e que ninguém se excuse de denunciar isto por ser mais benfiquista do que português);
c) A actuação dos agentes da Polícia do Porto que vinham a acompanhar os Super-Dragões, em que só faltou estenderem o tapete vermelho a esses criminosos; tratando-os nas palminhas da mão, sabe-se lá quantos não trabalham juntos em segurança às noites tripeiras. Mais, são estes mesmos agentes que carregam sobre adeptos do Benfica, humilham-nos quando vamos ao Estádio do Dragão.
Antecipadamente agradecido.

Revejo-me inteiramente neste comentário!

Todos os elogios não são demais!

Muitos não esperavam que nesta altura da época a equipa do Benfica respirasse saúde como o demonstrou na 5ª feira (Marselha) e no domingo (Porto).
Jorge Jesus tinha afirmado há algum tempo que o Benfica ainda seria mais forte na 2ª volta. Poucos acreditaram! Mas, os últimos resultados e exibições vieram dar-lhe razão.
É preciso que os jogadores não percam a humildade que vêem demonstrando e continuem a jogar como o têm feito, como se ainda não tivessem ganho nada.
Esta equipa do Benfica, ao contrário do que aconteceu até Dezembro, não sofre alteração no rendimento mesmo que não joguem algumas das peças principais como se tem visto nos últimos jogos.
Alguém apostaria que Airton faria esquecer Javi Garcia?
E o que dizer da forma excepcional dum David Luiz que está um extraordinário jogador a defender e a atacar. Só se os olheiros dos tubarões da europa estiverem cegos é que o compararão ao Bruno Alves. Faz muitos menos faltas e tem muito mais técnica, ainda ontem se viu num lance espectacular que não deixa dúvidas nesse aspecto.
E o que dizer de Coentrão? de Rúben Amorim, de Maxi Pereira, de Carlos Martins?
Como resultado dos excelentes resultados e sobretudo deste título, as acções do Benfica continuam a subir, enquanto as do Porto descem. Comparando, as do Porto valem três vezes menos!

Afinal a Taça da Liga é um sucesso

De acordo com o MaisFutebol a Taça da Liga é um produto de sucesso.
Também concordo que o seu prestígio está a subir.
No começo, os clubes chamados grandes não apostaram muito nela, tanto que a 1ª foi conquistada pelo V. de Setúbal, embora tenha jogado a final com o Sporting.
A partir do momento em que os grandes começaram a apostar um pouco mais nela, até como forma de salvarem, na medida do possível, a época como foi o caso do Benfica no ano passado, e porque a final foi um Benfica-Sporting, o seu prestígio continuou a subir. Este ano, como sabemos a final foi um Benfica-Porto, com os portistas a quererem salvar uma época atípica, embora não o tenham conseguido, mas a taça subiu mais uns pontos na consideração dos clubes e seus adeptos.
A acrescer e ao contrário do que sucede com a Taça de Portugal, dá dinheiro aos clubes participantes.
Até ao momento estão decorridas 3 edições e o Benfica surge como o maior vencedor. Ganhou duas!

Grande vitória!

"Os golos acabaram por marcar o resultado, mas o jogo foi equilibrado", disse Jesualdo Ferreira.
Declaração anedótica proferida no final da partida. Segundo ele, os golos foram um detalhe porque o jogo foi equilibrado.
Ninguém tem dúvidas que o Benfica foi muito mais rematador e teve mais posse de bola.
O Benfica ganhou categoricamente, mesmo considerando o perú do Nuno Espírito Santo. Dominou do princípio ao fim, não teve de forçar muito, enfim ganhou como quis e fez o Porto correr atrás da bola.
De destacar que o árbitro Jorge Sousa (o tal ex-Super-Dragão) não teve influência no resultado mas mesmo que quisesse também não podia pois não houve lances polémicos. Mas, no aspecto disciplinar beneficiou claramente o Porto pois Bruno (ou Bruto?) Alves merecia ter sido expulso. Todas as bolas divididas que disputou fê-lo em falta. 
Esta taça, que não era para o Benfica uma prioridade foi ganha desta forma que todos vimos, por isso só se pode esperar uma aplicação no mínimo igual nos próximos jogos, quer da Liga Sagres, quer da Liga Europa.
Agora segue-se o Braga!

Antevisão da final e incidentes

Faltam cerca de duas horas para o início da grande final. Espero eu que seja!
Prevê-se que a equipa do Benfica seja algo diferente da que jogou na 5ª feira em Marselha. Diferente em termos de jogadores, mas não do estilo de jogo.
Em relação ao FC Porto também estará diferente, a começar pela ausência de Varela que fracturou o peróneo.
Esta final ao contrário do que possa parecer não será fácil, desde logo fora de campo.
Os super-dragões começaram a atacar ainda bem longe do Estádio Algarve.
Temo, como muita gente, que no relvado as coisas também aconteçam incidentes, principalmente se as coisas não correrem de feição ao Porto.
E, oxalá o Sr. Jorge Sousa seja isento!

Iniciativa ridícula

Concerteza haverá quem ache bem. Por mim, foi uma iniciativa rídicula aquela que foi levada a cabo no jogo de hóquei em patins disputado no Dragão Caixa, entre o FC Porto e o Benfica, com vitória dos dragões por 5-2, iniciativa ao que parece sugerida pela blogosfera portista.
Ridícula no meu ponto de vista porque o motivo é ridículo!
Está mais que visto, até agora não se viu uma prova em contrário, que não houve qualquer tipo de provocação por parte dos "stewards" presentes no túnel da Luz aos jogadores do FC Porto. Tão só, se limitaram a mandá-los para os balneários no cumprimento do seu dever.
Pergunto, o que faziam no túnel em vez de recolherem aos balneários como fizeram os do Benfica?
Toda a gente sabe, e viu nas imagens, que estavam de cabeça perdida, pontapeando "mangas", esperando a equipa de arbitragem, discutindo, etc. Ofenderam-se com as ordens dos seguranças porquê. Obviamente porque estavam de cabeça perdida. Mandá-los para os balneários não é nenhuma provocação!

(Com a devida vénia ao blog ZONA DESPORTIVA)

E agora venha o Porto

A final da Taça da Liga a disputar amanhã no Estádio do Algarve é o próximo compromisso do Benfica.
Não páram! Eliminado o Marselha, segue-se já o Porto.
O jogo com o Porto é uma final. Isso diz tudo!
Independentemente do cansaço do jogo de 5ª feira, do pouco tempo de recuperação, julgo que o Benfica jogará como se não o tivesse feito e certamente Jorge Jesus refrescará a equipa com algum jogador que não jogou contra o Marselha ou que tenha jogado pouco tempo.
Os portistas estão mais frescos, mas por outro lado não atravessam a sua melhor fase. Mesmo assim, será jogo de tripla, tal a rivalidade existente.
Enquanto o Benfica quer revalidar este título que está em jogo, o Porto quer fazê-lo pela 1ª vez na sua história.
Quem ganhará? Arrisco-me a dizer que o Benfica apesar de tudo.

Cardozo deve marcar penáltis?

Este tema está na "berra" depois do último penálti falhado na Madeira aquando do jogo com o Nacional.
Jorge Jesus já disse que ele vai continuar a marcar. Mas será que faz bem?
Obviamente que o treinador conhece melhor que ninguém os seus jogadores e quem sou eu para opinar. Porém, permito-me fazê-lo, até porque penso que muita gente pensa como eu.
Quanto a mim, deve continuar sim a marcar mas apenas quando o penálti não é decisivo pois o jogador atravessa uma fase de alguma falta de confiança.
Deixar de marcar de vez, não! Se tal acontecesse seria sim uma falta de confiança por parte do treinador e isso poderia condicionar até o seu rendimento.
Vamos aguardar para ver o que acontece com os próximos penáltis do Benfica.
Qual a vossa opinião?

Ainda o Marselha-Benfica

Já comentei ao leve ontem, mas hoje vou aprofundar mais um pouco e começo pela reacção da imprensa francesa sobre este jogo memorável para o Benfica.
Apesar do conhecido chauvinismo francês, reconhecem a enorme superioridade do Benfica no jogo de ontem. Aliás, outra coisa não era de esperar pois foi tão flagrante a superioridade benfiquista.
O Marselha tinha demonstrado na Luz ser uma equipa forte, personalizada e perigosa. Por isso, fiquei surpreso com as incidências do jogo de ontem, em que o Benfica vulgarizou o seu adversário. E não fora a arbitragem caseiríssima o jogo não teria tido emoção até ao fim.
Jorge Jesus está de parabéns! Conseguiu em alguns meses colocar o Benfica nas bocas da Europa futebolística e a volta às grandes noites europeias que há muito andavam arredadas. A equipa está personalizada, confiante e não teme nenhum adversário, jogando olhos nos olhos com qualquer um. Claro que ainda existem arestas a limar e aspectos a melhorar mas está sem dúvida no bom caminho.
E existe ainda um pormenor importante sobre este jogo. O Benfica acabou com a malapata de não conseguir virar um resultado quando sofria um golo antes de marcar.
Confesso que a confiança era tanta na vitória que certamente ninguém (eu incluído) se lembrou desse pormenor ontem.

Novamente contra os encarnados de Liverpool

O sorteio da Liga Europa leva o Benfica de novo a Liverpool mas desta para medir forças contra os encarnados e não com os azuis que já defrontou na fase de grupos.
Havia equipas bem mais acessíveis mas sorteio é sorteio, seja feita a vontade dos deuses.
Certamente quererão vingar a derrota dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões de 2005/06 e que foi ganha pelo Benfica.
À semelhança da eliminatória com o Marselha, o Benfica começa em casa, já no próximo dia 1 de Abril (não é mentira!).

Noites europeias de volta

Grande noite eurpoeia à moda antiga protagonizou hoje o Benfica em Marselha.
Foi contra tudo e todos!
Arbitragem caseiríssima como eu nunca tinha visto, escamoteando três penáltis na 1ª parte ao Benfica, fora outros pequenos pormenores, nomeadamente dualidade de critérios na amostragem de cartões.
Mas, este Benfica está muito bem e recomenda-se. Mesmo sofrendo um golo contra a corrente e já na 2ª parte, não se deixou abater, manteve a mesma crença e virou o jogo em cima do final.
A vingança serviu-se fria, muito fria!
A continuar assim pode sonhar com a Liga Europa.
Que venha o Atlético de Madrid para não só vingarmos o Sporting, como a derrota no jogo de apresentação.

O árbitro do sistema

O árbitro do sistema por ter sido o 1º classificado no ano passado vai apitar a final da Taça da Liga!
Com o histórico de "gamanços" ao Benfica é uma decisão inacreditável por parte da Comissão de Arbitragem.
Nos dois jogos que apitou do Benfica foi um desatre.
Num inventou uma agressão de Cardozo que nunca existiu, para além de anular um golo limpo a Luisão, no outro deixou dois penáltis por marcar contra o Setúbal. Dirão alguns, mas anulou mal um golo ao Setúbal, sim mas essa decisão foi do seu auxiliar!
INCRÍVEL!

A Sporttv vai continuar a brincar agora?

Embora a carta já não assim tão recente, só agora chegou ao conhecimento público.
O Benfica está insatisfeito com a Sporttv e disso o seu presidente L.F. Vieira deu conhecimento a Joaquim Oliveira, patrão daquele canal desportivo.
Não é preciso muito para ver e ouvir essa desigualdade de critérios em relação por exemplo ao FC Porto. Enquanto para um as linhas não são paralelas para prejudicar, para outro é o inverso. Isto fora os comentários produzidos pelos profissionais daquele canal!
Enquanto no passado por vários motivos, mas sobretudo por dificuldades financeiras, o Benfica teve de engolir "sapos" desse canal, agora tem um enorme trunfo, a Benfica TV.
Vida difícil para a SportTV quando tiver de renegociar o contrato!

Lucho também acredita

Lucho Gonzalez já tinha afirmado a semana passada, aquando do jogo da 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, que o Benfica era a melhor equipa portuguesa do momento. Hoje no JOGO diz, entre outras coisas que "a continuar assim, Benfica será campeão" e ainda "é o Benfica mais forte que já vi"!
E realmente neste momento ninguém tem dúvidas disso, embora não se deva menosprezar o Braga que ainda está na luta. Está a surpreender tudo e todos!

Loucura na Luz, bilhetes voaram!

Faltam ainda onze dias para o jogo (do título?) e quase não há bilhetes. Restam pouquíssimos que certamente esgotarão ainda hoje, de acordo com o Record.
Sei de muita gente que quer assistir a esse jogo mas infelizmente não vai poder se não comprou o bilhete ainda. Aqui fica o meu alerta, apressem-se porque hoje será o último dia em que podem conseguir. Eu consegui o meu in-extremis!
Mas antes desse jogo importantíssimo para o futuro campeão, Benfica ou Braga, teremos amanhã o Marselha-Benfica e no domingo o Benfica-FC Porto para a final da Taça da Liga.
No espaço duma semana o Benfica joga grande parte da época. Resta saber se vão ter o estofo e a força física suficiente para o conseguir.

FC Porto sem candidato à Liga?

Alguém que conheça, mais ou menos bem, o futebol português, acredita que o FC Porto não vai apoiar nenhum candidato à Liga de clubes?
Eu não! E pergunto, porque motivo vêm anunciar, no seu site oficial, sem mais nem porquê esse facto, dizendo ainda, "que se demarcam do acto eleitoral".
Curiosamente hoje surgiu a notícia da disponibilidade de José Couceiro para esse cargo.
Disponibilidade essa que surge assim, do nada.
Meio estranho, não é? Pois, Há quem pense que não!
Já estamos acostumados a ver que normalmente o que Pinto da Costa diz, não faz, ou faz ao contrário. Vamos então aguardar pelo acto para ver quem tem razão.

Quem convidou Couceiro?

José Couceiro assume estar disponível para a presidência da Liga de Clubes. Mas afinal não sabemos quem o convidou. Ou será que lançou ele próprio a isca?
A ser verdade, verifica-se que ele não sabe o que quer. Ou sabe?
Já foi jogador, presidente do sindicato dos jogadores, director desportivo (Sporting) e treinador (vários clubes).
Agora quer mudar de novo?
Já deve ter chegado à conclusão de que como treinador não irá longe, depois da experiência falhada no FC Porto, por isso quer virar agulhas para outra área do futebol.

Cristiano Ronaldo tão bom mas ...

Cristiano Ronaldo, protagonizou a transferência mais cara do futebol mundial quando se transferiu do Manchester United para o Real Madrid. Foram quase 100 milhões de euros! Além disso é o futebolista mais bem pago do planeta.
É uma pena porém que de vez em quando tropece nas suas próprias fraquezas.
Não restam dúvidas que é alvo de entradas duríssimas dos adversários, é provocado e insultado, mas já devia ter aprendido a conter-se. Esta época já foi expulso, agora é acusado por um brasileiro do Valladolid, que já actuou no Belenenses, de ter provocado colegas seus, de Nivaldo.
Indisciplina à parte, ele está de novo em alta no Real Madrid, mesmo tendo sido eliminado a meio da semana pelo Lyon, foi ele o autor do golo e ontem voltou a marcar um dos 5 com que brindaram o seu adversário. Já leva 15 golos em 17 jogos.
Com esta vitória, o Real está na frente do campeonato espanhol mas em igualdade pontual com o Barcelona. Um dos dois será campeão tal o avanço que levam do 3º que é o Valência.

O Benfica, as estatísticas e os túneis!

O Benfica além de liderar a classificação do campeonato, também lidera a maioria das estatísticas da Liga Sagres.
Começam a faltar adjectivos para falar do Benfica desta época.
Primeiro foram as goleadas e as exibições convincentes, depois, coincidindo com a derrota no célebre jogo de Braga, veio um período de menor fulgor, com resultados menos conseguidos, como foi a vitória tangencial na Luz frente à Naval, a derrota para a Taça de Portugal, também na Luz com o V. Guimarães e o empate em Olhão. Porém, a vitória sobre o FC Porto foi o ponto de viragem, pois além da vantagem sobre este rival, devolveu a confiança que andava ligeiramente abalada e com lesões e castigos à mistura.
Depois desse jogo, quase só se falou de "túneis", tentando assim desvalorizar a excelente época encarnada. Se bem que apenas aqueles a quem interessava falaram de túneis.
Razão tem o RAP quando diz que bastou o Porto ter perdido pontos para se deixar de falar de túneis. E olhem que eles continuam a estar na moda, mas sempre pintados de "azul", como aconteceu em Alvalade e no sábado em Coimbra.
O túnel da Luz deixou de estar na moda!
Nos últimos dois meses, misturando algumas goleadas com resultados mais magros e estando ainda em três frentes, o Benfica provou ainda este fim de semana na Madeira que é o mais sério candidato ao título nacional desta época.

Jogão na Vila Belmiro

O Santos, líder do Paulistão (campeonato paulista) e o Palmeiras jogaram hoje na Vila Belmiro (Santos).
À partida, o Santos era favorito, quer por ser o líder e jogar em casa (não perdia há 12 jogos), quer pelos espectáculos que tem proporcionado, especialmente desde que Robinho chegou à Vila.
O Palmeiras tem sido uma desilusão, inclusivé já trocou de treinador durante a competição e estava com menos 13 pontos.
Pois é, o futebol é mesmo imprevisível. Resultado final: 4-3 para o Palmeiras, depois de ter estado a perder por 2-0!
E o miúdo Neymar (Santos) ainda foi expulso.

Passo importantíssimo rumo ao título

Ao vencer o Nacional na Madeira, o Benfica deu hoje um passo importantíssimo rumo ao título.
Ninguém tinha dúvidas que este jogo era, além de muito importante, muito difícl. Até agora apenas o Porto tinha vencido o Nacional na Madeira e por números enganadores quanto às dificuldades.
O Braga havia vencido ontem o Rio Ave em casa e estava na liderança, embora à condição. Disputando-se  o Benfica-Braga na próxima jornada do campeonato, era fundamental para o Benfica manter essa diferença para em caso de eventual derrota, mesmo assim ficar com os mesmo pontos, embora em desvantagem no confronto directo. Por outro lado, vencendo esse jogo fica com 6 pontos de avanço que lhe dará uma vantagem confortável para além do factor psicológico que sairá muito reforçado.
Voltando ao jogo de hoje, foi como se esperava muito disputado, embora não esteja minimamente em causa a vitória benfiquista, quer pela superioridade em  termos de posse de bola, quer sobretudo pelas oportunidades criadas e desperdiçadas, entre elas um penálti marcado por Cardozo, que no entanto se redimiu no minuto seguinte marcando a passe de bandeja de Ruben Amorim.
O guarda-redes Bracalli salvou o Nacional algumas vezes, embora Quim também tenha salvo o Benfica mesmo no final da partida.


Vida difícil para Kaká

O craque brasileiro Kaká atravessa um período difícil na sua carreira.
O seu clube (Real Madrid) foi eliminado pelo Lyon, campeão francês mas este ano sem o fulgor interno dos últimos 8 anos.
Considerado um dos melhores jogadores mundiais, a par de Cristiano Ronaldo e Messi, ele está sendo duramente criticado e considerado um dos culpados da eliminação pela imprensa espanhola.
Esta eliminação do Real foi um duro golpe para os galácticos pois tinham pretensões a voltar a ganhar esta prova, da qual são os recordistas de vitórias, cuja final se disputa precisamente no seu Estádio.
No ano em que fizeram um investimento record a nível mundial e conseguiram trazer a final para casa, foram eliminados por uma equipa sem grande currículo na prova. Compreende-se a desilusão!
Kaká que esteve algum tempo parado devido a uma pubalgia, ao que parece já ultrapassada, ainda não conseguiu atingir o rendimento a que habituou os adeptos do futebol.
Felizmente para os adeptos madridistas nem tudo é mau. Estão num mano-a-mano com o Barcelona na liderança da liga espanhola. E, por falar em Barcelona, Daniel Alves, colega de Kaká na selecção brasileira veio a público dizer que ele errou na escolha do clube, que devia ter ido para os catalães que têm um estilo de jogo mais propício às características do craque brasileiro.

Nacional x Benfica ao vivo

O jogo a contar para a 23ª jornada da Liga Sagres poderá ser visto aqui no blog, no final desta coluna dos posts, a partir das 18,00 horas.

O jogo na Luz não é o do título

O "Choramingos" diz que o próximo jogo do Braga na Luz não é o jogo do título.
E tem razão! Porque ainda segundo ele, ficarão a faltar 6 jogos para o fim do campeonato.
Embora muito importante, também não o considero o jogo do título porque quer ganhe o Benfica, quer ganhe o Braga, fica ainda tudo em aberto, mas que dará uma grande ajuda, isso dará para aquele que vencer. A menos que empatem. Aí, fica tudo na mesma.
Ainda sobre esse jogo, o central bracarense Moisés após o jogo com o Rio Ave, disse que "o ambiente na Luz não os assusta, já estão acostumados". Será mesmo? Tenho as minhas dúvidas pois a Luz apresentar-se-à lotada, não tenho dúvidas disso e equipas bem mais experientes a grandes ambientes já se assustaram.
Importante para já é o jogo de amanhã para o Benfica pois se vencer entrará nesse jogo importantíssimo com o Braga com três pontos à maior e em caso de vitória passará a dispor de seis. Aí, sim já pode ser decisivo.

De muito mau gosto

As declarações do técnico Manuel Machado na antevisão ao jogo de amanhã entre o Nacional e o Benfica foram dum tremendo mau gosto!
Dizer que o Benfica é favorito devido à diferença de investimentos não lembra ao diabo. Não seria mais correcto dizer que é favorito devido à diferença de categoria da maior parte dos jogadores, em vez de falar em diferença de investimentos?
Apesar de particularmente não gostar do seu estilo de falar, arma-se em "erudito" mas não passa dum "troglodita", até reconheço que tem feito bom trabalho na maioria dos clubes por onde passou. Porém, perde toda a credibilidade quando vem com estas afirmações, "É normal a presença de muitos benfiquistas em qualquer campo do país, mas rejeito a ideia de que será o mesmo que jogar no Estádio da Luz. Não há túnel, não haverá dedos na cara do Ruben Micael, até porque ele já cá não está, nem palmadas nos braços do Cléber. As coisas estão menos desniveladas".
Como dizia o outro, "cretino"!

Lagartos ingratos!

Simão Sabrosa, formado no Sporting mas que depois "virou" benfiquista, foi alvo de insultos ontem em Madrid por parte de alguns adeptos leoninos. Lamentável!

Ranking da UEFA, afinal quem contribuiu mais?

Se perguntarem qual foi o clube português que mais contribuíu nos últimos 5 anos para o ranking da UEFA, seguramente a maioria dirá, o FC Porto. E têm razão, pelo menos até agora.
Mas, o que a maioria não saberá é que essa diferença para o Benfica é mínima e que até pode ser anulada ainda esta época se eliminar o Marselha. Até eu fiquei surpreso!
Actualmente Portugal está em 9º lugar mas aproxima-se do 8º que é pertença da Roménia. Quem diria, Roménia!
Assim, na próxima época teremos apenas 2 equipas na Liga dos Campeões, uma com entrada directa (campeão) e outra (2º), disputando pré-eliminatória) e 3 na Liga Europa (os 3º e 4º do campeonato e o vencedor ou finalista vencido da Taça de Portugal).
Convém lembrar que para as contas do ranking contam os resultados (pontos) dos últimos 5 anos.

(Copa Libertadores - 2010) - Jogos de 5ª feira

Nos jogos que faltavam das equipas brasileiras, o Cruzeiro empatou na Venezuela (2-2) e Kléber (ex-quase Porto) marcou os dois golos (um deles após canto de Roger, ex-Benfica) e foi expulso, em jogo contra o Deportivo Itália, a contar para o Grupo 7 da prova sul-americana de clubes.


Em jogo do Grupo 2, o S. Paulo, já com Ricardo Gomes no banco, foi vencer fora (2-0) o Nacional do Paraguai,com dois golos de Washington.


O Internacional de Porto Alegre foi ao Equador empatar (1-1) com o Deportivo de Quito, em jogo para o Grupo 5, e jogado a 2.850 metros acima do nível do mar.

Empate, mas tudo em aberto

Jorge Jesus disse, está dito! "Este Benfica marca golos em qualquer campo por isso está tudo em aberto para a 2ª mão desta eliminatória".
Confesso que não estava muito identificado com o valor deste Marselha e por isso fiquei até um pouco surpreendido com a forma como veio jogar à Luz e com as oportunidades criadas.
Olhando para as oportunidades criadas pelo Marselha não se pode considerar o resultado injusto, se bem que o Benfica foi superior e também teve oportunidades, vidé remate fortíssimo de Ramires à barra quando vencia por 1-0. Como é costume, quem não marca, sofre. E foi o que aconteceu e no último minuto!
Foi um jogo muito discutido em todo o campo, parece-me que o Benfica ao querer jogar com muita velocidade acabou por errar muitos passes e muitas saídas para o ataque.
Desde que o jogo de Marselha seja encarado com cautelas e depois com transicções rápidas para o contra-ataque, penso que o Benfica tem possibilidades de eliminar estes franceses. Não acredito que eles joguem para o 0-0 em casa.

Benfica x Marselha ao vivo

Os árbitros do fim de semana

Os árbitros escolhidos para os jogos da 23ª jornada da Liga Sagres são:

Naval-U. Leiria, Bruno Esteves (Setúbal)
Académica-F.C. Porto, João Capela (Lisboa)
Sp. Braga-Rio Ave, Jorge Sousa (Porto)
Sporting-V. Guimarães, Bruno Paixão (Setúbal)
Nacional-Benfica, Paulo Baptista (Portalegre)
Leixões-V. Setúbal, Pedro Proença (Lisboa)
Olhanense-Belenenses, Lucílio Baptista (Setúbal)
P. Ferreira-Marítimo, Carlos Xistra (Castelo Branco)

Notam-se as ausências de alguns árbitros internacionais, casos de Olegário Benquerença, Duarte Gomes,  João Ferreira e Paulo Costa, além doutros credenciados como Pedro Henriques.

Pinto da Costa tem uma bota para descalçar

A péssima época que o FC Porto está a fazer quer a nível interno, em que está a 11 pontos do líder Benfica e a 8, do 2º classificado Braga, quer a nível internacional, goleado e eliminado nos oitavos-de-final diante do Arsenal, trouxe como consequência no imediato a contestação geral ao treinador Jesualdo Ferreira.
Claro que a culpa desta situação não é exclusiva do treinador mas normalmente é quem paga as favas.
Não sabemos o que passa na cabeça das altas cúpulas portistas mas se optarem por colocar um ponto final no vínculo que vai até o final da próxima época, terão de desenbolsar 1 milhão de euros. A menos que o Profe prescinda desse valor, o que duvidamos.

Flamengo vence em Caracas para a Libertadores

Esta foi uma 4ª feira cheia de futebol. Muitos jogos quer para a Libertadores,a quer sobretudo para a Copa do Brasil.
Para a Libertadores, o Corinthians empatou na Colômbia 1-1 e é lider do seu Grupo 1 com 4 pontos em 2 jogos.
O S. Paulo, o Cruzeiro e o Internacional só jogam nesta 5ª feira.
O Flamengo, campeão brasileiro jogou esta noite em Caracas contra o Caracas, no segundo jogo do grupo  8 da Copa Libertadores e venceu por 3-1, apesar de ter jogado durante muito tempo com 10 por expulsão dum seu jogador. Está na liderança ao fim de 2 jogos com 6 pontos.
Os golos foram marcados por Vágner Love (2) e Rodrigo Alvim, no último lance do jogo.
Este Rodrigo Alvim é o que jogou no Belenenses e estava a jogar na Alemanha. Chegou a ser dado como hipótese para o Benfica na reabertura do mercado em Janeiro.
Entretanto para a Copa do Brasil, o Santos de Robinho e Cª ganhou por 10-0 ao Navirairense do Mato Grosso do Sul.

Lucho viu o que outros não quiseram ver

O argentino Lucho Gonzalez, excelente jogador do Marselha, que pertenceu aos quadros do FC Porto durante quatro anos, coincidindo esse período com a conquista do "tetra" que enche de orgulho (justificado) os portistas, antes de visitar o Estádio da Luz para defrontar o Benfica para a Liga Europa, não teve pejo em afirmar aquilo que os actuais jogadores não querem admitir. Aliás, não só não admitem, como ainda se enchem de ridículo. Basta ler as afirmações que foram feitas no passado recente por Fucile, Álvaro Pereira, Fernando e outros quando questionados sobre o Benfica.
Claro que compreendo que não podem dizer que admiram o futebol ou clube seu rival pois isso mexe com o seu amor próprio e teriam de se haver com o seu patrão, mas não compreendo e até me meteu nojo ler o que esses senhores disseram na altura.
Fucile: "Benfica? Não vejo!"
Álvaro Pereira: "Os campeões somos nós e estamos tranquilos e confiantes para conquistar o pentacampeonato. Temos de ganhar os nossos jogos e depois pensamos nos outros!"
Fernando: Tem visto jogos do Benfica? "Não, procuro sempre trabalhar no clube ..."


Benfica não brinca em serviço esta época

Todos sabemos que o clube nos últimos 15/20 anos não primou pela organização. E isso reflectiu-se nas  classificações do futebol e das modalidades, com raras excepções.
Até que chegamos a Junho de 2009.
Eleições antecipadas, aliás muito criticadas, com alguma razão considerando a questão da democracia, mas justificáveis considerando os fins a atingir. E os fins a atingir eram nada mais nada menos que a defesa da instituição Benfica das bocas "famintas" de alguns lobos.
O reeleito presidente L.F.Vieira, aposta todas as fichas na vertente desportiva, conforme prometera na curta campanha eleitoral e para esse efeito já havia contratado um mês antes, Jorge Jesus, técnico competente e altamente conhecedor do meio.
O patrão do futebol, Rui Costa, apresenta-se mais qualificado e maduro.
Estavam então reunidas as condições mínimas mas faltavam ainda as contratações e sobretudo as regras a seguir para que tudo desse certo e não acontecesse uma repetição do passado.
Sabe-se agora que entre as muitas medidas adoptadas, as multas são dissuasoras de qualquer tentação de incumprimento e foram atribuídos prémios por objectivos para obrigar os jogadores e treinador a correr atrás das metas.
Ninguém pode adivinhar o futuro mas ele apresenta-se risonho para a grande nação benfiquista.

Adriano, bater numa mulher (e bonita), não se faz!

Adriano e outros  colegas do Flamengo, entre eles o guarda-redes Bruno (capitão) sairam na noite de 5ª feira passada para a balada. Já na madrugada de 6ª feira, na favela da Chatuba, aparece a sua noiva Joana Machado que protagonizou um "barraco" ao ter uma áspera discussão com ele e na sequência danificado os carros de alguns dos colegas de "farra". Adriano respondeu agredindo-a!
Para muitos, o episódio seria o fim do relacionamento amoroso, mas ao que parece, Adriano e Joana fizeram as pazes, a atestar pela foto acima, tirada à chegada hoje à Gávea onde o Flamengo treina.
Adriano esteve oito dias sem comparecer aos treinos do Flamengo, situação que não é virgem, e agora  finalmente pede ajuda por ser álcoolatra.
Ao que parece, Adriano começou a beber após a morte do pai quando ainda estava no Inter, sendo esse o motivo que o trouxe de volta ao Brasil por não se sentir feliz em Milão.

E não é que Henry acertou mesmo!

O FC Porto como era esperado disse adeus à Liga dos Campeões!
É claro que havia, por parte dos seus adeptos, uma pequena esperança, mas para ser sincero eu não esperava.
Não esperava porque o momento do Porto não é famoso, ao contrário do do Arsenal e já tinham sido ligeiramente felizes no Dragão.
Agora não precisavam levar 5-0 porque é mau para o orgulho próprio e mau para o futebol português!
Esperemos que Benfica e Sporting façam bem melhor na 5ª feira.

Henry vai para a lista negra dos portistas!

Thierry Henry, avançado do Barcelona, não tem grandes dúvidas. O Arsenal irá seguir em frente na Liga dos Campeões, apesar da desvantagem da primeira mão, na deslocação ao reduto do F.C. Porto (2-1).
Também considero que o Arsenal é favorito pois basta-lhe vencer por 1-0, mas nunca fiando!
Para tal os "dragões" terão de jogar muito mais do que jogaram nos dois últimos jogos.

Leia mais ...

Macacos de imitação

Eles criticam, criticam, mas fazem o mesmo. Porque será?
Acho muito bem que os clubes portugueses evoluam, se equiparem aos melhores da Europa e do Mundo.
Acho muito mal que se critique e depois se faça igual.
Depois do canal de TV, virá um "Stars Fund" e uma Fundação!

A mentira tem perna curta

«Babysitter» mente a Belletti para ver o Brasil-Irlanda 

O site MaisFutebol publica uma notícia curiosa sobre uma babysitter brasileira que mentiu ao patrão Belletti do Chelsea para poder ver a selecção do Brasil. E não é que ele a viu na televisão?

 

Março diabólico para o Benfica

O mês de Março será talvez o mais importante do que resta da época para o Benfica. Pode não ser decisivo mas é importantíssimo, senão vejamos.
Ontem foi o primeiro de 6 jogos decisivos para os objectivos desta época.

Depois do jogo de ontem na Luz com o Paços de Ferreira, já vencido (3-1), teremos:
Dia 14 (Dom.) a 23ª jornada da Liga Sagres com o Nacional, na Madeira.
Dia 28 (por confirmar) a 24ª jornada da Liga Sagres com o Braga, na Luz.

Dia 11 (5ª feira) a 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa com o O. Marselha, na Luz.
Dia 18 (5ª feira) a 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa com o O. Marselha, em Marselha (França).

Dia 21 (Dom.) a final da Taça da Liga com o FC Porto, no Estádio do Algarve.

Como puderam ver atrás, é neste mês que se joga a passagem de mais uma eliminatória da Liga Europa, prova em que o Benfica pelo que fez até aqui tem uma palavra a dizer.
Joga-se a final da Taça da Liga, que não sendo um dos objectivos principais do clube, por ser contra o FC Porto é sempre importante.
Disputam-se dois importantíssimos jogos da Liga Sagres, um com o Nacional na Madeira, sempre difícil e agora ainda mais não só pelas polémicas que envolveram o jogo da 1ª volta, como pela rivalidade entre os dois treinadores. E o outro será provavelmente o jogo do título com o Braga.
No espaço de 10 dias serão disputados 4 jogos!
Será esta a prova dos nove para se aferir o eventual cansaço do Benfica, tão badalado na imprensa há alguns dias atrás.

Notícia triste para os açorianos

Lusitânia dos Açores suspende atividade
CLUBE AÇORIANO VAI DECLARAR INSOLVÊNCIA
 De acordo com a notícia do Record o clube da ilha Terceira está à beira de suspender toda a actividade desportiva.
"Por iniciativa dos atletas, as equipas do Lusitânia envolvidas na Liga profissional de basquetebol e na série Açores da III divisão de futebol ainda poderão participar em algum jogo, mas o clube não dispõe de meios para garantir a presença em competição", afirmou à Lusa João Meneses, porta-voz da Comissão Executiva. 
Como açoriano lamento profundamente se isto acontecer mesmo.
A esperança é a última a morrer. Quem sabe se perante a notícia as forças vivas da ilha não unem esforços para salvar o clube que é quase centenário (1922) e dos mais conhecidos dos Açores.

E a fuga confirmou-se

Apesar de não ter sido muito fácil, poderia mesmo ter sido bem difícil se o Benfica não tivesse adoptado uma postura de ataque e pressão contínua durante cerca de 30 minutos, que rendeu dois golos, o Benfica acabou por vencer tranquilamente o Paços por 3-1.
Poderia (e devia) ter sido mais dilatado o resultado mas verdade seja dita que o Paços de Ferreira demonstrou ser realmente uma boa equipa, que joga muito rápido nas transicções defesa/ataque e que ainda causou alguns calafrios. Deu para perceber o porquê de não perder há quase três meses.
Com esta vitória o Benfica afasta-se do Braga, agora a 3 pontos e do Porto, agora a 11 pontos. Quem diria há dois/três meses atrás que os dragões estariam tão longe do 1º lugar.
Este mês será importantíssimo para as aspirações do Benfica. Ficará para outro post.

Afinal, os benfiquistas podem estar descansados

Nunca como esta época as contas do Benfica foram tão discutidas, até pelos seus adversários.
Mesmo sabendo que o FC Porto, que tem tido presenças contínuas e interessantes do ponto de vista financeiro na Liga dos Campeões e tem vendido bem alguns jogadores, também as tem no vermelho, que o Sporting não tinha dinheiro para contratações no início da época, só agora em Janeiro conseguiu um financiamento para reforçar (tardiamente) a equipa, são as contas do Benfica as mais faladas.
E os arautos da desgraça falam em falências e coisas do género.
Esquecem-se duma coisa muito importante, o património humano e emocional que o clube tem. Por isso nunca terá de fechar as portas por piores que estejam as suas contas.
Hoje o presidente LFV, num discurso na Casa do Benfica em Belmonte, veio pedir aos benfiquistas para não se assustarem com os prejuízos das contas pois eles fazem parte duma estratégia para relançar o clube no plano desportivo.
E disse também, “Ainda vão surgir muitos obstáculos, alguns, e bem, dentro de campo, mas não tenham dúvidas que vão surgir muitos outros fora de campo. Porque alguns continuam a teimar em querer um regresso ao passado e sonham em recuperar um sistema de mentira, sem valores e sem verdade. Esse tempo, felizmente, já lá vai”.

Benfica-Paços de Ferreira

Confesso que não tenho andado muito atento à carreira do Paços de Ferreira e por isso fiquei surpreendido hoje quando li que eles não perdem há 7 jogos, estando neste momento em 7º lugar!
São mesmo as duas equipas que não perdem há mais tempo. 
Isto serve de alerta para o jogo de hoje se o Benfica não quiser imitar os rivais Braga e Porto, empatanto também.
Já não será novidade para ninguém o facto do Paços ser um adversário incómodo sempre que defronta o Benfica, mesmo na Luz.

Ranking das assistências na Europa

Analisando este TOP-10 das assistências verifica-se que o Benfica é 9º e o único clube português do ranking.
Pormenor interessante, pelo menos para mim, é o facto da Alemanha ter 4 clubes (B.Dortmund, Bayern, Schalke 04 e Hamburg) entre os 10, enquanto países que têm campeonatos mais conhecidos, como a Itália, só tem o Inter e em 10º, a Inglaterra só tem o M. United e o Arsenal e a Espanha tem o Barcelona e o Real Madrid, curiosamente os dois primeiros.

Os destaques do sábado futebolístico

O sábado futebolístico teve como destaque os jogos Porto-Olhanense e V.Setúbal-Braga e ainda  uma notícia que deve ter deixado as hostes leoninas em polvorosa.
Contra todas as previsões, o Porto acusou a derrota da semana passada em Alvalade e quase perdia em casa com um dos últimos classificados, o Olhanense, curiosamente treinado por um ex-capitão portista e que tem nos seus quadros vários jogadores dos azuis. Aos 16 minutos os algarvios já venciam por 2-0! Conseguiram o empate no último lance do jogo, salvando-se assim da derrota.
É certo que jogaram sem 4 titulares de início mas tal facto deveu-se a (má) opção do treinador. Pagaram caro por isso. Se dúvidas ainda houvessem, foi o canto do cisne, no que ao título diz respeito, para as bandas do Dragão!
Já o vice-líder Braga que teima, contra todas as previsões, em manter-se nos lugares da frente, mesmo depois de goleado há 15 dias no Dragão, também empatou, se bem que em Setúbal, onde o Benfica também empatou há um mês.
Daqui a duas jornadas teremos um Benfica-Braga que talvez defina de vez as contas do título, mas para isso é preciso que o Benfica vença amanhã, vença na jornada seguinte na Madeira e o Braga em casa. Portanto 3 jornadas decisivas, ou talvez não, para o Benfica.
À parte os dois jogos referidos, o jornal Record publicou hoje uma notícia que pode cortar a boa fase dos  leões, anunciando a contratação para a próxima época por parte do Sporting, de André Villas-Boas, actual técnico da Académica.
Cada um sabe de si, mas sabendo Carvalhal que o contrato que o liga ao Sporting é apenas até final da época, não seria lógico que se demitisse? Que condições psicológicas tem ele para exigir aplicação aos jogadores sabendo que não vai continuar e nas circunstâncias como terá sabido desse facto.

Simplesmente fantástico!!!

Cliquem no link!
http://benficapanoramico.cabral.com.pt/

Futebol - os 50 maiores salários

O futebol é considerado uma "indústria" só que as receitas nem sempre cobrem as despesas. E, com salários destes, temo que o futuro possa estar em risco, mesmo sendo uma indústria diferente das outras pois mexe com a paixão e a emoção!
De acordo com o site Futebol Finance eis os 50 mais bem pagos, com o nosso CR à cabeça. 
  
Salários dos jogadores de futebol 2009/2010
#JogadorClubeMensalAnual
1Cristiano RonaldoReal Madrid CF1.083.000 €13.000.000 €
2Zlatan IbrahimovicFC Barcelona1.000.000 €12.000.000 €
3Lionel MessiFC Barcelona875.000 €10.500.000 €
4Samuel Eto´oInternazionale875.000 €10.500.000 €
5Ricardo KakáReal Madrid CF833.000 €10.000.000 €
6Emmanuel AdebayorManchester City708.000 €8.500.000 €
7Karim BenzemaReal Madrid CF708.000 €8.500.000 €
8Carlos TevezManchester City666.000 €8.000.000 €
9John TerryChelsea FC625.000 €7.500.000 €
10Frank LampardChelsea FC625.000 €7.500.000 €
11Thierry HenryFC Barcelona625.000 €7.500.000 €
12XaviFC Barcelona625.000 €7.500.000 €
13Ronaldinho GaúchoAC Milan625.000 €7.500.000 €
14Steven GerrardLiverpool FC625.000 €7.500.000 €
15Daniel AlvesFC Barcelona583.000 €7.000.000 €
16Michael BallackChelsea FC541.000 €6.500.000 €
17Raúl GonzalezReal Madrid CF541.000 €6.500.000 €
18Rio FerdinandManchester United541.000 €6.500.000 €
19Kolo TouréManchester City541.000 €6.500.000 €
20Wayne RooneyManchester United500.000 €6.000.000 €
21RobinhoManchester City500.000 €6.000.000 €
22Iker CasillasReal Madrid CF500.000 €6.000.000 €
23Victor ValdézFC Barcelona500.000 €6.000.000 €
24Frederic KanoutéSevilha FC500.000 €6.000.000 €
25DecoChelsea FC500.000 €6.000.000 €
26Didier DrogbaChelsea FC458.000 €5.500.000 €
27Gianluigi BuffonJuventus458.000 €5.500.000 €
28Francesco TottiAS Roma458.000 €5.500.000 €
29Luca ToniAS Roma (emp)458.000 €5.500.000 €
30David VillaValência458.000 €5.500.000 €
31Arjen RobbenBayern Munique458.000 €5.500.000 €
32Bastian SchweinsteigerBayern Munique458.000 €5.500.000 €
33Ashley ColeChelsea FC458.000 €5.500.000 €
34Fernando TorresLiverpool FC458.000 €5.500.000 €
35Gareth BarryManchester City458.000 €5.500.000 €
36Patrick VieiraInternazionale458.000 €5.500.000 €
37Charles PuyolFC Barcelona416.000 €5.000.000 €
38Andres IniestaFC Barcelona416.000 €5.000.000 €
39Sergio AgueroAtletico Madrid416.000 €5.000.000 €
40Andreas PirloAC Milan416.000 €5.000.000 €
41Joe ColeChelsea FC416.000 €5.000.000 €
42Frank RiberyBayern Munique416.000 €5.000.000 €
43David BechkamAC Milan416.000 €5.000.000 €
44Wayne BridgeManchester City416.000 €5.000.000 €
45Lassana DiarraReal Madrid CF416.000 €5.000.000 €
46Dimitar BerbatovManchester United400.000 €4.800.000 €
47Andrei ArshavinArsenal FC400.000 €4.800.000 €
48Nicolas AnelkaChelsea FC400.000 €4.800.000 €
49Ryan GiggsManchester United400.000 €4.800.000 €
50Alessandro Del PieroJuventus400.000 €4.800.000 €

Notas:

(1) Os valores apresentados são resultado de pesquisa efectuadas em mais de 30 publicações mundiais especializadas em futebol. Entre os quais, os maiores jornais e revistas online das maiores ligas mundiais.
(2) Os valores são oficiosos e aproximados, estando dependentes de novas contratações, ou renovações de cada contrato.
(3) Os valores dizem respeito aos salários brutos dos jogadores (antes de impostos), que naturalmente não incluem contratos de publicidade, prémios de jogo, prémios de assinatura, ou outros tipos de remunerações extra.
(4) Podem existir ao longo do tempo diferenças em relação aos valores apresentados, devido a variações cambiais, em relação a jogadores não auferem os seus salários em Euros.

O que "eles" fazem sem nós sabermos

Ao ler hoje o jornal A BOLA, fiquei pasmado com uma notícia referente ao V. de Guimarães, na verdade duas notícias.
A que originou este post foi esta:
Pinto Brasil, candidato à presidência do clube, «Não me esqueço de, muito recentemente, ter visto os adeptos do Vitória obrigados a entrar descalços no estádio do Dragão num jogo em que António Salvador surgiu no camarote do FC Porto ao lado de Pinto da Costa».
Quase apetece perguntar, mas é mesmo assim, tal o absurdo da situação. Isto sim devia ser investigado. Afinal estamos na Europa ou no interior de África?
A outra foi uma declaração do ainda presidente (Emílio Macedo), que anunciou a intenção de não renovar o protocolo de cooperação estabelecido com o Benfica há duas épocas atrás, justificou a decisão com a necessidade de «afirmar o Vitória como clube autónomo».
Quem sabe se esta autonomia não não será passageira!!! 
 

Será?

Destaque no Jornal da Gloriosasfera

O grande "Coluna" do Glorioso Blog "Coluna d'Águias Gloriosas" escolheu o meu blog para o BLOG DA SEMANA no Jornal da Gloriosasfera.
Para os que quiserem ver os motivos que o levaram a tal distinção, aqui vos deixo o link.
E não podia deixar de agradecer a esse grande benfiquista a distinção. Obrigado COLUNA!

Quem teve ajudas, quem foi?

Tenho lido artigos e comentários de muitos adeptos portistas insinuando sobre as ajudas que supostamente a Câmara Municipal de Lisboa teria dado ao Benfica aquando da construção do novo Estádio.
Verifica-se agora que ou andavam mal informados ou queriam deitar areia para os olhos dos benfiquistas, desviando atenções sobre quem verdadeiramente beneficiou de ajudas!
Claro que este assunto já não é novo, porém agora voltou à ribalta porque segue para julgamento. E nele estão envolvidos, nada mais nada menos que Nuno Cardoso, antigo presidente da Câmara do Porto, Angelino Ferreira, Adelino Caldeira e Eduardo Tentúgal, administradores da SAD do FC Porto.
Mais um caso no longo rol. E os outros é que corrompem!

O estado do futebol europeu

O blog Futebol "O desporto rei" publicou um excelente post a propósito da apresentação pela UEFA do seu relatório financeiro, referente a 2008, intitulado “The European Club Footballing Landscape” e que é sem dúvida um excelente estudo sobre as finanças e não só, dos clubes europeus.
Nesse relatório do organismo máximo do futebol europeu, fala-se do licenciamento de clubes, da estrutura dos campeonatos nacionais, das assistências nos estádios, da propriedade dos estádios, dos resultados financeiros dos clubes, da competitividade, dos salários e transferências dos 732 clubes das 53 primeiras divisões europeias.
Alguns números são curiosos, outros assustadores.
Fiquem com alguns dos que mais me chamaram a atenção.
  1.  58% das ligas registaram uma quebra de assistências nos estádios
  2.  88% do dinheiro das transmissões televisivas é gerado pelas 5 maiores ligas europeias
  3. 7,1 biliões de Euros foi o total pago em salários dos 732 clubes em 2008
  4. O aumento dos salários de 2007 para 2008 dos clubes foi de 18,1%
  5. 57 dos 732 clubes, gastam acima dos 100% de receitas geradas em salários
  6. 20.0 biliões de Euros é o valor total dos activos dos 732 clubes em 2008
  7. 18,2 biliões de Euros é o valor total dos passivos dos 732 clubes em 2008
  8. 5,5 biliões de Euros é o valor total de dívidas bancárias ou empréstimos comerciais dos 732 clubes, sendo que 54% são referentes apenas a 20 clubes
  9. 5,2 biliões de Euros é o valor total presente nos relatórios e contas dos 732 clubes, referentes ao valor dos estádios e imóveis. 64% deste valor é referente aos mesmos 20 clubes
  10. 35% dos clubes apresentam dívidas superiores ao valor do seu património
  11. 44% dos clubes aumentou em 2008 o valor das suas dívidas em relação ao valor do seu património
  12. 550 milhões de Euros é o valor total em transferências a ser pago em prestações superiores a 1 ano, significando 35% do valor total das transferências realizadas
  13. 530 milhões de Euros é o valor que 10 clubes ainda têm para saldar devido a transferências de jogadores
  14. 385 milhões de Euros foi o valor total pago em transferências, por todos os clubes das primeiras divisões Inglesa e Espanhola no ano de 2008.

Os anti ouviram e engoliram

Vamos ser campeões mundiais!

Depois do que se viu em Coimbra diante da fortíssima selecção da China ficámos sem dúvidas que temos grandes hipóteses de ser campeões mundiais.
Ironia à parte, pobre selecção!
O mais curioso é que a maioria dos jogadores estrangeiros do Benfica joga nas suas selecções e brilha, enquanto os portugueses do Benfica não têm lugar na sua selecção! Engraçado não é?
Será que depois das assobiadelas do público, o casmurro, para não lhe chamar outro nome pior, do seleccionador vai manter a teimosia de continuar com Paulos Ferreiras, Miguéis, Rolandos, Hilários e C.ª?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO