Época 2015/16

Época 2015/16

Presidente, só "águias de prata"

Com as alterações do estatutos votadas esta noite na Assembleia Geral, só se poderão candidatar à presidência do clube, sócios com pelo menos 25 anos de filiação, após a maioridade, e os mandatos passam de 3 para 4 anos. Assim, presidentes só com 43 anos, no mínimo.
O clube ficou a salvo de páraquedistas!

Viagens pela Gloriosasfera - XI

Após um interregno de quase dois meses, em que o Jornal esteve suspenso devido a reformulação, recomeço hoje as minhas "viagens pela Gloriosasfera".
Faz hoje uma semana fomos todos surpreendidos com o jantar do presidente Luís Filipe Vieira com o candidato à presidência da Liga, Fernando Gomes e com o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt.
A notícia foi recebida com apreensão pela maioria dos bloggers benfiquistas e logo que se soube, após a reunião, do apoio que L.F.Vieira iria dar ao candidato começaram os posts sobre este tema, das mais variadas formas, mas com um denominador comum. Apreensão!
Eu próprio fui um dos que o fizeram, e confesso que só não fiquei mais preocupado porque "ainda" acredito no nosso presidente, dando-lhe portanto o benefício da dúvida, tal como muitos outros benfiquistas. Mas outros colegas não o fizeram e têm sérias dúvidas sobre a bondade deste apoio. Cito um em particular, o grande GB do blog "Geração Benfica". Vamos esperar para ver!
Ainda nesse dia, muitos blogues se referiram ao início da decisão do UEFA Futsal Cup, no pavilhão Atlântico, começando da melhor forma para as nossas cores com uma vitória convincente sobre os italianos do Luparense (8-4) e respectivo apuramento para a final. Dava-se assim o primeiro passo rumo à grande vitória.
No sábado, o tema principal foi o antes e o pós Benfica-Olhanense.
No antes, havia por um lado uma grande certeza na vitória, mas por outro algum receio face à previsível tentativa de intimidação e eventuais consequências para o jogo seguinte no Dragão. Afinal de contas, ninguém tinha esquecido ainda o jogo de Olhão. Para além de terem circulado online alguns indícios de que isso iria mesmo acontecer. E parece que não eram infundados os receios pois com cerca de 10 minutos de jogo já dois jogadores do Olhanense tinham entrado a matar! Felizmente, um foi expulso porque já tinha amarelo e o outro foi amarelado, refreando assim os ímpetos algarvios.
No pós, claro a grande vitória benfiquista e os três golos de Cardozo que o colocaram de novo na frente dos marcadores da Liga Sagres, após o portista Falcão ter marcado um pouco antes dois golos em Setúbal. Aliás, o V. Setúbal-Porto também foi tema, não propriamente pelo resultado do jogo, nem mesmo pelos golos de Falcão, mas essencialmente sobre o amarelo que este levou e que o impossibilitaria de jogar contra o Benfica e pela expulsão de Jesualdo Ferreira do banco.
Domingo foi um dia cheio para os benfiquistas.
Houve voleibol que poderia dar o título ao Benfica, houve o Naval-Braga que também poderia dar o título no futebol antecipadamente e sobretudo havia a final do futsal.
Os bloggers não se alhearam de nenhum destes três jogos. Se as coisas não correram de feição no vólei, nem o Braga "escorregou", já no futsal com a conquista do ansiado título de campeão europeu foi a loucura!
Na 2ª feira, foi feito o rescaldo do futsal, os elogios à equipa. Mas, surgiu um outro assunto que deixou os nossos gloriosos bloggers estupefactos. Foi a tentativa, estranha por ser novidade, da parte de elementos do Setúbal, Bruno Ribeiro jogador envolvido no lance que valeu o amarelo a Falcão e o treinador Manuel Fernandes, a quererem branquear a situação e a inocentar o colombiano para que este pudesse jogar domingo. Sem comentários!
A partir de 3ª feira e até hoje, os principais temas de postagens foram os jogos europeus Barcelona-Inter e Liverpool-A. Madrid e claro o Porto-Benfica que provavelmente vai decidir de vez o título.
Sobre os jogos europeus, houve quem exaltasse o génio de Mourinho, quem não tenha achado graça nenhuma ao jogo praticado pelo Inter, independentemente de quase todos reconhecerem ao técnico português o mérito do apuramento para a final de Madrid. 
Depois da eliminação do Liverpool às mãos dos madrilenos, muitos lamentaram o facto de Fernando Torres não ter estado ausente nos jogos contra o Benfica, pois todos sabem que foi ele o nosso principal carrasco.
Sobre o grande jogo de domingo, ele foi e continua a ser dissecado sob os mais diversos prismas. São as intimidações e ameaças de adeptos dos portistas em tudo quanto é sítio, são as declarações dos jogadores, com especial destaque para as do "incrível" Hulk.
Vamos aguardar serenamente e ver o que acontece, mas com a quase certeza de que seremos CAMPEÕES! Não passa desta jornada, acho eu e muitos milhões.

Diego Souza

Conheço razoavelmente bem Diego Souza de tantas vezes o ter visto jogar (pela TV).
Oiço, leio e vejo o comportamento dele em campo e fora.
Todos sabemos que é um bom jogador. Já foi eleito o melhor do campeonato brasileiro, já representou a selecção há relativamente pouco tempo, mas tem um comportamento que não o recomenda.
Volta e meia está envolvido em problemas disciplinares dentro e fora do rectângulo de jogo.
Na meia-final do Paulistão do ano passado ele e um jogador do Santos agrediram-se mutuamente mas Diego Souza arriscou um castigo que podia ir até 3 anos e meio. O Palmeiras mexeu-se, o castigo ficou adiado e acabou por pagá-lo no início deste ano "em cestas básicas"!!! Castigo esse que mereceu uma referência num artigo meu no Jornal da Gloriosasfera.
Agora volta a ser notícia pela negativa novamente!
Confesso que nunca entendi o porquê (e ele nunca o explicou) de não querer voltar ao Benfica. Mas, como benfiquista e apesar de ser um belíssimo jogador, também não o recomendo.
Falou-se em Janeiro do interesse do Sporting nele. Não sei se virá ou não mas se vier, receio que o Sporting se arrependa.

Vergonha!

Ainda a propósito do meu post anterior sobre as escutas e a tentativa de remoção das mesmas do You Tube, li este comentário, que julgo reflectir o que a maioria dos portugueses pensam.

É uma vergonha a justiça em Portugal.
Só existe justiça para quem é sério, porque para esses "tubarões" altos valores de injustiças se levantam para que nada lhes aconteça.
Noutro País, qualquer destas injustiças não aconteciam, nem se andava tantos anos para resolver esses assuntos.
Como é possivel as escutas serem ilegais para essas pessoas, e para outras não.
Por ser o sr. pinto da costa?
O conteúdo esta lá, a partir daí é só fazer justiça.
Com tudo isto leva-me a ter o direito de dizer que os juízes em Portugal não têm credibilidade nem moral para condenarem as outras pessoas.
Não há Portugueses de primeira e de segunda. Perante a justiça temos que ser iguais.


(Joaquim Machado, in MaisFutebol)

Estão com medo de quê?

Costuma-se dizer que quem não deve não teme.
Se teimam em dizer que não aconteceu nada, que não são válidas, que o processo foi arquivado, então porque estão preocupados com a sua remoção do You Tube?
As escutas são uma pedra no sapato para muita "gente do alto" envolvida no processo "apito dourado". E muitos deles ficaram muito mal na fotografia!
Como tem muita gente do alto envolvida conseguiram que o DIAP do Porto solicitasse à justiça americana a remoção dos referidos vídeos, segundo anunciou a Procuradoria Geral da República.
Esquecem-se porém que apagadas a do You Tube, muita gente que as tem gravadas colocá-las-à no site de armazenamento de vídeos. Para os seus netos, bisnetos, etc. um dia mais tarde verem as tristes figuras dos seus familiares.
Desta eles nunca mais se livram!

Copa Libertadores, vitória do Cruzeiro

No Mineirão, o Cruzeiro venceu esta noite o Nacional do Uruguai por 3-1, com 3 golos de Thiago Ribeiro.
Com este resultou a equipa brasileira de Belo Horizonte viaja na próxima semana para o Uruguai com boas perspectivas de se apurar para os quartos-de-final.
Thiago Ribeiro, autor dos 3 golos!

Shakira canta hino oficial do Mundial

Não podia ter sido melhor a escolha, por todos os motivos e mais um!



Sonhos desfeitos

Os sonhos muitas vezes viram pesadelos, na vida, como no futebol.
Ontem, o Barcelona sonhava eliminar o Inter de Milão, não só para tentar revalidar o título de campeão europeu, mas sobretudo para consegui-lo em Madrid, no Estádio do odiado rival Real Madrid.
Hoje, o Hamburgo teve igualmente o seu sonho desfeito. Queria ganhar a Liga Europa, sobretudo porque jogava a final em casa. Mas não se apurou.
O Liverpool sonhava salvar a época conquistando a Liga Europa. Depois de ter feito um grande jogo contra o Benfica, agora ficou pelo caminho diante do Atlético de Madrid.
Já que falo de Liverpool, o Benfica acabou por ter azar com a grande noite de Fernando Torres que não jogou esta meia-final. Talvez tenha sido a sorte dos madrilenos!

Mau perder!

O super Barcelona não esperava ser eliminado pelo Inter.
Actual detentor do troféu, considerada a actual melhor equipa do planeta, queria revalidar o título e no melhor lugar para um barcelonista. No Santiago Bernabéu, em Madrid!
Mourinho, pese embora a forma feia como o conseguiu (já o referi noutro post), terminou com esse sonho ontem em pleno Camp Nou.
Essa eliminação como devem calcular foi um balde de água fria nas suas aspirações e numa demonstração de mau perder, resolveram ligar os aspersores de rega do campo, na mais alta pressão, precisamente quando os italianos se preparavam para dar a volta de consagração.
Não se faz, é feio e nada condizente com o estatuto dum clube campeão!

Mas, lá como cá, pelos indícios que vamos tendo, no domingo é bem capaz de acontecer algo parecido em Portugal.

Rescaldo da 4ª feira da Libertadores

Esta noite disputaram-se a maioria dos jogos dos oitavos-de-final da Copa Libertadores.
Nos jogos em que intervieram equipas brasileiras, os resultados foram os seguintes:

Universitario (Perú) - S. Paulo (0-0)
Flamengo - Corinthians (1-0)
Banfield (Argentina) - Internacional (3-1)

No primeiro jogo da noite, o S. Paulo obteve um bom resultado em Lima, mas podia ter feito melhor. Acabou por ter de se acautelar após a expulsão de Richarlyson.
Na próxima 3ª feira em S. Paulo concerteza irão garantir a qualificação, a menos que aconteça uma surpresa.
De referir que o guarda-redes goleador Rogério Ceni do S. Paulo completou nesta partida 900 jogos pelo clube.
Richarlyson após a expulsão é impedido por Alex Silva (irmão de Luisão) de tirar satisfações com o árbitro

O duelo escaldante destes oitavos-de-final foi o Flamengo-Corinthians ganho pelos donos da casa por 1-0 com golo de Adriano, o Imperador, de penálti, apesar de terem jogado bastante tempo com menos um.

O Internacional de Porto Alegre foi o que teve o pior desempenho pois foi derrotado na Argentina, frente ao Banfield (de Shaffer, que não jogou) por 3-1. Vai tentar "virar" este resultado na próxima 5ª feira em casa.

Hoje, o Cruzeiro joga com o Nacional do Uruguai em casa.

Ronaldo (Fenómeno) e os travestis

Que situação embaraçosa passou Ronaldo (Fenómeno) antes da partida com o Flamengo esta noite.
Um adepto dos rubros-negros campeões brasileiros contratou vários travestis, pelo equivalente a uns 12 euros cada, algumas envergando t-shirts cor-de-rosa com a inscrição "Ronaldetes" para esperar a chegada do autocarro do Corinthians ao Maracanã e declararem-se fãs de Ronaldo! 
Depois foram orientados pela Polícia Militar a não entrarem no estádio para evitar possíveis tumultos.
Que situação Ronaldo!
Para os mais distraídos relembro que há cerca de dois anos Ronaldo foi alvo duma situação embaraçosa após ter estado com travestis num Motel no Rio de Janeiro.

Mourinho endeusado mas ...

Podem dizer que o que conta é a passagem à final, que a equipa defendeu o resultado trazido de Milão como lhe competia, que Mourinho é um Deus, é "il specialle". Tudo o que quiserem. Mas, para mim, jogar como o Inter o fez em Barcelona, certo que jogou mais de uma hora com 10, não é de equipa campeã. É de equipa pequena!
Sorte a dele que o Barcelona esteve irreconhecível, praticamente não causou perigo, lateralizou demasiado o jogo sem conseguir jogadas de perigo para a baliza do Júlio César.
Em Itália, sê italiano, parece ser o novo lema de Mourinho, que ressuscitou o "catenaccio".
A sua táctica resultou mas no final estiveram com o credo na boca e acabaram por ter sorte. Se o Barcelona marcasse ele não tinha jogadores, nem possibilidades de substituir mais ninguém e já não tinha avançados em campo para tentar marcar. Por isso digo, teve sorte.
Outros dirão, esteve ao seu nível, sabe o que faz!
Respeito a opinião mas a minha é diferente.

Assim perdeu a graça

Até ao verão passado, qualquer jogador com valor que aparecesse como sendo cobiçado pelo Benfica era logo atacado pelo FC Porto que tudo fazia para desviá-lo. Foi o caso de Álvaro Pereira e Falcão por exemplo, para citar os mais recentes.
Neste momento o Benfica parece movimentar-se à vontade no mercado para garantir o reforço da equipa tendo já em vista a próxima época.
Já no mercado de Janeiro tinha sido assim.
Na altura o Benfica contratou Alan Kardec, Airton, Éder Luís, Fábio Faria e Franco Jara.
O FC Porto por falta de dinheiro (acho que não pelo que vou lendo em comentários, estão muito bem e recomendam-se) ou porque não precisavam mesmo (alguém acredita?), acabou por contratar o R. Micael para colmatar em parte a ausência de Hulk.

Enganador

Surpreendentemente, Portugal subiu ao 3º lugar do ranking da FIFA. Digo surpreendentemente porque não houve jogos, nem a nossa selecção, temos de ser claros e objectivos, merece estar nesse lugar. Sei que foi porque "caíram" os pontos de Março 2009, etc.
Aqui está um bom exemplo do que são os rankings, e quanto subjectivos podem ser.
Alguém, mesmo o mais patriota, acha que Portugal merece esse lugar? 
Quantas selecções são melhores que a nossa? Muitas!
Merecemos estar no TOP 10, agora no 3º lugar, nunca.
Mas, em todo o caso, PARABÉNS!

Copa Libertadores começa a "esquentar"

Vão começar hoje os oitavos-de-final da Libertadores com as 5 equipas brasileiras que iniciaram a prova.
O São Paulo, o Flamengo, o Corinthians e o Internacional jogam hoje, enquanto o Cruzeiro só joga amanhã.
Como já disse noutro post sobre esta competição sul-americana (o México é a excepção), o regulamento faz os possíveis para que duas equipas do mesmo país não se enfrentem na final, ao contrário da Europa em que os confrontos entre equipas do mesmo país são evitados até aos quartos de final.
Sendo assim, teremos um escaldante e imprevisível em termos de qualificação, Corinthians-Flamengo. Ou, Ronaldo e Roberto Carlos contra Adriano e Vágner Love. Os paulistas talvez tenham um ligeiro favoritismo face aos problemas que o Flamengo atravessa depois do despedimento do treinador e vice para o futebol do clube.
O S. Paulo, orientado por Ricardo Gomes, recebe os peruanos do Universitário e o Internacional (de Porto Alegre) recebe os argentinos do Banfield de Shaffer (Benfica)
Amanhã, o Cruzeiro (de Roger, ex-Benfica) joga no Uruguai com o Nacional.

"Prémio Manuel Oliveira"

Começo hoje a atribuir este novo prémio do Jornal da Gloriosasfera ao meu "blog da semana".
Vou passar a andar (ainda) mais atento a todos os blogues, na medida do possível, e quero desde já ressaltar que certamente poderei ser injusto com alguns, pois a maioria merece este prémio.
Então hoje, para começar, atribuo o "Prémio Manuel Oliveira" ao blog A CATEDRAL DO DESPORTO, do Jotas.
Apesar do Jotas ser um amigo, não é esse o motivo do meu destaque. Destaco-o esta semana porque além dos excelentes posts, com particular realce para as suas crónicas aos jogos do fim de semana, o seu blog teve uma mudança de 180º no seu "look".
Confesso, e isso não lhe disse antes, que aquele fundo azul do antigo blog, para além de se ver mal certas cores de texto, parecia mais um blog "dos outros". Sabem a quem me refiro!
Agora está espectacular com aquela Catedral em fundo e não só! 
Visitem porque vale a pena.
Um abraço Jotas.

Estranho, ou não!

Afinal a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes foi amiga para o Prof. Jesualdo e o F.C. Porto.
Para quem se queixa de que aquele orgão disciplinar é do Benfica, soa a estranho. Ou não!
Vão dizer que foi porque o Benfica já não precisava. Estamos aqui para ver no futuro.
Na minha opinião não faz diferença nenhuma ter ou não ter Jesualdo no banco, pelo menos se perderem não têm desculpas.
O que me deixa estupefacto é o descaramento com que os portistas se queixam das decisões da CD da Liga acusando-a de beneficiar o Benfica, quando todas as semanas se vê que não é bem assim. São multas em todos os jogos, coisa que não vejo noutros clubes, são sumaríssimos, coisa que não vejo noutros clubes, ...
Então o que dizer das decisões do CJ da FPF. Sobre estas não há queixas, porque são justas e bem aplicadas, no entender deles.

Preocupado, muito preocupado!

O jogo de domingo entre o Porto e o Benfica, se as autoridades não tomarem as medidas preventivas necessárias para uma partida com os condicionalismos que esta tem, pode ter consequências trágicas, ou pelo menos muito graves.
O recente jogo da final da Taça da Liga disputado no Algarve foi aquilo que se viu.
É certo que para esta partida irão muito menos adeptos benfiquistas porque apenas serão disponibilizados cerca de 2.500 bilhetes. Mas, fora do Estádio, na cidade do Porto certamente serão muitos e não tenho dúvidas que existirão confrontos pois o clima de ódio e revanche por parte dos adeptos portistas é enorme, como se pode constatar AQUI.
É inconcebível o que é dito, as ameaças que são feitas, como as das amostras abaixo.

1- "Portistas, deixemo-nos de ser politicamente correctos, fomos gozados , enxuvalhados, bombos da festa este ano...Tenho 30 anos, e não sei o que se passava nos anos anteriores, aos anos 80, mas este ano foi demais, fomos gozados do primeiro ao ultimo minuto deste campeonato até agora, no domingo é hora de mostrar que connosco não se brinca, que não somos bobos da corte, não somos de comer e calar, é hora de extravasar toda a raiva que vai dentro de nós, e de mostrar que no Dragão mandam os que de lá são.
Nunca fui de violência, mas no domingo estou pronto para tudo , por tudo o que sofri este ano, e que fizeram a um dos amores da minha , o nosso FC PORTO!
por isso assino por baixo e digo,e digo : IDES SOFRER CÃES!!sem ofensa a raça canina, que tanto admiro.lol
Filipe Martins , Sócio 24279"

2- "Apoiado Blue Boy! Se lá estiver, no Dragão, ajudarei.Esses cães não mereciam sair vivos. A escumalha moura devia ser deitada ao mar. Os infiéis deveriam ser escorraçados para o lado de lá do Mediterrâneo para as areias do deserto..."

Por estas amostras, está visto o que poderá acontecer no domingo, pois além da rivalidade, ódio até, acresce que o Benfica provavelmente vai sagrar-se campeão e isso será intolerável para mentes tão intoxicadas.

"Águia Voa Alto" em entrevista para o JdG

JG- Recorda-se do dia em que decidiu criar o seu blog e o motivo que o(a) levou a dar esse passo?
Sim, inicialmente criei um blog no sapo com este mesmo nome no final do mês de Agosto de 2009, mas escrevia com pouca regularidade, até porque não tinha grande disponiblidade para o fazer. Entretanto, no dia 14 de Fevereiro, decidi que ia passar a dedicar mais tempo ao blog, escrever com mais regularidade e então decidi (re)começar este blog, mas agora no blogspot, dando-lhe maior projecção, e escrevendo com maior regularidade.

JG- Como descreve o seu blog?
Este é um blog constituído por dois benfiquistas onde expressamos a nossa opinião sobre a actualidade benfiquista  e temas que sejam relevantes sobre o futebol português em geral, assim como também colocamos artigos de opinião que achamos interessantes, bem como vídeos sobre o glorioso. Podem também encontrar artigos humorísticos.

JG- O que sente quando escreve no blog? Muda alguma coisa em si?
Acima de tudo é um prazer enorme falar do Benfica. Depois por vezes o blog também serve para demonstrar-mos o nosso desacordo sobre os factos que nos desagradam no futebol em Portugal. Acima de tudo sinto que estou a partilhar algo que me vai na alma.

JG- Para quem ainda não o conhece, diga-nos o que mais destaca no seu blog?
Tudo que seja relacionado com o universo benfiquista. Visitem o blog e tirem as vossas conclusões.

JG- Qual o melhor e pior momento que passou relacionado com o blog?
Quando tenho de falar de arbitragens que prejudicam o Benfica, isso deixa-me um pouco triste e furioso. Esse é o pior momento se assim se pode dizer, relacionado com o blog.
 
JG- Tem planos para o futuro do blog?
Continuar a actualizar o blog com regularidade, e tentar fazer um plano de prospecção de novos talentos, tema que a minha colega Ana gosta bastante de fazer e falar, e criar mais artigos humorísticos que ultimamente não o tenho feito.

JG- O seu blog faz parte da Gloriosasfera. Costuma visitar? Qual a sua opinião?
Faz e visito-o com regularidade. É um ponto de encontro de todos os blogues benfiquistas. Foi um espaço muito bem pensado e está bastante agradável.

JG- Além do seu blog, participa noutros dentro ou fora da Gloriosasfera?
Não participo. Estou em fase terminal de alguns blogs pessoais, mas não relacionados com futebol.

JG- Sabia que, após a instalação da actualização automática, há quem tenha a Gloriosasfera sempre online acompanhando os posts dos blogs, incluindo o seu? o que pensa sobre isto?
É importante pois assim essas pessoas  estão informadas sobre todos os artigos que vão sendo escritos nos blogs.

JG- Que outros conteúdos gostaría de encontrar também na Gloriosasfera?
Antes demais, dar os parabéns a todos que se empenham para cada vez melhorarem esse espaço. Apostem se possível, ainda mais na divulgação das modalidades amadoras.

JG- Faz parte do Grupo Google da Gloriosasfera? Acha que os blogues Benfiquistas devem organizar eventos e tomar posição sobre assuntos comuns?
Sim , porque não?

JG- Como leitor do Jornal da Gloriosasfera tem alguma sugestão para o melhorar?
Talvez pudessem melhorar a velocidade de carregamento do site. Às vezes parece um pouco lento. É apenas uma sugestão.

JG- O que diria a um(a) Benfiquista para o(a) convencer a começar um blog?
Se és benfiquista e gostas de escrever então porque não partilhar esse teu gosto com outros benfiquistas. 

JG- O que acha da ideia dum encontro físico dos blogueiros benfiquistas?
Era uma óptima ideia, juntar todos os benfiquistas para trocarmos experiências, apesar que isso é feito através da internet. Mas um encontro físico não deixa de ser uma boa ideia.
 
Comentário final
Agradecemos o convite feito pelo Manuel em nome do Jornal da Gloriosasfera. Visto que ainda somos um blog recente esta entrevista é importante para nós pois dá  a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver no blog.


Saudações Benfiquistas 

Como as coisas mudam

Era habitual tecerem-se loas ao F.C. do Porto e seus dirigentes a propósito de contratações. 
Eles nunca (ou raramente) falhavam, os jogadores pegavam de estaca. Tudo por causa da grande organização interna, etc. e tal.
Afinal, não era totalmente assim. Beneficiavam da conjuntura favorável, das vitórias consecutivas, muitas vezes cozinhadas nos bastidores como todos pudemos ouvir nas "escutas".
No futebol como na vida real, em casa onde não há pão todos ralham ...
Antigamente não se ouviam (liam) comentários como este, "Não se compreende como é que o Porto deixou fugir este jogador (Luis Aguiar, actualmente no Braga). Demonstrou qualidade suficiente para ficar no Porto quando jogou na Académica, mas preferiram Guarins, Tomás Costa, Marianos e afins... Os bons são para mandar embora! Depois admiram-se de ficar em 3º lugar.." proferido por um adepto portista no MaisFutebol.

Dunga, o seleccionador antipático

Tem existido enorme pressão para a convocação de Neymar, a jovem estrela do Santos. 
Vai daí um programa televisivo brasileiro inventa uma brincadeira e vai até casa do seleccionador brasileiro com um poster de Neymar (tamanho real) para entrevistá-lo. Dunga não gostou e além de não abrir a porta, ainda mandou chamar a polícia.
Há dias a revista "Placar", dizia sobre ele em título, "Dunga, vilão nacional, A antipatia do técnico da selecção mascara o ótimo time que ele montou... Alguém se lembra de que o Brasil de Dunga triturou Argentina, Itália e Inglaterra, entre outros?" 
E mais, "Dunga é um chato. Quase sempre de mau humor, com uma pedra na mão para atirar em quem passar pela frente. Dunga é como aquele cunhado sabe-tudo que a gente evita convidar para o churrasco de domingo. Por ser turrão e grosseiro, o técnico da seleção está tomando bordoada de todo o lado".

Vejam o vídeo da brincadeira:


Ao que chegámos!

Já não há vergonha!
Enquanto que a jogadores do Benfica exigem, sempre que podem, sumaríssimos e castigos, para os jogadores do FC Porto é o contrário.
Esta  notícia é de pasmar! «Foi um lance normal. É certo que me acertou, mas sei que não o fez com intenção. Falcao é um excelente profissional», disse Bruno Ribeiro do V. de Setúbal.
E não contente, ainda diz que Falcao devia poder jogar contra o Benfica!
Que fique claro para quem ler este post que Falcao pode jogar contra o Benfica, apenas valoriza as conquistas do Benfica e de Cardozo. O que está mal é este "colo" aos jogadores do Porto.
Ele já jogou esta época duas vezes e não só perdeu como não marcou nenhum golo ao Benfica.

Vândalos e porkos!

A Casa do Benfica de Ermesinde foi vandalizada esta madrugada por volta das 4 horas.
Claro que isto só pode ser uma resposta dos "aziados"!
A notícia diz que não é a 1ª vez e aqui está a prova

Campeões da Europa em Futsal

Ao vencer o Interviú por 3-2 no prolongamento, após 2-2 no tempo regulamentar, o Benfica é o novo CAMPEÃO EUROPEU de Futsal.
Loucura no Pavilhão Atlântico praticamente lotado (9.400 espectadores)!
Primeiro título europeu para o Benfica e para o futsal português.
Assistiram ao encontro lado a lado Eusébio e Jorge Jesus.


"Diário de um Benfiquista" em entrevista para o JdG

JG- Recorda-se do dia em que decidiu criar o seu blog e o motivo que o(a) levou a dar esse passo?
Sim, recordo. Foi no dia 15-07-2006. Na altura tinha aprendido a criar blogs e surgiu-me logo a ideia de criar um para o meu grande Benfica. Dada a escassez de tempo que tinha na altura, fui deixando de escrever. Entretanto, convidei a maior Benfiquista que conheço para o Blog, Ana_slb, que muito contribuiu para o renascer deste. Ela começou a escrever no Diário e convenceu-me a retomar a escrita. A partir de 07-03-2010 iniciamos uma actualização diária e começamos a divulgar o nosso Blog pela blogosfera encarnada. No fundo trata-se de passar para o ecrã o que nos vai no coração, a nossa paixão pelo Benfica!

JG- Como descreve o seu blog?
O Blog é constituído por dois colaboradores, dois irmãos que partilham uma paixão incondicional pelo Glorioso. No fundo, quem visita regularmente o nosso Blog, passa a conhecer o nosso amor pelo clube. Tentamos actualizá-lo com a nossa própria opinião sobre a actualidade Benfiquista, com artigos de opinião que achamos interessantes, bem como, vídeos e imagens relativas ao Benfica.

JG- O que sente quando escreve no blog? Muda alguma coisa em si?
Escrever no nosso Diário dá um misto de emoções, o prazer de dedicar tempo ao nosso Benfica e por vezes desabafar sobre factos que nos desagradam no nosso futebol. Gostamos da interacção criada com outros leitores e para nós tem-se tornado um vício escrever, quando sabemos que há alguém interessado nos nossos artigos.

JG- Para quem ainda não o conhece, diga-nos o que mais destaca no seu blog?
A admiração que temos pelo Benfica, os nossos artigos de opinião e informação actualizada sobre o Benfica que partilhamos com os nossos leitores.

JG- Qual o melhor e pior momento que passou relacionado com o blog?
O pior momento, foi o tempo que passamos sem actualizar o nosso Blog. O melhor momento tem sido este vício saudável de nos sentarmos em frente ao teclado e transcrever para o teclado o que nos vai na alma.

JG- Tem planos para o futuro do blog?
Apenas manter o Blog actualizado, de forma a não desiludir os nossos leitores.

JG- O seu blog faz parte da Gloriosasfera. Costuma visitar? Qual a sua opinião?
Faz e costumamos visitá-la. Essencialmente é um ponto de encontro entre Blogs encarnados. Também a visitamos, de forma a estarmos mais actualizados sobre o nosso clube.

JG- Além do seu blog, participa noutros dentro ou fora da Gloriosasfera?
Não. Apenas comentamos noutros Blogs.

JG- Sabia que, após a instalação da actualização automática, há quem tenha a Gloriosasfera sempre online acompanhando os posts dos blogs, incluindo o seu? o que pensa sobre isto?
É importante, pois reúne vários Blogers benfiquistas e é bom partilhá-lo com outros que fazem o mesmo trabalho que nós. Também acedemos ao espaço para nos actualizarmos, no fundo faz parte no nosso quotidiano diário na Internet.

JG- Que outros conteúdos gostaria de encontrar também na Gloriosasfera?
Têm feito um excelente trabalho, é de louvar o empenho demonstrado por todos e tudo o que possam fazer a mais do que já têm, óptimo.

JG- Faz parte do Grupo Google da Gloriosasfera? Acha que os blogues Benfiquistas devem organizar eventos e tomar posição sobre assuntos comuns?
Sinceramente não sabemos se pertencemos porque o desconhecemos. Quanto à organização de eventos, pensamos que é uma boa ideia, temos visto muitos blogs com qualidade e este misto de ideias pode ser aproveitado em prol do Benfica. O próprio clube pode dar ênfase a projectos como o da Gloriosasfera.

JG- Como leitor do Jornal da Gloriosasfera tem alguma sugestão para o melhorar?
Do que conhecemos está bem estruturado, com rubricas interessantes. Continuem assim e surpreendam-nos.

JG- O que diria a um(a) Benfiquista para o(a) convencer a começar um blog?
Se é Benfiquista e gosta de escrever, porque não partilhar a sua opinião com outros que têm interesses semelhantes.

JG- O que acha da ideia dum encontro físico dos blogueiros benfiquistas?
É uma ideia simpática, talvez um dia surja essa oportunidade, pois seria interessante conhecer pessoalmente pessoas com quem partilhamos o interesse em escrever sobre o Benfica.

Comentário final.
Agradecemos o convite feito pelo Manuel em nome do jornal da Gloriosaesfera. Uma vez que iniciamos a divulgação do nosso blog à relativamente pouco tempo, esta entrevista é importante para nós, pois dá a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver. Continuação de um bom trabalho a todos os que contribuem para que o projecto Gloriosaesfera seja um sucesso. Saudações Benfiquistas! 
Obrigado!

Benfica perdeu no voleibol mas continua na luta

O Benfica defrontou o Sp. de Espinho e perdeu por 3-0, com os parciais de 25-19, 25-17 e 25-21.
Se o Benfica tivesse vencido seria automaticamente campeão nacional. Porém não o conseguiu e já se sabia que não seria missão fácil porque o jogo foi transferido já no decorrer desta semana para o Pavilhão do clube que não reúne as condições necesárias para jogos deste nível. Por algum motivo vinham jogando noutro pavilhão.
A mudança foi feita precisamente para evitar a eventual vitória do Benfica que vinha com 2 vitórias nos dois jogos anteriores. Neste pavilhão o ambiente seria muito mais hostil para o Benfica.
Foi um percalço mas que pode ser corrigido no próximo fim de semana na Luz.
Todos os benfiquistas que possam devem marcar presença pois deixar a decisão para a negra será muito perigoso pois o adversário é apenas o campeão em título e tinha ficado à frente do Benfica na fase regular.

Quaresma + 20 milhões por Ramires

A sondagem com a pergunta do título deste post esteve durante 6 dias à votação aqui no blog e deu os seguintes resultados:

SIM - 15 votos
NÃO - 86 votos
TALVEZ - 15 votos

Daqui se conclui que Ricardo Quaresma, pese embora a sua categoria como jogador, não reúne a simpatia da maioria dos benfiquistas. No entanto, a soma do SIM e do TALVEZ totaliza 30 votos, o que significa que uma boa parte consideram-no um reforço interessante, caso a proposta tenha pernas para andar.
Resta-me agradecer aos votantes.

Irra, que já irrita!

Não pensem que este post é um ataque ao FC Porto. É sim um ataque ao CJ (Conselho de Justiça) da FPF.
Ataque porquê? Ataque porque este orgão de disciplina tem a mania de contrariar o Conselho de Disciplina da FPF. Aconteceu mais vez agora.
Pinto da Costa, depois de ter sido punido com castigo de 3 meses pelo CD da LPFP, apresentou recurso e viu ser-lhe anulado o castigo.
Depois do caso Hulk e do caso Rui Cerqueira, agora este.
Não envergonhem mais a justiça desportiva portuguesa.

Eles não estavam acostumados

O FC Porto não estava acostumado em épocas anteriores a que lhes castigassem jogadores em risco de ficarem de fora na partida seguinte. Normalmente eram eles que geriam os cartões como aconteceu ainda a semana passada com Bruno Alves, que falhou o Setúbal para não arriscar falhar o jogo do Benfica.
Falcão não foi industriado a fazer o mesmo, talvez por ser avançado e estar na luta pelo título de melhor marcador do campeonato.
Pois não era costume mas aconteceu hoje e foi o desnorte total. Incrível ver todo o banco a protestar com os elementos da equipa de arbitragem. E, como o árbitro deste encontro não era nenhum daqueles que a gente conhece de gingeira, ainda mandou o Prof. Jesualdo para fora do banco.
Confesso que nunca vi o Professor tão exaltado. Parecia que lhe tinham assinalado um penálti contestado numa final qualquer.
Afinal as injustiças (?) dóiem a todos!

Mais uma goleada (e agora é só esperar)

Mais uma goleada e o título está tão perto!
Grande entrada do Benfica que desmontou por completo a estratégia do Olhanense para este jogo. Estratégia que como toda a gente viu visava fazer tudo para impedir o Benfica de jogar, utilizando todas as formas mesmo a agressão às pernas dos jogadores do Benfica como se viu no caso de Délson, (a Di Maria) que acabou expulso por acumulação de amarelos, quando deveria ser vermelho directo e no caso de Rui Baião que foi às pernas de Aimar. Ao verem que a estratégia os levaria ao suicídio, mudaram de estratégia e passaram a jogar o jogo pelo jogo.
Ao jogar o jogo pelo jogo, viu-se futebol especialmente por parte do Benfica.
Além da vitória, esta goleada ainda permitiu a Cardozo marcar três golos e isolar-se na liderança dos melhores marcadores. Ele que estava dois atrás de Falcão.
Que grande jogo de Di Maria! 

Benfica-Olhanense online

Pode assistir ao Benfica-Olhanense aqui no blog, no final da coluna das postagens. Ou AQUI.

Casa cheia

Apesar das acusações sobre os elevados preços dos bilhetes, o Benfica-Olhanense vai ter casa cheia, ao contrário do que sucedeu em Coimbra por culpa dos dirigentes da Académica que quiseram ganhar tudo num único jogo.
Saviola, após um mês de ausência, até parece ter sido há mais tempo (!), está de regresso aos convocados e creio que à equipa. Também Luisão após ter cumprido um jogo de suspensão e debelado a lesão que o  limitava, volta ao seu lugar no centro da defesa.
São duas mais-valias para um jogo que não vai ser fácil. Não vai ser fácil porque o Olhanense ainda não garantiu a manutenção e porque é bom não esquecer que tem um forte contingente de jogadores contratualmente ligados ao FC Porto, para além do treinador que todos conhecemos.
Não me admiraria nada, apesar dos elogios ao Benfica, que Jorge Costa adopte para este jogo uma postura de intimidação como aconteceu em Olhão na 1ª volta. Com as consequências que todos conhecemos e que desfalcaram a equipa do Benfica para o jogo seguinte com o Porto.
Faltam 4 pontos ao Benfica, ou menos, dependendo do resultado do Braga amanhã, para matematicamente se sagrar campeão.
Ninguém, mesmo os mais cépticos ou os maiores detractores do Benfica, tem dúvidas que este título já  não foge.
Resta desejar que seja um bom jogo de futebol dentro das quatro linhas, sem casos.

Para desanuviar

Espectaculares fotos sobre o VULCÃO da Islândia. Vale a pena ver!

A confirmação do que se diz por aí

Vejam AQUI.

UEFA Futsal Cup: Benfica-Luparense (8-4)

Benfica joga a final no domingo com o Interviú que venceu o Araz por 5-2.

Bomba no Flamengo

O Flamengo depois de se ter sagrado campeão brasileiro, após um longo jejum e de ter mantido os principais jogadores, excepto Airton, agora no Benfica, mas contratou Vagner Love que estava cedido pelo CSKA de Moscovo ao Palmeiras, não conseguiu até ao momento os resultados que almejava.
No estadual perdeu na meia-final do 1º turno (Taça Guanabara) do Estadual carioca com o Botafogo que depois venceu o Vasco da Gama na final e sagrou-se campeão e perdeu a final do 2º (Taça Rio) novamente com o Botafogo.
Na Copa Libertadores fez uma fase de grupos sofrível, mesmo assim ficou em 2º lugar e apurou-se in-extremis para os oitavos de final.
Para além dos resultados havia problemas no balneário. O caso mais grave foi  o que se registou entre o guarda-redes e capitão Bruno com o sérvio e grande obreiro do título, Petkovic que chegaram a vias de facto.
Por tudo isto e porque irá jogar na Libertadores com o Corinthians (a eliminar) e o Brasileirão está à porta, a presidente Patrícia Amorim deu uma vassourada no departamento de futebol demitindo o vice-presidente do futebol Marcos Braz e o técnico principal Andrade.

Benfiquista desde pequenino?

E de repente surge mais um benfiquista desde pequenino!
Confesso a minha estupefação com esta notícia.
O curioso é que nunca em nenhum momento o deu a entender, antes pelo contrário e de repente nasceu um benfiquista. Será sócio sem nós sabermos?
Vou dizer mais uma vez o que penso. Pode até vir para o Benfica e se vier é porque Jorge Jesus tem plena confiança nele. Se isso acontecer, tere(i)mos de o aplaudir mas ele vai ter de passar num exame difícil perante os sócios. Ao mínimo deslize não lhe perdoarão e ele contribuiu para isso.

Será benéfico para o Benfica o apoio a Fernando Gomes?

Fomos de certo modo surpreendidos com a notícia do jantar a três, Fernando Gomes, candidato à presidência da Liga, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting.
L.F. Vieira já mostrou, especialmente nos últimos tempos tem sido bem evidente, que defende o Benfica.
O que tem prometido, tem feito. Também sabemos que não é nenhum "anjinho" que se deixe "comer", então vamos dar-lhe o benefício da dúvida.
Eu, como todos os benfiquistas estamos de pé atrás com a candidatura de Fernando Gomes, atendendo ao seu clubismo.
O Porto demarcou-se há algum tempo destas eleições para a Liga, afirmando no seu site que não ia apoiar nenhum candidato, embora depois o seu presidente tenha elogiado Rui Alves, presidente do Nacional, outro dos candidatos. Se isso era lançar poeira para os nossos olhos, é possível, atendendo à sua forma de agir e ao que tem feito no passado, precisamente o contrário daquilo que diz.
Fernando Gomes tem dito que o seu projecto é o de tornar cada vez mais o futebol num negócio e revelou a intenção de criar um Conselho Estratégico, órgão consultivo que reunirá os 32 presidentes dos clubes e  ainda a profissionalização da organização, nomeadamente naquilo que diz respeito ao cargo de presidente. Garantiu ainda uma alteração dos regulamentos, nomeadamente na disciplina e arbitragem.
Fazendo fé nas declarações de Vieira à saída do jantar, o Benfica (e também o Sporting) vão apoiar F. Gomes. Pelo que tem sido tornado público a sua vitória é quase certa.
Espero saibam o que estão a fazer.
Sobre a manutenção da Arbitragem e Disciplina na Liga, isso acontecerá até à adequação dos estatutos da FPF ao novo Regime Jurídico. Lembro que a FPF está numa situação irregular perante o Governo.

Deste, elogio é para desconfiar

O treinador do Olhanense, Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto, elogiou hoje o Benfica, na antevisão do jogo de sábado, dizendo «Benfica é líder com todo o mérito e está muito perto do objectivo de ser campeão».
Sabendo como sabemos do que se passou em Olhão, das provocações que foram alvo os jogadores do Benfica, que resultaram na expulsão de Di Maria e amarelo a Coentrão que os impediram de jogar contra o Porto na jornada seguinte, todo o cuidado é pouco.
Não me admiraria nada que o mesmo acontecesse no sábado na Luz. Mesmo não conseguindo roubar pontos, podem roubar jogadores para o jogo seguinte no Dragão, e todos sabemos que a última coisa que o Porto quer é ver o Benfica festejar o título no seu Estádio. Seria a humilhação como aliás se percebeu nas palavras de Fernando hoje também.

O "expert" querendo agora os louros

Carlos Queiroz não pára de nos surpreender, seja pelas suas escolhas, seja pelos casos em que se tem envolvido. Para mim já não deveria ser, há muito tempo, o seleccionador nacional.
Não tenho qualquer hipótese de desmentir o que aqui é afirmado, mas é para desconfiar. Se efectivamente há um ano e meio tivesse visto que Coentrão era, ou poderia ser, um lateral, porque nunca o convocou para esse lugar? Esta é a pergunta que faço a Carlos Queiroz.
«As decisões para a selecção A estão noutro patamar. Depois do estágio na selecção B, falei com o Fábio, como falei com outros jogadores, e manifestei-lhe confiança, disse-lhe que acreditava que ele tinha qualidade para servir bem o futebol português.» 
Como é sr. Queiroz, tem dúvidas que Coentrão neste momento é jogador de selecção A? Prefere os Paulos Ferreiras e Dudas? Então estamos conversados.
No lado direito da defesa, não estando Miguel (Valência) nas condições físicas ideais, nem podendo utilizar Bosingwa (Chelsea) por lesão, não tenho qualquer dúvida que o melhor lateral direito português do momento é Rúben Amorim, mesmo sem ser titular do Benfica nessa posição. No lado esquerdo, adaptação por adaptação, escolho Fábio Coentrão, muito mais rápido que Duda.
Outro jogador do Benfica que quanto a mim justifica a convocação é Carlos Martins, para além de Quim, claro.

O que mais vão inventar?

Cada vez os jogadores inovam mais na forma de festejar os golos.
Existem festejos para todos os gostos, mas como estes nunca tinha visto!



O vai-vem do mercado

Todos os que andam ligados de alguma forma ao futebol sabem que o Benfica é o clube mais falado na imprensa desportiva diária. O motivo também todos sabem. É o que tem mais adeptos, logo vende mais.
Sendo assim, temos diariamente notícias de todo o tipo, sejam verdadeiras ou não.
Não sei se é o caso da notícia sobre Eduardo o guarda-redes do Braga e também da selecção portuguesa. Já tinha saído ontem e hoje volta à baila.
Com uma cláusula de 4 milhões e com interesse em voltar a trabalhar com Jesus, diz a notícia.
Sei que a confirmar-se esta notícia alguns benfiquistas, eu incluído, vão ter de "engolir um sapo". Porque Eduardo não é um jogador simpático para os benfiquistas, por diversos motivos.
Eu ainda acho que existem guarda-redes melhores pelo mesmo preço. Basta procurar.
Por exemplo também já se falou do guardião argentino Romero a actuar no AZ da Holanda.
Também já falei noutro post do esquerdino argentino Gaitán que outro jornal diz estar quase garantido ou à espera.
Outro nome ventilado é um lateral direito internacional venezuelano, Rosales a actuar no Gent da Bélgica.
Verdade ou especulação, logo se vê!
Mudando para as vendas, também não há dia nenhum que não se fale de Di Maria, Cardozo, David Luiz e outros mas mais nos três referidos. Interessados não faltam, nem é para admirar pois são óptimos jogadores.
Felizmente os benfiquistas podem estar descansados pois o presidente já havia dito há dias e ontem foi o director financeiro a dizê-lo, saídas só pelas cláusulas de rescisão ou por valores irrecusáveis.
Também disse que o clube vai gastar 25 milhões no reforço da equipa!
Face à situação actual do Benfica e aos objectivos futuros julgo que ninguém duvida, mesmo os não benfiquistas.

Neymar, a estrela do momento

A maioria sabe quem é, ou pelo menos já ouviram o nome NEYMAR. Mas julgo que a maioria pouco sabe dele.
É um jovem que acabou de fazer 18 anos (Fevereiro) e é um produto da formação do Santos, seu actual clube.
Aos 13 chegou a treinar no Real Madrid e agradou mas não ficou.
Apesar de já ter jogado com frequência no Brasileirão do ano passado, este ano é que se firmou definitivamente na equipa principal do Santos.
Santos que vem dando cartas até ao momento no campeonato paulista, em que está apurado para a final após ter ganho ao S. Paulo por 3-2 no Morumbi (S.Paulo) e 2-0 na Vila Belmiro (Santos). Final que jogará com a surpresa Santo André, sendo a 1ª mão já no domingo. Por esse motivo alinhou e perdeu (3-2) esta 4ª feira com os reservas no jogo com o Guarani para a Copa Brasil. Porém, estavam apurados pois haviam jogo o 1º jogo por 8-1!
Para o bom momento do Santos muito tem contribuído além de Neymar, o emprestado Robinho e um outro nome desconhecido proveniente da formação, Paulo Henrique Ganso. Estes três têm feito sofrer as defesas adversárias!
Neymar está numa fase tão boa que a discussão nacional no Brasil é se Dunga deve ou vai levá-lo ao mundial da África do Sul. 
Dunga ainda não se pronunciou sobre o assunto mas existem muitas dúvidas pois o seleccionador é pouco dado a imposições. A lista dos 23 eleitos será anunciada em 11 de Maio.
Voltando a Neymar, tem uma cláusula de rescisão de 35 milhões de euros! Porém a empresa DIS do grupo Sonda detém 40% dos seus direitos desportivos, pelos quais pagou a Neymar 5,5 milhões de reais (+/- 2,350 milhões de euros).
Graças ao empréstimo de Robinho, o Manchester City tem prioridade em caso de igualdade de propostas.

O regresso da vitalidade (quase) perdida

O Benfica passou por momentos difíceis principalmente na década de 90.
Atolado em dívidas, quase sem credibilidade e sem conseguir os resultados desportivos que o catapultassem para melhores dias, o Benfica ia definhando.
Bateu no fundo no mandato de Vale e Azevedo, o presidente de quem os benfiquistas nem se querem lembrar e que quase colocava o nome do clube na lama.
Mas, como grande clube universal que é, renasceu das cinzas.
O renascimento começou em Outubro de 2000 na presidência de Manuel Vilarinho (pós Vale e Azevedo) e com Luís Filipe Vieira na SAD, secundados claro por nomes a quem o Benfica muito deve, caso de Mário Dias por exemplo, o chamado "pai" da nova Luz. Continuou com L.F.Vieira já na presidência até aos dias de hoje.
Durante estes últimos 10 anos o Benfica começou por limpar o nome, pagando e renegociando as dívidas. Depois aos poucos e sem descurar a equipa de futebol foi construindo as bases para o que é hoje e será no futuro. 
Nessas bases incluo a construção do Estádio com muitas dificuldades e graças ao grande empenho dos seus dirigentes, sobretudo Luís Filipe Vieira e Mário Dias. Não esqueço que foi um processo com avanços e recuos mas decidido quase à última hora pela construção do novo estádio. Em boa hora dirão todos os benfiquistas, mesmo aqueles que eram apoiantes da opção de remodelação do antigo.
Construíu depois o Centro de Estágio do Seixal, que veio a ser fundamental para o renascimento do clube nas categorias de formação.
Criou o seu próprio canal de televisão, canal esse pelo qual quase ninguém apostava nada e hoje, passado pouco mais de um ano, verifica-se que foi das melhores apostas do clube para conseguir a sua independência face a uma comunicação social minada.
Para além destas bases que considero as principais, tendo em vista o presente e o futuro, ainda criou uma Fundação que começa a dar frutos e a mostrar ao mundo que o Benfica não é apenas um clube desportivo.
Depois de alguns anos em que o futebol conseguindo embora conquistar alguns (embora poucos) títulos, surgiu esta época muito por culpa do actual treinador Jorge Jesus, temos de reconhecer, uma equipa à semelhança daquelas dos bons velhos tempos e com ela a galvanização dos adeptos.
Paralelamente ao futebol todas as principais modalidades lutam por títulos.
Nesta conjuntura o clube consegue, apesar do elevado passivo, parceiros para financiar os seus empreendimentos, casos do Fundo de Jogadores e agora o empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros que foi o que me levou a escrever este post.
Agora o futuro do Benfica é risonho, é preciso é que não caia de novo nas mãos de aventureiros, coisa que a actual direcção também vem tentando evitar ao proceder a alteração de estatutos. Estes anos de grande esforço e muito trabalho não podem ser deitados fora novamente.

Reforços, o que se diz na imprensa

Lendo a imprensa diária de hoje em relação ao Benfica, destacam-se novamente (já havia sido noticiado ontem) a hipótese Gaitán, um médio ofensivo esquerdino que actua no Boca Juniores, Eduardo, guarda-redes do Braga e da selecção.
Sobre o argentino, vi um vídeo e julgo que pode ser um reforço muito interessante face ao valor que parece ter e à sua idade que se insere na política ultimamente adoptada pelo Benfica. Resta saber se os argentinos o libertam por valores comportáveis. Parece ser essa a grande questão.
Sobre o Eduardo, confesso que não me seduz. Mas, Jorge Jesus conhece-o melhor que ninguém pois foi seu treinador no Braga a época passada. Se ele avalizar a contratação ...
Vou explicar porque não me seduz. 
Primeiro porque julgo não ser aquele guarda-redes que faça a diferença como o Benfica precisa. Um guarda-redes que ganhe pontos, tipo Michel Preud'homme.
Segundo porque mostrou durante a época uma postura meio anti-Benfica. Sei que isso hoje em dia é normal no mundo do futebol, mas ...

De morrer a rir!

Divinal!
Os sportinguistas que me desculpem mas não resisti. Está demais!



Obrigado E.T.

Ainda os preços dos bilhetes

A Direcção do Benfica, através do seu porta-voz João Gabriel, discordou da política de preços praticada pela Académica no jogo contra o Benfica. No entanto, para o jogo com o Olhanense aplicou também os preços máximos.
Esta situação tem levado muitos ANTI a criticarem o Benfica.
Inclusivé aqui no meu blog tive uns intrusos valentes, refugiados no anonimato, que me insultaram pelo meu post, Pobres e mal agradecidos.
Esquecem-se, ou os neurónios deles não dão para mais, que o Estádio do Benfica tem lotação para 65.000 pessoas e o clube tem mais de 210.000 sócios! Logo quem irá ver o jogo são benfiquistas e seus acompanhantes. Ao Olhanense será reservada, se eles quiserem, uma percentagem de 5%, o que dá pouco mais de 3.000 bilhetes e para uma das zonas mais baratas do estádio.
Quem poderia reclamar seriam os sócios do Benfica! Certamente não o farão porque sabem estar a ajudar o clube.
Nada que se pareça com o ocorrido em Coimbra visto que a Académica tem uns 20.000 sócios, logo não enchem o estádio, e habitualmente assistem aos jogos do clube em média 2 a 3 mil, à excepção do jogo com o Sporting que teve entre 9 a 10 mil.
A Direcção da Académica sabia, como sabem as direcções de todos os clubes que as maiores assistências são com o Benfica, vai daí carregam nos preços. Embora não o assumam, o tiro saíu-lhes pela culatra pois pensaram que os "loucos" do Benfica não olhariam a preços para ver a equipa mas enganaram-se pois a juntar ao preço do bilhete, muitos tiveram de enfrentar uma viagem e comer um almoço. Tudo somado pesa!

Katsouranis volta a atacar no Porto

Segundo notícia recebida de fonte fidedigna o ex-benfiquista Katsouranis voltou a atacar hoje no Porto. 
Havia sido convidado para prestar provas tendo em vista a proxima época, mas as coisas não lhe correram nada bem e acabou por fazer mais uma vítima portista, Rúben Micael, ou a Micaela como ficou conhecido(a) a partir do momento em que se  transferiu para os portistas e resolveu fazer queixinhas de que o Jesus lhe tinha espetado dois dedos na cara e Rui Costa lhe tinha chamado nomes feios no sinistro Túnel da Luz.
Depois do internacional grego ter partido propositadamente um pé ao ex-portista Anderson (agora no Manchester United), agora fez o mesmo a Rúben Micael estragando-lhe o sonho de viajar com a selecção para a África do Sul.
O Blog do Manuel lamenta o sucedido e deseja rápido restabelecimento ao Micael.

Afinal o petróleo está no AXA

Sem querer pôr em dúvida o excelente campeonato dos bracarenses, apesar de algumas ajudas pontuais perfeitamente visíveis nalguns jogos, acho que ainda não têm peso suficiente para serem campeões. Quando falo de peso refiro-me principalmente a capacidade de mobilização dos adeptos.
Sabendo do quão importante é ter o apoio dos adeptos durante os jogos, a direcção bracarense vem desde há muito a oferecer bilhetes aos adeptos para os jogos.
Fizeram isso muitas vezes nos jogos em casa e agora nesta ponta final do campeonato, não sei se pela esperança de ainda serem campeões ou se pela manutenção do 2º lugar que dá acesso à Liga dos milhões, o que é certo é que agora até nos jogos fora estão a seguir essa política. Começou no jogo com a U. de Leiria e continuará este fim de semana no jogo com a Naval.
Admito que este tipo de auto-financiamento por parte da direcção acabe por ser uma boa aposta considerando os objectivos. Porém, se a moda pega, pode vir a tornar-se perigosa se outros clubes a levarem à prática também. Perigosa no meu entendimento porque se não resultar será mais um prego para o caixão da bancarrota. Todos sabemos que nenhum clube vive numa boa situação financeira. Nem os grandes!

Botafogo (o Glorioso) venceu o Carioca 2010

O Botafogo de Joel Santana, ex-seleccionador sul-africano é o campeão carioca 2010 com todo o mérito!
Já tinha ganho a Taça Guanabara, ou 1º Turno do estadual carioca, derrotando na final o Vasco da Gama, por 2-0.
Ontem venceu a Taça Rio, ou 2º Turno, ao bater na final o Flamengo por 2-1. Adriano, o Imperador falhou um penálti que daria o empate. Curiosamente os dois golos do Botafogo foram também de penálti e ambos convertidos por jogadores argentinos, Herrera (mais tarde expulso) e El Loco Abreu.
Se tivesse ganho o Flamengo, enfrentar-se-iam de novo para discutir o título pois quando existem dois vencedores diferentes nos dois turnos (Taças Guanabara e Rio) joga-se uma final entre eles. Este ano não foi preciso!

Se alguém perguntasse aos adeptos botafoguenses no início da época se achava que este feito seria possível, estou certo que 90% diriam que não.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO