Época 2015/16

Época 2015/16

Saída do FCP fez-lhe bem!

O Prof. Jesualdo está diferente. Até parece um homem feliz agora, ao contrário do que acontecia quando estava no FCP.
Não me lembro de ver este homem feliz como aparenta na foto. Em Portugal era um homem macambúzio, mal-humorado e mentia muito!
Bom, sobre as suas declarações n´A Bola de hoje, é bom para nós benfiquistas saber que afinal o Porto não perdeu o campeonato por causa dos túneis, nem de Ricardo Costa, como vem sendo dito sistematicamente por responsáveis, jogadores e adeptos desse clube. Perdeu sim porque não foi tão competente como o campeão, segundo Jesualdo.
 
 

O mercado fechou!

O mercado já fechou e afinal não chegou nenhuma truta.
Sinceramente acreditava numa supresa que não veio a acontecer, mas quem sabe tenha até sido melhor assim porque o Jorge Jesus terá tempo até Dezembro de analisar devidamente o plantel que tem e depois fazer alguns ajustes que julgue necessários.
Ainda assim, o Benfica foi dos clubes que mais se reforçou, muito embora tenham saído 3 titulares, um por opção (Quim) e dois por venda (Di Maria e Ramires).
Agora resta aproveitar a pausa do campeonato e daqui a pouco mais de duas semanas ir vencer a Guimarães.

Eles andam eufóricos

Depois de uma época para esquecer em que se classificaram em 3º lugar, justificando essa classificação com os "túneis" da vida e com o presidente dum orgão da Liga, nunca por demérito próprio, os adeptos do clube da fruta ... e ..., andam eufóricos julgando-se os campeões de 2010/11 por antecipação. Talvez até tenham razão para festejar o título antecipadamente depois das arbitragens que vimos nas três jornadas já decorridas da Liga.
A euforia desses adeptos, outrora caladinhos, apenas esporadicamente vinham meter o nariz nos blogues benfiquistas, fê-los aparecer aos magotes a comentar tudo o que lhes desagrade, ou então com piadinhas de mau gosto, mas arvorando-se em falsos moralistas. Denotam até um pormenor interessante, em vez de comentarem sobre as verdades postas a nú, preferem contra-atacar com mentiras ou factos subjectivos. Curiosamente nunca tentam sequer justificar as "escutas". Para eles isso nunca existiu, faz apenas parte do imaginário benfiquista e apenas eles têm o direito de se sentir indignados e fazer vigílias à porta da Liga.
Para concluir, caros benfiquistas, anda por aí um corajoso escondido no perfil "Frangos Roberto 24 h aberto" e com o email frangosroberto24haberto@gmail.com a editar e mandar vídeos e a precisar duma liçãozinha dos benfiquistas!
Em tempo: E o cão sarnento continua a insistir e a insultar!

Ridículo, sr. Madaíl!

O presidente da FPF considera que a suspensão do seleccionador não vai afectar a campanha para o Euro-2012.
"Os jogadores têm muita tarimba e muita capacidade para jogarem em piloto automático".
Ridículo é o mínimo que se pode dizer do pensamento e da afirmação de Gilberto Madaíl!
Todos os restantes membros da Direcção da FPF estão contra o seleccionador, estão contra a sua continuidade no cargo, até porque está suspenso, embora ainda possa interpor recurso, mas não é demitido porque o presidente o segura no cargo. Que interesses andam por aí escondidos?

Estamos de olho neles

Vamos esquecer um pouco o mercado que encerra hoje e falar de outras coisas não menos importantes.
Encerrou ontem a 3ª jornada da Liga Zon Sagres com mais uma arbitragem calamitosa que beneficiou apenas um dos clubes.
No domingo tinha sido a mesma coisa. Em Vila do Conde, aconteceu outra vergonhosa a favorecer também apenas um dos intervenientes.
Nestes dois jogos a parcialidade atingiu o climax, mas incrivelmente apenas para um lado, logo deixa de ser uma noite má e passa a ser um roubo à vista desarmada, com televisão e tudo.
No jogo do FC Porto a imprensa amordaçada ou dominada pelo sistema implantado ficou quase em silêncio, salvo uma ou outra voz. Já no do Sporting, talvez porque o clube não domine o sistema, mais vozes se levantaram.
Não tenho grandes dúvidas que quer o FC Porto, quer o Sporting, acabariam por ganhar os seus jogos porque são melhores, mas para que não houvesse dúvidas os homens do apito deram-lhes a mão.
Voltarei ao tema porque não nos vão calar! E não me venham com histórias de túneis e Ricardos Costas como gostam de fazer para desconversar.
E para que não fiquem dúvidas, eu não quero ajudas para o meu clube, quero é isenção!

Virá ainda alguma truta hoje?

Hoje encerra o mercado de transferências na Europa.
O Benfica tinha tudo bem encaminhado para a vinda por empréstimo do bielorusso Hleb, mas não houve acordo de verbas porque as libras falaram mais alto.
Os ingleses do Birmingham vão pagar integralmente o salário do jogador, nada menos que 2.850 milhões de euros/ano. 
Aparentemente o Benfica tem o plantel fechado a avaliar pelo que se ouve e lê, mas todos sabemos que existem jogadores excedentários em muitos clubes de topo e que podem constituir boas oportunidades de negócio. Todos os anos o dia 31 de Agosto é um dia louco para os empresários.

Assim é fácil!

O Sporting venceu a Naval por 3-1. À primeira vista é uma vitória clara, indiscutível. Se bem que merecida, ficou ferida de morte pelos lances que precedem os dois primeiros golos. Sem eles viria o 3º?
No 1º golo, Liedson está claramente fora-de-jogo como ficou demonstrado nas imagens da TV, não se alheia do lance e acaba por marcar beneficiando da sua posição irregular. No 2º, Liedson "cava" um penálti como muito bem sabe fazer, mas que se fosse o Aimar a cavá-lo levava amarelo.
E depois ignora uma falta à entrada da área do Sporting logo depois do golo da Naval, quando as imagens mostram que o avançado navalista é tocado.
Será que no pacote da transferência de Moutinho ficou incluída a ajuda dos árbitros do sistema? Admiravam-se?

Em tempo: Para os "cegos" aconselho-vos este link. Melhora a visão!
O Sporting ganhou com todo o mérito, pois foi muito superior à Naval ao longo dos 90 minutos. Mas também é verdade que o árbitro Elmano Santos deu uma boa ajuda aos vencedores, ao tomar a decisão errada (fora-de-jogo não assinalado e penálti inexistente) nos dois primeiros golos leoninos (Record).  
Difere do que eu disse acima?

Pobre selecção nacional!

A nossa selecção nacional está cada vez mais à deriva. Não bastassem os erros e a incompetência do seleccionador, as renúncias de jogadores importantes, agora vêm os castigos atrás de castigos, ficando a selecção sem o comandante principal pelo menos durante 4 jogos de apuramento para o Euro-2012.
Não sou jurista, por isso não vou discutir a validade ou não dos mesmos, agora o que posso dizer é que a selecção com esta novela tem o futuro hipotecado.
O que se pode exigir dos jogadores se os responsáveis dão tão maus exemplos?
O braço-de-ferro vai continuar porque a FPF não quis demiti-lo para não ter de pagar a indemnização milionária que contratualizou com ele. E o seleccionador está de tal forma agarrado ao lugar, ou será aos euros, que não se demite de forma nenhuma.
Que selecção podemos esperar? Sem Ronaldo, lesionado, Deco e Simão por terem renunciado, com alguns novatos sem experiência e a não convocação de outros que mereciam lá estar, corremos o risco de falhar uma fase final, coisa que não acontece desde 1996, já lá vão 4 presenças consecutivas.

Alguém explica isto?

O apuramento do Braga para a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois do 2º lugar no campeonato, fez com que as luzes da ribalta se acendessem sobre o clube minhoto. E merecidamente, diga-se!
Na rectaguarda está um presidente com o qual os benfiquistas não simpatizam e têm razões para isso. 
Ao ler um texto no jornal Público a enaltecer o sr. Salvador deparei-me com isto, "..., Salvador dava outro passo importante, com o apoio incondicional da câmara municipal, proprietária do recinto: tornava o Sp. Braga no primeiro clube a ceder o nome do estádio, num contrato de 4,5 milhões de euros (o mesmo valor pelo qual transaccionou o guarda-redes Eduardo) com a duração de três anos. Um passo que, aliado ao princípio da "compra de jogadores a baixo custo para valorizar e vender mais tarde" (no reinado do dirigente, o Sp. Braga já encaixou cerca de 33 milhões de euros em vendas), significou um empurrão orçamental. 

O sublinhado é meu!
Gostaria de perguntar como é possível um clube vender o "naming" do estádio que não lhe pertence? E quem paga as despesas de manutenção, o Braga ou a Câmara?
Quem souber que me responda. Eu agradeço!

Rodrigo na Inglaterra (?)

Tinha esperança que o jovem Rodrigo ficasse no plantel benfiquista. 
Talvez a aquisição de Salvio tenha inviabilizado a sua permanência no plantel, mas não deixa de ser um pouco estranha a sua eventual cedência.
Entre um internacional espanhol de 19 e um internacional argentino com 20, haverá assim tão grande diferença?
Falou-se na cedência de Rodrigo ao Saragoça, agora ao Bolton.
Jogue onde jogar, espero que seja devidamente acompanhado porque o Benfica não se pode dar ao luxo de deitar dinheiro fora.

Oxalá não o deixem escapar

Quando faltam já menos de dois dias para o fecho do mercado, Rui Costa está em Barcelona a ultimar as negociações para o empréstimo de Hleb. 
Espero que com esta viagem o empréstimo se concretize porque será um grande reforço pois é um jogador categorizado e polivalente, coisa cada vez mais importante numa equipa de futebol. Para além disso tem muita experiência outro factor importante porque o Benfica tem um plantel com muitos jovens.
Portanto, Rui Costa traz de lá o Hleb!

Última hora: As últimas notícias dão-no como perdido! Haverá concerteza alternativa embora não seja a mesma coisa.

Já ouviram falar do "Tribunal do Jogo"?

A maioria dos leitores já ouviu falar e não tem muito boas referências desses senhores ex-árbitros que na maioria das avaliações penalizam o Benfica, muitas vezes sem razão.
Pois é, desta vez os três acharam que foi mesmo penálti a falta cometida por Álvaro Pereira sobre Tarantini. Sendo assim, um penálti ficou por marcar contra o FC Porto com o resultado em 1-0 e ainda por cima o avançado do Rio Ave foi amarelado. Com Fábio Coentrão na Madeira, aconteceu o mesmo. Coincidência apenas!
Considera também Jorge Coroado que o lance que proporciona o 1º golo do FCP, normalmente o mais importante porque moraliza e galvaniza quem o marca, foi irregular porque Falcão empurra o guarda-redes vila-condense impedindo-o de chegar à bola rematada por Hulk e está em fora-de-jogo. Duas irregularidades num lance só! Já o Paulo Paraty deve entrar para o anedotário nacional, quando diz, "Falcao, na busca da bola, choca com dois adversários, mas são choques acidentais". Ahahahahahah! Só pode ser piada.

Parabéns Jorge Sousa!

Parece que este campeonato já foi comprado ainda antes de começar. Três jogos a serem ajudados!
Eles Compram Tudo...Nojo...... - The best home videos are here
(Obrigado JJD - Pinceladas Gloriosas)

À atenção dos amigos brasileiros

Quem me lê assíduamente sabe que tenho parceiros e leitores brasileiros. A maioria deles mal conhecia o Benfica antes de lerem o Blog do Manuel.
Especialmente para eles, mas também para nós portugueses que muitas vezes dizemos mal das nossas coisas e não temos noção que são muito boas.
Desde já agradeço ao Glorioso Catedral Encarnada ter-me proporcionado chegar a este artigo.

Pois bem, ontem tive a minha primeira experiência no estádio que eles denominam de “inferno da luz”… O jogo era convidativo, 21h15 de um sábado bem quente… O Benfica pressionado por 2 derrotas no início do torneio… Julguei que não teria muita gente… Um amigo me convidou para ir com ele, e sem qualquer outra alternativa mais atraente (até porque estou sozinho por aqui), lá fomos nós…
O estádio antigo (capacidade para 120 mil) foi demolido e um novo foi construído, por ocasião da realização da EuroCopa de 2004. Se discutimos no Brasil hoje a construção de estádios, imaginem a construção de 3 novos no pequeno Portugal… Loucura!  Até hoje eles descem a lenha nisso e dizem que ganharam um dinheiro largado por isso. 
........................................................................................................................................
UM VERDADEIRO ESPETÁCULO!
Os times sempre aquecem no campo, um locutor fica o tempo todo entoando cantos chamando a torcida ao aplauso. Por dentro o estádio é maravilhoso, bem iluminado, com o campo pertinho, boa visão de vários locais. O ponto alto daquele pré-jogo é quando um garotinho vai ao centro do campo, e chama a águia Vitória (símbolo do Benfica)… E lá vem ela, voando em redor do estádio todo. A portuguesada fica maluca com aquilo, o espetáculo é sensacional, singular, único! Não existe nada igual por aqui e nem por outros lados. Realmente, o show é maravilhoso e ela tem o local certo de pousar. Se erra o alvo a torcida já fica preocupada, achando que algo vai dar errado. Mas ontem ela acertou direitinho!

Os gloriosos golos!

Mais do que a vitória e os 3-0, este jogo pode ter sido o da viragem e recomeço da caminhada rumo ao 33º.

 
 

Todos batem em Ronaldo!

Ronaldo, o "Fenómeno", como é conhecido no Brasil, tem sido alvo de críticas e piadas por estar demasiado gordo. Mesmo assim, deve voltar hoje à equipa do Corinthians após ausência de meses.

Jogámos com 10?

Dizem as crónicas que o Benfica jogou com 10 durante uma hora ontem no jogo com o V. Setúbal. Não dei conta!
Que melhor elogio se pode fazer à equipa do que dizer quase não se deu conta dessa inferioridade númérica, marcando ainda dois golos?
Confesso que temi aquando do penálti, que pensei erradamente que os deuses não estavam com o Benfica. Estavam com o Benfica e com o Roberto também.

Afinal parece que Jesus estava certo em ser teimoso e quem sabe se este penálti não foi o ponto de viragem na carreira de Roberto no Benfica?

Quebrado o enguiço!

As coisas começaram da melhor maneira com um golo logo aos 4 minutos da autoria de Cardozo, mas quase se complicavam aos 22 quando Júlio César faz penálti, após um péssimo atraso de Maxi Pereira. Júlio César expulso, sai Salvio e entra Roberto para a baliza e um jogador a menos. Os deuses estiveram com Roberto desta vez pois defendeu o penálti marcado pelo ex-benfiquista Hugo Leal. Já próximo do intervalo veio o 2-0 através de Luisão e aos 12 da 2ª parte veio o 3º que tirou qualquer dúvida.
A expulsão de Júlio César e a substituição de Salvio, inviabilizou qualquer tipo de análise aos dois estreantes.
O Benfica controlou claramente o jogo, apesar do Setúbal ter tido mais posse de bola, o que é natural porque esteve cerca de 60 minutos com um jogador a mais.
Este jogo foi meio contra-natura e por isso não se pode fazer uma análise exaustiva sobre a equipa. Saviola foi sacrificado para entrar Rúben Amorim para ajudar a controlar ojogo no meio-campo.
Gaitán esteve bem, fez duas assistências para golo e combinou bem com Coentrão, no entanto ainda precisa de melhorar.
Está então quebrado o enguiço e com a paragem para os jogos da selecção espera-se que a equipa surja mais afinada daqui a 15 dias.

Benfica-V. de Setúbal online

O jogo Benfica-V. de Setúbal a contar para a 3ª jornada da Liag Zon Sagres poderá ser visto ao vivo neste link.

Futsal e andebol já ganham

A equipa de futsal do Benfica que sofreu algumas alterações, quer no comando técnico, quer ao nível dos jogadores, já começou a ganhar em 2010/11.
Depois de ter ganho o Torneio Centenário da Cidade de Lisboa, em que jogou com a forte equipa russa do Dínamo de Moscovo e com o Belenenses, agora venceu o Torneio Cidade de Fafe.
Existe alguma expectativa sobre a actual equipa agora comandada pelo técnico campeão nacional pelo Sporting  (Paulo Fernandes) e sem Ricardinho, mas com o internacional brasileiro Diece.
Pelo que fez até agora nesta pré-época, dá para perceber que a equipa continua ao nível dos últimos anos em que ganhou quase tudo.
Para quem habituou os benfiquistas a ganhar, estes resultados são animadores e permitem continuar a sonhar com bons resultados.
Quanto ao Andebol, o Benfica venceu hoje o campeão nacional FC Porto no Torneio de S. Mateus em Viseu, classificando-se para a final com o vencedor do outro grupo que ainda é desconhecido neste momento.

Hoje, com Roberto é para ganhar!

Depois de duas derrotas, é tempo de inverter a situação e começar a ganhar!
Quase ninguém esperava, mas por ter sido convocado eu alertei ontem que Roberto deveria ser titular. Já manifestei a minha opinião noutros posts de que seria melhor para o jogador e para a  equipa ser-lhe concedido um período de descanso, até para não correr o risco de se acabar de vez com o jogador. Jorge Jesus parece que assim não o entendeu e vai mantê-lo na baliza do Benfica. Melhor que ninguém ele sabe, ou pelo menos deveria saber o que é melhor para a equipa, até porque não passa pela minha cabeça que J.J. não queira, como eu, vencer.
Com ou sem Roberto vamos então partir para cima do Setúbal e acabar com a festa dos nossos rivais que andam eufóricos. 
Roberto tem desviado as atenções dum senhor que pode vir a ser, espero bem que não, figura pela negativa desta partida. Não, não se trata de sacudir a água do capote, trata-se de um facto real, que tem um nome, Vasco Santos, árbitro da cidade do Porto que no passado já nos prejudicou e de que maneira, inclusivé na Luz contra este mesmo adversário de hoje!
De início ou no decorrer do hoje, teremos concerteza a estreia de Salvio no Benfica. Estreia que espero seja positiva e confirme todas as suas qualidades.
Mesmo sem esperar uma goleada das antigas, como na época passada, espero que o Benfica ganhe e dê um pontapé na crise.

Quem diria?

Que o Atlético de Madrid de Quique Flores, Simão e Reys iria vencer a Supertaça europeia frente ao Inter de Milão?
Se as coisas para Rafa Benitez já não seriam fáceis por substituir Mourinho, depois deste resultado, ficaram piores ainda.

Um olhar sobre o Brasileirão

O campeonato brasileiro vai caminhando para o final da 1ª volta e com o Fluminense destacado com 5 pontos de avanço na liderança. Reforçado agora com Deco e contando com o técnico com mais títulos brasileiros no currículo (Muricy Ramalho), assume-se claramente como favorito. Mas, nunca fiando porque o futebol brasileiro é fértil em surpresas. Ninguém diria no ano passado por esta altura do campeonato que o Flamengo seria o campeão.
Enquanto o Flu vai de vento em popa, o Palmeiras de Scolari vai em queda livre. Na noite de 5ª feira baqueou estrondosamente em casa frente ao lanterna Atlético GO por 3-0. E era dia de aniversário do clube, 96 anos. Que desilusão para os seus adeptos!
Conhecendo como já conheço o futebol brasileiro não se chamasse Luís Felipe Scolari o técnico e já tinha caído da cadeira. Em 8 jogos Scolari ganhou um!
O Santos que venceu esta época o campeonato paulista e a Copa do Brasil, está em 4º após vitória em Porto Alegre diante do Grêmio, mas saíu de lá sem um dos principais jogadores. Ganso tem uma lesão dupla no joelho, ligamento e menisco, o que significa época acabada para ele.
O Flamengo apesar de ter garantido alguns reforços nos últimos dias, empatou em casa com o Atlético Mineiro que também está mal classificado e o técnico não resistiu. Fala-se em Parreira para o substituir.
Outro treinador que dançou foi o conflituoso Leão que treinava o agora lanterna Goiás.
O São Paulo continua em fase negativa e o actual treinador que havia substituído Ricardo Gomes está com o lugar em perigo.
O Internacional, recém campeão da Libertadores venceu fora e está em 5º, empatado com o Santos e curiosamente têm ambos um jogo entre eles em atraso, o que permitirá ao vencedor encurtar distância para o líder que neste momento é de 12 pontos!

Afirmação de Jesus que dá que pensar

"O Benfica está a fazer a pré-época no campeonato".
Pressão imposta pelas derrotas? 
"O Benfica tem sempre de jogar para os três pontos, acho que isso não aumenta a pressão. Os jogadores do Benfica estão preparados para sairmos para os jogos e termos de ganhar”. 
E por que razão não têm aparecido as vitórias neste ínicio de temporada? 
"No ano passado o Benfica fez a pré-época com todo o grupo. Agora há jogadores que estiveram no Mundial que não trabalharam desde o primeiro momento. A diferença é que o Benfica está a fazer a pré-época no campeonato". (In, BenficaTV)

É claro que os jogadores vieram a conta-gotas e que o Benfica foi o clube português que mais jogadores teve no Mundial, mas julgo que esse factor não justifica tudo.
Então e as exibições que vimos nalguns jogos da pré-época foram mentira?
Acho que nem oito, nem oitenta. A chegada tardia prejudicou e muito a equipa, mas acho que o pior de tudo foi a má planificação, a não contratação atempada dos substitutos de Di Maria e Ramires o que não se compreende pois o argentino já estava de saída aquando do Mundial. E, quanto a mim, tem ainda outro factor, Roberto. Não só pelo que não defendeu, mas sobretudo pela instabilidade que provocou na equipa.

Mais explicações sobre a renúncia de Simão

No meu post "Simão diz adeus à Selecção, porquê?", dei conta do meu espanto pela sua decisão.
Entretanto, e dado que este renúncia caíu que nem uma bomba para todos os que acompanham as lides do futebol, tem havido uma procura incessante para descobrir quais os verdadeiros motivos, visto que "motivos pessoais" é muito vago.
Acabei de ler que Simão sabia que não ia ser convocado por Carlos Queiroz porque foi um dos jogadores que confrontou o seleccionador ainda na África do Sul sobre algumas das suas decisões. Decisões e situações que já levaram outro jogador a renunciar, o luso-brasileiro Deco.

Como interpretar a convocação de Roberto

Roberto, Roberto e mais Roberto. Confesso que já cheira um bocado mal, mas enquanto ele continuar no Benfica temos de aguentar.
Ponto prévio, eu sou dos que ainda acham que Roberto vai dar um grande guarda-redes, basta que tenha estofo psicológico para aguentar a pressão e sobretudo saiba ultrapassar esta fase negra da sua carreira. E digo que acho, baseando-me sobretudo no que tenho lido de ex-técnicos e ex-colegas dele, porque eu apenas tenho visto os jogos dele.
Voltando ao princípio, Roberto está convocado para o jogo de amanhã contra o V. de Setúbal. E daí? Ora, sabendo que Jorge Jesus parece ser daqueles treinadores que defende as suas convicções até à morte, será que é para colocá-lo no banco? Duvido! Para isso, mais lógico era não convocá-lo, resguardá-lo, deixar pousar o pó, deixar fechar o prazo de transferências.
Posso estar enganado, mas cheira-me que ele vai jogar. Quem discorda?

Simão diz adeus à Selecção, porquê?

Através de carta dirigida ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Simão Sabrosa despediu-se da selecção nacional de futebol. 
Porquê? Questões pessoais, só isso Simão?
Aos 30 anos e ainda com muito para dar ao futebol, é no mínimo estranha esta renúncia!

Ainda sobre este tópico e já depois de postado, podem ler:
Octávio Machado
Marcelo Rebelo de Sousa
Toni

Época de sonho!

Eles paparam tudo! 
Foi o campeonato italiano, a taça italiana e a Liga dos Campeões. Para completar falta apenas a Supertaça europeia que vão discutir com o Atlético de Madrid, em que são naturalmente favoritos.
Até ao nível individual arrecadaram todos os prémios.
Parabéns Inter de Milão!

Futebol português em grande

Depois dos apuramentos de ontem do FC Porto (já esperado) e do Sporting (inesperado) para a fase de grupos da Liga Europa, Portugal consegue pela 1ª vez meter 4 equipas em fases de grupos, no caso da presente época, dois na Liga dos Campeões (Benfica e Sp. Braga) e dois na Liga Europa FC Porto e Sporting).
Foi uma pena o Marítimo não ter conseguido também!
Assim, teremos no mínimo 6 jogos para cada um o que é importantíssimo para subir no ranking da UEFA e permitir que em épocas futuras mais equipas portuguesas entrem nas provas da UEFA, mesmo que tenham de disputar pré-eliminatórias.
Hoje, portistas e sportinguistas conhecerão os seus adversários.

Actualização:
Grupo do FC Porto: Besiktas (Turquia), CSKA Sófia (Bulgária) e Rapid Viena (Áustria)
Grupo do Sporting: Lille (França), Levski Sófia (Bulgária) e Gent (Bélgica)

Barcelona não dá ponto sem nó por Hleb

Está praticamente certa a vinda do bielorusso Hleb para o Benfica. O Barcelona aceita e o jogador também, faltam acertar detalhes como por exemplo quem paga e quanto dos ordenados do jogador, para a transferência se concretizar.
Porém, para que o Barça aceite comparticipar no pagamento dos ordenados de Hleb, quer em troca o direito de preferência sobre o jovem central Roderick Miranda.
Bem, desde que esse direito de preferência seja em caso de igualdade de propostas, ou valor da cláusula, tudo bem.
Então que venha e depressa!
Terá sido a negociação com o Barcelona por Hleb que fez com que o Benfica desistisse de Maylson, jogador muito jovem e inexperiente que nem sempre tem sido titular no seu Grêmio de Porto Alegre. Quem sabe num futuro próximo acabe por vir para evoluir com tempo, ao contrário do que acontece agora que o Benfica necessita de jogadores mais experientes. Jovens já tem muitos no plantel.

O quase desconhecido Hleb

As últimas notícias apontam para o empréstimo deste jogador pelo Barcelona ao Benfica.
A notícia não foi desmentida no site do Benfica, o que pode ser interpretado de duas formas, ou é verdade, ou o clube já está cansado de desmentir.
Afinal quem é Hleb?
Aliaksandr Hleb, internacional bielorusso de 29 anos, esquerdino e tecnicista.
A ser verdade, não ficaríamos mal servidos.

O que se passa com Eriksson?

O técnico sueco Sven-Goran Eriksson, que já treinou o Benfica com o êxito que conhecemos, parece estar a atravessar uma má fase na carreira.
Depois de ter saído da selecção inglesa ficou no desemprego, tendo quase em cima do Mundial sido convidado para treinar a Costa do Marfim, saindo após a competição.
Há dias noticiou-se que se teria oferecido ao São Paulo, agora fala-se que se ofereceu para treinar a selecção da Ucrânia. É caso para perguntar, o que se passa com Eriksson? Agora em vez de o procurarem é o empresário dele que anda a oferecer os seus serviços.

O Braga e alguns dos seus adeptos

O Sporting de Braga, clube pelo qual a maioria dos benfiquistas simpatizavam, porque Braga sempre foi uma cidade vermelha, desde que tem como presidente António Salvador passou a adoptar uma postura anti-Benfica e pró-FC Porto. Está no seu direito, cada um escolhe os seus amigos.
Porém, esta postura recente da SAD bracarense fez com que grande número de sócios e adeptos passassem a odiar o Benfica. E ódio não é rivalidade, é coisa feia.
Depois do jogo de Sevilha ganho pelos minhotos, houve quem se lembrasse de vir fazer críticas na caixa de comentários, a mim e a outros benfiquistas por não termos parabenizado o clube. Não sei porque o deveria ter feito, mas enfim.
Desde já peço desculpa aos adeptos bracarenses que são contra estas atitudes por voltar a este assunto, mas não pude deixar de partilhar com quem me lê, o comentário dum benfiquista de Braga que me autorizou a fazê-lo. Talvez o debate a este post seja útil para melhorar o clima entre os adeptos dos dois clubes, pelo menos é o que eu espero. Desde já aviso, comentários insultuosos serão apagados!

Sou de Braga mas Benfiquista até à morte, já fiz parte da principal claque do SCB (em 96, sensivelmente 4 anos após a sua formação) e posso-lhe dizer que alguns dos que agora se espumam de ódio pelo Glorioso JÁ CHORARAM BABA E RANHO NO ESTÁDIO DA LUZ, a gritar PELO BENFICA. De repente veio a lavagem cerebral da cedofeita e aquilo virou tudo pró ódio doentio ao Benfica. E aquele ódio não apareceu inocentemente. Eu sei que muitos fanáticos corruptos se juntaram à claque para meter veneno no meio. Ainda no outro dia me desloquei à sede da claque para me encontrar com um amigo e lá estava um portista ferrenho que eu conheço, a espalhar a doutrina dos "túneis" e do "hulk, a santa vitima", com o esperado abanar de cauda dos desdentados do SCB.
Garantidamente que o caro Manuel não se esqueceu dos incidentes em Braga durante os festejos do titulo. Eu sei que em Lisboa foi tudo muito lindo, houve muita festa, "... ouviu-se falar de uns incidentes..." mas a realidade é que eu estive lá e assisti a uma autêntica INVASÃO ORC, varrendo tudo o que fosse do Glorioso do caminho, novos, velhos, sózinhos ou acompanhados, se fosse do SLB tinha de levar. Ah, a Casa do Benfica (que se passa com esta, foi abandonada pelo clube?) também sentiu a fúria dos desdentados, quem é que não viu nos noticiários um desdentado a queimar uma águia embalsamada roubada na dita Casa e a deitá-la a uma fonte, um sinal não só de vandalismo, mas também uma total falta de respeito pelo SLB. E não era um grupo de 10 ou 15 catraios, eram seguramente uma manada composta de 400 ou 500 vândalos, foi um autêntico terror ao nivel do que a nossa equipa sofreu quando foi jogar ao dragão. É bom que os Benfiquistas do resto do pais tenham isto bem presente, toda a gente festejou como bem lhe deu na gana EXCEPTO os Benfiquistas de Braga. Esses, como eu e muitos, tiveram de encontrar um café, uma rua mais tranquila para poder fazer a sua tímida festa. Eu ainda consegui pôr uma rua a cantar o hino do Benfica (também apostaram cerveja de graça se o conseguisse, tavam mesmo a pedi-las!) mas para quem já festejou outros títulos no centro da cidade e assim de repente se vê no meio de um cenário de guerra, não pode aceitar de ânimo leve o esquecimento a que foi sujeito este assunto. Era bom que os Benfiquistas tivessem isso em conta quando o Braga se deslocar a Lisboa...
Eu percebi porque é que ninguém deu importância ao assunto, estava tudo muito ocupado a festejar à vontade enquanto isso, em Braga, os Benfiquistas tinham de se esconder para não serem agredidos, até quando ia na rua em direcção ao centro da cidade, antes de tudo acontecer, ouvi bocas e fui ameaçado por cidadãos normais como eu, só porque ia com o cachecol do Benfica, não ia a cantar nem a provocar, pura e simplesmente ia na conversa com 3 amigos da minha idade e o pai de um deles, até individuos que tinham mais do que idade para ter juizo e não alinhar nestes comportamentos juvenis mandavam bocas, obviamente ignoradas e com direito a resposta na grande maioria dos casos (só os tais cidadãos séniores é que escapavam à "retaliação"). Foi muito grave mesmo, não morreu ninguém mas não houveram contemplações quanto aos visados, tanto fazia se era uma velhinha ou se era um marmanjo de 2 metros, levava tudo!
(Autor: Benfica - Honra, Orgulho e Glória)

O meu obrigado ao autor do comentário por me ter autorizado a publicá-lo.

Afinal não é só o Benfica que erra

O poderoso Manchester United contratou por 9 milhões o desconhecido Bebé! Depois disso, Alex Fergusson veio admitir que pela primeira vez, na sua longa carreira de treinador, contratou um jogador sem o ver jogar.
As últimas notícias de Manchester indicam que os técnicos estão desiludidos com o que o jogador tem mostrado até agora.
Não serve de consolação, mas afinal não é apenas o Benfica que comete erros de casting!

A loucura de alguns adeptos

Há adeptos completamente loucos!
Veja o que fizeram os adeptos da equipa grega Panionios para que o seu Estádio não pudesse ser utilizado pelo AEK no jogo contra os escoceses do Dundee United a contar para a Liga Europa.
Na imagem são visíveis alguns dos estragos, buracos no relvado e destruição do banco de suplentes.

Está doido pelo Benfica

Desde que soube que era um dos nomes em equação para substituir Roberto no Benfica, o internacional brasileiro Doni está entusiasmadíssimo com a possibilidade.
Tapado no Roma devido a desinteligências com o técnico Cláudio Ranieri, Doni viria a correr se o Benfica o quisesse e por dois motivos, para ser titular e para jogar a Liga dos Campeões.
É um guarda-redes com uma estampa atlética impressionante e experiente. Na selecção brasileira foi o titular na Copa América ganha pelo Brasil, embora no Mundial fosse o nº 3, depois de Júlio César (Inter) e Gomes (Tottenham), o que não é de estranhar porque era suplente no Roma.
Este meu post não significa de modo nenhum que esteja a favor da vinda deste jogador. Serve apenas e só para mostrar que o Benfica é um clube apetecível para qualquer jogador.
Melhor que eu, sabem a SAD e o técnico Jorge Jesus se esta é a melhor opção.

Oblak emprestado, boa opção?

O jovem guarda-redes esloveno Oblak de 17 anos, vai ser emprestado pelo Benfica ao Beira-Mar. Certo que não tem condições por lutar pela baliza da equipa sénior, mas entre ir para suplente do Beira-Mar e treinar no Benfica, jogando pelos júniores, não sei qual a melhor opção, mas creio que a segunda.
Só concordo com a saída dele para Aveiro se for para jogar, pelo menos alternadamente.

O FCP a ver-se ao espelho

Realmente é preciso ter "lata" para vir com esta notícia. Devem estar a ver-se ao espelho!

Diz Rafael Bracalli que Saviola lhe pediu para deixar a bola entrar no último Nacional-Benfica.
A frase tem direito a destaque na edição de hoje do jornal Record. O Labaredas nem quer acreditar que o argentino esteja habituado a esperar benesses de um qualquer guarda-redes, quando os jogos são nós difíceis de desatar...
Perante isto, será que alguma procuradora vai entrar em campo? Ou será necessário que, em vez de deixar entrar, seja o próprio guarda-redes a rematar para a sua baliza? O Labaredas estranha se a revelação de Bracalli não for investigada. Será que a justiça se está a tornar colorida na recolha de indícios? (In, Labaredas)

Não restam dúvidas que esta época será o vale tudo para reconquistar o campeonato! A falta do dinheiro da Champions é preocupante para alguns clubes que não sabem viver sem ele.

Aviso à concorrência!

Dois ou três anónimos deixaram comentários neste Blog criticando-me por não ter feito uma referência à vitória do Braga em Sevilha e consequente apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Não o fiz única e simplesmente porque desde há dois anos, contrariamente ao que era habitual, esse clube adoptou uma postura inconcebível para com o Benfica e os benfiquistas. E digo clube, não apenas adeptos.
Porque motivo o Benfica não fez também qualquer referência a esse facto no seu site?
Quem quer ser respeitado deve-se dar ao respeito.
Pergunto aos sócios e adeptos do Braga que eventualmente leiam este post, se fosse o Benfica a vencer alguma coisa importante, dariam os parabéns? Claro que não! Tanto que quando o Benfica foi campeão o treinador do Braga não só não o fez, como ainda veio com tretas.
Então não venham criticar por favor e nem falem em azia porque o Braga não ganhou ao Benfica. Ganhou ao Sevilha e apenas se qualificou para uma fase de grupos.

Que farra!

O mítico Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido por Maracanã, já teve lotação de 150.000 pessoas, depois  de 103.045 e desde 2007, aquando dos Jogos Pan-Americanos, ficou com 92.000 lugares.
Sendo o Estádio que vai ser palco da final do Mundial de 2014, começou a ser reformado esta semana, embora continue a receber jogos do campeonato brasileiro e depois de pronto ficará com lotação de 76.000.
No clássico de domingo entre o Vasco da Gama e o Fluminense (2-2), foi uma farra de "borlas". Nada menos de 13.023!
Público de Vasco x Fluminense
Público Presente 80.080
Público Pagante 66.757
Camarotes 1.313
Cadeiras Perpétuas 1.832
Gratuidade para maiores de 65 anos 1.012
Pessoas Portadoras de necessidades especiais 123
Gratuidade para menores de  12 anos 5.313
Tribuna de honra 143
Tribuna desportiva 81
Tribuna de imprensa 506
Cortesias Ferj 200
Cortesias Suderj 200
Cortesias do Vasco 1.300
Cortesias do Fluminense 1.300

Será que é agora?

Tanto se tem falado do substituto de Ramires, mas até agora não chegou.
Começou por ser falado Wesley (Santos) mas o preço e a concorrência do Werder Bremen impediram o negócio. Depois falou-se de Elias (Corinthians), Maylson (Grêmio), Carlinhos Paraíba (S. Paulo) e Willians (Flamengo). E afinal, parece que o escolhido é Maylson, curiosamente o mais jovem (21 anos) de todos.
Internacional brasileiro sub-20, participou no Mundial da categoria no ano passado, sendo colega de equipa de Alan Kardec e também do portista Walter.
(Na foto, veste o calção com o nº 18 e Kardec está de colete laranja)
Embora ainda não esteja garantida a contratação, apesar da capa do Record apontar nesse sentido, parece que o negócio estará em vias de se concretizar. O passe do jogador está dividido em duas partes iguais, sendo uma do Grêmio e outra do empresário. 
Supõe-se que o Benfica possa ter garantido os 50% pertencentes ao empresário e tentará comprar os direitos desportivos ao Grêmio, mantendo o clube brasileiro metade do passe. Resta aguardar!

Uma boa notícia para o Benfica

A não convocação de jogadores para as selecções nesta altura da época é sempre uma boa notícia. Mais a mais quando o Benfica precisa de aproveitar a paragem para afinar a equipa.
Cardozo é um dos jogadores que mais precisa de melhorar os índices físicos, por isso é uma óptima notícia não ir à selecção paraguaia que irá disputar dois jogos de preparação, um no Japão e outro na China, que ainda por cima obrigaria o jogador a grandes viagens e com mudança de muitos fusos horários.
É claro que Cardozo ficará triste mas é melhor para ele e para o Benfica, não tenho dúvidas!

Queiroz cada vez mais apertado

Carlos Queiroz deixou-se entear e dificilmente sairá da teia que ele próprio criou. Julgou-se acima de tudo e todos, agredindo, insultando, criando um clima que agora o está a tramar.
Quando se julgava safo dum castigo pesado ou dum despedimento da FPF, graças não só às testemunhas que arrolou, mas também ao apoio do presidente da Federação. Admitia até não recorrer do castigo para não atear mais o fogo, só que viu-se alvo doutro processo, desta vez da autoria do vice-presidente federativo Amândio de Carvalho e como se não bastasse, agora a ADoP avocou para si o processo que abriu e que depois seguiu para a FPF.
Consequências desta avocação para Queiroz será um novo castigo e bem mais pesado que possivelmente trará o fim do cargo de seleccionador, visto que a impossibilidade de cumprir o contrato na FPF será motivo para rescisão com justa causa.

Mais uma chico-espertice do Bartolomeu

O presidente da U. de Leiria é um dos dirigentes mais nojentos do futebol português. Julgo que ninguém tem dúvidas.
Agora, descobriu uma chico-espertice para contratar jogadores e depois recambiá-los sem quaisquer custos de rescisão. Como sabemos, as leis têm sempre brechas e os bons advogados sabem explorá-las.
Vamos aos factos, fazendo uso da cláusula contratual que permite dispensar jogadores depois de um mês de experiência, mandou embora mais um jogador, que por acaso conheço por isso resolvi escrever sobre este assunto. Esse jogador chama-se Andersson Lessa, pertence ao Cruzeiro que o contratou ao Náutico.
Mas este Lessa é tão só o 6º a ser dispensado ao abrigo da referida cláusula e cuuriosamente todos brasileiros. Arrisca-se assim o U. Leiria de no futuro não conseguir fazer negócios com clubes brasileiros, o que seria um merecido castigo.

O Benfica e as audiências televisivas

Mudando um pouco de assunto, deixemos Roberto em paz, deixo-vos um estudo sobre as audiências televisivas do Benfica e dos seus principais rivais.

O Benfica tem mais 29,2% de espectadores durante as transmissões televisivas dos seus jogos na I Liga do que o FC Porto e mais 15,4% do que o Sporting. Os dados são de uma tese inédita de doutoramento que comprova, porém, que a superioridade não se reflecte nas receitas publicitárias do canal de televisão que transmite os jogos da Liga. Nem nos lucros do clube.
João Pedro Lucena, o responsável pela tese, apresentada em finais de Julho na Universidade Lusíada, diz ao Correio Sport que "o peso das receitas de cedência dos direitos de transmissão dos jogos do Benfica nas receitas operacionais está muito abaixo da média de outros clubes de futebol europeus e mesmo portugueses". Mais precisamente "20 pontos percentuais abaixo da média europeia".
Esta conclusão ganha especial impacto uma vez que, como acrescenta Lucena, "em 2013 cessa o contrato com a Sport TV da cedência de direitos de transmissão dos jogos do Benfica". Os últimos números disponíveis são da época 2007/2008 (I Liga) mas mantêm a actualidade: "é objectivamente mais interessante para um anunciante fazer uma inserção publicitária num jogo do Benfica do que num jogo de qualquer outro dos concorrentes. Pelo mesmo investimento chega a mais pessoas", diz o investigador. Mas, termina, "há uma certa resistência do mercado em reconhecer que esta superioridade se deveria reflectir em preços de tabela mais elevados".
As conclusões do estudo, depois de inquiridos 129 anunciantes e agências pelo autor do doutoramento, indicam que o Benfica é visto como "o maior clube português", com mais adeptos por todo o País, a equipa que gera mais audiências e atrai mais anunciantes, - sendo ainda "a marca com mais notoriedade" do campeonato.

Nada que não soubéssemos, mas que convém ir mostrando à concorrência para que não fiquem invejosos quando virem o Benfica receber mais dinheiro do que os seus clubes.

Almoço entre Vieira e Bettencourt

O almoço entre Vieira e Bettencourt de ontem é intrigante.
Apesar de se dizer que foi para acertar posições sobre as modalidades amadoras, é caso para perguntar, só isso?
Não tenho nada contra o referido encontro desde que o mesmo tenha tido como finalidade a tomada de acções concertadas por parte dos dois clubes de Lisboa a favor da justiça e de luta contra o sistema, especialmente no futebol. Se foi isso, já vem muito atrasado.
Mas, será isso possível com uma pessoa que sempre esteve ligada à "face" do sistema? Será que se regenerou? Será que viu finalmente o logro em que caíu? Terá sido a "maçã podre" que o fez mudar de posição? 
Muitas perguntas sem resposta por enquanto!
Especula-se que uma eventual troca de jogadores também tenha feito parte da conversa.

Unidos pelo Benfica

Ao ler um companheiro da Gloriosasfera (Benfica World), inspirei-me para este post.
Nós benfiquistas somos a maioria entre adeptos de clubes portugueses. Não há qualquer dúvida sobre este ponto.
O Benfica é o clube português que tem mais sócios, mais adeptos, seja em Portugal ou espalhados pelo mundo, melhores infra-estruturas ao nível de Estádio, Pavilhões e Centro de Estágio.
Sendo tudo o que disse atrás, então como é possível assistirmos impávidos e seremos à tomada do poder por parte dum clube que não faz da lisura de processos a sua arma preferida? E pior ainda, com a conivência do poder!
É tempo de dizermos basta. Se nos unirmos e conseguirmos uma forma de pressionar o Governo e as Entidades Desportivas no poder, certamente seremos capazes de acabar com a pouca vergonha que grassa no futebol português há cerca de 30 anos.
O Mundo está cheio de exemplos de ditaduras, inclusivé militares, que caíram por vontade popular.
Sei que sou lido por adeptos doutros clubes, por isso gostaria de esclarecer que não pretendo que o meu clube substitua outro no poder do futebol português. Tão só pretendo que haja isenção e tratamento igual por parte das estruturas do futebol, nomeadamente FPF, LPFP e suas estruturas da Arbitragem, Disciplina e Justiça, coisa que não tem sido vista, salvo casos pontuais. E que vença o melhor dentro das quatro linhas!
(foto Record)
A imagem acima, serve para mostrar um dos aspectos em que o futebol português precisa de melhorar rapidamente. Jogo após jogo, nota-se uma desigualdade de critérios nas equipas de arbitragens. À maioria das equipas permite-se o anti-jogo, as faltas e faltinhas que não são assinaladas e que depois provocam uma natural reacção de revolta por parte dos atingidos.
A arbitragem de Pedro Proença no sábado foi um desses exemplos que infelizmente vão acontecendo todas as semanas e não só com o Benfica, mas principalmente.

Meu artigo na Gloriosasfera

Quem viajar pela blogosfera benfiquista nota facilmente que a mesma está dividida. Dividida principalmente no que se refere à SAD e ao Presidente LFV.
Enquanto uns criticam tudo o que tem sido feito por LFV, outros apoiam incondicionalmente. Desde já, devo dizer que nem oito, nem oitenta.
Só porque as coisas não estão a correr como pretendíamos não podemos criticar tudo o que foi ou está a ser feito. Há erros que não são propositados, às vezes as coisas não correm de acordo com o esperado e nem tudo o que parece é.
Erros visíveis ou comprovados devem ser apontados e criticados, mas criticados construtivamente, para bem do Benfica. Eu não quero, nem nenhum outro benfiquista quer, voltar a estar 5 anos à espera de vencer outro campeonato, sabendo até que temos o melhor plantel do futebol português, apesar doutros chamarem para si esse louro.
Foram cometidos erros na planificação da época e nas aquisições, mas benfiquistas, vamos unir-nos no apoio à equipa, pedir a todos os que possam que encham a Luz já no próximo jogo e puxem pela equipa rumo à 1ª vitória no campeonato.

Deco estreou-se no Brasileirão, sem glória!

Deco estreou-se ontem no campeonato brasileiro ao serviço do líder Fluminense no clássico carioca com o Vasco da Gama.
Não jogou de início porque não está com os níveis físicos dos colegas que já disputaram 15 jornadas e ele vem das férias e longas!
O Fluminense era naturalmente o favorito mas nisto de clássicos já sabemos que as posições das equipas na classificação não querem dizer nada. Mesmo marcando primeiro, permitiu ao Vasco a reviravolta no marcador, acabando por empatar de novo (2-2).
Quem jogou e bem foi o benfiquista Éder Luís que inclusivé marcou o 2º golo vascaíno. Depois de algumas jornadas no banco, conseguiu entrar na equipa titular há duas jornadas atrás e creio que para ficar.
Ainda sobre Deco, apesar de ter jogado apenas cerca de vinte minutos, teve uma oportunidade que falhou escandalosamente enviando a bola por cima da barra.
No outro clássico da jornada, mas em São Paulo, o Corinthians goleou o São Paulo por 3-0 e o guarda-redes Rogério Ceni (SP) ainda foi dos melhores. Como curiosidade, o eventual reforço do Benfica, Elias, marcou dois golos!
Eis os eleitos melhores da rodada 15 do Brasileirão:

E agora Benfica?

Depois de duas derrotas consecutivas no campeonato, somadas às duas anteriores (Supertaça e Eusébio Cup), o Benfica está a passar pela fase mais negra desde há muitos e muitos anos. E o mais estranho é que sabemos que a equipa tem muito valor e não se nota grande alarme entre os benfiquistas porque todos sabem que esta crise de resultados é passageira.
E tudo começa e acaba num nome, Roberto.
Apesar do responsável maior (dentro da equipa) pela actual crise de resultados ser o guarda-redes espanhol não se lhe podem assacar todas as culpas. Tem revelado algumas falhas técnicas nalguns golos sofridos é certo, mas também não é tão mau como o pintam, pelo menos é o que eu penso. Então porque tem falhado tão estrondosamente? Pois, o problema já entrou no foro psicológico.
Sendo assim, e vários psicólogos já se pronunciaram, não há outro caminho que não seja retirá-lo da equipa, deixá-lo recuperar psicologicamente o tempo que for necessário e então mais tarde dar-lhe nova oportunidade. Com apenas 24 anos, com a envergadura física que tem, julgo que ainda terá muito para dar ao futebol e ao Benfica. Eu ainda não perdi a esperança em Roberto, mas a médio prazo.
Quanto à equipa, pelo seu enorme valor e apoiado pelos sócios, terá de começar a ganhar já contra o V. de Setúbal na Luz. Não me passa pela cabeça outro resultado!
E quem deverá substituir Roberto no próximo jogo, Moreira ou Júlio César? O escolhido também vai sentir a pressão de não poder falhar, o que é mau.

Amigo da onça

Após o final da partida, o dirigente do conjunto alvinegro mostrou-se "solidário" com os problemas sentidos pelo emblema da Luz, em face dos erros cometidos por Roberto, que valeram o desaire na segunda jornada, e terá dito ao seu homólogo que até aceita transferir o guarda-redes brasileiro para as águias. Porém, a "oferta" não foi nada meiga, pois a saída do camisola 1 do Nacional custaria dez milhões de euros aos encarnados. Se Roberto valeu 8,5 milhões... (in O Jogo)
Com amigos destes, para que queremos inimigos?
Se o FC Porto o quisesse levava-o por um milhão, até aposto.

Mais dois, ou três?

Falava-se antes do jogo de ontem que depois da contratação de Salvio viriam mais dois reforços para o Benfica. 
Com a actual situação de Roberto, sim porque julgo que Jorge Jesus não é maluco ao ponto de insistir nele nos próximos tempos, será que devemos ficar com os actuais três guarda-redes, ou teremos de contratar outro que realmente valha pontos? A batata quente está nas mãos da SAD!
Nem vale a pena referir os custos que a eventual chegada de mais um guarda-redes trará, mas estamos no início da época e não tem lógica ficar apenas com os que estão se antes da vinda de Roberto já lá estavam e não fizeram nenhum jogo do campeonato.
Então, provavelmente o número de reforços para chegar passem a ser três e não dois.

Roberto deve descansar

Não acredito que Roberto seja vendido ou dispensado por empréstimo, ao contrário do que surgiu na imprensa.
O Benfica desmentiu no seu site.
Acredito sim que Roberto vai perder a titularidade até a equipa engrenar e numa altura mais propícia e depois de melhor adaptado ao estilo de jogo da equipa, voltará aos poucos. É um jovem de 24 anos, por isso tem muito tempo de carreira pela frente. Será bom para ele para não ficar mais queimado do que já está e para a equipa que se livra desse estigma negativo. Até porque os adversários ganham confiança com a presença dele na baliza.

Exigimos reflexão e explicações

A segunda derrota consecutiva no campeonato, depois das derrotas na Supertaça e na Eusébio Cup, constituem a série mais negativa desde que Jorge Jesus comanda o futebol benfiquista. Por isso, são razão para algum alarme. Algo está mal, mesmo com algum azar, seja por falhanços ou por erros individuais de alguns jogadores, seja por erros da equipa técnica, seja por alguns erros de arbitragem, seja por outros motivos que não sou capaz de identificar à distância.
Não vou aqui acusar A ou B de ser o responsável, até porque não disponho de dados fiáveis para o fazer. Quero, na qualidade de sócio com 29 anos de filiação, que as coisas sejam devidamente analisadas por quem de direito do Benfica e que seja feita uma reflexão sobre os erros que levaram à pior entrada no campeonato desde há quase 60 anos.
Depois de termos sido brilhantemente campeões na época passada e apesar da saída de dois jogadores importantíssimos, mantemos mesmo assim o melhor plantel do campeonato. Sobre isto, não tenho qualquer dúvida. Sendo assim, então porque perdemos os últimos quatro jogos?
Pergunta que dirijo à direcção da SAD e à equipa técnica. Eu e todos os outros sócios merecemos essa explicação porque, como muito bem tem dito o nosso presidente, sem nós o Benfica não vive, nem seria ou que é.

Somos demasiados grandes para nos derrubarem!

Apesar de mais uma derrota dolorosa por todas as implicações que tem, recuso-me a atirar a toalha e tenho fé que as coisas vão virar em breve.
Realmente o maior culpado desta derrota é Roberto e ponto final. A equipa, mesmo sem deslumbrar fez o suficiente para estar a ganhar antes de sofrer o 1º golo. Depois disso houve muita intraquilidade o que provoca erros atrás de erros.
No post anterior desabafei sobre a arbitragem porque também teve muita influência, por mais que os adeptos do clube corrupto, não aceitem. Enquanto uns são ajudados com penáltis duvidosos, outros são espoliados de vários penáltis e no caso de hoje, todos os lances duvidosos contra o Nacional à entrada da área não davam faltas a favor do Benfica. O 1º golo, já o referi no anterior post, nasce dum livre inventado pelo árbitro assistente. E amarelos só para jogadores do Benfica. Os do Nacional, à excepção dos últimos minutos, com 2-0 no marcador é que começaram a ser mostrados. O porco do Orlando Sá tudo fez para provocar cartões. Deu tanta porrada e depois de umas 15 faltas é que levou amarelo, mas antes disso ainda fez uma sobre David Luiz, provocando uma falta posterior deste e consequente amarelo e outro para Luisão que protestou.

Pedro Proença, ladrão!!!

Ponto prévio, não vou falar agora do jogo mas sim da equipa de arbitragem.
O primeiro golo do Nacional nasce dum livre inexistente que ainda por cima dá um amarelo para Javi.
O emprestado pelo FCP, fez todo o tipo de faltas e de provocações e só vê amarelo depois de ter feito umas quinze faltas! Numa delas, não assinalada, leva David Luiz a fazer falta e a ver amarelo. Por protestos, devido a esse lance Luisão vê também.
Amarelou quase toda a equipa do Benfica e só depois do 2-0 começou a mostrar alguns amarelos aos jogadores do Nacional.
Com arbitragens assim, estamos bem arranjados. O Benfica que se mantenha calado e vamos ver se não nos fazem a cama!

É para rir?

André Villas-Boas perdeu mais uma boa ocasião de estar calado!
Primeiro vem chamar "monólogos" às conferências de imprensa transmitidas pela Benfica TV, depois e a propósito da convocação de Hulk para treinos da selecção brasileira, diz que este já devia ter ido mais vezes à selecção, inclusivé talvez não tenha ido ao Mundial por causa do castigo e ainda ao recente jogo da Supertaça.
Mais uma vez está a falar pela voz do dono. Como o seu presidente está impedido de falar para o exterior sobre assuntos do clube devido ao castigo que ainda cumpre, o Andrézinho está a fazer-lhe as vezes.
Ainda não ganhou nada e sujeita-se a acontecer-lhe o mesmo que Jesualdo Ferreira. Este mesmo tendo ganho três campeonatos e falando também pela voz do dono, levou um pontapé no traseiro tão forte que foi parar a Málaga.
Aprendeu rápido a cartilha. A tal ponto que já mente com todos os dentes, já se julga o maior sem ter provado nada ainda.

O grito de revolta

Estava a faltar alguém no Benfica dar o grito de revolta! Confesso que estava a ficar um pouco preocupado com a passividade, mas finalmente surgiram as declarações de David Luiz, 5ª feira e de Jorge Jesus ontem. 
David Luiz, capitão na ausência de Luisão, garantiu que a equipa ia dar a volta já no jogo com o Nacional. Jorge Jesus falou também e duma forma convicta, garantindo que apesar das últimas derrotas, a equipa ia mostrar o seu valor e revalidar o título. Coincidência ou não, estas declarações surgem logo depois da contratação de Salvio e da tentativa frustrada dos dragões.
“A equipa do Benfica sabe o seu valor e sabe que vai ser bicampeã. Mas, isso é aquilo que eu penso”.
E por falar de Salvio, Jesus considera-o um jogador rápido e bom fisicamente, mas tem de adaptar-se primeiro à forma de jogar do Benfica que é muito diferente da do Atlético de Madrid.
Por estas declarações dá para perceber que Salvio fará de Di Maria, mas pelo flanco direito, enquanto falta agora um jogador com as características de Traoré, que já não vem devido a desacordo de verbas, para o esquerdo.
O jogo de hoje com o Nacional é difícil, todos sabemos, mas quem quer ser campeão tem de vencer mais que os outros, quer seja em casa ou fora, mesmo que nem todos os jogadores estejam aptos.
Então, força Benfica!


Pinto da Costa tem memória curta!

O presidente do FC Porto abriu hoje a boca na inauguração duma casa do seu clube e vomitou m....!
"Não estamos aqui a festejar porque não ganhámos nada", começou por dizer o líder portista. "Vencemos apenas um jogo do playoff da Liga Europa; vencemos um jogo do campeonato e ganhámos uma taça a uns caceiteiros. Isto, comparado com quem já ganhou Taças Europeias, Intercontinentais, Taças UEFA e não sei quantos campeonatos, realmente não é nada", disse.
Este senhor apesar de dizerem o contrário, tem memória curta. Esqueceu-se da final da Taça da Liga no Algarve!
E mais não digo para não ter de o insultar.

Quem decifra o mistério?

Jorge Jesus, em entrevista à Benfica TV e ao site do clube, disse isto:
“A equipa do Benfica sabe o valor que tem. Sabemos que vamos ser novamente campeões e consequentemente bicampeões. No futebol não há garantias, mas é aquilo que eu penso, porque este ano estamos a começar o campeonato de forma diferente, não pela qualidade da equipa, mas porque houve várias situações que fizeram com que o plantel ainda não esteja tão forte. No ano passado também foi assim, as minhas equipas nunca começam bem, mas temos a convicção de que temos muito valor e agora no jogo com o Nacional não queremos perder pontos.”
O que quereria dizer? Seria uma crítica a alguém? Ou as situações deveram-se a factores externos?

A selecção brasileira vai treinar na Europa

A selecção brasileira, agora treinada por Mano Menezes, em vez de realizar jogos particulares, vai aproveitar as datas reservadas para os jogos das selecções europeias (30 de Agosto a 9 de Setembro) para fazer treinos com os jogadores que actuam no continente europeu.
Não foram convocados jogadores a actuar no Brasil para não desfalcar os seus clubes que estão em pleno campeonato.
A lista de convocados, é a seguinte:

GOLEIROS (G.R.):
Gomes (Tottenham)
Diego Alves (Almería)

LATERAIS:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester)
André Santos (Fenerbahçe)
Marcelo (Real Madrid)

ZAGUEIROS (Centrais):
Alex (Chelsea)
David Luiz (Benfica)
Henrique (Racing Santander)
Thiago Silva (Milan)

VOLANTES (Médios defensivos):
Hernanes (Lazio)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Lucas (Liverpool)

MEIAS (Médios):
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Douglas Costa (Shakhtar)
Fernandinho (Shakhtar)
Philippe Coutinho (Internazionale)

ATACANTES:
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Manchester City)
André (Dínamo de Kiev)
Hulk (Porto)
Para além de nova chamada do nosso David Luiz e do já saudoso Ramires, também foi chamado o portista Hulk.

É uma honra para mim!

Manuel Oliveira na equipa da Gloriosasfera

Depois de ter desempenhado um papel preponderante na primeira série do Jornal da Gloriosasfera, Manuel Oliveira, autor do "Blog do Manuel", acedeu ao convite que lhe foi endereçado pela Gloriosasfera para integrar a equipa e participar em todos os projectos activos e por activar como o JdG, o GloriosoTube, a Rede Gloriosa, o Twitter Glorioso e os Classificados Gloriosos, entre outros.

A Gloriosasfera congratula-se de contar com o Manuel Oliveira.

Assim está melhor

Disse aqui que não concordava com a vinda de Salvio por empréstimo se o Benfica não salvaguardasse uma percentagem numa futura venda. 
Afinal, se for verdade o que diz o Record, os 2 milhões a pagar pelo empréstimo valem 20% do passe do jogador e o Benfica garantiu também opção de compra por valor ainda desconhecido. E o melhor de tudo é que o Atlético de Madrid é que lhe vai pagar os ordenados.
Sendo assim passa a ser um bom negócio, temos de reconhecer.
E num negócio com estes contornos não acredito minimamente que o FC Porto não estivesse interessado como diz o seu treinador, que ao que parece acumula as pastas de treinador e de assessor de imprensa. É a crise!
E por falar do desinteresse portista no jogador aconselho que leiam isto!

O rapaz é convencido!

Ainda nem provas deu como treinador de futebol, mas já está convencido que é o supra-sumo. A Supertaça subiu-lhe à cabeça!
As declarações dele sobre o argentino Salvio que veio para o Benfica por empréstimo do Atlético de Madrid são duma imbecilidade total. 
A voz do dono, disse «Quando definimos um objectivo, quando o FC Porto entra em disputa com outro clube lisboeta, com o Benfica, o historial diz que o FC Porto leva a melhor. Por isso, se o FC Porto tivesse entrado na corrida pelo Salvio, o Salvio estava no plantel do FC Porto. É este o historial ao longo dos anos. De resto, temos ainda um plantel en construção, mas até 31 de Agosto tudo pode acontecer».
Só porque o FC Porto numa altura em que normalmente ia à Liga dos Campeões conseguia ter argumentos para desviar alguns jogadores alvos do interesse do Benfica ele vem fazer uma afirmação gratuita destas.
Cuidado André que ainda não ganhaste nada!

Empresários de futebol, que praga

Os empresários são actualmente a praga maior do futebol, salvo raríííííííííssimas excepções!
Eles empolam valores, eles envenenam os seus atletas incentivando-os para se transferirem, eles vendem-se a troco de dinheiro, eles detêm passes ou parte de passes de jogadores e assim ficam com mais poder para obrigar os clubes a vender, enfim, podia aqui citar mil e uma artimanhas utilizadas.
Vou falar apenas de alguns ligados a jogadores do Benfica.
Pedro Aldave, empresário de Cardozo. Todos os benfiquistas sabem o quanto este senhor pressionou o jogador e o Benfica para uma transferência neste defeso ou em alternativa ser aumentado mais uma vez, chegando com as suas palavras a deixar o seu representado ficar com a imagem denegrida perante os benfiquistas. De repente calou-se. Ainda é vivo?
Richard des Voeux, empresário de Danilo Pereira fez a cabeça a este jovem júnior incentivando-o a exigir um ordenado astronómico, inviabilizando a sua continuidade no Benfica e provocando a transferência para o Parma de Itália.
Augustín Giménez, empresário de Salvio. Quando já havia acordo entre o Benfica e o Atlético de Madrid, faltava o sim do jogador, com a intromissão do FC Porto no negócio, quiçá por oferecimento dele, tentou sacar ao Benfica mais 200 mil euros de comissão para o encaminhar à Luz. O Benfica não alinhou na chantagem e fez muito bem pois o próprio jogador escolheu o seu destino.
Jorge Mendes, o maior empresário do futebol português e um dos maiores do futebol mundial, tem tanta influência que consegue vender desconhecidos por 10 milhões, consegue impingir jogadores seus representados aos clubes que necessitam da sua intermediação para contratarem ou venderem outros. Vejamos um exemplo bem recente, vendeu o jovem Alípio ao Real aquando da intermediação da venda de Cristiano Ronaldo. Agora  impingiu-o ao Benfica no negócio Di Maria.
Fico por aqui para não tornar o post fastidioso, mas poderia citar mais nomes.

Os dinheiros da Champions

A Liga dos Campeões da UEFA é, ou pode revelar-se, uma mina para os participantes.
A entrada directa na fase de grupos, como foi o caso do Benfica, rende logo 7,1 milhões de euros. A este valor acresce um bónus de participação de 3,8 milhões para cada um dos 32 participantes e ainda um bónus de 550 mil por cada jogo disputado, sem contar com os prémios de desempenho de 800 mil euros por vitória e de 400 pelo empate.
Depois vem a verba dos direitos televisivos que pode ser de 5 milhões, no caso do Benfica ser o único representante português, ou 55% desse valor (2,75 milhões), caso o Braga entre na fase de grupos e para isso precisa de eliminar o Sevilha.
O apuramento para os oitavos-de-final vale 3 milhões, depois para os quartos-de-final mais 3,3 milhões, para as meias-finais mais 4 milhões e para os finalistas mais 5,2 para o vencido e 9 milhões para o campeão.
Em resumo, 7,1 milhões, mais 5  ou 2,75 milhões, mais 3,3 milhões de bónus pelos 6 jogos, apenas pela participação nos 6 jogos da fase de grupos.
Total garantido: 15, 4 milhões se for único participante português, ou 13,15 se tiver que dividir os direitos televisivos com o Braga. Mais, os prémios de desempenho por vitória (800) ou empate (400) e as receitas de bilheteira.
NOTA: Após a chamada de atenção dum comentador, confirmei que os 7,1 obtêm-se pela soma dos 3,8 + 3,3.
Então, 7,1 garantidos + 5 ou 2,75 = 12,1 ou 9,85.

Ninguém merece mais que ele

Fábio Coentrão é neste momento, a par de David Luiz, o jogador benfiquista com mais mercado.
Sabe-se que o Benfica recusou diversas propostas, com a concordância dele, especialmente a do Bayern de Munique que terá chegado aos 20 milhões de euros.
Foi-lhe prometido e parece que está em vias de ser cumprida a promessa de prorrogação do contrato com melhoria salarial significativa e aumento da cláusula de rescisão. Nada mais justo!
Nos jogos já efectuados esta época, ele é claramente o jogador mais influente e em melhor forma.
Quem diria há exactamente um ano atrás que o Fábio chegaria onde chegou?

Como são pequenos

Há clubes que vivem mais em função dos outros do que deles próprios.
Um clube grande traça o seu rumo e segue em frente, alheio a quem o rodeia. 
Apesar de se auto-intitularem os maiores, só porque nos últimos 20/30 anos conseguiram vencer mais que os outros, se bem que nem sempre da forma mais ética, as verdadeiras vitórias para eles são as conquistadas frente ao Benfica, seja no campo ou fora dele.
Nos últimos anos, têm-se divertido a desviar jogadores do Benfica, mesmo que isso lhes custe uns milhões. Mas de que interessa isso, o que interessa é o gozo que isso lhes dá.
Nem sector de prospecção têm, por isso ultimamente têm contratado quase exclusivamente jogadores referenciados pelo Benfica.
Por mais desvios que façam, ou pensem que fazem, não chegam aos calcanhares do Benfica, seja em dignidade, seja em números de campeonatos ou de taças, sejam em número de sócios, de adeptos, etc.
Querem o Salvio, levem-no, é todo vosso. Já há dinheiro para gastar proveniente da transferência de B. Alves para o competitivo campeonato russo.
Em tempo: A esta hora parece que afinal o jogador virá para o Benfica, mas não altera nada do que escrevi.

INTERNACIONAL, campeão da Libertadores

O Internacional de Porto Alegre venceu a Libertadores 2010.
Depois de ter ganho no México por 2-1, bastava-lhe um empate no jogo de hoje com o Guadalajara, mais conhecido por Chivas, para vencer pela 2ª vez a Copa Libertadores. Mas, mesmo tendo estado a perder, deram a volta e venceram por 3-2.
Foi a 3ª vez que o Inter chegou à final. Na 1ª em 1980, perdeu com o Nacional do Uruguai, mas em 2006 venceu a sua 1ª Copa Libertadores tendo como adversário na final o São Paulo.
Viria ainda a vencer o Mundial de Clubes nesse ano.
Parabéns INTERNACIONAL!

Talvez nos fizessem um favor

Se for verdade o que diz um pasquim afecto aos azuis, talvez estes nos façam um favor. Sim, porque permitirá ao Benfica contratar alguém mais experiente e útil para o imediato, em vez de estarmos a promover jogadores de terceiros.
Por outro lado, se isto acontecer será uma excelente forma de Luís Filipe Vieira abrir os olhos para não se deixar enganar pelos amigos da onça.
Vejam a satisfação com que é dada a notícia!

FC Porto quase a "roubar" Salvio ao Benfica


Os encarnados tinham praticamente tudo acertado com o At. Madrid, mas os dragões intrometeram-se oferecendo melhores condições.
O FC Porto está em vias de garantir o empréstimo do argentino Eduardo Salvio, por quem o Benfica já tinha um acordo com o Atlético de Madrid.
O extremo, que não viajou com os colchoneros para Huelva, onde vão disputar o Torneio Columbino, está agora a analisar as propostas dos dois clubes, sendo praticamente garantido que a opção seja o Dragão. É que a SAD portista fez uma oferta superior pelo atleta.
Depois de Cristián Rodriguez, Álvaro Pereira e James Rodríguez, Eduardo Salvio pode ser o próximo jogador que o FC Porto desvia da Luz. (in, DN)

TOP-30 dos sites/blogues desportivos portugueses

Através do Blog Fórum Benfica, tomei conhecimento do TOP-30 dos sites/blogues de teor desportivo em Portugal. E para minha surpresa, o Blog do Manuel está nesse TOP na 28ª posição. Que honra!
Agradeço a todos os amigos e leitores anónimos que me visitam porque sem eles não estaria nesse honroso lugar.

Pos. – Site (Alexa Rank in PT)
1 - abola.pt (Jornal) (12)
2 - record.xl.pt (Jornal) (-)
3 - maisfutebol.iol.pt (Jornal) (-)
4 - ojogo.pt (Jornal) (19)
5 - desporto.sapo.pt (Portal) (-)
6 - zerozero.pt (Comunidade) (54)
7 - serbenfiquista.com (Comunidade) (129) - SLB
8 - tvgolo.com (Televisão) (136)
9 - slbenfica.pt (Clube) (143) - SLB
10 - marca.com (Jornal) (180)
11 - fcporto.pt (Clube) (220)
12 - sporttv.pt (Televisão) (265)
13 - as.com (Jornal) (271)
14 - tvtuga.com.pt (Televisão) (286)
15 - sporting.pt (Clube) (296)
16 - atdhe.net (Televisão) (301)
17 - soccertvlive.net (Televisão) (381)
18 - futebol365.pt (Portal) (424)
19 - geracaobenfica.blogspot.com (Blog) (504) - SLB
20 - uefa.com (Instituição) (515)
21 - forumbenfica.blogspot.com (Blog) (527) - SLB
22 - tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt (Blog) (542) - SLB
23 - myp2p.eu (Televisão) (548)
24 - pelicanobenfica.blogspot.com (Blog) (558) - SLB
25 - relvado.com (Comunidade) (600)
26 - fcporto.ws (Comunidade) (616)
27 - extralive.tv (Televisão) (678)
28 - manueloliveira2000.blogspot.com (Blog) (687) - SLB  (Blog do Manuel)
29 - colunadaguiasgloriosas.blogspot.com (Blog) (702) - SLB
30 - forumscp.com (Comunidade) (715)

Por Categoria:
Televisão – 7
Jornal – 6
Blog – 6
Comunidade – 5
Clube – 3
Portal – 2
Instituição – 1

Nota: Apesar de o Alexa analisar o Ranking do domínio principal, e os sites do Record, do Mais Futebol e do Sapo Desporto estarem associados a redes de sites xl.pt, iol.pt e sapo.pt, é possível perceber a sua posição no TOP – Desporto em Portugal, através de outro instrumento complementar ao Alexa, o NetScope da Marktest.

Nota2: O Alexa apenas analisa a audiência de um site na sua plataforma original, sem considerar a audiência das páginas dos sites nas redes sociais (facebook, twitter, etc).

Carlos Martins Fãs

O nosso Carlos Martins está em alta e já ninguém tem dúvidas do seu valor. 
Quando chegou ao clube, proveniente do Recreativo de Huelva-Espanha, talvez porque era oriundo do Sporting e nunca se tinha imposto verdadeiramente nesse clube, foi recebido com alguma desconfiança pelos sócios/adeptos. Rui Costa acreditava nas suas potencialidades mas Quique Flores não soube tirar o devido rendimento. Com Jorge Jesus explodiu e hoje, sem ser titular absoluto, é a par de Rúben Amorim o 12º titular.
Para homenageá-lo e à semelhança do que acontece com outros jogadores, casos de David Luiz, Fábio Coentrão, Javi Garcia, etc. foi criado o blog Carlos Martins Fãs, que sugiro que visitem e divulguem, como me foi pedido.

Tão amigos que eles são!

A imprensa de hoje garante que o avançado argentino Salvio está a caminho da Luz por empréstimo do Atlético de Madrid.
«Aliás, foi mesmo o clube colchonero que - depois de Quique Flores ter informado que o internacional argentino não iria ser inscrito por excesso de extracomunitários no plantel madridista - tomou a iniciativa de oferecer às águias a possibilidade de receberem o jogador por uma época». (in Jogo)
Tão amigos que eles (Atlético de Madrid) são! Pode ser que eu venha a agradecer este acto benemérito dos madrilenos. Seria bom sinal. Sinal de que o jogador estaria a revelar-se uma mais-valia.
Estou receoso que este jogador, face à sua tenra idade e porque não se afirmou ainda no AM, certo que tem concorrência de peso de extra-comunitários, casos de Fórlan e Aguero, para falar apenas dos atacantes, seja mais um para engrossar o banco de suplentes e certamente pago a peso de ouro.
 

Armand Traoré, reforço?

A imprensa garante que o internacional francês sub-19 e 21, Armand Traoré foi contratado pelo Benfica por 4 milhões de euros ao Arsenal. É defesa esquerdo, alto, forte e tem 20 anos.
Será que era o jogador que o Benfica precisava? Bem, para titular temos o Fábio, mas a época é desgastante e já vimos que Peixoto não é solução, a não ser de recurso.
Confesso que não tinha referências deste jogador e ao entrar na Wikipédia vejo com surpresa que consta como jogador do Benfica! Armand Traoré (Paris, 8 de outubro de 1989) é um futebolista francês que atualmente joga no Benfica.
Para além deste, parece estar garantido o empréstimo de Salvio do Atlético de Madrid. Tirando o facto de vir por empréstimo, de resto tudo bem pois é um jovem com muito potencial e que joga pelas alas, posição carenciada no actual plantel.
Espero que sejam mesmo reforços e que as coisas comecem a engrenar rapidamente. Perder mais pontos é perigoso!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO