Época 2015/16

Época 2015/16

Orgulho!

Quem acompanhou como eu acompanhei o processo que antecedeu a construção do actual estádio da Luz, sabe das angústias porque passamos com a incerteza de ser possível avançar  ou não para a construção do mesmo por questões financeiras. É que não era apenas a falta de dinheiro, era sobretudo a falta de credibilidade na banca, face ao passado recente.
Valeu ao Benfica, e muitos sócios parece que já se esqueceram disso, a obstinação de Luís Filipe Vieira e Mário Dias. Caso isso não tivesse acontecido, hoje não teriamos este estádio, que acabou de completar 7 anos e já conta com mais de 7 milhões de espectadores.
Hoje, ao ler as declarações de Domingos Oliveira, o homem das finanças do Benfica, tive a grata surpresa de saber que as dívidas contraídas em 2000/2001 para a construção do estádio, ficarão liquidadas no final deste ano.

Não vi nada ... e foi muito estranho

“Eu não vi nada... Foi uma jogada muito rápida e foi muito estranho”, foram estas as palavras do colombiano Falcão ontem após o jogo com a Académica, em que mandou uma bola para dentro da baliza.
Neste caso nem se pode falar de golo anulado pois o árbitro apitou antes da bola entrar.
Trouxe esta frase para título dum post que já andava para escrever há tempos. O dos supostos golos anulados a Falcão.
A maioria dos portistas, desde dirigentes, técnicos, e sobretudo os adeptos, têm referido essa situação como se os árbitros tivessem "roubado" ou anulado golos ao colombiano e ao Porto, injustamente.
Gostaria de perguntar apenas duas coisas. 
1- Quando a bola entra na baliza depois do árbitro ter apitado é um golo anulado?
2- Quando um jogador está em posição irregular ou marca um golo com a ajuda da mão é mal anulado o golo?
Para os portistas, as perguntas nem se colocam, a bola entrou, é golo, se não é, foi mal anulado.

Brasileirão (32ª rodada) - resultados e detalhes

Por causa da 2ª volta das eleições presidenciais brasileiras, a 32ª jornada (rodada) da Série A, foi disputada a conta-gotas.
4ª feira
Flamengo (13º/39) - Corinthians (3º/54)
1-1
Jogo no Engenhão, Rio de Janeiro, que ficou marcado pelo regresso de Ronaldo (Fenómeno) aos golos. Mesmo gordinho marcou o golo corintiano ainda na 1ª parte, mas que não chegou para vencer, pois o Flamengo empatou por Diogo, já na 2ª. Resultado mau para os dois, uma vez que o Fla continua nos lugares de baixo da tabela e o Timão perdeu terreno para os da frente (Fluminense e Cruzeiro).

5ª feira
Atlético-GO (15º/36) - Ceará (11º/43)
1-1
No Serra Dourada, Goiânia, o Atlético Goianiense não aproveitou o factor casa e concedeu um empate à equipa do Ceará. Os golos foram marcados por Márcio para os da casa e de Michel pelos forasteiros, através dum livre.

Fluminense (1º/57) - Grêmio (9º/47)
2-0
Com o Maracanã fechado para obras até Janeiro de 2013, os jogos do Fluminense e do Flamengo realizam-se agora no Engenhão (Estádio João Havellange). O Fluminense venceu um jogo muito difícil frente aos gaúchos do Grêmio que vinham numa senda de vitórias impressionante.
Os dois golos da vitória dos cariocas pertenceram ao maestro argentino Dario Conca. Deco voltou a estar ausente por lesão (sobre Deco publicarei muito em breve um post).
 Esta vitória permitiu ao Flu manter-se no 1º lugar, embora em igualdade pontual com o Cruzeiro.
Lá como cá, as arbitragens fazem das suas. Desta vez o lesado foi o Grêmio ao ser-lhe negada uma grande penalidade.

São Paulo (7º/47) - Atlético-PR (8º/47)
2-1
O São Paulo, actuando em casa emprestada (Barueri) venceu o Atlético Paranaense e igualou-o em pontos, ficando um lugar na frente e mantendo as esperanças de garantir uma vaga na Libertadores-2011.
Pelos paulistas marcaram Ricardo Oliveira e Miranda e pelos paranaenses marcou o equatoriano Guerrón.

Sábado:
Vitória (14º/37) - Vasco da Gama (12º/42)
4-2
No Barradão, Salvador, o Vitória venceu o Vasco, com golos de Adaílton, Elkeson, Neto Coruja e Junior, saindo da zona de descida (rebaixamento). Pelo Vasco marcaram Nunes e Fumagalli.
Os benfiquistas Éder Luís e Fellipe Bastos foram titulares mais uma vez, embora o segundo tenha ficado nos balneários ao intervalo. Com esta derrota, os vascaínos praticamente deixam de ter possibilidades de conquistar uma vaga para a Libertadores.

Internacional (6º/49) - Santos (5º/49)
1-1
No Beira-Rio, Porto Alegre, o actual campeão sul-americano e o Santos protagonizaram um grande jogo, mas cujo resultado não serviu as intenções quer dum, quer doutro. Ao perderem ambos dois pontos praticamente hipotecaram a hipótese de ainda poderem ser campeões. Os golos da partida foram marcados por José Eduardo para o Santos e Leandro Damião para o Inter.
(duelo entre craques, Neymar e o argentino D'Alessandro)

Atlético-MG (17º/34) - Botafogo (4º/51)
0-2
Também por motivo de obras para o Mundial de 2014, o estádio do Mineirão não pode ser utilizado pelas equipas de Belo Horizonte. Assim, o Atlético recebeu o Botafogo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, mas não conseguiu levá-lo de vencida e ao perder voltou a entrar na zona de rebaixamento. Por sua vez o "Fogão" do Rio subiu ao G-4, zona de acesso à Copa Libertadores.
Os golos foram apontados por Edno e pelo uruguaio Loco Abreu. Lembram-se da "cavadinha" dele no Mundial?

Grêmio Prudente (20º/24) - Cruzeiro (2º/57)
0-2
Diante do lanterna e quase despromovido Grêmio Prudente, o Cruzeiro aproveitou para se colar ao Fluminense que havia vencido na 5ª feira. Os golos foram marcados por Léo e Robert.

Avaí (18º/33) - Guarani (16º/35)
1-0
O Avaí que começou muito bem o campeonato, mas depois veio caindo na classificação, fez pela vida, vencendo em Florianópolis o ameaçado Guarani de Campinas-SP. Não conseguiu ainda assim sair da zona de descida, mas ficou a apenas dois pontos do seu adversário de hoje que é o primeiro dos que estão fora da zona maldita. O único golo da partida foi marcado por Vandinho.

Palmeiras (10º/47) - Goiás (19º/31)
3-2
O Palmeiras de Scolari suou para vencer o Guarani em casa emprestada, Arena Barueri. Este resultado permite ao Palmeiras manter-se num lugar tranquilo a meio da tabela, enquanto o Goiás vai ficando cada vez mais perto da descida à Série B.
Os golos foram da autoria de Tinga, Márcio Araújo e Dinei para os palmeirenses e de Jones e Everton Santos para os goianos.
No final deste jogo e devido às agressões verbais de Scolari no final do jogo da jornada anterior, os jornalistas apresentaram-se com nariz de palhaço.

Cristiano Ronaldo é gay?

O craque português do Real Madrid concedeu uma entrevista ao "Esporte Espetacular" da rede Globo, através do jornalista Pedro Bassan, seu enviado especial na Europa.
Quando confrontado com as críticas de que é alvo por pintar de preto as unhas dos pés, usar calções curtos e roupas coloridas, respondeu à brasileiro, "Tô nem aí"!

Leia na íntegra aqui!

O "polvo" tem mau instinto!

Fernando, chamado o "polvo", saíu lesionado há pouco no jogo com a Académica. 
Se é certo que é uma contrariedade para qualquer jogador sair lesionado, o que é certo é há maneiras de reagir. Já no banco, chutou uma garrafa de água.
Ao ver a cena lembrei-me duma ocorrida na Luz, em Dezembro do ano passado, em que depois de ter perdido com o Benfica, pontapeou a manga de entrada no túnel, ainda antes das cenas de pugilato do Hulk e Sapunaru.
Tem mau instinto o rapaz. E olhem que o primo até tem orgulho nele, segundo me disse há uns meses atrás!

Optimismo excessivo

Apesar de estar na frente do campeonato e na liderança do seu Grupo na Liga Europa, julgo que ainda é muito cedo para o FC Porto poder fazer projecções tão optimistas como as que faz no seu orçamento para a época 2010/11, comunicadas à CMVM, a menos que o futebol fosse matemática. Mas, feliz ou infelizmente, não é!
Quanto ao campeonato, no próximo domingo talvez se possa ter uma ideia melhor sobre o optimismo azul. Porém, tenho sérias dúvidas que o jogo seja o passeio que a maioria dos adeptos portistas está a projectar.
Quanto à Liga Europa, apesar de quase ter garantido o apuramento para a fase seguinte, existem muitos tubarões para se lhes atravessar no caminho. Até aqui tem sido um passeio porque o Grupo é fraquinho!
Bom, mas deixando o optimismo alheio de parte, depois de mais uma vitória ontem, o Benfica apresentar-se-à moralizado no próximo jogo e na máxima força, a menos que aconteça alguma lesão durante este semana, em que teremos de defrontar o Lyon para a Liga dos Campeões, um jogo decisivo para as contas do apuramento para os oitavos-de-final.
Alguns benfiquistas continuam a não estar muito optimistas, mas eu estou, pelo menos até ao jogo de domingo. É preciso não esquecer que mesmo sem deslumbrar, vencemos o Sporting e o Braga, duas das melhores equipas do campeonato e sem sofrer golos. 
Claro que sei que a equipa está a léguas da da época passada, mas julgo ser capaz mesmo assim de discutir o título.

Um bom substituto para David Luiz

Dedé, jogador do Vasco da Gama, é considerado o melhor "ladrão de bolas" do Brasil este ano, com um total de 133 desarmes, sendo considerado um dos melhores defesas-centrais a jogar actualmente no seu país. 
Ele tem tudo para brilhar a nível mundial. É forte, decidido e com bom timing de entrada sobre a bola, tem uma estampa impressionante (1,92 mts e 88 kgs), é elástico, joga simples e limpo, demonstra inteligência a fechar espaços, é muito rápido, mostra-se muito disponível do ponto de vista físico e perfeito na saída de bola. 
Se ainda não o conhecem, não o percam de vista. Vale cada centímo de euro a investir por qualquer grande equipa europeia ...

Jornal da Gloriosasfera já nas bancas

O Jornal da Gloriosasfera, edição de hoje já foi editada, embora por enquanto com apenas uma entrevista e uma crónica semanal.
É de lamentar a fraca adesão dos bloggers benfiquistas na colaboração dada ao mesmo!

Missão cumprida

Vitória indiscutível sobre um Paços de Ferreira que me surpreendeu positivamente. 
O Benfica entrou a jogar à semelhança da época passada (que saudades) e chegou ao golo, e que golo do "mago", Pablo Aimar. Grande jogada individual, culminada com um golaço!
Este golo não fez com que a equipa baixasse o ritmo e pelo menos por mais duas ou três vezes ele estave eminente. Um remate ao ferro, uma perdida de Saviola pela excelente mancha do guarda-redes pacense e um remate cruzado de Coentrão a beijar o poste mais distante.
Porém, não se pense que só dava Benfica, pois o Paços respondia sempre através de jogadas rápidas e Roberto foi obrigado a mostrar atenção e serviço. A certa altura do jogo, os pacenses até tinham mais remates e mais cantos.
No início da 2ª parte o Paços mostrou que não queria perder e obrigou o Benfica a recuar, beneficiando de alguns cantos quase seguidos. Pairava no ar alguma dúvida sobre o resultado a manter-se esta disposição dos forasteiros.
Até que numa jogada rápida e envolvente, Coentrão entra na área e é tocado. Aleluia, o primeiro penálti a beneficiar o Benfica esta época. Kardec foi para a marcação e golo. Revendo depois o lance fiquei até com algumas dúvidas, mas pouco depois na mesma jogada houve duas situações que me pareceram passíveis de grande penalidade, não marcada.
Por fim, é de realçar que os amarelados em risco de falhar o jogo no Dragão saíram incólumes e sem protagonizarem qualquer lance passível de deixar dúvidas. Ainda bem!
Muito bem Jorge Jesus a poupar depois do 2º golo, primeiro Javi e depois Luisão de correrem riscos desnecessários.
Os nossos emprestados ao Paços entraram no decorrer da 2ª parte, primeiro Nélson Oliveira, que teve um bom remate à malha lateral e depois David Simão.

Não percam esta jogada e golo, monumentais!!!

Mano Menezes anda distraído?

O seleccionador brasileiro Mano Menezes divulgou hoje a lista de convocados para o amigável contra a Argentina, em Doha, no Qatar, em 17 de Novembro.
Na lista continua a constar o benfiquista David Luiz (parece que pegou de estaca na canarinha), mas a surpresa maior foi a convocação de Ronaldinho Gaúcho (AC Milan) depois de mais de dois anos sem ser convocado. 
Após um pequeno castigo (uma convocatória de fora), Neymar também está de volta, embora debaixo de olho do técnico ao seu comportamento.
Não entendi a convocação de André (Dinamo de Kiev) e a não convocação de Hulk, em grande momento de forma, justiça lhe seja feita, tem sido ele a levar o FC Porto às costas. Talvez porque não marque e seja demasiado individualista.

O último Benfica-Paços, foi assim!

Recordando o último Benfica-Paços na Luz. Será igual hoje?

Não menosprezem o Benfica

À oitava jornada, a nona começa hoje, mesmo com uma vantagem pontual de 7 pontos, o FC Porto não é, nem pode considerar-se, campeão.
Faltam ainda nada menos que vinte e duas jornadas e cerca de 7 meses para jogar. Muita água ainda vai correr debaixo das pontes. Importante é não perder mais pontos daqui para a frente e também não perder no Dragão na próxima semana.
O Benfica tem um óptimo plantel, mesmo sem Di Maria e Ramires. Há jogadores que ainda não atingiram a forma da época passada, casos de Saviola, David Luiz (embora esteja a aproximar-se), Maxi Pereira, outros novatos no clube, casos de Gaitán, Jara e Salvio, ainda vão melhorar, Kardec também vai subir de produção com a sequência de jogos, Amorim tem estado lesionado.
Até César Peixoto está a subir e disse em entrevista ao jornal do Benfica de hoje que ainda vão ser campeões. Para além dessa afirmação, tocou numa questão que ainda há dois dias aqui referi.

Insinuações graves de Rui Santos

O jornalista Rui Santos, na sua crónica semanal de hoje e a propósito da deslocação do Benfica a Angola, tece algumas insinuações graves e perigosas porque põem em causa o bom nome de Luís Filipe Vieira e sobretudo o do Benfica.
Julgo que seria bom que alguém o confrontasse com o que escreveu e lhe exigisse provas do que diz.
Se quanto a Luís Filipe Vieira, apesar de ser o presidente do meu clube, ainda passo por cima, já no que diz respeito ao Benfica não admito que ponham o seu nome na lama sem provas concretas.
... Diz-se, também, que interesses angolanos em Portugal podem ter passagem pelo Benfica.
... Onde começam e acabam os interesses do Benfica nesta forte relação com Angola?
Depois de fazer insinuações como estas não tem que apresentar provas? Os benfiquistas exigem!

Tinha a sua graça, não tinha?

A provável falta de árbitros para apitar os jogos da 10ª jornada da Liga Zon Sagres, devido à adesão à greve da maioria dos árbitros de 1ª categoria originou estas declarações de Luís Guilherme, presidente da APAF, «no caso de não se apresentarem os árbitros nomeados para os jogos, aqueles terão de ser encontrados na assistência e, de acordo com os dois delegados [ao jogo], serão escolhidos três [espetadores] para dirigir os encontros», sejam eles árbitros ou não. 
Tinha a sua graça não tinha? Ir à bancada do Dragão escolher um árbitro para apitar o jogo. Quem sabe, talvez lá estivesse o Jorge de Sousa no meio dos Super Dragões, ou o Artur Soares Dias.
Ainda sobre este assunto, Vítor Pereira disse que era complicado adiar os jogos.
Mantém-se a dúvida, mas estou convencido que tudo se recomporá e não irá haver greve.

Dois jornais, duas versões

Está na ordem do dia e vai continuar a estar até à hora do jogo com o Paços de Ferreira, a questão dos cartões amarelos dos jogadores do Benfica, o que mais uma vez vem demonstrar que tudo o que tenha a ver com o Benfica é que vende, seja especulação ou não.
Vejamos, dois jornais, duas versões.

Jorge Jesus equaciona poupar, frente ao Paços de Ferreira (sexta--feira, 20h15, Sport TV1), alguns dos elementos da equipa que já viram quatro cartões amarelos e estão em risco de falhar o clássico do Dragão. Nesse lote estão alguns dos jogadores mais influentes da equipa, casos de Luisão, Javi García, Carlos Martins e Maxi Pereira. (CM)

O técnico não vai fazer qualquer tipo de poupanças no encontro com os castores, sexta-feira, embora quatro atletas que são habitualmente titulares estejam à beira da suspensão e se encontrem, por isso, proibidos de serem admoestados com o cartão amarelo.(Record)

Entretanto também já li noutro lado que apenas Carlos Martins será poupado.
Todos tentam adivinhar mas ninguém tem a certeza de nada e então entretêm-se a adivinhar.
Assunto encerrado até 6ª feira à hora do jogo!

Batata quente nas mãos de Vítor Pereira

Os árbitros internacionais portugueses decidiram por unanimidade que vão aderir à greve dos árbitros e não apitarão jogos da 10ª jornada do campeonato.
Anteriormente já alguns árbitros de 1ª categoria tinham pedido dispensa de arbitrar jogos da mesma jornada.
E agora, sobrarão árbitros de 1ª categoria para apitar os jogos da referida jornada?
O que fazer?
Se esta greve for levada até ao fim, quem apitará o FC Porto-Benfica?
E que tal se viesse um árbitro estrangeiro?
Já que se está a falar de árbitros, o escolhido para o jogo com o Paços já nesta 6ª feira é um jovem de 32 anos, da A.F. de Setúbal que apitou até agora apenas 2 jogos da Liga Zon Sagres, de seu nome Bruno Esteves.

Nem oito, nem oitenta!

Que o Benfica está muito diferente da época passada, ninguém tem dúvidas!
Que o FC Porto ..., idem, idem, aspas, aspas!
No Benfica, saíram apenas Di Maria e Ramires, jogadores importantíssimos, todos o sabemos e reconhecemos, mas o Benfica não vivia apenas deles. Jogou até alguns jogos na época passada sem eles. Não foram muitos, mas ainda foram alguns, inclusivé contra o Porto, na Luz (Di Maria) e na final da Taça da Liga (Ramires).
Portanto, para mim o problema do Benfica não é apenas esse. Existem outros, porém difíceis de explicar alguns, menor motivação, falta de concentração, etc.
Porém, há um pormenorzinho que não pode ser esquecido.
O Benfica mesmo com muitas baixas devidas ao Mundial, fez uma pré-época quase ao nível da anterior, excepto no nº de golos sofridos, devido em parte ao mau início de Roberto.
Quanto a mim, um factor que influenciou e muito o mau início da época oficial foram sobretudo, a derrota na Supertaça e as más arbitragens. Em sentido oposto está o Porto, depois de uma pré-época para o fracote, com derrotas e queixas sobre arbitragens nos jogos que fez em França, a equipa ganhou confiança com a vitória sobre o Benfica e depois beneficiou de algumas ajudas externas nos primeiros jogos e embalou por aí fora, estando hoje num excelente momento de forma.
Pode haver muita gente que conteste o que escrevi, mas ninguém terá dúvidas que o êxito duma equipa tem muito a ver com factores psicológicos.
Poucos falam do Braga, mas digam-me, porque não é a mesma equipa também? Quem saíu, além de Eduardo e Evaldo? Porque não rende o que rendia na época passada? Tal como no Benfica, o treinador é o mesmo!
Depois de tudo isto, deixo-vos com o que escreveu um imbecilóide, aqui

Será mesmo?

Há quem afirme que Jorge Jesus não vai fazer poupanças em relação aos jogadores com 4 cartões amarelos para o jogo de 6ª feira contra o Paços de Ferreira.
aqui falei desta questão e volto a ela pois a ser verdade a notícia julgo que será um erro. E porquê? Ora, porque todos sabemos o que aconteceu na época passada em Olhão e não só.
Seja por culpa dos árbitros, seja por culpa dos jogadores, o que é certo é que não existe contemplação para os jogadores do Benfica, ao contrário do que acontece por outros lados. Basta ver a diferença abissal de cartões entre o Benfica e os outros candidatos. Parece até que os árbitros levam anotação do nº de cartões de cada jogador, tal a pontaria que têm para escolher quem vão amarelar.
Se realmente Jesus apresentar a equipa na máxima força frente ao Paços, é certinho que Luisão e Javi não vão jogar na semana seguinte no Dragão. Tão certo como dois e dois serem quatro!
Para quem argumente, que interessa levar a equipa completa ao Porto se não ganhar ao Paços, respondo, se não formos capazes de vencer o Paços em casa, sem Luisão e Javi, então não temos plantel para sermos campeões.

Ganso não se deixa embalar no canto da sereia

O craque brasileiro do Santos, Paulo Henrique Ganso, actualmente a recuperar de operação ao joelho, negou-se a assinar um contrato idêntico ao de Neymar.
Ganso se aceitasse o novo contrato que o Santos lhe propôs, passaria de 130 mil reais, para 275 mil, mais do dobro, porém teria de ceder uma parte dos direitos de imagem que ele diz deter a 100%.
O jogador negou que o "não" tenha a ver com vontade de sair.
Depois de se ter estreado na selecção brasileira contra os EUA, no primeiro jogo da era Mano Menezes, pouco antes de se lesionar, ninguém tem dúvidas que ele tem o sonho de emigrar para a Europa, até porque se queixa que a sua cláusula de rescisão é muito alta, nada menos de 50 milhões de euros (+/- 118 milhões de reais), o mesmo valor da de David Luiz!
Creio que ainda não se transferiu para a Europa precisamente pelo alto valor da cláusula, mas não tenho dúvidas que sairá provavelmente após a disputa da Copa Libertadores do próximo ano, para a qual o Santos está apurado por ter vencido a Copa do Brasil deste ano.

A ilegalidade da FPF

O presidente da Associação de Futebol da Madeira, Rui Marote, está contra a ilegalidade em que se encontra a FPF. E mais, considera que a demissão do Conselho de Justiça da Federação deveria ser encarado como um alerta.
Foi tão considerado um alerta que em vez de tratarem de se adequar ao novo Regime Jurídico, a FPF marcou eleições intercalares a realizar no dia 20 de Novembro para novo CJ, cujos candidatos já são conhecidos. E que conhecidos, principalmente o presidente Sampaio Nora.
Com eleições para a Federação previstas para Janeiro será que estes membros irão transitar para a futura estrutura ou vão apenas tapar um buraco?
Já há dias os presidentes das federações de Andebol e Basquetebol tomaram posições públicas solicitando ao Secretário de Estado Laurentino Dias que tome medidas. Olha quem!

Qual a melhor opção?

Está na ordem do dia a questão da utilização, ou não, de Luisão, Maxi Pereira, Javi Garcia e Carlos Martins no próximo jogo da Liga contra o Paços de Ferreira na Luz, devido ao facto de estarem todos com 4 cartões amarelos.
A questão é pertinente pois correm o risco de não poderem dar o seu contributo à equipa no jogo seguinte frente ao FC Porto.
Já li várias opiniões sobre esta questão, desde os que acham que devem ser utilizados porque cada jogo é um jogo e todos valem 3 pontos, aos que pura e simplesmente acham que não deviam ser utilizados porque os árbitros não têm sido sérios com o Benfica e por isso o risco de não poderem jogar no jogo seguinte é grande.
A minha opinião vale o que vale, mas vou divulgá-la.
Julgo que Luisão e Javi Garcia não deviam alinhar na próxima partida para não correrem riscos, até porque jogam em posições propícias a situações que podem levar à amostragem de cartões, justa ou injustamente. Já Maxi Pereira e Carlos Martins deveriam alinhar. O primeiro porque se levar cartão já teremos Rúben Amorim que tem estado lesionado mas voltou esta semana aos treinos e o segundo porque basta ter um pouco de cuidado, já que não actua numa posição tão perigosa.
O jogo com o Paços de Ferreira é na Luz, com o apoio do público benfiquista, logo as ausências serão menos notadas, por isso teriamos Sidnei no lugar de Luisão e Airton no de Javi.
Diga qual a sua opinião!

Do Porto para Angola

No dia 7 de Novembro (domingo), o Benfica joga com o FC Porto para o campeonato (10ª jornada) e no dia 10 (4ª f.) vai jogar em Luanda com a selecção angolana nas comemorações do 35º aniversário da independência.
Ao que parece o Benfica irá apresentar a equipa titular, pelo menos o presidente deu essa garantia.
Uma vez que nessa semana não há jogo da liga dos campeões a data está disponível, embora no fim de semana haja jogo para o campeonato contra a Naval em casa.
Será um tiro nos pés, como já li? Talvez!
Se o Benfica perder no Dragão não virá grande mal ao mundo, mas se vencer, este jogo vem a despropósito por poder hipotecar uma época.
Imaginemos que vence o FC Porto e depois devido ao cansaço ou alguma lesão resultante de Luanda, não ganha na Luz à Naval. Complicado!
Não tenho dúvidas que o Benfica é o clube português mais acarinhado e com mais adeptos nas ex-colónias portuguesas, mas realmente melhor seria que o jogo fosse marcado para o final da época.

Um enigma chamado União de Leiria

A equipa do U. de Leiria apresentou-se ontem à noite no Dragão desfalcadíssima vá lá saber-se porquê.
Os jornais online do dia já tinham anunciado a lista dos convocados manifestando estranheza por tantas ausências por opção técnica, casos de Silas (6 jogos em 7 possíveis), Paulo Vinícius (7 jogos), Hugo Gomes (4 jogos) e Diego Gaúcho (1 jogo).

"A Bola" dizia, «Surpresa nos convocados de Pedro Caixinha para o jogo desta segunda-feira, no Dragão, com a exclusão de Silas, um dos jogadores mais utilizados do plantel e que ainda não tinha falhado qualquer convocatória esta época. A decisão ficou a dever-se a mera opção técnica, razão pela qual também Paulo Vinícius, outros dos habituais «cativos», e Diego Gaúcho também não constam na relação de eleitos. Em compensação, o técnico leiriense chamou dois avançados há muito sem competir: Rodrigo Silva não figurava numa ficha de jogo desde a segunda jornada, e Zahoivaiko, também deixou de ser opção desde que foi titular em Olhão, na terceira ronda, há dois meses. Mamadou Tall, também de fora há algum tempo, completa a lista de regressos.
De fora, por opção, ficam ainda Mika, Hugo Gomes, Renato Saldanha e Arthuro, enquanto Obradovic continua a recuperar de uma lesão».
Que fique claro, não tenho dúvidas que o FC Porto ganharia na mesma este jogo mesmo com todos os ausentes do Leiria, só que não teria passeado, nem conseguido a maior goleada até esta jornada o campeonato.

A última do André

É incrível como eles continuam a bater na mesma tecla, como se uma mentira muitas vezes repetida se tornasse verdade. Até o AV-B, na altura treinador da Académica, veio agora também dizer:
«Acho que o FC Porto podia ser campeão, se o Hulk não tivesse sido castigado,  sobretudo na fase em que foi. Eram cinco pontos, são distâncias recuperáveis.  Penso que com ele e com o Sapunaru, o F.C. Porto estaria a discutir o título  de outra forma», referiu.
Só de gente com mente curta. 
O Hulk não estava a jogar a ponta dum corno, passou ao lado do jogo da Luz, tinha salvo erro apenas 4 golos marcados e Sapunaru era suplente.
Certamente ele estava a transportar o rendimento actual para o passado. Só pode!

Brasileirão - 31ª rodada (jornada)

Prosseguiu este fim de semana o campeonato brasileiro com a realização da 31ª rodada (jornada).
No sábado:
Guarani (15º-35) - Atlético GO (14º-35)
0-1
Em Campinas, no estádio Brinco de Ouro, o Guarani não aproveitou o factor casa perdendo com o Atlético Goianiense com golo de Marcão. Agora o "Bugre" (Guarani) fica apenas 4 pontos acima da Z-4 (zona de rebaixamento) com 35 pontos, os mesmos que o "Dragão" (Atlético) que saíu da referida zona.
 
Botafogo (6º-48) - Vitória (17º-34)
1-0
No Engenhão (Rio de Janeiro) o "Fogão" venceu com golaço de livre, marcado por Marcelo Cordeiro quase no final da 1ª parte, mantendo-se numa posição que ainda lhe dá algumas esperanças de conquistar uma vaga para a Libertadores-2011. Já o Vitória com esta derrota caíu na Z-4.

No domingo:
Atlético PR (7º-47) - Fluminense  (1º-54)
2-2
Na Arena da Baixada, em Curitiba, o Atlético não conseguiu levar de vencida o Fluminense que era 2º mas beneficiou da derrota do Cruzeiro e ascendeu novamente à liderança do Brasileirão.
 Como curiosidade, o atacante Washington do Flu marcou um golo na própria baliza (gol contra).

Corinthians (3º-53) - Palmeiras (10º-44)
1-0
No clássico de São Paulo e depois de 7 jogos sem vencer, o Corinthians com Ronaldo e Roberto Carlos, ganhou  ao "Verdão" de Scolari, que por sua vez não perdia há 9 jogos. O golo foi marcado por Bruno César.

Goiás (18º-31) - Avaí (19º-30)
1-0
Num duelo de aflitos no Serra Dourada e com golo de penálti, marcado por Bernardo, o Goiás venceu um rival directo na luta para não descer de divisão.

Ceará (11º-42) - S.Paulo (9º-44)
2-0
 O S. Paulo que vinha recuperando, não se deu bem com os ares nordestinos e perdeu no Castelão, em Fortaleza, com o "Vozão", golos de Magno Alves e Diego Sacomen ainda na 1ª parte.

Vasco (12º-42) - Flamengo (13º-38)
1-1
No Engenhão, Vasco e Flamengo ficaram-se pelo empate, com golos de Cesinha pelo Vasco e Renato Abreu pelo Fla, resultado que de pouco serve a qualquer um dos dois.

Cruzeiro (2º-54) - Atlético MG (16º-34)
3-4
O clássico mineiro, disputado em Uberlândia devido às obras no Mineirão, foi emocionante e recheado de golos. Pelo lado do "Galo" (Atlético), marcaram Obina (3) e Réver, enquanto que pela "Raposa" marcaram Thiago Ribeiro (2) e Gilberto.

Santos (4º-48) - Grêmio Prudente  (20º-24)
2-3
 Não se faz! O Grêmio Prudente, lanterna do campeonato, foi à Vila Belmiro estragar a festa de aniversário do Rei Pelé. Pelo Santos marcaram Keirrison e Durval, enquanto que pelo Prudente  marcaram Wesley (2) e Gilmar.

Grêmio (8º-47) - Internacional  (5º-48)
2-2
O Grêmio que tem feito uma carreira impressionante na 2ª volta, apesar de ter estado a vencer por duas vezes, não conseguiu levar de vencida o rival Internacional, perdendo assim o ensejo de chegar ao G-4 (zona de acesso à Libertadores). Os golos foram marcados por Douglas e Fábio Santos, enquanto que para o Inter marcaram Alecsandro e D'Alessandro.
________________________
Quando faltam 7 jogos, a luta está renhidíssima entre o Fluminense, o Cruzeiro, ambos com 54 pontos e o Corinthians com 53. Depois, a 5 pontos vêm o Santos, o Internacional e o Botafogo.

Lembram-se de Argel?

Argel(ico) Fucks, ex-central do Benfica (e também do FCP) é actualmente treinador do Criciúma Esporte Clube. 
Enquanto jogador foi um autêntico globtrotter. Começou como jogador no Internacional de Porto Alegre, depois jogou no Japão, voltou ao Brasil para jogar no Santos,  seguindo para a Europa para o FC Porto. Do Porto voltou ao Brasil para jogar no Palmeiras, voltando novamente à Europa para jogar no Benfica, onde venceu uma Taça de Portugal, saindo depois para o Racing de Santander (Espanha), onde ficou apenas uma época e retornou ao Brasil, desta vez para o Cruzeiro, mas não cumpriu sequer uma época, transferindo-se para o Ulbra. Todavia não se ficou por aqui, emigrando novamente, desta vez para a China, terminando a carreira em finais de 2007.
Argel iniciou a carreira de treinador em 2008, no Mogi Mirim (SP), depois, passou pelo Guaratinguetá (SP), Caxias (RS), Campinense (PB) e São José (RS), donde se transferiu para o Criciúma em Abril deste ano.
O Criciúma, também conhecido por "Tigre", é o clube mais representativo da cidade com o mesmo nome, situada no sul do estado de Santa Catarina e que esta época disputou a Série C (3º escalão) do campeonato brasileiro.
Já garantiu uma das 4 vagas para disputar a Série B na próxima época (2011), embora ainda esteja na disputa do título de campeão da Série C.
O título vai decidir-se entre o Criciúma (SC), o Ituiutaba (MG), o ABC (RN) e o Salgueiro (PE).

Rescaldo de Portimão

O Benfica venceu a 4ª partida seguida no campeonato sem sofrer golos e está neste momento isolado no 2º lugar a 4 pontos do FC Porto, que poderão ser 7 se estes vencerem hoje o U. Leiria.
Depois da derrota de Lyon havia alguma expectativa para saber se a equipa conseguiria reagir positivamente, mais a mais com algumas ausências de vulto, como foi o caso do titularíssimo Coentrão e ainda Cardozo que continua em tratamento.
A ausência de Coentrão, por ser a primeira vez que falhava um jogo importante e face ao excelente momento de forma que atravessa, era aguardada com bastante receio por todos os benfiquistas. Sentiu-se a sua falta sim, mas a equipa conseguiu superar a ausência.
O Portimonense tentou jogar de igual para igual e com isso valorizou o espectáculo, embora tenha tido a sorte de contar com um guarda-redes inspirado e com o desacerto de alguns jogadores do Benfica, sobretudo Jara, senão poderia ter saído do Estádio Algarve com uma goleada.
Roberto teve pouco trabalho e na única vez que um jogador do Portimonense rematou com perigo estava atento e defendeu.
A defesa esteve bem, embora Maxi Pereira e César Peixoto tenham tido alguns problemas para segurar os alas do Portimonense que são muito rápidos e habilidosos.
O meio campo esteve bem melhor que em Lyon, mas o adversário também era outro. A colocação de Aimar no seu verdadeiro lugar trouxe melhoria de rendimento ao sector.
Notou-se neste jogo um pormenor, sempre que David Luiz subia, Javi Garcia ficava no seu lugar, ao lado de Luisão, para que não acontecessem situações difíceis como em alguns jogos anteriores.
O ataque não esteve muito bem, apesar de Saviola ter estado em melhor nível do noutros jogos, embora apenas na 1ª parte, enquanto Kardec para além dum bom cabeceamento e dum remate contra o corpo do guardião algarvio.
Continua assim viva a esperança!

Tanto desperdício

A vitória foi escassa demais para o domínio exercido e oportunidades desperdiçadas. Ninguém ficou com dúvidas.
Franco Jara ficou a dever dois golos à equipa, golos esses que trariam a tranquilidade.
O Portimonense discutiu o jogo, nunca se fechando na defesa, mas quase não causou perigo para a baliza de Roberto que apenas foi obrigado a uma defesa difícil.
O perigo do Portimonense era apenas pelas alas onde tinha dois jogadores rápidos e habilidosos, curiosamente emprestados pelo Porto.
A equipa do Benfica defendeu bem, o meio-campo esteve assim-assim, podia ter feito mais. Melhorou a meio da 2ª parte com a entrada de Felipe Menezes. Quanto ao ataque, foi o sector mais fraco. Saviola até começou bem mas foi baixando e Kardec esteve muito perdido no meio da defesa algarvia. Ainda assim teve um bom cabeceamento defendido pelo guarda-redes Ventura e um bom remate apertado também defendido.
Valeu o golo de Javi Garcia e os respectivos 3 pontos que garantem para já o 2º lugar!
Falemos agora dos cartões. É incrível como os árbitros continuam com uma atenção aos jogadores mais amarelados do Benfica, não lhes perdoando a mínima falta mais dura, mas não têm esse critério com as outras equipas. Com os amarelos a Carlos Martins e Maxi Pereira, partimos para o próximo jogo com 4 jogadores com 4 amarelos. Além dos dois citados, também Javi Garcia e Luisão. 
Não tenho qualquer dúvida que algum destes 4 não vai jogar no Dragão pois antes disso ainda temos o Benfica-Paços de Ferreira.


Portimonense-Benfica, ao vivo e a cores

O Portimonense-Benfica a contar para a 8ª jornada da Liga Zon Sagres, realiza-se daqui a pouco (20,15h) no Estádio Algarve.
Assista aqui, ou aqui!

A fruta quer-se sempre fresca (actualizado)

Na madrugada de sábado, a PSP e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) visitou de surpresa duas boîtes, mas foi na famosa Taverna do Infante, na Ribeira do Porto, que encontrou maior resistência. O dirigente portista Reinaldo Teles estava presente e terá mesmo assumido uma postura de responsável pela casa. Reinaldo diz que vendeu a casa há alguns anos, mas continua ligado à sua gestão e frequenta habitualmente as noites da Taverna. (in CM)
Primeiro comentário, Reinaldo Teles, vice-presidente portista, já não é o dono mas assumiu uma postura de responsável (eheheheh!), até onde chega o descaramento ou a pouca vergonha, conforme o ponto de vista que queiramos adoptar.
Bom, nesse bar de alterne, foram encontradas 9 mulheres estrangeiras em situação ilegal de permanência no país.
No desespero da fuga, as mulheres esconderam-se nos mais variados e inimagináveis lugares, entre eles uma arca congeladora. Pois claro, a fruta quer-se sempre fresca para responder às solicitações de certos árbitros que só gostam assim. Fresquinha e apetitosa!


Actualização: De acordo com informações que me chegaram, o vice portista Reinaldo Teles não terá sido nada cordial com as autoridades, ao contrário do que é referido na notícia, e ainda terá havido fuga de informação impedindo que muitas mais mulheres tivessem sido apanhadas.

Bolão do Brasileirão - Deixe o seu palpite

Apostas para as rodadas decisivas do Brasileirão vão começar! Comece apostando para a rodada número 31, que tem muitos clássicos. São as mesmas regras e pontuações do Bolão da Liga dos Campeões.

REGRAS
---> Você só pode apostar 10 minutos antes dos jogos começarem;
---> Se você se esqueceu de apostar nos jogos do dia, pode apostar para o dia seguinte;

PONTUAÇÃO
---> Acerto do placar: 20 pontos;
---> Acerto do time vencedor: 10 pontos;
---> Acerto do número de gols de um time: 5 pontos;

Ai vão os meus palpites (Giovani Mattiollo) para a rodada, que promete pegar fogo com estes clássicos e com a volta do G4.

Sábado, 23 de Outubro às 18h30

2:0
Botafogo : Vitória

2:1
Guarani : Atlético-GO

Domingo, 24 de Outubro às 16h00

1:1
Atlético-PR : Fluminense

2:2
Corinthians : Palmeiras

1:2
Goiás : Avaí

1:2
Ceará : São Paulo

18h30

2:1
Vasco : Flamengo

4:0
Santos : Prudente

2:1
Grêmio : Internacional

3:1
Cruzeiro : Atlético-MG

Coloque seus palpites em um dos comentários que você já estará participando!

Os 70 anos de Pelé

Pelé, o Rei, fez 70 anos esta semana. A minha homenagem e os meus parabéns!
Derrota para o Uruguai, em 1950, fez garoto Pelé prometer título ao pai
Pessoal reunido na sala, em volta do rádio, e a garotada, entre eles Pelé, corria de um lado para o outro - da sala para o quintal, do quintal para a rua. Numa dessas idas e vindas, Pelé encontrou a sala quieta e seu pai e os amigos todos às lágrimas. E perguntou: “Pai, por que o senhor está chorando?”. Dondinho explicou: porque o Brasil tinha acabado de perder a Copa. Pelé, então, com a praticidade para resolver problemas de quem tem nove anos, propôs: “Não chora, não. Eu vou ganhar uma Copa do Mundo para o senhor.” Só faltou Pelé dizer que aquilo não era só um consolo infantil. E que cumpriria o prometido dali a apenas oito anos. E que em seguida mudaria a história do futebol.

Olhar para frente é para os normais
Pelé ainda era garoto, mas já começava a ser fenômeno. Na disputa do II Campeonato Infanto-Juvenil de Futebol do Estado de São Paulo, em 1954, seu Bauru Atlético Clube – conhecido ternamente como Baquinho – saiu campeão, com 47 gols de Pelé em 33 jogos. Um desses 47 ficou famoso por ser supostamente seu primeiro gol de calcanhar: Pelé perdeu o ângulo, ficou de costas para as traves do adversário e, mesmo assim, não teve pudor de tocar para o gol.
O lance gerou assombro, sem dúvida, mas também um puxão de orelha de seu técnico e mentor Waldemar de Brito, sempre compreensivelmente preocupado em deixar os pés do talentoso menino no chão. “Certo, mas por que você não simplesmente se virou e olhou para o gol?”, o treinador perguntou. Ao que Pelé respondeu com a singeleza de quem é tão genial que nem percebe. “É que eu olhei para o nosso gol lá atrás, vi a posição das traves e imaginei onde ia estar o outro gol. Foi isso.” A discussão, segundo consta, acabou ali.


Rei não tem prioridade
Maior artilheiro da história do Santos atrás apenas de Pelé – que, segundo ele mesmo frisa, “não conta” -, o ponta-esquerda Pepe foi um dos símbolos da equipe que dominou o futebol do Brasil durante décadas, e um dos companheiros inseparáveis do Rei. Ele conta que, certa vez, voltando de uma excursão, o avião que levava a delegação santista aterrissou para uma escala, e todos os passageiros precisaram desembarcar, Pelé inclusive.
Não adiantou ser o rei do futebol, nem explicar o alvoroço que sua presença causaria no aeroporto. A comissária de bordo foi irredutível e obrigou todos a descerem. Aliás, todos menos um sujeito, e que não era Pelé!

O último Portimonense-Benfica

O último Portimonense-Benfica para o campeonato foi em 1988 e foi ganho pelo Benfica por 1-0. Relembre-o!

O futebol está podre

À semelhança do que ocorre com os governos da maioria dos países, também o futebol enveredou por caminhos ínvios, tais como, campeonatos comprados, árbitros corrompidos, candidaturas compradas e um sistema inimputável de tráfico de influências, a desvirtuar a Verdade Desportiva.
O futebol gastou o que não tinha, inflacionou os passes dos jogadores, proclamou um regime de intermediação que pagou comissões milionárias por jogadores-pernas-de-pau, utilizando off-shores e fugindo à tributação/taxação do Fisco.(Rui Santos, "Taxas e tachos")
No que se refere à primeira parte da citação, estão aí amostras aos montes a confirmarem o que o jornalista diz. São as escutas do processo "Apito Dourado", no caso português, internacionalmente temos o recente escândalo FIFA com membros a venderem-se para votar a favor de determinado país para obter a organização do Mundial de 2018 e quanto ao tráfico de influências elas são mais que muitas, quer em Portugal, quer no Mundo.
Ainda sobre o tráfico de influências no caso português é uma vergonha. Basta acompanhar o processo em curso para as eleições da FPF, ainda sem data marcada.
Sobre o segundo parágrafo da citação, há dias falei por alto neste assunto, no post "Os empresários que se cuidem", pois todos sabemos que eles são, com a conivência consciente, nalguns casos, inconsciente noutros, dos dirigentes dos clubes.


Joaquim Oliveira, o esperto

Joaquim Oliveira não é nada burro. 
Ele é o homem que mais ganha com o futebol português. 
Além de deter 50% do capital da Sporttv, canal que transmite os jogos, é ainda dono da empresa PPTV, que detém os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das Ligas Zon Sagres e Orangina, tendo esses direitos sido vendidos por mais uma época, a troco de 50 milhões de euros.
Embolsou assim 50 milhões sózinho e ainda irá receber os lucros da Sporttv provenientes dos contratos de publicidade e da cedência de um jogo por semana à TVI. Que mina!
É um crime que uma única pessoa embolse um valor destes e os clubes que fazem o espectáculo e têm despesas milionárias não recebam o justo valor.
Por isso não admira que ande com LFV ao colo.
Depois de se saber isto, cada vez sinto mais vontade de ver o Benfica não prorrogar o actual contrato.
Sr. presidente, atenção ao que os sócios pensam e desejam!

Falando de Roberto

Tanto se falou pela negativa do nosso guarda-redes Roberto que agora merece que se fale dele pela positiva.
É opinião unânime, não só dos benfiquistas, mas também de toda a imprensa, que ele foi o melhor do jogo de triste memória com o Lyon, ao ponto de se ter dito que não fora ele e talvez tivéssemos trazido uma goleada no bornal.
Quem disse mal dele agora está a "engolir" o que disse. E estou convencido que ainda vão engolir muito mais.
Para além de muito se ter falado mal dele por alguns "frangos" que deu, também se falou e muito sobre o preço que custou.
Curiosamente, um dos pasquins da nossa praça que o deitou abaixo, agora é o primeiro a publicar um artigo em que se diz que ele não andará longe de valer o preço que custou e que ainda poderá valer muito mais que isso, apesar da crise e dos preços dos jogadores terem baixado drásticamente.
Analisado por quatro empresários de diferentes nacionalidades, disseram que «Roberto tem futuro» e  será «um guarda-redes de topo a nível europeu».

O poder do dinheiro

Wayne Rooney renovou pelo Manchester!
Quem tiver lido as notícias dos últimos dias ficou boquiaberto com a notícia desta renovação.
Anteontem dizia que queria sair porque sim.
Ontem dizia-se que queria ser o mais bem pago do planeta, queria ganhar 14 milhões brutos por ano, à frente de Cristiano Ronaldo (13), Ibrahimovic (12), Messi (12), Eto´o (10,5) e Kaká (10).
Alex Fergusson finalmente respirou de alívio. E não é para menos.

Cuidado com os Bin Laden's

Tanto tempo sem poder dizer as baboseiras a que nos acostumou, dá nisto!
Saber ganhar é uma virtude e essa parece que Pinto da Costa não a tem. Aliás o que é que ele tem que se recomende?
Não tem moral, nem tem vergonha. Se tivesse, estava calado, logo ele que ficará na história  para o bem (do FCP) e para o mal do futebol português.
Já antes da partida para a Turquia, prestou declarações nada a propósito do momento, dizendo que se fosse ele a pedir aos adeptos para não comparecerem aos jogos fora chamavam-lhe maluco.
Quem é o jornalista digno desse nome que interroga o presidente dum clube à partida para o estrangeiro para falar doutro clube que não tem nada a ver com o jogo que vai realizar? Nenhum, a não ser um medroso ou alinhado.
Ele não engana ninguém, apeteceu-lhe dizer aquilo e o jornalista publicou e nem replicou, como é habitual. 
E as manobras continuam, agora para a FPF. 
Pobre futebol português para onde caminhas!

O que é que o Baía quer?

Vítor Baía anda na moda!
Todas as semanas visita escolas e vai respondendo às perguntas de alunos.
Desta vez vem fazer críticas ao seu clube do coração.
O que se passa?
Confesso que não entendo onde ele quer chegar.
Está a ser sincero e a dizer o que sente, ou é uma estratégia para enganar os tolos e preparar a sua candidatura à presidência da FPF?

Afinal, não é candidato

Filipe Soares Franco, ex-presidente do Sporting e que de acordo com uma notícia do Público, já teria recolhido alguns apoios junto do FC Porto e Sporting e teria disponibilidade para assumir o organismo máximo do futebol nacional, substituindo Gilberto Madaíl, vem desmentir esta notícia e afirmar que não é candidato. Porém, confirma que tem sido pressionado por dirigentes do Sporting e do FC Porto, bem como de figuras conhecidas do desporto e da política.
Esta eleição vai ser uma guerra entre benfiquistas e portistas/sportinguistas, bem como entre o PS e o PSD.
Julgo que Fernando Seara deveria concorrer independentemente de Madaíl se recandidatar ou não. Ou será por questões políticas que não o fará?
Uma coisa é certa, com a FPF a viver na ilegalidade e com a futura mudança dos orgãos de disciplina e de arbitragem para a Federação, esta eleição será das mais importantes para o futuro do futebol e do Benfica em particular se não quiser ficar para trás como tem acontecido.

Manchester com um "big problem"!

O grande Manchester United e o não menos grande Sir Alex Fergusson, estão com um grande problema em mãos para resolver.
Como se não bastasse terem perdido Cristiano Ronaldo há um ano e pouco atrás, mas pelo menos esse foi a maior venda do futebol mundial, agora o problema chama-se Rooney.
Confesso que não sou grande admirador deste jogador, mas não tenho dúvidas da sua qualidade.
Ao que parece Rooney tornou-se conflituoso e não gostou de ficar de fora nos jogos com o Sunderland, para a Liga Inglesa e com o Valência, para a Liga dos Campeões. Por outro lado anda nas bocas da  imprensa cor-de-rosa, devido às aventuras com prostitutas que enchem páginas e páginas. 
O plano de Ferguson, que só lhe queria puxar as orelhas parece que não resultou e agora ele quer sair do Manchester por se considerar maltratado, deixando o técnico desesperado. 
Para agravar a situação, está a 20 meses de terminar o contrato, pelo que tem a faca e o queijo na mão. Por este facto, ou o Manchester o vende, ou arrisca-se a perde-lo mais tarde sem contrapartidas ou muito abaixo do preço de mercado.
O treinador do Chelsea já manifestou interesse no jogador, assim como o Manchester City, o que seria uma humilhação. Mas há mais clubes atentos, não ingleses, muito embora não deva sair de Inglaterra pois a esposa já veio dizer que não quer ir para o estrangeiro e como a moral dele está em baixa, vai ter de acatar se não quiser pôr o casamento em risco.

Considerações sobre o jogo de Lyon

A derrota de Lyon, embora não estivesse nos meus planos, nem nos da maioria dos benfiquistas, não é o fim para o Benfica na Liga dos Campeões. Afinal de contas estão jogados apenas três jogos, num total de seis. E desses três, dois foram fora de casa contra os dois adversários que também são candidatos ao apuramento para os oitavos-de-final da prova.
Jorge Jesus mais uma vez inventou com a mudança de posições entre Carlos Martins e Aimar. Infelizmente, sempre que inventa em jogos importantes as coisas correm mal. E já agora, não lhe ficava mal um pouco mais de humildade.
Como se não bastasse as coisas não estarem a sair bem aos homens do meio-campo, ainda veio a expulsão de Gaitán para ajudar. Gaitán, é um belíssimo jogador que  nos dará muitas alegrias, mas neste jogo prejudicou a equipa infantilmente devido à falta de experiência.
Daqui a 15 dias na Luz é imperioso vencer este mesmo Lyon, sob pena de ver, aí sim, as contas complicarem-se. 
Se Jorge Jesus mostrou alguma arrogância na abordagem a esta partida, agora parece ser o técnico francês a cometer o mesmo erro. Logo após a partida, disse que quer vencer os próximos dois jogos fora (Benfica e Shalke 04) porque o 1º lugar no grupo é muito importante. Normalmente a falta de humildade no futebol é castigada e as suas palavras certamente servirão para espicaçar ainda mais os jogadores do Benfica que não quererão perder diante dos seus adeptos.
É preciso ter em atenção que as coisas hoje lhes sairam muito bem e houve uma expulsão que lhes facilitou ainda mais a tarefa.

Derrota justa, infelizmente!

Após uma primeira parte abaixo do que nos habituou, o Benfica foi para o intervalo a perder por 1-0. E com um jogador a menos, por expulsão de Gaitán, que mostrou muita falta de experiência ao cometer uma falta infantil quando se encontrava caído, impedindo a progressão dum adversário. Como já tinha um amarelo, foi expulso.
Neste período o Lyon foi nitidamente superior, além do golo mandou uma bola ao poste, embora sem ter criado muitas oportunidades.
Inexplicavelmente os jogadores do Benfica não conseguiam segurar a bola, muitos passes errados e sobretudo maior rapidez dos franceses.
Jesus manteve a mesma equipa na 2ª parte e surge o 2º golo, matando o jogo.
É certo que após a expulsão de Gaitán as coisas ficaram difíceis, mas a invenção de colocar Martins no meio e Aimar na direita, não só não surtiu efeito e talvez tenha sido decisiva para tão fraca exibição.
Nada está perdido, mas agora o Benfica está pressionado pela necessidade de vencer os próximos dois jogos em casa.
Quanto a mim, apenas Roberto (apesar dos dois golos), Luisão e Coentrão estiveram bem.

Lyon-Benfica, ao vivo e a cores

O Lyon-Benfica joga-se daqui a pouco, mais precisamente às 19,45 h. de Lisboa (16,45 h. no Brasil).
Assista aqui, ou aqui (em francês)!

Os empresários que se cuidem

O recente anúncio, por parte da UEFA, do chamado "fair play financeiro" a partir da época 2013/14, vai tornar a vida difícil aos empresários e até aos dirigentes que aproveitam para encher os bolsos em conluio com os mesmos. 
Quem gastar mais do que receber é excluído das competições europeias ou apanha multa, caso não se classifique para as mesmas.
Não vou discutir aqui se está bem ou mal, mas que era uma medida necessária era.
Voltando aos empresários, razão de ser deste post, são eles quem mais vai sofrer com esta medida e não será apenas em 2013 pois os clubes terão de começar a preparar-se desde já para não serem apanhados com as calças na mão.
Confesso que não tenho pena deles. A maioria são gananciosos e eles próprios provocaram este caos financeiro em que os clubes vivem, com a conivência dos dirigentes, volto a repetir. Uns por também quererem ganhar, outros por quererem mostrar resultados aos sócios.

Martins será o maestro?

Não sei se terá fundamento a notícia que dá como provável a colocação de Carlos Martins no lugar de Aimar e este no lugar daquele. 
O motivo desta mudança seria o de dar maior solidez ao meio-campo, colocando Martins junto a Javi Garcia.
À primeira vista não terá/teria nenhuma lógica pois não só iria contra os automatismos da equipa, como talvez perdessemos o verdadeiro Aimar. No entanto, a ser verdade, Jorge Jesus sabe melhor que ninguém o que deve fazer. Embora, nas vezes que inventou não se tenha saído muito bem.
Com mudanças ou sem elas, eu e todos os benfiquistas esperamos um bom jogo e um resultado positivo,  que pode até ser um empate. Mas, jogar para o empate, não. Nunca, pois isso já nos saíu caro na Alemanha frente ao Shalke 04.
Jesus está confiante, assim como o capitão Luisão, por isso espero que não defraudem as nossas expectativas.

O homem sem rosto

Não tem nada a ver com futebol, mas ...
Quem mora na zona de Lisboa ou por lá tenha passado, concerteza alguma vez se cruzou no Rossio/Restauradores com este senhor da foto, José Mestre de seu nome, ou até no comboio da Linha de Sintra. Era uma visão que impressionava e arrepiava qualquer um.
Por isso fiquei aliviado ao ler esta notícia de que tinha sido operado nos EUA, estando em princípio livre de perigo pós-operação.
Embora não seja meu parente, nem sequer meu amigo, o meu bem-haja aos médicos que se prontificaram a operá-lo de graça.

Bolão da Liga dos Campeões - 3ª Rodada/Jornada

VOCÊ SÓ TEM ATÉ HOJE!
A Liga dos Campeões 2010/2011 segue seu rumo.
Estão abertos os palpites para a terceira rodada/jornada. Você que ainda não apostou, pode apostar nos melhores jogos da rodada e concorrer a uma entrevista aqui no blog.

Aí vão meus palpites (Giovani Mattiollo). Copie, cole e troque pelos seus resultados/palpites em um comentário e você estará participando.


Terça, 19/10
Roma 2-0 Basel
Bayern Munique 3-0 Cluj
Spartak 1-2 Chelsea
Real Madrid 2-0 Milan
Ajax 1-0 Auxerre
Arsenal 3-0 Shakhtar

Quarta, 20/10
Internazionale 2-1 Tottenham
Schalke 04 3-1 Hapoel
Lyon 2-1 SL Benfica
Rangers 2-2 Valência
Manchester Utd. 4-0 Bursaspor
Barcelona 4-0 FC Copenhague

Até tu?

O apoio de Luís Filipe Vieira a Fernando Gomes para presidente da Liga não foi aceite pacificamente pelos benfiquistas. Porém, poucos se manifestaram porque confiam/confiavam no presidente.
Não estando por dentro dos acordos e/ou compromissos que foram assumidos pelo candidato para  garantir esse apoio, honestamente não podíamos fazer juízos de valor se era bom ou mau para o Benfica. Eu próprio dei o benefício da dúvida a LFV.
Fernando Gomes foi eleito e começou a trabalhar. Primeiras medidas, a mudança de nomes nos Conselhos de Disciplina e de Justiça da Liga, enquanto o de Arbitragem se mantinha.
Com estas mudanças os benfiquistas começaram a ficar de pé atrás, desconfiados. 
Começou o campeonato e o Benfica é prejudicado pelas arbitragens à força toda, enquanto o FC Porto, clube de Fernando Gomes é levado ao colo pelas mesmas. Aqui, já ninguém tem dúvidas que foi um erro o apoio do Benfica a este senhor que encenou uma saída polémica do FCP para enganar os tolos, no caso nós, benfiquistas.
Hoje, até quem nada tem a ver com o Benfica já percebeu este logro.

Benfica, mais uma vez na frente

O Benfica continua a dar cartas na vertente da solidariedade. Agora foi a homenagem aos mineiros chilenos, através dum almoço com o embaixador daquele país latino-americano em Portugal.
Para além desse almoço, o Benfica disponibilizou-se para colaborar, em coordenação com o governo chileno.
Não se sabe que tipo de ajuda/colaboração será dada no futuro pois isso vai depender dos chilenos, mas a promessa ficou feita e agora tem a palavra o Governo do Chile.
É nestas alturas que se vê que o Benfica é mais que um simples clube desportivo e orgulha todos os benfiquistas.
Só neste ano de 2010 é já a terceira manifestação de solidariedade. Primeiro foi com o Haiti que foi vítima dum terramoto e o Benfica ofereceu a receita do jogo contra a pobreza, realizado em 25 de Janeiro na Luz, depois foi com a ilha da Madeira que foi vítima de enchentes, oferecendo 3 casas a desalojados e agora esta.
Eu orgulho-me de ser benfiquista!

A corrupção e o clube sempre de mãos dadas

Infelizmente para o futebol português a corrupção existe e estão aí as escutas para o demonstrar. Por mais que neguem as evidências!
Seria fastidioso enumerar aqui tudo o que é do conhecimento público sobre actos menos dignos praticados em nome do clube portista.
Este é mais um caso que remonta a 2007, mas que nem toda a gente conhece.
Não sei porquê, mas o nome do FCP anda quase sempre ligado a casos e factos nada abonatórios.

Pagar para ser agredidos

Segundo a ASPP, o Benfica é devedor de cerca de 10 mil euros à polícia por pagamentos em atraso de gratificados a spotters (acompanhantes) e agentes de Investigação Criminal e da Unidade Metropolitana de Informações Desportivas do Comando da PSP do Porto.
Ora bem, o autocarro do Benfica tem sido apedrejado, os adeptos têm levado porrada e ainda tem de pagar à PSP pelo belo trabalho executado?
O Benfica não confirma a dívida porque segundo o seu assessor de imprensa (João Gabriel), a mesma "não pode ser imputada ao clube, já que o acompanhamento de claques é assegurado pelo clube organizador do jogo".
Teria de haver algum motivo forte para o facto do Benfica ser devedor. Realmente se o acompanhamento deve ser assegurado pelo clube organizador do jogo, cobrem a dívida ao Leixões, ao FC Porto e ao V. Guimarães. Creio que terão sido estes os adversários.
Mas, ainda mais caricato é o Ministério da Administração Interna que superintende a polícia, dever 9.000 euros.

Brasileirão (30ª Rodada) - Jogos de Domingo


Guarani 0:0 Corinthians
Em um jogo morno, com bons momentos apenas no final, Guarani e Corinthians ficam no 0 a 0. Esse resultado deixa o Corinthians na 3°posição, com 50 pontos, mas podendo perder o lugar para o Santos, que joga hoje. O Guarani fica na 14° colocação, agora com 34 pontos, quatro de distancia da zona de rebaixamento.

Atlético-MG 2:0 Avaí
O Atlético Mineiro venceu a equipe do Avaí por 2 a 0 e saiu temporariamente da zona de rebaixamento. Os gols foram marcados por Rafael Cruz e Neto Berola. O atacante alvinegro mudou a história da partida fazendo uma assistência e um gol. No primeiro tempo, a partida foi marcada por poucas chances de gols para as duas equipes. Porém, na segunda etapa a equipe mineira acordou e construiu o placar sem grandes dificuldades. O Galo espera o resultado do jogo entre Grêmio Prudente e Vitória para saber se continuará ou não fora do Z4. Com esse resultado o Atlético chega aos 31 pontos e ocupa a 16° posição. Já o Avaí mantém os 30 pontos e entra no Z4 ocupando a 18° colocação.

Grêmio 2:1 Cruzeiro
Grêmio e Cruzeiro fizeram um grande duelo no estádio Olímpico e o time gaúcho sai de campo com uma importante vitória de virada diante do líder da competição. O Cruzeiro saiu na frente com Montillo, o Grêmio empatou com Júnior Viçosa e Jonas, em cobrança de pênalti, marcou o gol da vitória. O jogo foi marcado pela marcação e pelo grande equilíbrio entre as duas equipes. O Cruzeiro, para permanecer na liderança, terá que torcer contra o Fluminense. O Grêmio, disparado com a melhor campanha do segundo turno, sobe para a sétima posição.

Atlético-GO 2:0 Vasco
O Atlético-GO recebeu o Vasco no Serra Dourada e saiu com uma boa vitória, que tirou a equipe da zona de rebaixamento. Os gols foram marcados por Anaílson e Márcio. Aos 35 minutos do segundo tempo, Adriano cruzou na área, Josiel desviou de cabeça e Fernando Prass fez grande defesa. No rebote, Anaílson chutou cruzado e fez. Depois, aos 42 minutos, o goleiro Márcio cobrou pênalti e fechou o placar. Com a vitória, o Atlético chegou aos 32 pontos e subiu para a 15ª colocação. O Vasco segue com 41 pontos, em 11°.

Palmeiras 1:1 Ceará
Palmeiras e Ceará empataram em 1 a 1 na Arena Barueri. A partida foi morna, com poucas chances de gols para as duas equipes. A primeira etapa foi amplamente dominada pelo Palmeiras que abriu o placar aos 45 minutos com Paulo Assunção. Já na segunda etapa, o Ceará melhorou e chegou ao empate com Geraldo cobrando pênalti. O Palmeiras chega aos 44 pontos e é o 9° colocado. Por outro lado, o Ceará alcançou os 39 pontos e é o 12°colocado.

Fluminense 0:0 Botafogo
Fluminense e Botafogo fizeram uma partida corrida, equilibrada, com boas oportunidades de gol, mas saem de campo com um empate em 0 a 0. O time do técnico Muricy Ramalho precisava da vitória para recuperar a liderança, já que o Cruzeiro perdeu na rodada, mas com o empate, permanece na segunda posição, um ponto atrás do time mineiro. O Botafogo segue colecionando empates e cai para a oitava posição.

São Paulo 4:3 Santos
Em um clássico emocionante, o São Paulo sai perdendo, consegue a virada, permite o empate do Santos, mas chega ao gol da vitória no último minuto de jogo. Os gols dos donos da casa foram de Dagoberto (2), Jean e Pará (contra/auto golo). O Peixe descontou com Neymar, Zé Eduardo e Patrick. Com esse resultado, o Tricolor sobe para o 9° lugar, agora com 44 pontos. O Santos, por sua vez, freia sua arrancada no Brasileirão e permanece no 4° lugar, com 48 pontos ganhos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO