Época 2015/16

Época 2015/16

O FC Porto é um clube especial?

O Benfica informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a PSP de que iria aplicar o regime de limitação à entrada de tarjas dos adeptos do FC Porto no domingo, apenas e só numa medida de reciprocidade pela simpatia com que os seus adeptos são recebidos no Estádio do Dragão.
O FC Porto, tomou as dores das suas claques que porventura queriam levar tarjas ofensivas para com o Benfica e os benfiquistas e em caso de vitória poderem gozar na casa dos outros.
Eu aplaudo se efectivamente a direcção do FCP já fez o mesmo no seu estádio. E digo mais, que legitimidade tem o Porto e os seus dirigentes quando não se dignam colocar a bandeira do Benfica no seu estádio, como é de lei, e também não mencionam o nome do clube.
A argumentação do FC Porto é que as claques do Benfica são ilegais. Se são, o problema não é do Benfica. E apesar desse facto, o Benfica não deixa de ser punido todas as semanas com multas.
Querem agora que se faça cumprir a legislação que dizem existir, mas por outro lado fazem as suas próprias leis na sua casa.

Leonor Pinhão mordaz para com Duarte Gomes

«A nomeação de Duarte Gomes não deixa os benfiquistas apreensivos, bem pelo contrário. E Jorge Jesus vai fazer uma jogada de mestre, colocando Jardel no lugar de Cardozo. É que Duarte Gomes, na Luz, tem um historial com o ‘outro’ Jardel. Sempre que o via cair na área marcava uma grande penalidade. Agora, como já temos um Jardel ‘nosso’, há que aproveitar esta mania do árbitro. A não ser que já lhe tenha passado a mania.»
É sempre bom rir um bocado antes dum clássico escaldante na Luz.

Piqué entrevistado por Sara Carbonero

Processo a Jesus deve dar em nada

O motivo pelo qual foi aberto um processo de inquérito a Jorge Jesus, é discutível. Explico porquê. Quem anda por dentro do futebol português nos últimos 20/30 anos, como é o meu caso, já viu coisas piores que passaram em claro. Basta pesquisar um pouco pela internet, juntando imagens do YouTube se tiverem dúvidas.
Algumas associações distritais de futebol não quiseram adequar os estatutos da FPF ao novo Regime Jurídico, no entanto devem julgar existir legitimidade para a CD da Liga exercer funções.
Com ferros se mata, com ferros se morre!
Luís Alberto mentiu, já o tinha dito noutro post, mas a instrutora do processo nem o confrontou com as declarações anteriores, tal a vontade de castigar Jesus.
Excelente artigo sobre este assunto, aqui!

Luís Alberto mentiu na Liga

O caso Jorge Jesus/Luís Alberto promete dar muito que falar.
Depois de ter dito que apenas tinha sido empurrado pelo treinador do Benfica, logo após os incidentes, posteriormente quando foi ouvido na Liga terá alterado o discurso, dizendo que foi agredido.
Obviamente Jesus está indignado e revoltado com o jogador brasileiro do Nacional e garante que recorrerá para o Conselho de Justiça se for punido com base nas afirmações mentirosas de Luís Alberto.
Ninguém de boa-fé pode garantir que viu Jorge Jesus agredir o jogador!

Duarte Gomes, acham bem?

Foi nomeado o árbitro Duarte Gomes para o escaldante Benfica-FC Porto de domingo. Que acham? A pergunta serve para ambos os lados.
Na minha opinião, antes ele que Jorge Sousa. E falo em Jorge Sousa porque era o outro candidato, de acordo com o que li há dias. Mas atenção, este lisboeta não vai muito com a cara do Benfica. Pelo menos é o que tem demonstrado ao longo dos anos.
Para quem não sabe, dizem que é afilhado de José Guilherme Aguiar.
E já que se fala em parentescos e outras ligações, Olegário Benquerença é genro de António Garrido, Jorge Sousa é um ex-Super Dragão, Soares Dias é filho do ex-árbitro com o mesmo nome, do tempo dos Calheiros, Guímaros e companhia, Rui Costa é irmão de Paulo Costa que a AF Porto quer colocar como presidente da arbitragem por isso a guerra da não aprovação dos Estatutos da FPF.

A ser verdade

O que se diz na imprensa sobre Taiwo, esqueçam este jogador.
Se já havia um acordo, ou princípio de acordo, escrito e agora quer mais está tudo dito sobre o carácter do jogador. Ele que pague a indemnização e chau!
É bom jogador, possante, mas concerteza existem outros laterais que possam substituir menos mal o nosso caxineiro. Que espero, como disse no post anterior, não saia por valores abaixo da cláusula.

Ainda e sempre Coentrão

Ontem especulou-se tanto por aí que Coentrão estava a um passo do Bayern de Munique. Confesso que não acreditei, por isso nem me referi ao assunto.
Agora, depois de ter lido que querem incluir Breno no pacote e oferecer 22 milhões, fiquei sem qualquer dúvida que se trata de mais uma tentativa falhada de transferir o nosso Fábio.
Eu sei que ele vai sair, mas com tantos interessados quem o quiser levar vai ter de pagar a cláusula. Se isso não acontecer ficarei desiludido com Luís Filipe Vieira.
Jogadores já temos bastantes, não são precisos mais incluídos no pacote das transferências.
Creio que o Benfica já tem 6 reforços garantidos para a próxima época e com possibilidade de vir mais um, isto partindo do princípio que Coentrão sai.

O último Benfica-Porto na Luz

Benfica quase na final da Taça em futsal

Depois de vencer na Luz a Fundação Jorge Antunes por 7-0, o Benfica está quase na final da Taça de Portugal em futsal.
A 2ª mão realiza-se no dia 6 de Abril em Vizela.
O adversário da final sairá da dupla Sporting/Leões de Porto Salvo que jogam a 30 de Março e 6 de Abril.
Tudo indica que seja o Sporting pois jogará a meia-final contra um equipa do escalão secundário, mas ...
E por falar no futsal benfiquista, o pivot Joel Queirós renovou contrato com o Benfica.

Benfica está melhor que o Porto

Calma aí, embora eu concorde não sou eu quem o diz, mas sim o Romeu, ex-jogador do Benfica e do Porto.
Confesso que pensava que ele fosse mais portista que benfiquista, mas hoje vi que era precisamente o contrário. É benfiquista!
Justificou a sua opinião dizendo que o FC Porto vive mais de algumas individualidades, enquanto o Benfica vive mais do seu colectivo.
Quem está melhor ou pior saber-se-à no domingo.
Como benfiquista claro que gostaria de vencer no domingo por todas as razões e mais uma. Porque obrigaria o Porto a ter de esperar e ter de continuar a vencer os jogos seguintes, mantendo a pressão e não dando azo a poderem relaxar.
Face ao calendário apertado que ambos têm no próximo mês de Abril, mais o Benfica porque tem uma final agendada para 23, apenas três dias depois de jogar a 2ª mão da meia-final com os portistas.
Sinceramente não entendo como é que a Liga marca uma final para esta data.

Relembrando a falácia do túnel

Um cheirinho de Nolito

No último jogo do Barcelona B, Nolito marcou este golo espectacular. A maioria tentaria fazer a bola contornar o guarda-redes.

A grandeza do Benfica

Saviola já passou por clubes enormes como o Barcelona e o Real Madrid. Apesar disso confessa-se surpreendido a cada dia que passa com a enormidade do Benfica, em todos os aspectos.
Não é qualquer clube que consegue meter mais de 20 mil adeptos num estádio doutro país. Nem os clubes acima citados.
Para aqueles que se acham os maiores, leiam o que ele diz, ou oiçam mais logo o que ele irá dizer na entrevista à Benfica TV.
A grandeza dum clube não se mede apenas pelo número de títulos, apesar de nesse quesito o Benfica ainda ser o MAIOR em Portugal, mas no número de adeptos, de sócios, na capacidade de mobilização, etc.

RAP e Rui Unas gozam com Futre (espectacular)!!!


RUI UNAS - de morrer a rir!

Aimar ou Martins?

A ser verdade a notícia d'A Bola Pablo Aimar ou Carlos Martins sairá no final da época. Motivo, a contratação do brasileiro Bruno César.
Bom, pode ser verdade ou não. 
É verdade que Aimar tem apenas mais um ano de contrato e é um jogador frágil do ponto de vista físico, infelizmente. Daí e também devido ao elevado salário é bem capaz de ser ele a sair, garantindo ao Benfica algum retorno financeiro.
Se aparecer uma boa proposta por Carlos Martins pode ser ele a sair.
Neste cenário, qual preferiam que ficasse?

À atenção do Benfica e dos benfiquistas

O clássico do próximo domingo promete ser quente e com muita polémica. Espero que não dentro do Estádio.
Já li comentários de portistas em vários blogues que dizem ter comprado bilhetes nas Casas do Benfica. E numa delas, não foi indicada, foram apenas 23! Se aconteceu é um absurdo. Então não confrontam o cartão de sócio com a identidade do portador?
Já era de esperar que acontecesse e por isso o Benfica suspendeu a admissão de novos sócios. Agora abrirem brechas nas Casas é inadmissível.
A direcção deve rapidamente investigar como foram vendidos os bilhetes.

Guimarães na final da Taça de Portugal

Depois do empate a zero em Coimbra, o V. Guimarães qualificou-se para a final uma vez que tinha ganho 1-0 na 1ª mão da meia-final.
Falta saber agora se será o Benfica, como eu e todos os benfiquistas esperam, se o FC Porto. Para já o favorito é o Benfica porque entra a vencer por 2-0 e joga em casa no dia 20 de Abril (?).
Não foi um jogo bonito mas foi emotivo porque a Académica tudo fez para vencer e o Guimarães para não sofrer qualquer golo.

Eriksson não quer ver o Porto ganhar na Luz

Tal como eu e milhões de benfiquistas, Eriksson não quer ver, nem sequer imaginar o Porto ganhar na Luz no próximo dia 3 de Abril.
Eriksson conhece bem o basfond do futebol português até porque era o técnico quando o Benfica foi ganhar às Antas por 2-0, no célebre jogo em que os jogadores do Benfica não puderam equipar-se no balneário e em que alguns dirigentes benfiquistas foram agredidos no túnel do mesmo estádio nesse dia.
E ainda se permitem os portistas falar de túneis!
Confesso que nunca imaginei que Eriksson sentisse tanto o Benfica. Afinal é um como nós!

Mais um sábado Glorioso

Este foi mais um sábado Glorioso. Todas as modalidades jogaram hoje e venceram.

Andebol - 22ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional
O Benfica foi vencer fora o Sporting por 22-21, terminando esta fase do campeonato em 3º lugar. 
Agora segue-se a fase final com os 6 primeiros classificados, a saber: FC Porto, ABC, Benfica, Madeira SAD, Sporting e Águas Santas. Metade dos pontos da 1ª passam para a 2ª fase, partindo o Benfica com menos 3 pontos que os dois primeiros, embora dependa de si para ser campeão.

Basquetebol - 20ª jornada da fase regular do campeonato nacional
O Benfica venceu na Luz a Ovarense (4º) por 94-83, mantendo o 2º lugar.
De salientar que o melhor marcador da equipa foi o novo reforço Marquin Chandler com 21 pontos. Temos reforço!

Futsal - 22ª jornada do campeonato nacional
O Benfica venceu no Louriçal a equipa do Instituto D. João V (4º) por 2-1, com golos de Joel Queirós.
Mantém o 1º lugar, isolado e invencível, agora com 60 pontos. Amanhã poderá ficar mais distanciado do 2º Sporting se este não vencer o Belenenses.

Hóquei em patins - 23ª jornada do campeonato nacional
O Benfica foi vencer a Torres Vedras a equipa da Física por 7-4, com golos de João Rodrigues (3), Luís Viana (2), Valter Neves e Cacau, subindo provisoriamente ao 1º lugar.

Voleibol - 7ª jornada da 2ª fase do campeonato nacional
O Benfica foi vencer à ilha Terceira (Açores) a equipa da Fonte do Bastardo por 3-1, com os parciais de 29-31, 22-25, 25-16, 15-25. 
Classificação:
1. Benfica 7 / 20 pontos
2. Fonte Bastardo 7 / 12
3. Sporting Espinho 7 / 12
4. Castêlo da Maia 7 / 12
5. Vitória de Guimarães 7 / 6
6. Leixões 7 / 1 
Apesar da larga vantagem sobre o 2º classificado, por sinal o adversário de hoje, não podemos deitar foguetes pois haverá uma final entre os dois primeiros classificados no final desta fase.

E os sportinguistas não acreditaram em Futre!

Bruno César fora do clássico paulista

Devido ao facto de não ter treinado na 6ª feira e estar resolvendo detalhes da sua transferência para o Benfica, com quem assinará um contrato válido popr 4 anos, o médio Bruno César está fora do Corinthians-S. Paulo de amanhã.
O atleta continuará no Timão até Junho.
Para quem não sabe, o atleta foi negociado pelo grupo DIS, dono de 100% dos seus direitos económicos. O Corinthians terá direito a 20% do lucro da venda.
Veja aqui!

Os corintianos estão "putos" pela saída de Bruno César

Dando uma volta pelo twiter, por blogues e sites, só se lêem comentários de adeptos do Corinthians chateados e tristes com a saída de Bruno César para o Benfica.
Vejam algumas reacções.
- Nãooooo o Bruno César não pode ir pro Benfica!!!!!
- Poxaa..Eu até gostava da forma de jogar do Bruno!! Boa Sorte.
- Bruno César é do Benfica. O Meio Campista, Assinou o contrato com o Benfica, ao contrário do que achavam ele não foi para o Porto! 
- entrando no globo esporte - *Bruno César é vendido ao Benfica #FUUU Parabéns tite --' 
- Só espero que o Benfica pague com dinheiro que da pra contratar o Alex... 
- Sai Bruno César e vem Adriano, MAS QUE MERDA! Pelo menos o BC vai pro Benfica... menos mal 
- Aí o Corinthians vai e consegue achar um camisa 10...um ano depois vende ele para o Benfica.
- Voltei.Caraka perdi muita coisa, Bruno César acertou com o Benfica? MAS QUE PORRA É ESSA TITE, O DANILO VAI SER TITULAR AGORA? FILHO DA PUTA 
- NÃO ACREDITO que o Corinthians liberou o Bruno César pro Benfica! VAI TOMAR NO CU! 
- Corinthians erra ao negociar Bruno César com o Benfica. Já possui um elenco reduzido e ainda fica vendendo jogadores? Erro no planejamento.

Lembro que a transferência ainda não está fechada porque falta a empresa DIS acertar com o Corinthians o montante a pagar pelos 20% de direitos desportivos. Os direitos económicos pertencem a 100% à DIS.

Fernando Gomes, só agora?

O presidente da Liga de Clubes pela primeira vez desde que está no cargo, apelou à calma entre os adeptos do futebol.
«O meu repto aos adeptos vai no sentido de que vão, calmamente, assistir aos espectáculos de futebol e nada mais do que isso», disse Fernando Gomes.
Pois bem, concordo, aliás todos os verdadeiros desportistas concordam, só estranho porque motivo nunca o fez antes. Não foi por falta de oportunidades.
Creio que já era presidente, embora ainda não tivesse tomado posse, quando o Benfica foi ao Porto no final da época passada e todos sabiamos que estava sendo preparado um ambiente de terror para esse jogo. Aqui na blogosfera soube-se que haviam sido compradas dezenas de bolas de golfe por adeptos portistas.
Em Novembro, novo clássico no Dragão, mais apedrejamentos, mais bolas de golfe, galinhas até no campo e nem uma palavra, nem antes nem depois. Quem tem cú tem medo não é sr. presidente?
Eu espero e desejo que não aconteça nada, para bem do futebol e dos que gostam verdadeiramente deste desporto, mas sobretudo para bem do Benfica que não quer ser punido por actos de vandalismo dos seus adeptos ou dos outros.

Ganso em litígio com o Santos

O médio Paulo Henrique Ganso do Santos, está a fazer tudo para ser transferido para um clube europeu. Presume-se que o Inter de Milão, treinado pelo brasileiro Leonardo.
O jogador está a tentar forçar o Santos a baixar a cláusula de rescisão que actualmente é de 50 milhões de euros para que possa ser transferido para a Europa.
A direcção do Santos não aceita baixar a cláusula, mas tentou aumentar-lhe o salário mensal que neste momento é bastante baixo comparativamente a dezenas de jogadores a actuar no futebol brasileiro.
Apesar dos pais terem concordado com a proposta e tentado que o filho a aceitasse, ele não quis.
Vamos ver como acaba este braço de ferro já que dificilmente algum clube pagará os 50 milhões, até porque Ganso esteve parado vários meses devido a operação a um joelho, e o jogador não aceita a prorrogação pretendida pelo clube, com aumento salarial.
Quem mais terá a perder será o clube pois o jogador está contrariado e no final do contrato pode sair apenas pela verba referente aos direitos de formação. 

Queiroz precisa ser internado

O ex-seleccionador Carlos Queiroz está a precisar de ser internado para bem da sua sanidade mental.
O homem anda numa luta contra moínhos de vento, qual D. Quixote. E atira para tudo quanto mexe.
Depois de Laurentinos e Hortas, agora é Pepe. 
«Ele que não se meta na minha vida quando sou pontapeado na minha dignidade, moral a profissional, assim como eu não me meto na vida dele quando pontapeia selvaticamente colegas de profissão na cabeça».
Não é que não tenha razão em algumas situações mas o homem julga-se um perseguido e injustiçado, disparando ódio para todos os lados.
Na ânsia de que lhe dêem razão em tudo, até quer comprometer o amigo, dr. Gomes Pereira, médico do Sporting, exigindo que diga o que sabe do caso Liedson.
Acalme-se homem porque todo esse ódio faz-lhe mal e acaba por perder os poucos amigos que ainda tem.

Outro caso James?

No verão passado o FC Porto comprou o parte do passe do colombiano James Rodriguez, que na altura se dizia estar a ser pretendido pelo Benfica.
Comprou mas não pagou nas datas estipuladas no contrato. Tanto que o jogador esteve muito tempo sem poder ser inscrito na Liga por falta do certificado internacional. Só depois das vendas de Bruno Alves e Raul Meireles fizeram o pagamento e o certificado chegou.
Agora, segundo a versão do Cerro Porteño, o mesmo está acontecendo com Iturbe. Ainda não viram a cor do dinheiro.
«Vão pagar. O FC Porto é um grande clube da Europa e um dos mais populares de Portugal», afirmou o presidente Juan José Zapag ao Canal 13 do Paraguai. 
É feio não cumprir os compromissos, além da imagem feia para Portugal e acaba por prejudicar outros clubes.

Bruno César é grande jogador

É um médio ofensivo goleador, canhoto, que joga no Corinthians de São Paulo. 
Chegou ao Timão em 2010 vindo do Santo André, clube da cidade com o mesmo nome da Grande S. Paulo onde jogou o campeonato paulista e só depois se transferiu para o actual clube de Liedson. E por falar em Liedson, ainda esta 4ª feira Bruno César fez uma assistência para golo do Levesinho.
Este jovem de 22 anos feitos em Novembro, chegou ao Corinthians e entrou logo na equipa, marcando 15 golos no Brasileirão. 
O ano de 2010 foi inesquecível a nível individual pois foi considerado a revelação do ano quer no campeonato paulista pelo Santo André, quer no Brasileirão pelo Corinthians.
Dizem que o seu empresário está em portugal para negociar com o Benfica. Verdade? Mentira? Logo veremos!
O que é certo é que se Jorge Jesus achar que precisa dum jogador com as suas características na equipa, então vale a pena contratá-lo.

Um exemplo que devia ser seguido em Portugal

O internacional brasileiro Roberto Carlos, foi alvo dum ataque racista por parte dum adepto do Zenit, em São Petesburgo, quando a equipa onde actua foi jogar com a equipa dos portugueses Meira, Bruno Alves e Danny.
Sabem o que aconteceu ao adepto, foi proibido de entrar no estádio do clube russo.
Exactamente o que acontece em Portugal não é verdade?


É para levar a sério?

Li uma notícia que dá conta do interesse de Dias Ferreira, candidato a presidente do Sporting, contratar o lateral esquerdo nigeriano Taiwo que também é pretendido pelo Benfica.
Se o jogador ainda tem dúvidas, a ser verdade o que diz o seu empresário, se virá para o Benfica que irá participar na Liga dos Campeões, mesmo que seja através de pré-eliminatória, porque terá outros emblemas com mais argumentos financeiros interessados, casos de AC Milan, Manchester City e outros, viria para o Sporting? Francamente srs. Dias Ferreira e Paulo Futre!
Sonhar é fácil.

A diferença de comportamentos que divide opiniões

Quando se trata de agir e de conseguir resultados de nada serve haver superioridade moral, invocação de grandiosidade ou cotejo de diferenças!  E eu já estou farto disso: que somos grandes, que temos duzentos e tal mil sócios, que temos isto e aquilo, que prezamos a seriedade e a verdade desportiva. Uma ova! E aqui, torna-se legítimo que eu pergunte; de que aproveita tudo isso para o fim que se pretende? Que não devemos retaliar isto e aquilo, que devemos mostrar que somos diferentes, que as atitudes dos agressores são iníquas e condenáveis. Uma ova! Volto a inquirir: na verdade, de que serve tudo isso? Quereis que vos diga? Serve de humilhação e de ridículo! Serve de gozo e de risota! Serve de tristeza e desânimo! 
Enquanto o Benfica se arvora em paladino dos bons costumes, os Criminosos apedrejam e atacam, enquanto o Benfica clama que é o maior, os Criminosos ganham tudo, enquanto o Benfica faz apelo a uma presumível força moral, os Criminosos coleccionam triunfos em todas as frentes, enquanto passamos o tempo a berrar como coitados, os Criminosos seguem, cantando e rindo, na senda dos triunfos. E, amigos, isso é o que ficará nos anais dos pergaminhos, pois no dia seguinte a tudo acontecer já ninguém se lembra de como tais triunfos foram conseguidos e sim do que vai ficar na história. Em tais assuntos a Justiça torna-se despropositada e sem cabimento. 
Somos ingénuos, somos pacóvios, não nos lembramos que no meio de um pântano não nos podemos dar aos luxos do caminho seguro dos tempos de paz. No meio dum pântano há que tentar sobreviver sem olhar a moralidades nem ter pruridos no uso dos respectivos meios para sair dele. Com enjoativo pesar o constato: o Benfica assumiu, de forma visível e deprimente, o complexo de capitulação perante os Criminosos, ao ponto de ser por eles derrotado, com todo o cunho duma inevitável fatalidade, seja em que lugar ou circunstância for; baskete, hóquei, andebol e muito mais. Triste sina!
Nunca vi ganhar guerras com festinhas e carícias. No princípio da Grande Guerra e no auge do seu poderio e agressão a Alemanha nazi bombardeou Londres, blasonando que em Berlim nunca haveria de cair uma bomba aliada. E que fez Churchil? Acobardou-se ou resignou-se, tentando agir com civilidade e lisura? Nada disso. Pegou num velho bombardeiro já quase desconjuntado e na sucata e mandou-o até Berlim lançar apenas uma pequena bomba. Nem cócegas fez, como se previa, mas o efeito psicológico foi devastador. 
Os criminosos agridem-nos como querem, quando querem e da maneira que querem, zombando na nossa cara e eu, seguindo um conceito filosófico tão válido como outros, entendo que devemos retaliar e em força. Se nos considerarem violentos, mais vale do que chamem “patos bravos”, se nos interditarem o estádio, partir-lhe-emos os dentes noutro estádio qualquer, se nos humilharem na casa deles devemos enfrentá-los sem trégua e sem medo onde quer que nos encontremos. 
Enquanto o Benfica se mantiver nesta apagada expectativa de que alguma coisa possa mudar, nada irá conseguir e caminhará sempre por um soturno e mesquinho vale de sombras. As ervas daninhas não se podem exterminar com adubo mas sim com pesticidas e dos mais eficazes. 
Não existe grandeza quando se não luta por ela com heroísmo e determinação pois, como reza o axioma, dos fracos não reza a História. 
Acreditem que, depois de tantos anos e sem antever um fim para toda esta funesta situação, começam a apoderar-se de mim a desilusão e o cansaço. Sempre fui um homem  sociável e de paz, mas se algum chico-esperto me tentar agredir, estejam certos de que nunca lhe ajeitarei a outra face e, podendo, dar-lhe-ei o merecido troco!

(Post do benfiquista Rivus, do Prosas Vermelhas)

Comunicado hipócrita

O comunicado do FC Porto publicado no site do clube é hipócrita.
É hipócrita porque até agora nunca se dignou dizer uma palavra que fosse sobre os constantes ataques às Casas do Benfica e agora vem criticar o ataque à sua Casa de Coimbra desta forma, «Estabelecer uma causa-efeito entre o discurso no Estádio da Luz e o incidente de Coimbra é mais fácil do que ler nas estrelas o que quer que seja.»
Isto contribui para o clima de pacificação que se pretende?

Medida inteligente do Benfica

Tendo em vista a eventual infiltração de sócios não benfiquistas, a direcção do Benfica decidiu suspender a admissão de novos sócios no período compreendido entre amanhã e o dia 3 de Abril.
Afinal a direcção está bem atenta!
Nesta fase escaldante nas relações entre benfiquistas e portistas, nada seria de admirar que alguns infiltrados tentasse inscrever-se como sócios apenas para provocarem desacatos e culpabilizar o Benfica.
Sempre fui contra a penalização dos clubes por desacatos dos seus adeptos precisamente por nem sempre serem do clube. 
Quem não soube que em Braga, aquando do Braga-Benfica, muitos adeptos bracarenses eram portistas infiltrados, embora naquela situação houvesse uma comunhão de objectivos.

A pedido dum leitor

Estatutos da Federação vão ser apreciados pela UEFA

Afinal o assunto ainda não morreu.
Lourenço Pinto, presidente da AFP, dizia no final da assembleia-geral de sábado passado com ar vitorioso que os estatutos estavam aprovados para enviar à UEFA/FIFA. E com ar vitorioso porque achava que dessa forma estava tudo nos conformes, mas a nível interno com o chumbo de 3 pontos dos estatutos, a coisa ainda não estava resolvida.
Pois é, só que os membros da UEFA/FIFA não são menos espertos que ele, querem esclarecimentos sobre o assunto.
Afinal Lourenço, parece que o teu tiro saíu pela culatra!

O polvo dos papalvos

Apareceu um novo blogue dum jornalista sportinguista chamado "O polvo dos papalvos".
Vale a pena ler pois as histórias prometem.
Pretende contar as histórias de que muitos já ouviram falar mas que poucos têm coragem de escrever porque o "polvo" existe mesmo e há 30 anos.

Violência gera violência, infelizmente

Ontem foi o que todos sabemos.
Hoje o Benfica pediu aos seus adeptos para não retaliarem.
Depois o FC Porto veio fazer o mesmo.
E entretanto em Coimbra uma Casa do Porto foi vandalizada.
Onde é que isto vai parar?
Porque motivo o FC Porto não fez mais cedo o apelo?
O autocarro do Benfica não teria sido tantas vezes atingido, as Casas do Benfica de Braga, de Gaia e doutros lugares e a do Porto de Coimbra talvez não tivessem acontecido.

É uma questão de honra vencer o Porto

Quem o disse foi Jorge Jesus ontem depois da vitória sobre o Paços de Ferreira! E eu concordo em absoluto.
Temos de vencer por todas as razões e mais uma.
- Impedir a conquista do título em nossa casa, da mesma forma que nos impediram na época passada;
- Impedir que terminem o campeonato invictos para não igualarem um record que é nosso;
- Vingar os 5-0 da 1ª volta;
- Mostrar que o exagerado avanço que dispõem não é fruto de superioridade mas de outros factores.
A prova de que a diferença pontual nada tem a ver com a diferença entre as duas equipas, vê-se noutras provas.
Na Taça da Liga, o Benfica está na final enquanto o FC Porto foi eliminado na fase de grupos.
Na Taça de Portugal, o Benfica foi ganhar ao Dragão por 2-0, estando a um passo de garantir a final, já que pode até perder em casa.
Na Liga Europa, estão ambos nos quartos-de-final.

Graças a Deus!

É de aplaudir a não reeleição de Gilberto Madaíl para o Comité Executivo da UEFA!
Porquê? Ora porque assim já não tem qualquer legitimidade para concorrer à reeleição na FPF. Menos um dos que tanto mal têm feito ao futebol português. 
A limpeza tem de começar!
Com novos estatutos, ainda que com alguns engulhos para resolver, precisa-se dum novo presidente, duma nova direcção que queira tornar o futebol em Portugal num desporto limpo, sem corrupção!
Que se reforme e se dedique à pesca em Aveiro.

O exemplo oposto

Enquanto do lado do FC Porto (até ao momento e já lá vão meses de vandalismo, inclusivé dentro do seu estádio) não há um pedido de desculpas, nem tão pouco uma palavra de condenação por tudo o que tem acontecido, do lado do Benfica e antes do vandalismo pós-Paços de Ferreira, dizia-se isto.
«Seria desejável que as pessoas tivessem comportamento civilizado, pois não estamos em guerra com ninguém. A única coisa que queremos é bom futebol e transparente».
«Se os benfiquistas atacassem alguém do FC Porto, a primeira coisa que o Benfica faria, através do seu presidente, era condenar esse acto. Não partilho minimamente da opinião de que devemos retaliar da mesma maneira de que fomos agredidos. A grandeza do Benfica deve reflectir na indiferença pela justiça feita por nós próprios», disse Domingos Soares de Oliveira à Benfica TV.  
Esta é a diferença ao nível de clubes!

Vândalos voltam a atacar

Os vândalos do clube do presidente acusado por corrupção voltaram a atacar após o jogo de Paços de Ferreira.
O clima para o jogo do dia 3 de Abril anda a ser preparado. Há dias foi a agressão ao vice-presidente Rui Gomes da Silva, hoje foi o ataque com um saco de pedras ao automóvel do presidente Luís Filipe Vieira. O que virá mais ainda?
Ao não condenar estes e todos os outros ataques que o autocarro do Benfica sofreu ao longo dos últimos meses, o presidente do FC Porto está a ser conivente com a situação.
Pressente-se um clima de révanche no próximo dia 3 de Abril.
Até agora silêncio absoluto, a imprensa limita-se a dar as notícias e a não ser os benfiquistas, nem uma palavra de condenação. Nem das autoridades.
A raiva contra os actos cobardes e a impunidade aos autores, estão a deixar muitos benfiquistas sequiosos de vingança. Temo o pior!

Goleada antes do clássico

Para quem pensava que o Benfica estava em maré baixa, depois de dois empates nos últimos jogos, apesar dum deles ser com sabor a vitória, aí está a resposta.
Grande 1ª parte do Benfica que entrou a todo o gás e quase marcava através de Jardel na sequência dum canto. Não o conseguiu mas logo a seguir Cardozo voltou aos golos aos 4 minutos fazendo o 1-0 através de penálti que havia sido cometido sobre Javi Garcia. Depois aos 12 Aimar apareceu na cara de Cássio e fez o 2º, para Gaitán fazer o 3º da partida num golo espectacular ainda antes da meia-hora. 
O Paços de Ferreira nunca baixou os braços e conseguiu o seu golo através dum autogolo de Carole que foi infeliz ao desviar de cabeça na sequência dum livre marcado por pretensa falta de Jardel.
À beira do intervalo o Paços ficou reduzido a 10 por expulsão de Javier Cohene que depois de ter visto um amarelo no lance do penálti, agarra a camisola de Saviola quando este se escapava para a área.
Na 2ª parte, a jogar contra 10 e com 3-1 no marcador, o Benfica baixou o ritmo trocando a bola, apesar dos pacenses nunca terem baixado os braços, procurando sempre o golo. Porém, a entrada de Nuno Gomes a 15 minutos do fim veio abanar o jogo, acabando por marcar os dois últimos golos.
Quanto a mim este jogo deveria ter terminado com um 7-3. Parabéns ao Paços!
Os portistas sonhavam com perda de pontos do Benfica para não precisarem de ganhar na Luz mas os jogadores benfiquistas não quiseram. E, se o Benfica ganhar ao Porto como espero, reduz para 10 pontos a 5 jornadas do fim adiando o título portista para as últimas jornadas não os deixando descansados para se dedicarem à Liga Europa.

Paços de Ferreira-Benfica online

Quem não puder assistir ao Paços de Ferreira-Benfica ao vivo, acompanhe aqui, aqui ou aqui.

O Benfica alinha com o seguinte onze inicial:
Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Carole; Javi Garcia; Jara, Aimar, Gaitán, Saviola e Cardozo.

1-0 para o Benfica com golo de Cardozo de penálti por falta sobre Javi Garcia na sequência dum canto.
2-0, agora foi Aimar após uma bela jogada de ataque.
3-0, por Gaitán. Um golo espectacular.
3-1, autogolo de Carole na sequência de livre do lado esquerdo. Quanto a mim não há falta de Jardel!

Descalça a bota Jaquim!

O administrador financeiro da Benfica-SAD disse hoje que o clube quer 40 milhões de euros por época pelos direitos televisivos.
Embora não tenha descartado a renovação com a Olivedesportos, disse também que o clube já se encontra a negociar com outros eventuais parceiros.
Joaquim Oliveira, patrão da Olivedesportos tem aqui uma valente bota para descalçar porque se se chega à frente e aceita a pretensão do Benfica terá de subir o valor do FC Porto de 18 para 32 milhões, quase o dobro. Isto porque ao renovar o contrato os azuis terão colocado no mesmo uma cláusula que lhes garante 80% do que o Benfica receber.
Domingos Oliveira disse ainda que o Benfica sabe quais são os custos e as receitas da Sport TV.

Porque hoje há um Paços-Benfica

Não tem ambições de treinar a outro nível ou ainda não se considera preparado?
É claro que tenho. Nunca pensei chegar a este ponto tão rapidamente, mas estou preparadíssimo para treinar qualquer clube. Não posso fazer futurologia e não sei se depois os resultados serão os melhores, mas sinto-me preparado.

Rui Vitória, técnico do Paços de Ferreira que vai jogar a final da Taça da Liga com o Benfica e que está bem classificado no campeonato, é um dos técnicos mais promissores do futebol português.
Não duvido que será a curto/médio prazo um dos melhores treinadores do futebol português.
Só espero que hoje não vença o Benfica!

Leia a entrevista na íntegra aqui.

Salvio não quer voltar ao Atlético de Madrid

Quem não se lembra das notícias postas a circular há algum tempo atrás sobre Salvio e a possibilidade de rumar ao FC Porto na próxima época.
Pelos vistos esses especuladores não procuraram saber o que pensava Salvio e o Benfica.
Salvio está feliz e quer ficar. O Benfica também quer.
Falta o acordo com o Atlético de Madrid.

Porque não se marcam penáltis ao Porto?

Se dizem que o FC Porto é o melhor do campeonato porque será que os árbitros teimam em não marcar penáltis contra a equipa azul?
Logo a abrir a partida mais uma mãozinha de Rolando fica por assinalar e o consequente penálti.
Dirão, mas o Porto venceu por dois de diferença. Pois é, mas podia ter estado a perder por 2-0, o que não é a mesma coisa que estar a perder por 1-0.
Daqui a 15 dias tenho fé que a invencibilidade vai acabar! A não ser que os árbitros continuem a dar o empurrãozinho do costume.

Jesus tem razão!

Jorge Jesus disse que o PSV é o clube que tem mais historial comparando com o Spartak de Moscovo e com o Dínamo de Kiev.
E tem razão Jesus!
O PSV visto à lupa.
(Clique na imagem para aumentar)

A mentira da aprovação dos estatutos

Muitos esperavam ansiosamente a aprovação dos estatutos da FPF pensando que a partir daí tudo mudaria no futebol português. Que finalmente ficaria limpo. Mas, a corrupção não dorme para manter o poder!
Foram aprovados na generalidade para UEFA e FIFA verem, mas depois na discussão na especialidade, chumbaram os artigos que não lhes convinham, ou sejam aqueles que lhes tirariam o poder de continuar a mandar na arbitragem e na disciplina.
Vamos ver como é que fica, mas não será fácil mudar para que haja transparência no futebol português.
Leiam este excelente artigo sobre este tema.

O pai de Coentrão queria contrato vitalício do filho com o Benfica

Só pode ser provocação

Uma notícia do Correio da Manhã.
Só se Maxi não quiser renovar. Caso contrário, renova sem ser preciso o empresário para nada! Isto é pressão do sr. que sabe que o Benfica não lhe quer comprar os 30% pelo preço que ele quer. 

Mais um sábado Glorioso

O Benfica teve mais um sábado Glorioso vencendo no futebol júnior, no futsal, no basquetebol e no hóquei em patins.

Futebol (júniores) -  6ª jornada da fase final do campeonato nacional 
No Caixa Futebol Campus golearam o Sp. de Braga por 7-1, com golos de Diogo Caramelo (3), Diego Lopes (2), Ivan Cavaleiro e Ederson Moraes (guarda-redes, num pontapé de baliza a baliza), igualando o V. Guimarães no 2º lugar a 3 pontos do líder FC Porto.
Na próxima 4ª feira joga-se um FC Porto-Benfica.

Futsal - 21ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional
No Pavilhão da Luz, vitória sobre o AMSAC por 5-1, com golos de Arnaldo (2), Diego Sol, Gonçalo Alves e Davi
Depois de ter eliminado o Belenenses da Taça de Portugal há 2 dois, esta equipa mantém o 1º lugar e continua invencível.

Basquetebol - 19ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional
Na Figueira da Foz, vitória difícil sobre o Ginásio por 78-74, mantendo o 2º lugar na prova.
Destaque para Heshimu Evans que foi o melhor marcador da partida com 23 pontos.

Hóquei em patins - Taça CERS
No Pavilhão da Luz, goleada à equipa espanhola Lloret por 6-0 na 1ª mão dos quartos-de-final. Golos de Luís Viana (3), Cacau (2) e Caio.
Vantagem muito importante para a 2ª mão.
Amanhã temos o Voleibol (Benfica-V. Guimarães) na Luz e o Andebol (FC Porto-Benfica) no Dragão.
Na 2ª feira o Futebol sénior (Paços de Ferreira-Benfica) em Paços de Ferreira.

Finalmente!!!

Com cerca de 2 anos de atraso, os estatutos da FPF foram finalmente aprovados na generalidade. 
Tal só foi possível porque as associações de Coimbra, Évora, Portalegre e Castelo Branco mudaram o seu voto e a AF Braga se absteve de votar, abandonando a sala.
Votaram contra os do costume, Porto, Leiria, e as vendidas Angra do Heroísmo, Horta, Guarda, Viana do Castelo e pasme-se a Associação de massagistas!

O Benfica é isto

Jogue onde jogar, os seus adeptos estão lá, seja em Portugal ou no estrangeiro. 
Qual o clube português que consegue ter mais apoio no estrangeiro do que o clube da casa?
Oiçam alguns jogadores do Benfica.

Fred, continua a pensar assim

O treinador do PSV diz que o Benfica pratica um futebol atractivo, mas esteve a ver alguns jogos e viu que a equipa sofre alguns golos.
Fred, continua a pensar assim. Jorge Jesus agradece!
É bom que ele esteja optimista e subestime o Benfica. Esqueceu-se porém de dizer que a sua equipa também sofre alguns golos.
É preciso é ter cuidado com este senhor

Que equipa na 2ª feira?

Depois do apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa que equipa deve Jorge Jesus apresentar na 2ª feira em Paços de Ferreira?
Uma vez que acontecerá uma paragem do campeonato devido aos compromissos da selecção nacional, julgo que o Benfica deveria apresentar uma equipa mista em Paços de Ferreira. E porquê, porque convinha ganhar na Mata Real para manter distâncias para o 3º lugar e inviabilizar um maior avanço do FC Porto.
Na baliza poderia ser lançado Júlio César, na defesa, Maxi, Luisão, Sidnei manter-se-iam, e Peixoto dando descanso a Coentrão que não será poupado na selecção e por outro lado não pode ver nenhum amarelo sob pena de não poder jogar na Luz frente ao Porto.
No meio campo, continuaria a gestão entre Martins e Aimar, Javi jogaria porque não está convocado para a selecção espanhola, Salvio e Gaitán poderiam jogar um período também, apesar de estarem convocados para a selecção argentina.
Na frente, Saviola e Cardozo poderiao jogar, assim como Jara no lugar de algum dos compatriotas (Salvio ou Gaitán).

O que dizer do sorteio?

Foi bom, foi mau? Logo se vê a 14 de Abril, data do jogo da 2ª mão dos quartos-de-final.
Este era um dos adversários preferidos pela maioria dos benfiquistas, ainda que pudesse ter sido melhor se fosse o Braga ou o Twente.
Pessoalmente, acho que o Braga seria o mais acessível não só por ser bem conhecido dos jogadores e equipa técnica, como pela possibilidade de saldar umas continhas recentes. Fora isso, para bem do futebol português, seria preferível jogar com uma equipa estrangeira.
O FC Porto não queria encontrar já nesta eliminatória também pelo futebol português, mas sobretudo porque seria um fartote de Benficas-Portos em Abril. Nada menos de 4!
Queria apanhar o FC Porto na final em Dublin para tira-teimas de quem é melhor.
Das equipas estrangeiras não gostaria de apanhar equipas do leste (Dínamo e Spartak) porque o Benfica normalmente não se dá muito bem com elas, nem o Villareal que é uma equipa muito perigosa.
Seria bom que o Benfica e o Braga se apurassem porque jogariam entre si nas meias-finais.

Nem as bolas de golfe o incomodam

Roberto, apesar de costumar ser brindado com bolas de golfe quando joga no Dragão, nem assim se amedronta e diz que não se importaria de jogar contra o Porto nos quartos-de-final da Liga Europa.
Javi Garcia também diz que gostaria de encontrar na próxima eliminatória uma equipa portuguesa.
Enfim, vamos esperar pouco tempo para saber quem será o adversário de quem!

Sorteio dos "quartos" da Liga Europa

Realiza-se hoje a partir das 12 horas em Nyon, na Suíça, o sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa.
Das oito equipas ainda em prova, três são portuguesas pelo que a probabilidade de haver algum jogo entre elas é grande, aliás muito grande. Só para termos uma ideia, para que cada equipa portuguesa apanhe uma equipa estrangeira, haverá apenas um dos quatro jogos dos quartos-de-final, sem equipas portuguesas.
Vamos estar então muito atentos ao sorteio e seja o que Deus quiser!
Com a certeza que os jogadores do Benfica estão empenhados em continuar a sonhar com esta Liga Europa.
Quem sabe, as possibilidades são 1 em 8.

Portugal em grande na Liga Europa

Não tenho no momento dados estatísticos que o confirmem, mas creio que deve ser a primeira vez que Portugal tem 3 equipas nos quartos-de-final duma competição da UEFA. Outros países tinham 3 equipas, casos da Holanda e da Rússia, mas perderam o Ajax (Holanda), o CSKA e o Zenit (Rússia).

Ficaram em prova:
- Benfica
- FC Porto
- Sp. Braga
- PSV
- Twente
- Spartak de Moscovo
- Villareal
- Dinamo de Kiev
Três equipas portuguesas, duas holandesas, uma russa, uma espanhola e uma ucraniana.
Quem gostaria de apanhar nos quartos? Uma das equipas holandesas.

Empate com sabor a vitória

O Benfica está nos quartos-de-final da Liga Europa, depois de empatar 1-1 em Paris com o PSG.
Pelo que fez, especialmente durante a 2ª parte, o Benfica não merecia ter de sofrer até ao último minuto, já que um golo dos franceses daria prolongamento, o que obviamente não se desejava. E podia ter acontecido, apesar de ser extremamente injusto.
Infelizmente nem todos os jogadores estiveram ao seu melhor nível, casos de Sidnei, Salvio, Saviola e Gaitán, pese o golo que marcou. Cardozo andou muito desamparado no meio dos defesas franceses, mas falhou duas boas oportunidades. Mas duma coisa não podem ser acusados, falta de empenho!
Na parte final da partida Jesus tentou garantir o empate fazendo entrar César Peixoto primeiro e depois Jardel já em cima do minuto 90.
Roberto tantas vezes criticado, umas com razão, outras não, fez uma defesa do outro mundo evitando um golo certo na parte final do jogo.
E agora vamos ver quem se segue no caminho do Benfica. Será português?

PSG-Benfica online

Assista ao PSG-Benfica na SIC ou online, aqui, aqui, ou aqui!

Benfica alinha com: Roberto; Maxi, Luisão, Sidnei e Coentrão; Javi, Salvio, Aimar e Gaitán, Cardozo e Saviola.

Ao intervalo: 1-1 (golos de Gaitán para o Benfica e Godmer para o PSG).
Este resultado vai apurando o Benfica que no conjunto das duas mãos, vence por 3-2.

Falta pouco!

Falta pouco mais de uma hora para o início do PSG-Benfica.
O Benfica sonha ir longe nesta Liga Europa por isso não lhe resta outra alternativa do que eliminar o PSG. Para isso basta que empate, ou até perca pela diferença mínima desde que marque dois golos.
Não será por falta de apoio que o Benfica deixará de conseguir o seu objectivo pois esperam-se cerca de 30 mil adeptos no Parc des Princes hoje. O France Footbal fala até em 38 mil!
O onze inicial deve ser, Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Coentrão, Javi Garcia, Salvio, Aimar ou Carlos Martins, Gaitán, Cardozo e Saviola.

Surtiu efeito

Depois das denúncias do Real Madrid, prontamente refutadas pelo Barcelona, a UEFA apareceu de surpresa em Camp Nou para fazer um controlo anti-doping a Messi, Afellay, Xavi, Villa, Jeffren, Piqué, Pinto, Iniesta, Víctor Valdés e Mascherano que foram contemplados por sorteio.
Assim acabam-se as suspeições de vez.
O mesmo devia ser feito em Portugal a todos os principais clubes.
Enquanto os benfiquistas especularam que a lesão de Falcão teria a ver com despistagem de droga, bem como antes a de Varela, os portistas especularam sobre o Benfica, sem no entanto mencionarem nenhum nome em particular.
Eu aplaudiria se a UEFA fizesse o mesmo em Portugal já que a ADOP nada faz. Ou melhor, até faz mas apenas no Seixal.

O sonho joga-se aqui!

(Este será o aspecto do Parc des Princes em Paris esta tarde)
O Benfica, se não surgirem contratempos de última hora, apresenta-se na máxima força, existindo apenas uma dúvida no onze, Aimar ou Carlos Martins?
Força Benfica!

Debate na Benfica TV

No habitual debate dos bloggers na Benfica TV, que ainda decorre neste momento, entre vários assuntos falou-se de Nuno Gomes.
Mesmo que Nuno Gomes não queira o protagonismo que lhe é dado, esta época ele está transformado numa espécie de Mantorras. Entra e quase sempre faz golo.
Existem benfiquistas que gostam dele, existem outros que não gostam! Porém, o que é certo é que ele ainda é útil, quer gostemos, quer não. Se me perguntarem se deve continuar na próxima época direi que não se para o seu lugar contratarem outro melhor.
Claro que não tem lugar no onze titular, mas face às opções que temos também acho que deveria jogar um pouco mais. Porque não joga mais? Não sei!
Atenção que esta minha opinião não é uma crítica a Jorge Jesus, ao contrário da imprensa que aproveita todos os golos dele para dar uma bofetada no treinador benfiquista.

Festejar na Luz

O FC Porto eventualmente poderá ser campeão na Luz, isto à Luz da matemática e do desempenho dele e do Benfica. Embora não o admitam publicamente para não cairem no ridículo em caso de derrota, seria o que mais queriam que acontecesse, por mais que alguns venham dizer que preferem ser campeões no Dragão.
Se bem que o Benfica se tenha desligado momentaneamente do campeonato, eu acho, e a totalidade dos benfiquistas, que o jogo da 25ª jornada entre ambos na Luz será diferente, será dum campeonato à parte.
Depois de tudo o que os jogadores do Benfica viveram nas duas últimas deslocações ao Dragão para jogos do campeonato, não tenho a menor dúvida que eles são os primeiros a querer ganhar, não só para impedir que festejem nas suas barbas, como para impedir que acabem o campeonato sem derrotas.
Pelo que tenho lido e ouvido, os benfiquistas estão empenhados em encher a Luz no próximo dia 3 e criar um ambiente incrível de apoio à equipa. Apoio esse sem bolas de golfe, nem galinhas!
Desde aqui deixo o meu apelo para que isso aconteça. Vamos encher a Luz e vamos abafá-los no bom sentido, nas bancadas e dentro das quatro linhas, não lhes dando a mínima chance.

Ranking de direitos de transmissão TV 2010

Numa altura em que tanto se fala de direitos televisivos em Portugal, vejamos o estado e os valores da venda colectiva de direitos de transmissão televisiva nas principais ligas europeias.
O ranking é um reflexo da actual performance desportiva dos clubes Europeus, com destaque para Real Madrid, Barcelona, Inter, AC Milan e Juventus que conseguem gerar receitas provenientes de direitos televisivos superiores a 90 milhões de Euros por ano.
1. Liga Inglesa – contrato de 2009/10 a 2012/13 (3 temporadas) valor total de 3.538 milhões de Euros, dos quais 1.556 milhões de Euros respeitantes à venda de direitos internacionais, por ano os clubes Ingleses tem ao seu dispor 1.179 milhões de Euros para repartir entre os 20 clubes da Premier League.
2. Liga Italiana – contrato com a duração de 2 temporadas, de 2010/11 a 2011/12. Valor total de 1.822 milhões de Euros, cerca de 911 milhões de Euros anuais.
3. Liga Francesa – contrato com a duração de 4 temporadas, de 2008/09 a 2011/12. Valor total de 2.672 milhões de Euros, cerca de 668 milhões de Euros anuais.
4. Liga Alemã – contrato com a duração de 4 temporadas, de 2009/10 a 2012/13. Valor total de 1.648 milhões de Euros, cerca de 412 milhões de Euros anuais.
5. Liga Espanhola – O Barcelona e o Real Madrid não se mostram muito interessados na venda colectiva dos direitos televisivos, uma vez que juntos obtêm cerca de 240 milhões de Euros anuais em direitos TV, para um valor total que ronda os 500 milhões de Euros entre os 20 clubes da liga.
6. Liga Turca – contrato com a duração de 4 temporadas, de 2010/2011 a 2013/2014. Valor total 1.041 milhões de Euros, cerca de 260,3 milhões de Euros anuais.
7. Liga Holandesa – contrato com a duração de 3 temporadas, de 2008/9 a 2010/11. Valor total de 300 milhões de Euros, cerca de 100 milhões de Euros anuais.
8. Liga Grega – contrato com a duração de 3 temporadas, de 2009/10 a 2011/12. Valor total de 162 milhões de Euros, cerca de 54 milhões de Euros anuais. (montante pode aumentar caso Olympiakos e Xhanti entrem também na venda colectiva).
9. Liga Portuguesa – Tal como em Espanha, Portugal também não vende os seus direitos tv colectivamente, sendo que Benfica, Sporting e Porto arrecadam em conjunto cerca de 24 milhões de Euros anuais, sensivelmente metade do valor total estimado pago aos 16 clubes da liga.
10. Liga Polaca – contrato com a duração de 3 temporadas, de 2008/09 a 2010/11. Valor total de 101,5 milhões de Euros, cerca de 33,8 milhões de Euros anuais.
11. Liga Romena – contrato com a duração de 3 temporadas, de 2008/2009 a 2010/11. Valor total de 85 milhões de Euros, cerca de 28,3 milhões de Euros anuais.
12. Liga Escocesa – contrato com a duração de 5 temporadas, de 2009/10 a 2014/15. Valor total de 75 milhões de Euros, cerca de 15 milhões de Euros anuais. O contrato assinado com a Setanta antes da sua falência era de 157 milhões de Euros pelo mesmo período, cerca de 31,4 milhões de Euros por ano.
13. Liga Belga – contrato com a duração de 3 temporadas, de 2008/09 a 2010/11. Valor total de 44,7 milhões de Euros, cerca de 14,9 milhões de Euros anuais.
(in Futebol Finance)

De vilão a herói, Julio César classifica a Inter; Chicharito decide mais uma vez para o Manchester

Por: Giovani Mattiollo

Atual campeã vence em Munique e se classifica
Bayern de Munique2:3Inter de Milão

Nesta Terça feira no Alianz Arena, a Inter de Milão conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida e conseguiu a classificação diante do agora freguês, Bayern de Munique.

Eto'o abriu o placar, mas ainda no primeiro tempo, mas Gomez aproveitando falha de Julio Cesar e Muller, viraram o jogo. A classificação era certa, o Bayern jogava melhor e teve muitas chances de definir a vitória, mas ai vem aquela história: Quem não faz, toma.
Sneidjer descontou e Pandev, aos 43 minutos do segundo tempo, virou o jogo e classificou o único representante italiano para as quartas de final da Champions.

Chicharito faz dois e classifica o Manchester
Manchester United2:1O. Marselha

Em Old Trafford, o Manchester United derrotou o Olympique de Marselha por 2 a 1 e se classificou com duas vitórias, já que havia vencido no jogo de ida por 1 a 0.

Chicarito fez 1 a 0 logo no ínicio, tranquilizando a partida que ficou sob controle do Manchester durante todo o tempo, apesar de uma certa pressão do time francês em alguns momentos. No fim, o mexicano fez mais um, e Brown, contra, fez o gol de honra dos franceses. 

A grandeza mede-se em várias vertentes

Em pouco mais de oito anos de existência e de 200 jogos disputados, o Estádio da Luz regista uma média de 38.059 espectadores!
Infelizmente não tenho os mesmos dados referentes ao FC Porto e Sporting para comparar.
Mas, se considerarmos apenas esta época 2010/11 e mesmo considerando que o Benfica nunca esteve na liderança do campeonato, pelo contrário andou sempre bem longe dela, temos em 12 jogos do campeonato uma média de 39.758 espectadores, enquanto o líder tem uma média de 34.268 em 11 jogos. Menos 5.500 por jogo!
E atenção que se considerarmos todas as provas a média sobe significativamente.

Campeonato brasileiro

Quando ainda decorrem os campeonatos estaduais, já foi efectuado o sorteio do Brasileirão.
Este ano, a Série A (1ª divisão) conta com as seguintes 20 equipas:
- América Mineiro (Belo Horizonte)
- Atlético Goianiense (Goiânia)
- Atlético Mineiro (Belo Horizonte)
- Atlético Paranaense (Curitiba)
- Avaí (Florianópolis)
- Bahia (Salvador)
- Botafogo (Rio de Janeiro)
- Ceará (Fortaleza)
- Corinthians (São Paulo)
- Coritiba (Curitiba)
- Cruzeiro (Belo Horizonte)
- Figueirense (Florianópolis)
- Flamengo (Rio de Janeiro)
- Fluminense (Rio de Janeiro)
- Grêmio (Porto Alegre)
- Internacional (Porto Alegre)
- Palmeiras (São Paulo)
- Santos (São Paulo/Estado)
- São Paulo (São Paulo)
- Vasco da Gama (Rio de Janeiro)

O campeonato terá início no dia 22 de Maio com os jogos:
Palmeiras-Botafogo
Santos-Internacional
Flamengo-Avaí
Fluminense-S. Paulo
Ceará-Vasco da Gama
América (MG)-Bahia
Grêmio-Corinthians
Atlético (Mineiro)-Atlético (Paranaense)
Coritiba-Atlético (Goianiense)
Figueirense-Cruzeiro

Mau ambiente no PSG?

Chegam ecos de alegado mau ambiente no balneário do PSG, próximo adversário do Benfica na Liga Europa. Não sei se é bom ou mau sinal.
Ao que parece, o alvo dos protestos é o jogador brasileiro Nené, por sinal o melhor jogador da equipa.
O PSG que chegou a poupar alguns jogadores habituais titulares no jogo da semana passada na Luz para apostar forte no campeonato francês, agora vê-se na iminência de ter de passar esta eliminatória para tentar salvar a época.
Indiferente a esse ambiente está o Benfica que passou a apostar tudo nesta prova, bem como nas Taças de Portugal e da Liga, depois de se ver praticamente afastado do título.
Exceptuando Rúben Amorim, todo o plantel está disponível para 5ª feira e fazendo fé nas palavras de Salvio, o pensamento dos jogadores está em passar o obstáculo PSG e seguir para os quartos-de-final.
O estádio vai lotar, sendo a maioria dos espectadores portugueses. Basta ver que muitos se fizeram sócios do PSG só para poderem conseguir ingresso!

Mais declarações infelizes

«Faltam-nos apenas duas vitórias para atingirmos o nosso objectivo interno: com a Académica e com o Benfica. Esse percurso leva-nos ao título, é um percurso que o nosso adversário também tinha traçado. Felizmente para nós correu bem e para eles correu mal. Treze pontos é uma diferença muito importante para um campeão nacional que investiu bastante, muito competente e que muito dificilmente não seria campeão este ano e, afinal, as coisas estão como estão».
Depois da vitória em Leiria, mais declarações provocatórias. E depois querem que reconheçamos o mérito!
Havia necessidade de dizer, "com a Académica e com o Benfica"? Não bastava dizer que faltam duas vitórias?
Depois de dizer o que disse, desvalorizou a possibilidade de ser campeão no Estádio da Luz: «Não é uma obsessão, nem pode ser. O Benfica teve essa oportunidade no ano passado [ser campeão no Estádio do Dragão], tornou-se numa quase obsessão, e acabou por falhar. Se não acontecer, teremos cinco jogos para o concretizar. Será pena, porque falharemos nos objetivos internos. Mas se ganharmos à Académica na próxima jornada, mantemos esse objetivo vivo».
Dia 3 de Abril logo se vê!

Como se ganham campeonatos!

O delegado ao jogo de Braga deu razão ao Benfica, Javi foi mal expulso. Xistra na jarra.

A Liga havia dado razão ao Benfica aquando do jogo em guimarães. olarápio na jarra.

Há já 5 penalties cirúrgicos a favor dos porcos que resultaram em 8 pontos ganhos por eles.

Há até um penalty repetido porque o primeiro entrou. Não houve jarra.

De jarra em jarra se enche o caneco que mais uma vez vão levar para casa. 

Novo ciclo? Ná! Apenas back in black!

Excelente post do Blog Ndrangueta

Podem tirar o cavalinho da chuva

Toda a imprensa refere hoje, uns como simples curiosidade, outros com um ar de facto consumado, a possibilidade do FC Porto se poder sagrar campeão na Luz.
Apesar de tudo poder acontecer em futebol, tenho a certeza que dificilmente isso acontecerá. E digo isto porque a equipa do Benfica não é inferior à do Porto e isso só não está espelhado na classificação pelos motivos que todos conhecemos. Mais, tenho também a certeza que os jogadores benfiquistas encararão este jogo como um tira-teimas e quererão impedir o adversário de igualar um record detido pelo Benfica de vencer o campeonato sem derrotas.

O novo reforço do basquetebol

Para mudar um pouco de assunto, vou falar do novo reforço do basquetebol do Benfica, Marquin Chandler, extremo/poste de nacionalidade americana, 29 anos, 2,03 de altura e 105 quilos.
Alinhou nos últimos tempos nas Ligas do Barhein e da Coreia do Sul.
O Benfica, actual bi-campeão nacional e que já venceu esta época a Supertaça e a Taça (Hugo dos Santos) da Liga, precisava dum bom reforço para atacar o tri. E parece que desta vez o tiro saíu certeiro. Oxalá!

Agora vão cruxificar Jesus?

Os jornais afectos ao "sistema" aproveitaram o empate caseiro do Benfica para desancar no clube e no treinador, omitindo em muitos casos, ou fazendo uma breve referência ao facto da equipa ser reservista entre eles jogadores que se estrearam (Carole), que nunca tinham jogado no campeonato e muito pouco noutras provas (Moreira, Luís Filipe e Roderick) e outros que têm jogado a espaços Jardel, Airton, Felipe Menezes, César Peixoto e Kardec, um que constitui opção frequentemente (Jara) e apenas um titular mas nem sempre por motivos físicos (Aimar).
Alguns benfiquistas também não perdoam o facto de ter sido tão drasticamente alterada a equipa.
Se não fosse a questão da defesa do seu prestígio e de garantir a manutenção do 2º lugar, este campeonato deveria ser completamente ignorado pois é o que esta Liga merece pois este é um campeonato da mentira e das bolas de golfe.

Empate um ano depois

Não foi o resultado desejado mas face ao risco que Jorge Jesus correu nesta partida não surpreende o empate. Empate que surge mais de um ano e 53 jogos depois!
A 1ª parte não foi má de todo, apesar da falta de entrosamento entre a maioria dos jogadores. Pena a falta de experiência de Roderick que corta com a mão em cima do risco da área. Quanto a mim seria de marcar livre e não penálti, mas aguardo o vídeo do lance.
Ao intervalo Jesus meteu em jogo os alas Salvio e Gaitán e logo na primeira jogada quase dava golo. Mais tarde entrou também Nuno Gomes que viria a marcar o golo do empate.
O Benfica criou oportunidades suficientes para ganhar, embora também o Portimonense tenha tido duas boas oportunidades, uma delas bateu no poste da baliza de Moreira.
O empate mata qualquer esperança que ainda pudesse existir quanto à conquista do campeonato. Mas, há vida para além do campeonato e o Benfica está vivo na Liga Europa, na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Outros não poderão dizer o mesmo.
Sobre os jogadores que jogaram hoje, Moreira mostrou que se pode confiar nele. Luís Filipe jogou até mais do que eu esperava face à falta de ritmo que tem, Roderick pese o penálti infantil que cometeu, mostrou aquilo que sabemos que tem, categoria. Jardel não comprometeu e mostrou mais uma vez que se pode contar com ele, assim como o jovem Carole que fez a sua estreia e mostrou personalidade. Airton esteve bem como se esperava, embora o mesmo já não se pode dizer de Felipe Menezes que foi o elo mais fraco nos 45 minutos que jogou. Aimar esteve bem, embora sem os parceiros habituais por isso não teve o destaque a que estamos acostumados. Peixoto não esteve muito bem na 1ª parte mas melhorou na 2ª quando recuou para lateral esquerdo. Jara e Kardec não estiveram mal, mas também não brilharam.
E agora vamos pensar na Liga Europa!

Benfica-Portimonense online

Se não puder assistir ao vivo, assista aqui, aqui ou aqui online.

O Benfica vai alinhar com uma equipa totalmente remodelada, senão vejam:
Moreira; Luís Filipe, Roderick, Jardel e Carole; Airton; Felipe Menezes, Aimar e César Peixoto; Jara e Kardec.
Suplentes: Júlio César, Sidnei, Salvio, Fernandez, Gaitan, Nuno Gomes, Weldon.

Continuam os roubos ao Benfica. Um corte com a mão de Roderick no limite da área, mas fora, é transformado em penálti que dá golo do Portimonense!

Ao intervalo: Benfica 0-1 Portimonense

Nuno Gomes empata!

É este o campeonato que temos

Ainda há quem queira que consideremos o FC Porto um futuro justo campeão. Pois, têm feito sem dúvida um grande campeonato mas alguém tem feito o trabalho sujo de afastar o Benfica da luta.
O senhor Carlos Xistra levou nota negativa na jornada anterior ao Sp. Braga-Benfica e por isso deveria ter ido para a "jarra". Mas não, estranhamente vários árbitros internacionais se mostraram indisponíveis, ninguém quis saber porquê, e surge novamente Xistra para fazer o trabalhinho de afastar o Benfica da luta pelo título.

Fernando Guerra ataca FCP

Cena bárbara
«Em Portugal, o futebol continua a jogar-se muito fora dos estádios. Joga-se nos cafés, nos locais de trabalho ou nos bancos de jardins. É irrelevante a hora e local mas esses jogos, além do barulho na exposição dos diferentes pontos de vista, nenhum malefício transportam. Pelo contrário, aliviam pressões do quotidiano e ajudam o cidadão comum a atacar com ânimo indefinidamente recuperado os sacrifícios que todos os dias e cada vez com mais violência lhe são impostos. O problema reside nos outros, nos que se jogam em surdina no lodo de obscuros interesses, em nome de princípios abomináveis e com o recurso a procedimentos que uma sociedade civilizada não devia tolerar. Foi prática corrente durante anos. Agressões a jornalistas só porque ousavam ter opinião discordante. Clima de intimidação que a justiça tolerou e deixou que se arrastasse no tempo. Parecia em vias de extinção, ou apenas adormecido, mas não. Mantém-se vigilante e diligente. Ontem, no exterior de conhecido restaurante na cidade do Porto, dois indivíduos encapuzados acercaram-se de Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica e por acaso antigo ministro do Governo da República, agrediram-no e avisaram-no para não voltar a dizer mal do Porto/clube. Fizeram o serviço com a destreza de quem revela traquejo a distribuir fruta e disparam dali para fora em viatura conduzida por comparsa que os esperava em ponto estratégico. Tudo feito à luz do dia e na presença de testemunhas. É este o País em que vivemos e é este o futebol que nos querem impor. Pode demorar, mas a verdade há-de triunfar, contra batoteiros, marginais e quem lhes der guarida. Não há lugar para eles. Ou o que se passou nenhuma ligação terá ao futebol... Pois, deve ter sido uma desavença gastronómica...»
(Fernando Guerra, in A Bola)

O cúmulo da filha da putice!

Como se não bastasse o que basta, tinha de vir o maior palhaço falar de palhaços!
Receio e muito pelo que possa vir a acontecer em Abril em Lisboa face a tantas provocações.

Que Benfica amanhã?

As coisas não estão fáceis para Jorge Jesus relativamente ao jogo de amanhã frente ao Portimonense.
Para além dos castigos de Maxi Pereira, Luisão e Javi Garcia, agora surge a dúvida sobre Airton devido a gripe. E como se não bastasse há necessidade de dar descanso a alguns jogadores nucleares, sobretudo os alas Salvio e Gaitán. Coentrão é outro a precisar de descanso mas não tem substituto à altura e felizmente ainda tem pilhas para aguentar.
Sendo assim, quem irá jogar nos lugares de Maxi, Luisão e Javi?
Para o lugar de Maxi, face à indisponibilidade de Rúben Amorim devido a lesão, à partida o substituto natural seria Luís Filipe, mas para além de não ter ritmo competitivo, não tem merecido muitas vezes a convocatória. Será que Jesus vai inovar?
Para o lugar de Luisão existem duas opções, Jardel ou Roderick. Qual deles irá jogar? Ou jogarão os dois, sendo Roderick desviado para trinco caso Airton não esteja recuperado.
Para o lugar de Javi, se Airton não puder jogar, julgo que será o jovem Roderick a rendê-lo.
Peixoto deverá ser opção para a esquerda para compensar as subidas de Coentrão, ou será dada uma oportunidade a Fernandéz que tem sido sujeito a treino específico tendo já ganho 4 quilos de massa muscular?
Felipe Meneses, Jara e Kardec são fortes hipóteses para jogar de início, assim como Carlos Martins e Saviola que tem sído substituído muitas vezes nos últimos jogos.
Creio que Salvio, Gaitán e Cardozo ficarão no banco só entrando se necessário.

Onde é que isto vai parar?

Dois adeptos do FC Porto, na sequência das declarações imbecis e incendiárias do seu presidente, agrediram ontem no Porto o vice-presidente benfiquista Rui Gomes da Silva, quando este saía dum restaurante.
Muito bem feito Rui, não sabes que não podes acusar o FCP, esse clube que desde que tem como presidente a figura que tem, é um exemplo de boas virtudes?
Daqui a três semanas haverá um Benfica-FC Porto e pelo andar da carruagem vamos ver retaliações. Depois dirão que os benfiquistas são iguais. Claro que são, depois de terem ido 3 vezes ao Dragão e terem sido sempre bem tratados, alguém espera que não reajam?
Oxalá não aconteça nada, sobretudo para bem do Benfica, mas tenho muitas dúvidas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO