Época 2015/16

Época 2015/16

Uma boa notícia

Felizmente para o Benfica e os benfiquistas, Gaitán e Jara não vão participar na Copa América que tem início no dia 1 de Julho.
Sendo assim, poderão jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões que é deveras importante para as finanças do Benfica.
Vão jogar o particular contra a Nigéria na 4ª feira e depois serão dispensados.
Ah, a Federação Argentina corrigiu o erro e colocou Garay como jogador do Real Madrid. Veremos se foi mesmo engano ou não.

Agora estou dividido

Eu quero (ou queria?) que o Santos eliminasse o Cerro Porteño e se classificasse para a final da Taça Libertadores. Relembro que na 1ª mão disputada em casa o Santos ganhou por 1-0. Ah, e o futuro Messi, sabem o Iturbe, não jogou. Não consegui saber se estava ou não no banco!
Bom, mas voltando ao assunto, agora aparece a Larissa Riquelme prometendo um ensaio sensual se os seus compatriotas eliminarem os brasileiros. E agora?

Entretanto a "musa" do Santos, já deu o troco e promete fazer ela o ensaio em plena Vila Belmiro caso o seu clube elimine os paraguaios. E ela tem atributos!

Dualidade de critérios da imprensa e da justiça

A 23 de Maio de 2011 Filomena Pinto da Costa (ex-mulher do presidente portista) disse o seguinte ao Correio da Manhã: «Tenho pena que os abutres que se têm vindo a aproveitar do meu clube, ao longo destes anos todos, irão continuar a encher os bolsos, com a venda dos passes dos jogadores, que agora valem muito mais. A todos conheço, um por um, há quase trinta anos! Como chegaram, como enriqueceram, e acreditem não é com trabalho árduo, infelizmente». Também foi apresentada uma queixa na Procuradoria-geral da República contra Pinto da Costa relativo ao alegado jantar com o árbitro do Porto - Villarreal.

As declarações de Filomena e a queixa na Procuradoria são gravíssimas mas ninguém quer saber. Nos jornais continua-se a especular sobre o Benfica, mais concretamente sobre o prémio de Jesus por vencer o campeonato e as transferência de Roberto e Júlio César, notícias essas lançadas muito provavelmente com o intuito branquear as situações anteriores. Luís Filipe Vieira foi à TVI esclarecer tudo apresentando documentos (isto de desmentir mentiras com factos devia ser proibido). O Benfica pagou directamente ao Belenenses 900 mil euros por Júlio César. Pagou 8,5 milhões de euros por Roberto directamente ao Atlético. E Jesus recebeu 573 mil euros por vencer o campeonato directamente do Benfica. Luís Filipe Vieira desafiou ainda a Polícia Judiciária a investigar todas as transferências de Porto e Benfica nos últimos 10 anos. Disse ainda que alguns dirigentes desportivos tem enriquecido sem se saber como, ao contrário dele que nunca recebeu qualquer verba do clube, seja vencimento ou comissões.

Recorde-se que ainda recentemente o FC Porto comprou mais uma fatia do passe de Hulk (40%) por 13,5 milhões ao Rentistas da 2ª divisão do Uruguai. Vendeu também recentemente 37,5% do passe de João Moutinho por 4.1 milhões de euros à Mamers B.V, vendeu 35% do passe de James Rodriguez por 2.5 milhões de euros à Gol Football Luxembourg e 25% do passe de Walter por 2.1 milhões de euros à Pearl Design Holding Ltd. Relativamente ao Kléber recorde-se que apesar do Marítimo e Sporting oferecerem tanto ou mais do que o FC Porto pelo jogador, o Atlético Mineiro veio a público referir que a proposta dos azuis-e-brancos era muito mais vantajosa. Acerca desse caso o presidente do Marítimo questionou-se se haveria algum "saco azul".
(In Futebol Live

Artigo para reflexão dos verdadeiros desportistas!

Estou cá, não fujo!

Da entrevista que o presidente do Benfica deu à TVI uma declaração vai ainda dar muito que falar. A da criação duma Brigada Especial na Polícia Judiciária para investigar as transferências dos principais clubes (Benfica e Porto) nos últimos 10 anos, isto porque segundo ele a Brigada do Norte da PJ esquece-se muito. 
E disse mais, estou cá, não fujo, numa alusão a outro presidente que em tempos fugiu para Espanha para não ser preso.
Toda a imprensa fala da entrevista, embora cada um escolha o assunto que lhe dá mais jeito. A título de exemplo, o CM destaca que o presidente do Benfica confirma que levaram o contrato de Roberto, há seis meses, para justificar a notícia que deram, o DN escolheu o valor do prémio pago a Jorge Jesus, o JN e o Público à investigação às contas do Benfica e do Porto, enquanto os desportivos falam mais detalhadamente da entrevista.

A entrevista a Luís Filipe Vieira

Pelo que ouvi do presidente do Benfica, terá de ser a Judiciária a responder sobre muitas questões que têm surgido na imprensa.
Luís F. Vieira, garantiu que no Benfica todas as transferências são transparentes e desafiou até a PJ a investigar as transferências do Benfica e do Porto nos últimos 10 anos.
Mostrou a Judite de Sousa o contrato da compra de Roberto em que se pode ver qual o destino do dinheiro.
Garantiu que não quer vender Roberto, não respondendo se foi barato ou caro. Mais tarde se verá.
Quanto a Jorge Jesus disse manter toda a confiança no treinador, até porque o conhece há muitos anos e sabe que ele próprio foi arguido durante anos e acabou sendo ilibado, nomeadamente no chamado caso Mantorras.
Sobre Fábio voltou a dizer que só o vende pelo valor da cláusula de rescisão. Para já não há nada de concreto e se assim continuar ele apresentar-se-á na Luz a 22 de Junho.
Também disse que os caluniadores terão de responder em Tribunal e que os montantes das indemnizações darão para comprar vários jogadores.

Confirma-se, não há fumo sem fogo

O brasileiro Luís Alberto que foi protagonista nos incidentes ocorridos no Estádio da Luz aquando do último Benfica-Nacional parece ser um dos nomes referenciados pelo FC Porto para ocupar a vaga que Fernando deixará em aberto. 
Curiosa esta notícia, ou talvez não.
A táctica da provocação a elementos do Benfica parece que resulta, vidé o caso Rúben Micael.
O crime compensa!

Que tristeza!

O Rascord não passa um dia sem inventar sobre o Benfica.
Creio que as vendas já devem estar a cair por isso nos últimos dias as capas têm sido sempre sobre o Sporting, aproveitando a onda com a entrada de Domingos e a renovação das esperanças dos sportinguistas.
A última notícia anedótica sobre o Benfica refere-se à inclusão de Cardozo nas negociações com o Atlético de Madrid sobre Salvio.
Alguém de bom senso acredita numa notícia destas? Então o Benfica quer 20 milhões para vender o paraguaio e iria oferecê-lo num negócio em que estão em causa 15 milhões!
Que tristeza! Cada dia se enterram mais.

Claro, tinha de ser a arbitragem

O treinador da equipa de basquetebol do FCP não sabe perder.
Desde o início desta final do playoff vem assumindo o favoritismo, mas até agora (e vão decorridos 6 jogos) ainda não é campeão. 
É possível que o venha a ser, afinal de contas joga em casa o 7º jogo e o factor casa tem sido decisivo até agora.
Ele sonhava ser campeão hoje na Luz, mas teve azar, os jogadores do Benfica não deixaram. Porém, para ele a culpa foi da arbitragem. Anda a precisar duns óculos mais fortes!
Os árbitros adoptaram neste jogo um critério muito apertado no que se refere aos contactos. Resultado disso, registaram-se mais de 50 faltas e vários jogadores das duas equipas acabaram o jogo com 4 faltas e um do Porto saíu quase no final com 5 (Terrel). 
Eu sei do que ele se queixa. Viu o seu melhor jogador levar 4 faltas muito cedo, estragando-lhe os planos. Porém, a culpa é apenas dele. E podia ter saído mais cedo, só que os árbitros fecharam os olhos.
A justificação pela derrota é patética, «Defendemos até onde nos deixaram. Tivemos azar que o Ben Reed tenha aparecido e que tenha marcado os lances-livres que a sua equipa tanto falhou. O jogo perdeu muita intensidade por causa das faltas, mas as duas equipas contra quem jogámos fizeram um bom trabalho».
És um frustrado Moncho pois o Benfica ainda não te deixou ganhar nenhum título!

85-79 e agora que vença o melhor!

Grande Ben Reed!
Que final de jogo no Pavilhão da Luz!
A equipa escusava de ter sofrido até ao fim, bastava que a percentagem nos lances livres tivesse sido a normal. Hoje foi francamente anormal.
E agora? Agora a responsabilidade está do lado deles que jogam em casa. Se o Benfica conseguir defender bem no Dragão o título é possível.
Ah, e já somos campeões nacionais de sub-18. Parabéns aos jovens campeões!

A Taça é nossa (andebol)

O Benfica vence o Madeira SAD por 29-25 e conquista a sua 4ª Taça de Portugal na modalidade.
Estes jogadores foram heróis e mereceram muito esta conquista pois no espaço de uma semana fizeram 4 jogos.
No domingo passado jogaram na Eslovénia a final da Taça Challenge, na 4ª jogaram com o Sporting, ontem com o FC Porto e hoje.
Destaques mais uma vez para o Ricardo Candeias, já ontem tinha sido decisivo, para José Costa que com os seus golos foi um dos obreiros da reviravolta no início da 2ª parte, para o capitão Carlos Carneiro, para o Cláudio Pedroso e para o trabalho de todos.
Falhou o campeonato, mas pode-se considerar uma época muito boa com a conquista da Supertaça e da Taça, e ter sido finalista vencido da Taça Challenge.
Para a próxima época o campeonato terá de ser o objectivo desta equipa com um ou outro ajustamento no plantel.
Parabéns também ao Madeira SAD que valorizou muito esta vitória!

Tão corruptos quanto descarados

Os falsos moralistas que tanto se indignaram, quer na imprensa, quer nos blogues, pela contratação de Jardel ao Olhanense na véspera dum Benfica-Olhanense, numa altura em que estava aberto o mercado de transferências, o que dizem agora sobre a contratação do jogador/treinador (Tó Neves) e do médio/avançado Tiago Santos, ambos da Oliveirense, uma semana antes do jogo FC Porto-Oliveirense que decidirá o título de campeão nacional? Nada!
Aquando da contratação de Jardel, para além de estar aberto o mercado como disse atrás, também não estava em disputa nenhum título e julgo ter sido muito mais ética a forma como aconteceu do que por exemplo decorrerem negociações e ele jogar contra o Benfica.
Agora não. Quer queiram, quer não, no subconsciente do Tó Neves e do Tiago Santos pesará certamente o facto de irem jogar contra o seu futuro clube.
Oxalá mostrem o máximo de profissionalismo e mostrem que estou errado.

Para terminar a discussão do nº de títulos

A questão do número de títulos tão valorizada pelo FC Porto e alguns jornais que chegaram ao ponto de afirmar, FIFA não reconhece a Taça Latina e diz que o Porto tem mais títulos.
Voltei a este tópico apenas e só porque no post anterior falei que também a Taça Intercontinental não contava, ainda assim diversos adeptos portistas continuam a malhar em ferro frio.
Se vale ou não vale, não sou eu que o digo. Da mesma forma que aceitaram a decisão da Taça Latina não contar, espero que também aceitem a decisão das 2 Taças Intercontinentais não contarem.
Têm dúvidas? Leiam aqui!
Sendo assim, ainda é o Benfica que tem mais títulos.

Maior? Só se for na corrupção

O colombiano James Rodriguez tem tanto de bom jogador como de estúpido.
Numa tentativa de justificar o porquê da sua escolha, disse que escolheu o Porto porque é maior!
Podia ter dito um monte de coisas que lhe viessem à cabeça, menos dizer que o Porto é maior que o Benfica.
Se era pelo número de adeptos, errou.
Se era pelo número de sócios, errou.
Se era pelo número de títulos, também errou, pelo menos na altura, porque depois da conquista de 4 títulos esta época é que se discute quem tem mais.
Para uns a Taça Latina não conta, para outros a Taça Intercontinental (Toyota) também não.

Barcelona: Campeão com superioridade

Por: Giovani Mattiollo

Pela final da Liga dos Campeões temporada 2010/2011 em Wembley, o Barcelona foi muito superior, teve muitas chances, e venceu o Manchester por 3 a 1, gols de Pedro, Messi e Villa, conquistando assim seu 4º título da Liga dos Campeões. No jogo, o Barça foi muito superior, teve muito mais posse de bola, chutou muito mais, e mereceu, com facilidade conquistar o título.

Parabéns ao Barcelona, time que já entrou para a história como um dos melhores do mundo.

Coitados, não estão acostumados

O treinador e o capitão da equipa de andebol do FC Porto queixaram-se da arbitragem no jogo da meia-final disputado hoje em Tavira.
É caso para dizer, coitados, não estão acostumados!
Quantas vezes o Benfica já foi roubado, quer no andebol, quer no hóquei em patins, quer no futebol, etc. e tem de comer e calar.
Confesso que apenas vi os últimos 6 minutos do jogo, já tinham ocorrido todas as expulsões e o Benfica perdia por 27-25, por isso não posso dizer se existe alguma razão para as queixas.
Apesar do FC Porto ser campeão nacional, o que é certo é que esta época, em 6 jogos, 4 foram ganhos pelo Benfica. O problema é que esta equipa do Benfica é capaz do melhor e do pior por isso perdeu o campeonato que é uma prova de regularidade. Mesmo assim, estou convicto que se não fosse a participação na Taça Challenge talvez o Benfica não tivesse perdido este campeonato.
Para já, vencemos a Supertaça, chegámos à final da Taça Challenge e foi pena a ordem dos jogos não ter sido ao contrário senão talvez tivéssemos sido os vencedores e agora a final da Taça. É importante vencê-la para não ser uma época negativa em termos de títulos.

Benfica na final da Taça de andebol

Depois de derrotar o FC Porto por 30-29, o Benfica classificou-se para a final da Taça de Portugal.
Foi um jogo emocionante até ao fim, depois do Benfica recuperar duma desvantagem de 5 golos a 10 minutos do fim.
Jogo com 5 expulsões, 3 para o Porto e 2 para o Benfica.

Até 22 de Junho muita coisa vai acontecer

A nova época do Benfica começa a 22 de Junho, data da apresentação dos jogadores para darem início aos exames médicos e posteriormente aos treinos.
Pelo que se vai lendo, muita coisa ainda vai acontecer. Jogadores já contratados vão ser apresentados, outros ainda vão ser contratados e outros irão sair, uns definitivamente, outros por empréstimo. Por isso, prever nesta altura qual será o plantel é tarefa impossível. Nem a SAD sabe ao certo.
Começando pela baliza, sabe-se que entrou Artur e Moreira continua. De resto existe a dúvida se Roberto sai por empréstimo ou venda ou se fica.
Na defesa, parece que a dúvida Maxi está desfeita, embora falte pôr o preto no branco, Luisão parece estar de pedra e cal, assim como Jardel e o jovem Carole. Sabe-se também que entra o dinamarquês Wass.
Luís Filipe sai por término de contrato e Sidnei, Roderick e Coentrão são dúvidas. Pode chegar mais um central também.
No meio campo, até ao momento não há certezas quanto a saídas. Talvez Salvio porque não pertence ao clube e é caro, embora o presidente tenha prometido na última entrevista que iria fazer um esforço.
Rúben Amorim, Gaitán, Carlos Martins, Aimar, Javi Garcia e César Peixoto, em princípio ficam. Felipe Menezes e Airton podem sair por empréstimo.
Quanto a entradas, estão certas as de Matic e de Bruno César, assim como os alas Mora e Nolito, sujeitos ainda a confirmação.
No ataque, certo está Jara. Saviola talvez e Cardozo parece estar com um pé fora. Kardec e Fernandez são dúvidas para empréstimo ou venda. Nuno Gomes e Weldon terminaram o contrato, mas o capitão pode ficar. Dizem!
Podem entrar, falta ainda a confirmação, Rodrigo e Nélson Oliveira (avançados), David Simão e Miguel Rosa (médios).
Casos saia alguém, logicamente terão de entrar substitutos.
Como se vê, muita indefinição, logo até ao dia 22 de Junho muita coisa vai acontecer!

Está por demais evidente ...

Que o Fábio Coentrão está com um pé fora do Benfica. Aliás, face ao que fez nestas duas últimas épocas e ao valor da cláusula de rescisão, não haveria hipótese de segurá-lo.
Ainda esta semana o presidente Vieira, de acordo com o que foi noticiado, garantiu que ele não saía por valor inferior à cláusula e que o Benfica não queria jogadores no pacote para baixar o preço a pagar pelo Real Madrid. A ver vamos como diz o cego.
Como eu não sou nem pró, nem contra Vieira, sou sim pelo Benfica e pela estabilidade por isso pouco me tenho manifestado sobre o os actos ou omissões do presidente, tenho toda a legitimidade como sócio com 30 anos de filiação, para exigir que a venda a fazer-se não seja por valores inferiores à cláusula. Caso contrário manifestar-me-ei.

Mas será que o Benfica o queria mesmo?

O Rascord das mentiras anuncia que os leões levaram a melhor sobre as águias e conseguiram contratar o peruano Rodriguez que jogava no Sp. de Braga.
Pergunto, será que o Benfica o queria mesmo? Ou é apenas um fait-divers para animar os sportinguistas? Sim, porque todos sabemos que aquele pasquim é meio esverdeado e que dia sim, dia sim, trás notícias mentirosas sobre o Glorioso.
Então e o Artur porque não o levaram?
Ademais, julgo que este central não era a muleta ideal para Luisão. Precisamos dum central sim, mas mais rápido e que saiba sair a jogar, o que não era o caso.

Balas de todos os lados

O Benfica está a ser alvo de um autêntico tiroteio.
Depois de a modos que meio a medo, apenas o CM informou que o presidente mais corrupto de Portugal estava a ser investigado por suposta fraude fiscal, todos os cães dos Grupos Cofina e Controlinveste caíram em cima do Benfica.
Será que o Benfica não tem nada a temer? Sinceramente não sei porque não faço parte de nenhum orgão directivo do clube, mas este ataque raivoso só pode ser como represália pelo facto de não querer renovar com a SportTV e de desviar as atenções do outro clube e respectivo presidente.
Só espero que a verdade venha ao de cima e sejam punidos quem tiver de o ser indepentemente do nome e do clube. Estou ou estamos fartos de impunidade neste país onde os próprios governantes não são exemplo para ninguém.

Para quem estava com dúvidas

Alguns benfiquistas receavam que Salvio fosse parar ao Dragão. Tudo porque os portistas têm um enorme orgasmo quando roubam algum jogador do Benfica. Por causa disso já apanharam bons jogadores, mas também alguns barretes.
Salvio está ansioso para saber onde irá jogar na próxima época mas garante que não será no Porto. Em Portugal só jogo no Benfica, disse ele.

Como se mancha um nome

Benfica é investigado por lavagem de dinheiro em contratação de brasileiro

Agentes da Polícia Judiciária portuguesa averiguam a contratação do goleiro brasileiro Julio César, ex-Botafogo, pelo Benfica, contratado junto ao Belenenses por 900 mil euros em 2010. Dois jornais lusos apontaram que a equipe está sendo investigada por lavagem de dinheiro e fraude fiscal. A notícia também relaciona este caso com a contratação do goleiro espanhol Roberto, que foi contratado junto ao Atlético de Madri, no ano passado, por 8,5 milhões de euros.
 
É esta a manchete e o início da notícia do GloboEsporte.
E assim se mancha o bom nome dum clube sério. Escusado será dizer que enviei um comentário criticando e denunciando as mentiras desta notícia.

Até o MaisFutebol explica o negócio Júlio César

Para os que queriam meter o Benfica e a sua SAD no mesmo saco doutros, visitem o site MaisFutebol e leiam com atenção.
O Benfica pagou 1 milhão e o Belenenses encaixou 500 mil. O resto endossou a terceiros que ao que parece tinham também percentagem do passe do jogador Júlio César.
Sendo assim, metam a viola no saco e deixem de considerar que o Benfica fez negócios escuros. Ofshores são para outros lados!

Basquetebol, um exemplo a seguir pelo futebol

Neste momento encontra-se no intervalo o FC Porto-Benfica da final do play-off em basquetebol com o resultado em 38-38. Logo, está tudo em aberto. Qualquer das equipas pode ganhar e pode ser campeã.
Depois das goleadas nos primeiros dois jogos desta final, ninguém dava nada pelo Benfica.
Como bi-campeões que são, arregaçaram as mangas e puxaram dos galões, vencendo os dois jogos na Luz.
Este é um exemplo a ser seguido pelo futebol. Nunca dar um título por perdido!
Porém, aproveito para lembrar que as coisas no futebol não são tão fáceis porque as arbitragens às vezes fazem das suas. Os árbitros também erram, mas erram para os dois lados.
O exemplo do basquetebol como um todo, devia ser seguido pelo futebol.

Em tempo: Apesar da derrota, mantenho o que disse acima

Balanço para quê?

O presidente da Comissão da Arbitragem da Liga parece que vai fazer um balanço da época dos árbitros na 2ª feira. Pergunto, para quê?
Todos sabemos que apesar de ter reconhecido erros grosseiros de certos árbitros durante as primeiras jornadas da Liga, as arbitragens continuaram a cometer erros atrás de erros. Talvez por isso ele tenha interrompido as análises públicas que se propunha fazer de 5 em 5 jornadas, salvo erro.
Quem viu arbitragens como a do Xistra no Sp. Braga-Benfica e muitas outras penalizadoras para o Benfica mesmo quando o campeonato estava decidido, não tem qualquer confiança nem nos árbitros, nem em Vítor Pereira.
As arbitragens em Portugal são um problema que nem a profissionalização resolve. Basta ver que os mesmos árbitros que aqui erram a torto e a direito, quando apitam lá fora não os cometem, ou cometem-nos em muito menor número.
Depois das declarações do árbitro Pedro Proença ao jornal A Bola, em que diz que em Portugal o "enquadramento" é outro, está tudo dito!

Eles bem tentam

Alguma imprensa bem tenta colocar o Benfica e a sua SAD ao nível doutros mas não conseguem.
A Polícia Judiciária esteve na Luz e levou o contrato do guarda-redes Júlio César, mas quem for sério perceberá que o eventual problema não está no Benfica mas sim no destino que o Belenenses deu ao dinheiro.
Por outro lado, inventaram que também teriam levado o contrato do Roberto, o que já foi desmentido pelo Benfica.
Agora digam que no Benfica também isto e aquilo para baralhar os incautos e meter todos no mesmo saco como já estamos habituados.

Coentrão, Coentrão e mais Coentrão

Fábio Coentrão em duas épocas deu uma volta de 180% à sua carreira. Depois de ter sido um jogador promissor, mas sem cabeça, o regresso ao Benfica, Jorge Jesus, o namoro e casamento, o nascimento da filha, tornaram-no no melhor defesa esquerdo mundial. É a minha opinião!
Todos sabemos quantas equipas já foram anunciadas como interessadas nele, mas nenhuma se chegou à frente com o montante da cláusula.
Uns dizem que está com um pé no Real Madrid por valores abaixo da cláusula e com mais jogadores no "pacote".
Muitos adeptos benfiquistas desconfiam de Luís Filipe Vieira devido a anteriores contratos por valores abaixo das cláusulas.
Porém, agora já se diz que ele não sai por valor inferior à cláusula e que LFV está irredutível. Talvez consequência do reconhecimento do seu valor, do seu amor à camisola e da falta que fará à equipa que se pretende recupere o título de campeão.
Espero que não saia. A sua manutenção, a par da renovação de Maxi, seriam dois grandes reforços com vista à próxima época.

As mulheres vão derrubar Pinto da Costa

O presidente portista é um homem acima de qualquer suspeita. É o que acham os adeptos do seu clube que o veneram como se fosse um Deus.
Porém, como homem que é, tem o seu calcanhar de Aquiles. No caso, são as mulheres.
Há algum tempo atrás foi a Carolina que o denunciou e lhe arranjou sarna para se coçar bastante. Saíu por cima graças sabe-se lá a quem. Ou talvez se saiba mas não se pode dizer.
Agora que está a ser investigado por suposto crime fiscal, vem a sua ex-ao quadrado, dizer:
"OS ABUTRES QUE SE ESTÃO A APROVEITAR"
«Tenho pena que os abutres que se têm vindo a aproveitar do meu clube, ao longo destes anos todos, irão continuar a encher os bolsos, com a venda dos passes dos jogadores, que agora valem muito mais.» O desabafo é de Filomena Pinto da Costa, ainda mulher do líder dos dragões mas já em processo de divórcio, que escreveu numa crónica do CM, anteontem publicada, ser essa apenas a sua única tristeza ao comemorar mais um título dos azuis-e-brancos. «A todos conheço, um por um, há quase trinta anos! Como chegaram, como enriqueceram, e acreditem não é com trabalho árduo, infelizmente», continua Filomena, que agora poderá ser chamada à PJ para consubstanciar as acusações. 
Depois será a Fernandinha podem escrever.

É apenas um pormenor, mas já que lhes diz tanto

É uma ideia fixa a dos portistas em ultrapassar o Benfica em número de títulos. Dizem que já o conseguiram!
Como o atraso era tão significativo que precisariam, se tudo corresse bem, de uns 30 anos para o recuperar foi criada a Supertaça em 1978, que no entanto só a partir de 1980 passou a ser organizada pela FPF.
Durante 20 anos esta taça foi decidida a duas mãos. Depois e de acordo com a Wikipédia «Tendo em consideração um contínuo desinteresse pela prova e de modo a se conseguir a redução de jogos por ano, a Federação decidiu que a partir da época de 2000/01, apenas se disputaria um jogo para a atribuição do troféu, realizando-se este, num campo neutro escolhido pela própria».
Dir-me-ão os portistas que estou a especular. Talvez. Mas, toda a gente sabe quem mandava na FPF no período áureo da AFP comandada pelo grande desportista Adriano Pinto.
Esta competição é tão importante que para além de ser disputada num único jogo ainda às vezes é jogada contra o finalista vencido da Taça.
E ainda há quem desvalorize a Taça da Liga!

É vergonhoso o que se está a passar em Braga

Braga é uma cidade que qualquer pessoa gosta de visitar. No entanto, especialmente de há dois anos para cá, os portugueses benfiquistas estão a passar um mau bocado na cidade.
Acabei de ler um excelente e preocupante post do Blog "Ontem vi-te no Estádio da Luz" que aconselho a ler na íntegra.
Com a devida vénia, passo a transcrever pequenos excertos.
«Naquela tarde cheguei ao túnel faltavam 3 horas para começar o jogo e o trânsito parecia uma procissão religiosa, uma língua de carros em filinha pirilau, muito deles com bandeirinhas e cachecóis dos dois clubes. Mais do Braga, naturalmente, não por serem em maior número mas porque os benfiquistas de há uns tempos a esta parte decidiram não dar muito nas vistas para cima de Coimbra não vá o diabo tecê-las. Ainda assim, na amálgama lenta da procissão, estavam duas bravas viaturas que exibiam o seu clubismo desbragado - nenhuma delas a do vosso escriba (sempre gostei de manter os vidros incólumes) -, que rapidamente foram alvo dos fervorosos adeptos do Braga que se encontravam numa espécie de ponto alto estilo ponte de viaduto. Pareciam animais raivosos,

Ó filha da puta, tira-me essa merda daí, caralho!

Essa merda era um cachecol do Benfica no vidro traseiro do carro. Perto de um destes senhores, encontrava-se uma criança, supostamente filha do quadrúpede, que olhava não para o cachecol alvo da ira dos fanáticos mas para cima, para o suposto Pai, com um olhar entre a incredulidade e a incompreensão. O Pai não desarmava, empoleirava-se no varão, quase caía, aos gestos, aos cuspos, aos insultos e o pequeno bípede a pensar se a divindade genética lhe teria pregado alguma partida de mau gosto.

Volta para a tua terra, mouro do caralho!

E o malandro do benfiquista sem retirar o cachecol, a afrontar os escandinavos portugueses numa quezília que lembrou guerras antigas, na altura em que os bárbaros decidiram descer as escadas da Europa e vociferar contra esse conceito de Sul que a muitos ofende e discrimina. A este excelso animal, outros se juntaram enquanto os carros lentamente entravam na cidade. Não houve feridos, que se saiba. Mortos, muito menos. Na mistura das ruelas bracarenses, todos se diluíram. O jogo estava próximo. Havia que beber.»

Só neste excerto já dá para ver o clima anti-Benfica, pior, de ódio ao Benfica que se vive actualmente em Braga.
Mas tem mais.
«Vocês têm sorte em viver lá em baixo. Não fazem ideia do que é isto, aqui. Gente agredida, outros que já nem saem para ver jogos nos cafés, outros que já nem dizem que são benfiquistas. Estes gajos são uns fanáticos. E a mesma gente que antes tinha uma atitude de respeito. Alguns deles até eram do Benfica.

Mas o que é que mudou?

O Salvador. Desde que chegou, tem imposto uma cultura de ódio ao Benfica. O mais estúpido é que as pessoas não pensam por elas. Vão todas em rebanho.

Mas isto não pode ser só gente de Braga.

Claro que não. Há portistas que vão ver os jogos do Benfica para os cafés só para arrumarem confusão. Os superdragões vêm sempre que o Benfica joga na Pedreira. Este ano muitos dos que fizeram aquela confusão toda foram gajos do Porto. O ano passado vieram para evitar que os benfiquistas de Braga festejassem.

E os bracarenses não se insurgem contra isso?

Claro que não. O clube está patrocinado pelo Porto, vai ganhando mais vezes. Isto aqui é pior que no Porto.»

Só me resta dar os parabéns ao sr. Salvador, ao sr. Pinto da Costa, aos Super Dragões e à claque do Braga, por terem conseguido fazer de Braga uma cidade onde um benfiquista não mostrar que o é.
E depois venham dizer que a culpa disto é do Benfica.


Grande notícia!

A confirmar-se a renovação do contrato de Maxi Pereira por mais 4 anos com a consequente compra dos restantes 30% do passe, é uma grande notícia.
Maxi apesar de não ser um jogador fabuloso, é um jogador à Benfica, raçudo, que dá tudo dentro do campo e que queria continuar no clube apesar das dúvidas que iam sendo colocadas devido à não renovação do contrato quando este ia entrar no último ano de vigência.
Os benfiquistas respiram de alívio porque Maxi é um jogador respeitado e muito importante no Benfica. Além de ser um dos nossos, caso contrário teria seguido o caminho do Cebola Rodriguez.

Marinho Neves volta a estar na berlinda

Pois, esse mesmo, o jornalista e autor do livro "Golpe de Estádio".
Este senhor, porque sabe muito sobre os podres do futebol português, foi mais uma vez alvo de tentativa de homicídio. Desta vez desapertaram-lhe a jante duma das rodas do seu carro. Felizmente, o homem é prevenido e não anda a dormir por isso deu conta, até porque já passou por situações bem piores.
Para que conste e ao mesmo tempo para alertar sobre algo que lhe possa acontecer, ele vem denunciando tudo na sua página do Facebook.
Vejam este vídeo onde ele aparece a denunciar algumas coisas, bem como outros personagens bem conhecidos do futebol português.
Ainda têm dúvidas sobre quem lhe quer mal?

Perder pontos?

Caro Carlos Pereira, tenha juízo. Já tem idade e tempo ligado ao futebol suficientes para saber que não acontecerá nada a esse clube que alicia jogadores.
Ainda que num acto de querer mostrar isenção aparente, a Liga nunca tiraria os pontos suficientes para esse clube perder o título. Basta ver quantos pontos lhes foram retirados aquando do Apito Dourado. Seis apenas!
E no meio disto tudo, como é costume, quem se pode lixar é o mexilhão, perdão, o Kléber.

Toda a gente sabe, menos a Liga

Toda a gente que acompanha minimamente o futebol português sabe que o FC Porto é useiro e vezeiro em aliciar os jogadores que actuam em clubes pequenos e lhe interessam. Isto ao longo de anos e sem qualquer processo de inquérito levantado pela Liga de Clubes.
Este ano, mais uma vez isso aconteceu. O caso Kléber deu muito que falar, inclusive o presidente do Marítimo apresentou queixa, creio que sem resolução à vista, sendo o mais certo o arquivamento do processo. Isto apesar da lei ser clara quanto ao aliciamento de jogadores, descida de divisão.
Agora, vem o treinador do Marítimo alegar que os aliciamentos de Kléber e Djalma, curiosamente ambos pelo Porto, prejudicaram a equipa e a impediram de ter um rendimento melhor, à semelhança do que os portistas fizeram relativamente ao castigo de Hulk.
É este o futebol que temos e a Liga que temos.
Castiga um treinador e um jogador porque a imprensa pressionou, mas casos semelhantes ocorridos com jogadores portistas ficaram no esquecimento, nem um processo levantaram.
A propósito de jogadores, deu-me vontade de rir ao ler um presidente dizer que se não sair ninguém, o seu treinador diz que não precisa de ninguém. É caso para perguntar o que vão fazer com estes dois e com outros de que se fala que estão comprometidos?

Este elogio cheira a esturro

Sobre o presidente da Liga, disse Pinto da Costa que não apoiou Fernando Gomes por ser «acusado de ter influência» no organismo. «É super-esforçado, conseguiu excelentes contratos para a Liga e tem resolvido muitos problemas», destacou. 
E esta hein?
Não apoiou por ser acusado de ter influência. E eu a pensar que tinha sido por estar zangado com ele por ter saído da SAD portista.
É super-esforçado, ... nem consegue disfarçar!

Quem foi o valentão?

Alguém ainda não identificado publicamente apresentou queixa na Procuradoria-Geral da República contra Pinto da Costa por causa do jantar com o árbitro holandês do FCP-Villareal.
Mesmo sem saber que é o valentão, desde já lhe dou todo o meu apoio moral.
É preciso acabar com a imoralidade no futebol português, custe o que custar.
Títulos sim, mas com lisura de processos, sem jantares, sem fruta, sem café com leite, sem aliciamentos, sem ameaças.

A nova época em preparação

A época 2010/11 de má memória para os benfiquistas acabou. Espero tenha servido de lição e não se repitam os mesmos erros no futuro.
Pelos ecos que vamos tendo, o plantel da próxima época, para além da revolução em termos de entradas e saídas, será muito mais equilibrado, permitindo rodar todos os jogadores, sem grandes quebras no rendimento da equipa e ao mesmo tempo evitando o cansaço prematuro aos jogadores mais importantes.
Para além do aspecto psicológico e dos erros de arbitragem que nos empurraram para trás, não podemos chegar à fase decisiva da época com a maioria dos jogadores de rastos. Nesse aspecto, a época que acabou deve servir de lição à equipa técnica do Benfica para que não se repita.
Ainda não sabemos se saem alguns dos habituais titulares, embora se admita que Coentrão e Cardozo possam sair, além das dúvidas Aimar e Saviola, porém sabe-se que alguns elementos jovens e promissores estão garantidos, casos de Urreta, David Simão (dois regressos a casa), Nolito, Rodrigo Mora, Matic, Wass e outros ainda não totalmente garantidos.

Presunção e água benta ...

Depois duma época incrivelmente perfeita e que não se repetirá nos próximos 50 anos, o Incrível disse que para o ano vão fazer igual.
Estaremos aqui para ver!

Impróprio para cardíacos

O Benfica venceu novamente o FC Porto no Pavilhão da Luz, desta vez por 79-75, num jogo impróprio para cardíacos pois o resultado esteve sempre incerto até final.
Os portistas nunca estiveram na frente, embora por duas vezes tenha havido uma igualdade no marcador já no 4º período, embora o Benfica nunca tenha estado em desvantagem.
E agora a final segue no Dragão Caixa no dia 26, depois no Pavilhão da Luz no dia 29 e se necessário, novamente no Dragão.
Quem ganhar o próximo jogo passa para a frente da final.

A tarde começou bem

A equipa de futsal do Benfica goleou novamente a Fundação Jorge Antunes e qualificou-se para as meias-finais do play-off do campeonatgo nacional da categoria.
Hoje foram 5-1, depois de ontem terem sido 6-0.
A equipa da Fundação não teve argumentos para eliminar o Benfica.
Agora segue-se o Instituto D. João V nas meias-finais.

Que tristeza!

Os nossos diários desportivos andam mesmo nas ruas da amargura.
O jornal A Bola noticia sobre o Fábio Coentrão, via Correio da Manhã. Que tristeza! Já não conseguem arranjar notícias próprias.
Sobre a notícia nada de estranhar pois todos os dias o Fábio vai para algum clube, o que pode ser estranho é ser dado novamente como reforço do Real, quando há dias se dizia que o Real tinha desistido do direito de preferência que tinha sobre ele.

Fim de semana das modalidades

Ontem, o basquetebol do Benfica apagou a má imagem deixada nos dois primeiros jogos da final do play-off e venceu o FC Porto (86-79) com toda a justiça. Agora é preciso manter a qualidade e empenho e vencer novamente amanhã. Depois logo se vê!

Hoje, o futsal venceu (6-0) a Fundação Jorge Antunes e empatou a eliminatória, jogando de novo amanhã na Luz necessitando de nova vitória para se qualificar para as meias-finais em que jogará com o Instituto D. João V.
Os outros semi-finalistas são o Sporting e o Fundão que eliminou o Belenenses.

Também hoje, o hóquei em patins venceu na Luz a equipa do Cascais num jogo muito emotivo (8-6). A esperança no título continua viva.

Espero que amanhã a onda vitoriosa continue nos jogos com o FC Porto (basquetebol), Fundação Jorge Antunes (futsal) e Cimos Koper (andebol) na 2ª mão da final da Taça Challenge.

Será que dá alguma coisa?

Não acredito que dê, mas louvo a atitude do Marítimo em ter apresentado queixa na Liga contra o FC Porto por causa do jogador brasileiro Kléber.
Todos se lembram da novela com este jogador no verão passado quando ainda tinha contrato com o clube madeirense onde jogava por empréstimo do Atlético Mineiro.
Também sabem que o Marítimo anunciou há meses que tinha accionado a cláusula que lhe permitia ficar com o jogador desde que cobrisse a melhor oferta, oferta essa que seria a que o FC Porto apresentou ao clube brasileiro. Do facto deu conhecimento à FIFA.
Todos também sabemos que o Sporting tentou comprar este jogador em Janeiro apresentando uma proposta superior à dos dragões que não foi aceite pelo Atlético Mineiro.
Por tudo isto, está mais do que óbvio que o Porto aliciou o jogador.

Vai começar o Brasileirão-2011

Terminados os campeonatos estaduais com vitórias de Flamengo (Rio de Janeiro), Internacional (Rio Grande do Sul), Santos (São Paulo), Coritiba (Paraná), Cruzeiro (Minas Gerais), Santa Cruz (Pernambuco), Ceará (Ceará), Chapecoense (Santa Catarina), Bahia de Feira (Bahia), Atlético Goianiense (Goiás), para citar os principais estados no que ao futebol diz respeito, vai começar hoje a maratona do Brasileirão.
O Brasileirão, nome que é dado ao campeonato nacional brasileiro, começa este fim de semana.

Participam 20 equipas, a saber:
América MG (Belo Horizonte-Minas Gerais) - Treinador: Mauro Fernandes
Atlético GO (Goiânia-Goiás) - Treinador: Paulo César Gusmão
Atlético MG (Belo Horizonte-Minas Gerais) - Treinador: Dorival Júnior 
Atlético PR (Curitiba-Paraná) - Treinador: Adilson Batista
Avaí (Florianópolis-Santa Catarina) - Treinador: Paulo Silas
Bahia (Salvador-Bahia) - Treinador: René Simões
Botafogo (Rio de Janeiro-RJ) - Treinador: Caio Júnior
Ceará (Fortaleza-Ceará) Treinador: Vagner Mancini
Corinthians (São Paulo-SP) - Treinador: Tite
Coritiba (Curitiba-Paraná) - Treinador: Marcelo Oliveira
Cruzeiro (Belo Horizonte-MG) - Treinador: Cuca
Figueirense (Florianópolis-SC) - Treinador: Jorginho
Flamengo (Rio de Janeiro-RJ) - Treinador: Vanderlei Luxemburgo
Fluminense (Rio de Janeiro-RJ) - Treinador: Enderson Moreira até à chegada de Abel Braga
Grêmio (Porto Alegre-RS) - Treinador: Renato Gaúcho
Internacional (Porto Alegre-RS) - Treinador: Paulo Roberto Falcão
Palmeiras (São Paulo-SP) - Treinador: Luís Felipe Scolari
Santos (Santos-SP) - Treinador: Muricy Ramalho
São Paulo (São Paulo-SP) - Treinador: Paulo César Carpegiani
Vasco da Gama (Rio de Janeiro-RJ) - Treinador: Ricardo Gomes

O campeonato brasileiro é sempre uma incógnita no que diz respeito ao vencedor por vários motivos.
É uma autêntica maratona de jogos, realizando-se muitas jornadas com dois jogos por semana e com deslocações longas num país continental. De Porto Alegre a Fortaleza, distância mais longe, são mais de 4.000 quilómetros.
Desde que o campeonato é disputado por pontos (2003) já houve 6 campeões diferentes. O único que ganhou mais do que uma vez foi o São Paulo que foi tri-campeão entre 2006 e 2008.
Foram eles: Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Fluminense.

Nos últimos anos vários craques, normalmente em fim de carreira, têm voltado ao Brasil, nomeadamente Deco, Fred, Adriano e outros nomes menos sonantes.
Este ano mais alguns voltaram como são os casos de Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Liedson (Corinthians), Luís Fabiano (São Paulo), Juninho Pernambucano (Vasco da Gama), Rivaldo (São Paulo). Outros ainda poderão vir, até estrangeiros. Fala-se do holandês Seedorf (AC Milan), até do Fórlan (A. Madrid).
Outros estrangeiros menos conhecidos e que participaram na Libertadores vieram reforçar algumas equipas brasileiras de top.
Quem irá vencer? É difícil responder, embora o vencedor deva sair deste lote:
Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional e Santos. Mas, Corinthians, São Paulo e Palmeiras correm por fora.

Os chips hoje falharam

Pedia-se atitude e eles tiveram-na. Agora é mantê-la no domingo e depois seja o que Deus quiser.
Um campeão tem de cair de pé.
O adversário hoje conseguiu pouco mais de 2/3 dos pontos das últimas partidas, o que significa que o Benfica hoje defendeu bem e no ataque também melhorou.
Domingo há mais!

Aimar, um senhor!

Aimar deu uma entrevista na Argentina em que elogiou a grande época do FC Porto e de Falcão.
Quem do FC Porto faria o mesmo em relação à época passada do Benfica?
Ao invés falaram e continuam a falar de túneis e ainda querem eles que os benfiquistas os parabenizem. Logo quem aproveita todas as oportunidades para humilhar e gozar com o Benfica e os benfiquistas.
Depois do que se passou ontem nos festejos da Liga Europa, nunca elogiarei qualquer feito do FC Porto, a não ser quando desaparecer de cena o actual presidente e se veja que as conquistas são limpas, sem fruta e café com leite!

A resposta de Salvio

 Na sua página do Facebook, Salvio disse isto:
Hola! solo quiero aclarar que esas declaraciones son falsas!! si bien atletico de madrid es el club que me compro, pertenezco y aprecio mucho pero mi futuro es incierto.. yo ahora solo pienso en recuperarme pronto y estar bien para la proxima temporada. Creo que todos escucharon cuando dije que soy feliz en Benfica.
Não fui dos que alinharam na mentira mesmo admitindo que pudesse ter dito o que foi publicado, senão leiam aqui.
 

Mesmo nas vitórias eles não se esquecem de nós

É impressionante e confesso que já me sinto enojado. Sou uma pessoa pacífica, amante da justiça, mas a forma como os portistas têm gozado com o Benfica, desde o presidente, passando pelos jogadores e terminando na maioria dos adeptos, já me está a tirar do sério. Depois se os benfiquistas cometem algum deslize é o aqui-del-rei que não se faz, deixar os meninos festejar às escuras e à mangueirada. Se fosse o Benfica na casa deles seriam corridos à porrada, não tenho nenhuma dúvida.
Nos festejos da conquista da Liga Europa, numa atitude vergonhosa e provocatória, mas a isto a imprensa acha piada em vez de criticar. Quem tem cú tem medo, não é?
Vejam este pequeno excerto, sem qualquer opinião sobre o assunto. E assim morrerá, sem opinião.
"Campeões, campeões", gritavam os muitos milhares de adeptos portistas que encheram a ‘sala de visitas' da cidade. Entre cânticos para os jogadores, também os gritos anti-Benfica se fizeram ouvir. No alto do autocarro, os atletas, também com adereços alusivos às águias, iam passando a taça de mão em mão. 
A única coisa que consegui saber sobre os adereços alusivos às águias era que o disciplinadíssimo Sapunaru, que ainda há dias tentou novamente bater em stewards, usava um cachecol cujos dizeres ficavam mesmo a condizer com a pessoa que é.
Quantos eram? Não se sabe, eram apenas milhares!

Disse o óbvio ou mudou de ideias?

Todos os jornais publicaram as últimas declarações de Salvio à imprensa espanhola, dizendo que espera conquistar um lugar no Atlético de Madrid.
Se considerarmos que tinha dito várias vezes que queria ficar no Benfica, como interpretar estas declarações?
Eu creio que disse o óbvio face às circunstâncias. Está em Madrid em recuperação da lesão, tem contrato com o clube espanhol, logo não ficaria bem, nem para o clube nem para os adeptos, dizer que queria continuar no Benfica.
Ou será que já tem indicações de que dificilmente o negócio Benfica/Atlético andará?
Esta é quanto a mim uma daquelas notícias que não é muito confiável. Por isso, teremos de esperar para ver no que dá.

Não se faz!

O destaque da imprensa espanhola de hoje à final da Liga Europa de ontem.
Terá sido azia pela eliminação do Villareal ou por outro motivo? Responda quem souber!

Momento de reflexão

Depois do que vimos esta época, nada poderá ser igual na próxima. E não poderá ser igual porque pior é quase impossível.
Todos nós benfiquistas estamos em estado de choque. Outros estão eufóricos, mas felizmente isso passa. A vida é feita de altos e baixos.
Não podemos é cometer mais erros sob pena de ficarmos irremediavelmente para trás.
Infelizmente não tenho voz activa dentro do Benfica, mas espero que o clube tenha gente que saiba analisar o que está mal e mudar.
O presidente Vieira dizia há dias na entrevista que iria exigir mais empenho aos profissionais que servem o Benfica. Assim espero pois eles sabem, ou deviam saber, que apesar dos tempos de crise em que vivemos são pagos a peso de ouro.

De forma pública e aberta a todos, Parabéns ao Blog do Manuel!

Por impossibilidade pessoal, alguns saberão, outros não, fui pai recentemente e tenho tido os habituais afazeres relacionados com o novo estado de parternidade, mas devido a isso também tem sido difícil manter nos tempos recentes uma vida virtual enquanto blogger que me orgulhe, e por causa de todas as contingências da vida tem-me sido, portanto, impossível visitar os amigos, mas não podia deixar de dar ao Blog do Manuel e ao Manuel Oliveira uma palavra de parabéns, com muito apreço, de forma pública, pois também me permite deixar aqui algumas opiniões mais profundas que tenho sobre o nosso Glorioso e que no espaço que detenho, o Bimbosfera, não se adequam, por isso...


Foi a minha forma pública de deixar os votos, agradecendo o espaço que me deu para comentar o nosso clube, e esperando que a vida permita que mais tempo haja para mais e melhor debater.

Quanto a mim não necessitam de deixar grandes comentários, se o quiserem fazer e dar os parabéns ao Manuel o post mais indicado será o próprio, alguns posts mais a baixo, mas que aqui tem o link.

Mais uma vez os votos de parabéns e que se encontre por cá na Defesa do Glorioso por muito tempo!

Bem haja,

Márcio Guerra

Contratar um Super Dragão dá nisto

O futsalista Cardinal do Sporting é um assumido adepto portista, todos o sabemos. Assim como sabemos também que é um anti-benfiquista primário. Disse uma vez numa entrevista que nunca jogaria no Benfica, e será que nós alguma vez o quereriamos, para além de sempre que joga no nosso Pavilhão se porta como um verdadeiro animal, cuspindo, insultando, enfim.
Se fosse uma pessoa inteligente, por mais portista que fosse, enquanto jogador doutro clube deveria saber comportar-se como gente. Como não sabe, sujeita-se às consequências!
Quanto ao Sporting, está a pagar pelas suas escolhas.
Quem sabe se depois disto Pinto da Costa não resolve abrir a secção de futsal. Já tem um jogador à Porto!

Se alguém tinha dúvidas ...

O Belenenses já foi um clube grande e respeitado por todos durante muitos anos. Era até um clube pelo qual quase toda a gente, eu incluído, tinha alguma simpatia. 
Até que começou a ser visível a sua colagem ao FC Porto vá lá saber-se porquê.
A estratégia não resultou, mas ainda assim eles persistem no erro como se pode ler aqui.
Por mim, a simpatia e abertura para que o Benfica lhes desse uma mãozinha, colocando lá alguns jogadores a rodar a custo zero, acabou.
O futuro provavelmente será igual ao do Salgueiros, Estrela da Amadora, Atlético e outros, o que é uma pena, mas fazer o quê?

Especulação, ou não!

Depois de uma época muito àquem das expectativas, o Benfica prepara uma revolução no plantel.
Muitas saídas já eram previsíveis, mesmo na fase alta da época (Janeiro), devido ao que se foi sabendo aqui e ali em termos de aquisições a custo zero, casos do espanhol Nolito (Barcelona B), do uruguaio Rodrigo Mora (Defensor Sporting), do dinamarquês Daniel Wass, do brasileiro Artur Moraes (Braga). Falou-se ainda do português Nuno Coelho (Académica) nunca confirmado e do nigeriano Taiwo que acabou por rumar ao AC Milan, embora tenha sido dito que teria de indemnizar o Benfica caso não viesse.
Por estes dias falou-se doutro jovem francês, lateral-direito, de nome Nego.
Confirmado está o jovem do Belenenses, André Almeida, além de três jovens jogadores do Varzim, não se sabendo se ficam ou não no plantel.
Para além dos jogadores citados, dos quais uns devem vir, outros não, está garantida a vinda do sérvio Matic, incluído na transferência de David Luiz e é provável que voltem o uruguaio Urreta e o espanhol/brasileiro Rodrigo.
Foi prometido pelo presidente a inclusão de 3 ou 4 jovens da formação no plantel da próxima época, surgindo logo os nomes de David Simão, Nélson Oliveira, Miguel Rosa como eventuais candidatos a esses lugares.
Por outro lado, já se fala nos empréstimos do guarda-redes Júlio César, dos médios Airton e Felipe Menezes, do avançado Kardec, para além das saídas por terem terminado contrato, de Weldon, Luís Filipe e talvez Nuno Gomes.
Outros nomes em dúvida por um ou outro motivo, são Roberto, Sidnei, Coentrão, Aimar, Sálvio, Saviola e Cardozo.
Fazendo um apanhado de todos estes nomes, teríamos um plantel mais ou menos assim:
Guarda-redes: Artur Moraes, Moreira e Roberto ou outro jovem.
Defesas: Maxi Pereira, Daniel Wass, André Almeida, Nego, Luisão, Jardel, Sidnei (?), Miguel Víctor (?), Roderick, F. Coentrão (?) e Carole
Caso saia o Coentrão virá outro lateral-esquerdo.
Médios: Javi Garcia, Matic, Rúben Amorim, Carlos Martins, Aimar (?), Sálvio (?), César Peixoto, Bruno César, Gaitán, Urreta, Nuno Coelho (?), David Simão (?), Rodrigo Mora e Nolito.
Avançados: Jara, Saviola (?), Cardozo (?), Rodrigo (?), Nélson Oliveira (?), Nuno Gomes (?).
Muitas dúvidas para esclarecer ainda!

A propósito da final de amanhã

Uma final europeia entre FC Porto e Sporting de Braga, que em muitos momentos se têm relacionado como sede e filial, não consegue gerar antagonismo nem emoções que justifiquem o entusiasmo de uma tomada de partido pela maioria de adeptos afeta aos clubes de Lisboa. Benfica e Sporting não mexem uma pálpebra pelo sucesso dos seus pares, numa tentativa patética de que não passe de um evento confidencial e regionalizado.
(João Q. Manha)

Ora nem mais. Uma opinião que subscrevo.
Até os irlandeses se queixam que esta final não interessa nem ao Menino Jesus!
Não tem o sal nem a pimenta duma final. Não só porque um dos clubes não tem carisma, nem uma massa adepta grandiosa, como porque até o Braga ganhará, mesmo que perca. Basta ver que o próximo treinador lhes foi oferecido pelo FC Porto.

Gooooolooooo de VATA!

Um conhecido presidente, num dos seus habituais vómitos, veio colocar mais umas "achas" na fogueira afirmando que o seu digníssimo clube chegou à final sem batota e sem golos com a mão. Engana-se.
Basta ler o que disse a Marca ácerca dum jantar em Matosinhos. Dando de barato que não estiveram lá dirigentes portistas, o que duvido, esteve concerteza António Garrido. E este senhor, ainda que tenha sido nomeado pela FPF, não sei porquê nem com que critério pois nunca li nada sobre nomeações de ex-árbitros para acompanhar os árbitros estrangeiros nos jogos do Benfica, do Sporting, do Braga, etc., é um elemento da estrutura do FC Porto.
Não é? Então leiam este post!
É verdade que o Benfica chegou a uma final com um golo marcado por Vata com a mão, mas tal não significa que o árbitro tenha sido comprado pois tal não é hábito do nosso clube.
Conhecem um tal de Rolando? Pois, esse mesmo. Só nesta época cortou 3 lances com a mão (e muito mais descaradas) na área do FC Porto e os árbitros dos jogos em que tal ocorreu não marcaram penálti. Então, estejam calados, Pinto da Costa incluído!

Será possível?

Este post havia sido apagado pelo Blogspot aquando do apagão da semana passada. Agora apareceu de novo por isso resolvi postá-lo para memória futura!

Ainda a propósito da newsletter enviada supostamente por engano aos benfiquistas, o jornal i publicou um artigo que a confirmar-se o que lá está escrito é gravíssimo e motivo para investigação das autoridades. Eu disse investigação das autoridades? Esqueçam, foi um lapso!
Para quem não quiser clicar no link do jornal i, aqui vos deixo a transcrição do mesmo.
Alguns sócios do Benfica receberam na terça-feira nos seus emails, alegadamente por engano, uma newsletter com conteúdos do FC Porto. Poucas horas depois, o clube da Luz anunciava que iria processar judicialmente a Sportinveste Multimédia, empresa responsável pela gestão do site e distribuição do correio electrónico das águias. Este episódio veio agravar uma suspeita que, sabe o i, tem sido mais ou menos comentada nos últimos dois anos entre dirigentes e funcionários do Benfica: a de que as caixas de correio electrónico possam estar a ser consultadas no exterior. "A Sportinveste gere o site e os servidores de email de Benfica e FC Porto, portanto, daí a suspeita de que os nossos rivais possam ter acesso a informação confidencial", disse ao i fonte encarnada.

Com um presidente destes

Não se pode esperar que o FC Porto seja um clube digno!
Chegámos à final sem batota nem golos com a mão
Será preciso dizer mais alguma coisa dum c..... destes?

Aniversário do Blog

Este blog completou hoje (16) 2 anos de vida. Data que quase me passava despercebida, confesso. Mas ainda me lembrei a tempo.
Dois anos de muita dedicação, muitos posts, muitas amizades virtuais, algumas tornadas reais.
Dois anos de paixão pelo Benfica. Muitas alegrias e algumas tristezas. As maiores bem recentes.
Apesar deste espaço ser dedicado à defesa do Benfica e claro criticando muitas vezes o nosso maior rival, sempre esteve aberto a todas as opiniões, sejam vermelhas, azuis ou verdes, ressalvando no caso das azuis e verdes o respeito para comigo e para com o Benfica. Espero não ser obrigado a mudar de rumo.
Enquanto puder e o tempo mo permitir continuarei a manter este espaço dentro dos mesmos moldes.
Não posso esquecer nesta hora a preciosa ajuda que me foi dada em termos informáticos pelo benfiquista BB e pelo gremista Giovani e em termos de postagens durante as minhas férias pelo Márcio (Bimbosfera) e pelo Giovani (Sangue Azul).
Obrigado a todos os que me lêem!

O Benfica ainda não confirmou, mas ...

Tudo indica que o guarda-redes brasileiro Artur que actualmente alinha no Sp. de Braga vai jogar no Benfica nas próximas épocas.
Se me perguntassem se o queria no Benfica eu diria talvez. E porquê as dúvidas? Ora, porque apesar da grande meia época que fez em Braga, antes disso andou a saltitar de clube em clube, quer no Brasil, quer na Itália.
Tem estampa (1,92 m), é seguro e mostrou ser frio e não se impressionar com ambientes como os de Liverpool, Kiev e da Luz. Sendo assim, caso venha mesmo para o Benfica, dar-lhe-ei o benefício da dúvida, desejando-lhe as maiores felicidades.
Ao contrário de muitos benfiquistas, não fico nada entusiasmado pelo facto de o roubarmos ao Braga e ao Sporting que também o queriam.

Mais 13,5 milhões, com pagamento a perder de vista

A notícia não é de hoje, é de 6ª feira! Mas, continua actual e merece ser debatida.
O FC Porto comprou mais 40% dos direitos económicos do Givanildo Souza, vulgo Hulk. Até aqui nada demais.
O bizarro da notícia é que é mais um negócio escuro pois o Club Atlético Rentistas do Uruguai é um clube de fachada do empresário Juan Figer e onde o Hulk nunca jogou.
Gostaria de saber qual será o prazo de pagamento desta compra. Certamente será a perder de vista, ou então quando o Porto vender o jogador.

Semelhanças?

As duas derrotas do Benfica na última temporada são a grande diferença para o percurso praticamente imaculado do FC Porto, que garantiu, a cinco jornadas do fim, o título português de futebol de 2010/11.

Na última temporada, os "encarnados", que empolgavam pelo seu futebol, terminaram a Liga com 76 pontos, menos oito que o FC Porto este ano.
Pela primeira vez, o FC Porto terminou um campeonato invicto, com 27 vitórias e apenas três empates, mas não conseguiu igualar o feito do Benfica em 1972/73, que só cedeu dois empates.
Na última temporada, o Benfica somou mais um empate e perdeu duas vezes, nos redutos do Sporting de Braga (2-0) e FC Porto (3-1).
As caminhadas das duas equipas em casa são iguais, com apenas um empate em 15 encontros, enquanto como visitantes os "dragões" cederam dois empates e as "águias" perderam duas vezes e empataram outras tantas.
Ao nível dos golos marcados, o FC Porto tem apenas menos cinco (73 contra 78) do que o Benfica na última temporada, mas também sofreu menos quatro (16 contra 20).
Numa época em que aplicou várias goleadas, o Benfica conseguiu um 8-1 ao Vitória de Setúbal, enquanto esta temporada o resultado mais dilatado do FC Porto foi contra o rival lisboeta, por 5-0.
As duas equipas têm os melhores marcadores de cada uma das temporadas, com o paraguaio Óscar Cardozo a ser o melhor marcador em 2009/10, com 26 golos, dos quais seis de grande penalidade.
Já esta temporada, o brasileiro Hulk foi o melhor marcador da Liga, com 23 tentos, dos quais oito foram apontados da marca dos 11 metros, sendo seguido pelo companheiro de equipa Falcao, que, com 16, repetiu o segundo lugar do ano passado.
Dez jogadores contribuíram para os golos apontados pelo FC Porto esta temporada, enquanto em 2009/10 foram 14 os jogadores do Benfica que marcaram.
Em cada uma das épocas, o Benfica e o FC Porto utilizaram 26 jogadores, com os "encarnados" a fazerem alinhar oito portugueses em 2009/10, menos um que o FC Porto esta temporada.
Também ao nível da disciplina os dois clubes apresentam números semelhantes, com o FC Porto a ver 77 amarelos, mais três que o Benfica, sendo que ambas as equipas viram três jogadores serem expulsos.
Curiosamente, e de acordo com os dados da Liga de clubes, as duas equipas foram campeãs com um plantel com uma média de idades de 23 anos, as mais baixas da competição.
(in, O Jogo) 

Realmente existem algumas semelhanças no percurso das duas equipas, mas são apenas semelhanças porque a forma de lá chegar foi muito diferente!

Campeões estaduais brasileiros

Este domingo foi de decisões na maioria dos campeonatos estaduais.
O Flamengo (Rio de Janeiro), o Coritiba (Paraná) e o Ceará (Ceará), já eram campeões conhecidos porque venceram os dois turnos e não precisaram de disputar uma final.
Em São Paulo, o Santos sagrou-se bi-campeão após bater o Corinthians, de Bruno César e Liedson, por 2-1 em casa. No 1º jogo havia empatado 0-0 em casa dos corintianos.
No Rio Grande do Sul, o Internacional que tinha perdido na semana passada em casa por 3-2, foi vencer hoje o Grêmio pelo mesmo resultado, havendo necessidade de penáltis onde os colorados foram mais felizes.
Em Santa Catarina, a final foi disputada entre o Chapecoense e o Criciúma, que deixaram pelo caminho o Avaí e o Figueirense, clubes mais conhecidos do Estado, tendo vencido a equipa de Chapecó.
Em Minas Gerais, a final foi entre os conhecidos Cruzeiro e Atlético Mineiro. Venceu o Cruzeiro, ao bater o adversário hoje por 2-0, depois do empate da semana passada.
Em Pernambuco, o Santa Cruz, clube histórico mas que vem atravessando uma crise, conseguiu impedir o Sport de Recife de ser hexa-campeão. Hoje perdeu por 1-0, depois da vitória por 2-0 na semana passada. Neste jogo, realizado no estádio do vencedor foi batido o record de espectadores de todo o Brasil, com cerca de 62.500.
Na Bahia, o Baía de Feira, embora jogando em Salvador e depois de ter empatado em casa, venceu o Vitória por 2-1 e sagrou-se campeão.

A melhor anedota que já li sobre a corrupção

Sobre Jacinto Paixão:
«Claro este homem é um bandido, está a ser coagido, é tudo inventado! Todas as outras escutas que não valeram em tribunal foram montagens de voz, no fundo isto é uma cabala para comprometer o Porto e seu Presidente! Nunca ouviram falar de casos de arbitragens? E acreditam que o Pai Natal existe!»
(comentário no jornal A Bola)

Divinal!

Juvenis salvam a honra numa época para esquecer

A equipa de futebol juvenil do Benfica venceu brilhantemente o campeonato nacional de juvenis, batendo no último jogo o FC Porto por 1-0, depois de já ter ganho no Olival por 3-2.
Em 6 jogos da fase final, apenas um empate (2-2) em Alcochete.
Durante toda a época esta equipa foi brilhante, senão vejamos.
Em 34 jogos, foram 31 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 112 golos marcados e apenas 18 sofridos.
Para ver, clique abaixo

António Garrido, o ex-árbitro que ajudou Pinto da Costa a fazer do Porto um clube vencedor


O recente vídeo do ex-árbitro Jacinto Paixão e a denúncia da "Marca" de que este senhor e dirigentes do Oporto jantaram com o árbitro do FC Porto-Villareal, justificam que se conheça melhor quem é esta personagem, discreta mas muito eficaz.
Quando não anda em serviço, costuma jantar num restaurante da praia de Vieira, Leiria.

António Garrido, o árbitro mais titulado da história do futebol mundial

António Garrido andou nas bocas do mundo por ter sido nomeado pela Federação a pedido do FC Porto para acompanhar os árbitros do Porto - Villarreal. Até então apenas as conquistas nacionais tinha sido postas em causa com o processo Apito Dourado. Agora as conquistas internacionais começam também a ser alvo de suspeitas.

Quem é António Garrido? Garrido foi o primeiro árbitro português escolhido para apitar a fase final de um campeonato do mundo (Argentina 78). Esteve também no Europeu de 80 (Itália) e no Europeu de 82 (Espanha). A 1 de Abril de 1973, quando faltavam seis minutos para o final do FC Porto - SL Benfica com o resultado em 1-2, inventou uma grande penalidade após simulação do portista Flávio na área das águias. O jogo terminou empatado e o Benfica foi assim impedido de conquistar o campeonato 100% vitorioso (levava 23 vitórias em 23 jornadas num campeonato com 30).


Depois de terminar a carreira 1982 foi recrutado estrategicamente pelo FC Porto. Sim, o FC Porto deve ser o único clube do mundo que tem uma ex-árbitro na sua estrutura. Deve ser por uma questão de transparência. A questão que põem é a seguinte. O que fará António Garrido na "estrutura" do FC Porto? Ao longo dos anos fomos tendo acesso a alguma informação (pouca). Garrido é o verdadeiro homem sombra. Desde que terminou a carreira pouco se ouviu falar dele.

Foi uma das pessoas que jantou com o árbitro do Porto - Villarreal. Foi uma das pessoas que estava presente quando Jacinto Paixão, o árbitro da fruta, foi coagido por elementos ligados ao FC Porto na mesma marisqueira. Foi apanhado nas escutas do Apito Dourado a falar com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. Foi identificado pela Polícia Judiciária, no âmbito do processo Apito Dourado, como o “contacto preferencial” do Porto para exercer pressão junto do órgão que nomeava os árbitros.

O FC Porto é dos clubes mais titulados do planeta desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube em precisamente 1982, aproximadamente na mesma altura em que António Garrido foi recrutado pelo clube azul-e-branco. A maior parte das pessoas atribuem boa parte do mérito das conquistas recentes do clube ao seu presidente, homem que esteve suspenso durante 3 anos por corromper árbitros e que levou o clube a perder 6 pontos pelo mesmo motivo. Talvez os adeptos do FC Porto devessem estar gratos também a António Garrido, um ex-árbitro que entrou no FC Porto aproximadamente na mesma altura o presidente do Porto.

Pinto da Costa e António Garrido (ex-árbitro) conquistaram em quase 30 anos, 17 Campeonatos Nacionais, 11 Taças de Portugal, 16 Super Taças, 2 Ligas dos Campeões e 1 Taça Uefa.

O FC Porto, até a entrada do presidente condenado por corromper árbitros e do árbitro António Garrido, era um clube honrado mas tinha ganho apenas 7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 1 Super Taça.
(In site: Futebol Live)
O meu obrigado pela autorização para postar este artigo.

Erros pagam-se caro, mas a arbitragem ajuda

Ainda bem que terminou a época para o Benfica. E ainda bem porque esta parte final tem sido penosa demais, quer para a equipa, quer para os adeptos.
Nem se pode dizer que a equipa do Benfica tenha sido displicente, ou tenha encarado este jogo com excesso de confiança. O que aconteceu foram erros em excesso e a arbitragem a puxar para trás como foi habitual durante toda a época.
Incrível como se sofrem o 1º e o 3º golo.
No primeiro há culpas de Javi, mas sobretudo, na minha opinião, de Júlio César que deveria ter sido mais lesto a sair ao encontro da bola. No terceiro, além da falha de marcação ao marcador do golo, também Júlio César, mais uma vez sai atrasado. Curioso que a televisão e a rádio neste caso não lhe disse que foram frangos. Se fosse o Roberto era o habitual gozo!
A equipa jogou com velocidade e com vontade, criou e perdeu oportunidades, outras foram defendidas pelo guarda-redes dos leirienses. Como correram os jogadores de Leiria. Até parecia que estavam a disputar uma final!
Por fim a arbitragem. Este André Gralha e os auxiliares deste jogo, não têm o mínimo de classe para andar na 1ª categoria nacional.
Vejamos algumas das falhas que memorizei. 
- Um fora-de-jogo não assinalado a um jogador do Leiria origina a falta que dá o 1º cartão ao Luisão.
- Um fora-de jogo incrível assinalado a Jara quando o resultado estava em 3-3.
- Dualidade de critérios na marcação de faltas e na exibição de cartões.

Ecos do vídeo de Paixão em Espanha

Mesmo que o FC Porto diga em comunicado que o Jacinto Paixão mente com todos os dentes, excepto os seus adeptos, mais ninguém acredita no que é dito nesse comunicado.
Leiam o que saíu no jornal desportivo espanhol "Sport.es".
Depois da Marca (Madrid), agora é o Sport (Barcelona). A fama de clube corrupto espalha-se!

Salvador acusado de "vendido" pelos adeptos

O presidente do Sp. de Braga é acusado e apelidado de "vendido" por adeptos do clube. Tudo por causa dos bilhetes da final de Dublin.
Leiam aqui!

A verdade sobre o castigo a Pinto da Costa

Esta semana o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa invalidou o castigo de dois anos de suspensão a Pinto da Costa e a despromoção do Boavista à Liga de Honra.
Porém, vejam quem era o presidente do Conselho de Justiça da FPF e como fugiu a votar na reunião.
O presidente, vendo que o sentido de voto ia no sentido da punição, abandona a reunião, ela continua e os restantes membros decidem. Agora a 2ª parte da reunião, sem a presença do presidente, que homologa a decisão do Conselho de Disciplina da Liga, é considerada nula. 
É incrível como se manobra na justiça deste país que mete nojo e por isso está como está.

E agora PdC? (reposição)

No mesmo dia em que supostamente limpava a imagem eis que surge este vídeo!

Este post já havia sido editado mas devido a problemas do Blogger do Google foi eliminado.
Entretanto, Jacinto Paixão confirmou ao "Correio da Manhã" a autoria da gravação que circula no YouTube. "Apenas digo que fui eu que fiz a gravação que está no YouTube. Por enquanto, não posso revelar mais nada", diz o antigo árbitro ao jornal.
Jacinto Paixão garante, também, ter outras gravações do género. "Fui ameaçado de morte. Não directamente, mas por interposta pessoa. Foi por esta razão que fiz a gravação já divulgada. E ainda há outras que estão por divulgar para minha segurança", lê-se no "Correio da Manhã".
Ainda que houvesse alguma vontade de reabrir este processo ele já prescreveu em 2009! Na altura era de 5 anos o prazo de prescrição, só a partir de 2007 é que passou para 10 anos.

Boicote ao Record, já!

Caros benfiquistas temos de fazer ver a essa gente que somos mais fortes que eles.
Quase toda a imprensa desportiva, sabendo que somos a maioria dos leitores, diariamente debitam notícias sobre o Benfica. Até aqui tudo bem se fossem sérios. O pior é que não são, nomeadamente o "Record", que está pior que "O Jogo" quando se trata de inventar sobre o nosso clube.
No Blog Tertúlia Benfiquista fui alertado para um post editado no Blog do Careca que é escrito pelo director desse pasquim, um tal de Alexandre Pais que se diz adepto do Belenenses. Será apenas para disfarçar?
Nesse post, que vou transcrever aqui para não lhe dar audiência, dá para perceber a dor de corno ao dizer que lhe disseram que o seu jornal é o bombo de festa da Benfica TV. Disseram-lhe? Não faça de conta que não vê. Acha que alguém acredita em si?
Benfiquistas, boicote total ao Record das mentiras diárias sobre o Benfica!
Segue abaixo o post.
Gente sem nível lá em cima que dá um péssimo exemplo cá para baixo
Dizem-me que Record é frequentemente o bombo da festa da Benfica TV, canal que permite aos “convidados” a utilização de uma linguagem agressiva, em que a intimidação é o objectivo e o insulto a palavra de ordem.

Creio que os clubes criam as suas estações de televisão precisamente para isso: engrandecer as virtudes do seu “glorioso” emblema e tentar enxovalhar o “inimigo”, sendo este constituído por tudo o que não seja da cor.

É uma tristeza? É. Mas também nada surpreende quem acompanha nos blogues e até em alguns sites a linguagem desbragada e ofensiva a que muitos recorrem na expectativa de atingirem quem não está ao seu alcance.

Trata-se de um problema cultural, de uma falha grave da família e da escola, que não souberam preservar os valores da educação, das boas maneiras e do respeito que devemos uns aos outros.

Mas é também o resultado dos maus exemplos que vêm de cima, primeiro do estilo caceteiro de alguns dirigentes desportivos, depois de pessoas de outro gabarito, que transmitem aos jovens a ideia de que tudo é permitido, da palavra grosseira à atitude intimidatória e à agressão.

Quando gente sem nível, ordinária mesmo, chega a altos cargos da República, o que se pode exigir aos cidadãos?
(in Quinta do Careca, Record, Alex Pais)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO