Época 2015/16

Época 2015/16

Isto é o que se diz lá fora

Apesar da conquista de menos títulos nos últimos 15 anos, ainda assim o Benfica continua a ser visto no estrangeiro como o clube mais famoso e histórico de Portugal. Por muito que doa a alguns!
Quem o disse foi Richard Clarke, editor-chefe da Arsenal TV.
O Benfica precisa entrar de novo na fase de grupos da Liga dos Campeões, de preferência com uma melhor perfomance que na época passada, para assim continuar a manter o nome bem vivo na Europa e no Mundo.
As expectativas para a nova época são elevadas como é hábito e espero, aliás esperamos todos os benfiquistas, que não saiam defraudadas como na última. Matéria-prima existe e esperamos que formem um conjunto forte e com reservas de luxo porque a época é longa e com muitos jogos em 4 competições diferentes.

Pormenores interessantes

Através da Benfica TV assisti ao treino desta tarde no Seixal.
Depois dum treino pela manhã e em início de época, mesmo assim os jogadores treinaram com afinco, desta vez com bola, tendo-se visto coisas agradáveis.
Bruno César arrancou aplausos com alguns remates e combinou muito bem com Aimar na peladinha. Já tínhamos um bombardeiro destro (C. Martins), agora temos um canhoto.
Matic também vem mostrando ter muita qualidade no seu pé esquerdo.
Outro que também tem mostrado qualidade é o hispano-brasileiro Rodrigo.
Ainda não esteve presente o espanhol Nolito, fez exames médicos, porque só hoje termina o seu vínculo ao Barcelona, bem como Javi Garcia, Gaitán, Miguel Rosa, Carlos Martins, Urreta e Ruben Amorim por motivos diversos.

Ponto final?

No seu site oficial o Atlético de Madrid anunciou através de comunicado que Salvio vai continuar no clube.
Será o ponto final nos desejos do jogador e do Benfica?
Se assim for é uma pena, mas 15 milhões é muito dinheiro.

É estranho

Enzo Pérez, o último reforço contratado pelo Benfica, ficou fora dos eleitos de Sérgio Batista para a Copa América, estando desde logo livre para ingressar no Benfica. Certo que não gozou férias pois o campeonato argentino terminou há dias, além de que esteve concentrado com a selecção.
No entanto, não se entende porque motivo chega a Lisboa na 2ª feira, dia em que o Benfica parte para a Suíça e não no domingo.
Será que esta notícia está correcta?

Treino aberto e com novidades

Hoje haverá mais um treino aberto aos sócios no Seixal e com novidades.
A principal é o espanhol Nolito, ex-Barcelona B, que apenas se apresenta hoje porque tinha compromisso até ontem com o clube catalão.
Outra novidade será o uruguaio Rodrigo Mora, embora não seja certo que fique no plantel.
Entretanto continua a indefinição em torno de Coentrão que por este andar ainda vai para o estágio na Suíça.
Resta esperar para ver!
O estágio na Suíça começa no dia 4 (2ª feira) e vai até ao dia 13 de Julho. Estão agendados 3 jogos, sendo o primeiro no dia 9 contra o Nice, o segundo no dia 10 contra o Servette e o terceiro no dia 12 frente ao Dijon.

Tudo acaba por se saber

Afinal, ao contrário do que fizeram crer para o exterior, Villas-Boas não foi embora pelo dinheiro pois segundo afirmou hoje o seu ex-clube estava pronto para cobrir a oferta, foi-se embora pelo desafio.
«Foi uma mudança difícil. Toda a gente às vezes sente a necessidade de um novo desafio. Tivemos um ano fantástico, mas no fim achei que podia desafiar-me um pouco mais e aceitei», continua. «Há a ideia de a decisão foi baseada em questões financeiras. A minha mudança para o Chelsea foi muito lucrativa para o F.C. Porto, mas o F.C. Porto estava pronto para bater a oferta. Estava pronto para fazer uma muito boa proposta para eu ficar e no entanto aceitei.»Ele sabe que não existem duas épocas iguais por isso a próxima não deveria ser nem igual, quanto mais melhor que a anterior.
Foi inteligente!

Coentrão e Real Madrid por este andar já era

A novela Coentrão/Real Madrid não anda nem desanda. Entretanto o jogador começou a treinar no Seixal.
Hoje a Marca dá uma notícia que a ser verdadeira, e sabe-se a ligação deste jornal ao Real, é uma piada. 
O que espera o Benfica para dar esta negociação por encerrada?
Em termos gerais, a notícia diz que o Real oferece 15 milhões mais o passe de algum jogador. E mais, que os madrilenos primeiro querem vender Lass Diarra ou Fernando Gago.

Estou de acordo

Com tudo o que seja para blindar o balneário do Benfica.
Todos nós (benfiquistas) sabemos que raramente o balneário tem sido devidamente blindado. Houve algumas excepções, a última terá sido aquando da passagem pelo clube de José Veiga.
A contratação de António Carraça visava não só libertar Rui Costa para outras funções mais compatíveis com o seu perfil, como dotar o clube dum profissional qualificado e rigoroso nas suas funções.
Ontem, Carraça "mandou", (pediu?) Rui Gomes da Silva e Alcino António assistirem ao treino na bancada. 
Hoje Manuel Sérgio, também novo profissional do clube, disse que o clube está bem blindado.
Oxalá seja assim pois todos sabemos que doutra forma não dá para ter sucesso por melhor que seja a equipa.

Se ele o diz

Aimar é sem dúvida uma pessoa credível para ser levada a sério quando fala sobre a qualidade dum jogador.
Afirmou após o treino de ontem que os reforços têm muita qualidade. A quem se referia? Concerteza falava de Bruno César, de Matic, de Rodrigo, talvez de Nuno Coelho e dos jovens provenientes da formação do Benfica. Para além do compatriota Pérez que ainda não chegou.
Ao que parece foi promovido a sub-capitão, logo atrás de Luisão, e à frente de Maxi Pereira. Nada mais justo pois é um senhor dentro e fora de campo.

O homem está a ganhar bem!

Será que lhe saíu o euromilhões, o totoloto ou algo parecido?

São precisos mais dirigentes como Carlos Pereira

O presidente do Marítimo promete um dia tornar público o acordão do caso Kléber.
Disse também estar a ser alvo de ameaças mas não tem medo. Donde virão essas ameaças? Dou um doce a quem adivinhar!
Dirigentes como este precisam-se no futebol português. Que não tenham medo de denunciar aquilo que sabem para limpar o futebol português dos corruptos impuníveis que nele grassam.

As últimas sobre Danilo, vindas do Brasil

Danilo e mais Danilo, todos os dias. Está quase, está longe, o Santos vai exercer a cláusula, etc.
Problema complicado, até porque o Grupo DIS não quer vender os seus 37,5% ao Santos.
O jogador parece interessado em vir, mas também não quer entrar em guerra com o clube, o que é de aplaudir pois demonstra o seu carácter.
Será que o jogador vale tudo isto? Eu acho que sim!

Nuno Gomes tem legitimidade para jogar onde quiser, mas ...

Sou de opinião que Nuno Gomes é livre para escolher o clube que quiser uma vez que o Benfica não quis renovar o contrato com ele. Porém, ao ser-lhe oferecido um lugar na estrutura directiva do clube, o qual não foi aceite pelo jogador, deixa-o numa posição difícil em relação ao Benfica no futuro a curto prazo.
Não sabemos os pormenores do que se passou e do que lhe foi oferecido e/ou pedido para fazer ou deixar de fazer.
Como benfiquista, penso que se ele aceitar (talvez tenha já aceite neste momento) jogar pelo Sp. Braga, sabendo das relações muito tensas existentes neste momento entre o Benfica e o clube minhoto, não avalizaria a sua entrada para qualquer cargo nos próximos anos. Como eu pensam muitos benfiquistas.
Num futuro mais longínquo se ele continuar a manifestar ser benfiquista e for útil ao clube, não me oporia. A curto prazo sim porque deixa no ar a ideia duma vingança contra Jesus e/ou o Benfica por não ter sido chamado a renovar o contrato.
Exemplos como o dele existem muitos, nomeadamente Gomes, ex-capitão do FC Porto que rumou ao Sporting e hoje está novamente no Dragão, Futre que saíu do Sporting para o FC Porto e que esteve à beira de voltar ao Sporting caso Dias Ferreira tivesse sido eleito.

O FCP ainda tem passivo?

Ao ver esta notícia acho incrível como o FC Porto tenha o passivo que tem, mais de 150 milhões de euros.
Onde foram parar os 200 milhões das transferências?
Aqui fica o que dizia há dias um jornal sobre os passivos dos três grandes do futebol português.
«Ao nível de clubes, o montante em dívida, de FC Porto, Benfica e Sporting, totaliza 209 ME, menos de metade do registado no total de passivos das SAD (441,3).
A maior fatia, aproximadamente 267 ME, cabe ao Benfica, que acumula um passivo de 147,4 ME da SAD com cerca de 120 ME do clube.
Com resultados semelhantes, um total de 221 ME, o Sporting contabiliza resultados negativos de 141 ME, na SAD, e cerca de 80 ME, do clube.
Apesar de registar o resultado mais negativo das três SAD, com um passivo de 152,9 ME, o FC Porto soma o menor passivo, em virtude das contas mais equilibradas, ao nível do clube, com dívidas na ordem dos 9,3 ME.
Ainda longe dos três "grandes", mas com um passivo avultado, o histórico Boavista, actualmente a lutar pela permanência na Liga de Honra, detém um passivo que ronda os 90 ME, praticamente o dobro do custo da construção do Estádio do Bessa XXI, cerca de 46 ME na SAD e 44 ME do clube.»

Cada um tire as suas conclusões!

A ignorância sobre o Benfica faz isto

Danilo, jogador do Santos, de quem se diz ser pretendido e ter até um pré-acordo com o Benfica, terá afirmado hoje que «o Benfica é um bom clube para começar na Europa».
Li diversos comentários sobre a declaração e a maioria diz que sendo assim não vale a pena vir. Outros dizem que é porque não conhece o Benfica. Eu alinho com estes.
Recentemente, após ser contratado pelo Benfica, o médio Bruno César, também brasileiro, teve uma afirmação semelhante. Mais ou menos assim, Benfica é ponte aérea para a Europa. Depois de chegar e vendo a grandeza do clube, emendou o discurso.
Outro que quando chegou devia pensar da mesma forma e ainda por cá continua, apaixonado até pelo clube, é Luisão.
A maioria dos jogadores brasileiros, assim como o povo em geral, mal conhece o futebol português porque normalmente os nossos jogos não eram transmitidos por canais brasileiros. Até que este ano as coisas mudaram com a Sportv brasileira a transmitir todos os fins de semana os principais jogos. 
Conhecendo a situação, não me incomodam nada as declarações de Danilo e espero que ele venha, mesmo que seja como começo.

Benfica acaba com domínio do Sporting

O Sporting tem dominado no atletismo masculino, domínio esse que o Benfica acaba de interromper ao sagrar-se campeão nacional de atletismo masculino este fim de semana.
Parabéns ao atletismo que recuperou um título nacional que fugia há 15 anos para o rival das pistas.

Afinal, todos iguais!

Muita gente, desde os jornais a adeptos anónimos que inclusivé passam por aqui, gozaram com o facto de Fábio Coentrão ter dito que queria jogar no Real Madrid, depois de antes ter dito que amava o Benfica. Soube-se depois que teve jogada do empresário pelo meio e Coentrão fez o mea-culpa.
Agora o que dizer da novela Falcao?
Depois de ter dito que estava pronto para jogar na Premier League e antes que gostaria de jogar na Liga Espanhola, agora já vem dizer que está bem no FC Porto.
Outro caso, o argentino Fernando Gago, jogador do Real Madrid, ao que parece na lista de dispensas do clube madrileno, veio elogiar o rival Barcelona.
Como se pode ver, ninguém tem legitimidade para gozar ninguém pois está a tornar-se numa situação comum hoje em dia.

O inacreditável aconteceu

O histórico River Plate da Argentina onde jogaram por exemplo Aimar, Saviola e Falcao, cito apenas estes porque estão no futebol português, acaba de empatar 1-1 com o Belgrano de Córdoba e como havia perdido na 4ª feira por 2-0 na casa do adversário, baixa à 2ª divisão argentina pela primeira vez na sua história.
No final as lágrimas apareceram no rosto dos jogadores e dos adeptos.
Força River!

Quem sabia disto?

Realizou-se em Cascais a 11ª edição do Estoril Foot em futebol.
O Benfica participou no Torneio com os Minis, os Benjamins e os Infantis.
Nas finais do Torneio, os Minis bateram o Sporting por 3-0, os Benjamins derrotaram o Central 32, por esclarecedores 8-0 e nos Infantis a vitória voltou a sorrir aos benfiquistas, depois de derrotarem os madeirenses do Nacional, por 3-0.

Em Vila Real de Santo António, realizou-se Copa Foot-21 em diversos escalões.
Em sub-12 a vitória coube ao Sporting nos penáltis após empatar 4-4 com o Benfica, nos sub-11 a vitória final coube igualmente à equipa de Alvalade, batendo na final o FC Porto, por 4-3. Nos sub-10 foi o Olhanense a levar a melhor, batendo o 1.º de Dezembro, enquanto nos sub-8 o campeão dá pelo nome de Lusitano FC, após a vitória frente ao E. F. Faro, por 3-2.
Nos sub-9, a final entre o Benfica e o FC Porto terminou com goleada do Benfica por 7-0!

Se alguém tinha dúvidas do bom trabalho que se está a realizar no Benfica ao nível da formação elas ficam dissipadas.

Cuidado Olarápio e outros ladrões!

Dizia-se há dias que o Olarápio corre o risco de perder as insígnias da FIFA se na próxima época ficar novamente abaixo do 12º lugar. Mas alguém deixará que isso aconteça?
Talvez uma das formas de o proteger seja não o nomear para apitar jogos do Benfica porque senão ele borra a pintura.
Se a Liga implementar uma forma de avaliação mista, nota do delegado e visualização das imagens televisivas, a vida vai ficar mais difícil para os "ladrões" do apito e para os delegados padrinhos que ficarão em situação difícil se derem uma nota elevada depois desmentida pelas imagens da TV.

Jogador à Benfica

O espanhol Javi Garcia é um jogador à Benfica.
Perspectivando a nova época disse que os jogadores aprenderam com os erros da época passada e que tudo irão fazer para que esta seja uma época de glória e que deseja um dia ser capitão do Benfica.
Desde que o vi jogar pela primeira vez que gosto dele. Para além de ser um belíssimo jogador, tem muita raça não desistindo nunca duma jogada, sendo ainda muito perigoso nas bolas paradas devido à sua altura.
Vai ser um dos mais empenhados para a reconquista do campeonato, disso não tenho dúvidas.

O Benfica parece que acertou na mouche

De acordo com Saviola o Benfica fez uma grande contratação em relação a Enzo Pérez.
Espero que ele acabe por ser dispensado amanhã da selecção da Argentina para poder integrar-se logo no estágio de pré-época a realizar na Suiça.
Embora todo o jogador sonhe em representar a sua selecção, certamente iria ser suplente, talvez nem utilizado fosse, ao passo que ao integrar-se já no Benfica pode garantir um lugar desde logo nos titulares.
Boa sorte para ele. E já agora também para Saviola que diz querer continuar de águia ao peito.

P.S. Confirmou-se ainda antes de domingo que estará fora da Copa América. Assim, já poderá viajar para Portugal e integrar os trabalhos de pré-época.

A reforma aos 17 anos

Muito se tem falado de Neymar e continuar-se-à a falar, o craque brasileiro de 19 anos que ontem venceu a Taça Libertadores da América e é dado como futuro reforço do Real Madrid.
Há cerca de dois meses ele anunciou que iria ser pai, para desgosto das suas inúmeras fãs.
Pois agora já se sabe quem é a sortuda que garantiu a reforma aos 17 anos de idade.

Rescaldo da época - Futsal

Esta foi talvez a pior época do futsal benfiquista que existe apenas desde a época 2002/03.
Com o plantel que tinha a equipa partiu com ambições de conquistar todas as provas em que esteve envolvido, mas acabou por morrer na praia em todas. Não revalidar a conquista da UEFA Futsal Cup, em que era um dos principais favoritos, não só pela época que vinha fazendo, como por ser o detentor do troféu, talvez tenha sido o principal motivo. Uma semana depois perde a final da Taça com o Sporting que se galvanizou e acabou por vencer também o campeonato.
Pelo que se viu na final do play-off, alguns jogadores começam a não ter pernas para o ritmo que um campeão precisa ter e por isso impõem-se algumas mudanças no plantel.
Sabe-se apenas que o veterano capitão Pedro Costa (33 anos) está de partida para o Japão, mas certamente mais algum deve sair até porque já são conhecidos dois reforços, apesar de não terem sido ainda apresentados. São eles, o internacional Bruno Coelho (ex-Belenenses), um ala de 23 anos e o também internacional Ricardo Fernandes (ex-Freixieiro), de 25 anos. 

Palmarés da modalidade:
Competição
Época
Total
UEFA Futsal Cup

2009/10; 2003/04 (vice-campeão)
1
Taça das Taças
2006/07 (vice-campeão)
-
Campeonato Nacional
2002/03 ; 2004/05 ; 2006/07; 2007/08; 2008/09
5
Taça de Portugal
2002/03 ; 2004/05 ; 2006/07 ; 2008/2009
4
Supertaça
2002/03 ; 2005/06 ; 2006/07 ; 2008/09
4

A FIFA é que vai decidir

O caso Kléber ainda não está encerrado apesar do branqueamento da CD da Liga, como afirma o presidente do Marítimo.
Realmente como podem os clubes ter confiança numa entidade disciplinar se existem dois pesos e duas medidas na avaliação dos casos.
É mais que evidente que o FC Porto aliciou o jogador quando este tinha contrato com o Marítimo. O jogador foi emprestado por duas épocas ao clube madeirense pelo Atlético Mineiro, entretanto o Porto contacta o clube brasileiro e este negocia o jogador. Aí o Marítimo, que não foi contactado pelos portistas, faz valer os seus direitos e o jogador é obrigado a manter-se no clube a menos que o Atlético Mineiro ou o Porto pagassem aos madeirenses para que estes libertassem o jogador.
A CD da Liga teve um entendimento diferente. Porém, o Marítimo exerceu em Janeiro/Fevereiro a opção que tinha sobre o jogador oferecendo mais do que o Porto acordou com o clube mineiro e informou a FIFA.
Esperamos agora pela decisão da entidade máxima do futebol mundial. Caso seja favorável ao Marítimo quero ver o que fará a CD da Liga.

As expectativas são altas

O plantel do Benfica com vista à época que está agora a começar é vasto, até demais, e tem muita qualidade, disso não tenho dúvidas.
É claro que muitos dos que cá estão serão emprestados visto que o plantel não deve exceder 27 jogadores. Tudo o que se disser sobre quem ficará ou sairá é especulação, até porque neste momento nem Jorge Jesus deve saber ao certo quais serão os 27, isto porque podem sair ainda alguns titulares até 31 de Agosto e consequentemente mais entradas de novos jogadores.
O que é certo é que as expectativas para esta época são elevadas e ninguém tem dúvidas que haverá dois jogadores de qualidade para cada posição, ao contrário do que acontecia na época passada.
Por falar da época passada, de má memória, já sairam por terem acabado o contrato, Nuno Gomes, Weldon e Luís Filipe, por empréstimo, Sidnei (Besiktas), Felipe Menezes (Botafogo), Airton (Flamengo), faltando saber o destino de Alan Kardec, Júlio César e eventualmente Roberto.
Certos parecem estar Artur (ex-Braga), Moreira, Maxi Pereira, Wass, Luisão, Jardel (?), Roderick (?) Carole, César Peixoto, Javi Garcia, Matic, Carlos Martins, Bruno César, Aimar, Gaitán, Enzo Pérez, David Simão, Nolito (apesar de ainda não ter sido apresentado), Urreta, Cardozo, Saviola (?), Jara e Nélson Oliveira.
Em dúvida parecem estar André Almeida, Léo Kanu, Nuno Coelho, Miguel Rosa, Rúben Pinto, Rodrigo Moreno, Melgarejo e Rodrigo Mora.
Como se pode ver, muitas dúvidas ainda para Jorge Jesus resolver. E como disse atrás, ainda virão mais um central, um lateral esquerdo (se se confirmar a quase certa saída de Coentrão) e mais algum, entre eles talvez Danilo, Salvio e ...

O Benfica parece que aprendeu com os erros

Tem-se notado ultimamente que o Benfica melhorou consideravelmente a sua forma de actuar no que concerne às contratações.
Querem exemplos? Eles são vários, basta olhar para o número de jogadores que chegaram agora à Luz a custo zero.
Os nomes são sobejamente conhecidos, mas aqui vão, Nolito, Rodrigo Mora, Daniel Wass, Nuno Coelho e até Carole, apesar do Benfica ter depois acertado uma verba relativamente baixa com o seu clube (Nantes) para que ele viesse no imediato uma vez que joga numa posição em que o plantel estava carente.
Mas, o que me levou a escrever este post foi sobretudo o facto do Benfica já ter um pré-acordo com o jovem Danilo que pertence ao Santos. Dir-me-ão alguns que esse procedimento não é correcto. A esses lembro que o Santos tem apenas 37,5% do seu passe, logo apenas deve ser avisado das negociações por uma questão de cortesia.
Numa altura em que se sabe que outros clubes terão de ir ao mercado já nos deixa mais descansados.
Outro caso que prova que existe um maior cuidado é o de Maxi Pereira, mesmo não tendo ainda rubricado um novo contrato está tudo acordado, a menos que aconteça um cataclismo.

Tenho fé neste jogador

Apesar de já estar contratado desde finais de Janeiro, aquando da transferência de David Luiz para o Chelsea, só hoje foi apresentado o jovem sérvio Matic.
Mesmo sem o ter visto jogar ainda, tenho um feeling que temos jogador.
Muito alto (1,94), jovem (22 anos), esquerdino e polivalente no meio-campo, fará certamente as delícias de Jorge Jesus.

O Benfica anda com os olhos abertos

Já aqui tinha referido, assim como outros blogues benfiquistas, que seria interessante (e importante) estabelecer uma parceria com o Atlético de Lisboa que subiu à Liga Orangina.
O Sporting tinha-se adiantado e falou-se que iria colocar lá um treinador (José Lima) e vários jogadores oriundos da formação. No entanto, parece que o tipo de parceria sugerido pelo Sporting não agradou ao presidente do Atlético e tudo voltou à estaca zero.
Sabe-se agora que o técnico será João de Deus e que foi estabelecido um protocolo de cooperação com o Benfica. Oiça e leia aqui!

E quando todos pensávamos que estava fora

Eis uma notícia muito interessante, se for verdade, claro.
Oxalá seja mesmo verdade e as negociações cheguem a bom porto, pois apesar da contratação de Enzo Pérez os bons jogadores são sempre benvindos.
A má experiência da época passada exige que tenhamos dois bons jogadores para cada lugar uma vez que a época é longa e exigente.

Santos venceu a Libertadores

O Santos F. C. venceu o Peñarol na 2ª mão da final por 2-1 e como havia empatado (0-0) em Montevideu conquistou a sua 3ª Libertadores. Os golos santistas foram da autoria de Neymar e Danilo.
Foi a 15ª Libertadores conquistada por equipas brasileiras, embora os argentinos estejam na frente em nº de troféus.
No onze inicial do Santos reapareceu Ganso depois de uma paragem de dois meses, mesmo assim, sem ritmo viu-se que é craque. Com a sua entrada na equipa, o jovem Danilo que dizem ser pretendido pelo Benfica, recuou para lateral direito, aparecendo muitas vezes na frente marcando o 2º golo com um remate cruzado de pé esquerdo.
Quem também voltou à equipa depois de lesão que o impediu de jogar a 1ª mão foi o lateral Léo, ex-Benfica.
Do lado uruguaio, o benfiquista Urreta entrou a meio da 2ª parte quando o Peñarol perdia por 2-0 e esteve bastante activo, embora o melhor lance tenha sido o passe para o colega que cruza e provoca o auto-golo de Durval que chegou a estar nas cogitações do Benfica na época do título.
Quem vibrou muito com esta conquista foi o Rei Pelé que tinha ganho as duas anteriores Libertadores do clube.
Parabéns ao Santos!
Vergonhoso o comportamento da maioria dos jogadores de Peñarol no final do jogo ao atacarem a murro e pontapé os jogadores do Santos. Luís Aguiar, ex-Porto e ex-Braga foi um dos mais valentes!

Não era de esperar outra coisa

A Comissão Disciplinar da Liga arquivou o processo sobre o alegado aliciamento do FC Porto ao avançado brasileiro Kléber do Marítimo. 
Alguém esperava outra coisa da actual CD da Liga com o juiz Herculano na liderança?
Mas houve algum aliciamento senhor Carlos Pereira? Já devia conhecer melhor o futebol e as instâncias de justiça que temos!

O "escarro" azul foi banido

Finalmente a camisola do Benfica aparece limpa e de acordo com o ADN do clube.
E ainda com um pormenor espectacular, a fotografia dos jogadores campeões europeus no interior da camisola junto à gola.

Vamos ver se ganham juízo

Através de comunicado a Benfica Futebol SAD, o seu presidente e administradores, informam que interpuseram acções contra a PRESSELIVRE - IMPRENSA LIVRE, S.A., EDISPORT - SOCIEDADE DE PUBLICAÇÕES, S.A. e GLOBAL NOTÍCIAS, PUBLICAÇÕES, S.A., na qualidade de proprietárias, respectivamente, dos jornais “Correio da Manhã”, “Record” e “Jornal de Notícias”, contra os Directores destes, Octávio Ribeiro, Alexandre Pais e Manuel Tavares e contra os jornalistas Eduardo Dâmaso, Tânia Laranjo e Sérgio Pereira Cardoso, todos do “Correio da Manhã”, Eugénio Queiroz, do “Record” e Luís Antunes e Nuno Miguel Maia, do “Jornal de Notícias”.
Será que vão passar a ter mais cuidado nas notícias que vão colocar em circulação? 
Será que alguma vez os tribunais vão ter coragem de condenar jornalistas sem escrúpulos e que não cumprem o seu código deontológico?
Duvido!

Pobre imprensa

A nossa imprensa desportiva, além de especulativa como sabemos, ainda peca por falta de rigor na informação. Ao ler uma notícia relacionada com o Benfica fiquei estupefacto ao ler isto, «Dedé, brasileiro de 22 anos do Vasco da Gama, era ainda assim o preferido de Jorge Jesus para o eixo central, porém o Vasco da Gama não o deixa sair no imediato, quando muito apenas em Janeiro. Até lá o jogador quer destacar-se na Copa Libertadores da América. A contratação de Dedé pode, apesar disso, ficar já assegurada até porque o Vasco pretende ficar com os emprestados Éder Luis e Fellipe Bastos a título definitivo».
Como é possível que não saibam que a participação do Vasco da Gama na Copa Libertadores será apenas no próximo ano? A Libertadores deste ano acaba hoje com a 2ª mão da final entre o Santos e o Peñarol.
O Vasco não quererá libertar o jogador agora porque o campeonato brasileiro está a decorrer e só termina em Dezembro.
Este é apenas um dos exemplos entre muitos que acontecem diariamente.

Nova época do Benfica começa hoje

E eis que chegou o dia de abertura da oficina da Luz e simultanemente da apresentação da nova camisola para a época 2011/12.
Certo que não será uma abertura à antiga com todos os jogadores pois com a globalização do futebol é complicado começar uma época com todo o plantel devido às selecções.
Sabe-se que não se apresentarão Luisão (Brasil) e Maxi Pereira (Uruguai) devido à Copa América que se vai realizar na Argentina a partir de 1 de Julho, Coentrão e Carlos Martins porque jogaram pela selecção e têm por isso mais uns dias de férias, Nolito e Rodrigo Mora porque só ficam livres dos seus anteriores clubes a partir de 1 de Julho, Enzo Pérez porque ainda está na selecção argentina, embora se espere que não faça parte dos 23.
Outros apresentar-se-ão mas depois vão para as selecções para disputar o Mundial de sub-20, casos de Roderick e Nélson Oliveira (Portugal) e Carole (França).

Pinto da Costa mente compulsivamente

Perguntar-me-ão porquê gastar tinta com tão sinistra figura. Respondo, apenas para desmascarar este personagem que se acha um supra-sumo e que tudo o que faz é perfeito, tudo está pensado, nunca é apanhado desprevenido, enfim.
Além das citações do meu post anterior, alertado por um comentador, aqui vai outra notícia que desmente esse sr. e o ora treinador principal do clube.

El Oporto estaba dispuesto a pagar al Real Madrid por su traspaso.

El hombre de confianza de José Mourinho, Rui Faria, rechazó una suculenta oferta del Oporto para convertirse en el primer entrenador del conjunto luso, tras la precipitada marcha al Chelsea de su técnico, André Villas Boas.

Pinto da Costa mais uma vez a mentir

Hoje:

Pinto da Costa: "Já previ isto há um mês"

Pinto da Costa disse que já previra a saída de Villas-Boas do FC Porto há um mês. «Há um mês, o nosso antigo treinador foi passar um fim-de-semana a Londres e nessa altura pus a questão a Vítor Pereira de assumir o comando técnico da equipa. Já previa que isto [saída de Villas-Boas] pudesse ter acontecido há um mês», disse o presidente do FC Porto, que recusou estar magoado com Villas-Boas por ter abandonado os dragões. 

Há menos de um mês:
Em entrevista à RTP1, a 23 de maio, Pinto da Costa revelou que Villas-Boas custava 15 milhões de euros e garantia que o técnico ia ficar no FC Porto.
«André Villas-Boas é inegociável. Tem uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros, o que para determinados clubes não é significativo, mas se baterem a cláusula ele não vai querer sair», garantiu em entrevista à RTP, ontem à noite, rotulando:
“É tão portista como eu.” 

Mais esta:
O líder dos dragões foi informado pelo treinador no sábado, tendo sido apanhado de surpresa. A decisão de Villas-Boas em deixar o Dragão, sabe do DN, é considerada uma traição pelo líder portista, que tinha a promessa de que ele ficaria mais um ano.

Sempre a mentir como nos habituou ao longo de 30 anos!

Oxalá Jesus não lhes corte o sonho

Todos sabemos que vão estar na pré-temporada, que tem início amanhã, quatro jovens provenientes da formação. São eles, David Simão, Nélson Oliveira, Miguel Rosa e Rúben Pinto.
Em entrevista conjunta à Benfica TV foram unânimes na vontade de singrar de águia ao peito, prometendo total empenho para agradar ao técnico Jorge Jesus.
Seria bom que os quatro pudessem ficar no plantel porque são benfiquistas e portugueses, coisa que vai faltando no Benfica, à semelhança do que acontece na maioria dos grandes clubes.

É bom que Vieira se apresse

Se for verdade que o presidente do Benfica irá deslocar-se nos próximos dias ao Brasil para fechar as contratações de Dedé (Vasco) e Danilo (Santos) é uma excelente notícia porque se não for agora dificilmente virão no futuro, um porque já está debaixo de olho de Mano Menezes para se estrear na selecção e o outro vai disputar o Mundial de sub-20 a partir do final de Julho.
Ambos são jogadores que podem entrar quase de imediato na equipa e com enorme futuro pela frente.
É verdade que o Benfica talvez se tenha precipitado nalgumas contratações, embora a custo zero por isso do mal o menos, tendo de encontrar clubes para colocar vários jogadores a rodar, mas não tenho dúvidas que Dedé e Danilo serão mais-valias se vierem.
O central Dedé foi a revelação do campeonato brasileiro da época passada. É um jovem de 22 anos, muito alto e forte que precisa de limar algumas arestas especialmente na saída da defesa para o ataque.
O defesa/médio Danilo, mais jovem, 19 anos apenas, é um polivalente que faz as delícias de qualquer treinador. Actualmente vem jogando no meio-campo.

Estavam tão seguros do seu portismo

Os adeptos portistas, assim como os próprios directores, estavam tão seguros da continuidade de Villas-Boas que a notícia da saída para o Chelsea caíu-lhes como uma bomba em cima da cabeça.
Julgavam que o portismo de Villas-Boas era à prova de euros. Enganaram-se!
Tanto me faz que saia ou fique pois não sou portista, mas a arrogância de muitos portistas que por aqui passam cai pela base.
E o pior ainda está para vir. A seguir será Falcao, que tem uma cláusula relativamente modesta (30 M€) e quem sabe Moutinho. Hulk, esse está seguro devido à exorbitante cláusula.
É o desmoronamento do sonho azul. 
Villas-Boas sabe, como todos nós, que dificilmente faria igual na próxima época por isso tratou de aproveitar a oportunidade de quintuplicar o ordenado.

Léo tem razão

O ex-lateral esquerdo do Benfica Léo, actualmente no Santos, diz que Danilo é um Ramires mais aprimorado. E quanto a mim tem razão.
Quem não o conhece perguntará, então porque ainda não é internacional A brasileiro e porque outros clubes europeus ainda não o contrataram?
Isso não aconteceu ainda mas será por pouco tempo. Porque tem apenas 19 anos e está a cumprir a sua primeira época nos séniores do Santos.
Ainda na passada 4ª feira assisti à 1ª mão da final da Taça Libertadores da América e mesmo sem ter feito uma exibição de encher o olho contra o Peñarol, o que era difícil por ser uma final e em casa do adversário, mas vê-se claramente que é um jogador tecnicamente evoluído apesar de ser um lateral de origem, adaptado agora no meio-campo, que desempenha funções de apoio à defesa e ao ataque.
É um polivalente que eu gostaria de ver no Benfica pois é um Ramires tecnicamente mais evoluído!

A CMVM que temos

A Comissão para o Mercado de Valores Mobiliários tem dois pesos e duas medidas no tratamento das SAD´s.
Enquanto a uns pergunta se existe algum fundamento nas notícias que saem na imprensa, a outros multa sem perguntar nada!
É assim e pelos vistos não há nada a fazer enquanto as coisas não mudarem.

Rescaldo da época - Hóquei em patins

A época que terminou agora foi uma das melhores dos últimos anos.
Depois duma longa travessia do deserto (de títulos), no final da época 2009/10 o Benfica conquistou a Taça de Portugal, o que lhe permitiu disputar a Supertaça com o campeão nacional e venceu. Estava dado o mote para uma boa época, que teria sido muito melhor se tivesse conquistado apenas mais um pontinho no campeonato.
Além da Supertaça, o Benfica venceu a Taça CERS, a 2ª da sua história brilhante na modalidade.

Quanto à próxima época, não vão acontecer grandes mudanças, apenas pequenos retoques.
Até agora saíu Ricardo Pereira e o mesmo deve acontecer com Caio (embora sem confirmação fala-se na sua volta ao Dragão). Em sentido contrário entrou o avançado argentino ex-Barcelona Carlos López e fala-se em Sérgio Silva do Candelária. Bons reforços que vêm trazer mais experiência à equipa.

Eis o palmarés do hóquei benfiquista:

Competição
Época
Total
Campeonato Nacional
1950/51, 1951/52, 1955/56, 1956/57, 1959/60, 1960/61, 1962/63, 1965/66, 1966/67, 1967/68, 1969/70, 1971/72, 1973/74, 1978/79, 1979/80, 1980/81, 1991/92, 1993/94, 1994/95, 1996/97, 1997/98
21
Taça de Portugal
1977/78, 1978/79, 1979/80, 1980/81, 1981/82, 1990/91, 1993/94, 1994/95, 1999/2000, 2000/01, 2001/02, 2009/10
12
Supertaça
1992/93, 1994/95, 1996/97, 2001/2002, 2002/03, 2010/11
6
Taça CERS
1990/91, 2010/11
2

O drama do histórico River Plate

O River Plate da Argentina fundado em 1901 em Buenos Aires, é um dos históricos do país das pampas, a par do Boca Juniores, do Independiente, do Velez Sarsfield e do Estudiantes de la Plata.
Disputada este fim de semana a última jornada do Torneio Clausura - campeonato argentino, perdeu em casa com o estádio lotado, com o Lanús por 2-1. Com este resultado é obrigado a disputar uma repescagem  em dois jogos contra o Belgrano, 4º classificado da 2ª divisão.
O drama foi tão intenso para os adeptos que um faleceu por paragem cardíaca durante o jogo.
O primeiro jogo é já na 4ª feira em Córdoba e o segundo no domingo em Buenos Aires.
Este histórico clube argentino já venceu 34 campeonatos argentinos e por lá passaram muitos craques argentinos e não só, como por exemplo, Alfredo Di Stefano, Daniel Passarela (actual presidente), Mário Kempes, Enzo Francescoli, Marcelo Salas, Hernan Crespo, Aimar, Saviola, Falcao, Alexis Sanchez, Lucho Gonzalez, Mascherano, entre muitos outros.

Será verdade?

Li hoje que supostamente a SAD do Benfica terá pedido a Nuno Gomes para não jogar em Portugal na próxima época. Verdade? Mentira?
Vamos supor que é verdade.
Tem legitimidade para o fazer?
Claro que não!
No entanto, se Nuno Gomes for mesmo benfiquista e pensar pela sua cabeça, saberá que coloca em risco o seu futuro no clube se optar por jogar em Portugal num clube que lute pelos primeiros lugares.
Nuno Gomes supostamente quer ainda despedir-se da selecção no Euro-2012 e para chegar lá precisa de jogar. Mas, pode fazê-lo no estrangeiro visto ter mercado e ser desejado nalguns países.
Se optar por jogar em Portugal arrisca-se a perder o enorme capital de simpatia que logrou grangear entre os benfiquistas e se ele se colocar no lugar de adepto verá isso facilmente.
Vamos esperar para saber qual a sua opção!

Afinal é Carraça o escolhido?

Falou-se de Couceiro, de Octávio, de Humberto, mas afinal parece ser Carraça o homem escolhido para reforçar a estrutura do futebol do Benfica.
António Carraça já foi o responsável pelo futebol de formação do Benfica entre 2004 e 2008. Creio que com êxito, pois foi um dos principais responsáveis pela viragem que aconteceu. Depois saíu aquando da entrada de Nuno Gomes ao que parece por incompatibilidade de funções.
Carraça foi um jogador mediano e foi presidente do Sindicato dos Jogadores antes de entrar no Benfica em 2004.
Se se confirmar, parece-me uma boa opção e sem causar polémica, como seriam Couceiro ou Octávio.

Alguma falta de sorte, alguma incompetência e adeus ao título

A equipa de futsal do Benfica teve o pássaro na mão para levar a final para o 4º jogo, depois de ter estado a ganhar por 3-0 ao intervalo, mas mais uma vez não soube manter a vantagem.
Decididamente o Benfica não sabe tirar partido do guarda-redes avançado, ficou mais uma vez demonstrado hoje.
O Sporting chegou mais forte à fase final da época é um facto e foi uma equipa mais coesa e matreira neste play-off.
Pelo contrário, o Benfica acaba por ter um final de época muito mau depois de ter dominado a fase regular do campeonato que terminou sem derrotas.
É estranho o que se passou com a equipa desde a participação na Final-Four da UEFA Futsal Cup e que deve ser bem analisado internamente para que não se repita pois é uma equipa experiente e não pode ir abaixo psicologicamente depois duma derrota.
Mais uma vez a sorte foi madrasta, senão vejamos apenas um exemplo, há uma falta não assinalada contra o Sporting numa entrada a pés juntos sobre César Paulo e a bola ressalta para um sportinguista que faz o 4-3. Na jogada seguinte César Paulo atira ao poste!
Analisando o plantel actual vê-se claramente que terá de haver mexidas. Uma delas, já se sabe, será a saída do capitão Pedro Costa para o Japão. Creio que Davi não tem condições para jogar numa equipa como o Benfica pois está muito pesado e num dos jogos da Luz teve um lapso infantil ao querer sair a driblar  ocasionando um golo a favor do adversário.

Copa América, está à porta

A 43ª edição da Copa América (o Euro da América do Sul) realiza-se na Argentina no período de 1 a 24 de Julho.
O Brasil foi o último vencedor da competição realizada em 2007 na Venezuela.
Participam 12 selecções, entre elas o México e a Costa Rica como convidadas, que foram distribuídas em 3 grupos de 4 equipas cada.
Abaixo os grupos e os nomes das selecções participantes.
Grupo A
Argentina
Bolívia
Colômbia
Costa Rica

Grupo B
Brasil
Venezuela
Paraguai
Equador

Grupo C
Chile
México
Perú
Uruguai

Tal como no Euro, são apurados para os quartos-de-final os 2 primeiros de cada grupo, mais os 2 melhores terceiros.
A final será jogada no Estádio Monumental em Buenos Aires (abaixo) que pertence ao River Plate.

E depois nós é que falamos deles

Este blog, assim como muitos outros blogues benfiquistas, é lido por muitos adeptos portistas. Uns comentam, outros não e ainda outros insultam.
Volta e meia vêm dizer que se fala demasiado do Porto, claro eles preferiam que não criticássemos, não denunciásse-mos para que ninguém soubesse ou esquecesse as manobras que todos conhecemos já lá vão quase 30 anos.
Além do presidente que aproveita todas as oportunidades para "gozar" com o Benfica, mesmo quando isso vem a despropósito, um ex-jogador, o argentino Valeri numa entrevista disse, «Além disso, sei bem do gozo que tiveram em dar a volta olímpica no relvado do Benfica; falei com eles, e nem podiam acreditar.»
E depois nós é que falamos deles, eles não falam de nós!

Futsal, ainda há esperança?

Joga-se amanhã um jogo que pode ser decisivo, caso vença o Sporting, ou de viragem caso vença o Benfica.
Apesar das duas derrotas na Luz, continuo a afirmar que foram injustas face ao jogo jogado, embora outros achem que foram justas. Todos têm direito à opinião.
Bom, mas voltando ao 3º jogo do play-off que se disputa em Loures amanhá pelas 17 horas, julgo que não podemos deitar a toalha ao chão antecipadamente. 
O Benfica, como diz e bem Joel Queirós no site do clube, já ganhou esta época em Loures. Certo que o momento era outro e agora o Sporting está com a moral em alta, mas quem sabe se o excesso de confiança ou a ansiedade de querer ser já campeão neste jogo não os trai?
Se não vencermos, resta tirar ilações dos erros cometidos e preparar a próxima época para voltar aos títulos.
Sabe-se que o capitão Pedro Costa está de partida para o Nagoia do Japão. Espero que este não seja o último jogo para ele pois pelo que fez no Benfica merecia despedir-se na Luz e como campeão.

Notícias desencontradas

A pasquinagem na ânsia de vender papel é capaz de tudo.
Num, diz-se que Jorge Jesus quer o uruguaio Santiago Garcia, um avançado do Nacional de Montevideu, actual campeão do país.
Noutro, noticia-se que o jogador está a caminho do Atlético Paranaense da Série A brasileira.
Alguém duvida que se o Benfica quisesse o jogador ele iria para um clube médio do futebol brasileiro?
Este é apenas mais um exemplo das invenções diárias de jogadores pretensamente pretendidos pelo Benfica.
Aqui há tempos, a pasquinagem noticiava com ar de gozo que o jovem central também uruguaio Coates e colega de Santiago tinha preferido o São Paulo ao Benfica. Acontece que o Benfica mesmo necessitando dum central anda a tentar o brasileiro Dedé e não outro. Mais, esse tal Coates, não só não foi para o S. Paulo como é dado agora como alvo do Porto. Enfim, já estamos vacinados quanto a estas mentiras.
De mentira em mentira até ao descrédito total, é o que espera estas amostras de jornais.

Rescaldo da época - voleibol

Depois do andebol e do basquetebol, agora é o voleibol a modalidade escolhida para um rescaldo da época. O Benfica foi de longe a melhor equipa durante a época, tendo dominado completamente as duas fases do campeonato e vencido a Taça de Portugal frente ao Sporting de Espinho, campeão da época passada.
Quando tudo fazia prever a vitória no campeonato, uma fórmula de apuramento muito discutível por não premiar o mérito, coloca o Benfica frente a frente com o 2º classificado, o Fonte do Bastardo da ilha Terceira (Açores), numa final a dois jogos.
Sabe-se que o técnico se mantém e que o jogador Paulo Renan sairá por vontade própria, regressa ao Brasil. Ainda de acordo com o treinador José Jardim, o clube está a estudar as melhores opções para reforçar a equipa.

Palmarés:

Competição
Época
Total
Campeonato Nacional
1980/81; 1990/91; 2004/05
3
Taça de Portugal
1965/66; 1973/74; 74/75; 75/76; 77/78; 78/79; 79/80; 1989/90; 1991/92; 2004/05; 05/06; 06/07; 10/11
13
Supertaça
1989/90
1

No clima da rivalidade

Postagem de Giovani Mattiollo

O meia Bruno César foi apresentado pelo Benfica oficialmente nesta Quinta-feira. O ex-jogador do Corinthians assinou por seis temporadas, vestiu a camisa do time e posou para fotos com a águia.

O brasileiro já mostrou que entrou no clima da rivalidade:
- Seria interessante marcar o meu primeiro gol contra o Porto - afirmou.

Apoio a proposta

Finalmente a LPFP quer castigar mais a sério o arremesso de objectos para dentro do rectângulo de jogo.
Propõe-se no que diz respeito ao arremesso de objectos, a interdição imediata do estádio ou a realização de um a três jogos à porta fechada e multa para os casos em que daquele acto resulte uma interrupção do jogo superior a cinco minutos.
Se a interrupção for inferior a cinco minutos é proposta a aplicação de uma multa no primeiro jogo e, em caso de reincidência, a realização de um a três jogos à porta fechada ou a interdição do estádio. Se o arremesso de objectos não tiver reflexos no jogo, é proposta apenas uma multa.
O presidente da Liga pretende ainda que seja criada uma comissão de inquérito para tratar de toda a inquirição. O objectivo é separar quem julga de quem faz o inquérito, para tornar o processo mais célere e reservar a Comissão Disciplinar para decidir perante a prova que lhe for apresentada.
Fernando Gomes propõe ainda penalizar com maior dureza as declarações prestadas antes dos jogos, mas já depois de os juízes terem sido nomeados, que ponham em causa a imparcialidade e a competência técnica dos árbitros.
Muito bem, eu apoio. Só é pena que esta proposta surja no final desta época, pois já devia ter sido apresentada há um ano, depois do episódio das bolas de golfe no Dragão na época 2009/10. Mas, mais vale tarde que nunca!
Episódios como os que ocorreram no Dragão (2 vezes), no Axa e na Luz talvez não tivessem acontecido.
 

O que têm em comum Benquerença, Paixão e Xistra?

Os três árbitros citados em título têm uma coisa em comum, prejudicaram o Benfica na época passada.
Para quem acredita em religião, costuma-se dizer que Deus castiga (alguns!) e por isso ficaram muito mal classificados na última época.
É caso para dizer que nem os delegados os salvaram. 
O pior é que o Benfica é que ficou no prejuízo!

Atirar areia para os olhos dos tolos

Um jornal de hoje escreve que o DIAP do Porto vai investigar a denúncia contra Pinto da Costa pelo jantar com o árbitro holandês do FCPorto-Villareal da meia-final da Liga Europa.
Sabendo como se sabe do que acontece quando este sr. é alvo de alguma queixa ou denúncia, isto não passa dum fait-divers atirando areia para os olhos dos tolos.
E o mais engraçado é que foi a Lusa que contactou a PGR querendo saber em que situação se encontrava esta queixa.
O que vão ler abaixo foi retirado dos comentários deste post.

Santos arranca empate em casa do Peñarol

O Santos foi empatar 0-0 a Montevidéu na 1ª mão da final da Libertadores.
Ao contrário das eliminatórias, apesar da final também ser a duas mãos, não conta para eventual desempate os golos marcados fora. Sendo assim a equipa brasileira conseguiu um óptimo resultado e agora terá de vencer daqui a uma semana, no Pacaembú, em S. Paulo. Caso aconteça novo empate, mesmo com golos, haverá prolongamento e penáltis se necessário.
Na equipa do Peñarol não actuou o benfiquista Urreta, nem sequer esteve no banco. Quem actuou foi o ex-portista e bracarense Luís Aguiar.
Do lado do Santos, para além de Neymar, jogou o possível reforço benfiquista Danilo, por sinal bem, no meio campo.

As coisas poderiam ter sido feitas doutra forma

As críticas à não renovação de contrato com Nuno Gomes chovem de todos os lados. De dentro e de fora do Benfica.
Jorge Jesus, principal alvo, achou que o capitão já não fazia falta e dispensou-o.
Luís Filipe Vieira, acatou a decisão do técnico e como contrapartida ao benfiquismo do jogador e da mais-valia que pode vir a ser para o clube no futuro, ofereceu-lhe um lugar na estrutura do clube.
Nuno Gomes, quer jogar pelo menos mais uma época.
Resultado, o Benfica sai com a imagem chamuscada na praça pública.
Quanto a mim houve certamente falta de diálogo para que as coisas tivessem sido feitas doutra forma e a contento de todas as partes.
Parece-me que está na hora de termos um presidente profissional que tenha tempo para se dedicar cem por cento ao clube, ou então que delegue competências noutras pessoas para resolverem determinadas situações, a bem do Benfica.

Enojado!

Já mete nojo toda esta perseguição ao Benfica.
Quando se sabe da impunidade que grassa a norte.

Satisfazendo o pedido do Tiago, aqui vai o texto:

«SEF retém reforço do Benfica

Avançado paraguaio [Melgarejo] teve chegada atribulada, mas acabou por realizar os testes médicos em Lisboa:»

A Assembleia-Geral

Embora o tema da Assembleia-Geral fosse "o orçamento para 2011/12", o que é certo é que houve interpelações sobre o futebol, as modalidades, a PSP, etc.
Não estive lá mas soube por vários amigos que alguns dos sócios que compareceram confrontaram o presidente sobre o falhanço na vertente desportiva, sobre alguma falta de cultura ganhadora e de aplicação e ainda de certas indefinições.
Foi garantido pelo presidente que o Benfica vai voltar a ganhar. Estamos à espera!
Felizmente não se verificaram incidentes e muitos sócios puderam questionar o presidente o que se saúda porque confirma que o Benfica é um clube democrático.

Muitas indefinições a uma semana do início

Lendo a blogosfera benfiquista, nota-se a preocupação que existe devido às muitas indefinições que ainda se verificam a uma semana do início dos treinos. E não é caso para menos.
Para agravar a situação, sabe-se que a equipa vai ter provavelmente uma defesa nova no jogo da pré-eliminatória da Liga dos campeões (26 ou 27 de Julho), face às convocações de Maxi e Luisão para disputar a Copa América pelas suas selecções e à quase certa saída de Coentrão, para além do empréstimo de Sidnei ao Besiktas e à dúvida sobre a continuidade de Jardel.
Com tantos jogadores para escolher e com o condicionalismo das selecções, inclusivé as de sub-20 que vão disputar o Europeu, Jorge Jesus não terá tarefa fácil.
E a colocação dos dispensáveis é outro motivo de preocupação pois é importante garantir clubes capazes de proporcionar rodagem aos jogadores.
Como se tudo isto não bastasse, ainda existe a possibilidade de alguma venda para além da de Coentrão.
Muito trabalho espera Jesus e também a SAD até ao início oficial da época. Ou talvez até 31 de Agosto, data do encerramento das inscrições.

Deco, de lesão em lesão

Aos 33 anos, quase 34, Deco volta a parar por motivo de lesão muscular.
O internacional português está há quase um ano no Fluminense onde foi campeão brasileiro logo na época de estreia, porém foi mais o tempo que esteve parado do que a jogar!
Começou a jogar à 15ª jornada, num total de 38, do campeonato da época passada. Jogou 16, falhou 8 jogos.
Disse há dias ao site O Globo, «Tive algumas lesões, até anormais na minha carreira, mas hoje me sinto fisicamente tão bem quanto os outros. É natural que, com a sequência, eu faça bons jogos - analisou o jogador, cuja boa fase voltou a atrair olhares no coletivo desta quinta-feira. - Tive passagens vencedoras por todos os outros clubes onde joguei. Tenho como fazer o mesmo aqui.
As lesões em série no ano passado fizeram com que Deco jogasse apenas 16 dos 24 jogos que restavam ao Fluminense no Brasileiro desde sua estreia, no empate com o Vasco, em Agosto. Gol, marcou apenas um. A alegria pela conquista de seu primeiro título no futebol brasileiro só não foi completa pelo sentimento de que poderia ter dado mais. Este ano começou igualmente doloroso. Na partida contra o Olaria, pela Taça Guanabara, uma grave lesão na coxa esquerda o pôs de molho por dois meses. O reaparecimento foi triunfal, na vitória sobre o América do México, pela Libertadores, mas, desde então, até a estreia no Brasileiro, os músculos voltaram a deixá-lo na mão várias vezes, levando o torcedor a questioná-lo».
Ontem, na estreia do técnico Abel Braga à frente do Fluminense, marcou um livre e pediu para sair com queixas musculares, desta vez na perna direita.
Enquanto uns voltam ao Brasil quase de graça (Juninho, 600 reais), Deco aufere a módica quantia de 750 mil reais! O custo/benefício está altamente deficitário para o Fluminense, aliás para a Unimed que é quem lhe paga a maior parte do salário.

Se for verdade, é muito grave

Tenho sido um defensor da estabilidade no Benfica e por esse motivo não costumo criticar a actual direcção que foi legitimamente eleita e por isso tem o meu aval.
No entanto, pontualmente critiquei algum acto ou omissão do presidente porque não tenho o rabo preso a nada nem a ninguém.
Sou sócio águia de prata e pugno muito pela justiça seja no desporto, seja na vida em geral.
Feito este introito para que não fiquem dúvidas, gostaria de não acreditar no que li no Blog Chama Gloriosa, porque a ser verdade é muito grave.
Infelizmente não poderei estar presente na Assembleia-Geral de amanhã mas vou ficar atento pois o Benfica sempre foi um clube democrático e prezo muito que continue a ser.

Que comunicado estranho

O célebre caso das fotografias passadas por debaixo da porta da cabine de Bruno Paixão volta à baila com um comunicado estranho do Sp. de Braga.
«Sobre as notícias que foram publicadas na sequência do jogo Braga-União de Leiria, que teve lugar no passado dia 1 de Maio de 2011, reportando a um pretenso “episódio de fotografias”, a Administração da Sporting Clube de Braga Futebol, SAD informa o seguinte:
1) Na sequência daquele jogo, Braga-União de Leiria, e do pretenso “episódio”, alguns órgãos de comunicação social veicularam que se fosse provada coacção, o Sporting de Braga podia descer de divisão.
2) Tal como foi logo aventado por esta Administração, a Comissão Disciplinar da Liga abriu inquérito sobre aqueles factos, tendo já ouvido os responsáveis por esta SAD.
3) A Comissão Disciplinar da Liga a propósito daquele pretenso “episódio das fotografias” deduziu, na passada quinta-feira, acusação por factos que tão só poderão conduzir ao pagamento de uma multa.
4) Portanto, ao contrário do que foi anunciado na comunicação social, não há acusação por factos que possam levar este Clube/SAD à descida de divisão e/ou perda de pontos.
5) Esta Administração, não aceitando esta acusação que lhe é feita, apresentará a competente defesa, confiando que a Comissão Disciplinar faça, como sempre, Justiça, arquivando o processo.»

Pela leitura do comunicado infere-se que eles estavam com medo mesmo, embora tentem não o mostrar.
Afinal de contas quem não deve não teme!
Um jeitinho do dr. Herculano a pedido do padrinho não custa nada. Os amigos são para as ocasiões.

Porque será que a imprensa oculta notícias duns e dá demasiado ênfase doutros?

A transferência de Coentrão para o Real Madrid tem sido a manchete diária deste defeso.
Paga a cláusula, não paga a cláusula, vêm jogadores no pacote, não vêm, é um fartote de notícias diariamente sobre o assunto. 
Já o avançado portista Falcao, que tem uma cláusula de rescisão igualzinha à de Coentrão (30 milhões), é poupado às notícias sobre eventual transferência. Chega-se ao ponto de dar destaque ao seu twitter de que pretende ficar, mas omitem-se as notícias que dão conta de possível saída, como esta.
«Falcao pode estar de saída do FC Porto. Cláudio Mossi, um dos empresários da Sivori e Asociados, empresa que gere a carreira do colombiano, avança que Arsenal e Tottenham são dois destinos possíveis. "Eles mostraram disponibilidade para cobrir a cláusula de rescisão, porque 30 milhões de euros não é um valor extraordinário para eles".»
É a velha história das tentativas de desestabilização duns em benefício doutros!

A volta de Juninho Pernambucano ao Vasco

Juninho (Pernambucano) é mais um dos craques brasileiros que volta para terminar a carreira no Brasil.
Actualmente com 36 anos, o médio internacional que iniciou a carreira no Sport de Recifet, transferindo-se depois para o Vasco e a seguir para o Olympique de Lyonnais (Lyon) onde foi heptacampeão e o jogador de referência da equipa. 
Em 2009 emigrou para o Qatar (Al-Gharrafa) seduzido pelos petrodólares e agora voltou ao clube que o projectou no Brasil, o Clube de Regatas Vasco da Gama, clube fundado por portugueses e onde actuam os benfiquistas Éder Luís e Felipe Basttos por empréstimo.
Desde que deixou o Lyon que era assediado pelo Vasco mas só agora decidiu aceitar o convite e para provar o seu vascaísmo, veio de graça, ou melhor, a troco de míseros 600 reais (+/- 250 euros) mensais. Claro que vai ganhar por fora de patrocínios, mas ao Vasco custará cerca de um salário mínimo nacional. 
E ainda dizem que já não existe amor à camisola!
Esta foi uma semana histórica para os vascaínos. Na 4ª feira foi a conquista da Copa do Brasil e a seguir a volta do Reizinho da Colina.

Rescaldo da época - basquetebol

Comecei há dias pelo andebol. Agora o basquetebol, uma das modalidades de pavilhão que mais títulos deu ao clube.
Competição
Época
Total
Campeonato Nacional
1939/40, 1945/46, 1946/47, 1960/61, 1961/62, 1962/63, 1963/64, 1964/65, 1969/70, 1974/75, 1984/85, 1985/86, 1986/87, 1988/89, 1989/90, 1990/91, 1991/92, 1992/93, 1993/94, 1994/95, 2008/09 e 2009/10
22
Taça de Portugal
1945/46, 46/47, 60/61, 63/64, 64/65, 65/66, 67/68, 68/69, 69/70, 71/72, 72/73, 73/74, 80/81, 91/92, 92/93, 93/94, 94/95 e 95/96
18
Taça da Liga
1989/90, 1990/91, 1992/93, 1993/94, 1994/95 e 1995/96
6
Supertaça
1984/85, 1988/89, 1990/91, 1993/94, 1994/95, 1995/96, 1997/98, 2008/2009 e 2009/2010
9
Taça Hugo dos Santos
2010/2011
1
Torneio dos Campeões
2006/07
7
O Benfica partiu para a época ora finda como bi-campeão e tudo indicava, face aos reforços, que pudesse conquistar o tri. Infelizmente para os benfiquistas tal não aconteceu. E não aconteceu porque os reforços não corresponderam por um ou outro motivo.
Houve necessidade de trocar de estrangeiros por duas vezes devido a lesões, isto para além das dispensas de Francisco Jordão e Eky Viana, não colmatadas.
Acresce que a participação (muito honrosa) na Taça Challenge causou mais prejuízos que benefícios à equipa. Para além do desgaste com os jogos a meio da semana e com as viagens, a Federação da modalidade não adaptou o calendário nacional à participação europeia. Daí veio o cansaço e a perda de alguns jogos que ocasionaram que a equipa terminasse a fase regular do campeonato em 2º lugar. Factor que se revelou decisivo na final do play-off.
Apesar do objectivo campeonato ter sido falhado, a época não foi perdida uma vez que ganhámos a Supertaça e a Taça (da Liga) Hugo dos Santos, ambas numa final frente ao actual campeão.
Há necessidade de rever o plantel não só por carência nalgumas posições, especialmente no banco, como pela veterania de alguns.
De acordo com a imprensa, do actual plantel estão garantidos Diogo Carreira, Sérgio Ramos, Miguel Minhava, Heshimu Evans e Elvis Évora, decorrendo negociações com António Tavares e Ben Reed, enquanto Rodrigo Mascarenhas, Greg Jenkins e Marquin Chandler estão de saída.
Quanto a reforços até agora apenas o extremo/poste norte-americano Frederick Gentry, ex-CAB Madeira.
Quanto ao técnico, sabe-se que Henrique Vieira não continua, embora não se saiba ainda quem será o substituto.

Até a PSP

Como se não bastasse a malapata dos resultados nos jogos decisivos desta época, até a PSP quer ajudar à desmobilização dos adeptos benfiquistas de comparecer nos Pavilhões do clube.
Enquanto noutros Estádios/Pavilhões tudo é permitido, criam-se ambientes de guerra para com os adversários e a polícia assiste impávida e serena sem agir, na Luz bate-se até em crianças e idosos.
Vergonha!

Não basta ser melhor também é preciso sorte

Tal como ontem, hoje o Benfica foi claramente infeliz frente ao Sporting.
Depois de ter dominado completamente o jogo limitando-se o adversário a atirar bolas para a frente e contra-atacando quando possível, o Benfica acabou por perder o 2º jogo da final.
Não podemos acusar os jogadores de nada. Pena que a sorte nos tenha voltado a ser madrasta já que mais uma vez houve bolas nos postes.
O público puxou pela equipa que deu tudo mas João Benedito e alguma falta de sorte não permitiram a vitória. Agora não há margem de erro pois teremos de ganhar os próximos 3 jogos. Não duvido que a equipa tenha valor para isso, porém o Sporting é uma equipa matreira que não assume o comando do jogo, preferindo jogar no contra-ataque.

Benfica precisa estabelecer parcerias

O Benfica já contratou alguns jovens jogadores portugueses e estrangeiros e a apontar pelos rumores outros estão a caminho.
Embora me pareça algo exagerada a tendência compradora, aceito-a face ao valor e à margem de progressão que os reforços prometem. Porém, para que o investimento não se perca é necessário estabelecer parcerias com algum ou alguns clubes.
Logo que o Atlético garantiu a subida de divisão pensei que seria uma boa opção por ser um clube de Lisboa e precisar de ajuda para se manter na Liga Orangina. Infelizmente, o Sporting chegou-se à frente, embora existam ainda algumas indefinições que podem fazer abortar o acordo.
Não podendo ser o Atlético, julgo que o Estoril, o Portimonense, o União da Madeira ou o Santa Clara poderão ser o alvo, embora também precise de encontrar um ou mais clubes da Liga Zon Sagres para colocar alguns. Julgo que o Paços de Ferreira e o Beira Mar poderiam ser esses clubes face à anterior ligação dos respectivos técnicos ao Benfica.
Não sei quais serão os escolhidos por Jorge Jesus, mas sabe-se que o central brasileiro Léo dificilmente ficará no plantel devido à sua inexperiência, o mesmo em relação ao defesa/médio André Almeida, ao avançado nigeriano Uche, ao ex-júnior Rúben Pinto, ao jovem guarda-redes esloveno Oblack.
Se não se confirmarem algumas saídas (Cardozo e Saviola, por exemplo), ou ainda entrem outros, caso de Salvio, alguns jovens podem não caber no plantel, casos do uruguaio Rodrigo Mora, de Nélson Oliveira, de Rodrigo.
Além de Airton emprestado ao Flamengo, de Sidnei emprestado ao Besiktas, devem sair para rodar o guarda-redes Júlio César, o médio Felipe Menezes e o avançado Alan Kardec.
Muitas dúvidas e indefinições!

Negócio tem pernas para andar?

Segundo escreve um jornal, o Benfica teria proposto ao Atlético de Madrid a cedência de Roberto, mais 7 milhões de euros para ficar com Salvio.
A coisa até tem lógica pois o guarda-redes espanhol veio de lá e eles devem vender De Gea ao Manchester United. Mas será que o negócio tem pernas para andar? É que noutro jornal e a propósito do casamento de Roberto neste sábado, familiares do mesmo afirmaram que ele apresentar-se-à no Benfica para lutar com Artur pela titularidade.
Nesta altura do defeso cada jornal manda os seus bitaites. Uns acertam, outros não!
Por mim que até não desgosto do rapaz acho que seria uma boa solução para o Benfica, uma vez que Roberto não reúne consenso.

A sorte foi madrasta para o Benfica

Depois de ter estado a vencer por dois golos de diferença por duas vezes (3-1 e 4-2) eu não esperava sair derrotado, embora nos penáltis, no jogo desta tarde.
O Sporting soube tirar partido do guarda-redes avançado, embora tenha tido alguma sorte à mistura, quer com a não marcação de algumas faltas que os seus jogadores cometeram e para as quais os árbitros fizeram vista grossa, quer com o facto duma bola rematada para a sua baliza sem guarda-redes ter embatido no poste. Depois, na lotaria dos penáltis foram mais felizes.
Agora é preciso vencer os próximos 3 encontros, ou pelo menos 2 para trazer a discussão para o 5º jogo na Luz.

Todos a apoiar o Glorioso

Hoje (16,30 h) e amanhã (17 h) todos os benfiquistas que possam devem deslocar-se ao Pavilhão da Luz para apoiar a equipa de futsal do Benfica a reconquistar o título de campeão nacional.
A equipa é capaz e merece todo o nosso apoio.
Não será tarefa fácil mas com a ajuda dos adeptos a puxar pela equipa ela conseguirá vencer os dois jogos e depois conseguir a 3ª na casa do Sporting.
Força campeões!

E não esquecer que hoje (21 h) também há hóquei, Taça de Portugal, quartos-de-final, contra o Candelária. É para apoiar rumo à Final-Four. Queremos manter este título!

Bryan Ruiz também?

São tantos os reforços garantidos pela imprensa que já não se sabe como caberão todos na Luz. 
Será que Cardozo vai mesmo sair? Só pode!
Não faz muito sentido contratar um jogador deste nível se o paraguaio ficar.
Espero que a direcção do Benfica saiba o que está a fazer e que consiga colocar todos os excedentários do plantel.
Espero ainda que alguns dos jovens da formação que vão fazer a pré-época fiquem no plantel.

Oxalá!

Bruno César diz que «o Benfica não é ponte aérea, é destino»! E mais, que a próxima época será do Benfica.
Muito esperam os benfiquistas deste médio esquerdino brasileiro. Eu pessoalmente espero bastante até porque já o vi jogar várias vezes.
Estou certo que o Benfica vai formar uma equipa capaz de voltar a ser campeão, embora todos saibamos, em especial os benfiquistas que às vezes não basta ter uma grande equipa. Vocês sabem do que estou a falar!

E ainda eles se queixam

É comum os adeptos dum certo clube se queixarem de que a imprensa é toda vermelha, que só falam do Benfica, etc.
Pois, agora o que dirão disto?
«Alguém imagina o Diário de Notícias (ou qualquer outro jornal feito em Lisboa) incluir em lugar de destaque na 1.ª página uma grande foto referente a um título nacional de Basquetebol do Benfica ou do Sporting? Pois o Jornal de Notícias, 'irmão' nortenho do DN, fê-lo, no dia seguinte ao 7.º e decisivo jogo FC Porto - Benfica. Referimos, em tempos, que o FC Porto, para além das volumosas (e bem pouco claras...) ajudas para a construção do seu estádio, teve (tem) um centro de estágio à borla, acaba de conseguir uma estação de televisão igualmente sem nada investir e agora até já parece ter um jornal generalista diário, cujo o novo director se acaba de transferir de 'O Jogo'.» (in jornal O Benfica)

O que você talvez não saiba sobre Falcao

Falcao, clubismos à parte, é um excelente jogador e pessoalmente tenho pena que tivesse sido desviado do Benfica. Pouco dado a entrevistas, tem tido uma postura correcta nos dois anos que leva de Portugal por isso o respeito.
Eis algumas curiosidades sobre a vida dele que a maioria não conhece.
1- O jogador do Porto chama-se Falcao em homenagem ao ex-internacional brasileiro Paulo Roberto Falcão que actualmente treina o Internacional de Porto Alegre e jogou no Roma.
2- O pai foi um defesa central mediano que actuou em vários clubes colombianos.
3- Quando tinha 11 anos foi sondado para se transferir para o Ajax mas a mãe não o deixou ir para a Holanda.
4- Foi jogador nos escalões de formação do Millionarios de Bogotá, clube do qual é adepto assumido.
5- Aos 15 anos, jogou o Sul-Americano de Sub-17 em 2001, tendo sido contratado nessa altura pelo River Plate da Argentina.
6- Iniciou o curso de jornalista na Universidade de Palermo mas desistiu para ser profissional de futebol.
7- É líder cristão em duas igrejas: Locos por Jesús e Campeones para Cristo, tendo conhecido a mulher (Lorelei Tarón) numa igreja em Buenos Aires.
8- É o jogador colombiano que fez mais golos na Europa.
(in, PLACAR)

Jorge Mendes, o início da queda?

O empresário Jorge Mendes nunca foi de dar a cara. Tem sido um empresário de sucesso e discreto. Porém, nos últimos dias tem sido muito badalado e pelos piores motivos.
Um deles tem a ver com Coentrão e a forma pouco ética como está a gerir a transferência do mesmo para o Real Madrid, com claro prejuízo para o Benfica.
Outro, soube-se ontem, foi acusado pela revista de futebol espanhola "Don Balón" de ter montado uma rede de espionagem a mando do Real Madrid para descobrir quais os jogadores por quem o Barcelona está interessado para dificultar e encarecer os negócios. Ele obviamente diz que é mentira e que é empresário de todos. Pois!
Ninguém me convence que não faz o mesmo em Portugal em relação aos dois maiores clubes e em prejuízo do Benfica.
Haja coragem e deixem de fazer negócios com este empresário que quanto a mim é outro Joaquim Oliveira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO