Época 2015/16

Época 2015/16

O Benfica e o fair-play financeiro

Já não é novidade para ninguém que a UEFA vai obrigar os clubes a cumprirem o "fair-play" financeiro a partir da época 2013/2014.
Pretende-se com o "fair-play" financeiro controlar os gastos excessivos e a inflação no preço das transferências e salários de jogadores, que ameaçaram o futebol nos últimos anos. Exige maior disciplina e comportamento financeiro racional da parte dos clubes, que são encorajados a trabalhar de forma mais responsável, não gastando a totalidade das receitas, ao mesmo tempo que cumprem com as suas obrigações em tempo devido.
Estas medidas foram concebidas para proteger a saúde e viabilidade do futebol europeu a longo-prazo, bem como a integridade e decorrer normal das competições. Ao mesmo tempo, ajudam a estimular investimentos a longo-prazo em áreas como o desenvolvimento jovem e a melhoria de instalações desportivas.
O Benfica está no bom caminho para cumprir as regulamentações da UEFA, tendo inclusivé se comprometido em antecipar a sua aplicação por um ano, conforme se pode ouvir neste vídeo da autoria do amigo JJD.

A coisa está preta!

Atletas profissionais de andebol, basquetebol e hóquei em patins, modalidades em que os dragões são campeões nacionais em título, passam por dificuldades financeiras.
O alerta surge de dentro do FC Porto: "Há salários em atraso em todas as modalidades desde o início da temporada..." A revelação foi feita ao DN por atletas profissionais dos azuis e brancos - que não se quiseram identificar - ao serviço das ditas modalidades amadoras, que explicaram detalhadamente o facto de no andebol, basquetebol e hóquei em patins, todas modalidades em que os dragões são campeões nacionais, haver "quem não tenha recebido um tostão desde que a época começou". (in, DN)

Aquilo que se cochichava, e que segundo alguns adeptos portistas não passava de mentiras, confirma-se!
E os salários no futebol parece que também não estão em dia, o que vem confirmar que a crise chegou ao FC Porto.
Razão tinha Luís Filipe Vieira há dias ao alertar para tempos difíceis, em que o investimento teria de ser menor para não ter de passar por situações idênticas no Benfica.

Não terá havido engano?

«Imprensa espanhola coloca o internacional português João Pereira, do Sporting, na agenda do clube catalão.

A notícia é avançada esta quarta-feira pela rádio Cadena Ser. O Barcelona está atento a João Pereira, lateral-direito do Sporting que poderá ser uma aposta de futuro do clube catalão. Recorde-se que representantes do Barça estiveram no passado sábado na Luz para assistir ao ‘derby’ lisboeta.

João Pereira tem sido apontado a vários clubes europeus, nomeadamente Milan, PSG, Shcalke e Villarreal.»

Será que li bem, João Pereira poderá ser uma aposta de futuro? Com quase 28 anos? E alguma vez tem classe para um Barcelona?
Lembram-se de cada uma para promover um jogador!

Aproxima-se o jogo da Taça

Com a poeira do dérbi a baixar, agora é hora de começar a falar do próximo jogo do Benfica. Jogo esse que será contra o Marítimo, na Madeira, já na próxima 6ª feira.
Ninguém espere um jogo fácil pois o nosso adversário não é nenhuma pera doce. A prová-lo está o 4º lugar na classificação.
A equipa madeirense não tem no plantel nomes sonantes, mas tem uma boa equipa. Disso ninguém duvide.
Já foi anunciado na imprensa que Jorge Jesus vai encarar este jogo com todas as cautelas pois não quer ser surpreendido. Sendo assim, parece que o onze não será muito mexido em relação ao que é habitual.
Certamente Artur será poupado e dará o seu lugar a Eduardo, Cardozo não poderá jogar devido à expulsão no dérbi, de resto não deverão haver muitas mais mudanças.
Se o Benfica eliminar o Marítimo nos oitavos-de-final da Taça, quase de certeza que jogará em Alvalade nos quartos-de-final.
Depois do que se passou na  Luz, se acontecer, será um dérbi ainda mais escaldante.

Sidnei, será que ainda volta um dia?

O central brasileiro Sidnei, emprestado pelo Benfica ao Besiktas no início da época, atravessa um estranho ocaso na sua carreira.
Veio do Internacional de Porto Alegre rotulado de grande promessa, foi caro, mas ainda não conseguiu mostrar todas as suas qualidades futebolísticas.
Na primeira época de Benfica, com Quique Flores no comando, foi titular ao lado de Luisão. Depois da chegada de Jorge Jesus pouco jogou, a não ser após a saída de David Luiz. Chegou a prometer, mas voltou ao ocaso, ao que parece por um comportamento fora de campo pouco recomendável a um futebolista.
Não era o único e, tal como os outros, foi cedido por empréstimo, mas até agora não conseguiu singrar também no Besiktas.
Agora é apontado como provável reforço do Saragoça, onde jogam Roberto, F. Meira, R. Micael e H. Postiga.
Será que um dia ainda vai ser titular absoluto no Benfica? Duvido!

De arrepiar!

Para acabar com as histórias e tretas sportinguistas, aqui fica um vídeo de arrepiar, os benfiquistas claro!

O Benfica errou em quê?

O antigo presidente do Sporting Sousa Cintra, vem dizer hoje, «Não fica mal ao Benfica reconhecer que errou».
Pergunto, errou em quê? Confesso que não entendo estas declarações.
Será que quer referir-se ao timing da estreia da caixa de segurança?
Se for, não entendo que tenha estado um responsável do Sporting na Luz, a convite do Benfica, junto com elementos da Liga, a vistoriar a nova estrutura.
Mais, porque motivo os dirigentes do Sporting, em vez de virem incendiar os ânimos dos seus adeptos antes do dérbi não solicitaram uma reunião ao Benfica para tentarem adiar a entrada em funcionamento da malfadada caixa?
Também o presidente da assembleia-geral do Sporting Eduardo Barroso, o homem que baptizou a caixa de segurança de "jaula", vem agora com paninhos quentes a dizer que o timing da caixa não era adequado. Porque não fez nada antes?
O que me parece é que os dirigentes sportinguistas quiseram criar uma motivação extra para os adeptos e equipa e o tiro lhes saíu pela culatra. Agora choram o leite derramado!

O dérbi vai sair caro aos leões

A estrutura da bancada pode ter sido afectada devido à concentração de calor. Quem o diz é o "pai" do estádio, o ex-vice presidente do Benfica Mário Dias.
Entretanto, o Benfica já pediu uma peritagem ao LNEC que entregará relatório com o valor dos prejuízos estruturais do estádio.
Sobre os prejuízos visíveis, eles cifram-se em 800 cadeiras a 35 euros cada, o que dá a módica quantia de 28 mil euros.
Considerando os prejuízos na estrutura os danos devem chegar aos 500 mil euros.
O Sporting receberá a conta para pagar, via Liga de Clubes, e certamente fá-lo-à com todo o prazer já que os dirigentes foram os mentores da brincadeira de mau gosto.
Este dérbi vai sair muito caro aos leões!

Por onde é que ele andava?

«Quando Pinto da Costa aparece, as coisas mudam», disse o conhecido portista Rui Moreira.
Agora pergunto eu, por onde andava o Pinto da Costa antes? Teria emigrado, ou estava distraído?
Fartou-se de criticar o treinador e agora já diz que não se justifica a sua substituição, apesar das fracas exibições e da eliminação da Taça de Portugal.
Que coerência!

Em que país vivemos?

Depois de tantas críticas, inclusive de adeptos portistas, à questão da caixa de segurança da Luz, vulgo "jaula", na versão sportinguista, aí estão as respostas para calar a boca dos críticos.
O Benfica, através de comunicado, respondeu ponto por ponto às críticas dos dirigentes sportinguistas e que também serve para calar portistas, que tomaram as dores dos amigos.
1- Questão da demora na entrada no Estádio da Luz
Foi solicitado pelo Benfica que os adeptos leoninos chegassem antes da abertura das portas, ou seja até às 18,15 horas. Chegaram às 18,50 horas! Atraso de 35 minutos. Os últimos adeptos entraram às 20,45 h, portanto com 30 minutos de jogo decorrido.
No controlo de bilhética e revista de segurança o número de ARD’s foi igual ao que sempre tem sido utilizados, em anos anteriores, nos chamados jogos grandes ou denominados de alto risco, 23.
- 1 supervisor + 2 agentes especializados + 5 ARD’s femininos + 15 ARD’s masculinos, num total de 23 ARD’s.
- 5 pontos de segurança para controlo de bilhética, com 3 ARD’s masculinos e 1 feminino em cada um deles a passar revista.
2- Questão das casas de banho e bares
As casas de banho e bares na zona da equipa visitante estão dentro do que está regulamentado pela UEFA e estiveram sempre disponíveis.
3- Questão da rede prejudicar a visão do campo
Se assim fosse, mas não é, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional não teria aprovado a referida estrutura. Afirmar isto é chamar incompetentes aos profissionais da Liga. 
4- Questão da sobrelotação da caixa de segurança
1. Segundo os regulamentos, o Sport Lisboa e Benfica é obrigado a ceder a equipa visitante 5% da lotação do estádio, o que corresponde a 3250 bilhetes.
2. O nº total de lugares da bancada disponibilizado foi de 3425 (mais 175 do que o exigido) dado que o Sporting CP repetidamente solicitou mais bilhetes, resolvemos ceder o máximo possível em condições de segurança.
3. No entanto, como bolsa de segurança, não foram emitidos nem utilizados os 536 lugares correspondentes às 6 fiadas inferiores destes 7 sectores, pois servem para garantir a actuação de ARD's e agentes da PSP.
4. Além destes 536 lugares, foram também retirados de venda as 3 fiadas laterais de cada lado da bancada visitante: 117 lugares do Sector 35 e 75 do Sector 27, no total de 192 lugares.
5. Isto é, tirámos de venda, por motivos de segurança dos adeptos visitantes, um total de 728 lugares.
5- Questão das condições da caixa de segurança, vulgo jaula
No dia 17 de Novembro, o Engº Carlos Miguel, director de segurança do Sporting Clube de Portugal, a convite do Sport Lisboa e Benfica, visitou a “caixa” de segurança e as condições existentes no local, não tendo colocado nem durante a visita, nem após a mesma, qualquer reserva em relação a tudo quanto atempadamente visitou.
No dia 26 de Novembro (dia do jogo) o senhor Eurico Gomes (Secretário Técnico do SCP) visitou a bancada 2h30 antes do inicio do jogo, acompanhado pelo Director de Segurança do SLB, pelo Delegado da Liga e respectivo Supervisor (Sr. Manuel Aranha). Não teceu qualquer comentário crítico quanto às condições apresentadas.
5- Questão da devolução de bilhetes
O vice-presidente leonino tinha afirmado que tinham devolvido apenas os do camarote, mas o Benfica mostra o email da devolução de 46 bilhetes.

A direcção do Sporting disse que não se revia nos danos causados pelos adeptos, mas não os condenou!
Agora continuem a criticar!

Ponto final na novela

Depois de tanto impasse, renova, não renova, vai para o Porto, fica, ele quer ficar, etc., etc., finalmente o nosso super-Maxi vai assinar a renovação do contrato.
Ninguém entendia o impasse, mas soube-se há dias que o problema estava na falta de acordo com o seu empresário que ainda era detentor de 30% do seu passe.
Pelos 30% o empresário vai receber 3 milhões, mas em contrapartida vai colocar 5 jovens internacionais uruguaios sub-17 na Luz, não se sabendo exactamente em que condições. Provavelmente com cláusulas que permitirão ao empresário uruguaio ganhar uma percentagem em eventuais vendas futuras dos mesmos.

E até ganharam

De acordo com a estação televisiva TVI que transmitiu o jogo FC Porto-Sp. Braga, o narrador do jogo de nome Valdemar Duarte foi insultado por Pinto da Costa e agredido por um dos acompanhantes do presidente portista. Terá sido um guarda-costas?
Mas, a coisa não se ficou por aqui. Mais à frente, junto à sala de imprensa, foi a vez dos seguranças  pressionarem o jornalista a abandonar as instalações. 
Gostaria de saber o que terá dito o jornalista para provocar tanta azia.

Parece que tem vivido na Lua

Bruno Carvalho, candidato derrotado nas eleições do Sporting, também resolveu emitir um comunicado. O actual presidente já havia feito o mesmo.
Relata a viagem de Alvalade até à Luz junto com os adeptos leoninos e a entrada no estádio.
Tudo o que diz não é novidade para ninguém e muito menos é culpa do Benfica. Os benfiquistas passam pelo mesmo quando vão a Alvalade.
Vá lá que condena o vandalismo no final do jogo, mas tal como outros justifica tal acto injustificável com o tratamento a que foram sujeitos.
Coitado, parece que não vive em Portugal!

Montenegrinos cilindrados

A equipa de andebol do Benfica cilindrou os montenegrinos do RK Lovcen por 26-14.
Depois de já ter vencido ontem por 25-21, o Benfica apura-se para a próxima eliminatória da Taça das Taças.
Não se pense que o adversário foi uma pera tão doce como o resultado dá a entender. Com alguns bons jogadores e muito fortes fisicamente, o problema é que não têm um plantel tão rico e acusaram o desgaste de dois jogos em dois dias.
Na 1ª parte o Benfica esteve mal na finalização e chegou a estar a perder por 5 golos, que lhes dava vantagem na eliminatória.
Ao intervalo o resultado era de 8-10. Na 2ª parte o Benfica fez 18 golos e sofreu apenas 4!

E por falar nas modalidades do Benfica, este fim de semana foi totalmente vitorioso.
Ontem, além da vitória no andebol, acima referida, também o basquetebol (fora, 74-66) e o futsal (casa 3-1),  venceram ambos a Académica.
O hóquei joga ainda hoje e o voleibol está parado devido aos compromissos da selecção.

Em tempo:
O hóquei em patins também venceu, na Luz, a Académica de Espinho por 11-5.

Invencível!

Até ontem, o Benfica e o Barcelona eram as únicas equipas europeias que participam nas competições europeias invencíveis em jogos oficiais esta época.
Depois da derrota do Barça ontem em Getafe, a que assisti aos últimos minutos emociantes, o Benfica passa a ser a única a não ter conhecido ainda o sabor da derrota.
Claro que um dia a invencibilidade será interrompida, até porque vamos estar na próxima fase da Liga dos Campeões, mas quanto mais tempo podermos mantê-la melhor.

O incêndio da Luz

A bancada onde se situa a caixa de segurança, utilizada no dérbi pelos adeptos do Sporting, foi incendiada pouco depois do final da partida e que a SportTv mostrou em directo.
Quando os Bombeiros chegaram para apagar as labaredas o fumo já era bem visível do exterior do Estádio.
Triste e lamentável! Os prejuízos serão grandes certamente.
Quem pagará a conta?

Aproveito para dar conta das declarações de João Gabriel, assessor de imprensa do Benfica que se deslocou  propositadamente à sala de imprensa para desmentir o vice-presidente do Sporting que havia negado terem sido devolvidos bilhetes (a não ser 24 dos camarotes), bem como a campanha movida pelos dirigentes leoninos contra a caixa de segurança que foi licenciada pela Liga, pelos Bombeiros e pela PSP.
Deixou um desafio ao Sporting com vista ao jogo da 2ª volta, a cedência ao Benfica de 40.000 bilhetes, pagos antecipadamente, garantindo que não será devolvido nenhum!
Patético o tal vice, de nome Paulo Pereira Cristóvão.

Vitória da união

O Benfica conseguiu uma vitória muito suada e algo feliz até, mas creio que merecida.
A expulsão de Cardozo condicionou muito o futebol do Benfica pois foi empurrado para trás pelo Sporting a partir do momento em que ficou com um jogador a menos, faltando meia hora e depois de ter feito um jogo intenso na 3ª feira em Manchester.
Valeu o enorme espírito de sacrifício e de entre-ajuda de todos os jogadores e também algum desacerto dos sportinguistas.
Quanto a mim o principal destaque foi sem dúvida o grande Artur, pois o jogo não permitiu outros destaques individuais a não ser pela entrega de todos.
Mesmo tendo jogado meia hora com dez, e apesar do Sporting ter causado maior número de lances perigosos, o Benfica ainda assim teve quatro grandes oportunidades, nomeadamente as duas bolas rematadas aos ferros da baliza de Patrício por Gaitán e ainda as oportunidades de Cardozo e de Rodrigo que o guarda redes sportinguista defendeu.
O Sporting teve mais posse de bola, o que é natural face à sua superioridade numérica durante muito tempo, mas em termos de oportunidades flagrantes houve uma ligeira vantagem do Benfica.
Parabéns ao público, como o próprio Jesus referiu no final da partida, que apoiou a equipa, sobretudo no período em que a mesma estava em inferioridade numérica.
Quanto à arbitragem, não a considero má até porque teve critérios iguais, mas errou ao não marcar a falta sobre Cardozo e que origina o protesto veemente do paraguaio do Benfica.

Benfica-Sporting online (em directo)

Para quem quiser assistir online ao Benfica-Sporting, aqui ficam alguns links.
Link1 Link2 Link3

Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi Pereira (cap.), Garay, Jardel e Emerson; Javi Garcia, Witsel, Gaitán e Bruno César; Aimar e Cardozo.

Suplentes: Eduardo, Rúben Amorim, Miguel Vítor, Matic, Nolito, Saviola e Rodrigo. 

Golo de Javi Garcia aos 42 minutos coloca o Benfica na frente.
Ao intervalo: 1-0.
Cardozo é expulso por 2º amarelo.
Terminou!

Invencibilidade é para manter

O Benfica ainda está invencível esta época em jogos oficiais. Já lá vão 10 jogos para o campeonato com 7 vitórias e 3 empates, todos fora de casa (Gil Vicente, FC Porto e Sp. Braga), 9 jogos para as competições europeias com 4 vitórias e 5 empates, com o apuramento garantido para os oitavos da Liga dos Campeões e 2 jogos para a Taça de Portugal com 2 vitórias. Total 21 jogos, 13 vitórias e 8 empates.
Seria bom para o Benfica que esta invencibilidade se mantivesse ad eternum, embora todos saibamos que isso não é possível, então que se prolongue o máximo de tempo possível.

Grande moldura humana

O Benfica prepara-se para bater hoje o record de assistências desta época no primeiro grande jogo em casa.
Confirma-se assim que o Benfica tomou uma boa decisão ao não ceder mais bilhetes ao Sporting uma vez que os seus sócios e adeptos disseram presente, apesar da crise.
Com uma grande moldura humana nas bancadas, falta agora que as equipas correspondam em campo às expectativas dum grande jogo de futebol, especialmente o Benfica que joga em casa e tem o apoio da maioria.
Apesar de convocado, Luisão não deve jogar, apenas terá sido chamado por Jesus para incentivar os colegas.
Mesmo tendo jogado na 3ª feira com o Manchester, espera-se que a equipa se apresente fresquinha no dérbi e mostre a sua fibra esta noite levando de vencida uma equipa que vem conseguindo excelentes resultados e está apenas um ponto atrás na classificação.

Demagogia à PdC

“Antes do jogo, jogadores e treinador chamaram-me para dizer que o FC Porto que defrontou a Académica tinha morrido, que iríamos voltar a ter o nosso, o meu FC Porto. Espero que continue a ser assim no futuro”.
Então se morreu porquê a dúvida em relação ao futuro?
Parece que a confiança não é absoluta PdC!

Azar dos diabos

Não é a teoria da vitimização, apenas um caso estatístico que vem provar que o Benfica teve um azar dos diabos no sorteio da Taça de Portugal até agora.
Será o caso de tudo fazer para impedir a ultrapassagem em número de títulos? Cada um tire as suas ilações.
(Clique na imagem para a aumentar)

A Taça da Liga

O sorteio já se realizou há dois dias mas ainda não me tinha debruçado sobre o mesmo.
Dos actuais quatro principais clubes portugueses, o Benfica foi claramente o menos feliz neste sorteio. É claro que o clube que pretenda vencer o troféu tem de estar preparado para jogar com qualquer adversário por isso não vale a pena chorar. É jogar e ganhar!
Esta taça começou por ser a parente pobre do calendário futebolístico nacional, tanto que na 1ª edição os principais clubes não lhe deram a menor atenção, sendo encarada como uma competição que servia para rodar jogadores menos utilizados.
O V. de Setúbal venceu a 1ª edição ao bater na final o Sporting.
Na época seguinte, o Benfica já afastado do título nacional chegou à final. Final que teve novamente o Sporting.
Sendo um dérbi, ninguém queria perder e depois dum jogo equilibrado o Benfica foi mais feliz e venceu-a.
A partir da 3ª edição já começou a ser encarada com mais respeito pelos clubes, apesar de na maioria dos jogos os principais clubes não apresentarem ainda o seu melhor onze, especialmente na fase de apuramento para as meias-finais. O Benfica chegou de novo à final, desta vez com o Porto, e venceu-a categoricamente.
Na 4ª edição, mau grado a vontade dos portistas em se estrearem a vencer esta prova, perderam um jogo em casa com o Nacional da Madeira e não se qualificaram para as meias-finais. Meias-finais que tiveram uma final antecipada entre o Benfica e o Sporting, ganha pelo Benfica que depois venceu a final ao surpreendente Paços de Ferreira.
Hoje, mesmo sendo unanimemente considerada a 3ª prova do calendário, a seguir ao campeonato e à taça de Portugal, já todos os clubes têm a ambição de a vencer.
Feito um breve introito das 4 edições anteriores, passemos agora ao sorteio da 5ª edição.
Grupo A
Sporting
Rio Ave
Gil Vicente
Moreirense

Grupo B
Benfica
V. Guimarães
Marítimo
Santa Clara

Grupo C
Sp. Braga
Nacional
Portimonense
Penafiel

Grupo D
FC Porto
Paços de Ferreira
V. Setúbal
Estoril
Analisando a composição dos 4 grupos, verifica-se que o Grupo C que tem como cabeça de série o Sp. Braga é o mais acessível, desde logo porque tem 2 equipas da Liga Orangina, enquanto os outros 3 têm apenas uma cada.
Depois, considerando o nome dos clubes e o actual momento de forma, não restam quaisquer dúvidas que o mais equilibrado é o Grupo B que tem o Benfica como principal clube. Quanto aos Grupos A e D, são equiparados.
Sabe-se já que os vencedores dos Grupos A e C se encontram numa meia-final, assim como os vencedores dos Grupos B e D.
Perspectiva-se assim, se não acontecerem surpresas, as meias-finais Sporting-Sp. Braga e Benfica-FC Porto. Seguindo ainda a lógica, face à vantagem teórica de jogar em casa, uma reedição da final da 2ª edição, Sporting-Benfica.
Todos sabemos que em competições a eliminar nunca acontece lógica, resta saber quem será(ão) o(s) outsiders esta época.

Pioneiros, mais uma vez

Tanta discussão e afinal ...

Redes podem vir a ser obrigatórias

A Liga pode vir a obrigar os clubes a utilizarem redes de segurança nos jogos de alto risco a partir da próxima temporada. A medida está a ser ponderada pela entidade, tentada a acabar, desta forma, com as escaramuças entre claques que, nos últimos anos, já algumas vezes ocorreram no interior dos recintos nacionais. Por enquanto, o regulamento da Liga não inclui nenhum artigo nesse sentido, mas é provável que o mesmo aconteça a partir de Julho próximo.

Os uruguaios

Esta semana surgiu a notícia da aquisição por parte do Benfica de cinco internacionais sub-17 do Uruguai, que virão englobados no pacote da renovação de contrato de Maxi Pereira, mais concretamente no âmbito do pagamento ao empresário Paco Casal dos 30% do passe ainda detidos por este.
Muitos benfiquistas se questionaram do porquê da vinda destes cinco jovens, todos eles com 17 anos.
Pode parecer exagerado quando temos excelentes jogadores na formação, muitos deles também internacionais. No entanto, é bom não esquecer que estes jovens são campeões mundiais sub-17, tendo ganho na final por 3-0 ao Brasil.
Eis os seus nomes e posição, Elbio Álvarez, médio, canhoto, Juan San Martin, avançado, Jim Morrison Varela, médio, Gianni Rodríguez, defesa e Gáston Silva, defesa.
Se dos cinco aproveitarmos dois já será um grande investimento. E a contenção financeira obriga-nos a ser cada vez mais um clube formador em vez de comprador.

Mea culpa

Confesso que não fiquei muito entusiasmado quando foi anunciada a contratação do guarda redes Artur Moraes.
É verdade que fez meia época muito boa no Sp. Braga, mas face ao seu passado, sobretudo ao facto do Roma ter deixado expirar o seu contrato, estava de pé atrás, pensando que seria mais uma contratação banal.
Como eu, creio que milhares de benfiquistas pensaram o mesmo. Puro engano.
Hoje por hoje é seguramente o melhor guarda redes a actuar em Portugal e um dos melhores a nível mundial. Exagero, acho que não e o futuro dirá se tenho razão.
Julgo que Mano Menezes já o devia ter convocado para a selecção brasileira.
Que grandes exibições tem feito esta época, sobretudo a da última 3ª feira frente ao Manchester em Old Trafford.

Campanha de vitimização

Já falei ontem dos protestos leoninos por causa da "jaula", como eles lhe chamam.
Está em curso uma campanha de vitimização tentando transformar uma medida que não é apenas para este jogo em algo maquiavélico contra o clube. Sinceramente.
Ontem, anunciaram que os dirigentes não aceitariam ficar na tribuna, como medida de protesto, mas sim junto com os adeptos por solidariedade e desagrado.
Hoje, anunciaram que não vão comparecer ao habitual almoço entre as direcções.
Já que a jaula veio para ficar, o melhor mesmo é cortarem relações de vez.
Eu aposto que para o jogo da 2ª volta em Alvalade espera-nos uma gaiola. E aí cai por terra a coerência.

Agora percebe-se o porquê da demora

Só agora percebemos as dificuldades na renovação do contrato de Maxi, dificuldades que a atrasaram e que provocaram inúmeras reacções dos adeptos benfiquistas, receosos de que o nosso "super" Maxi imitasse o seu compatriota Cristian Rodriguez, também conhecido por Cebola.
Apesar do empresário não ser de confiança, eu pessoalmente sempre confiei no carácter e na vontade do uruguaio continuar no Benfica.
As recentes notícias de uma dívida do Porto ao empresário afastaram de vez esse cenário.
Ao ler esta notícia, percebem-se as dificuldades e a demora na renovação do contrato do jogador.
«O Benfica vai contratar cinco juniores uruguaios (todos vice-campeões do mundo de sub-17), que chegarão à Luz pela mão do Grupo Casal, empresa liderada pelo agente de Maxi Pereira, Paco Casal. O negócio só é possível porque já existe entendimento de verbas para a renovação do lateral-direito - e agregada compra dos 30 por cento do passe do jogador, até agora nas mãos do dito empresário -, que ficará seguro por mais três épocas, isto é, até 2015. A televisão uruguaia "Canal 10" adiantou ontem que Juan San Martín (avançado do Peñarol), Elbio Álvarez (médio, Peñarol), Jim Morrison Varela (médio, Peñarol) e Gianni Rodríguez (defesa do Danubio) só não viajaram já ontem na companhia do empresário Gonzalo Madrid "porque a nuvem de cinza vulcânica não o permitiu", mas até final desta semana deverão apresentar-se na Luz para exames médicos e assinar contratos válidos a partir de Julho de 2012. A vinda do quinto elemento, Gastón Silva, defesa do Defensor Sporting, está dependente do entendimento dos encarnados com o clube uruguaio relativamente ao caso Rodrigo Mora. A O JOGO, o empresário Gonzalo Madrid confirma que toda esta operação "está naturalmente relacionada com a renovação de Maxi Pereira.»

Onde chegou a falta de vergonha

A Associação de Futebol de Lisboa vendeu-se à A.F. do Porto. Que vergonha sr. carlos ribeiro!
Impedir de votar o clube mais prestigiado da mesma por alegadas irregularidades nas acreditações é de bradar aos céus.
Os representantes do Benfica à assembleia desta noite eram o vice-presidente Domingos Lima, que representou o clube ontem no sorteio da Taça de Portugal e Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD, que todos conhecem. Só o presidente da Mesa da Assembleia, o belenense Gouveia da Veiga é que não os conhece.

Tentativa de motivação extra

Os dirigentes do Sporting estão a querer aproveitar a criação da "caixa de segurança" (ou a jaula, como lhe chamou o dr. Barroso) para tentar motivar ainda mais os seus jogadores. Coisa de clube regional!
A referida caixa não foi criada especificamente para os adeptos do Sporting por isso o protesto leonino não faz qualquer sentido.
O Benfica certamente tem os seus motivos para criar este tipo de divisória na bancada, além de que não é o único clube no mundo a ter uma.
Não dou muito tempo para que sejam criadas iguais em Alvalade e no Dragão. Depois quero ver que justificação irão arranjar. Talvez a de que quiseram imitar o Benfica. No caso do Sporting, à semelhança do que aconteceu com o Benfica Stars Fund.

Nos oitavos e com o 1º lugar à vista

O Benfica ao empatar (2-2) em Old Trafford frente ao Manchester garantiu a presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. 
No desempate entre os dois, antes da partida o Manchester estava na frente devido ao saldo de golos, 4 contra 3 do Benfica. Realizados os dois jogos entre eles, o Benfica passa para a frente por ter marcado mais golos em Manchester (2) do que eles na Luz (1).
Dependendo do resultado do Basileia-M. United, pode bastar um empate frente aos romenos do Otelul para manter o primeiro lugar no Grupo C.
Em caso de derrota na Suíça no próximo dia 7 de Dezembro, o Manchester deixa a Liga dos campeões e segue para a Liga Europa.
No jogo de hoje, o Benfica entrou da melhor forma no jogo ao marcar logo aos 3 minutos. O Manchester empata aos 30 em claro fora-de-jogo de Berbatov ao qual o árbitro assistente fez vista grossa.
Como lhe competia, os ingleses entraram com tudo na 2ª parte e empurraram o Benfica para trás, criando diversas jogadas de perigo e com naturalidade acabaram por fazer o 2-1 logo após a saída de Luisão por lesão. Felizmente o empate surgiu logo no minuto imediato quebrando um pouco o ímpeto dos ingleses e permitindo ao Benfica voltar a ganhar confiança.
Artur foi enorme, para mim o melhor da equipa, pelas defesas que fez e pela confiança que inspirou aos colegas.
Toda a defesa também esteve bem, embora Emerson tenha sido o elo mais fraco, sobretudo em termos ofensivos. Vamos esperar que Luisão recupere para sábado.
O meio campo esteve melhor em termos defensivos que ofensivos e o ataque viveu de fogachos de Gaitán, Bruno César, Aimar e Rodrigo.

Manchester United-Benfica online (ao vivo)

Para quem precisar, aqui deixo links para assistir ao Manchester U.-Benfica. Link1 (em inglês), Link2, Link3.

Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Javi Garcia, Witsel, Gaitán e Bruno César; Aimar e Rodrigo.
Suplentes: Eduardo, Rúben Amorim, Miguel Vítor, Matic, Nolito, Nélson Oliveira e Cardozo.

Aos 3 minutos o Benfica adianta-se através de autogolo de Jones, após cruzamento de Gaitán.
Aos 30 minutos o M.U. empata por Berbatov em fora-de-jogo.
Ao intervalo: 1-1
Luisão sai lesionado (entra Miguel Vítor) aos 56 e aos 59 o M.U. faz o 2-1 por Fletcher.
No minuto seguinte Aimar faz o 2-2.
Sai Gaitán e entra Matic aos 67 min.
Resultado final: 2-2

3º jogo fora

Se bem que não tenhamos apanhado o adversário mais difícil, seguramente é um dos mais difíceis.
Realizado o sorteio da Taça, coube ao Benfica o Marítimo na Madeira. 
Terceiro jogo na Taça e terceiro jogo fora. O Benfica continua a ser na Taça o pai dos pobres uma vez que tem jogado sempre fora para gáudio dos adeptos e dos directores dos seus adversários.
O Sporting vai jogar um clássico de Lisboa, mesmo estando o Belenenses na Liga Orangina.
Claro que eu preferiria que tivesse calhado ao Benfica o Belenenses, não só porque talvez seja um adversário mais acessível, como sobretudo porque não precisaria deslocar-se mesmo que o jogo fosse no Restelo.
A maioria dos jogos realizar-se-à a 4 de Dezembro, excepto o Marítimo-Benfica que se realiza a 2 (6ª feira) devido ao jogo da Liga dos Campeões do dia 7, e aqueles em que participam equipas da II-B que se realizarão no dia 8 (feriado).
Se o Benfica e o Sporting passarem aos quartos-de-final jogarão entre si, o que significa que a sonhada final doutras épocas não será possível ainda esta época.

A "jaula" está aprovada

Não concordo com o nome de "jaula", mas se o dr. Barroso assim a baptizou, que seja.
De acordo com a imprensa está aprovada a "caixa de segurança" para albergar as claques dos adversários do Benfica.
Se a ideia é boa ou má logo veremos.
Pessoalmente julgo ser boa para o Benfica e explico porquê.
1- Retira os adeptos adversários de perto do relvado, retirando força ao apoio e impedindo os jogadores de ir festejar junto das suas claques;
2- Os benfiquistas que tiverem de ficar ao lado, ficam em maior segurança, permitindo assim ao clube vender todos os lugares do estádio;
3- Impede o lançamento de objectos para o relvado, garantindo maior segurança de todos, espectadores e jogadores;
4- Facilita o trabalho das forças de segurança.
De momento são estes os motivos que me ocorrem.
Dir-me-ão os adeptos adversários que os seus clubes poderão fazer igual, pois que façam, têm esse direito.
Apesar de ter quase a certeza de que não entrarei nunca em nenhuma dessas caixas de seguranças, se proventura o fizesse sentir-me-ia mais seguro.
Sobre o que escreveu o dr. Barroso é melhor não levar a sério pois talvez estivesse anestesiado quando escreveu o seu artigo de opinião.

O Mangala quer o PSG

O Mangala diz que ia a correr para o PSG. Afinal parece que o Porto já não é o clube com que ele sonhava.
Será que vai levar com um processo disciplinar?
Do que nos livrámos.
E quanto a mim não é aquele jogador que muitos pensavam.

Enojado

Confesso que as declarações de Nuno Gomes me enojaram.
Para quem foi capitão do Benfica e tem (tinha?) um lugar prometido na estrutura do clube, não são admissíveis as suas declarações.
Sei que está a jogar num adversário, mas toda a gente sabe, inclusivé os sócios do Braga, que ele é (ou era?) benfiquista por isso não poderiam levar a mal se dissesse que gostaria que o Benfica ganhasse em Manchester, em vez de «É um jogo no qual não irei fazer parte por isso não me vou pronunciar», até porque o seu actual clube não participa nessa competição.
Do mesmo modo, sobre o dérbi de sábado com o Sporting. É natural que a vitória do Braga sobre o Porto o deixe feliz, mas podia/deveria ter dito que como adepto preferia a vitória do Benfica, mas como jogador do Braga preferia um empate que seria o melhor resultado para eles.

Semana que pode ser decisiva

O Benfica tem esta semana dois jogos que podem catapultar a equipa rumo aos oitavos da Liga dos Campeões e ao título de campeão.
Mesmo que não ganhe em Manchester (3ª) e na Luz (sábado) nada estará perdido, embora seja um passo atrás.
A vitória amanhã garantirá praticamente o 1º lugar no Grupo, até o empate manterá a esperança já que o último jogo será em casa frente ao Otelul que ainda não pontuou, enquanto o Manchester se desloca a Basileia.
Caso perca em Old Trafford, o Benfica deixa de poder sonhar com o primeiro lugar, mas ainda assim fica a depender de si para seguir em frente na prova, uma vez que tem vantagem no desempate com o Basileia.
Quanto ao jogo do campeonato com o Sporting, uma vitória será importantíssima pois além da possibilidade de se isolar na frente da classificação, corta ainda a onda verde. Um empate pode até nem ser um mau resultado dependendo do resultado do FC Porto-Sp. Braga.
Concluindo, vitórias nos dois jogos seria excelente, empates seria um mal menor sem grandes consequências futuras, derrotas seria mau, mas sem comprometer o futuro nas duas provas.

            Grupo C


EquipasJ  Pts
1Manchester United FC Man. United4 8
2SL Benfica Benfica4 8
3FC Basel 1893 Basel4 5
4FC Oţelul Galaţi Oţelul Galaţi4    0    

A emoção do Carlos

Grande golo de Carlos Martins pelo Granada neste domingo frente ao Maiorca. Força Carlos!

Dualidade de critérios da mesma imprensa

«A Selecção da Federação Portuguesa de Futebol foi obrigada a jogar num campo de futebol bósnio que tinha um relvado num estado miserável e, para o piorar, os malvados bósnios até ousaram regar os poucos tufos de relva antes do jogo.

Não houve alma ligada ao futebol luso que não se tivesse indignado. Todos foram profícuos na adjectivação da situação: vergonhoso, ultrajante, inaceitável… Todos, sem excepção, condenaram o crime de lesa futebol, lesa verdade desportiva e lesa virilidade lusitana que os bósnios perpetraram. Houve jornalistas e opinadores que se revoltaram contra o facto de a Direcção da FPF se revoltar apenas nas entrevistas e não se revoltar formalmente, em documento próprio e enviado à UEFA, FIFA, ONU e Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. O Madaíl, antes que os indignados o atolassem no lamaçal bósnio, lá preencheu a papelada e, formalmente, lavrou protesto. Os indignados suspiraram de alívio e o Madaíl também. Jogaram, mas jogaram sob protesto. Foi comovente ver tamanha indignação, tamanha revolta e tamanha luta pela dignidade que deve ser inerente a qualquer partida de futebol.

Assim, percebemos todos que um ervado mal semeado e abundantemente regado é, obviamente, algo de inaceitável para quem manda no futebol português e para os jornalistas desportivos lusos. Pelo contrário, apedrejar selvaticamente um autocarro com os futebolistas lá dentro, obrigar a equipa adversária a equipar-se fora do balneário, agredir os jogadores adversários com bolas de golfe durante os jogos, interromper sucessivamente um jogo com apagões de luz, receber árbitros no domicílio na antevéspera de um jogo, oferecer prostituas a árbitros depois dos jogos ou aliciar futebolistas adversários com futuros contratos… são práticas consideradas normais.

Abençoado futebol bósnio.»
 
Com a devida vénia ao Indefectível e ao autor Pedro F. Ferreira (Tertúlia Benfiquista), no Jornal do Benfica.

Que chatice, não há assunto!

Este ano o Benfica não nos dá assunto para escrever o que é bom, é sinal que está bem, mas por outro lado é chato porque temos de falar dos outros.
Daqui a algumas horas temos o Sporting-Sp. Braga para a Taça de Portugal. Não sei quem vai ganhar, mas seja quem for, um deles fica pelo caminho.
Sendo assim, com o Porto fora, nos oitavos-de-final teremos apenas dois grandes candidatos, embora seja necessária muita atenção a certos jogos fora de casa. O FCP que o diga!
Mais tarde veremos quem são os 16 que vão estar presentes nos oitavos-de-final da Taça.
Se eu pudesse escolher gostaria de ter uma final Benfica-Sporting no Jamor.

Em tempo:
Já apurados da Liga Zon Sagres, Benfica, Académica, Olhanense, Marítimo, Nacional e Sporting, da Liga de Honra, Belenenses, Moreirense, Leixões, Estoril, Oliveirense e D. Aves, da II Divisão, Tirsense, Mirandela, Torreense e Ribeira Brava.

Dias difíceis para o Papa

O "Papa" disse aos adeptos, «deixem-nos trabalhar», quando confrontado sobre a derrota desta noite em Coimbra.
É claro que como benfiquista estou satisfeito com a eliminação do Porto da Taça de Portugal pois as coisas ficam mais facilitadas para chegar ao Jamor. Embora cautelas e caldos de galinha não façam mal a ninguém.
Pelo que li a contestação a Vítor Pereira sobe cada vez mais.
Os empates para o campeonato com o Feirense e o Olhanense não agradaram aos adeptos face ao nome das equipas, assim como o empate com o Benfica pelo que significa para eles.
As derrotas com o Zenit (Rússia) e Apoel (Chipre), assim com o empate caseiro com o mesmo Apoel, foram também muito mal aceites.
A eliminação da Taça de Portugal pela Académica, mais a mais com a melhor equipa em campo, foi a gota de água.
O presidente do clube havia afirmado com tanta convicção no início da época que não tinha tido dúvidas nenhumas ao escolher o sucessor de Vilas-Boas. E agora, será que ainda não tem dúvidas que errou rotundamente?
Não me aquecem nem me arrefecem os erros de PC, mas não posso deixar passar esta situação devido à arrogância e às certezas que tem, bem como às afirmações gratuitas e de péssimo mau gosto que faz sistematicamente sobre o Benfica.

António Oliveira lança farpas a Fernando Gomes

O antigo jogador do FC Porto e também do Sporting em final de carreira, em entrevista à Antena 1 lançou farpas a Fernando Gomes, actual presidente da Liga e candidato a presidente da Federação.
Deixou no ar algumas perguntas e dúvidas interessantes.
A mais interessante para mim foi, «como é que uma pessoa que se comprometeu a fazer uma série de coisas na Liga e que ganha 30 mil euros mensais, deixa de cumprir os compromissos e ainda irá ganhar muito menos, 11 mil euros.»
Boa questão!

Injustiça no clássico do andebol

O Benfica perdeu no Dragão apesar de ter estado quase sempre na frente do marcador. Apenas nos últimos dois minutos o Porto passou para a frente a 22-21 e 23-22 que foi o resultado final.
Num pavilhão repleto de público a torcer pelos da casa, nem sempre da melhor forma infelizmente, mas é o que a casa gasta. Parece que ninguém ouve porque não há castigos e ninguém manda parar com a pouca vergonha.
Creio que não é possível a nenhum benfiquista assistir a qualquer jogo naquele pavilhão a não ser que o faça sem vestir as cores do clube e sem se manifestar, coisa que não acontece nos pavilhões da Luz.
Grande jogo do Benfica, muito personalizado, estando várias vezes com três golos de vantagem, mas não conseguiu a vitória.
A arbitragem seria perfeita se não tivesse expulsado com vermelho directo o pivot Rui Silva ainda na 1ª parte. Segundo os entendidos na matéria, existe dezenas de faltas iguais que nem são sancionadas com o cartão amarelo. A expulsão do jogador do Benfica teve influência no resultado pois ele é apenas um dos melhores a defender devido à sua grande envergadura física.
De qualquer modo nada está perdido visto que o campeonato entrou agora na 2ª volta e depois ainda teremos a 2ª fase.

O mistério Alex Sandro

Anteontem dizia e bem o meu amigo Carlos Alberto no Benfiliado que se Capdevila custou até agora 1,5 M€ por jogo (agora menos porque fez mais um jogo oficial), o Alex Sandro (que ainda não se estreou) daria erro ao fazerem-se as mesmas contas.
O Alex Sandro é aquele lateral esquerdo de quem falaram na imprensa que poderia vir para o Benfica e veio efectivamente mas para o FC Porto por 10,6 M€.
Pois bem, esse lateral esquerdo que poderá vir até a ser um excelente jogador, é neste momento um mistério, tal como um (Iturbe) considerado clone de Messi. Mistério porque estamos a meio de Novembro e o rapaz ainda não vestiu oficialmente a camisola do clube. Mistério ainda porque jogou pela selecção do Brasil nos dois últimos amigáveis e estando convocado para o jogo da Taça de amanhã em Coimbra foi riscado da convocatória sem qualquer explicação. Vejam aqui!
Afinal é bom para a selecção e não serve para o clube?

Ainda haverá condições para renovar?

Parece que o caldo se entornou de vez!
Se as possibilidades já eram mínimas para que Benfica e SportTv continuassem juntos a partir de 2013, agora parece que não passará duma miragem. Ainda bem, digo eu e a maioria esmagadora dos benfiquistas.
A SportTv terá dado mais um tiro no pé.

Vitória do sacrifício na piscina da Figueira

O Benfica venceu a Naval por1-0, na Figueira da Foz e apura-se para a próxima eliminatória da Taça.
Num campo impróprio para jogar, não houve futebol, apenas pontapés para a frente, choques, quedas, etc.
Jesus não fez a melhor avaliação ao colocar Aimar de início pois o campo não estava propício para o seu futebol, já que com tanta água sobre o relvado a bola prendia, não permitindo que jogasse de pé para pé.
Não dá para avaliar as prestações individuais, embora possamos destacar alguns, como Rodrigo pelo golo marcado no primeiro remate que fez, como Mora pelos livres e cantos que marcou, alguns com bastante perigo para a baliza adversária, Nélson Oliveira pelo espírito de luta, assim como Javi pelo mesmo motivo.
Quanto a mim Capdevila foi o mais fraco, dando razão a Jesus. Mostrou a falta de pernas para recuperar e o estado do relvado não lhe foi nada propício para o jogo ofensivo.
O Benfica foi um justo vencedor porque teve mais e melhores ocasiões, embora a Naval tenha assustado em duas ou três situações.

Naval-Benfica online (ao vivo)

Quem não puder assistir ao vivo ou por TV, pode fazê-lo aqui, aqui ou aqui!

Onze inicial do Benfica:
Eduardo; Rúben Amorim, Luisão, Garay e Capdevila; Javi Garcia, Aimar, e Nolito; Nélson Oliveira e Rodrigo Mora.

Ao intervalo: 0-0
Primeira parte jogada debaixo de chuva, tornando o jogo difícil pelo estado do piso, cheio de água.
Aos 82 min. Rodrigo, acabado de entrar, desata o nó e faz 1-0.
Resultado final: 1-0

A onda de solidariedade para com o filho de Carlos Martins

Não pára de crescer a onda de solidariedade para com o filho do nosso Carlos Martins.
Depois dos apelos dos colegas de selecção, do Benfica, através do seu site, da imprensa diária, portuguesa e espanhola, até o FC Porto e o Sp. de Braga se associaram à onda, apelando para as pessoas fazerem testes de sangue para se encontrar um dador de medula óssea.
Eu disse no parágrafo anterior "até" o FC Porto e o Sp. Braga porque todos sabemos da rivalidade actual entre estes clubes e o Benfica a quem Carlos Martins está contratualmente ligado. Pena que da parte do Sporting, ex-clube do jogador não tenha havido a mesma solidariedade. Pelo menos até agora.
Seria óptimo que esta onda de solidariedade para com o pequeno Gustavo viesse também beneficiar outros necessitados que não são filhos de figuras públicas.

Em tempo:
Fui alertado para o facto do Sporting ter participado também na onda de solidariedade por isso fica sem efeito o reparo anterior.

Tenho um feeling ...

Que Rodrigo Mora ainda nos vai dar muitas alegrias.
Tal como esperava muito de Rodrigo Moreno Mascarenhas, também espero do uruguaio Rodrigo Mora. Creio que Jorge Jesus pensa da mesma forma, daí não o ter dispensado no início da época.
Tem jogado muito pouco, aliás quase nada, mesmo sendo convocado de vez em quando, mas não nos podemos esquecer que veio do Uruguai para a Europa, além de ter estado meia época sem competir, enquanto o Rodrigo (hispano/brasileiro) esteve a rodar no Bolton na época passada.
Rodrigo Mora tem mostrado nas poucas vezes que actuou ser um jogador rápido, raçudo, com boa técnica e bom remate.
Mesmo tendo jogado muito pouco até agora, mantém a esperança e sente-se feliz no Benfica.
O que fez no último particular Benfica-Galatasaray deixou-me com água na boca.
Espero que confirme hoje frente à Naval.

No que dá as idas às selecções

Os clubes é que pagam aos jogadores mas vêem-se privados deles muitas vezes devido a lesões ou simplesmente em atrasos nos voos como foi agora o caso de Gaitán.
No post anterior falei das paragens competitivas até em datas em que não se realizam jogos oficiais mas que a FIFA estipulou para jogos de selecções.
Por acaso o jogo de hoje com a Naval é para a Taça e não é à partida um adversário temível. Porém, às vezes os jogos contra equipas mais fracas tornam-se complicados sendo necessário recorrer a jogadores que ficaram de início no banco para serem poupados ou para dar minutos a outros menos utilizados.
O curioso é que Gaitán tem ido passear à Argentina e não joga. Como diz Jesus, desgasta-se em viagens e perde ritmo competitivo.

As paragens competitivas

A FIFA instituíu desde há algum tempo no calendário futebolístico um certo número de datas para jogos das selecções, mesmo que não hajam jogos oficiais agendados.
Para o próximo ano já estão agendadas as datas, que serão as seguintes:
- 29 de Fevereiro (jogos amigáveis)
- 1 a 5 de Junho (jogos oficiais)
- 8 Junho a 1 de Julho (Euro-2012, fase final)
- 15 de Agosto (jogos amigáveis)
- 7 a 11 de Setembro (jogos oficiais)
- 12 a 16 de Outubro (jogos oficiais)
- 14 de Novembro (jogos amigáveis)
Não compreendo para que servem as três datas reservadas para jogos amigáveis, especialmente as de 15 de Agosto e de 14 de Novembro.
Em Agosto estamos no início de época na Europa e esta paragem não é de apenas um dia, visto que os jogadores têm de se apresentar com, salvo erro, três dias de antecedência e muitos viajam no dia seguinte ao jogo perdendo assim mais um dia de trabalho nos clubes, perfazendo no mínimo 5 dias fora do clube.
Em Novembro já estamos numa fase adiantada da época e com jogos dos campeonatos nacionais e das competições europeias a decorrer, por isso a paragem para realizar um jogo amigável não faz qualquer sentido. Para mais tendo havido paragens em Setembro e em Outubro.

É justo

Se o Benfica investiu 2,8 milhões em Capdevila a título de prémio de assinatura, é justo que queira reaver esse dinheiro ou quantia semelhante.
Qualquer clube interessado nele não pode ter a pretensão de o contratar a custo zero, penso eu.
É um facto que o jogador teve o azar de não dar a Jorge Jesus as garantias pretendidas pelo técnico, mas se quer sair para jogar mais, e se os clubes que o pretendem contratar não querem, ou não têm o montante que o Benfica exige, então o Cap pague do seu bolso para poder ir para outro lado jogar.
Eu vejo a situação do Cap por esta óptica. Certamente outras pessoas, terão outro ponto de vista.

Casa cheia, de benfiquistas

O Sporting queria porque queria mais bilhetes, além dos 5% regulamentares, para o dérbi do próximo dia 26. 
Esses bilhetes não lhes foram cedidos, e quase de certeza não irão ser, porque a venda dos mesmos por parte do Benfica está a decorrer em bom ritmo, prevendo-se casa cheia na Luz.
Claro que os sportinguistas sempre poderão comprar mais alguns bilhetes através de amigos benfiquistas nas Casas do Benfica porque infelizmente o controlo não é nenhum, ou quase.
Vai ser um dos dérbis mais aguardados dos últimos anos!

Benfica atropela líder

Depois duma derrota penosa e uma exibição horrível no domingo frente ao Sporting, o Benfica voltou hoje às vitórias esmagando (32-20) o Águas Santas que liderava antes desta partida.
Este jogo refere-se à 13ª jornada e foi antecipado devido aos compromissos das duas equipas no fim de semana em que o mesmo se deveria realizar.
Devido ao mesmo motivo, o FC Porto também jogou hoje em Braga frente ao ABC e venceu por 26-20, assumindo a liderança com 32 pontos, seguido de Benfica e ABC com 31 e Sporting com 29 e menos um jogo.
O Sporting que se encontrava em 2º antes destes dois jogos tem um jogo a menos, podendo assumir a liderança no acerto de calendário se não perder pontos.

Hulk e a narração do Brasil-Egipto

Durante o jogo Brasil-Egipto, realizado na 2ª feira no Qatar, o portista Hulk foi o alvo principal das conversas entre o narrador, o conhecidíssimo Galvão Bueno, o comentador Walter Casagrande, antigo internacional brasileiro e o especialista em arbitragem, o ex-árbitro internacional brasileiro Arnaldo César Coelho.
Disse a certa altura o Galvão Bueno que o Hulk já tinha sofrido duas faltas sem que o árbitro assinalasse. Resposta do Arnaldo Coelho, «ele joga-se muito no chão».
Galvão Bueno a certa altura disse que o antigo treinador do Porto, actualmente no Chelsea, o jovem André Villas-Boas lhe perguntou porque o Mano Menezes não convocava o seu atacante. Segundo Galvão, o recado foi dado ao seleccionador.
Como são bonzinhos os árbitros portugueses!

Pensar na Naval

Terminados os jogos das selecções, os jogadores voltam aos seus clubes.
Depois de ter estado privado durante uma semana de Luisão, Bruno César, Gaitán, Maxi Pereira, Eduardo, Rúben Amorim, Cardozo, Rodrigo, Witsel, Nélson Oliveira e Mika, Jorge Jesus já poderá contar com todos a partir de amanhã.
Como o jogo com a Naval para a Taça de Portugal é na 6ª feira (18) e depois jogamos em Machester na 3ª feira (22), é natural que Jesus poupe alguns dos principais jogadores, ou porque vieram das selecções, ou porque quer dar minutos a outros menos rodados.
Face à exibição produzida frente ao Galatasaray na Suíça por muitos dos que menos têm jogado, é natural que a maioria tenha uma nova oportunidade.
Eduardo concerteza vai manter a titularidade na Taça, Miguel Vítor idem, no lugar de Maxi, depois no centro da defesa existe a dúvida se Jesus manterá o que fez em Portimão na eliminatória anterior, colocando Luisão e Garay, ou se mudará a estratégia e mantém a dupla da Suíça, Garay e Jardel. Na esquerda tudo indica que será Capdevila o escolhido de novo.
As maiores dúvidas estão no meio campo. Jogará Aimar ou não, Witsel, Gaitán e Bruno César certamente ficarão de fora por terem estado nas selecções, por isso David Simão deve voltar a ser opção, tal como Javi uma vez que Matic está lesionado, Nolito também deve jogar, assim como Luís Martins.
Na frente, Cardozo deve ficar de fora, assim como Rodrigo, jogando Saviola e Mora que estiveram muito bem contra o Galatasaray.
O meu onze provável será este: Eduardo, Miguel Vítor, Luisão (Jardel), Garay, Capdevila, Javi Garcia, Rúben Amorim, David Simão, Nolito, Saviola e Rodrigo Mora.
Têm ainda grandes hipóteses de jogar, Luís Martins, Nélson Oliveira, Aimar (se as coisas estiverem complicadas).

Vale a pena rever!

Resumo do Portugal-Bósnia. Grandes jogadas e grandes golos.
Novo vídeo!

Memorável!

Portugal conseguiu uma vitória memorável face ao resultado e à exibição. Ninguém esperaria um resultado tão desnivelado depois do empate a zero na Bósnia.
E podia ainda ter sido maior a goleada, não fora a ajudinha da arbitragem aos bósnios.
Poupou um penálti descaradíssimo aos bósnios por mão na bola claríssima dentro da sua área e marcou um contra Portugal quando devia ter marcado falta ao bósnio que desequilibra Coentrão e origina que este de braço no ar toque na bola. Não satisfeito ainda valida um golo aos bósnios em fora de jogo nítido.
Nem falo no lance de Postiga pois creio que nesse agiu correctamente.
Tivemos neste jogo vários jogadores a um grande nível, casos de Pepe, Moutinho, Nani e Cristiano Ronaldo.
E estamos na fase final do Euro-2012 que se disputa na Polónia e Ucrânia no próximo ano.

Portugal-Bósnia Herzegovina online (ao vivo)

Assista aqui ao Portugal-Bósnia Herzegovina.

Onze de Portugal:
Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; João Moutinho, Raúl Meireles e Miguel Veloso; Nani, Postiga e Cristiano Ronaldo.

Aos 8' Cristiano Ronaldo faz 1-0 de livre directo.
Aos 23' Nani faz o 2-0, um golaço com remate fortíssimo de fora da área.
Aos 40' a Bósnia por Misimovic reduz para 2-1 de penálti (duvidoso) por bola na mão de Coentrão quando disputava no ar o lance com um bósnio em que parece ter sido desequilibrado.
Ao intervalo: 2-1
Aos 55' Cristiano Ronaldo faz 3-1 depois de se isolar e contornar o guarda redes, atirando com o pé esquerdo de ângulo difícil.
A Bósnia faz 3-2 em fora de jogo.
Aos 72' Postiga faz 4-2.
Aos 80' Miguel Veloso faz o 5-2 de livre directo.
Aos 82' Postiga de cabeça num cruzamento de Coentrão faz 6-2.
Resultado final: 6-2

Eles querem mais

O Sporting e os sportinguistas andam mesmo empolgados com a carreira da equipa.
Queriam 10 mil bilhtes para a Luz, o Benfica cedeu-lhes pouco mais que os 5% obrigatórios (3.450) que já foram vendidos e agora querem mais 5 mil bilhetes.
É preciso ter lata para tanta pretensão.
O Benfica tem cerca de 250 mil sócios, tem milhões de adeptos, está em 1º lugar (partilhado) no campeonato, logo existem todas as condições para o estádio encher de benfiquistas.
O mais correcto seria pedir as sobras, mas não, querem mais 5 mil!
Eu só concordo com a cedência de eventuais sobras, nada mais que isso.

Torcer por Portugal

Sei que a selecção tem-nos decepcionado muito, mas por culpa de certas pessoas que estão, ou têm estado, no lugar errado.
A selecção em si não tem culpa nenhuma disso e quem ama o seu país, mesmo que cheio de defeitos, de pessoas incompetentes, de ladrões, etc. não pode deixar de apoiar a equipa neste jogo de hoje que nos dará acesso à fase final do Euro-2012. Além da qualificação, a vitória garante 8 milhões de euros, montante que muita falta fazem aos cofres da FPF que por causa das muitas asneiras cometidas estão bastante depauperados.
Vamos apoiar Portugal mais logo contra a Bósnia-Herzegovina. 
Vamos encher o estádio da Luz. 
Vamos torná-lo num inferno para os bósnios.

Aimar pede para ficar

Não restam dúvidas de que Aimar gostaria muito de continuar no Benfica para além de Junho do próximo ano.
"São temas complicados para falar abertamente, há outras coisas em jogo. Mentia se afirmasse que não me sentia bem aqui. O que se vai passar no futuro não sei. Tenho 32 anos e quero jogar a dar o máximo. Se puder dar o máximo e se o Benfica me quiser...".
E mais, "Nem sequer falámos nisso. Felizmente estou num momento na minha vida em que não penso nisso, nunca joguei futebol a pensar no dinheiro".
Depois destas palavras o Benfica não pode esperar mais para iniciar as negociações de renovação do contrato.

Como se consegue "roubar" jogadores

Embora já tenha sido bastante divulgado em Blogues, quer em posts, quer em comentários, faltava ver publicado na imprensa.
Agora todos sabemos que Danilo, ainda a jogar no Santos (Brasil), custou ao FC Porto 16,1 milhões de euros. Além dos 13 milhões pedidos pelo Santos e outros detentores do passe, a razão da escolha do jogador pelos portistas custou 3,1 milhões.
Assim é fácil convencer jogadores a escolherem o clube e depois ainda vêm com a maior "lata" do mundo dizer que ele preferiu o Porto.
Resta ver se valeu a pena o esforo!

Que classe!

Aimar é um craque dentro de campo e um senhor fora dele.
A entrevista que deu a A Bola é mais uma prova desse facto.
Dribla tão bem com bola como com as palavras. E ainda é humilde.
Que classe!
Merecidíssimo o prémio que recebeu.

Acidente de percurso

A equipa de andebol do Benfica é excelente. No entanto, tal como qualquer equipa excelente, também tem o seu dia negro. Esse dia foi ontem contra o Sporting.
Aconteceu com o futebol no ano passado no Dragão situação idêntica. Há dias em que não se deve sair de casa.
Não é por perder um jogo que a equipa deixou de ser candidata ao título.
E a equipa vai dar a resposta já na 4ª feira contra o actual líder, o Águas Santas.
Este campeonato vai ser bastante renhido pois além dos três grandes também o Águas Santas já mostrou que é candidato. Não é por acaso que comanda no final da 1ª volta, tendo ganho ao Sporting em casa, empatado com o Benfica, também em casa, e perdido apenas um jogo, com o Porto fora.

Ainda o jogo com o Galatasaray

O jogo amigável de sábado serviu para Jesus dar minutos aos menos rodados, mas também para ver alguns miúdos.
Quanto aos menos rodados, vários foram os que deixaram boas indicações, mas sobretudo o uruguaio Rodrigo Mora.
Gostei muito da exibição deste jovem avançado, ainda mais tendo em conta que apenas jogou 12 minutos oficiais esta época, contra o Portimonense para a Taça de Portugal, e por vir duma paragem competitiva de mais de 6 meses.
É rápido a executar, é veloz, tem técnica e um bom remate, faltando-lhe apenas o jogo de cabeça já que a altura não é muita.
Depois de vê-lo em acção durante os 90 minutos, não tenho dúvidas de que se estivesse numa equipa onde jogasse regularmente faria furor no campeonato português.
Outro facto que me agradou deste jogo contra os turcos foi ver 3 jovens dos júniores entrarem na equipa completamente desinibidos, especialmente Cafu que foi aquele que esteve mais tempo em campo (20 min.). Jogou como gente grande este médio capitão dos júniores que também é internacional sub-18.
Ao contrário do que se passava há uns anos atrás, parece que os jogadores voltam a pegar de estaca quando entram na equipa, sinal de que já existe um modelo de jogo padronizado no Benfica.

Se não receberam, dificilmente receberão

A crise está instalada e demorará a passar.
O presidente do Benfica nas últimas intervenções públicas, em Casas do Benfica, vem alertando para os tempos difíceis que se aproximam e que travarão a continuação do investimento como até aqui.
As dificuldades são gerais e como sabemos são patentes noutros clubes, nomeadamente no FC Porto, que tem andado na berlinda nos últimos tempos pelos atrasos no cumprimento de obrigações financeiras.
Sendo assim, e de acordo a notícia que informa que o Porto ainda não acabou de pagar Cristian Rodriguez, o Cebola, a empresa Play International B.V. dificilmente verá a cor dos 1,7 milhões que terá para receber. Até porque o clube portista só tem cerca de dois meses para fazer dinheiro com ele.
Mas sendo uma offshore também não se podem queixar à FIFA.

Para acabar com a especulação sobre Rodrigo

Foi anunciado na imprensa que Luís Filipe Vieira tinha negociado com o Real Madrid, aquando da transferência de Coentrão, a anulação da cláusula que permitia ao clube espanhol exercer a opção de recompra do passe de Rodrigo por 10 ou 12 milhões de euros.
Devido a uma notícia vinda de Espanha aquando do jogo dos sub-21, em que Rodrigo esteve em destaque ao marcar 3 golos, que dizia que o Real ainda podia exercer essa opção, surgiu agora no CM outra notícia desmentindo.
De acordo com a nova notícia, o Real Madrid apenas tem direito a receber 20% de uma futura mais valia numa venda superior a 6 milhões de euros.
Mais descansados ficamos porque vender Rodrigo agora por 10 milhões seria um péssimo negócio. Mas é engraçado que quando ele foi comprado quase caía o Carmo e a Trindade devido ao preço.

Que grande jogo-treino

Apesar de se ter apresentado desfalcado de oito titulares, o Benfica fez uma bela exibição no jogo amigável com os turcos do Galatasaray e venceu com toda a justiça por 2-0, resultado que peca por escasso.
Dos habituais titulares, apenas Artur, Garay e Javi Garcia jogaram de início, mais 2 meio titulares, Nolito e Saviola, enquantos a equipa turca se apresentou bem mais perto da equipa habitual.
O objectivo deste jogo foi plenamente atingido, manter em actividade os jogadores não convocados para as diversas selecções nacionais e aproveitar para ver os menos utilizados e alguns jovens.
Rápida análise aos que jogaram.
- Artur esteve ao seu nível habitual, mostrando também que está cada vez melhor a jogar com os pés. 
- Miguel Vítor jogou esteve bastante seguro como lateral e marcou um bom golo de cabeça na sequência dum canto logo no primeiro minutos da 2ª parte.
- Jardel também esteve bem, mostrando-se muito confiante no 2º tempo saindo a jogar e numa dessas subidas rematou à baliza turca, embora o remate lhe tenha saído alto porque escorregou.
- Garay esteve ao seu nível normal como se esperava.
- Capdevila mostrou que é opção válida, embora tenha tido uma ou duas desatenções defensivas.
- Javi Garcia não está ainda ao melhor nível depois da paragem por lesão e foi poupado na 2ª parte.
- David Simão fez de Aimar e atendendo ao pouco que tem jogado não esteve mal. Marcou o canto que originou o golo de Miguel Vítor.
- Nolito apareceu no lado direito e sentiu-se como peixe fora da água. Melhorou muito na 2ª parte com a mudança para o lado esquerdo, tendo mostrado o seu melhor que tem andando desaparecido nos últimos jogos. Rematou uma bola à barra.
- Luís Martins surgiu no meio campo à frente de Capdevila e esteve bem na 1ª parte, tendo baixado na 2ª.
- Rodrigo Mora surpreendeu-me pela positiva. Já tinha dado algumas boas indicações no pouco que tem jogado, mas neste jogo pareceu estar a jogar o jogo da vida, correndo toda a frente de ataque e dando cabo da cabeça aos defesas turcos. Teve grandes apontamentos como a jogada do golo de Saviola, um livre que o guarda redes defendeu com muita dificuldade e boas combinações com os colegas da frente.
- Saviola, talvez por ter envergado a braçadeira de capitão esteve muito bem, perto do melhor que lhe conhecemos, marcando o 2º golo.
- Emerson entrou ao intervalo para o lugar de Javi, mas acabou o jogo no seu lugar depois da saída de Capdevila quase no fim do jogo.
Jogaram ainda os jovens Rúben Pinto, Cafú, Ivan Cavaleiro e Paulo Teles.
Fiquei surpreendido com a categoria e sobretudo com a desenvoltura de Cafú, capitão dos júniores. Temos jogador!
Quanto aos outros não tremeram o que é o melhor elogio.

Benfica-Galatasaray online (ao vivo)

Quem quiser assistir ao Benfica-Galatasaray online, pode fazê-lo aqui, ou aqui, a partir das 19,30 horas de Lisboa.

Onze inicial do Benfica:
Artur; Miguel Vítor, Garay, Jardel e Capdevila; Javi Garcia; David Simão, Nolito e Luís Martins; Rodrigo Mora e Saviola.

Ao intervalo: 0-0
Logo no início da 2ª parte, Miguel Vítor de cabeça, na sequência dum canto, faz 1-0.
Saviola faz 2-0 após boa jogada de Rodrigo Mora.
Resultado final: 2-0


Que notícia mais descabida

Todos sabemos que a imprensa dá à luz diariamente algumas notícias completamente descabidas. Esta é uma delas!
Como é possível? Taiwo, ex-jogador do Marselha que chegou a ser noticiado ainda na época passada para vir para o Benfica a custo zero, acabando por rumar ao AC Milan.
Agora, porque se fala na possível saída de Capdevila em Janeiro e porque o homem tem sido pouco utilizado no Milan, já é de novo hipótese para o Benfica. Que imaginação senhores jornalistas italianos!
E o pior é que o homem tem tido várias lesões. Pergunto então, para que o Benfica o quereria? Tem jogado pouco e ainda tido várias lesões.

O galinheiro da Luz

O Benfica está a preparar um galinheiro para fechar a sete chaves os adeptos dos clubes adversários que joguem na Luz.
Esta novidade em Portugal já não o é em alguns países.
Os adeptos dos clubes nossos rivais chamam-nos depreciativamente de galinhas, pois então, nada mais a propósito ficarem fechados no galinheiro para não causarem distúrbios.
Não tenho dúvidas que este nosso pioneirismo será copiado imediatamente em Alvalade e no Dragão.
Ainda bem que é desmontável para não estragar a estética da Catedral, um dos estádios mais bonitos do Mundo, dito por estrangeiros!

Este fim de semana há dérbi

No domingo jogam Benfica e Sporting, não em futebol ainda, mas em andebol.
Sei que nem todos os benfiquistas acompanham a modalidade mas olhem que vale a pena pois o Benfica tem uma belíssima equipa.
Já na época passada tinha talvez o melhor plantel mas não foi uma equipa muito regular principalmente no campeonato. Este ano, com apenas dois reforços e um novo treinador, a equipa está melhor sobretudo na defesa e lidera em igualdade com o surpreendente Águas Santas, apenas um ponto à frente de Sporting e FC Porto. Temos ainda o melhor ataque, com mais 20 golos que o segundo melhor, e a melhor defesa, com menos 1 golo que o Sporting.
O jogo com o Sporting será na casa (emprestada) do adversário, neste caso concreto no Pav. do Ginásio do Sul em Almada.
Seria bom encher o pavilhão para apoiar a nossa equipa no domingo à tarde. A equipa merece todo o nosso apoio e queremos ser campeões este ano em todas as modalidades.

Grande Pepe, até agora

Portugal está empatado na Bósnia (0-0) ao intervalo e Pepe tem sido o melhor jogador. 
A selecção portuguesa não está a fazer um mau jogo, antes pelo contrário, mas Pepe anulou até agora o gigante Dzeko do Manchester City.
Cristiano Ronaldo marcadíssimo, ainda assim já causou perigo à defensiva bósnia, mas falta-nos claramente um ponta de lança porque Postiga não o é. Apesar de tudo preferia o Hugo Almeida naquela posição.

Acabou empatado. Portugal teve mais oportunidades embora se aceite o resultado pois a Bósnia teve uma flagrante.
Creio que na 3ª feira na Luz vamos vencer os bósnios e apurarmo-nos para a fase final do Euro-2012.


Os golos de Rodrigo

Pela Espanha ontem

E veja aqui todos os golos esta época

Agora é o Rúben

Primeiro foi Capdevila, depois Saviola, agora o Rúben Amorim.
O que têm em comum? O facto da imprensa especular pelas suas saídas no mercado de Janeiro.
Não param, quando se esgota um nome, logo surge outro.
O Benfica vende muito!

Continuam a facturar

Os jovens benfiquistas Rodrigo Moreno e Nélson Oliveira continuam a facturar, agora nas selecções sub-21 de Espanha e de Portugal, respectivamente, depois de o terem feito na fase final do Mundial sub-20.
Se o Nélson Oliveira não tem tido muitas oportunidades no Benfica, já o colega Rodrigo tem sido aposta frequente de Jorge Jesus nos últimos tempos, mostrando também no Benfica veia goleadora.
Pena o Nélson não poder estar presente no amigável com o Galatasaray que se realiza no sábado na Suíça. No entanto, jogará concerteza na próxima semana contra a Naval para a Taça de Portugal-

Ahahahahah, desculpem mas não consegui deixar de rir ...

Ao ver agora o resultado do Sporting com a selecção de Angola. Pensei, não pode ser, deve haver algum engano. Mas não, o resultado foi mesmo esse.
Levar quatro secos de Angola não lembraria nem ao sportinguista mais descrente.
Certo que jogaram com uma equipa muito diferente mas também o Benfica o fez no ano passado, ao alinhar com uma equipa na 1ª parte e outra na 2ª e ganhou.
E o Domingos havia prometido espectáculo!

A notícia do dia

O FC Porto ficou "foxstrot" por não ter ganho o "Prémio Alto Prestígio" que foi atribuído ao Benfica e ao Sporting pela Confederação de Desporto de Portugal. Tanto ficou que publicou no seu site um comunicado sobre o assunto.
Não sei quais foram os critérios, certamente subjectivos, assim como não duvido que dentro de determinados parâmetros o clube azul nortenho possa ter motivos para ficar invejoso com a atribuição do referido prémio a dois clubes rivais.
Agora, se dizem no comunicado que estes prémios valem o que valem, porque motivo sentiram tanto o facto de não terem sido agraciados?

A maior burrice da vida

Neymar acaba de renovar com o Santos até 2014, ou seja, apenas sai depois do Mundial do Brasil.
Para que isso tenha acontecido o seu salário passará a ser de 2,3 milhões de reais mensais (+/- 1 milhão de euros), incluindo os patrocínios pessoais, sobre os quais o Santos abre mão da parcela de 30% a que tinha direito, pelo contrato anterior.
Confesso que não sei quanto iria ganhar se fosse para Madrid ou Barcelona, mas sei que pode passar ao lado duma carreira de sonho ao adiar o ingresso no futebol europeu.
Ele sabe que na Europa não levaria a vida que leva no Brasil porque o futebol não é tão profissional.

O nº de espectadores na Liga Zon Sagres

O Benfica e o FC Porto tiveram um decréscimo significativo no número de espectadores relativamente à época passada ao fim de 5 jogos caseiros.
O Benfica teve menos cerca de 35 mil e o FC Porto teve menos cerca de 22 mil. Já o Sporting subiu cerca de 41 mil espectadores.
Estes números no que se refere ao Benfica, mesmo considerando a grave crise económica, tem muito a ver com o nome dos adversários.
Na época passada o Benfica jogou com a Académica, o V. Setúbal, o Sporting, o Sp. Braga e o P. Ferreira.
Esta época jogou com o Feirense, o V. Guimarães, a Académica, o P. Ferreira e o Olhanense.
Olhando para os nomes dos adversários vê-se claramente que com idêntico calendário estaríamos, no mínimo, com números parecidos.
Já o FC Porto, tal como na época passada já recebeu o Benfica, embora não tenha recebido o Sp. Braga.

Quem se queixa primeiro?

JAVI PONDERA QUEIXA
Javi García deve avançar com uma queixa para a Comissão Disciplinar (CD) da Liga, contra Alan, que o acusou de o ter insultado com provocações de cariz racista. Caso tal suceda, a CD terá de abrir um inquérito.
Se o minhoto não conseguir provar as acusações, arrisca-se a ser suspenso entre 1 a 3 três jogos (artigo 128-4, do regulamento disciplinar), por ofensas à reputação do espanhol. Se o conseguir provar, Javi pode ser punido pelo mesmo artigo ou pelo 128-A (comportamentos discriminatórios em ordem da raça, religião ou ideologia), em que a penalização é uma multa de dois a 10 mil euros.

ALAN TAMBÉM
No dia seguinte às bombásticas declarações de Alan e Djamal a acusar Javi García de alegadamente os ter insultado com frases de índole racista foi calmo. Exposto publicamente o caso que durante a noite de segunda-feira lhe roubou o sono, o capitão do Braga seguiu o exemplo de Djamal e remeteu-se novamente ao silêncio, pois o período é de ponderação em relação à apresentação de uma queixa na Liga de Clubes. Em termos disciplinares, o luso-brasileiro e o líbio têm um mês após o incidente para o efectuar, levando a que a Comissão Disciplinar (CD) tenha de abrir um processo de inquérito para averiguar a veracidade dos factos. 

E agora, quem vai apresentar queixa primeiro?
Se eu estivesse no lugar do Javi não esperava mais.

Mais caloteiros

Afinal não era apenas o FC Porto que tinha dívidas relativas a jogadores, no caso contratações, também o Sp. Braga deve dinheiro ao guarda-redes Artur Moraes, agora no Benfica.
Quando um clube não paga o que deve apenas porque o jogador escolheu outro destino só pode ser por falta de carácter dos seus responsáveis.
Se tivesse escolhido o FC Porto a dívida certamente estaria saldada, mas como se mudou para o inimigo a abater não se lhe paga, por castigo.

Parabéns à Portuguesa!

A Portuguesa de São Paulo, ou a Lusa, como também é conhecida por ter sido fundada por portugueses, sagrou-se nesta noite de 3ª feira campeã da Série B (2ª divisão) brasileira, apesar de faltarem ainda 3 jornadas para terminar o campeonato.
Apesar de ter garantido o acesso há 3 jornadas, faltava ainda garantir o título, o que aconteceu hoje com o empate (2-2) em casa frente ao Sport de Recife que ainda luta pela 4ª vaga de subida.
(Vídeo da subida)
O Náutico de Recife, clube pelo qual simpatizo, venceu o Grêmio Barueri por 2-1, depois de estar a perder ao intervalo, quase garantindo o acesso à Série A visto que tem mais 7 pontos que o 4º classificado. Sobem os 4 primeiros.
O Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido por Aflitos, nome do bairro onde se situa, estava a rebentar pelas costuras devido à possibilidade matemática de garantir nesta jornada o acesso o que não aconteceu devido à conjugação de resultados dos outros jogos.
Classificação actual aqui!
(Vídeo do jogo desta noite)

Não pode ser por acaso

Todos os não benfiquistas desvalorizam o que tem acontecido em Braga nas últimas épocas. Dizem eles que são desculpas para esconder os inêxitos.
Acho que não é bem assim, pois todos sabemos que o clima de guerra fora do campo e as picardias dentro dele enervam os jogadores, que não rendem o que está ao seu alcance, além de que às vezes provocam expulsões, injustas as que ocorreram nos mesmos, como foi a de Cardozo no túnel há dois anos e a de Javi na época passada.
Mas, para a nossa Liga não se passa nada, é tudo normal. Anormal foi o Benfica apagar as luzes e ligar o sistema de rega no final do Benfica-FC Porto da época passada.
Tudo o que se passou até agora não pode ser, nem é, por acaso.

Duas agressões, dois amarelos

Já que tanto se fala de Alan e Djamal pelas acusações a Javi Garcia, que tal falar também nos dois vermelhos que ficaram por mostrar precisamente a esses dois artistas de Braga.
A cotovelada de Djamal a Gaitán deu apenas um amarelo e já foi dito por um ex-árbitro que o cartão deveria ter sido doutra cor. Já da agressão de Alan a Javi não vi na comunicação social qualquer referência, mas como os benfiquistas não dormem em serviço, aqui está a prova da tentativa de partir a perna a Javi. Será que na sequência o Javi lhe chamou fdp e ele entendeu filho de preto?

 E os respectivos vídeos, retirados do Blog Vozes Encarnadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO