Época 2015/16

Época 2015/16

Fala quem sabe

Foi para mim, e para a maioria dos benfiquistas, uma enorme surpresa a contratação do avançado brasileiro Michel que jogava no Paços de Ferreira.
Surpresa por não ser um nome muito badalado e por isso meio desconhecido da maioria.
Procurei saber mais sobre o jogador e por sorte encontrei facilmente uma análise feita ao jogador por quem o conhece melhor, o técnico Henrique Calisto. Eis o que diz dele:
«Tanto joga como 10 ou como 9. É poderoso, forte tecnicamente e no um contra um como Hulk, realçando contudo que se o "Incrível" brilha mais nas alas, o terreno natural de Michel são os espaços interiores onde pode fazer uso da sua qualidade de passe e remate. E sobre a fama de indisciplinado do avançado, garante que nunca teve problemas. Faz um excelente balneário, como o Luisinho, e é um jogador que gosta de trabalhar, afiança, recordando que, devido a alguns problemas físicos, fazia mais horas que os colegas»
Sendo assim, parece que Jesus tem um diamante para lapidar!

Luisinho e Michel

O Benfica contratou, ou está em vias de contratar, o lateral esquerdo português, também médio, Luisinho e o avançado brasileiro Michel, ambos do Paços de Ferreira.
Luisinho tem 27 anos e Michel 25, logo não foram contratados a pensar na equipa B, embora possam jogar nela pontualmente porque é permitida a utilização de 2 jogadores com mais de 23 anos.
Boa opção? Depende em primeiro lugar do custo e em segundo do que Jorge Jesus pensa deles.
Quanto a Luisinho julgo que pode ser uma boa opção no caso de sairem Capdevila e Emerson. Ficaria apenas o jovem Luís Martins que rodaria preferencialmente na equipa B. Assim, Luisinho e mais um lateral de categoria seriam as opções para a esquerda da defesa.
Já no que se refere a Michel, não compreendo muito bem a contratação, até porque o Benfica já contratou Hugo Vieira e Djaniny. Mas Jesus é que é o técnico e concerteza deu o seu aval.

Mais um distraído

Moncho López, técnico de basquetebol dos azuis, é mais um a atirar-se a Carlos Lisboa.
Até lhe reconheceria razão se ele também criticasse o que de mau se faz na casa onde trabalha. 
E, pelos vistos é mais um hipócrita pois não ouve nem vê os adeptos do clube que treina. Passarem um jogo a insultar os benfiquistas e a cuspir para o banco para ele não é importante. Importante é o gesto de Carlos Lisboa.
Andando um pouco para trás e mudando do basquetebol para o futebol, o que dizem as virgens ofendidas das palavras e gesto de Vítor Pereira na Luz esta época depois da sua equipa marcar um golo?
Não viram nem ouviram? Então aqui vai, «chupem, filhos da puta»!

Sem papas na língua

"Quando um determinado personagem nacional abre a boca à frente de solícitos microfones, chega a hora das graçolas à la carte que calam fundo no lado boçal do futebol, despertando os humores mais sensíveis à atoarda, ao achincalhamento e ao desrespeito de pessoas. Chalaça, laracha, piadola ou chocarrice seria a classificação mais apropriada a esta irreprimível tendência para a pilhéria aos adversários – mas não, os admiradores deste separatismo trocista tinham logo de elevá-las à nobre condição de ironia. Já houve até um papista que recentemente não resistiu a declará-lo “mestre da ironia”!
O país decente e temente à lei vive bem com as diatribes do homem. Incomoda-se por vezes, com a oportunidade traiçoeira ou com os desvios de cariz racista, mas toda a gente já se riu, algum dia, com as facécias deste abencerragem do anedotário lusitano.
Mas, de repente, eis que do outro lado vem resposta, mais em jeito de bordoada, bruta e seca, sem ponta de fineza. Os dislates viram baionetas, os remoques engrossam para calibre de morteiro. Os jornalistas mais obnóxios transformam-se em cronistas de guerra e os comentadores dos painéis marciais em observadores em missão de paz. Como se o mundo, o nosso pequeno mundo, da bola estivesse a empinar de pernas para o ar!
O afrontamento foi elevado à condição de maior apelo à violência, o que não chegou para tirar da prateleira do sossego as autoridades competentes, porque o cariz declarado e ostensivo dos beligerantes os retira, automaticamente, do notável universo de alvos dos nossos badalados serviços de espionagem. Na bola, é tudo às claras, com a boca no trombone, porque as malfeitorias sob escuta não servem para mais nada, senão para enriquecimento da secção das mais finas ironias do YouTube.
Entre “burros” e “camiões”, “poesia” e “coca-cola”, é mais fácil entender a baixaria do confronto. Não deste em particular, com insulto e contra-insulto, mas de 30 anos deles, numa só via, sem resposta. Meio perdidos sob o fogo cruzado, alguns dos comentadores alinhados apressam-se a replicar a denúncia de um provocador de apelido Lisboa – isto sim, uma ironia finíssima –, ao mesmo tempo que assobiam para o ar ao ritmo daquele hit da ofensa militante, o tal “SLB, SLB, filhos…”, que o coro das claques unifamiliares entoa em pelo menos dez “encores” por atuação.
Mas não, não há, nunca houve, qualquer ironia neste circo. Apenas muita vergonha para os que pactuam, aplaudem e imitam, falando em desporto sem apontar tais exemplares como modelos de tudo o que não pode nem deve ser feito numa sociedade livre e sadia.
Agradeçamos, então, aos fundamentalistas por, ao menos desta vez, terem poupado a dignidade dos bons defensores da língua e respeitado a cultura dos que usam o sarcasmo como arma legítima e elevada de crítica social. Responsabilizando editores, jornalistas e comentadores, muitos mas não todos, pela falta de coragem em assumir que a charada da “linha” e dos “pneus” não é realmente uma ironia, vá lá, ao peso excessivo e doentio dos dirigentes do futebol."
(João Querido Manha, in Record)

A Federação de basquetebol vai ceder a pressões?

Após o comunicado público dirigido ao presidente da F.P. Basquetebol e a carta (privada) dirigida à Federação, os azuis nortenhos ameaçam com o abandono da modalidade, caso a mesma não faça o que eles querem.
Não é que eu queira que eles abandonem pois o campeonato ficava sem graça. Ganhar a Ovarenses, Académicas, V. Guimarães, Lusitânias, CABs, etc. não é a mesma coisa!

Quem o diz não sou eu!

«Venho só dizer uma coisa....faço parte do corpo de intervenção que esteve no Dragão Caixa no jogo em questão.
Vou deixar aqui detalhes do que realmente se passou, se quiserem fazer isto público estão à vontade pois irão ter a confirmação disto tudo dentro de dias, no nosso relatório.

Posto isto, relato o seguinte.

-O jogo foi por si bastante quentinho, por algumas vezes tivemos de intervir junto de adeptos por arremessos de objectos perigosos para a integridade de todos os atletas, uma vez que em movimento dificilmente acertas no alvo pretendido, os jogadores do banco foram os mais protegidos, mas também os mais massacrados;
-No término da partida, os festejos dos jogadores do Benfica foram contidos, tendo surgido aquela situação entre o atleta Nuno Marçal e o treinador Carlos Lisboa;
-Após este incidente os adeptos começaram arremessar todo tipo de objectos para dentro campo, e de seguida o atleta Nuno Marçal dirigiu-se à claque SD nos seguintes modos:
"Vocês vão deixar que eles festejem??Façam qualquer coisa, partam-nos todos..."

Ainda com os ânimos mais exaltados, tivemos de recorrer à força fisica e colocar em sentido alguns espectadores;

-Após carga policial, muitos deles resolveram ir buscar paralelos, sim leram bem, paralelos, para agredir o nosso corpo. Como estávamos junto de outro público essas pedras caíram junto do mesmo abrindo cabeças de mulheres e ferindo até crianças; depois o sr Presidente da instituição portista vem dizer que fomos nós que batemos em crianças e em mulheres, quando foram eles próprios a agredir as próprias mulheres e filhos;
-Para terminar, o jogador Rolando, defesa da equipa de futebol, estando presente no pavilhão ao terminar o encontro, foi abordado por um grupo de adeptos, dando-lhe um enxerto de porrada desde a saída do pavilhão até à sua viatura.

Poderão em breve confirmar isto tudo, mas disto ninguém veio falar, nem o presidente nem a SAD dessa instituição...»

Vamos aguardar para saber se isto é mesmo verdade. Se for é gravíssimo!
Tem a palavra a PSP do Porto.

Verdade ou encenação?

A saída de Leonardo Jardim do Sp. Braga por supostos desentendimentos com o presidente A. Salvador, é verdade ou encenação?
Com mais dois anos de contrato com os bracarenses e depois duma brilhante época, será que o que veio escrito nos jornais é motivo para despedir um treinador?
Eu creio que não!
Será que é mais uma encenação, tipo Fernando Gomes, Vítor Baía, etc. e se prepara o terreno para o colocar nos azuis, enviando o Bitó das Peras para um clube grego qualquer?

Se dúvidas houvesse

Aqui estão dissipadas todas as dúvidas que alguns pudessem ter sobre o poder que o presidente azul nortenho tem nos bastidores.
Porque será que foram à selecção Rúben Micael (antes de ir para Espanha), Miguel Lopes e Beto, para citar apenas os que vão à fase final do Euro.
Se lá houvessem mais portugueses iriam de certeza.
Todos sabemos que a maioria dos seleccionadores se vende àquele clube e a Jorge Mendes.
Scolari foi o único que os teve no sítio e pôs o Pintinho no lugar dele.

Nota: Só depois de publicar este post é que dei conta que o NGB publicou um com o mesmo título e tema!

Isto é chantagem!

Nada melhor que lerem na íntegra.

Temendo saída de Kardec, Muricy faz apelo

«Vínculo do centroavante com a equipe chega ao fim no próximo mês; jogador pode ficar de fora da final da Libertadores.
Um dos heróis da classificação do Santos para a semi da Libertadores, o centroavante Alan Kardec vive o seu melhor momento na carreira vestindo as cores do Santos. Após amargar o banco de reservas, o jogador assumiu a posição de titular de Borges e tem sido um dos principais destaque do Peixe nas últimas partidas. O jogador, no entanto, é o protagonista de um dilema na Vila Belmiro.

O impasse para renovação contratual do jogador tem tirado o sono da diretoria alviengra e técnico Muricy Ramalho. O empréstimo de Alan Kardec ao Santos chega ao fim quatro dias antes da finalíssima da Libertadores - que o Peixe pode chegar, caso passe pelo Corinthians na semi -, no dia 30 de junho.

O grande problema vivido para a renovação com o atleta é que o Benfica (POR), que detém os direitos federativos do atleta, não está disposto a emprestá-lo novamente e aceita apenas a negociação em definitivo.

Vendo que pode perder um dos seus principais e decisivos atletas deste primeiro semestre, o técnico Muricy Ramalho, após o empate sem gols frente ao Sport, no último domingo, reforçou o coro e pediu para que a diretoria santista fizesse tudo possível para manter o jogador no elenco.

"Já entramos em contato com o Benfica, mas está difícil. Estamos esperando a boa vontade deles para negociar. O contrato está vencendo, esperamos que a diretoria encontre uma resposta boa, porque é um jogador importante", disse Muricy.
"Além disso, ele não quer voltar para o Benfica. A não ser que fique lá sem jogar. Espero que a negociação seja feliz para a gente", ressaltou.»

Quando se trata de negociarem com o Benfica é só dificuldades. Lembro os casos de Wesley e Danilo. Já quando lhes interessa esperam a boa vontade!

Entretanto, vai-se especulando por cá. Para uns ele voltará para colmatar a eventual saída de Cardozo ou a de Saviola, para outros é para vender por 5/6 milhões de euros.

O mesmo Fucile que conhecemos

Apesar de estar no Brasil, emprestado ao Santos, o uruguaio Fucile continua o mesmo sem carácter que conhecemos.
Está lesionado por isso não tem jogado, mas a propósito dos jogos que se aproximam com o rival Corinthians a contar para as meias-finais da Copa Libertadores, lembrou-se de provocar os corintianos. Agora vem dar o dito por não dito, como podem ler toda a história aqui.
Este truque já é velho!

Benfica vai mudar estratégia?

Depois do discurso de Luís Felipe Vieira após a vitória do Benfica no campeonato de basquetebol em que atacou publicamente, de forma indirecta, o presidente e o clube azul nortenho, agora o vice Rui Gomes da Silva em entrevista ao NGB, dá a entender que a estratégia de comunicação do clube pode tornar-se mais pública e menos privada como vinha acontecendo.
Não será propriamente uma mudança de estratégia, para utilizar as suas palavras, mas sim passar a denunciar publicamente o que vem sendo denunciado em privado e que pelo que se tem visto não tem resultado.
Já que falo de comunicação, o responsável do departamento João Gabriel, acusado por alguns de não ser benfiquista, segundo RGS gosta, sofre e bate-se tanto pelo Benfica como ele. Bom saber!
Outros elementos da SAD não benfiquistas, como Domingos Soares de Oliveira e Paulo Gonçalves, foram elogiados como profissionais muito competentes.

Vamos ter de conviver com isto

Enquanto não houver preto no branco, vamos ter de conviver com notícias contraditórias sobre vários jogadores neste período de defeso.
Aconteceu na semana passada com Ola John, entretanto já contratado, acontece agora com Salvio.
Enquanto uns dão-no com um pé no Benfica a troco de 8 milhões (?), outros dizem que o Atlético quer vê-lo nos azuis para abater à dívida de Falcao.
Entretanto, a vontade do jogador também pode ser decisiva!

Já que se fala de jogadores, vou falar dos emprestados pelo Benfica a clubes brasileiros.
Kardec voltou a ser titular no empate a zero com o Sport de Recife, embora o Santos tenha actuado desfalcado de meia equipa.
Airton, depois duma fase negativa no Flamengo, voltou a ser opção e marcou o 1º golo no empate a três com o Internacional.
Éder Luís não marcou mas contribuíu para a vitória (1-0) do Vasco da Gama frente à Portuguesa.
Fellipe Bastos também foi titular pelo Vasco, sendo substituído a meio da 2ª parte.
Felipe Menezes foi o único que não jogou porque está sem clube neste momento. Dispensado pelo Botafogo, aguarda acordo com outro clube que aceite pagar pelo empréstimo ao Benfica, embora continue a treinar no clube carioca.

O não saber perder!

Já foi dito por várias pessoas, inclusivé portistas, que os azuis nortenhos, desde dirigentes a adeptos, passando por alguns jogadores, não sabem perder. E isso viu-se na 4ª feira à noite no Dragão Caixa.

Chegou-me às mãos, através dum comentário, esta pérola publicada num Blog de referência dos azuis.
«Não resisto a tecer um breve comentário sobre o que se passou na passada quarta-feira com alguém que não é um atrasado mental, porque não tem sequer Quociente de Inteligência. Bem vistas as coisas, nem sequer pertence à categoria dos humanos. E é impossível que possa ser sequer considerado um animal irracional, tendo em conta que o meu cão, que trato como um elemento da família, consegue ser mais inteligente do que aquilo. Sim, aquilo, porque aquilo é um ser que não tem sequer direito a qualificação, que convive entre nós, é um perigo para a humanidade, mas é um treinador de basquetebol. Que não devia ter saído vivo do Dragão.»
Que dizer disto?
Primeiro lamentar o ódio habitual contra quem lhes faz frente. 
Lisboa, para eles não devia ter saído vivo do Dragão, apenas porque respondeu às provocações de que foi alvo durante os sucessivos jogos naquele antro de anormais.
Lisboa, é um animal irracional, um atrasado mental que não tem QI para pertencer à categoria dos humanos, mas mesmo assim conseguiu ganhar-lhes!!!

«De facto, se uma simples e natural derrota num jogo de um título de basquetebol pode provocar uma intervenção tão grosseira e tão primária daquele que é considerado - e com justificação – um dos mais históricos dirigentes do desporto nacional, como se deverão conter milhares e milhares de portugueses a quem o dinheiro escasseia para alimentar os filhos, mantê-Ios nas escolas, cuidar da saúde familiar?» (Vítor Serpa, in A Bola, referindo-se a Pinto da Costa).
 
«Já Pinto da Costa continua a sua apoteótica digressão regional (alguém sabe quantos quilómetros vão da Afurada a Espinho?), sempre a subir de tom. Proença está perto da medalha e Platini da beatificação. No Benfica, parece só haver duas hipóteses: ser burro ou ser estúpido. Mas sempre conspirador. Só é pena que continue, passo a passo, a demonstrar que, mesmo 30 anos mais tarde, ainda não aprendeu a ganhar. E, já agora, é pena que não fale, por exemplo do rombo orçamental do clube com a saída da Champions… Mas se calhar ainda é cedo para prestar contas – talvez um dia… » (João Gobern, in Record)

Campeões (sub-20 basquetebol)

O Benfica acaba de derrotar o Barreirense por 87-71 e sagra-se campeão nacional de basquetebol sub-20. De notar que o Barreirense era o anterior campeão desta categoria.
O técnico campeão é Goran Nogic, também adjunto de Carlos Lisboa.
Resultados nas 3 partidas realizadas, todas no Pav. Império Bonança, local onde se realizou esta final-four:
Benfica 80-52 G.D. Leça (6ª feira)
Benfica 72-41 Ovarense (sábado)
Benfica 87-71 Barreirense (hoje)
Em 2º lugar ficou o G.D. de Leça que venceu o Barreirense (73-71) e a Ovarense (64-61).








































































Benfica a um passo do título sub-20

Depois de se ter sagrado campeão nacional de séniores na passada 4ª feira, nesta manhã de domingo o Benfica pode ser também campeão sub-20 em basquetebol.
Depois de ter vencido na 6ª feira o G.D. Leça por 80-52, e no sábado a Ovarense por 72-41, jogando amanhã o jogo decisivo com o Barreirense. No entanto, até uma derrota por determinados números poderá dar o título ao Benfica porque o Barreirense perdeu hoje com o Leça (71-73).
O jogo que pode valer o título joga-se na Luz a partir das 11,45 horas. Se não puder deslocar-se ao Pavilhão Império Bonança, siga o jogo através da Benfica TV.

Grande AP-Vasconcelos

O inimigo e o rival


1. Pinto da Costa anda tão aliviado com a vitória num campeonato em que o seu clube foi despudoradamente ajudado dentro e fora das quatro linhas (o árbitro principal está dentro do campo, mas os auxiliares estão fora), e tão abatido com a falta de entusiasmo que a equipa e o treinador suscitam nos adeptos, que se sente obrigado a inventar todas as semanas uma nova facécia, um insulto soez dirigido ao clube da capital que, de há três anos para cá, já não o deixa dormir descansado.

Com a aura de impunidade de que se rodeou, PC voltou à carga, desta vez para fazer um trocadilho com o famoso adágio popular que diz que “vozes de burro não chegam ao céu”, assegurando que “vozes de burro não chegam à UEFA”. O chefe do FCP referia-se ao facto de Pedro Proença, árbitro que ele venera e protege (se há uma qualidade que não se pode negar-lhe é ser reconhecido com os amigos), ter sido nomeado para arbitrar a final da Champions, o que provaria o infundado das acusações de parcialidade sempre que este árbitro internacional apita jogos do Benfica.

Este dichote merece reflexão. Que “vozes de burro não chegam ao céu” sabemos há muito, desde que PC prometeu o campeonato de 2009/10 ao seu amigo Pedroto e Deus não lhe deu ouvidos. Também sabemos as vozes que o país inteiro ouviu nas escutas do Apito Dourado não chegaram onde deviam. Mas a afirmação de PC deve-lhe ser devolvida: o que leva um árbitro internacional a fazer arbitragens tão descaradamente tendenciosas sempre que apita jogos do Benfica? 

2. O que mais pode acontecer ao Sporting? Depois do caso Pereira Cristóvão, que ainda ensombra a direção, depois da desastrosa contratação de Domingos (o roupeiro Paulinho vem agora declarar que nunca mais lhe apertaria a mão), Sá Pinto acabou por revelar as suas limitações como treinador: na tática, na motivação, na histeria com que viveu o jogo, na forma como descartou responsabilidades no final. A perda da Taça foi um golpe fatal num clube histórico que vive tempos difíceis. A venda do lateral-direito da Seleção Nacional a preço de saldo não será um triste sinal do descalabro?

Ataque pessoal e não ao Benfica

Porque alguns comentadores do clube da fruta, corrupção e compadrio, para utilizar as palavras de LFV, vieram traduzir-me o que foi dito na resposta pelo referido clube, volto ao assunto.
Ora digam-me lá o que tem a ver com o Benfica o comunicado azul?
Ataques a LFV e à sua vida pessoal, que não sei se são verdadeiros, nem me interessa, porque só me interessa o que o presidente faz enquanto dirigente do clube, serão uma resposta à altura?
Em nenhum item negam as acusações, apenas num tentam apelar aos magistrados para defenderem a sua honorabilidade, como se os senhores que julgaram os sucessivos actos corruptos daquele clube a tivessem.
Portanto continuo com a minha, escreveram muito mas não negaram nada do que foram acusados!

Seria óptima contratação

Volta a ser notícia, e agora por parte de todos os principais sites desportivos, a vontade do Benfica em contratar Salvio, havendo disponibilidade do jogador o que é sempre muito importante.
Apesar da contratação de Ola John, Salvio continua a ter espaço no Benfica e é preciso não esquecer que temos crédito no Atlético de Madrid.

Falaram muito e não disseram nada

Através de comunicado os azuis atacaram Luís Filipe Vieira, o que demonstra uma falta de criatividade flagrante. Em 9 pontos, em 8 chamam "burro" ao presidente do Benfica!
De resto não refutaram nenhuma das acusações feitas por Vieira.
A guerra começou e não sei o que vai acontecer no futuro.

Valdagno-Benfica em hóquei online

Assista online a partir das 20,15 horas ao Hochey Valdagno-Benfica a contar para a Liga Europeia de hóquei em patins.
Aqui.
Ao intervalo o Benfica perde por 4-0!
Tudo a correr mal, 4 bolas aos postes, 2 penáltis (Sérgio Silva e Luís Viana) e 1 livre directo (Carlos López) falhados.
Jogo para esquecer, equipa lenta e sem reacção, falharam mais 2 penáltis e 1 livre directo na 2ª parte.
Resultado: 11-5
Agora é focar no campeonato!

Que moral tem este senhor?

Foi este Nuno Marçal que foi interpelar Carlos Lisboa no final do jogo do título. O mesmo que não se cansou de elogiar o comportamento dos associados do seu clube. Comportamento esse que inclui o cântico de insulto aos benfiquistas.
Quem conhece os antecedentes deste artista sabe que ele é o maior provocador de benfiquistas da modalidade.
Não falo de cor, já vi com os meus olhos, ao vivo e pela TV. Para o provar basta a imagem abaixo que não deixa dúvidas!

Um cheirinho a craque

Ola John, 20 anos completados na semana passada, é o mais recente reforço do Benfica.
Parece-me que temos o ala que nos faltava e com a vantagem de saber jogar nos dois flancos.
Benvindo Ola!
Com ele até o Tanko marcava golos!

Grande discurso de Vieira

Luís Filipe Vieira: “Foi uma vitória desportiva, uma vitória da verdade”


O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, recebeu esta quinta-feira, dia 24 de Maio, os Campeões Nacionais de Basquetebol. Na sua intervenção, o líder “encarnado” elogiou o desempenho da equipa orientada por Carlos Lisboa e lamentou os incidentes registados no final do quinto e último jogo do play-off da modalidade.

“A minha primeira palavra não pode deixar de ser de orgulho, de admiração, de agradecimento a todos vós pela vitória, mas sobretudo pelo exemplo que nos deixaram.
Deram a todo o país uma demonstração clara de tudo quanto ao longo de anos temos vindo a denunciar.
A vossa vitória de ontem não foi apenas a vitória desportiva, não representou apenas o 23.º título a nível do basquetebol, foi uma vitória da verdade, da coragem, foi a vitória de quem soube sofrer as consequências de ir ganhar a uma casa que não tem dignidade nas derrotas!

Parabéns Carlos por seres o treinador e o homem que és!

Parabéns à equipa, porque ontem deram uma enorme demonstração do que é o Benfica!
O que ontem se passou no Dragão é uma vergonha para o Desporto, para o país, uma vergonha para as instituições desportivas!
Só não é uma vergonha para quem não tem, nem nunca teve vergonha na cara!
O que alguns fizeram ontem, mas também na véspera do jogo, foi demasiado grave para ficar impune.
E ainda têm a lata de falar de apagões? Quando a sua história foi marcada por fruta, corrupção e compadrio?
Têm a lata de falar de verdade desportiva quando o seu sucesso foi construído com base na maior mentira do desporto português?
O sistema ainda não acabou. O sistema de hoje continua construído na intimidação, na violência, nos favores.
As nossas razões podem não chegar à UEFA, como não chegaram as “escutas da fruta”, como não chegaram para a justiça portuguesa as “escutas do café com leite”!
Mas nós não vamos parar enquanto não limparmos o desporto português.
Burros não são os que acreditam na mudança.
Burros são os que acreditam que isto nunca vai mudar!
Burros são os que acreditam que a impunidade vai durar para sempre!
Mas será que alguns dirigentes deste país só gostam da actuação da Polícia quando esta os avisa que tem de fugir para não serem presos?
Na vida como nos livros:
Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia!
Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa!
Um fugitivo da justiça não o deixa de ser apenas porque alguns juízes decidiram assobiar para o lado!
Posso garantir-vos que vamos continuar a denunciar e a combater o sistema, o tempo que for necessário, seja no Basquetebol, no Futebol, no Andebol ou no Hóquei!
Alguns muros já caíram, mas não vou descansar enquanto houver árbitros, delegados e dirigentes que tenham medo, que se sintam condicionados por ameaças e represálias.
Não vou descansar enquanto algumas Federações continuarem a ter medo de agir com liberdade. Só espero que o sistema não venha agora a atacar no Hóquei, porque não tenham dúvidas de que vamos estar muito atentos!
Para o Carlos Lisboa e toda a equipa, o meu muito obrigado pela maneira como vestiram a camisola. Pela forma como lutaram durante o jogo e pela forma como souberam sofrer depois do jogo.
O vosso exemplo orgulha o Clube, orgulha os benfiquistas e orgulha todos aqueles que gostam de ganhar limpo!”
(Publicado no site do Benfica)

A PSP do Porto começa mal

Através de comunicado a PSP do Porto diz que já começou a investigar os incidentes no final do jogo de ontem. Porém, começam mal pois no comunicado afirmam «entre adeptos das equipas de basquetebol do FC Porto e do Benfica». 
Adeptos do Benfica, onde estavam eles?

Para curar a azia!

Dancem muito que isso passa!

Bravo valentões!

Segundo noticia o CM, adeptos portistas tentaram entrar à força no balneário do Benfica após o jogo de basquetebol que deu o título ao Benfica.
Não conseguiram porque a polícia impediu!
Entretanto, Pinto da Costa, Antero Henriques e Adelino Caldeira, assistiam de longe impávidos e serenos. Já para tirar satisfações da polícia por ter carregado à bastonada sobre os adeptos não se mostrou nada impávido como pode ser visto na imagem abaixo.
E o técnico benfiquista Carlos Lisboa desmentiu as acusações de que foi alvo no comunicado publicado no site dos azuis.
Por falar em comunicado, este é uma graça. Então não é que eles queriam que Lisboa comemorasse a conquista dum título tão renhido e muito importante para a sua carreira, por ser o primeiro como técnico, «de forma urbana e civilizada», ou seja que não desse largas à sua alegria.
Talvez quisesse que celebrasse da forma urbana e civilizada como os seus atletas e técnicos festejam quando ganham na Luz!
 

Clube vergonhoso!

O Benfica conquistou o título nacional de basquetebol (23º) em pleno Dragão Caixa e os adeptos adversários não permitiram a entrega do troféu e das medalhas. Vergonhoso!
E vieram estes animais criticar o Benfica por ter apagado a luz do relvado na época passada e ligado o sistema de rega apenas para impedir o deboche dos jogadores adversários, mas ninguém os molestou.
Ainda no passado fim de semana aquando dos jogos da final disputados no Pav. da Luz, apesar dos bilhetes terem sido destinados apenas a sócios, viram-se alguns adeptos adversários tranquilamente misturados no meio dos benfiquistas.
Naquele pavilhão azul ninguém entra se estiver identificado como benfiquista. Porquê? Respondam-me adeptos azuis que vêm a este Blog!
Outra vergonha, o Porto Canal que transmitiu o jogo, mudou a emissão logo após o apito final. Outra vergonha!
Pouco se sabe ainda neste momento porque apenas o vice-presidente do Benfica João Coutinho falou ao telefone para a Benfica TV, dizendo que a equipa estava fechada no balneário porque a polícia alegadamente estava com dificuldade para evacuar o público do pavilhão. E o Pinto da Costa o que fez?
Quero ver o que vai sair na imprensa.

CAMPEÕESSSSSSSSSS

Perante mais de 2.200 adeptos azuis e com o Papa a assistir, o Benfica foi arrancar o título ao Dragão Caixa vencendo por 56-53.
Final impróprio para cardíacos!

Zangaram-se as comadres?

Ao que parece os azuis do norte informaram a Federação Portuguesa de Basquetebol que não autorizavam a SportTv a transmitir o jogo do título a disputar hoje com o Benfica, no Dragão Caixa pelas 20,30 horas. Porquê, zangaram-se as comadres?
Estou curioso para saber o porquê!
À revelia da FPB quem vai transmitir o jogo será o Porto Canal.
Se alguém souber é favor deixar comentário.


Recusaram Salvio?

De acordo com a imprensa, os azuis nortenhos supostamente terão recusado Salvio como pagamento pelos 20 milhões que Atlético de Madrid ainda lhes deve.
Vontade de terem o jogador não lhes falta, só que o dinheiro ainda mais falta lhes faz.
Má escolha no clube comprador. Nem sempre quem dá mais é o melhor pagador!

Bem me parecia que ...

Poderia haver alguém a tentar entravar o processo Ola John. Os do costume!
Mas também poderá ser uma manobra de diversão para despistar a imprensa.
Vamos aguardar!

Acreditar em quem?

Nesta fase do ano em que não há futebol em Portugal a imprensa precisa de "inventar" assuntos para escrever.
No caso do Benfica, até quando a época decorre, todos os dias são dias de inventar ou de especular.
Hoje, toda a imprensa refere que o holandês Ola John está mais longe, ou que caíu num impasse, por falta de acordo de verbas entre os clubes. Porém, o Jogo diz que já existe acordo por 9 milhões.
Quem fala verdade?
Outra notícia que me chamou a atenção e não me importaria que fosse verdade era a da troca de Enzo Pérez por Funes More, enquanto há dias era o Saviola o envolvido. Vamos esperar para ver, mas sinceramente não me agrada muito a volta do Enzo porque parece que iria continuar com a cabeça na Argentina.

A valorização de jogadores

Jorge Jesus tem errado algumas vezes, é um facto, mas para além do excelente futebol praticado pelo Benfica desde que ele é o treinador e sobretudo a valorização de jogadores não pode ser esquecida por nós, sócios e adeptos.
Sobretudo este ano, a não conquista do campeonato constituíu um duro golpe em todos nós, mas todos sabemos o que aconteceu e que não podemos omitir por mais que outros não queiram ver.
Bom, mas o objectivo principal do post era falar da valorização de jogadores.
Para além dos casos conhecidos de Di Maria, Ramires, David Luiz e Fábio Coentrão que se transferiram por muito dinheiro, além de terem ainda permitido a chegada de bons valores como moeda de troca. Falo obviamente de Rodrigo (incluído no negócio Di Maria) e de Matic (incluído no negócio David Luiz).
Quanto valem hoje?
Rodrigo foi emprestado durante uma época ao Bolton e este ano explodiu na Luz. Hoje vale o triplo, no mínimo!
Matic, ninguém dava nada por ele no início da época, no final já deixou Javi de fora vários jogos e hoje faz parte das escolhas para a selecção sérvia.
Outro que chegou ao Benfica aparentemente por um valor altíssimo, Javi Garcia, para além de ter justificado o investimento nas 3 épocas que leva de águia ao peito, acaba de ser convocado para a selecção campeã europeia e mundial. Pode não ir ao Euro, mas estar entre os melhores de Espanha já triplica, no mínimo, o valor de aquisição.
Gaitán, chegou por 8,4 milhões, acaba de ser vendido (sujeito a confirmação) pelo triplo, mais algumas compensações que chegarão.
Witsel, chegou por 6,5 ou 7,5 milhões e quanto vale hoje? Seguramente o quadruplo!
Queremos mais títulos, é verdade, mas quem se pode gabar de ter vendido e comprado tão bem nas últimas épocas?

O AC Milan e Witsel

Li uma notícia, não sei se é verídica ou não, que dizia que o AC Milan teria entrado em contacto directo com Witsel e o seu representante (o pai dele) para o seduzir a abraçar o projecto do clube italiano.
Já há dias tinha lido que os italianos estavam loucos por ele mas não tinham "guito" para pagar o que o Benfica pretende.
Ora bem, se for verdade terem existido contactos directos é uma situação grave e que deveria merecer da parte do Benfica um veemente protesto e ameaças de queixa à UEFA.
E já agora gostaria de perguntar o que tem a mais o AC Milan que o Benfica? Ficou também em 2º no campeonato, logo vai disputar tal como o Benfica a Liga dos Campeões. Talvez paguem mais ao jogador, só isso, mas quem decide se vende é o Benfica!

O mercado - vendas

No post anterior citei dois nomes para eventuais reforços do Benfica. Agora, vou falar de possíveis saídas.
Para além do nome do Gaitán, de quem se diz que está certo no Manchester United, diariamente surgem notícias das saídas de Witsel, de Javi Garcia (convocado para a selecção espanhola), de Garay, de Cardozo, de Saviola e até de Maxi Pereira. Já se falou muito de Rodrigo mas a queda de forma no último terço do campeonato, após a entrada assassina do Bruto Alves, deixou de ser falado. E ainda bem!
Se eu tivesse poder de decisão, e o Benfica não precisasse de vender, não sairia mais ninguém, mas infelizmente isso não acontece e provavelmente sairá no mínimo mais um jogador.
Dos nomes citados não me preocuparia com a saída de Saviola porque não é um titular indiscutível e fica livre na próxima época. Dos outros, a escolha é difícil, mas talvez optasse pela do Javi Garcia porque dificilmente se valorizará mais e com a chamada à selecção espanhola está com a cotação em alta, cotação que pode ainda pode subir se ele for incluído nas escolhas de Del Bosque para o Euro-2012.
Fala-se muito no interesse do Real Madrid em Witsel e de eventuais negociações já existentes. Oxalá não correspondam à verdade, ou não se concretizem!

Achavam bem?

Fala-se hoje na imprensa no suposto (ou real?) interesse do Benfica em Hugo Viana do Sp. Braga e em Manuel Fernandes (ex-Benfica) do Besiktas.
Será que teriam espaço no plantel encarnado?
Bom, aqui vai a minha opinião.
Hugo Viana, bom jogador apesar de já não ser assim tão jovem (29 anos), futebolísticamente falando, é exímio a marcar o ritmo de jogo e a executar lances de bola parada. Deve-se sobretudo a ele a excelente época do Sp. Braga.
Dependendo do valor julgo que seria um óptimo reforço até porque vamos estar envolvidos em muitas competições, quatro para ser mais preciso.
Oportunidade para despachar o Rúben Amorim!
Manuel Fernandes (26 anos), bom jogador quando quer, esse é o problema, forte e possante, seria alternativa a Javi Garcia, embora também possa jogar mais adiantado, mas nessa posição já temos Witsel e até Matic. Caso Javi e/ou Witsel saiam, então sim talvez fosse de contratar.

Sem comentários!

«Aconselharam-me a cumprimentar Witsel longe das câmaras» - Defour
 

O médio do FC Porto falou ao jornal Gazeta de Antuérpia sobre a rivalidade com o Benfica e teve revelação muito curiosa.

«A rivalidade entre o FC Porto e o Benfica não pode ser subestimada. Os dirigentes do meu clube preferem não me ver em fotos com o Witsel. Quando nos defrontámos, um assessor do FC Porto disse-me que devia cumprimentar o Axel apenas longe das câmaras de televisão», revelou Defour.

Por isso, o jogador assume que tem tido pouco contacto com o seu antigo companheiro no Standard Liège: «Não é fácil ir a Lisboa ter com ele, mas também não é muito recomendável, atendendo à rivalidade.»
 
Isto é rivalidade ou é ódio?

Título adiado

O Benfica não conseguiu acabar com o campeonato hoje na Luz e agora terá de ir tentar conquistá-lo fora.
É difícil sim mas não é impossível. Esta equipa já ganhou duas vezes na casa do adversário quem sabe não consiga mais uma vitória. Não há duas sem três!
Temo mais a equipa de arbitragem do que o adversário. Ainda hoje fomos prejudicados sobretudo nos primeiros períodos. 
Só na parte final e com a vitória do adversário na mão é que os árbitros marcaram uma falta anti-desportiva quando tiveram várias outras ocasiões para o fazer e não fizeram.
E o rapazinho mencionado no post anterior esteve em bom plano a marcar faltas aos jogadores do Benfica.
O próximo jogo será na 4ª feira as 21 horas.

Aproxima-se a hora da decisão

Daqui a uma hora e meia começa o 4º jogo do play-off do basquetebol.
Se o Benfica voltar a ganhar será campeão, por isso temos de apoiar incessantemente a equipa rumo à vitória.
Mas atenção, é preciso estar muito atentos a todos os pormenores, inclusivé sobre os árbitros, conforme se pode comprovar no Pinceladas Gloriosas!

Quem sai aos seus ...

Acabei de assistir ao jogo de iniciados A entre o Benfica (campeão nacional) e o clube azul do Porto, cujo resultado não tinha qualquer influência para a classificação.
Apesar do Benfica ter dominado o jogo e desfrutado das melhores oportunidades de golo, foi o adversário que a 3 minutos do fim, na sequência dum livre, marcou e venceu a partida. Confirme aqui!
O que se passou a seguir foi mais do mesmo. Jovens de 15 anos a imitar o que de pior se faz naquele clube. Festejos efusivos como se fossem eles os campeões a juntarem-se em grupo junto ao banco do Benfica e virados para as bancadas a baterem com a mão no peito junto ao emblema e um deles mais atrevido, para não dizer mal educado, a pegar numa bola e pontapeá-la para o público. O que é que o árbitro fez? Nada!
Que nojo aquilo me meteu! E não se pense que durante o jogo não houve algum do mau perder habitual naquela casa.

Entrevista de AP-V

O cineasta António Pedro Vasconcelos disse hoje que o Benfica "tem de liderar um movimento para a credibilização do futebol português", à margem de um jantar de apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do clube.
No encontro em Martingança, Alcobaça, com mais de uma centena de casas do Benfica presentes mas com o líder dos "encarnados" ausente, o realizador, comentador e adepto do clube, defendeu uma outra atitude do Benfica contra aquilo a que chama "manobras de bastidores".
"Eu sou a favor da recandidatura de Luís Filipe Vieira. Ele fez muito pelo Benfica no plano da credibilização, da estabilidade, da projeção do clube, etc. Falta estabilizar as vitórias desportivas e para isso não chega o que tem sido feito ao nível do plantel, do treinador e das estruturas. É preciso que o Benfica melhore a sua atuação na área da comunicação. E tem de liderar um liderar um movimento para a credibilização do futebol português", afirmou.
Para o comentador, existe "suspeição que reina sobre as arbitragens e disciplina e há manobras de bastidores", pelo que Luís Filipe Vieira "tem de fazer alguma coisa para evitar que o que aconteceu este ano volte a acontecer: o Benfica foi claramente a melhor equipa e não o deixaram ganhar o campeonato".
António Pedro Vasconcelos considera que o que falta ao Benfica são "duas vitórias seguidas no campeonato", acreditando que, com Luís Filipe Vieira, "isso vai ter de acontecer".
"As críticas que se ouvem têm a ver com a inconsciência dos adeptos", afirma o cineasta, concordando que "ninguém pode ter ficado indiferente à maneira como o Benfica perdeu este campeonato, no fim".
Para António Pedro Vasconcelos, contudo, as críticas "são uma enorme injustiça", porque, "com todos os erros e críticas que se lhes possa fazer, o clube tem um excelente presidente e um grande treinador".
Admitindo a possibilidade de aparecer oposição à atual liderança, o realizador acha "difícil" que "outra lista consiga convencer os benfiquistas". "Mas se a vitória de Luís Filipe Vieira for difícil, tem mais mérito", acrescenta.
No jantar de apoio à recandidatura de Vieira, que juntou hoje 300 pessoas, o presidente da Casa do Benfica de Moita e Marinha Grande, Fernando Valente, sublinhou a afluência à iniciativa.
"É sinal de que os benfiquistas estão com Luís Filipe Vieira e não têm nada a ver com o que se está a fazer para denegrir a imagem dele. Não há conhecimento que qualquer casa do Benfica do país que não apoie o presidente Luís Filipe Vieira", disse.
O organizador do evento sublinha que o jantar de hoje é apenas o primeiro de outros do género.
"Tudo isto foi organizado apenas numa semana. Se fosse com um mês de antecedência, tínhamos aqui mil pessoas a apoiar o presidente. Mas fica para a próxima", concluiu. (in, Relvado)

Aceitam-se opiniões na caixa de comentários!

Futsal e Hóquei vencem também

A equipa de futsal do Benfica voltou a vencer o Fundão, agora por 6-1 na Luz, e qualificou-se para as meias-finais do play-off do campeonato.
Golos de Joel Queirós (3), César Paulo, Davi e Gonçalo Alves.
Agora segue-se o Leões de Porto Salvo. Enquanto os outros semi-finalistas são o Sporting e o vencedor do Modicus-Operário que jogam a negra amanhã.

A equipa de hóquei em patins venceu o HC Braga por 8-5 na Luz e apurou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Golos de Sérgio Silva (5), Luís Viana (2) e Cacau.
De salientar que a equipa de Braga perdeu no passado fim de semana a final da Taça CERS frente a italianos, na Itália.
Aproximam-se as grandes decisões da época e esta equipa está ainda em todas as frentes, campeonato (líder), Taça de Portugal (4ºs) e Liga Europeia (final-eight).
O adversário nos 4ºs será o Paço d'Arcos fora.
A equipa de andebol foi a única derrotada esta tarde, embora tenha sido fora de casa frente ao Madeira SAD pela margem mínima, 26-27.
Foi a única modalidade que não conseguiu nenhum título esta época. Época frustrante para uma equipa que tem um dos melhores plantéis de Portugal, porém falta garra a alguns jogadores.

Vamos encher a Luz amanhã!

A equipa de basquetebol do Benfica voltou a vencer (67-66) os azuis e está a uma vitória do título nacional.
O resultado é enganador pois o Benfica esteve sempre na frente do marcador, excepto no começo em que o adversário marcou primeiro e fez 2-0. À semelhança da vitória de domingo, a menos de 2 minutos do fim do jogo a vantagem era de 12/13 pontos.
Com o jogo perdido os azuis apostaram tudo nas faltas para impedir que o Benfica gastasse tempo nos seus ataques e por outro lado a atacar rapidamente e a lançar. Tudo lhes saíu bem pois concretizaram sempre, ao invés o Benfica, que praticamente não tinha falhado nenhum lance livre, falhou 4 lances livres permitindo que o adversário pudesse sonhar, não fora os dois convertidos por Ted Scott.
De referir que os últimos lances-livres convertidos pelo adversário aconteceram com o tempo de jogo já esgotado.
Apesar do Benfica ter ganho não posso deixar de falar na arbitragem. Em caso de dúvida era sempre a favor do adversário, fora as faltas que passaram em claro. Tanto foi assim que apesar dos jogadores portistas estarem carregados de faltas só o base José Costa foi excluído já nos últimos segundos, enquanto da parte do Benfica foram excluídos Fred Gentry e João Bétinho Gomes.
Amanhã é para ganhar e reconquistar o título, pedindo-se para isso um pavilhão a rebentar pelas costuras de benfiquistas entusiastas a apoiar a equipa.
As estatísticas jogam a nosso favor (5 vitórias em 7 jogos), mas nunca fiando pois pode acontecer uma tarde menos conseguida. Por isso o apoio do público pode ser decisivo!
Um pormenor que demonstra a diferença entre benfiquistas e portistas. Na Luz estiveram alguns adeptos portistas misturados com benfiquistas, coisa que é impossível ver-se no Dragão Caixa!

Jogar duro?

Hoje temos o 3º jogo do play-off da final do campeonato nacional de basquetebol.
Nos dois jogos realizados no Porto registou-se uma vitória para cada lado. Quem ganhar mais dois jogos é campeão.
O pavilhão da Luz vai estar cheio de benfiquistas por isso espero que a equipa do Benfica aproveite o factor casa e se sagre campeã evitando o 5º jogo fora.
Achei muito estranhas estas declarações do americano Greg Stempin, «O Benfica tem cometido faltas duras, sobretudo quando ganhamos ressaltos, por isso temos de jogar da mesma forma».
Acho-o um excelente jogador, mas parece que a cabeça não tem a mesma qualidade.
Se há quem se possa queixar das arbitragens registadas no Dragão Caixa é o Benfica.

A vingança esperada

Depois das queixas e das declarações do Marítimo e do seu presidente Carlos Pereira, outra coisa não era de esperar.
Pena que o CJ da FPF só castigue uns e outros não!
 
«A FC Porto, Futebol SAD, apresentou ao Presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) uma "participação disciplinar" contra o Marítimo, pedindo a descida de divisão dos insulares.

De acordo com um documento a que a agência Lusa teve acesso, o FC Porto queixa-se à FPF do facto de o clube insular, que terminou o último campeonato da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) no quinto lugar, ter recorrido para os tribunais comuns no "caso Kléber".

Os dragões requerem a instauração de um "inquérito com vista ao apuramento da verdade material e da eventual violação, por parte da Marítimo da Madeira -- Futebol SAD, do artigo 64.º do Regulamento Disciplinar da LPFP".»

Vai começar a maratona do Brasileirão

É já amanhã que começa o campeonato brasileiro de futebol, vulgo Brasileirão - Série A. 
Serão 20 equipas, representando 9 estados dum país de dimensões continentais.
Por estados, temos:
Corinthians, Santos, S. Paulo, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa - S. Paulo (6)
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama - Rio de Janeiro (4)
Grémio e Internacional - Rio Grande do Sul (2)
Atlético Mineiro e Cruzeiro - Minas Gerais (2) 
Náutico e Sport - Pernambuco (2)
Figueirense - Santa Catarina (1)
Atlético Goianiense - Goiás (1)
Coritiba - Paraná (1)
Bahia - Bahia (1)

Quanto a mim, o actual campeão Corinthians (orientado por Tite), é um dos principais candidatos à vitória, assim como o Santos (Muricy Ramalho) e o Fluminense (Abel Braga).
Depois vêm S. Paulo (Emerson Leão), Flamengo (Joel Santana) Vasco da Gama (Cristóvão Borges/Ricardo Gomes), Grêmio (Vanderlei Luxemburgo) e o Internacional (Dorival Júnior).
A seguir, o Cruzeiro (Celso Roth), o Atlético Mineiro (Cuca), o Botafogo (Oswaldo Oliveira), o Palmeiras (Luís Felipe Scolari) e o Coritiba (Marcelo Oliveira).
Na luta para não descer, Náutico (Alexandre Gallo), Sport (Roberto Mancini), Figueirense (Argel Fuks), Atlético Goianiense (Adilson Batista), Portuguesa (Geninho), Ponte Preta (Gilson Kleina) e Bahia (Falcão).
Mas atenção, este é o campeonato mais imprevisível do planeta onde qualquer um dos clubes que partem na 3ª linha pode lutar por uma vaga na Libertadores.

Simão de regresso?

 site turco "365spor", avança em primeira mão que poderá estar de saida do Besiktas e de entrada no SL Benfica o ex-internacional lusitano Simão Sabrosa.
Noticia ainda que existem negociações em curso e que devido à grave crise financeira do clube de Istambul, o negócio poderá mesmo ser uma realidade.
Seria o regresso a casa de um jogador emblemático, o qual passeou toda a sua classe entre as épocas de 2001 e 2007, seguindo depois para o Atl.Madrid e posteriormente para a Turquia.
Sou da opinião que Simão apesar dos seus 32 anos seria um valor acrescentado ao SL Benfica, versão 2012/2013, fazendo da sua enorme experiência uma mais-valia a par do seu amor pelo SLB, partilhando o mesmo ao lado de jogadores como Artur, Luisão e Javi Garcia.
Caros benfiquistas, o que acham desta possível volta?

Ter ou não ter dinheiro

Apesar do elevado passivo, o que é um facto é que o Benfica ainda é o único clube português que tem capacidade financeira para reforçar a equipa antes de vender.
Garantiu já Ola John e Hugo Vieira.
Os outros precisam de vender primeiro para depois se reforçarem.
Segundo consta, os azuis nortenhos devem vários meses de ordenados aos jogadores das modalidades de pavilhão e precisam de dinheiro para pagar ao plantel do futebol durante o defeso que vai ser longo. Venderam agora o Guarín ao Inter e esse dinheiro vem ajudar a aliviar, mas para o conseguirem tiveram de fazê-lo a preço de saldo.
Os nossos vizinhos e a avaliar pelo que se lê, perderam o jovem Hugo Vieira porque só queriam pagar o prémio de assinatura no final do ano, enquanto o jogador queria no acto de assinatura como é lógico.
Conseguiram um bom reforço a custo zero (Labyad), mas para terem capacidade para investir noutros jogadores terão de vender alguém e João Pereira parece ser o primeiro. Talvez Patrício seja o seguinte se fizer um bom europeu!
E o defeso ainda agora começou. Muitas novidades são esperadas até Agosto.

Adenda:
Em virtude de alguns comentários, esclareço:
1- Sei perfeitamente que passivo não é o mesmo que dívidas!
2- A ser verdade o que um comentador diz, o Benfica já recebeu dinheiro do M. United referente a Gaitán, daí haver dinheiro em caixa!

O Benfica devia ter feito como o Panathinaikos

Na época 2009/10, o Benfica foi ao Dragão com a possibilidade de se sagrar campeão.
Sabedores desse facto, os adeptos do adversário tudo fizeram para que tal não acontecesse. Tudo começou ainda antes do jogo e nas barbas da polícia que não viu nada como comprovam as declarações dum subcomissário Almeida à SIC na altura. Cego!
Apesar dos vidros partidos no autocarro e do susto e arranhões a Aimar e Kardec, o Benfica como clube honesto que é, desvalorizou o facto e apresentou-se em campo. Foi um erro crasso, não pelo facto de ter perdido o jogo, mas porque teve uma oportunidade única de cortar pela raiz a palhaçada que continuou a acontecer naquele estádio durante o ano passado. Só esta época não houve problemas!
Bem fez a equipa de basquetebol do Panathinaikos que se deslocava para o jogo com o Olympiakos e ao ver o seu autocarro apedrejado voltou para trás.

Grande melão para os sportinguistas!

O avançado Hugo Vieira do Gil Vicente assinou pelo Benfica!
É português, é jovem (23 anos) e tem muito futuro.
Desde que soube que ia ficar livre no final desta época, pensei que seria uma boa opção para o Benfica, ainda para mais quando haverá a equipa B para colocar a rodar os que não puderem entrar de caras na principal. Existe ainda a tal questão das quotas de portugueses a inscrever na UEFA.
Porém, ao ler há dias que já tinha acordo com o Sporting, achei que o Benfica não estivesse interessado. Afinal, o Benfica acordou ainda a tempo de o desviar de Alvalade. Ainda bem!

Enquanto isto não mudar ...

Estamos tramados!

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, considerou esta quinta-feira que a nomeação do árbitro Pedro Proença para dirigir a final da Liga dos Campeões "enche todos de alegria e orgulho".

"É o reconhecimento, ao mais alto nível, das qualidades de Pedro Proença e daqueles que o têm acompanhado, que terão a oportunidade de dirigir o mais importante jogo entre clubes da Europa e, certamente, o mais mediatizado do mundo", afirmou o dirigente federativo em declarações ao site da FPF.

Para Fernando Gomes, este é "o momento de estender esta congratulação à arbitragem portuguesa, que, apesar das constantes criticas internas, continua a dar mostras de vitalidade e qualidade, sendo objeto de admiração internacional".

Portanto, está tudo maravilhosamente bem na arbitragem portuguesa!

O falhanço Pérez

Segundo a imprensa, o argentino Enzo Pérez a jogar no Estudiantes, por empréstimo do Benfica, quer continuar na Argentina.
O argentino custou 5,5 milhões de euros ao Benfica no início da época passada por isso não pode ser novamente emprestado de ânimo leve. Até porque já tem 26 anos!
Quanto a mim existe melhores alternativas e jogadores que sonham jogar de encarnado o que não acontece com Enzo que é claramente um daqueles casos de jogador que não consegue estar fora do seu país. Já se viu que psicologicamente é fraco e jogadores com esse perfil não interessam a clubes ganhadores.
E agora, o que fazer com este "falhanço" Pérez?
Atenção que não estou a criticar o Benfica mas sim o jogador. Casos destes acontecem aos pontapés, aqui e noutros países.
Já que falo dum jogador emprestado, aproveito para falar doutros dois que são mais ou menos semelhantes, Éder Luís e Alan Kardec.
Éder Luís, ainda ontem à noite jogou pelo Vasco da Gama contra o Corinthians para a Taça Libertadores (a Champions da América Latina) e bem. Esteve nas jogadas mais perigosas do ataque vascaíno. 
Alan Kardec, está em alta no Santos de Neymar, sendo nesta altura o 2º melhor marcador da equipa, atrás de Neymar. O lance do golo que marcou ao Guarani na 2ª mão da final do campeonato paulista mostra que está um jogador confiante e mais evoluído.
Tenho observado a prestação dos dois e constato que ambos estão realmente muito bem, mas tenho dúvidas que numa equipa como a do Benfica consigam manter este nível. A camisola pesa muito!
E parece que nenhum deles quer voltar a Portugal. Então, toca a vendê-los para obter retorno do investimento, cerca de 2,5 no caso de Kardec e de 3,5 no de Éder Luís.
 

Um senhor sempre!

Mais uma vez Pablo Aimar fala do Benfica com todo o respeito e carinho. Desta vez na Argentina, onde se encontra de férias!
Sobre a volta ao River Plate diz ser um sonho mas não sabe quando isso acontecerá porque neste momento só pensa no Benfica.
Pena haver poucos como ele.
Muitos até cospem no prato onde comeram!

Entradas e saídas de jogadores

Sem futebol dentro das quatro linhas, discute-se agora as possíveis entradas e saídas de jogadores.
Quanto às entradas, as notícias são tantas que não se sabe ao certo quantos entrarão na realidade. Um nome parece certo, o do holandês, de origem liberiana, Ola John do Twente.
Certamente virá também um lateral esquerdo que poderá ser o brasileiro Fábio do Manchester ou outro a definir.
Sabe-se que o plantel também está carenciado dum lateral direito para ser alternativa a Maxi Pereira pois o jovem André Almeida não está à altura, pelo menos para já e isso foi visível pois até Jesus não confiou nele dando o lugar a Witsel nas ausências do uruguaio. Será que Daniel Wass pode ser essa alternativa? A maioria duvidava, mas a convocação para a fase final do Euro pela selecção dinamarquesa pode indiciar uma boa evolução do jogador que esteve emprestado ao Évian de França.
No centro da defesa, também me parece necessário contratar um bom central, até porque se fala na possível venda de Jardel para a Lazio. Eu vendia!
E não nos esqueçamos dos jogadores emprestados que rodam em Portugal e no estrangeiro que deverão ser avaliados pela equipa técnica e voltarem uns, serem vendidos outros e continuarem emprestados os que sendo muito jovens ainda possam evoluir mais.
De resto, possíveis entradas estarão dependentes de eventuais saídas.
Só depois de Jesus definir o número de jogadores que farão parte do plantel principal e da equipa B poderemos fazer uma avaliação dos nomes que deverão ou poderão fazer parte do plantel!
 

Argel, lembram-se?

O brasileiro Argel que passou pelo Benfica como jogador e ficou adepto confesso, agora é treinador no Brasil.
Depois de ter treinado várias equipas das séries C e B, chegou à série A através do Figueirense, clube de Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Será um teste de fogo à sua capacidade como técnico pois o Brasileirão é um dos campeonatos mais competitivos e equilibrados do mundo e muito exigente em termos físicos porque tem muitas jornadas consecutivas com dois jogos por semana.
Estou curioso para ver qual será o seu desempenho à frente do clube catarinense que começa já neste fim de semana no jogo com o Náutico de Recife.

Benfica precisa de abrir os olhos

Até o Rui Santos, um não benfiquista, defende que o Benfica não deve renovar o contrato com a Olivedesportos sob pena de continuar a alimentar o "sistema".
Olivedesportos, cujo proprietário até promove candidatos a adversários a Vieira nas próximas eleições, ainda segundo Rui Santos.
Alguns benfiquistas já afirmaram que o contrato está assinado, apenas aguarda a melhor oportunidade para ser anunciado. Mas, se fosse verdade, então porque motivo Joaquim Oliveira jantou com Pinto da Costa, com o ministro Relvas e com o benfiquista Fernando Seara e esposa e não convidou Luís F. Vieira?
Não bate a bota com a perdigota!

Javi Garcia e Roberto Mancini

O que têm em comum Javi Garcia e Roberto Mancini? O gosto pelo Benfica!
Javi Garcia foi finalmente convocado por Del Bosque para os dois particulares da selecção espanhola. Já vinha merecendo, mas não é fácil entrar no lote de convocados dum país que disputa um dos dois melhores campeonatos do mundo. E ao contrário doutras selecções, os jogadores são convocados pelo merecimento e não pelo empresário que os representa.
Roberto Mancini que venceu o campeonato inglês pelo Manchester City, surpreendeu tudo e todos ao afirmar que gostaria de ganhar o campeonato português pelo Benfica. Quem diria? Estou farto de ouvir que o clube mais conhecido na Europa é outro que habita mais a norte onde o número de campeonatos ganhos não é directamente proporcional ao prestígio além fronteiras.

O "sistema" não brinca em serviço

Já que não lhes interessa ter equipa B pelos custos que isso acarreteria e sobretudo porque não poderiam distribuir jogadores pelas equipas da principal liga portuguesa, toca a investir fortemente nos treinadores.
Na época passada já tinham Domingos no Sporting, Leonardo Jardim no Sp. Braga, Sérgio Conceição no Olhanense (antes dele Daúto Faquirá, o homem dos relatórios), José Mota no V. Setúbal e Ulisses Morais no Beira-Mar, a partir do despedimento de Rui Bento.
Pois bem, há que acautelar a próxima época porque o Benfica não desiste, e então aí estão mais dois técnicos portistas a estrear na 1ª Liga, sem quaisquer provas dadas, Nuno Espírito Santo no Rio Ave e Fernando Couto no Paços de Ferreira.
Ah valentes, não têm mesmo um pingo de vergonha na cara!
Que experiência de treinadores têm estes dois que se vão estrear na próxima época? ZERO!
Ao invés, o Rio Ave e o Paços despedem dois técnicos experientes, Carlos Brito e Henrique Calisto.

PS: E ainda me esqueci do Pedro Emanuel na Académica!

Ainda Proença e as ajudas ao Porto

Casualmente ao pesquisar notícias sobre Pedro Proença deparei com o texto abaixo retirado do Blog dum sportinguista, o Quinta del Duque.

«É certo que por vezes no calor da emoção, provavelmente já fui injusto com algumas pessoas, inclusivamente árbitros. Hoje, somente com base em factos, vou falar sobre o sr. árbitro Pedro Proença e o trabalho que tem dado a sua participação no próximo europeu de futebol. Outra coisa que tenho dito e repito, é que os árbitros não são inteligentes, nem toda a sua estrutura. Querem-nos fazer de parvos, com a sua suposta imparcialidade, mas devem ter presente que o cansaço não é sinónimo de não vermos o que está à nossa frente. Assim vou fazer uma breve passagem pela "solidez" da carreira de Pedro Proença e os "méritos" dele para ser considerado o melhor árbitro português.
Pedro Proença começou a sua carreira como todos os outros árbitros que hoje fazem parte da primeira liga. Através de favores. Se dúvidas houvesse, Pedro Proença também foi apanhado nas escutas do apito dourado: qual o interessado? O do costume; o tal que desde há 30 anos recebe loas de grande líder. Adiante:
"Na véspera do encontro que decidiria a Supertaça da época de 2003-2004, o presidente do FC Porto preocupava-se em saber quem seria o árbitro que iria dirigir o confronto que poria frente a frente FC Porto e União de Leiria. Assim sendo, nada como obter informações junto de Pinto de Sousa, o presidente do Conselho de Arbitragem.
Pinto de Sousa: - "É...mas vou devagarito, pá, calmamente...vou falar com o Pedro Proença!"
Pinto da Costa: - "Vais?"
Pinto de Sousa: - "...grande jogo em Guimarães, pá! Vai fazer um grande jogo!"
Pinto da Costa:- "Com recado para não expulsar ninguém
Pinto de Sousa:- "Eh! Eh! Eh!"
...Nove dias mais tarde, no estádio Municipal de Guimarães, Pedro Proença seria de facto o árbitro da Supertaça. O Porto venceria por 1-0, golo de Costinha aos 55 minutos..."
Até aqui nada fora do normal pelo que sabemos, podia ter sido um pedido para uma final, Pedro Proença ser um homem de coluna vertebral e fazer a sua obrigação com isenção: mas não; quem procurar os relatos da atuação de Pedro Proença nesse jogo, vê que a apreciação à arbitragem foi negativa; com benefícios para o Porto naturalmente. O golo do Porto foi obtido por abalroamento ao guarda redes do Leiria dentro da pequena área. Ah! E existiu uma expulsão...para o Leiria como seria de esperar.
A seguir a este serviço, Pedro Proença tem repetido enormes arbitragens, sempre a favor do mesmo. Para não ser exaustivo, recordo também no Dragão, um penalty inexistente marcado pelo senhor Pedro por suposta falta de Yebda sobre Lisandro Lopez. Este lance até suscitou um ato de contrição do sr. árbitro. Mas as falhas de Pedro Proença, sempre para o mesmo lado, não se ficam por aqui. O Sporting também foi alvo do martelo de Proença no Estádio do Dragão, no célebre atraso a Stojkovic num corte de carrinho de Polga em lance dividido; lance que viria a decidir o jogo.
Porque já me estou a estender vou tentar ser mais rápido. Chegado a esta época tenho mesmo de concluir que Pedro Proença é de longe o melhor árbitro português. Esteve nos jogos das decisões e praticamente sozinho resolveu o campeonato e certificou os acessos à Liga dos Campeões.
É aqui começamos a ver a coerência de Pedro Proença. Já na Luz onde entregou o título ao Porto o primeiro amarelo a Emerson, elo mais fraco do Benfica, foi mais que duvidoso, calculando ele, que com Hulk pela frente, não seria difícil mostrar-lhe segundo, sabendo antemão que os adeptos encarnados cairiam em cima do brasileiro, mais que queimado. É preciso saber fazer.  Notem a semelhança com o jogo do Sporting: o primeiro amarelo ao Ogushi foi mal mostrado e muito cedo, dando tempo a que a dimensão do americano provocasse mais um contacto, e  respetiva expulsão. Para os mais distraídos tudo parece futebol e coincidências não é?
Mas no Dragão a exibição de Pedro Proença não ficou por aqui. O despudor foi total, valeu tudo; algo não falado na comunicação social, a falta de coragem do apitador em expulsar Fernando que lhe chamou tudo bem na cara e a olhar-lhe nos olhos. João Pereira ao pé daquilo é um menino. Só chama de longe, mas aí, os ouvidos, estão limpinhos. Pereirinha empurrado e Polga mal expulso; não vale a pena estafar mais o tema.
Agora vocês dizem: mas mesmo que empatássemos no Dragão ficávamos a 4 pontos. Se eu disse que ele certificou os acessos à Liga dos Campeões não foi ao acaso. Contabilizem também o 3 pontos espoliados por este mesmo senhor contra o Marítimo. Pedro Proença a solo, retirou-nos a possibilidade de estar presentes na LC e de embolsar 8 milhões de euros. Estes senhores arrasam um clube sem punição à altura. Venham-me lá com a história que no fim do campeonato o saldo fica equilibrado entre o deve e haver.
Para o fim deixo a falta de vergonha total que se apoderou do futebol português. A ordinarice foi tal que o próprio Manuel Serrão teve de admitir que as festinhas, carinhos, e mimos de Pedro Proença aos jogadores do porto não fez sentido.
Aquilo foi demasiado triste. Estava tudo em festa, e o Sporting ali, parecia um convidado de ocasião que apareceu para ser o bombo da festa. Um árbitro pode ter boas relações com os jogadores, mas por respeito ao futebol, adeptos, e adversário presente, devia ter um pouco mais de decoro, ainda para mais, quando o mundo está a ver. Se é assim em direto, imagino fora dos holofotes. Aquela cena foi das coisas mais deprimentes que já vi no futebol. Os abraços a Hulk só podia dar no que deu...
Agora não me venham com o suposto benfiquismo de Proença, já que os encarnados também são sempre encavados pelo personagem. Não se esqueçam que Vítor Pereira, presidente do conselho de arbitragem  também é sportinguista, e não tem sido por isso que não somos achincalhados repetidamente pelos apitadores. Dá jeito dizer: ah e tal que é benfiquista ou sportinguista, mas no fim de contas...são 11 contra 11 no fim ganha o Pinto da Costa.»

O "furo" saíu-lhe caro!

Há coisas incríveis no futebol português. 
O fotógrafo que captou as imagens do árbitro Pedro Proença a sair do Estádio do Dragão no fim de semana anterior ao jogo Benfica-FCP, terá enviado as mesmas para a redacção do jornal para o qual trabalha(va?). E não é que além da surpresa de não as ver publicadas ainda teve uma bem maior que foi partirem-lhe a cara!
Retirado daqui!

A final do basquetebol

Gosto de basquetebol e ainda mais do Benfica. Sendo assim, fiquei felicíssimo com a vitória de ontem que nos permite reconquistar o campeonato se vencermos os próximos dois jogos na Luz.
Agora a bola está do nosso lado.
Quem acompanha de perto a modalidade sabe que na época passada a nossa equipa era inferior à adversária da final e mesmo assim vencemos os 3 jogos disputados na Luz, perdendo o título na negra realizada no Dragão. Sabe também que apesar do equilíbrio em termos de resultados, perdemos alguns jogos por grande diferença pontual.
Pelo contrário, esta época creio que temos melhor equipa, aliás melhor plantel, apenas as lesões e alguma falta de entrosamento e/ou de espírito competitivo nalguns jogos com equipas que não lutam pelo título nos fizeram perder o 1º lugar na fase regular do campeonato.
Esta época já vencemos dois jogos no Dragão Caixa, o que não é fácil pois todos sabemos como é hostil o ambiente naquele pavilhão. Ainda ontem se viu isso, um apoio incondicional à equipa, mas muita hostilização ao adversário, além dos habituais insultos às mães dos benfiquistas, insultos esses que passam sempre sem referência nas transmissões televisivas.
Já que não permitem a entrada de benfiquistas identificados naquele pavilhão, pelo menos houve um jogador que lhes fez frente, falo de Ted Scott que depois de ter pontapeado um painel de publicidade por estar aborrecido com o seu desempenho, foi insultado e vaiado pelos adeptos azuis. Ted Scott deu-lhes troco sendo depois impedido pela equipa técnica para não piorar mais o ambiente.
Não sou defensor de retaliações, mas neste caso em que está em jogo toda uma época e um grande investimento, o Benfica deveria dar prioridade à venda de bilhetes para os sócios e só se sobrassem então vender ao público em geral, já que neste caso não existe a obrigatoriedade de ceder bilhetes ao clube adversário.
Faço um apelo a todos os benfiquistas que me lêem, façam os possíveis para ir à Luz no sábado e no domingo para apoiar fortemente a nossa equipa e para que possamos festejar mais um título na modalidade onde somos os mais titulados.
Vamos criar um ambiente ensurdecedor de apoio à nossa equipa e sem insultar as mães dos portistas, apenas apupar e assobiar os adversários quando tiverem a bola para os desconcentrar!

À atenção de Jorge Jesus

Miguel Rosa, médio do Benfica que tem andado emprestado desde que saíu dos júniores, quer ficar no plantel de Jorge Jesus na próxima época.
Actualmente com 23 anos e tendo a equipa B para rodar se e quando necessário, seria bom darem uma chance ao puto que ainda por cima é benfiquista
Fez duas excelentes épocas no Belenenses, tendo sido o melhor marcador da equipa mesmo não sendo um avançado.

Seria um excelente negócio

A ser verdade a notícia de que o River Plate quer trocar, sem quaisquer contrapartidas financeiras, o jovem avançado Funes Mori (21 anos) por Saviola (30 anos) e que no final da próxima época fica livre.


Inacreditável!

Os meus parabéns à imprensa desportiva portuguesa!
Enquanto as pichagens em redor do Estádio da Luz são noticiadas em tudo quanto é sítio, isto passa em silêncio?
Inacreditável!

Vitória no Dragão Caixa

O Benfica venceu no Dragão Caixa por 82-80 e empatou a final do play-off, num jogo que teve um final emocionante porque em pouco mais de 1 minuto o adversário marcou 3 triplos e a vantagem do Benfica que era de 11 pontos ficou em apenas 2.
Ontem, a equipa do Benfica acusou a falta de Doliboa que saíu lesionado no tornozelo com 5 minutos de jogo, perdendo por 6 pontos (77-71).
Hoje, Carlos Lisboa preparou a equipa sem Doliboa e as coisas correram bem melhor, apesar do mau 1º período em que o adversário tinha 9 pontos de vantagem (24-15). Ao invés, o 2º período foi decisivo pois o Benfica marcou 31 pontos contra 14 do adversário. O 3º foi equilibrado, com ligeira vantagem dos azuis e o 4º estava a ser melhor para os encarnados até ao último minuto em que quase perdiam o jogo.
Apesar do ambiente fanático nas bancadas, a categoria dos jogadores do Benfica fez a diferença, nas barbas de Pinto da Costa e da Nandinha, que vibrou com o empate a segundos do final, mas depois Diogo Carreira estragou-lhe a festa.

Agora, temos a possibilidade de ser campeões na Luz, ganhando os dois jogos. Se não o conseguirmos será praticamente impossível vencer lá de novo!
Em 6 jogos disputados esta época entre as duas equipas a vantagem é do Benfica que venceu 4 (2 no Dragão Caixa) e perdeu 2.

Prémio à desonestidade

Quanto não vale ser o árbitro do "sistema"!
Será que a UEFA sabe o que se passa em Portugal? Duvido!

Campeões!

A equipa de Iniciados A do Benfica sagrou-se campeã nacional da categoria, após ter vencido o Vizela por 3-0, num jogo terminado há pouco no Caixa Futebol Campus.
A uma jornada do fim e contando por vitórias todos os 5 jogos realizados até agora.
De salientar que esta equipa ainda não perdeu nenhum jogo esta época, apenas 2 empates!

A equipa de Júniores depois de ter estado quase sempre na liderança do campeonato, perdeu a semana passada em Braga e perdeu a liderança. Para ainda poder ser campeão precisava ganhar ao Nacional e que o Sporting empatasse ou perdesse com o V. Guimarães. Ganharam ambos e o Sporting sagrou-se campeão.
Depois do péssimo começo de época desta equipa ninguém esperaria que pudesse ser campeã mas foi melhorando e por pouco não o conseguiu. De salientar que a maioria dos jogadores desta equipa são júniores de 1º ano por isso continuarão júniores na próxima época.

A equipa de Juvenis depois do empate de hoje no Saixal com os azuis do norte por 1-1, hipotecou a revalidação do título da categoria visto que continua em 2º a 1 ponto do líder que jogará em casa na última jornada frente ao V. Guimarães, enquanto o Benfica vai a Alcochete jogar com o Sporting.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO