Época 2015/16

Época 2015/16

Não embandeirar em arco

Apesar dos 4 pontos de vantagem a 6 jogos do fim do campeonato, das boas exibições e das goleadas nos últimos jogos, é preciso manter os pés bem assentes no chão e só festejar quando matematicamente formos campeões.
Todos sabemos dos perigos que ainda nos esperam até à última jornada por isso vamos manter a esperança e a confiança na equipa, mas sem embandeirar em arco.
Em casa, mesmo recebendo o Sporting ferido no seu orgulho, mandamos nós e não acredito que ninguém (Sporting, Estoril e Moreirense) nos roube pontos.
Fora, teremos as deslocações a Olhão, à Madeira (Marítimo) e ao Dragão, respectivamente de grau de dificuldade baixo, médio e alto.
É essencial chegar ao Dragão com 4 pontos de vantagem porque por mais confiança que tenhamos na equipa, eles tudo farão para que não nos sagremos campeões lá, embora a possibilidade seja real.

O rolo compressor voltou

O Benfica manteve os 4 pontos de vantagem em relação ao 2º classificado mercê da vitória gorda sobre o Rio Ave (6-1).
A equipa entrou a todo o gás e aos 14 minutos já vencia por 2-0. Pensava-se que iria gerir o jogo daí para a frente, mas não, eles queriam mais porque estavam com fome de bola, mesmo os que jogaram pelas suas selecções.
É caso para dizer que o rolo compressor voltou, e em boa hora para moralizar a equipa rumo ao título e fazer baixar a confiança do adversário directo.
Lima com 3 golos foi o herói da noite!
Pena o golo sofrido e os muitos amarelos mostrados pelo artista do apito.

Benfica-Rio Ave ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Rio Ave a contar para a 24ª jornada da Liga Zon Sagres, a realizar no Estádio da Luz.

Link1

Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, Enzo Pérez, Salvio e Gaitán; Lima e Rodrigo.
Suplentes:
Paulo Lopes, André Almeida, Jardel, Carlos Martins, Aimar, Ola John e Cardozo.

Melgarejo fez o 1-0.
Matic fez o 2-0.
Lima fez o 3-0.
Ao intervalo: 3-0
Lima bisou e aumentou para 4-0.
O Rio Ave reduz para 4-1.
Lima faz o seu 3º e 5º do Benfica.
Enzo Pérez fechou a contagem fazendo o 6º.
Resultado final: 6-1

O "Mr. Magoo" volta a atacar.....

Este final de semana fica marcado pela frase "misteriosa" , quiça com um objectivo bem definido do "supra mestre do futebol teórico" Rui Santos, sim, esse mesmo, aquele que também afirmou após o embate Sporting vs Guimarães o seguinte que transcrevo de seguida para verificarem a qualidade analista deste mago do futebol Lusitano ...

“Há claramente um novo Sporting, com um outro entendimento do futebol. O que me faz confusão é como foi possível o Sporting, com mais ou menos os mesmos jogadores, ter sido capaz de cair num plano exibicional tão degradante meses a fio."

Assim sendo teremos de levar bem a sério ( lol...) a misteriosa frase de Rui Santos sobre o SL Benfica ..

Rui Santos é da opinião que o Benfica tem obtido nomeações de árbitros favoráveis aos seus desejos :
"O Benfica ganhou (esta época) algum terreno no que concerne ao controlo do sector de arbitragem"

P.S. Talvez seja por esse facto que Pedro Proença ( árbitro da A.F. Lisboa foi presença notada na recente gala da A.F. Porto !!!!!

Estou de acordo com Jesus

Jesus disse hoje que o que importa é ganhar ao Rio Ave, nem que seja por meio a zero. Não posso estar mais de acordo.
Quando faltam 7 jogos para terminar o campeonato, todos são como uma final.
Portanto caros companheiros benfiquistas, vamos esquecer a nota artística e aplaudir a equipa mais logo mesmo que as coisas não corram exactamente como queremos que corram, ou seja uma vitória gorda e uma exibição de luxo.

Olha quem ele é

O árbitro do Benfica-Rio Ave é o portista Rui Costa, o mano do Paulo Costa.
Todo o cuidado será pouco com este artista do apito. 
Cabe ao Benfica não lhe dar chance de inclinar o campo, marcando cedo e conseguindo uma vantagem de dois golos pelo menos.
Agora veio um árbitro do Porto para um jogo em casa, espero que em Olhão não apareça outro do género, pois num campo pequeno e contra um adversário que deve apresentar-se em campo com promessa de "mala branca", a coisa pode redundar em perda de pontos. Nesta recta final do campeonato todo o cuidado será pouco porque não tenho dúvidas que tudo será feito, ou tentado, para encurtar a vantagem do Benfica para o 2º classificado.

Djuricic parece que promete ser craque

O médio sérvio Djuricic já contratado pelo Benfica ao Heerenveen promete vir a tornar-se em mais um craque na Luz.
Além dos golos que vem marcando pelo clube holandês, agora marcou os dois golos da vitória sérvia sobre a Escócia.
Já estou com água na boca para vê-lo com a gloriosa camisola encarnada!

Finalmente a selecção ganhou uma

Depois de 5 jogos sem vencer lá conseguimos ganhar um jogo e logo no dia em que não jogaram os craques principais.
Estava a ser um jogo morno, embora com mais oportunidades para Portugal, até que o Bruto, perdão Bruno Alves mandou uma pedrada de cabeça lá para dentro.
Depois o "cepo" Almeida lá fez o dele.
Com a vitória de Israel na Irlanda não pode haver descuidos!

Dias cinzentos....

Pois é.....

Isto de estarmos 15 dias sem ver o SL Benfica jogar e termos de levar com esta Selecção que teima em não acertar o passo e na qual pontificam !!!  jogadores como João Pereira, Miguel Veloso, Vieirinha e Postiga tem muito que se lhe diga....
Ficar este tempo todo sem ver a arte de Matic, Sálvio, Ola John, Perez, Lima, Rodrigo, Aimar, Gaitan e companhia é castigo com alguma dose de dor sem....analgésico.
E a ansiedade aumenta sabendo que o melhor clube Português apresenta um futebol sem igual nos relvados Lusitanos e luta arduamente nas competições na qual está inserido, isto numa época que poderá ficar "pintada" de vermelho neste Portugal sem...cor.

Benfica vinga derrota da Taça

A equipa de basquetebol do Benfica derrotou hoje o V. Guimarães por 75-63 em jogo do campeonato. Este resultado peca por escasso e só ficou com 12 pontos de diferença porque nos últimos segundos um dos árbitros marcou uma falta técnica muito discutível a Betinho Gomes o que permitiu 4 lançamentos livres consecutivos que foram concretizados pelo excelente Ivan Almeida.
Avisada pelo jogo da final da Taça, hoje o Benfica entrou a defender muito bem, impedindo ao máximo que os jogadores vimaranenses utilizassem o seu excelente jogo exterior.

A equipa de futsal, já com novo técnico venceu na 6ª feira o Sp. de Braga por 6-3. Não vi o jogo mas soube que o futsal apresentado foi do agrado de quem assistiu à partida.

A equipa de andebol conseguiu uma excelente vitória (26-20) em Braga, frente ao ABC, continuando na frente com os mesmos pontos dos azuis do Porto, mas com melhor saldo de golos.

A equipa de hóquei em patins, sofreu mas venceu por 6-4 o Tigres, em Almeirim, continuando na liderança isolada do campeonato.
Este jogo não foi televisionado, mas consta que a arbitragem tudo fez para evitar que o Benfica vencesse. Nada a que não estejamos habituados nesta modalidade, e nas outras!
Já em Turquel, em Torres Vedras e noutros pavilhões, tinha sido a mesma coisa.

A equipa de voleibol não competiu este fim de semana.

Estou a gostar do discurso

Ninguém do Benfica, falo dos jogadores e treinador, embandeira em arco com a vantagem de 4 pontos sobre o rival no campeonato, o que é bom.
Depois do que aconteceu na época passada todos estão com os pés bem assentes no chão e ninguém assume o título como um dado adquirido.
Li declarações de vários jogadores nas últimas horas e todos prometem continuar a lutar para ganhar jogo a jogo, nomeadamente Luisão, André Almeida e Garay, mas nenhum, mesmo perante as tentativas dos jornalistas, assumiu que o campeonato está no papo.

Artur carrega a "mística"

O guarda-redes brasileiro Artur tem demonstrado desde que chegou ao Benfica estar rendido à dimensão do clube.
Lembro-me dele no Sp. Braga em que me parecia um jogador frio, sem grandes manifestações de contentamento durante os jogos, assim como na comemoração dos golos.
No Benfica vejo-o a vibrar com os golos, a última vez foi com o golo inaugural do jogo com o V. Guimarães marcado por Cardozo, de penálti.
Na entrevista à Benfica Tv enaltece o apoio dos adeptos encarnados, até nos jogos realizados no estrangeiro.
Pelo que tenho visto e lido, acho que ele neste momento é um dos jogadores mais importantes do Benfica em todos os aspectos. É um dos que carrega a "mística" do clube!

Benfica vence o ABC em Braga

Depois de na fase regular ter empatado a 23 golos com a equipa minhota, a equipa de andebol do Benfica demonstrou hoje, mais uma vez, que o título não é uma miragem, ao vencer o ABC por 26-20.
Recordo que os azuis ganharam lá por 20-19 depois de terem estado todo o jogo a perder.
Ao intervalo registava-se uma igualdade a 10 golos.
Carlos Carneiro com 7 e David Tavares com 6 foram os melhores marcadores.

Vá lá que não disse que é por causa das arbitragens

O papa do futebol português disse que o seu clube está em 2º lugar por causa dos percalços e dos dois penáltis falhados.
Que justificação fraca presidente! Então a melhor equipa portuguesa, pelo menos na opinião de inúmeras pessoas, jornalistas incluídos, está dependente de penáltis para ganhar os jogos?
O que diria ele se à sua equipa tivessem sido marcados 2 penáltis inexistentes no mesmo jogo e visse um golo limpo ser invalidado nos descontos?

Rojas, o novo Di Maria?

O Benfica terá já contratado o ala paraguaio Jorge Rojas, de 20 anos.
«“Sou um jogador que gosta de atuar no flanco e gosto de ir para cima dos adversários e criar espaços e ocasiões de golo para a equipa”, sublinha, garantindo que quer continuar a evoluir como jogador na Luz: “Quero melhorar ainda mais e isso vai acontecer no Benfica, estou certo.”

Com 20 anos completados no passado dia 7 de janeiro, Rojas é considerado como um dos jogadores mais velozes da América do Sul. O reforço benfiquista tem um enorme poder de explosão no momento em que recebe a bola e gosta de arrancar de trás, tendo espaço para poder deixar os defesas para trás. Para um extremo ou médio-ofensivo, só lhe falta melhorar na finalização, marcando poucos golos.»

A avaliar pelo vídeo não há dúvida que é velocíssimo!
Só de o ver correr cansa!

Isto não pode continuar

O Benfica é o clube que mais tem pago de multas à Liga.
Mas, será que os adeptos do Benfica são mesmo os mais indisciplinados, ou a Liga tem a mão mais pesada para connosco?
«Mau comportamento dos adeptos já causou um prejuízo superior a 123 mil euros: ninguém paga mais em Portugal
Muito disciplinado em campo, líder na indisciplina fora dele. É assim a realidade do Benfica esta temporada: O JOGO fez as contas e chegou à conclusão que os encarnados já tiveram de pagar diretamente à Liga mais de 123 mil euros em multas referentes a comportamento incorreto dos seus adeptos.» (in O Jogo)

Esta liderança eu não a queria!
 
Já no que se refere à equipa esta época está a ser das melhores em termos disciplinares. Porque será?
Quanto a mim porque as arbitragens não têm sido tão manhosas, por um lado, e talvez também porque as coisas estão a correr bem dentro de campo. Quiçá ainda porque os jogadores estão a cumprir mais à risca as instruções que recebem no sentido de não protestarem as decisões dos árbitros.

Sorteios da UEFA viciados?

O ex-árbitro turco Ahmet Çakar Çekim, actual comentador de TV, veio denunciar que a UEFA terá viciado o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões realizado em Dezembro último.
Reparem nos movimentos suspeitos de Gianni Infantino, parecendo estar a ligar um botão.
O objectivo seria evitar confrontos entre duas equipas fortes candidatas a ganhar a competição, ou que se enfrentassem o Real e o Barça logo nos oitavos.

Ameaças ao V. de Setúbal

«O Vitória de Setúbal emitiu um comunicado onde refere que não entende a argumentação (ou falta dela) que sustente a decisão de manter o FC Porto na Taça da Liga: "É incompreensível como a entidade que elabora e aprova os Regulamentos e organiza as provas em causa, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entende que existe violação das normas por si criadas, na competição por si organizada e os órgãos jurisdicionais da Federação Portuguesa de Futebol interpretam de forma diversa, baseando-se no espírito da norma em cuja elaboração não tomaram parte". O Vitória garante ainda que "tudo fez para defender os seus superiores interesses e procurar a verdade desportiva". Termina dizendo que o Vitória vai concentra-se agora em garantir a manutenção, "independentemente de recados/avisos/declarações vindos a público nos últimos tempos, mais concretamente desde que este processo teve o seu início". Recorde-se que o Vitória de Setúbal foi ameaçado com a descida de divisão por elementos ligados aos dragões. Pinto da Costa referiu o seguinte após a decisão da FPF: "desejo ao Vitória de Setúbal que se concentre naquilo a que tem direito a jogar para que não possa ser surpreendido". Já depois de Rui Cerqueira, diretor de comunicação do FC Porto, ter afirmado no Facebook o seguinte «Se houver JUSTIÇA vai para segunda brevemente...». (via Futebol Live)

Alguém ficou surpreendido?

O que André Lima disse sobre o futsal do Benfica

André Lima ex-jogador e treinador de futsal do Benfica, actualmente seleccionador da China, sobre a demissão de Paulo Fernandes disse, «Creio que se adivinhava que uma coisa destas se pudesse passar. Lamento imenso, porque o Benfica precisa de estabilidade para alcançar resultados. Não sei se a saída do treinador vai resolver todos os problemas do futsal do Benfica. Também lamento pelo Paulo Fernandes, um dos bons treinadores portugueses e que agora não pode acabar o seu projeto no Benfica. Se calhar faltou-lhe uma melhor retaguarda para conseguir melhores resultados. Não estou a falar da direção e do seu presidente, que é inexcedível no apoio e nas condições que dá. Mas há uma estrutura intermédia que talvez não esteja a funcionar tão bem. À distância a que estou de Portugal é o que parece, porque um treinador nunca é culpado de tudo”, disse André Lima.

Em declarações à sua assessoria de comunicação e imagem, garante que o Benfica deve olhar para o futuro e mudar a estratégia: “Tem de apostar na formação e na renovação do seu plantel. O Benfica é o maior clube português e tem condições que nenhum outro clube consegue oferecer no nosso país. Tem um presidente e uma direção que gosta de ganhar e gosta de incutir essa dinâmica nas pessoas do clube. Provavelmente o futsal do Benfica tem de mudar algumas pessoas de forma a estruturar-se melhor e a conseguir obter melhores resultados. É quase inadmissível que o Benfica não consiga melhores resultados com as condições que são proporcionadas à secção pelo presidente do clube».

A culpa é de quem?

Nada que não se esperasse

Paulo Fernandes, treinador do futsal sénior do Benfica foi demitido, bem como o adjunto Nélito. Nada que não se esperasse face aos resultados no campeonato, nomeadamente as derrotas com o Leões de Porto Salvo (na Luz), com o Sp. Braga, com o Olivais e mais uma cujo adversário não me recordo agora.
A solução já está em casa e chama-se Alípio Matos. Creio que será o escolhido.

Em tempo: Está escolhido o novo treinador. Chama-se João Freitas Pinto!
Alípio Matos é o coordenador técnico de toda a secção de futsal.

Disse exactamente o que eu penso

José António Saraiva, é o director do jornal Sol e confesso adepto do Belenenses, já o disse publicamente.
Há dias ouvi a sua entrevista num programa da Benfica TV e confesso que gostei.
Na sua crónica semanal de hoje, no Record, sobre Jorge Jesus, disse isto:

«Os adversários do Benfica rezam, neste momento, para que Jesus deixe a Luz no fim da época. Independentemente de ser ou não ser campeão, já se percebeu que Jesus é o treinador que interessa ao Benfica. E que pode levar o Benfica, de novo, à hegemonia no futebol português.

Ganhar ou perder um título depende, às vezes, de muito pouco. O Manchester United perdeu há um ano a Liga para o Manchester City mercê de dois golos marcados nos descontos! Ora, Ferguson não passou, por isso, a ser pior treinador.

Neste momento, Jesus já deu todas as provas na Luz: conseguiu 70% de vitórias, levou sempre o Benfica aos quartos-de-final em competições europeias, ganhou quatro títulos (um campeonato e três Taças da Liga), construiu um ataque demolidor, pratica um futebol espetacular, valorizou jogadores, fez adaptações impensáveis. O que é preciso mais?

O Benfica até pode ainda vir a perder as provas onde está. Mas uma coisa é clara: o clube está no bom caminho. E não deve voltar para trás. Num momento em que Pinto da Costa parece dar sinais de quebra, o Benfica não pode conceder trunfos ao rival.

Isto é evidente para todos os que estão fora do clube, como eu. Só não o é para certos benfiquistas – que, fora e dentro da estrutura, continuam a torcer o nariz ao treinador. Os piores inimigos dos clubes são os insatisfeitos, os que querem sempre mais, os que não sabem valorizar o que têm. Esses acabam por, involuntariamente, entregar o jogo aos adversários. Funcionam como toupeiras, que minam o próprio terreno onde se movem. Luís Filipe Vieira, que se tem mostrado um homem sensato, saberá com certeza tomar a decisão certa.»

O sublinhado é meu!

Sobre Jorge Jesus e não só

Para uns é um treinador perdedor, casmurro, fanfarrão, etc.
Para outros, nos quais me incluo, é um grande treinador.
Não é fácil ganhar títulos em Portugal, mesmo tendo melhores plantéis, porque é preciso jogar o dobro para conseguir competir com um dos adversários e às vezes ainda com as equipas de arbitragem.
Tenho lido diversas opiniões sobre Jesus e o seu trabalho e vejo que hoje em dia quase todos reconhecem o grande trabalho que vem fazendo no Benfica e especialmente esta época em que soube gerir o bom plantel (para muitos eram alas a mais, defesas laterais e trincos a menos) que tem.
E apesar da grande quebra da equipa em Fev./Março das duas últimas épocas, a desconfiança parece ter sido vencida, embora muitos adeptos continuem de pé atrás face às más experiências.
Tal como diz um colunista (transcrição abaixo), eu acho que os portistas estão deveras preocupados, ainda ontem li inúmeros comentários num blog azul que visitei devido a um post na blogosfera benfiquista, com o actual Benfica. E as últimas exibições deles deixaram bem à vista a falta de soluções para substituir alguns jogadores.
«... A rotação de jogadores, ao contrário da época anterior, não desequilibrou a equipa e manteve elevados os índices competitivos, tendo o técnico encarnado o mérito de integrar elementos menos experientes em onzes mais batidos, possibilitando a evolução dos mesmos sem choque.
... 
Curiosamente, todo este sucesso parece fazer mais efeito nos adversários do que no seio do próprio clube. Pois, nesta altura, é bem provável haver mais portistas a não acreditar na possibilidade de voltarem a ser campeões do que benfiquistas já com a certeza de o serem.» (Luís Milhano-Record)

A confirmar o que este jornalista disse, outro (o azulíssimo Júlio Magalhães) no mesmo jornal diz:
«Não está a correr bem a época para o FC Porto. Indiscutível realidade. O que é certo, também, é que não se pode ganhar sempre. Um clube como o FC Porto, que habituou os seus adeptos a ganhar sempre, tem dificuldade em conviver com estes momentos. O campeonato não está perdido mas está de facto mais difícil.
Com todo o realismo, se a situação fosse inversa dificilmente qualquer adepto do FC Porto acreditaria que os dragões perdessem o campeonato. Neste momento, entre os dragões poucos serão os que acreditam que ainda é possível vencer este campeonato...»
Curiosamente há uma semana dizia isto:
«Ultrapassar o Málaga e chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões será apenas mais um feito histórico do FC Porto e um contributo único para o futebol português. Por muito que a maioria não goste, por muito que ao longo destes anos se dimensione muito mais os feitos internos na Taça da Liga do que a extraordinária participação do FC Porto na Champions, só comparada à do Manchester United, a verdade é que o número de clubes portugueses que nas últimas décadas têm a possibilidade de entrar na roda europeia fica a dever-se à forma como os dragões assiduamente têm representado as cores nacionais nas mais diversas competições.
...
Seja como for, e por muito que sofram com os êxitos do FC Porto, a verdade é que amanhã, quando entrar no estádio do Málaga, o FC Porto transporta mais uma vez a responsabilidade de andar com o futebol português e os restantes clubes às costas.
As melhores equipas da Europa estão nesta altura da época a jogar a mais importante competição europeia de clubes, e olhando para o mapa do Velho Continente, como tem acontecido quase sempre, lá está o alfinete do representante português assinalado na cidade do Porto.
A equipa de Vítor Pereira entra amanhã no La Rosaleda, de Málaga, com um precioso golo de vantagem, mas, mais importante que isso, com a sua larguíssima experiência nesta competição. É sobretudo disso que os jogadores e adeptos do Málaga têm medo. Do invejável currículo do FC Porto na Champions que, aliado à qualidade da equipa, fazem os malaguenhos pensar que este é um jogo histórico para o seu clube...»
Tanta cagança!

Encomendar faixas? É óbvio que não!

Desde que o Benfica passou a ter 4 pontos de vantagem, a imprensa tem-se preocupado em ouvir ex-jogadores portistas para tentar desestabilizar ou colocar pressão.
Assim de cor, lembro-me do João Pinto, o ex-capitão que ficou célebre por ter chefiado uma comitiva de jogadores que perseguiu o árbitro José Pratas, do Domingos, do Costinha e do Maniche.
É claro que não, só quem não conhece o futebol português se atreveria a encomendar as faixas de campeão faltando 7 jornadas e com apenas 4 pontos de vantagem.
E quando digo que só quem não conhece o futebol português é que o faria, é porque um amigo brasileiro e simpatizante do Benfica me perguntou se já podíamos colocar o champanhe na geladeira.
Dói estar em 2º depois de tanta gabarolice há umas semanas atrás dizendo que iriam ser líderes em breve.

A imparcialidade da SIC

Benfica arrisca porta fechada

O Benfica arrisca realizar jogos à porta fechada na Luz, pelos incidentes verificados após a partida com o Sp. Braga, para a Taça da Liga (2-3, nos penáltis), realizada a 27 de fevereiro. Segundo apurou o CM, a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga vai abrir um processo e só o faz agora porque foi no sábado que teve conhecimento das agressões de que foram alvo assistentes de recinto desportivo (stewards) por parte de adeptos do Benfica, através das imagens de videovigilância emitidas pela SIC.
(in CM)

O Benfica publicou um comunicado hoje, que transcrevo abaixo.

Onde ficou a deontologia?

Comunicado: Antena de “aluguer”

Ponto prévio a tudo quanto mais à frente vai ser exposto: o Sport Lisboa e Benfica condena, como sempre condenou, qualquer tipo de violência.

A SIC apresentou, no passado sábado, um “exclusivo” no seu principal bloco informativo. O exclusivo não resultou de qualquer trabalho jornalístico, resumiu-se apenas à transmissão de imagens que foram “entregues” a um jornalista da redacção da SIC no Porto. A SIC limitou-se a reproduzir imagens que alguém tinha interesse em que fossem difundidas.

Ao contrário do que mandam as normas deontológicas que regem a profissão, a SIC avançou com as imagens sem que de forma idónea pudesse constatar coisas tão básicas como se as imagens tinham sido previamente seleccionadas e editadas, o tempo e as circunstâncias das mesmas. Também teria ficado bem à SIC avisar os telespectadores que as imagens lhes tinham sido facultadas.

Foi pena a SIC não ter querido fazer um trabalho exaustivo sobre a violência nos campeonatos nacionais de futebol deste ano e o seu denominador comum: Braga B-Leixões, Braga B-Belenenses, Vitória de Guimarães B-Braga B, Braga–Paços de Ferreira e, ainda este fim-de-semana, o Braga B-Sporting B.

Posto isto, fica claro para o Sport Lisboa e Benfica que:
a) A SIC prestou no sábado, de forma assumida, um serviço a alguém;
b) Que não quis fazer um trabalho sério sobre a violência no futebol português;
c) Que o Ministério Público deve investigar as imagens difundidas pela SIC em forma de antena de “aluguer”, as suas causas, o enquadramento em que tudo aquilo se verificou, mas também o crime que está por detrás da exibição dessas mesmas imagens.

Mais um frete a alguém. O que eles não fazem para ganhar!

Mais um obstáculo ultrapassado

Na saída que se previa mais complicada, depois do Dragão claro, o Benfica ultrapassou-a com distinção.
Ainda teremos saídas a Olhão e à Madeira (Marítimo), além do Dragão na penúltima jornada.
Em casa, vamos receber o Rio Ave, o Sporting, o Estoril e o Moreirense.
Já agora como termo de comparação, o rival vai a Coimbra, a Moreira de Cónegos, à Madeira outra vez (Nacional) e a Paços de Ferreira.
Recebe o Sp. Braga, o V. Setúbal e o Benfica.
Teoricamente, o Benfica tem tudo para ser campeão, desde logo porque tem mais 4 pontos e também porque tem melhor calendário. E ainda tem outra coisa muito importante, a confiança dada pela liderança isolada e pelas oportunidades que cria e os golos que marca. Nos últimos 3 jogos (Gil Vicente, Bordéus e V. Guimarães) marcou 12 golos.
Uma equipa que no espaço duma semana marca 12 golos e sofre apenas 2 tem de estar confiante, o que nesta altura difícil da época é importantíssimo. Ao invés, o rival directo nos mesmos 3 jogos (Estoril, Málaga e Marítimo) marca 3 golos e sofre também 3.
Eu já tinha dito aqui neste espaço que os azuis sem Moutinho tornavam-se uma equipa banal. E viu-se nos últimos jogos a falta que fez/faz. E ainda diziam (até benfiquistas) que eles tinham melhor equipa e plantel. Está à vista!

Goleada em Guimarães

O Benfica goleou o Vitória em Guimarães por 4-0, continuando na liderança, mas agora com vantagem mais alargada devido ao empate do rival na Madeira.
Menos de 72 horas decorridas após o final do jogo de Bordéus, o Benfica não acusou fadiga, e passou mais um obstáculo de forma brilhante.
Com 4 pontos de vantagem sobre o 2º classificado e 5 golos de vantagem no saldo entre marcadados e sofridos, o Benfica tem tudo para sonhar com o título. Oxalá os jogadores não se distraiam e continuem a lutar durante os 90 minutos das partidas que faltam.
Tirando os primeiros 15 minutos em que os vimaranenses tiveram mais posse de bola, o Benfica foi superior e além dos 4 golos ainda podia ter feito mais alguns, enquanto o adversário só teve uma quando o resultado já estava em 2-0.
Não vou destacar ninguém porque dum modo geral todos estiveram bem.

V. Guimarães-Benfica ao vivo (online)

Assista ao vivo ao jogo V. Guimarães-Benfica a contar para a 23ª jornada da Liga Zon Sagres.


Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi (cap), Jardel, Garay e Melgarejo; Matic, Enzo Pérez, Salvio e Gaitán; Lima e Cardozo.
Suplentes:
Paulo Lopes, Roderick, Carlos Martins, Aimar, Ola John, Urreta e Rodrigo.

Cardozo, de penálti, faz o 1º da partida e para o Benfica, aos 37 minutos.
Ao intervalo: 0-1
Garay, à ponta de lança, faz o 2º da partida e do Benfica, aos 60 minutos.
Entra Ola John e sai Gaitán, aos 78 minutos.
Salvio, faz o 3º golo aos 82 minutos.
Entra Aimar e sai Cardozo, aos 86 minutos.
Entra Rodrigo e sai Lima, aos 88 minutos.
Rodrigo, faz o 4º no último minutos dos descontos.
Resultado final: 0-4

Benfica-V. Guimarães (basquetebol) ao vivo

Assista online ao Benfica-V. Guimarães a contar para a final da Taça de Portugal em basquetebol sénior, a partir das 16 horas.

Link1, Link2

Entrada fulgurante do V. Guimarães que faz 30 pontos, contra 18 do Benfica, com com os lançamentos de 3 pontos a entrarem todos.
Já no 2º período, o Benfica recuperou alguma da desvantagem, chegando-se ao intervalo com 40-47 no marcador.
Este resultado ao intervalo não se deve a demérito do Benfica, mas sim a uma excelente 1ª parte dos vimaranenses, que no entanto duvido que consigam manter o ritmo nos últimos 2 períodos.
1º período: 18-30
2º período: 22-17
3º período: 23-23
4º período: 18-30
Resultado final: 81-100
Vitória justa do V. Guimarães a quem tudo saíu bem hoje. Triplos atrás de triplos não se conseguem todos os dias. Começaram muito bem e galvanizaram-se, ao contrário do Benfica que entrou muito mal no jogo e depois nunca foi capaz de reverter a situação.

Hoje podem vir mais 2 Taças de Portugal

O presidente do Benfica quando tomou posse do actual mandato (Outubro/2012) apontou como meta a atingir 50 títulos nas modalidades. Muitos acharam demasiado, mas pelo andar da carruagem julgo que até pode pecar por defeito.
Todas as modalidades de pavilhão já venceram as respectivas supertaças, assim como no rugby feminino, algumas antes de tomar posse, é verdade.
Depois, venceu a Taça Hugo dos Santos em basquetebol, ganhou o campeonato feminino de rugby, ganhou o campeonato distrital de futsal feminino ontem, depois de terem ganho também a Taça da AFL, e diversos campeonatos no atletismo.
Hoje, às 16 horas, joga-se a final da Taça de Portugal em basquetebol entre o Benfica e o V. Guimarães.
Às 15 horas, as meninas do rugby jogam também a final da Taça de Portugal frente ao CR Técnico, no Estádio Nacional (Jamor). Se vencerem fazem o pleno, campeonato, supertaça e taça.

Equipa B joga hoje reforçada

Nem sempre dá para utilizar jogadores do plantel principal devido a condicionalismos diversos, quer por serem convocados por Jorge Jesus, quer por não se cumprir o prazo de 72 horas entre o jogo da A e da B.
Hoje teremos um Benfica B em força contra o Penafiel. Pena o jogo não ser na Luz, mas quem puder vá à Tapadinha às 16 horas, até porque a entrada para sócios é livre.
Teremos Miguel Vítor, Sidnei, André Gomes e Kardec, além de Cancelo, Carole, Bryan, Pimenta, Cavaleiro e Rosa.
Convocados:
Guarda-redes: Bruno Varela e Miguel Santos;
Defesas: Victor Lindelöf, João Cancelo, Carlos Ascues, Miguel Vítor, Sidnei, Bryan Garcia e Carole;
Médios: Luciano Teixeira, Leandro Pimenta, Diogo Rosado, André Gomes, Raphael Guzzo, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa e Miguel Rosa;
Avançados: Deyverson Silva e Kardec.

Futsal borra a pintura

Hoje foi dia das modalidades.
Jogaram todas e à excepção do futsal todas saíram vencedoras.

O Basquetebol jogou a meia-final da Taça de Portugal e venceu o Sampaense por 103-81 (52-41 ao intervalo), depois de ter vencido na 5ª feira a Académica (65-51) em jogo dos quartos-de-final.
Amanhã (16 horas) joga a final com o V. Guimarães, em Fafe.
De referir que o Benfica tem jogado sem Seth Doliboa já há vários jogos.

O Voleibol foi a Espinho vencer o Sporting local por 3-1 (21-25/15-25/25-23/19-25), mantendo a liderança.

O Andebol venceu, na Luz, o Sp. Horta por 28-21 (12-8 ao intervalo)em jogo da 2ª jornada-2ª fase do campeonato nacional da modalidade.

O Hóquei em patins venceu, também na Luz, os alemães do Cronemberg por 12-3 (7-3 ao intervalo), para a Liga Europeia, assegurando o 1º lugar no Grupo C.

O Futsal foi a única modalidade a sair derrotada neste sábado. Jogou fora com o SL Olivais e perdeu por 4-3, mantendo o 2º lugar na 1ª fase do campeonato.

Benfica passa em Espinho

A equipa de voleibol do Benfica foi derrotar o Sp. Espinho por 3-1 (21-25/15-25/25-23/19-25) na casa deles, vingando a derrota na Luz por 3-2 há umas semanas atrás.
Com esta vitória fica praticamente garantida a vantagem de começar em casa a disputa do título.

Benfica-Sampaense (basquetebol) ao vivo

Assista online ao Benfica-Sampaense a contar para a meias-finais da Taça de Portugal.

Link

Ao intervalo: 52-41
Final: 103-81 e Benfica na final com o vencedor do Ovarense-V. Guimarães.

E eu que pensava que essa taça não valia nada

Afinal a Taça da cerveja, como eles lhe chamavam vale sim senhor. Basta ler todas as declarações da nação azul, desde o presidente aos bloggers.

Há coisas que não entendo

Uma delas é a continuação dos azuis na Taça da Liga.
Primeiro foi o Conselho de Disciplina da FPF a fazer malabarismos na interpretação da lei para que eles não fossem afastados pelos motivos que todos conhecem. Agora foi o Conselho de Justiça da mesma FPF a rejeitar os recursos do V. Setúbal e da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, dando razão à decisão do CD.
Outra foi o arquivamento do processo em que estava envolvido o ex-vice presidente do Sporting que tentou coagir um árbitro-assistente depositando dinheiro na conta do mesmo.
O futebol português no seu melhor!

E saíu o Newcastle

O Benfica vai jogar com o Newcastle nos quartos-de-final da Liga Europa, sendo o primeiro jogo na Luz a 4 de Abril e segundo na Inglaterra no dia 11.
Curiosamente era a equipa minha preferida.
Normalmente o Benfica tem-se dado bem contra ingleses, Manchester United e Chelsea à parte.
Já eliminámos Liverpool, Everton, Arsenal, etc. noutras ocasiões.

Venha o diabo e escolha

O sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa realiza-se já esta 6ª feira, a partir das 11,40 horas de Portugal.
Apurados para os quartos-de-final:
BENFICA (Portugal)
Newcastle (Inglaterra)
Fenerbahçe (Turquia)
Lazio (Itália)
Chelsea (Inglaterra)
Tottenham (Inglaterra)
Basileia (Suíça)
Rubin Kazan (Rússia)
Venha o diabo e escolha!
Eu evitaria a Lazio, o Chelsea e o Tottenham, mas o que dizer do Basileia nosso velho conhecido que eliminou o Zenit, do Rubin Kazan que eliminou anteriormente o Atlético de Madrid, detentor do troféu, etc.
Entre os 7 possíveis adversários, talvez o Newcastle fosse o meu preferido.

Benfica vence em Bordéus

Mesmo com uma defesa remendada o Benfica foi a Bordéus ganhar por 3-2, golos de Jardel e Cardozo (2), passando aos quartos-de-final da Liga Europa com um agregado de 4-2, visto que havia ganho há uma semana na Luz por 1-0.
Jorge Jesus não poupou ninguém do meio-campo, o que para mim constituíu alguma surpresa, talvez pelo facto de jogar sem os dois centrais titulares, ambos por motivo de lesão.
Gaitán, hoje capitão, surgiu na posição 10, atrás do Rodrigo, ficando Lima e Cardozo no banco.
Já a meio do 2º tempo Cardozo entrou para o lugar do desgastado (e pouco feliz) Rodrigo e ainda foi a tempo de marcar 2 golos, curiosamente ambos no minuto seguinte aos golos do Bordéus.
O Bordéus foi uma equipa muito mais competitiva do que havia sido na Luz, mas mesmo assim não conseguiu manter a invencibilidade no seu Estádio que já durava há três ou quatro épocas.

Académica-Benfica (4ºs-final da Taça de Portugal) - Basquetebol

Assista online ao Académica-Benfica a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal em basquetebol que se realiza em Fafe.


Em tempo: O Benfica venceu por 65-51 e está apurado para a final-four a disputar no sábado, no mesmo local, frente ao Sampaense, que derrotou o Algés por 93-86, curiosamente o adversário do fim de semana passado em que venceu por 88-55. O jogo será às 15 horas.
Os outros dois apurados apenas serão encontrados amanhã nos jogos:
Illiabum-Ovarense e Maia Basket-V. Guimarães.

Bordéus-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao Bordéus-Benfica a contar para a 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.


Onze inicial do Benfica:
Artur; André Almeida, Jardel, Roderick e Melgarejo; Matic e Enzo Pérez; Salvio, Gaitán (cap.) e Ola John; Rodrigo.
Suplentes:
Paulo Lopes, Miguel Vítor, Carlos Martins, André Gomes, Aimar, Lima e Cardozo.

Estão cerca de 6.000 benfiquistas nas bancadas!
Jardel, de cabeça na sequência dum canto marcado por Ola John, marca para o Benfica.
Ao intervalo: 0-1
Cardozo entra para o lugar de Rodrigo.
Bordéus empata por Diabaté aos 74 minutos.
Cardozo coloca o Benfica de novo na frente, aos 75 minutos.
Carlos Martins entra para o lugar de Ola John.
Maxi entra para o lugar de Salvio.
Bordéus empata de novo aos 90 minutos.
Cardozo, outra vez no minutos seguinte, coloca outra vez o Benfica na frente.
Resultado final: 2-3

Que Benfica vamos ter hoje?

Hoje, em Bordéus, vamos ter o Benfica amorfo da 1ª mão, ou o que defrontou o Gil Vicente?
É verdade que vamos ter uma defesa remendada, mas creio que não será por aí que a equipa corra o risco de sair da Liga Europa.
Mais do que os nomes, será a atitude a resolver a eliminatória.
É verdade que domingo temos um jogo importantíssimo na luta pelo título, mais agora que o nosso rival está fora das competições europeias, mas com o plantel que temos e pelo que se viu do Bordéus na Luz, não passar esta eliminatória será quase imperdoável.
Julgo que o onze não deverá andar longe deste:
Artur; André Almeida, Jardel, Miguel Vítor ou Roderick e Melgarejo; Matic, Carlos Martins, Salvio (Gaitán) e Ola John; Gaitán (Aimar) e Rodrigo.
Depois, teremos as opções Maxi, Enzo, André Gomes, Cardozo e Lima.

Foi bom ou mau?

A eliminação dos azuis do Porto da Liga dos Campeões foi bom ou mau para o Benfica?
Por um lado, creio que foi mau porque deixa-os mais descansados para os jogos que faltam do campeonato, pelo menos enquanto continuarmos na Liga Europa.
Não sou cínico e admito que vibrei com a derrota porque foi uma machadada nas finanças e na confiança deles. Os quartos já eram favas contadas, desde jogadores a adeptos que manifestam opinião na imprensa escrita e falada.
Menosprezaram o adversário e em muitas fases do jogo levaram um banho de bola! Mais, estão mal habituados com as arbitragens portuguesas e depois acontecem amarelos em catadupa nos jogos europeus.
Bom, voltando ao Benfica, não tenho dúvidas que vão apostar todas as fichas no campeonato para salvar a época e temos de estar preparados para arbitragens manhosas e/ou escandalosas.
É imprescindível ganhar domingo em Guimarães. Já o era antes, agora muito mais.
E por falar em arbitragens, quem se queixou, quem foi? Adivinhem!

Confiança em Miguel Vítor

As lesões de Luisão e Garay obrigam a uma defesa inédita em Bordéus.
Se Jardel é dado como certo porque tem jogado sempre que Luisão ou Garay têm estado indisponíveis,  já o nome do companheiro para o jogo de amanhã é uma incógnita.
São dois os candidatos, Miguel Vítor e Roderick Miranda.
Só Jesus sabe (se é que já decidiu) quem vai jogar ao lado de Jardel, mas pelo que tenho visto, creio que a hipótese mais forte é Miguel Vítor. Mais forte porque tem jogado com regularidade pela equipa B e porque está com mais rotina da posição devido ao facto de Roderick ultimamente ter feito dois jogos a trinco, contra o Sp. Braga (taça da liga) e o Bordéus (1ª mão).
Se o escolhido for, como espero, o Miguel Vítor tenho total confiança nele.
Uma boa nova é o regresso aos convocados, depois de total recuperação, do jovem André Gomes.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Artur Moraes, Paulo Lopes e Bruno Varela;

Defesas – Miguel Vítor, Roderick, Maxi Pereira, Jardel e Melgarejo;

Médios – Pablo Aimar, Enzo Perez, André Gomes, Gaitán, Matic, Salvio, André Almeida, Ola John e Carlos Martins;

Avançados – Lima, Cardozo e Rodrigo.

Uma vez simulador, sempre simulador!

Depois de ter simulado uma agressão de Matic, com a qual se deu bem, o avançado Candeias do Nacional da Madeira parece que voltou a simular, desta vez perante o colega de equipa Manuel da Costa.
Quem o diz é o pai do Manuel.
É caso para dizer, uma vez simulador, sempre simulador!

Quem diria?

Que o avançado Lima seria uma das melhores contratações do Benfica, entre muitas acertadas que foram efectuadas nas últimas épocas pelo clube.

Cumpridos dois terços da temporada, é praticamente certo que Lima vai conseguir colocar o nome junto a um lote restrito de goleadores que passaram pelo clube da Luz ao longo dos últimos anos. Na primeira temporada de águia ao peito, o avançado brasileiro, de 29 anos, já somou 21 golos, estando apenas a três de superar o registo do holandês Pierre van Hooijdonk, que na temporada de 2000/01 – única que cumpriu ao serviço do emblema encarnado – alcançou 23 remates certeiros.

Em termos do número de golos apontados pelos encarnados, Van Hooijdonk, de 43 anos, é dono do melhor arranque dos últimos 30 anos. Mas Lima está muito perto de entrar para a história, e é conhecido o desejo do atacante de chegar aos 30 golos numa só época...

Perto
Com os 21 golos apontados esta temporada – 12 na Liga, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Liga dos Campeões –, Lima já superou, por exemplo, Saviola, Vata, Edilson ou Rui Águas [ver quadro], e está apenas a um de igualar Nuno Gomes, que se estreou na Luz na época de 1997/98, e...Cardozo, com quem tem protagonizado um duelo interessante – o Tacuara tem 22 golos esta temporada, mais um do que o brasileiro.

O avançado paraguaio, de 29 anos, chegou a Lisboa no verão de 2007, rotulado de matador. Confirmou as credenciais, alcançando 22 remates certeiros em 45 encontros. Mas pode ficar para trás...

Com 2.482 minutos cumpridos em 2012/13, divididos por 35 partidas, Lima tem sido um dos elementos em maior destaque no plantel benfiquista. Contratado ao Sp. Braga já depois de a época oficial ter arrancado – ainda disputou quatro encontros pelos minhotos –, o camisola 11 estreou-se a marcar logo no primeiro jogo, frente à Académica, emCoimbra (2-2). Foi mesmo graças ao brasileiro, que marcou o golo do empate aos 86 minutos, que os encarnados não saíram derrotados diante dos estudantes...

A subir
Preparado para fazer história ao serviço do Benfica, Lima pode também superar, na Luz, o melhor registo da carreira desde que chegou a Portugal.

Em 2011/12, no segundo ano ao serviço do Sp. Braga, o avançado brasileiro chegou aos 26 golos, tendo sido um dos principais protagonistas da campanha realizada pelos bracarenses.

Um dos esteios do andebol

Hoje vou falar de andebol e do guarda-redes espanhol Vicente Álamo.
Contratado para defender a baliza do Benfica devido aos problemas físicos de João Ferreirinho e não só, para ser reforço na tentativa de reconquistar o título nacional.
A equipa já era boa e tinha dos melhores jogadores nacionais, mas faltava-lhe alguma coisa para poder lutar pelo título, sem ter os deslizes que tinha volta e meia.
Nas provas a eliminar notava-se qualidade e raça, no campeonato aconteciam alguns descuidos que custavam pontos.
Os reforços Vicente Álamo, Álvaro Rodrigues, Davor Cutura, Tiago Pereira e Dario Andrade vieram acrescentar qualidade e aumentar o número de opções.
Bom, mas o objectivo é falar do Álamo, guarda-redes que tem feito a diferença e que é o mais valioso do campeonato. É um guarda-redes que dá pontos!
Este domingo, na vitória por 30-19 sobre o Águas Santas a contar para a 1ª jornada da Fase de apuramento do campeão, teve uma eficácia de 47%, depois duma semana complicada após a morte da mãe. E já não é a primeira vez que tem uma eficácia a rondar os 50%.
Esta época, a nível nacional, o Benfica só teve dois resultados negativos, uma derrota no Dragão Caixa por um golo de diferença e um empate em Braga frente ao ABC, equipa que este fim de semana quase roubava pontos aos azuis do Porto, com o resultado a cifrar-se em 19-20. Azuis que já levam duas derrotas com o Benfica, uma para a supertaça logo no início da época por 3 ou 4 golos de diferença e outra para o campeonato pela margem mínima.

A importância da vitória (goleada) ao Gil Vicente

A vitória gorda frente ao Gil só valeu 3 pontos, tal como a vitória sofrida diante do Beira-Mar. No entanto, pode valer muito mais que isso, senão vejamos.
Primeiro, porque permitiu ao Benfica passar também para a frente do outro candidato ao título no saldo de golos.
Segundo, porque devolveu a confiança aos adeptos. Isto porque nas últimas duas épocas caíu a pique em Fevereiro/Março e muitos já andavam desconfiados que estivesse prestes a acontecer novamente.
Terceiro, porque coloca pressão no principal rival que pensava que o Benfica mais cedo ou mais tarde iria cair.

E o benfiquista Duarte Gomes perdoou mais um penálti

Desde que o árbitro Duarte Gomes confessou ser adepto do Benfica os adeptos rivais não se cansam de o acusar de beneficiar o Benfica.
Pois é, tem beneficiado tanto que ontem deixou de marcar mais um penálti a favor do Benfica quando Cláudio empurrou ostensivamente Lima dentro da área, com o resultado já em 4-0.
Normalmente é assim, em caso de dúvida a favor do Benfica não se marca, já a favor do Porto marca-se.

Quando a fome dá em fartura

Depois de várias vitórias magras, o Benfica hoje tirou a barriga de misérias ao golear o Gil Vicente por 5-0 na Luz, golos de Maxi, Salvio, Melgarejo, Lima e Gaitán.
Com esta vitória e resultado, não só reconquista a liderança isolada do campeonato, como passa também para a frente no saldo de golos.
Foi o jogo ideal para reconquistar os sócios e adeptos depois das manifestações de desagrado de alguns na semana passada, além de ter permitido à equipa fazer um jogo pausado, sem ter de se aplicar muito, poupando-se para 5ª feira.
Já sei que os perfecionistas e insatisfeitos com o presidente e o treinador virão dizer que apesar da goleada a exibição não foi perfeita, muitos passes errados, alguns perigosos, etc., etc.
Uma palavra de conforto para Fábio Faria que foi homenageado antes deste encontro.

Benfica-Gil Vicente ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Gil Vicente a contar para a 22ª jornada da Liga Zon Sagres e que se realiza no Estádio da Luz.


Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi (cap), Jardel, Garay e Melgarejo; Matic, Enzo Pérez, Salvio e Ola John; Lima e Cardozo.
Suplentes:
Paulo Lopes, André Almeida, Roderick, Carlos Martins, Aimar, Gaitán e Rodrigo.

A ausência de Luisão é a novidade.
Em tempo: devido a lesão, leia aqui!

Maxi, com um ligeiro desvio de Luís Martins, faz 1-0 aos 12 minutos.
Salvio faz o 2º do Benfica, aos 22 minutos.
Melgarejo faz o 3-0, aos 32 minutos.
Ao intervalo: 3-0
Lima, encosta para o 4º do Benfica a passe de Ola John, aos 64 minutos.
Entra Aimar para o lugar de Ola John aos 69 minutos.
Entra Gaitán para o lugar de Enzo Pérez, aos 77 minutos.
Entra Carlos Martins para o lugar de Lima, aos 84 minutos.
Gaitán faz o 5º aos 90+2 minutos.
Resultado final: 5-0

Benfica B vence em Guimarães

A equipa B do Benfica venceu o V. Guimarães B por 2-0 (0-0 ao intervalo), em jogo da 31ª jornada da Liga de Honra. Golos de Urreta, aos 77 minutos num canto directo e aos 90+1 num lance de contra-ataque.

A equipa B também joga hoje

A equipa B do Benfica também joga hoje, em Guimarães, embora sem transmissão televisiva.
Depois dum começo fulgurante que encantou todos os benfiquistas, as saídas dos Andrés (Almeida e Gomes) para o plantel principal para colmatar as saídas de Javi e Witsel enfraqueceram a equipa.
A seguir vieram algumas lesões, algumas más decisões dos árbitros e algum abaixamento de forma porque este campeonato é muito longo, e a equipa baixou muito, quer o nível exibicional, quer nos resultados.
Para hoje (15 horas), teremos certamente Bruno Varela (Mika lesionado?, não foi convocado) uma boa defesa com Cancelo, Sidnei, Miguel Vítor e Bryan, um meio campo com Luciano, Leandro Pimenta, Ivan Cavaleiro e Miguel Rosa e no ataque Urreta e Deyverson. Alternativas são o guarda-redes Miguel Santos, os defesas Lindelof, Bruno Gaspar e Wie Huang, os médios R. Guzzo, Diogo Rosado e os avançados Cafú e João Mário.

Hoje mais uma final

O Benfica joga hoje uma das 9 finais que lhe faltam para ser campeão.
Depois duma exibição frouxa, a somar a outras duas, os benfiquistas esperam mais uma vitória e se possível com melhor nota artística.
O adversário chama-se Gil Vicente e não está a fazer um campeonato famoso, o que à partida é um bom indício, mas nunca fiando.
A principal novidade e esperança para este jogo é a volta de Matic ao onze. Desde logo porque é garantia de mais qualidade no meio campo e velocidade nas transições defesa/ataque.
Obviamente que não espero outro resultado que não seja a vitória!

Meninas do Benfica sagram-se campeãs nacionais de rugby

O rugby feminino do Benfica sagrou-se campeão nacional pela 5ª vez, há alguns dias mas hoje realizou o último jogo contra o Agrária de Coimbra por 38-0.
Parabéns!

João Malheiro desmascara ajudas da FPF ao FCP

Não, não é de agora, é de há muitos anos, mas manchava o historial. E demonstra que foram ajudados, no tempo do Salazar!

«Foi há dias, poucos dias, num programa televisivo. O FC Porto deveria ter jogado pelo menos dois anos na II Divisão. Disse-o categoricamente; provei-o com documentos irrecusáveis.

Recebi várias mensagens, sobretudo de jovens simpatizantes benfiquistas que desconheciam a situação. Afinal, o que se passou?

Em 38/39, o clube nortenho classificou-se em terceiro lugar no Campeonato Regional do Porto, atrás do Leixões e do Académico, circunstância que obstaria, à luz dos regulamentos da época, a que disputasse o Nacional da I Divisão. E o que fez a Federação Portuguesa de Futebol?

Procedeu a um alargamento cirúrgico com o objetivo de contemplar o FC Porto.

Ironia suprema, a equipa nortenha acabou por se sagrar campeã, que o mesmo é dizer tem nos seus escaparates um troféu imoral.

No ano seguinte, a FPF voltou a reduzir o número de participantes na prova maior do Futebol nacional. Duas temporadas depois, o que se passou?

Com o Académico e o Leça nas duas primeiras posições, o FCP voltou a ser terceiro e, de novo, impossibilitado de jogar na I Divisão. Como agiu a FPF?

Reincidiu, ou seja, voltou a proceder ao aumento de clubes, apenas com o fito de proteger o emblema nortenho. Nova falácia, novo escândalo.

E, para não variar, na época seguinte ordenou nova redução.

Nas últimas décadas, é comum de bocas empestadas dum azul saturante que durante anos o Benfica e até o Sporting foram protegidos pelas estruturas institucionais da bola.

Enorme balela, colossal falsidade. Tal como aldraba na idade, o FC Porto aldraba ou omite as benesses de que foi alvo.

Tem, agora, cultura de vitória? Mas continua a ter, escandalosamente, a cultura da mentira.» 


- João Malheiro, jornal O Benfica, 8 de Março de 2013

(Basquetebol) Sampaense-Benfica ao vivo

Assista online ao Sampaense-Benfica a contar para a 18ª jornada do campeonato nacional.

1º período: 11-21
Ao intervalo: 27-38
3º período: 39-62
Resultado final: 55-88
Marcadores: Lace Dunn (25), Ricky Franklin (13), Carlos Andrade (10), Cláudio Fonseca (10), Fred Gentry (7), Miguel Minhava (6), Diogo Carreira (6), Heshimu Evans (5), Élvis Évora (4) e Betinho Gomes (2).
O Benfica continua no comando isolado, agora com 31 pontos.


Concordo com o presidente da Liga

O presidente da Liga afirmou hoje que os árbitros não devem apitar jogos dos clubes da sua preferência, bem como dos seus adversários directos.
É claro que o leque de árbitros para apitar os jogos do Benfica e do Porto reduz-se substancialmente, mas pelo menos não assistiremos a arbitragens à Proença, à Jorge Sousa, à Soares Dias, à Benquerença, etc.

Assobiar de barriga cheia

Nem de propósito, um artigo que não foi escrito por mim, mas que assino por baixo.

«A forma como os adeptos do Benfica se despediram ontem da equipa, com uma forte assobiadela, não deixa de ser intrigante. Que raio!, com a equipa em 1.º lugar no campeonato; com um pé na final da Taça de Portugal e bem encaminhada para os quartos-de-final da Liga Europa, qual a razão de ser para aquela vaia no final do jogo com o Bordéus?

O Benfica exibiu-se a um nível modesto? É um facto. Está a faltar a nota artística? Com certeza que sim. Já foi assim com o Beira-Mar (vitória 1-0), já foi assim em Braga (na eliminação da Taça da Liga) e já tinha sido assim também com a Académica (vitória 1-0, no último minuto) e o Bayer Leverkusen (2-1, na Luz, com muita felicidade). Mas mesmo com este ciclo de exibições tristes, mastigadas, pálidas e até sofridas, assobiar uma equipa com tão impressionante dinâmica ganhadora é qualquer coisa que não se compreende.

Por vezes é preciso recorrer aos números para se chegar à verdadeira dimensão das coisas: o Benfica realizou ontem o 39.º jogo da temporada, tendo somado a 29.ª vitória. De resto, oito empates e apenas duas derrotas, ambas em outubro, em jogos da Liga dos Campeões. A primeira frente ao Barcelona e a segunda, em Moscovo, com o Spartak. Será que o “cliente” tem sempre razão?» (Nuno Farinha, Record)

O adeus de Fábio Faria

O central Fábio Faria que pertencia aos quadros do Benfica deixou o futebol devido a problemas cardíacos. Uma pena visto que era um jovem de 23 anos.
Há um ano que estava sem jogar fazendo exames, mas infelizmente para ele não dá para continuar a fazer aquilo de que gostava e que era o seu ganha-pão.
O Benfica, segundo o próprio, tudo fez para tentar recuperá-lo e vai continuar a pagar-lhe os ordenados até final do contrato.

A exibição de ontem

Ontem a equipa do Benfica terá feito uma das piores exibições da época, depois doutra bem pobre em Aveiro.
Razões para isso talvez a grande rotatividade do onze e também o cansaço.
Feito este introito, gostaria de dizer a quem me lê e vem postar comentários que não pactuo com o bota-abaixo porque não gostam do presidente, do treinador ou do jogador A ou B.
Comentários críticos ao sistema de jogo ou às exibições de alguns jogadores são aceites, comentários bota-abaixo não!
O mais importante vem sendo conseguido que são as vitórias e a manutenção da invencibilidade.
Realmente Jesus habituou-nos mal, mas entre um grande jogo e uma derrota, ou um jogo fraco e uma vitória, eu prefiro a 2ª hipótese.
A equipa do Benfica desta época não tem nada a ver com as das 3 épocas anteriores, não só porque Jesus tem realmente rodado o plantel, como porque mesmo não jogando bem ganha. E isso vem deixando o nosso rival preocupado.
Se até o super Barcelona perde, e logo três vezes seguidas em 4 jogos, sendo duas contra o maior rival, o que diriam se isso tivesse acontecido com o Benfica?

Importante não ter sofrido golos

Mais uma mão cheia de alterações na equipa resultaram numa exibição descolorida por parte do Benfica. Ainda assim, 1-0 é um bom resultado numa competição europeia porque marcando fora praticamente garante a passagem aos quartos-de-final. E todos sabemos que raros são os jogos em que não marca.
Gostaria de ter visto uma exibição melhor, mas nesta altura da época e com tantos jogos sucessivos o mais importante é vencer e ainda por cima sem sofrer golos.
Pelo que se viu do Bordéus esta eliminatória está perfeitamente ao alcance do Benfica.
Sem Matic, a opção de Jesus recaíu em Roderick para a posição de trinco, tal como já havia acontecido na semana passada frente ao Sp. Braga.

Benfica-Bordéus ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Bordéus a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga Europa.


Onze inicial do Benfica:
Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo; Roderick, Carlos Martins, Gaitán e Ola John; Rodrigo e Cardozo.
Suplentes:
Paulo Lopes, Maxi, Jardel, Enzo Péres, Salvio, Aimar e Lima.

Rodrigo inaugura o marcador aos 20 minutos.
Ao intervalo: 1-0
Entram Enzo Perez e Salvio para os lugares de Carlos Martins e Cardozo, aos 63 minutos.
Entra Lima para o lugar de Ola John, aos 73 minutos.
Resultado final: 1-0

Tudo sobre o Benfica e o Bordéus

Benfica
Os encarnados são notoriamente favoritos para esta eliminatória. É uma partida onde as águias poderão gerir o plantel, não de forma quase irresponsável como em Braga, mas com algum à vontade. O Benfica é melhor tactica, técnica e psicologicamente, além de ser uma equipa bem mais experiente a nível europeu que os franceses. O jogador do Bordéus com mais jogos em competições europeias é o checo Plasil com 39 encontros, pois bem, os encarnados têm seis jogadores com números superiores Luisão 88, Aimar 79, Cardozo 58, Maxi Pereira 54, Sálvio 42 e Carlos Martins 40. Para não falar em Lima 37, Artur 36 e Gaitán 33, que apesar de terem menos partidas, estão muito próximos do jogador da equipa francesa com mais jogos. No que respeita a golos em competições europeias, a lista dos franceses é liderada por Obraniak e Bellion com quatro golos. Com números superiores a estes, o Benfica tem Cardozo 27, Aimar e Lima 10, Sálvio 8, Luisão 7 e Maxi Pereira 6, uma diferença abissal na experiência europeia que cada equipa possui. Mesmo sem Matic, uma peça de grande importância no clube da Luz, o Benfica tem todas as condições para vencer a partida de hoje e, quiçá, resolver já a eliminatória. De referir, por fim, que André Almeida e Melgarejo estão em risco de suspensão.
Bordéus
Muito difícil a tarefa do actual 10º classificado da Liga Francesa. Uma equipa madura em termos de idade, mas muito inexperiente na Europa. A decepcionante época que está a fazer não lhe abre grandes perspectivas para o jogo de hoje, apesar de serem duas competições distintas com estados motivacionais diferentes, a verdade é que esta equipa não tem demonstrado qualidade suficiente para importunar os encarnados. Já na última eliminatória os franceses passaram grandes dificuldades com o Dínamo de Kiev, onde foram dominados em ambos os jogos, tendo-se salientado Carrasso, o guarda-redes que efectuou duas excelentes actuações, em especial no jogo derradeiro em casa. Uma equipa onde, além do já mencionado guarda-redes, pontificam o checo Plasil, esteve presente pelo Mónaco na final da Liga dos Campeões frente ao FC Porto em 2004, um médio defensivo com boa colocação posicional e de boa organização ofensiva na primeira fase de construção. Outra referência é o polaco Obraniak, muito bom a organizar, dotado de excelente técnica mas lento nas transições, David Bellion, um avançado que prometeu quando esteve no Manchester United, ainda muito jovem, mas que nunca confirmou aquilo que se projectava para si. Saivet é a grande esperança dos girondinos, um avançado rápido de 22 anos de quem muito se espera e, por último, Maurice-Belay, porventura o mais talentoso jogador da equipa, um ala esquerdo que alia técnica e velocidade, um dos principais perigos que o Benfica terá de ter em conta. A grande estrela da equipa no início de época, o goleador Yoan Gouffran, foi vendido, no mercado de inverno, ao Newcastle por uma soma não revelada. Em risco de exclusão caso vejam cartão amarelo estão N’Guémo, Sertic, Henrique e Maurice-Belay. Uma equipa que deverá actuar na Luz com uma equipa semelhante a esta: Carrasso; Mariano, Planus, Sané e Trémoulinas; Plasil, Ben Khalfallah, Sertic e Obraniak; Saivet e Maurice-Belay.
História
Até hoje Bordéus e Benfica encontraram-se apenas uma vez, na extinta Taça dos Vencedores das Taças em 1987 na 2ª eliminatória. Um confronto que sorriu aos franceses, dos poucos dados em que os girondinos têm vantagem, que na altura tinham uma equipa de sonho onde pontificavam Tigana, os manos Vujovic, Ferreri, Vercruysse, Roche, Battiston, Girard e os ausentes Giresse e Chalana. Depois de um empate na Luz a um golo, Zlatko Vujovic abriu o marcador e Rui Águas fechou, em França Vercruysse, através de livre directo, marcou o golo que definiu a eliminatória. Esta foi a primeira de duas eliminações do Benfica por equipas francesas, a segunda foi o Bastia em 1998. Por seu turno os encarnados já eliminaram por sete vezes equipas gaulesas, o Marselha em 1990 e 2010, o Paris SG em 2007 e 2010, o Saint-Étienne em 1968, o Nantes em 1979 e o Montpellier em 1989. Outro dado importante para o jogo de hoje é que os encarnados, nos jogos em casa com equipas francesas, nunca perderam tendo sete vitórias e quatro empates. Sem dúvida que os números estão com o Benfica, pois tem um saldo muito favorável, sete apuramentos em nove possíveis e, que provavelmente, passará para oito em dez.
No que toca aos confrontos do Bordéus com equipas portuguesas, o saldo dos franceses também é positivo. Apenas encontraram o Benfica em provas a eliminar, algo que ultrapassaram, apesar de este ano terem também defrontado o Marítimo, mas na fase de grupos e não em eliminatórias a duas mãos. Contra os madeirenses repetiram os resultados, que tinham feito 26 anos antes contra as águias, empate a um em Portugal, vitória por 1-0 em França. Números motivadores que poderão hoje começar a ser desmontados. Será que é hoje que o Bordéus perde pela primeira vez em Portugal? Creio que sim.

Confrontos entre Benfica e Bordéus

Taça dos Vencedores das Taças – 22.10.1986 – 2ª eliminatória – 1ª Mão (1-1)
Benfica: Silvino; Veloso, Oliveira (Vando 62), Dito e Álvaro; Carlos Manuel, Nunes e Shéu; Diamantino, Maniche (Chiquinho 46) e Rui Águas.
Treinador: John Mortimore
Bordéus: Dropsy; Thouvenel, Zoran Vujovic, Specht e Battiston; Girard, Roche, Tigana e Vercruysse; Ferreri e Zlatko Vujovic.
Treinador: Aimé Jacquet

Taça dos Vencedores das Taças – 05.11.1986 – 2ª eliminatória – 2ª Mão (1-0)
Bordéus: Dropsy; Thouvenel, Zoran Vujovic, Specht e Battiston; Girard, Rohr, Tigana e Vercruysse; Ferreri (Roche 60) e Zlatko Vujovic.
Treinador: Aimé Jacquet
Benfica: Silvino; Veloso, Oliveira, Dito e Álvaro; Carlos Manuel, Nunes, e Shéu (Chiquinho 67); Wando (Zivkovic 67), Diamantino e Rui Águas.
Treinador: John Mortimore

Vídeo hilariante de Vítor Pereira (o treinador)

Brincadeira muito bem gizada!

(roubado do Guachos Vermelhos)

Quem deve jogar a trinco amanhã?

Devido ao castigo de Matic, abre-se uma vaga no meio-campo defensivo do Benfica no jogo de amanhã frente ao Bordéus.
Como não existe uma alternativa ao trinco sérvio, Jesus terá de proceder a uma adaptação.
André Almeida parece ser o candidato mais sério para jogar naquela posição, porém, ultimamente ele vem jogando mais a lateral direito do que a médio. Por outro lado, André Gomes, que poderia ser também opção, desde que se lesionou em Leverkusen nunca mais jogou por isso estará com falta de ritmo.
Sendo assim, vamos vestir a pele de treinador e opinar sobre quem seria a melhor opção para substituir Matic.
Quanto a mim, visto que a prioridade é o campeonato e voltamos a jogar no domingo, eu voltaria a colocar André Almeida a lateral no lugar do Maxi e colocaria a trinco o Enzo Pérez com Carlos Martins ao seu lado em funções mais ofensivas.

Cardinal fora da Luz

A maioria das pessoas que aqui vem sabe quem é o futsalista Cardinal. Um super dragão que já jogou no Sporting e que saíu de lá corrido porque preferiu ir ver o seu clube do coração a treinar pelo clube que lhe pagava o ordenado ao fim do mês.
Depois foi para a Rússia mas não se deu bem com os ares frios de Moscovo e voltou a Portugal para jogar no Rio Ave.
No domingo a equipa de futsal do Rio Ave visita a Luz, mas felizmente não vamos ter de ver o ódio ao Benfica deste artista porque se lesionou no passado fim de semana com gravidade.

Menos um ditador no Mundo

Acaba de morrer o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Foi reeleito há poucos meses mas ainda não tinha tomado posse devido ao cancro que o obrigava a estar em Cuba.
Menos um ditador no Mundo. O pior é que ainda existem muitos!

O assunto do momento

Por mais que o timing seja inconveniente, não há volta a dar. Só se fala na renovação do contrato de Jorge Jesus com o Benfica.
Hoje o CM fala na marcação duma reunião entre Vieira e Jesus.
Toni, ex-jogador e treinador do Benfica, defende no Record a continuidade de Jesus independentemente da conquista do campeonato.
Pois bem, a minha opinião coincide com a de Toni porque considero que temos muito mais a ganhar do que a perder com a continuidade do treinador.
Uma mudança de treinador nesta altura poderia ser perigosa para a evolução do crescimento que a equipa do Benfica registou desde que ele é o treinador. Ganhou pouco, é verdade, mas é preciso termos presente que em Portugal nem sempre ganha o melhor. Todos sabem porquê!

A não perder

Dois excelentes posts foram publicados ontem e hoje por dois ilustres benfiquistas.
"Derrota à campeão" e "O que têm em comum o estalinismo e o portismo".
Quem ainda não leu, não perca a oportunidade!

Descubra as diferenças das duas fotos abaixo.

O que falta jogar no campeonato

Com a luta pelo título no auge, é bom recordar os 9 jogos que faltam jogar por cada um dos candidatos.

1º Benfica (55 pontos)
Casa:
Gil Vicente
Rio Ave
Sporting
Estoril
Moreirense

Fora:
V. Guimarães
Olhanense
Marítimo
Porto

2º Porto (53 pontos)
Casa:
Estoril
Braga
V. Setúbal
Benfica

Fora:
Marítimo
Académica
Moreirense
Nacional
P. Ferreira

Na teoria o Benfica tem um calendário mais favorável, desde logo porque tem mais um jogo em casa, mas tem o handicap de ter de jogar no Dragão.
Analisando os adversários dum e doutro verifica-se que nos jogos fora qualquer um pode perder pontos, enquanto nos jogos em casa o Benfica terá (em princípio) mais dificuldade contra o Sporting pela questão da rivalidade, enquanto que com os outros com mais ou menos dificuldade deve ganhar, até porque só perdeu pontos em casa (empates) com o Braga e o Porto. Já os portistas recebem o Braga e o Benfica, jogam de grau de dificuldade elevada.
Tudo o que ficou dito atrás pode ser deitado por terra se acontecerem arbitragens habilidosas, como aliás tem sido habitual época após época!

Um pouco de história ...

... sobre os clubes ainda na Liga Europa.

A UEFA Europa League conta com alguns nomes menos familiares para os adeptos de futebol europeus mas, como lhe mostra agora o UEFA.com, os emblemas dos clubes presentes nos oitavos-de-final da competição são prova da nobre linhagem ostentada por todos.

FC Anji Makhachkala
Fundado em 1991, o nome "Anji" significa "pérola" na língua local, o kumik, e corresponde ao antigo nome da cidade natal do clube, Makhachkala, capital do Daguestão, na Rússia. O emblema do clube remete, igualmente, para uma ligação à região, pois a águia incrustada e as cores vermelha, azul e verde estão também no escudo de armas de Daguestão, em que a montanha simboliza a topografia da zona, cujos habitantes são conhecidos como "homens das terras altas".

FC Basel 1893
As camisolas do Basileia ostentam o "slogan": "Rot isch unseri Liebi, Blau die ewigi Treui, Basel unseri Stadt (Vermelho é o Nosso Amor, Azul a Nossa Cor, Basileia a Nossa Cidade)". A razão pela qual o Basileia enverga as cores vermelha e azul é um mistério, mas há quem defenda que a inspiração vem do grená e azul do Aston Villa FC. Outros acreditam que Joan Gamper, antigo jogador do Basileia, levou consigo as cores do clube quando fundou o FC Barcelona.

SL Benfica
As cores e o lema do Benfica ("E Pluribus Unum – De todos, Um") foram decididos na altura da fundação do clube, em 1904, tendo a águia sido de imediato adoptada como símbolo. A ave ostentada pelo emblema ganha vida antes de todos os jogos em casa, na pele da Vitória, uma águia americana de cabeça branca que voa pelo estádio antes do início de cada encontro.

FC Girondins de Bordeaux
Embora as cores do Bordéus, o azul-marinho e o branco, se mantenham desde a fundação do clube, em 1881, duas adições posteriores tornam o seu emblema único. A primeira foi a divisa (a forma em V), que começou a surgir na camisola do Bordéus quando este se tornou profissional, em 1938, e que foi igualmente incluído no emblema; a segunda foram três crescentes colocados no centro do emblema, símbolo da cidade de Bordéus, representando o percurso do rio Garona pelo centro da cidade.

Chelsea FC
Originalmente, o emblema do Chelsea apresentava a imagem de um homem-de-armas reformado de Chelsea, referência aos soldados aposentados que viviam no Hospital Real de Chelsea, mas o clube acabou por assumir um novo emblema, com um leão derivado do Escudo de Armas de Earl Cadogan, então presidente do clube. O bastão ostentado pelo leão é o do Abade de Westminster, cuja jurisdição se estendia por aquele glamoroso bairro de Londres.

Fenerbahçe SK
Desenhado por um antigo jogador, Hikmet Topuzer, o emblema do clube é composto por cinco cores: o branco representa a pureza e o coração aberto; o vermelho representa a paixão pelo clube e a bandeira da Turquia; o amarelo remete para a inveja dos outros; o azul-marinho simboliza a nobreza. A folha de carvalho sobre as ricas azul-marinhas e amarelas pretende demonstrar a força de ser membro do Fenerbahçe; o seu verde simboliza o sucesso do clube.

FC Internazionale Milano
Desenhado em 1908 pelo pintor Giorgio Muggiani, um dos fundadores do clube, o emblema do Inter tem incorporadas as letras "FCIM" no centro de uma série de círculos e, embora pequenos detalhes tenham sido alterados ao longo dos anos (entre 1979 e 1990 chegou mesmo a ostentar uma cobra branca, símbolo da cidade de Milão, em tributo à família Sforza, que governou a cidade durante a época do Renascimento), os elementos básicos do emblema permaneceram sempre intactos.

S.S. Lazio
O emblema da Lázio ostenta uma águia dourada incrustada num escudo com as cores do clube: azul-celeste e branco. As cores da Lázio são inspiradas nas da Grécia, numa alusão aos Jogos Olímpicos da antiguidade. A águia simboliza as legiões do Império Romano e deu origem às alcunhas do clube: "Aquile (Águias)" e "Aquilotti (Jovens Águias)".

Levante UD
Actualizado para ilustrar o centenário, em 2009, o emblema do Levante apresenta as cores do clube, azul e escarlate, resultantes da fusão com o Gimnástico, em 1939. Sob essas cores surge um morcego, símbolo da região de Valência, acreditando-se que vivem nessa região da costa espanhola mais de 20 espécies diferentes de morcegos. A alcunha do Levante, "Granotes (Rãs)", deriva dos tempos em que o clube disputava os jogos em casa junto às margens do rio Túria.

Newcastle United FC
O emblema do Newcastle espelha o da cidade; os dois cavalos-marinhos remetem para a ligação ao Mar do Norte, enquanto o castelo no topo é uma alusão à fortaleza normanda que deu nome à cidade. A alcunha do clube, "Magpies' (Pega-rabuda)", deve-se às camisolas às ricas pretas e brancas envergadas pelo clube desde o ano de fundação, em 1892, a partir da fusão entre o Newcastle East End FC e o Newcastle West End FC.

FC Viktoria Plzeň
O vermelho e azul do emblema representam as riscas vermelhas e azuis do equipamento principal do clube. No emblema encontram-se, igualmente, quadrados brancos, amarelos, verdes e vermelhos, as cores da cidade de Plzen. Estas foram acrescentadas à versão original do emblema, uma vez que o Viktoria é o único grande clube de Plzen.

FC Rubin Kazan
O actual logótipo do Rubin foi criado em 1996, quando o dono do clube se tornou presidente da câmara de Kazan. Consiste num escudo que ostenta o nome do clube, o mítico dragão Zilant no centro e o vermelho-e-verde da bandeira do Tartaristão à volta, do lado de fora.

FC Steaua Bucureşti
O Steaua foi fundado em Junho de 1947 por oficiais do Real Exército Romeno. Inicialmente baptizado como "Associação Desportiva do Exército", o clube ganhou o nome de CSA Steaua no final de 1961. A estrela vermelha que o emblema ostentava até então foi substituída por uma estrela amarela, colocada num fundo vermelho e azul, em alusão às cores da bandeira nacional da Roménia. Por cima encontram-se duas estrelas mais pequenas, cada uma delas a representar dez dos 23 títulos de campeão romeno já conquistados pelo clube.

VfB Stuttgart
O emblema do Estugarda ostenta três chifres de veado num escudo dourado, símbolo que remonta à Idade Média, quando era comum as famílias das classes superiores possuírem os seus próprios escudos e que representa a afiliação do clube à região de Wurttemberg. Originalmente um clube de râguebi, o Estugarda apenas criou a secção de futebol em 1908. A ideia da cor vermelha nas cores do equipamento principal partiu dos jogadores mais jovens do clube, na década de 1920, e é desde então um símbolo dos seus adeptos.

Tottenham Hotspur FC
O "Hotspur" no nome do Tottenham é uma referência a Sir Henry Percy, também conhecido como Harry Hotspur, um dos mais lendários soldados britânicos do final da Idade Média. Celebrizado na peça Henrique IV, Parte 1, de William Shakespeare, os galos lutadores de Harry Hotspur usavam também pequenas esporas e um deles surge no emblema do clube de Londres e numa estátua de bronze no seu estádio, White Hart Lane.

FC Zenit St Petersburg
Originalmente um clube de trabalhadores siderúrgicos, o Zenit (literalmente "topo") assumiu o actual nome em 1940, quando a fábrica passou a ser controlada pelo Comissariado do Povo para as Armas e o Armamento. A ponta-de-flecha estilizada no símbolo do clube persiste desde então e o emblema actual apresenta também agora um navio, em jeito de referência ao facto de São Petersburgo ser a casa da marinha da Rússia.

(retirado do site da UEFA)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO