Época 2015/16

Época 2015/16

FCP-Benfica da Taça da Liga adiado!

Porque será?
Terá o Sporting alguma chance de jogar a meia-final com o Benfica?
Aguardemos!

Finalmente começam a perder o respeito ao "papa"

Não é normal no mesmo dia e no mesmo jornal dois artigos cujos autores atacam os azuis e o seu presidente, daí o meu título.
Senão leiam:
«Os jogos do FC Porto ameaçam tornar-se impróprios para cardíacos. No sábado, contra um Marítimo desfalcado, os adeptos estiveram com o credo na boca até ao último segundo. O golo salvador só surgiu ao soar do gongo, ainda por cima fruto de um penálti discutível.

Como se isto não bastasse, é hoje raro um jogo do FC Porto em que não haja uma polémica. Agora, foi o atraso na entrada da equipa em campo. E, não sendo isso que fez o Porto ganhar, cheira a expediente manhoso.

Não pode ser por acaso que, num jogo obrigado a começar à mesma hora de outro por estar em causa o apuramento na prova, uma equipa se atrasa a entrar em campo.

Durante o polémico jogo de sábado, as câmaras da TV focavam com insistência Pinto da Costa. Lá estava ele, qual figura tutelar, a presidir ao espetáculo. E acredito que a sua presença no estádio tenha alguma influência nos jogadores e até nos árbitros.

Vendo-o ali, os jogadores portistas inquietar-se-ão: “O que irá ele fazer-nos se não ganharmos?”. E a verdade é que se batem até ao último minuto, nunca atirando a toalha ao chão. Foi assim contra o Marítimo, foi assim contra o Benfica, no célebre jogo do golo de Kelvin.

E também os árbitros serão sensíveis à presença do patriarca nortenho. Pelo menos, terão os maiores cuidados para não prejudicar o FC Porto. Mesmo admitindo que aquele penálti foi penálti, se fosse ao contrário é muito possível que não tivesse sido assinalado.

No sábado, lá estava o velho presidente, sentado no camarote ao lado da sua jovem namorada, como se estivessem num pedestal. Apesar de o jogo ser impróprio para cardíacos, e de ele próprio ser um doente cardíaco, aguentou firme. Aguenta sempre. Pois pensa que, se não estiver ali, as coisas ainda correrão pior.

Ninguém pode dizer que foi Pinto da Costa, com a sua velha manha, a dizer à equipa para se atrasar na entrada em campo. Mas uma coisa é certa: indiferente aos males do coração, o velho presidente continua a sacrificar-se pelo seu FC Porto e a ditar as leis. Vejamos até onde a equipa – e os árbitros – continuarão a corresponder aos seus sacrifícios.» (José António Saraiva, in Record)

«É notório que o FCPorto tem um problema de gestão do tempo quando se trata de participar na Taça da Liga. Há cerca de um ano, a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga entendeu que os portistas deviam ser excluídos da competição exemplarmente conhecida como “taça da cerveja” (designação do tempo em que ainda um patrocinador principal), por terem utilizado três jogadores de forma irregular.

Fabiano, Abdoulaye e Sebá não descansaram então 72 horas entre a participação num jogo da equipa B e o último compromisso da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao V. Setúbal, como foi entendimento dos inquiridores, pois só tinham passado efetivamente 71 horas e 45 minutos. Todas as evidências apontavam para a desqualificação do FCPorto. Todas? Não! Uma omissão no texto da lei, que se aplicava apenas aos jogos das 1.ª e 2.ª Ligas, mas não citava a Taça da Liga e a Taça de Portugal, salvou a máquina portista nos conselhos de Disciplina e de Justiça e evitou um “levantamento de rancho” no Dragão, que encurtaria os “largos dias” que “têm cem anos”, obra do grande chefe Pinto da Costa.

Desta vez não estão em causa 15 minutos, mas 2 minutos e 45 segundos, um atraso que permitiu ao FCPorto saber como tinha acabado o Penafiel-Sporting e assim carregar no acelerador na compensação, até atingir o conveniente resultado de 3-2. Com uma diferença fundamental: se antes o que salvou os dragões foi um buraco na lei, desta vez é preciso produzir prova que ateste o dolo, a intenção de prejudicar o adversário com o atraso, que pode até ser justificado cientificamente com uma descalibragem da Terra nos seus movimentos, capaz de provocar diferenças de fuso horário entre a cidade de Penafiel e o bairro das Antas! Uma diferença para aí de 2 minutos e 45 segundos, vá lá!

É óbvio que a Liga – e os delegados nomeados em particular – tinha a obrigação de cuidar, em 2013, da ficha do FC Porto-V. Setúbal, de modo a evitar a utilização de jogadores que tinham descansado menos de 72 horas entre jogos; e de garantir, em 2014, que o FCPorto-Marítimo começava à mesma hora do Penafiel-Sporting (fosse qual fosse o fuso horário!). Mas não o fez, expôs às claras a falência da sua credibilidade e mais uma vez permitiu que alguns podres do antigamente voltassem a minar o sistema. E, coincidência ou não, nos dois jogos em que as “cebolas” portistas entraram em disfunção antirregulamentar, um dos delegados repetiu presença no Dragão, o que faz perguntar: por que são sempre os mesmos, os azarentos e os prevaricadores? Ou são outra coisa?» (António Varela, in Record)

Demónios e anjinhos!

«Paulo Fonseca parecia possuído quando se apresentou aos jornalistas para dissecar as emoções extremas da última jornada do apuramento da Taça da Liga, sintetizando o que acabara de se passar com a frase lapidar que, no FCPorto, figura em primeiro lugar na tábua dos mandamentos para uma vida feliz: “Nós não fazemos o papel de anjinhos.”

À mesma hora, em Penafiel, treinador e presidente do Sporting falavam de imoralidade e de suspeitas de favorecimento por omissão, por parte da Liga, incapaz de garantir a mais básica das equidades desportivas, a da garantia que todos os concorrentes têm as mesmas condições para lutar pelas vitórias, a começar pelo respeito e observância dos próprios regulamentos de competições. E sim, as queixas do Sporting voltam a soar como justificação tardia e como demonização de um vencedor que nunca olha a meios para alcançar os objetivos. Neste caso, o FCPorto fez tudo o que, aparentemente, a permissividade dos delegados da Liga lhe permitiu, com um elevado grau de profissionalismo, perversidade à parte, que fez toda a diferença na reta final da corrida ao golo, com o Sporting. Mais penálti, menos penálti, mais golo duvidoso menos erro escandaloso, já se sabe como acaba a história: no fim ganha o Porto.

Muitos anos e quatro presidências depois da célebre denúncia de Dias da Cunha, o Sporting prossegue a sua luta virtual contra moinhos que sopram cada vez mais forte, tendo acrescentado em Penafiel a sua longa lista de vitórias morais ou, de acordo com o presidente, mais uma derrota imoral. Parece sina, mas trata-se simplesmente da expressão de diferenças acumuladas pelo tempo, com a consolidação de profissionais e métodos que não se importam, não se importam mesmo nada, de serem confundidos com demónios e coriscos.

A equipa do Sporting realizou nos últimos meses uma enorme recuperação desportiva e bate-se agora em campo de igual para igual com os rivais, chegando a dar a sensação de que já nada lhe falta para poder chegar novamente aos títulos. No entanto, a meio da temporada, já foi eliminada das duas Taças e resta-lhe o campeonato, com apenas 14 jogos para disputar em quatro meses – o que pode redundar em handicap positivo, considerando que os adversários vão jogar duas vezes por semana a partir daqui, em quatro frentes.

Vai sobrar muito tempo aos responsáveis leoninos para estudarem os métodos diabólicos e deixarem, o mais rapidamente possível, de serem tratados como anjinhos pelos adversários.»

(João Querido Manha, in Record)

Roubados em Braga

A equipa de andebol do Benfica empatou (26-26) frente ao ABC, em Braga.
O Benfica vencia por 20-15 na 2ª parte, mas algumas decisões infelizes (?) da equipa de arbitragem ao marcar duas faltas atacantes consecutivas igualar a partida em 22 golos. Depois o Benfica voltou a ter vantagem de dois golos, mas duas exclusões inacreditáveis nos últimos 2 minutos (Inácio Carmo e Dario Andrade) permitiram ao ABC empatar o jogo. E só não ganhou porque o último ataque foi de apenas 2 segundos!
Mesmo sem Carlos Carneiro, Álvaro Rodrigues e Cláudio Pedroso, o Benfica merecia a vitória nesta partida.

André Gomes vendido?

A ser verdade a notícia d'A Bola de hoje, é um grande negócio a venda de André Gomes por 15 milhões de euros!
Já sei que muitos benfiquistas não concordarão, mas 15 milhões por um suplente pouco utilizado é muito dinheiro.
É verdade que tem margem de progressão, mas também pode não progredir o suficiente para ser vendido por um valor superior e se não jogar com regularidade pode estagnar.
Gosto do jogador, mas infelizmente temos de vender para equilibrar as contas!

Que grande sábado!

O Benfica esteve intratável neste sábado.

A equipa de futebol sem nenhum dos habituais titulares e com muitos miúdos da "B" venceu justamente o Gil Vicente, embora o 1-0 seja escasso para o volume de jogo e de oportunidades, inclusivé uma grande penalidade desperdiçada por Funes Mori.
Com esta vitória o Benfica termina a fase de grupos da Taça da Liga com os 9 pontos que estavam em disputa (Nacional 0-1 Benfica), (Benfica 2-0 Leixões).

A equipa de voleibol jogou na Luz frente ao Fonte do Bastardo que era o líder do campeonato e venceu categoricamente por 3-0 (25-20/32-30/25-20) passando a ser líder.

A equipa de hóquei em patins conseguiu uma vitória retumbante (6-1) frente aos azuis do Porto.
Fez uma exibição extraordinária na 1ª parte e controlou o jogo na 2ª.
Mais uma vez o guarda-redes espanhol dos azuis cometeu uma agressão, mas o árbitro resolveu dar-lhe apenas um azul, dando outro, sabe-se lá porquê a Valter Neves, capitão do Benfica.

Hoje ainda haverá um jogo da equipa de basquetebol frente ao Lusitânia, na Terceira-Açores.

Benfica-Gil Vicente ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Gil Vicente a contar para a 3ª jornada da Taça da Liga, que se disputa no Estádio do Restelo em Lisboa, a partir das 16,15 horas portuguesas.

Mais uma vitória tranquila

No primeiro jogo pós-Matic a equipa do Benfica não sentiu muito a sua ausência. Contra adversários mais fortes certamente sentirá.
Rodrigo continua com veia goleadora e hoje marcou mais dois! Já parece o Rodrigo que conhecíamos antes da lesão provocada pelo Bruto Alves.
Apesar de não estar bem classificado, o Marítimo tem uma boa equipa e vendeu cara a derrota na Luz.
Oblak completou mais um jogo sem sofrer golos e já ninguém tem dúvidas que agarrou o lugar.

Benfica-Marítimo ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Marítimo a contar para a 16ª jornada da Liga Zon-Sagres que se realiza no Estádio da Luz a partir das 17 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Oblak; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo, Markovic e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes:
Artur, Jardel, Rúben Amorim, André Gomes, Djuricic, Ivan Cavaleiro e Funes Mori.

Rodrigo marca o 1º para o Benfica aos 18 minutos.
Rodrigo bisa aos 35 minutos.
Ao intervalo: 2-0
Entraram no decorrer da 2ª parte Rúben Amorim, Ivan Cavaleiro e André Gomes, para os lugares de Rodrigo, Markovic e Enzo Pérez.
Resultado final: 2-0

Miúdos do Benfica em alta

As equipas B de futebol e de andebol venceram hoje os seus jogos.

No futebol, uma equipa totalmente composta por jovens sub-21 e sem nenhum jogador do plantel principal foi vencer (2-0) fora o Portimonense que era o 3º classificado da 2ª Liga.
Devido ao jogo de 4ª feira para a Taça da Liga não puderam ser utilizados alguns dos que alinham volta e meia pelos "B", casos de Steven Vitória e Ivan Cavaleiro, além de Mitrovic e André Gomes que nem foram utilizados frente ao Leixões.
Com esta vitória a equipa subiu ao 3º lugar, em igualdade pontual com o seu adversário de hoje.

No andebol, uma equipa composta maioritariamente por juniores e juvenis, goleou o Vela de Tavira e mantém a liderança na zona zul do campeonato da 2ª divisão.

Portimonense-Benfica B ao vivo (online)

Assista online ao Portimonense-Benfica B a contar para a 25ª jornada da 2ª Liga.


Onze inicial do Benfica:
Bruno Varela; João Cancelo, Fábio Cardoso, Victor Lindelof e Bruno Gaspar; João Teixeira, Rúben Pinto, Bernardo Silva, Hélder Costa, Nelsinho e Lolo.
Foram também utilizados, Uros Matic e Jorge Rojas.

Ao intervalo: 0-0
João Teixeira faz o 1º golo da partida, aos 59 minutos.
Jorge Rojas faz o 2º para o Benfica, aos 86 minutos.
Expulsos João Teixeira, por protestos depois de ter feito uma falta, e Fábio Cardozo por ter visto o 2º amarelo num corte com a mão dentro da área.
Bruno Varela defendeu o penálti!
Resultado final: 0-2



A aposta na formação

Muito se tem falado na aposta do Benfica na formação.
No futebol o assunto até está na crista da onda por causa da afirmação de Jesus que como quase sempre acontece foi descontextualizada pela imprensa provocando uma onda de choque. Felizmente o clube já consegue reagir bem a estas coisas, prova de que está cada vez mais organizado.
Todos conhecem os jovens talentos da formação, desde os Iniciados à equipa B, por isso não vale a pena citar nomes.
Para lá do futebol, a aposta na formação no que diz respeito às modalidades também é um facto.
Em todas elas existem jovens talentos que só precisam de competir e por esse motivo foram criadas equipas B em várias modalidades. No entanto, jogar em escalões secundários não é suficiente quando o potencial e a margem de progressão é grande.
Sendo assim, nada melhor que dar essa oportunidade mesmo que fora do clube.
Foi o que aconteceu recentemente com o jovem hoquista Tiago Jorge (ainda júnior), emprestado à Física de Torres Vedras e agora ao andebolista Vladimiro Bonaparte (21 anos), cedido também por empréstimo mas ao Passos Manuel.
Vendo a evolução que o hoquista Miguel Rocha teve depois duma época na Oliveirense, creio que estes empréstimos vão fazer crescer os dois jovens benfiquistas para que na próxima época possam ser opções sérias nas respectivas equipas.

Incoerentes e parvalhões

Ontem, o "papa" PdC queixou-se e insurgiu-se contra a arbitragem de Artur Soares Dias no clássico de domingo.
Hoje, o treinador, qual pau mandado, assina por baixo.
Afinal, quem tem mais motivos de queixa da arbitragem de Soares Dias?
Quanto às faltas e aos amarelos, os azuis foram claramente beneficiados.
Quanto aos penáltis, ao Benfica foi-lhe negado um escandaloso e eles apenas podem ter alguma razão de queixa, ainda assim com muitas dúvidas, no lance em que Garay empurra Quaresma.
São os maus hábitos que os tornam queixinhas.
Em suma, incoerentes e parvalhões!

Já não há pachorra ...

... para ouvir/ler as baboseiras do "papa" do futebol português.
Então não é que o seu clube foi prejudicado por Soares Dias!


Matic borrou a pintura

Confesso que não gostei da forma como o Matic forçou a saída, embora com a ajuda de Mourinho e do seu agente.
Até aqui Matic pareceu-me sempre um homem sério, agradecido ao clube que o projectou, etc.
Traíu o Benfica com esta atitude de mercenário!
E é preciso não esquecer a participação de Mourinho nesta história, que aliás já não é a primeira vez que consegue virar a cabeça de jogadores do Benfica com os milhões que os clubes que treina têm.

Benfica segue em frente na Taça da Liga

Apesar de faltar ainda um jogo para terminar a fase de grupos, o Benfica já está nas meias-finais da Taça da Liga, após ter derrotado o Leixões por 2-0, golos de Djuricic e Ivan Cavaleiro.
O próximo jogo com o Gil Vicente será apenas para cumprir calendário por isso Jesus poderá dar minutos a jogadores menos utilizados.
Com uma equipa B reforçada o Benfica venceu naturalmente, embora com alguma dificuldade porque os leixonenses deram tudo para impedir que o Benfica marcasse mais.
Não foi uma exibição de luxo, mas o principal objectivo foi alcançado.

Benfica-Leixões ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Leixões a contar para a 2ª jornada da Taça da Liga que se realiza no Estádio da Luz a partir das 20,45 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Artur; André Almeida, Jardel, Steven Vitória e Sílvio; Fejsa, Rúben Amorim, Ola John e Ivan Cavaleiro; Djuricic e Funes Mori.

Suplentes:
Paulo Lopes, João Cancelo, Mitrovic, André Gomes, Markovic, Rodrigo e Lima.

Djuricic faz o 1º da partida, aos 28 minutos.
Ao intervalo: 1-0
Entraram Markovic, Lima e Rodrigo no decorrer da 2ª parte para os lugares de Ola John, Funes Mori e Djuricic.
Golaço de Ivan Cavaleiro aos 88 minutos.
Resultado final: 2-0

Vitória justa sobre os azuis!

O Benfica homenageou da melhor forma a memória de Eusébio batendo os azuis na Luz por 2-0, golos de Rodrigo e Garay.
O meio campo do Benfica não deixou o dos azuis jogar e assim praticamente não criaram nenhuma oportunidade de golo. A única foi em cima do intervalo e mesmo assim Jackson Martinez estava fora-de-jogo, não assinalado diga-se.
A arbitragem do portuense (ou portista?) Soares Dias foi pró-Porto. Viu-se isso em diversas faltas assinaladas a jogadores do benfica e sobretudo no penálti não assinalado por mão de Mangala. Escreveu-se direito por linhas tortas e Garay fez golo no canto originado depois do lance de penálti.

Benfica-FC Porto ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-FC Porto a contar para a 15ª jornada da Liga Zon Sagres que se disputa no Estádio da Luz a partir das 16 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Oblak; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira; Matic, Enzo, Markovic e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes:
Artur, Sílvio, Jardel, Fejsa, Rúben Amorim, Djuricic e Sulejmani.

Rodrigo inaugura o marcador aos 13 minutos num grande remate.
Ao intervalo: 1-0
Garay faz o 2-0 aos 53 minutos, de cabeça, na sequência dum canto, após um penálti não assinalado por mão de Mangala.
Entraram na 2ª parte Jardel e Rúben Amorim para os lugares de Garay (lesionado) e Markovic.
Resultado final: 2-0

Tranquilamente nos quartos da Taça

O Benfica goleou o Gil Vicente por 5-0 e carimbou a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Boa exibição sem forçar ao máximo. 
Oblak, mais uma vez sem sofrer golos, demonstrou já estar à altura de ser um sério concorrente a Artur.
A dupla Rodrigo/Lima continua a facturar na ausência de Cardozo, o que não significa que eu não queira o paraguaio no onze para o próximo jogo frente aos azuis.
O Benfica parece chegar ao importantíssimo jogo do próximo domingo em excelente momento e com praticamente todo o plantel disponível. Salvio e talvez Cardozo serão os únicos indisponíveis.

Benfica-Gil Vicente ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Gil Vicente a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e que se realiza no Estádio da Luz a partir das 20,15 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Oblak; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira; Matic, Enzo Perez, Markovic e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes:
Paulo Lopes, Jardel, Fejsa, Rúben Amorim, Djuricic, Sulejmani e Funes Mori.

Rodrigo, aos 3 minutos, inaugura o marcador, de cabeça a responder a cruzamento de Gaitán.
Markovic faz o 2º para o Benfica, aos 16 minutos.
Rodrigo faz o 3º, aos 38 minutos.
Ao intervalo: 3-0
Sai Rodrigo, entrando para o seu lugar Djuricic, aos 54 minutos.
Lima, de penálti, faz o 4-0, aos 57 minutos.
Lima faz o 5º, aos 90+2 minutos.
Resultado final: 5-0

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO