Época 2015/16

Época 2015/16

Vitória, mas não havia necessidade de correr riscos!

O Benfica entrou muito bem e chegou cedo à vantagem, mas depois tirou o pé do acelerador e permitiu a um Sp. Braga, nitidamente mais fraco que o costume, equilibrar a partida e dispor duma ou outra jogada de perigo junto à área de Oblak.
Rodrigo, que fez um excelente jogo, ganhou um penálti já em cima dos 90 minutos, que ele próprio tentou converter, sem êxito.
Notou-se alguma falta de frescura nalguns jogadores, o que até é natural, e também uma gestão de esforço depois de chegar à vantagem pois já na 5ª feira há Liga Europa.
E faltam 9 pontos para ser campeão! 

Sp. Braga-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao Sp. Braga-Benfica a contar para a 25ª jornada da Liga Zon Sagres, que se realiza no Estádio AXA em Braga, a partir das 17 horas portuguesas.

Link

Onze titular do Benfica:
Oblak; Sílvio, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo, Markovic e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes:
Artur, Maxi, Jardel, André Gomes, Rúben Amorim, Salvio e Cardozo.

Lima inaugura o marcador aos 13 minutos, após excelente jogada e assistência de Rodrigo.
Ao intervalo: 0-1
Entra Rúben Amorim para o lugar de Enzo, tocado, aos 70 minutos.
Entra Salvio para o lugar de markovic aos 85 minutos.
Entra André Gomes para o lugar de Rodrigo, aos 90+2 minutos.
Resultado final: 0-1

Futsal do Benfica na final-four

A equipa de futsal do Benfica tinha um jogo de alto risco em Braga, onde não vencia há vários anos, mas moralizados pela vitória sobre o Sporting e contra este mesmo Braga antes, na Luz, fez um jogo seguro e conseguiu vencer pela margem mínima (2-1), mas suficiente para chegar à final-four.
Na final-four, além do Benfica, vai estar presente o Modicus e ainda os vencedores dos jogos Pinheirense-Fundão e Parada-Leões de Porto Salvo.
Salvo alguma surpresa, serão apurados o Fundão e o Leões de Porto Salvo.

Benfica B-Chaves ao vivo (online)

Assista online ao Benfica B-Chaves a contar para a 36ª jornada da 2ª Liga, que se realiza no Caixa Futebol Campus, a partir das 16 horas portuguesas.

Link

Onze inicial do Benfica:
Bruno Varela; João Cancelo, Fábio Cardoso, Victor Lindelof e Bruno Gaspar; Rúben Pinto, Carlos Martins e Bernardo Silva; Ivan Cavaleiro, Funes Mori e Hélder Costa.
Suplentes:
Miguel Santos, Rudinilson Silva, Giani Rodriguez, João Teixeira, João Amorim, Filip Markovic e Lolo.

O Chaves adianta-se no marcador aos 26 minutos.
Ivan Cavaleiro empata, de penálti, já nos descontos e após expulsão errada do guarda-redes flaviense. A falta nas costas do Ivan é feita por um defesa e não pelo guarda-redes.
Ao intervalo: 1-1
Hélder Costa faz o 2º do Benfica, aos 59 minutos.
Entra João Teixeira para o lugar de Hélder Costa, aos 63 minutos.
Entra Filip Markovic para o lugar de Carlos Martins, aos 88 minutos.
Entra Lolo para o lugar de Funes Mori, aos 90 minutos.
Resultado final: 2-1



A influência arbitral nos jogos entre o Benfica e os azuis do Porto

«Todos os adeptos de futebol sabem que o Pedro Proença, Jorge Sousa e Olegário Benquerença, ao contrário do que deve ser o papel neutral de um arbitro, interferem diretamente no rendimento desportivo do Benfica, por isso insistentemente os guardiões do sistema apelam para que sejam nomeados.

Os números das últimas 6 épocas demonstram claramente que estes 3 árbitros foram responsáveis pela diferença no rendimento pontual do Benfica em favor do F. C. Porto.

Neste período, curiosamente estes 3 árbitros dirigiram 31 jogos do Benfica e exatamente o mesmo nº de jogos do F.C. Porto, sendo que nesses jogos o F.C. Porto conquistou 78% dos pontos em disputa enquanto que o Benfica conquistou apenas 42% dos pontos disputados com estes 3 árbitros. Mas atenção nesses 31 jogos arbitrados pelo Pedro Proença, Jorge Sousa e Olegário Benquerença, o F.C. Porto beneficiou de mais 12 penaltis a favor e mais 3 expulsões a favor que o Benfica. 15 decisões arbitrais de diferença em apenas 31 jogos, como será possível uma equipa fazer mais pontos que outra que na mesma competição beneficia de 1 penalti ou expulsão a favor jogo sim, jogo não.

Se analisarmos os restantes 143 jogos dirigidos por todos os outros árbitros, constatamos que apesar de o F.C. Porto ter beneficiado de mais 3 penaltis a favor e mais 4 expulsões a favor que o Benfica, o F. C. Porto conquistou 82% dos pontos e o Benfica conseguiu conquistar 85% dos pontos disputados nesses jogos. Em 143 jogos, ou seja só faltam 7 para termos os 150 jogos de 5 campeonatos completos e o Benfica conquistou mais 15 pontos que o F.C. Porto nesses jogos arbitrados por todos os outros árbitros. Com o "sistema" mesmo com a realidade competitiva média que os números demonstram, o Benfica apenas conseguiu arrecadar 1 titulo de campeão até ao momento fruto destes 174 jogos analisados.»

Este texto foi deixado num comentário a um post deste Blog e pode também ser lido no link abaixo: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

Acordos com merdas destes?

«O Benfica não merece estar no primeiro lugar» - Bruno de Carvalho

E que tal um sumaríssimo para o Fernando?

Se eu mandasse alguma coisa no Benfica pediria que fosse instaurado um "sumaríssimo" ao caceteiro Fernando dos azuis.
Já no que concerne à outra entrada assassina, do mexicano da boca sempre aberta, nada se pode fazer pois o árbitro mostrou-lhe amarelo.

Nada está perdido

Apesar da derrota no antro azul pela diferença mínima, nada está perdido porque há jogo de volta na Luz. Pena a entrada no jogo nada parecida com o que costuma fazer!
Na 2ª parte o jogo foi taco a taco, qualquer equipa podia ter marcado, mas ninguém o fez, valendo o golo madrugador do adversário.

FC Porto-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao FC Porto-Benfica a contar para a 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal, que se realiza no Estádio do Dragão, a partir das 21 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Garay e Sílvio; Fejsa, Rúben Amorim, Salvio e Sulejmani; Rodrigo e Cardozo.
Suplentes:
Oblak, Jardel, Enzo Perez, Markovic, Gaitán e Lima.

Jackson, de cabeça na sequência de canto, faz 1-0 para os da casa, aos 6 minutos.
Ao intervalo: 1-0
Saíram Rodrigo, Sulejmani e Salvio, entrando para os seus lugares Lima, Gaitán e Markovic, no decorrer da 2ª parte.
Resultado final: 1-0

Hoje joga-se o clássico

Que Benfica teremos hoje no Dragão? O do campeonato, ou o da Liga Europa?
Face aos nomes dos (20) convocados, cheira-me que teremos de início um Benfica parecido com o de Londres (Tottenham), ou seja com Oblak, Sílvio (ou André Almeida), Luisão, Garay e Siqueira (ou Sílvio); Fejsa, Rúben Amorim, Salvio e Sulejmani; Cardozo e Lima, ficando Enzo, Gaitán, Markovic e Rodrigo reservados para a última meia-hora, se necessário.
Porque o jogo faz parte duma eliminatória a duas mãos, é imperioso não perder e se possível marcando golos, coisa que esta equipa do Benfica sabe fazer. E como até a defender a equipa tem estado bem esta época, tenho uma fezada que vamos ganhar ou empatar com golos.
Lembro os mais distraídos que o Sp. de Braga, adversário de domingo, também joga hoje para a Taça de Portugal frente ao Rio Ave, logo o cansaço será no mínimo igual.

Já começam ...

É certo que Sílvio manifestou apenas um sonho, mas mesmo assim deveria ter mantido esse sonho secreto.
Já o Record, vem com a história de "Jesus poder imitar Villas-Boas" e conquistar 4 troféus numa época.
Qual o benfiquista que não sonha com isso, mais a mais depois do que aconteceu na época passada, mas daí a vir apregoar isso publicamente vai uma grande diferença.
Quero ganhar tudo, sim, mas prefiro manter esse sonho apenas entre os mais chegados.
Está-se mesmo a ver, depois desta notícia, se o Benfica falhar a conquista de algum dos troféus em que ainda está na luta, os mesmos (Record) virão com todo o estrondo apelidar isso de falhanço.

Proença, nem no Brasil se tratam assim os jogadores!

Foi com surpresa que vi/ouvi o vídeo abaixo referente ao árbitro Pedro Proença. Querido, para cá, queridos para lá, mas o que é isto? E se juntarmos a isto os afagos públicos que já vimos a Hulk e Lucho, deixam-me com uma dúvida que espero seja desfeita pelos leitores deste post.
Nem no Brasil, onde se tratam por "querido" pessoas que nem se conhecem, vi um árbitro tratar os jogadores por "querido"!




Vitória tranquila e novamente 7 pontos à maior

O Benfica venceu a Académica por 3-0 (2 golos de Lima e de Enzo) e voltou a ter o melhor ataque do campeonato, mantendo-se como a melhor defesa e dispondo novamente de 7 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, o Sporting.
A Académica não dispôs de nenhuma oportunidade flagrante de golo, ao contrário do Benfica que além dos 3 golos, mandou 3 bolas aos ferros, numa delas Lima fez golo na recarga.
Felizmente não houve lesões e o jogo ainda deu para fazer descansar Nico Gaitán, Enzo e Rodrigo nos últimos 20 a 30 minutos da partida.
E agora segue-se o jogo com os azuis do Porto para a taça de Portugal, na 4ª feira no dragão. Depois deslocação a Braga para o campeonato no domingo.

Benfica-Académica ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Académica a contar para a 24ª jornada da Liga Zon Sagres 2013/14 que se disputa no Estádio da Luz, a partir das 18 horas portuguesas.

Link1

Onze inicial do Benfica:
Oblak; Sílvio, Luisão, Garay e Siqueira; Fejza, Enzo, Markovic e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes:
Artur, Maxi, Jardel, Rúben Amorim, Salvio, Sulejmani e Cardozo.

Lima, faz o 1º na Luz, depois de remate de Rodrigo ao poste, aos 10 minutos.
Lima bisa aos 28 minutos, após assistência de Markovic.
Ao intervalo: 2-0
Enzo faz o 3º, após combinação com Rodrigo, aos 59 minutos.
Entra Salvio para o lugar de Gaitán, aos 64 minutos.
Entra Cardozo para o lugar de Rodrigo, aos 72 minutos.
Entra Rúben Amorim para o lugar de Enzo Perez, aos 75 minutos.
Resultado final: 3-0

O voleibol borrou a pintura

Foi pena, o voleibol disse adeus à Taça de Portugal na Maia ao perder com o Castêlo por 3-1, depois de ter ganho o 1º set. Amanhã há campeonato frente ao mesmo adversário e no mesmo local!

Já o futsal conseguiu uma brilhante vitória (3-1, golos de Serginho, Nené e Alan Brandi) sobre os leões num dos Pavilhões da Luz. Brilhante porque jogaram bem e reduziram a máquina de fazer golos quase a zero. E parece que descobriram finalmente como travar o perigoso 5 para 4 do Sporting. Golaços de Serginho e Nené!

O hóquei em patins conseguiu uma vitória suada (4-3) frente ao Paço de Arcos, também na Luz. Os golos foram da autoria de Miguel Rocha (2), Valter Neves e Carlos López.

O futebol júnior também nos deu mais uma alegria, desta vez ao vencer os azuis do Porto, no Seixal, por 1-0 (golo de Rochinha). O resultado foi apertado, mas apenas porque a equipa, na 2ª parte, acusou o cansaço da deslocação e do jogo com os ingleses do Manchester City para a UEFA Youth League.
Ou muito me engano ou os azuis disseram adeus ao título pois ficaram a 7 pontos de Benfica e Sp. Braga.

Vitória sobre a corrupção

A equipa júnior do Benfica acaba de vencer os azuis no Caixa Futebol Campus por 1-0 (golo de classe de Rochinha) e relegou-os para 7 pontos de distância no final da 1ª volta do campeonato nacional da categoria.
Jogo difícil face ao desgaste provocado pelo jogo com o M. City na passada 3ª feira para a UEFA Youth League. Não fora esse facto e creio que teria sido uma goleada. Muito fraquinhos estes azuis!
O Benfica lidera a par do Sp. Braga, ambos com 16 pontos.

A "CMVM" é uma anedota

«A CMVM pediu, ontem, esclarecimentos à Benfica SAD por as ações terem disparado nos últimos três dias. O valor subiu mais de 80 por cento e cada ação superou os 3 euros. O Benfica respondeu que não tem explicação para a subida, justificando com movimentações do mercado. Ontem, e no que diz respeito a clubes, as ações de Benfica, FC Porto e Sporting foram as que mais subiram na Europa.»

Parece piada!

Bem diz o Jesus ...

... "quando o Benfica empata põe-se logo tudo em causa"!
Depois duma campanha da imprensa a declarar o Benfica campeão antecipado, agora e face ao empate de ontem com o Tottenham já alguns vêm pôr em causa o favoritismo do Benfica, até adeptos.

Os deuses estiveram connosco

O sorteio da Liga Europa foi amigo do Benfica dando o adversário preferido por todos, o AZ Alkmaar, da Holanda.
Agora temos de fazer a nossa parte!

Quem desejam?

Dentre a Juventus, o Porto, o Lyon, o Basileia, o AZ Alkmaar, o Sevilha e o Valência, quem preferem?
Eu não queria apanhar a Juventus ou o Porto. Um porque é talvez a equipa mais difícil e os azuis porque 4 jogos com eles nos próximos tempos já chegam.
Os espanhóis também são sempre complicados, por isso preferia os holandeses do AZ Alkmar, os suíços do Basileia ou os franceses do Lyon.

Empate, com susto desnecessário!

O Benfica tinha o jogo totalmente controlado e vencia por 1-0 desde a 1ª parte, depois na última meia-hora permitiu que os ingleses se fossem aproximando da sua área e estes no espaço de 2 minutos viraram o resultado e quase empatavam a eliminatória não fossem duas excelentes defesas de Oblak.
Valeu o penálti, e o golo de Lima, para que o Benfica não quebrasse uma série de mais de 25 jogos sem derrotas e a gestão do plantel. Só foi pena o amarelo a Enzo Perez que o deixa fora do próximo jogo europeu.
Agora vamos ver quem será o adversário dos quartos-de-final que será conhecido amanhã depois das 11 horas e sairá dos já apurados AZ Alkmaar, Valência, Juventus, Lyon, mais os que saírem dos jogos Nápoles-Porto, Bétis-Sevilha e Red Bull Salzburgo-Basileia.

Em tempo:
Apurados: Benfica, AZ Alkmaar, Valência, Juventus, Lyon, Porto, Sevilha e Basileia.

Benfica-Tottenham ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Tottenham a contar para a 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, que se disputa no Estádio da Luz, a partir das 18 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Oblak; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira;  Rúben Amorim, André Gomes, Salvio e Sulejmani; Djuricic e Cardozo.
Suplentes:
Paulo Lopes, André Almeida, Jardel, Enzo Perez, Markovic, Rodrigo e Lima.

Garay inaugura o marcador para o Benfica, aos 34 minutos.
Ao intervalo: 1-0
Entrou Enzo Perez para o lugar de Djuricic, aos 70 minutos.
Entrou Lima para o lugar de Cardozo, aos 75 minutos.
O Tottenham empata aos 77 minutos por Chadli.
E faz o 1-2, aos 79 minutos, também por Chadli.
Entrou Markovic para o lugar de Sulejmani, aos 90+2 minutos.
Lima, de penálti, empata a partida, aos 90+4 minutos.
Resultado final: 2-2

Está quase, mas ...

Fiquei perplexo ao ver que já existem "reservados" por parte de benfiquistas. Decididamente não aprendem!
É um facto que está próximo, mas até lá não devemos embandeirar em arco. O próprio Jesus não se tem cansado de dizer que só quando for matematicamente confirmado é que se considera campeão.
É verdade que se ganharmos os 4 jogos em casa ficam faltando apenas 2 pontos, isto se o Sporting não perder nenhum.
Estão em disputa 21 pontos. Deduzindo os 7 de avanço precisamos de fazer 14 pontos, ou menos, no caso do Sporting perder pontos. E eles têm jogos difíceis, a começar pelo próximo com o Marítimo fora.
Vamos pensar jogo a jogo e esperar para ver.

Juniores do Benfica nas meias-finais

Os juniores do Benfica acabam de vencer fora de casa os do Manchester City por 2-1 e estão nas meias-finais da UEFA Youth League.
Ao intervalo perdia por 1-0. Os golos foram marcados por Gonçalo Guedes (74) e Estrela (82).
Também estão apurados, o Barcelona (venceu o Arsenal por 4-2), o Schalke (venceu o Chelsea por 3-1, fora), e o Real Madrid (venceu o PSG por 1-0, fora).
Os jogos das meias-finais disputam-se em Nyon, na Suíça, no dia 11 de Abril e são os seguintes.
Real Madrid-Benfica
Schalke-Barcelona

Vitória incontestável, embora suada na Madeira

O Benfica deu mais um passo importantíssimo rumo ao título ao vencer o Nacional, na Madeira, por 4-2, depois de ter estado a perder num golo de penálti (duvidoso), logo aos 6 minutos.
A partir dos 20 minutos, o Benfica pegou no jogo e deu a volta ao resultado ainda na 1ª parte, fazendo 3 golos por Lima, Rodrigo e Garay.
Na 2ª parte o Benfica geriu a partida, não esquecer que há novo jogo na 5ª feira contra o Tottenham, porém, num lance fortuito sofre o 2º golo, mas pouco depois Garay matou o jogo fazendo o 4º golo e o seu 2º.
Num campo difícil para qualquer equipa, o Benfica demonstrou que é nesta altura quase imbatível a nível nacional.

Nacional-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao Nacional-Benfica a contar para a 23ª jornada da Liga Zon Sagres- 2013/14, que se realiza no Funchal, a partir das 20 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Oblak; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira; Rúben Amorim, Enzo Perez, Markovic e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes:
Paulo Lopes, Jardel, Sílvio, André Gomes, Salvio, Sulejmani e Cardozo.

Começa mal, penálti (?) contra o Benfica e golo de Candeias, aos 6 minutos.
Lima empata aos 24 minutos.
Rodrigo faz o 2º para o Benfica, aos 33 minutos. Golaço!
Garay faz o 3º, de cabeça, aos 42 minutos.
Entra Salvio para o lugar de Markovic aos 60 minutos.
Entra Sílvio para o lugar de Siqueira.
Djaniny reduz, aos 80 minutos.
Garay bisa na partida e faz o 4º, aos 88 minutos.
Entra Sulejmani para o lugar de Rodrigo, aos 90+1 minutos.
Resultado final: 2-4

A Taça é do Benfica

A equipa de basquetebol sénior do Benfica acaba de conquistar a Taça de Portugal (19ª), após ter vencido o Galitos do Barreiro por 74-52 (33-33 ao intervalo), depois duma 1ª parte pouco intensa que permitiu ao adversário sonhar.
Depois de ter ganho a Supertaça (11ª) e a Taça da Liga (Hugo dos Santos - 8ª), agora a Taça de Portugal. Fica a faltar mais um campeonato, o 25º. Pelo caminho ficou apenas a Taça António Pratas.

Vitoriosos!

A equipa sénior de basquetebol venceu o V. Guimarães (o nosso carrasco da época passada na Taça) por 87-73 e classificou-se para a final da Taça de Portugal que se disputa amanhã contra o Galitos do Barreiro (16 horas, em Fafe), que venceu hoje o Dragon Force no prolongamento.

A equipa "B" de futebol goleou o Sp. Covilhã no Caixa Futebol Campus por 4-0 (2-0 ao intervalo), com um póker de Funes Mori!

A equipa sénior de hóquei foi a Cambra vencer o HC Cambra por 6-1 (3-1 ao intervalo), golos de Diogo Rafael (2), João Rodrigues (2), Carlos López e Valter Neves (de penálti).

A equipa sénior de voleibol foi a Guimarães vencer o Vitória por 3-0 (27-25/25-16/25-16) e continua invicto na 2ª fase do campeonato.


Jorge Jesus no Barcelona?

«Jorge Jesus, consagrado em título de livro como Mestre da Tática, continua a dar espetáculo.
Desta vez em direto e a cores, aquando do último golo do Benfica em Londres, onde espetou 3 batatas ao milionário Tottenham que já foi orientado pelo antigo jogador do Clube Marechal Gomes da Costa.
Depois, na conferência, JJ quis explicar o gesto dizendo que se estava a referir a Luisão. Mas Luisão é o n.º 4, entendido?
Todos percebemos o alcance do gesto, que pode ser traduzido num simples "chupa lá três".
Nada disto é especialmente insólito em Jorge Jesus e muito menos no show futebolístico, que também vive destas coisas a que podemos chamar palhaçadas.
O que irrita mesmo é o coro de padrecos que já se levantou por aí a criticar a má educação do próximo treinador do Barcelona.
Isto está mesmo entregue à malta das banalidades, do óbvio e do politicamente correto. Vai tudo bater no famoso "saber ganhar é tão importante como saber perder". Tretas. Como o fair-play. Como todos sabemos, qualquer adepto não se importa nada de ganhar com um penálti mal marcado dois minutos para além da hora. O que custa é perder nessa situação ou então levar três e com dois golos da autoria do Luisão.
Em Londres, o Benfica de JJ mostrou o seu poder. É uma equipa que dá gosto ver jogar e, o que também ajuda, soma e segue.
Quem aqui anda não precisa de me lembrar que também já nadei a favor da corrente e que me declarei fartinho de JJ e das suas coisas.
Emendo a mão.
Este gajo tem muita piada. Anima os nossos dias. Mas fiquei com água na boca pois ainda não foi desta que o vimos a revolucionar por completo a língua de Shakespeare. Por ora ficou-se por um simples e fácil one, two, three..., o que nos dá a entender que JJ já vai pelo menos no nível dois de inglês em cassete pirata.»

Quem o diz é Eugénio Queirós!

Jogatana em Londres!

Que jogo! E que vitória (3-1)!
Não restam dúvidas que o Benfica também é um sério candidato à conquista da Liga Europa.
Foram todos brilhantes, mas Luisão, Rúben e Fejsa foram os mais na minha opinião, sobretudo o capitão que também foi o artilheiro do jogo.
E agora atenção ao Nacional!

Tottenham-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao Tottenham-Benfica a contar para a 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa que se disputa em Londres, a partir das 20,05 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Oblak; Sílvio, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Rúben Amorim, Markovic e Sulejmani; Rodrigo e Cardozo.
Suplentes:
Artur, Jardel, André Almeida, Enzo Pérez, Gaitán, Djuricic e Lima.

Rodrigo inaugura o marcador para o Benfica, após excelente passe de Rúben Amorim a desmarcá-lo, aos 30 minutos.
Ao intervalo: 0-1
Luisão faz o 2-0, de cabeça, na sequência dum canto apontado por Amorim, aos 58 minutos.
O Tottenham reduz para 1-2 através dum livre directo, aos 64 minutos.
Luisão bisa num pontapé de raiva, após defesa incompleta de Lloris, aos 86 minutos.
Entraram Gaitán (65), Enzo (65) e Lima (87) para os lugares de Sulejmani, Cardozo e Rodrigo, respectivamente.
Resultado final: 1-3

O "sistema" treme

O "sistema" treme. Será que é desta que cai?
Abaixo entrevista do presidente da Liga e crónica de Pedro Guerreiro.

A conversa é frontal mas esconde tanto quanto revela. À primeira vista, há uma guerra entre Mário Figueiredo e Joaquim Oliveira. Vendo melhor, a guerra é entre clubes de Lisboa e do Porto. No final, estamos a falar de dinheiro e poder.

Nos últimos dias, as declarações de Mário Figueiredo, que fazem eco nas declarações de Rui Gomes da Silva, António Oliveira e Rui Santos, são pedradas contra Joaquim Oliveira. Contra o seu poder. E contra aquilo que dizem ser uma orquestração para afastar Figueiredo da Liga.

O poder da Olivedesportos é antigo, já foi maior, e decorre da dependência financeira dos clubes face à empresa que lhes paga ou pagou durante anos direitos televisivos, muitos vezes de avanço para suprir défices crónicos. Tudo isto é verdade. Como é verdade que Mário Figueiredo chegou à liderança da Liga, depois de uma noite surpreendente, como defensor dos clubes mais fracos. Mas sejamos claros em vez de ingénuos: Mário Figueiredo só fala assim porque estará amparado pelo Benfica.

Não é à toa que, depois da famosa reunião da Liga de há semanas, Luís Filipe Vieira afirmou que o futuro do futebol português passa pelo Benfica e pelo Sporting. Os dois clubes de Lisboa estão a usar ou a aproveitar a cisão na Liga para derrubar o “sistema” que, segundo eles, é dominado pelo Porto. Mário Figueiredo, que por sua vez é acusado de ter feito maus negócios nos patrocínios da Liga, de ter falhado a distribuição de dinheiro pelos clubes pequenos e de não contrariar a perda de espectadores nos seus jogos, aparece colado ao Benfica. Vieira, que consegue resguardar-se mais nesta luta do que Bruno de Carvalho, não se inibe no entanto de ter tantas vezes Mário Figueiredo nos jogos do Benfica, pelos quais o presidente da Liga parece ter predileção.

Não há anjinhos no futebol. A quebra de hegemonia da Olivedesportos, para a qual muito contribuiu a BTV, é também uma redistribuição de poder e de negócios. Mário Figueiredo está nessa guerra. Mas ele é mais soldado que general.

Onde está a melhor formação em Portugal?

O Sporting e os sportinguistas não se cansam de dizer que são os maiores e os melhores na formação. Para mim isso é passado!
Basta atentar nos títulos conquistados pelo futebol de formação nos últimos anos e nas convocatórias para as selecções nacionais para ver que tenho razão.
Na última convocatória para a selecção sub-17 constam "apenas" 11 do Benfica, contra 3 do Sporting e 3 do Porto.
Benfica: Aurélio Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Hugo Santos, João Carvalho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches, Rúben Dias e Yuri Ribeiro.
FC Porto: Diogo Izata, Luís Mata e Rúben Neves.
Rio Ave: Vítor Emanuel.
SC Braga: Hugo Neto.
Sporting: Alexandre Silva, Pedro Empis e Pedro Silva.
V. Guimarães: Denis Martins.
O mesmo tem acontecido nas selecções doutras faixas etárias.

Grande Proença!

O Sporting vai-se queixar mais uma vez?
E é sócio do Benfica! Como é possível não correr com este artista de sócio?

Mudanças à vista?

Alteração ao Regime Jurídico das Federações Desportivas pode obrigar a eleições

Os elementos das direcções das federações desportivas passam a ter de ser sujeitos a sufrágio e deixam de poder ser designados pelos presidentes, que vão ter de apresentar listas para os restantes órgãos sociais. Esta é a principal alteração proposta pelo Governo ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD), a cujo documento a Lusa teve acesso, e que se não for acompanhada de disposições transitórias, vai obrigar várias federações a avançarem para eleições intercalares.
Estão, neste caso, as que elegeram apenas o presidente, que depois nomeou a sua equipa, bem como aquelas que não apresentaram listas para todos os demais órgãos sociais federativos.
"A direcção é o órgão colegial de administração da federação desportiva, sendo integrada pelo presidente e pelos membros eleitos nos termos estatutários", lê-se na proposta de alteração ao artigo 41.º do RJFD, que assim elimina a parte "... e pelos membros designados por nomeação daquele ou por eleição nos termos estatutários".
A menos que esta alteração só produza efeito após o actual ciclo olímpico, que termina após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio2016, vários organismos federativos vão ter de ir a votos.
Com a nova proposta, o Conselho Nacional de Desporto (CND) perde poder, uma vez que deixa de ser necessário o seu parecer em matéria de atribuição do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, ficando o Comité Olímpico de Portugal responsável pelas modalidades olímpicas e a Confederação de Desporto de Portugal pelas não olímpicas.
O CND também vê revogado o ponto dois que o rege e que o incumbia de emitir pareceres sobre vários assuntos, entre os quais na definição do "relevante interesse desportivo nacional" de uma actividade.
A proposta alarga e especifica ainda os motivos para a suspensão (artigo 21.º, alínea a do número 1) do estatuto de utilidade pública. "Prática de ilegalidades ou irregularidades graves, por acção ou omissão, no exercício dos poderes públicos conferidos pelo estatuto de utilidade pública desportiva ou violação das regras de publicitação da actividade e de organização e funcionamento internos das federações desportivas constantes do presente decreto-lei", particulariza o documento, já enviado a algumas federações desportivas.
O voto por correspondência passa a ser possível - e apenas - nas assembleias-gerais electivas (ponto 1 do artigo 39.º), tal como a utilização de sistemas de videoconferência, exceptuando as de cariz eleitoral (39.º, 2).
Em matéria de justiça, o conselho de disciplina (artigo 43.º, ponto 4) passa a ter limite temporal para as suas decisões, tal como o conselho de justiça (44.º, ponto 5). "As decisões do conselho de disciplina/justiça devem ser proferidas no prazo de 30 dias ou, em situações fundamentadas de complexidade da causa, no prazo de 60 dias, contados a partir da autuação do respetivo processo", diz o artigo referente a cada um dos órgãos.

Será que isto mudará alguma coisa?

 

Mais primeiros!

O Benfica venceu na Luz o Estoril (2-0) e beneficiando do empate do Sporting (2-2), em Setúbal, alarga a vantagem para 7 pontos.
Excelente 1ª parte do Benfica, período em que marcou os 2 golos e teve ainda mais três ou quatro boas oportunidades. 
Já a 2ª foi mais pausada, não esquecer que na 5ª feira há jogo em Londres frente ao Tottenham, permitindo ao Estoril equilibrar a partida. Apesar do maior equilíbrio, ainda assim teve mais oportunidades que os canarinhos. Que me lembre, só no livre que bateu em Garay e deixou Oblak batido, o Estoril podia ter chegado ao golo.
Excelente Estoril, mas vitória justíssima, apesar de escassa, por parte do Benfica.
Não há mais dúvidas, o Benfica está diferente, dando a posse de bola ao adversário e ao recuperá-la parte com velocidade para a baliza adversária.

Benfica-Estoril ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Estoril a contar para a 22ª jornada da Liga Zon Sagres que se disputa no Estádio da Luz, a partir das 17 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Oblak; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo, Markovic e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes:
Artur, Steven Vitória, Rúben Amorim, Ivan Cavaleiro, Salvio, Djuricic e Cardozo.

Luisão inaugura o marcador na Luz, aos 6 minutos.
Rodrigo faz o 2-0, aos 19 minutos, correspondendo a um excelente cruzamento de Siqueira.
Ao intervalo: 2-0
Entraram no decorrer da 2ª parte, Salvio, Rúben Amorim e Djuricic, para os lugares de Markovic, Rodrigo e Enzo.
Resultado final: 2-0

Tondela-Benfica B ao vivo (online)

Assista online ao Tondela-Benfica B a contar para a 33ª jornada da 2ª Liga.

Link

Só o andebol destoou!

Só o andebol destoou neste sábado.
O futsal recebeu e venceu o Sp. Braga por 6-1 (4-1 ao intervalo) e encontra-se em 2º lugar na classificação a 3 pontos do líder. Este Braga é uma excelente equipa e está em 3º lugar mesmo perdendo hoje num dos Pavilhões da Luz. Recordo que em Braga perdemos por 3-6.
O voleibol recebeu e venceu o Fonte do Bastardo por 3-0 (25-23/25-15/25-21). Excelente resultado tendo em vista que a equipa açoriana é o principal candidato a discutir o título com o Benfica.
O andebol foi a Braga perder frente ao ABC por 30-25 (16-11 ao intervalo) na estreia da fase final do campeonato nacional da modalidade.
Para os menos informados, a equipa do ABC ainda não perdeu esta época em casa.
E o Benfica, apesar de já ter apresentado todos os jogadores, excepto Cláudio Pedroso, não conseguiu parar os rápidos jogadores do ABC, talvez pela falta de ritmo de Carlos Carneiro, Álvaro Rodrigues, Tiago Pereira e José Costa, que estiveram muito tempo inactivos.
O basquetebol recebeu e venceu o Basket de Barcelos por 79-59 (43-32) e garantiu já o 1º lugar na fase regular, o que lhe permitirá começar o play-off a jogar em casa, assim como a disputar a negra (se necessário) na Luz.
O hóquei só joga amanhã.
Também os juniores do futebol receberam e venceram a A.D. Oeiras por 4-1 (2-0 ao intervalo) e mantém a liderança na fase de apuramento de campeão com 3 pontos de vantagem sobre o Sp. Braga.

Coincidência?

O árbitro Paulo Baptista foi nomeado para apitar o Benfica-Estoril deste domingo.
Curiosamente foi ele que apitou o último Benfica-Estoril de má memória a 3 de Maio de 2013.

Mais um sabujo domesticado

Tem sido assim desde sempre, mas confesso que não esperava que até o Paulo Fonseca, um benfiquista segundo diz quem o conhece, se prostituísse ideologicamente enquanto treinador dos azuis.
Já este é mais um sabujo domesticado que chega à "cadeira de sonhos", ou de pesadelos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO