A propósito das patéticas declarações do Otário Machado, vamos falar um pouco da formação.
Se é verdade que em tempos já meio longínquos os lagartos foram líderes na formação de jogadores, sendo até pioneiros na criação de uma Academia (Alcochete inaugurada em Julho de 2002), já foram ultrapassados irreversivelmente pelo Benfica.
E mais, a Academia de Alcochete, face aos problemas financeiros que o clube enfrenta já nem é pertença do clube, mas sim do BCP, pagando ao referido Banco uma renda mensal de 61.000 euros num contrato de locação financeira de 13,3 milhões de euros, a pagar em 20 anos.
E porque foram pioneiros? Porque o Benfica viveu talvez o período mais negro da sua história, financeira e desportivamente falando, o que o impediu de construir a sua na mesma altura, vivendo um período conturbado em que andou com a casa às costas, sendo por isso preterido pelos pais e empresários de jovens jogadores na altura.
Após a construção do Caixa Futebol Campus (inaugurada em Setembro de 2006), o Benfica, aos poucos foi conseguindo atrair a maioria dos melhores jovens e hoje é o clube que mais atletas dá às respectivas seleções.
Hoje é considerada a melhor Academia de Jovens do Mundo!
Em poucos anos, o Benfica será o clube que mais atletas formou nos convocados para as seleções nacionais séniores (sub-21, olímpica e "A").
Muitos nomes já por lá andam, casos de Renato Sanches, Bernardo Silva, Danilo Pereira, Gonçalo Guedes, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, João Cancelo, etc.
Quanto ao Porto, como quase sempre na sua história nos últimos 30 anos, beneficiou dum expediente para também ter uma Academia (do Olival) sem gastar um tostão. Construída com dinheiro público (16 milhões de euros) pela Câmara de Gaia, pagando uma renda de 500 euros mensais.
Com esta renda, precisaria de 2.666 anos para a pagar!
Mesmo assim, preferem gastar os milhões arrecadados em transferências noutras coisas que me escuso a referir, deixando de investir na formação como denunciou há dias o ex-guarda-redes Vitor Baía. Leiam abaixo!
"Havia um projeto muito interessante que passava pela potenciação de jovens com qualidade, designados por PJE, ou Potencial Jogador de Elite. Nos vários escalões, os treinadores faziam um prognóstico em relação a esses talentos que passavam a ser trabalhados de forma diferente, visando chegar à 1ª equipa. Esse projeto acabou. Porquê? Não havia dinheiro. A desculpa foi que era um projeto caro e que o FC Porto não tinha dinheiro para isso. Tudo isto é uma questão de negócio e existiram outras prioridades. Quando falha o dinheiro para aquilo que é mais importante, como fomentar a formação e a cultura do clube, está tudo dito."
Neste momento, já são a equipa com menos jogadores portugueses no plantel e na equipa principal e isso já se reflete na classificação.
E não tenho dúvidas que a formação vai fazer toda a diferença no futuro dos clubes portugueses.
1 comentário:
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BENFIQUISTAS...
Coincidências. Em Maio de 2013, Luiz Carlos estava em final de contrato com o Paços de Ferreira.
Na última jornada, no jogo com o fcporto, logo no início da partida faz o passe que isola James e resulta no penalty que abre o marcador (um metro fora da área...). Dias depois assina pelo Braga, na altura o parceiro preferido do fcporto.
Hoje, o jornal Record, onde Bruninho Jong-il tem ligação directa, noticia na capa que o Sporting quer Luiz Carlos no ano que vem. Está de novo em fim de contrato.
Sim, este texto parece escrito por um sportinguista.
Mas é coincidência a mais. E assim se prepara a jornada 34.
Enviar um comentário