Época 2015/16

Época 2015/16

Suspense

Aproxima-se o fecho do mercado de inverno e anda todo o mundo, especialmente os benfiquistas, à espera que ainda chegue alguma truta.
Sinceramente não tenho muitas esperanças que isso aconteça até porque não estamos assim tão carenciados de reforços. É certo que continua a não haver uma alternativa à altura de Maxi e que Emerson anda debaixo de fogo, mas não tendo saído o Capdevila, já não espero que venha ninguém, até porque ainda temos o jovem Luís Martins.
Saíram David Simão e Rúben Amorim, fala-se ainda na possível saída de Nélson Oliveira, para jogar visto que está tapado actualmente.
Entraram André Almeida, em princípio o substituto de Amorim, embora muito inferior, e agora Yannick Djaló.
Temos mais 5 horas de expectativa!

Sky coloca Nico Gaitán no Barcelona

De acordo com o canal televisivo Sky, o benfiquista Nico Gaitán será jogador do Barcelona e por 83 milhões de libras!
Verdade, mentira? Quem o diz não sou eu!

E agora senhores do CD da Liga?

Será que a Comissão de Disciplina da Liga, presidida pelo dr. Herculano vai deixar passar em claro as graves declarações de Vítor Pereira?
A legislação em vigor prevê castigos para quem faz críticas às arbitragens. E já houve muita gente que pagou por isso por declarações muito menos graves.
Falar em arbitragem vergonhosa e em encomendar faixas é muito grave.
Agora o que estranho é o desenquadramento do treinador em relação ao seu presidente pois ele ainda há dias dizia que os árbitros eram uns heróis. Talvez por isso ande tão calado.

Para abrir brechas no "Sistema"?

O Portugal futebolístico está louco?
Quem diria há uns meses atrás que o Benfica ia emprestar jogadores à Académica (David Simão) e ao Sp. Braga (Rúben Amorim), para não falar da U. Leiria porque os empréstimos já vêm da época passada.
Como se não bastasse até os árbitros já perderam o respeito ao Pinto da Costa.
Pode haver quem não concorde com os empréstimos referidos, mas eu não os condeno.
Quem sabe se estes empréstimos não vão abrir brechas no "sistema"?
Não quero que o Benfica venha a obter favores desses clubes, mas se não nos sabotarem já é um ganho!
Vejo muitos benfiquistas indignados, sobretudo com o empréstimo do Rúben devido à forma como temos sido recebidos e tratados no AXA, mas não será uma oportunidade para que haja tréguas?
Quanto ao do David Simão e depois da rasteira que o Porto vai passar (passou?) à Académica com a contratação futura de Éder a custo zero, será que a amizade se vai manter?
Meter jogadores nos clubes amigos dos outros talvez não seja uma má estratégia!

Goste-se ou não, já é oficial

Muitos benfiquistas estão contra a contratação de Yannick Djaló. Eu não!
Djaló chega a custo zero e por 4 épocas e meia.
Aposto que com Jorge Jesus será outro jogador.

Benfica foi beneficiado na Feira

Claro que o título é enganoso, apenas para chamar a atenção dos adversários.
Os anti-Benfica não se calam com as ajudas que o Benfica recebeu em Santa Maria da Feira.
Vamos desmontar todas essas mentiras com o vídeo abaixo, um grande trabalho do Chama Gloriosa. Parabéns ao autor! Tem apenas um erro, está 28 de Dezembro de 2012 e devia ser 28 de Janeiro de 2012, como é óbvio.
Ficaram penáltis por marcar, livres por assinalar, livres assinalados ao contrário, bolas fora não sancionadas, jogador por expulsar, fora de jogo não assinalado que origina um canto e o golo adversário, pseudo-penálti numa bola junto à lateral. Ainda teimam em dizer que o Benfica foi beneficiado? Então vão-se catar!

Avivando memórias esquecidas

A discussão gerada quanto ao jogo Feirense-Benfica foi aproveitada por muitos portistas para relembrar o que chamam de "Estorilgate".
O Estoril foi mais inteligente que o Feirense ao aceitar marcar o jogo para um estádio maior porque conseguiu uma receita incomparavelmente maior. Já o Feirense fez mal visto que nem conseguiram encher um estádio de 6 mil lugares. Mas isso são contas para outro rosário. Quem sabe se perderam mesmo?
Esquecem-se os portistas que são useiros e vezeiros em situações de mudanças de campo. O último caso foi com a Oliveirense para a Taça de Portugal, na época de 2009/10 disputado em Águeda e não em Oliveira de Azeméis.
O jogo esteve inicialmente marcado para 21 de Novembro no campo da Oliveirense, porém não se realizou devido ao mau estado do terreno e em vez de ser remarcado para o mesmo local foi realizado a 2 de Janeiro de 2010 em Águeda. Porquê?
Leiam o excerto abaixo para perceberem o porquê.
«José Godinho, presidente da Oliveirense e sócio do Fc Porto há 25 anos, mostrou compreensão com a decisão do árbitro, aproveitando o caso para insistir na necessidade do clube ter um novo estádio. Salientando a atitude "excepcional" do FC Porto em todo o processo, Godinho aconselhou ainda todos aqueles que possuiam bilhetes para assistirem ao encontro a conservarem-nos de forma a não terem custos acrescidos aquando da realização da partida futuramente.
O líder da Oliveirense, contudo, fez questão de frisar que a eliminatória da Taça frente ao FC Porto terá que ser disputada no estádio Castro Osório, embora os campeões nacionais tenham manifestado também a sua apreensão com questões de segurança naquela infra-estrutura motivadas pela retirada das cadeiras das bancadas o que permitiu o aumento da lotação de 1600 espectadores para 3400.»
Estão lembrados?

Invenção nojenta

A comunicação social desportiva (e não só) não pára de nos surpreender.
A maioria já mandou o código deontológico às malvas e vale tudo para tirar o mérito às vitórias do Benfica.
O que alguém da TVI, estação que transmitiu o Feirense-Benfica, fez com as imagens do lance em que a bola vai à mão de Emerson é um crime que tem de ser denunciado à Alta Autoridade para a Comunicação Social.
O lance passa-se junto à lateral e no vídeo editado por um jornalista porco e mentiroso fá-lo passar dentro da área do Benfica. Mentira que faz com que adeptos de clubes adversários anunciem aos quatro ventos que o árbitro perdoou um penálti ao Benfica. 
O que mais vão inventar?
Temos de estar muito atentos porque com o rival a 5 pontos vai valer tudo até final do campeonato.
Aqui fica a prova da mentira!
Em tempo: Como o vídeo foi bloqueado no YouTube, veja neste link!

Que grande Galo!

Tiro o meu chapéu ao Gil Vicente! Afinal não foi por acaso a exibição gilista na Luz a semana passada. (Faço mea culpa caro Pedro Magalhães)
Sinceramente não esperava que o Gil conseguisse derrotar o FC Porto, quando muito admitia um empate.
Com esta derrota do rival o Benfica aumenta de 2 para 5 pontos a vantagem na classificação. Obviamente estou feliz, quem não estaria?
Vítor Pereira, para não variar, com muito mau perder. É a falta de hábito!
Quanto a mim, tem razão de queixa no lance que origina o penálti indiscutível a favor do Gil porque o jogador recebe a bola em fora de jogo e é duvidoso o lance em que Defour é atingido no rosto na área gilista. Mais nada a apontar a Bruno Paixão.
Aos portistas que estarão naturalmente desapontados, quero lembrar o V. Guimarães-Benfica da época passada. Agora já sabem como dói!
Falando um pouco sobre o jogo para quem não viu, devo dizer que a equipa de Barcelos fez uma magnífica exibição, fez-me lembrar o Apoel no jogo com o Porto no Dragão, dominou o adversário em vários momentos do jogo, chegando inclusivé a ensaiar um bailinho que valeram uns olés do público.
Gostei de toda a equipa, mesmo considerando algumas limitações como é natural, mas tem alguns jogadores muito interessantes, casos do guarda redes Adriano, do central Cláudio, autor de 2 golos, do lateral Jr. Caiçara e dos avançados André Cunha (que partiu os rins a Rolando no lance do 3º golo) e Hugo Vieira.
Um dado estatístico interessante é que o Porto fez o dobro das faltas, 17 contra 9 do Gil. Por aqui se infere que não houve autocarro.
Mais um pormenor, o record de Mortimore (56 jogos sem perder) não foi igualado.

Melhor assim

Afinal haverá descida de divisão para os dois últimos classificados das Ligas portuguesas Zon Sagres e Orangina. Melhor assim porque se preserva alguma da verdade desportiva.
Há dias o presidente do Gil Vicente veio dizer que o actual presidente da Liga de Clubes tinha prometido aquando das eleições que não descia ninguém. Pelos vistos roeu a corda, mas ainda bem que o fez.
Estou curioso para ver as reacções do mesmo Fiúsa, bem como de outros presidentes de clubes da 1ª Liga.

A força dos Blogues

A mensagem que passou na blogosfera benfiquista para que os adeptos apoiassem a equipa fora do estádio surtiu efeito em Santa Maria da Feira.
Segundo a imprensa estiveram uns 500 adeptos a apoiar fora do Marcolino de Castro, seja nas imediações do campo, seja nas varandas e terraços dos prédios vizinhos.
Os Diabos Vermelhos que através de comunicado tinham mostrado a sua indignação devido ao preço dos bilhetes, cumpriram a promessa em não apoiar por dentro mas fizeram-no por fora.
Quem ficou mal na fotografia foi o narrador da TVI e o comentador azul Manuel Queirós que se referiram ironicamente ao facto, considerando que não cumpriram a promessa e pior, questionando se pagaram bilhete. Azia!
Espero que no futuro este apoio por fora continue cada vez mais forte sempre que os clubes que recebam o Benfica exagerem no preço dos bilhetes.

Demonstração de querer e não só

O Benfica demonstrou ontem contra o Feirense que além de ser uma equipa constituída por grandes jogadores em termos técnicos, também é uma equipa de luta quando é preciso. Já o tinha demonstrado noutros jogos e ontem confirmou-o.
Para se ser campeão é preciso saber sofrer às vezes pois não há nenhuma equipa, por melhor que seja, que consiga ganhar sempre e com nota artística como Jorge Jesus gosta de referir.
Até ao fim da época cada jogo será uma final, mas a continuar com este espírito de hoje será difícil apear o Benfica da liderança.
O jogo do Marcolino de Castro deu muito que falar durante a semana e continuará a dar visto que alguns adeptos se feriram na queda duma protecção, aquando dos festejos do 2º golo do Benfica. Prova-se assim que o estádio feirense não reúne condições para receber jogos de lotação esgotada, ou quase.

Na raça!

Vitória da raça em Santa Maria da Feira!
Confirmaram-se as dificuldades previstas para esta partida jogada no campo de dimensões mais reduzidas da Liga.
O Feirense entrou desinibido a incomodar a defesa do Benfica e chegou a ter uma bola a bater por cima do travessão da baliza de Artur. Depois o Benfica teve duas excelentes oportunidades nos pés de Rodrigo mas o guardião feirense defendeu.
Durante toda a 1ª parte o jogo foi disputado em futebol directo, facilitando a vida aos jogadores do Feirense.
Na 2ª parte o Feirense entrou da mesma forma e ia causando perigo, conseguindo marcar na sequência dum canto. Incrível a falha de marcação da defensiva benfiquista. 
Felizmente o golo do empate surgiu 4 minutos depois e só então Jesus resolveu fazer entrar Nolito e Gaitán. A partir daí é que o Benfica tomou conta do jogo e naturalmente chegou ao 2-1 através dum penálti indiscutível cometido sobre Rodrigo e convertido pelo Cardozo.
Depois do 2º golo, o Benfica encontrou mais espaço e podia ter marcado mais golos, mas não o conseguiu por falhas ou defesas do guarda-redes Paulo Lopes.
Nos minutos finais o Feirense fez um forcing para tentar chegar ao empate tendo causado um ou outro lance de perigo e vários cantos.
Incompreensíveis os 5 minutos dados pelo árbitro visto que não houve paragens por lesões que o justificassem!
Sobre a arbitragem, registei todos os factos relevantes no meu post anterior. 

Feirense-Benfica online

Assista ao Feirense-Benfica online.


Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi, Witsel, Aimar e Bruno César; Rodrigo e Cardozo.
Suplentes: Eduardo, Miguel Vítor, Luís Martins, Matic, Saviola, Nolito e Nélson Oliveira.
Benfica equipa todo de encarnado e dá o pontapé de saída.

Um penálti que fica por marcar na área do Feirense aos 27 minutos, por mão na bola.
Cartão amarelo para Javi mal aplicado.
Normalmente os empurrões a jogadores do Benfica não dão falta. Ao contrário são sempre marcadas.
Ao intervalo: 0-0
Fora de jogo mal tirado a um jogador do Feirense que se isolava.
Golo do Feirense (50 min.) na sequência dum pontapé de canto, 1-0.
O Benfica empata num auto-golo (54 min.) depois de cabeceamento de Cardozo após um lançamento lateral de Maxi Pereira.
Entram Nolito e Gaitán para os lugares de Aimar e Bruno César, aos 60 minutos.
Cartão amarelo perdoado a um jogador do Feirense por derrube a Maxi Pereira.
Penálti contra o Feirense por carga sobre Rodrigo.
Golo de Cardozo!
Benfica na frente do marcador a partir dos 73 min.
Maxi Pereira vê amarelo e está fora do próximo joga.
Entra Matic para o lugar de Cardozo aos 90 minutos.
Mais 5 minutos de tempo extra. Incompreensível!
Terminou a partida com vitória do Benfica por 2-1.

É de ficar pasmo

Quem acompanha de perto o futebol português desde há trinta anos, sabe que os árbitros quase sempre ajudaram para o mesmo lado, salvo um ou outro caso pontual, quiçá por engano ou para calar a boca aos "mouros".
Hoje o Benfica terá a apitar o seu jogo um árbitro da A.F.Porto, quando todos sabemos que o principal adversário na luta pelo título é da mesma associação.
Se os árbitros portugueses fossem um exemplo de imparcialidade não haveria problema nenhum. Como não é o caso, o que dizer da nomeação do irmão dum ex-árbitro conhecido pelo seu anti-benfiquismo e que a referida associação tudo fez para que integrasse um cargo de chefia do novo Conselho de Arbitragem da Federação.
E o mais engraçado é que a maioria dos portistas ainda se queixa da nomeação do Bruno Paixão para o jogo de amanhã em Barcelos. Basta dar uma vista de olhos na blogosfera azul como eu fiz.
Tem cabimento?

Na relva ou no pelado ...

O jogo de hoje em Santa Maria da Feira é para ganhar!
Quem diria que um Feirense-Benfica se iria transformar num jogo tão badalado.
As expectativas alheias estão altas e como se diz no Brasil, hoje haverá muita gente a "torcer contra" o Benfica. Nada demais se fosse apenas no aspecto puramente desportivo pois afinal de contas qual o adepto que não gosta que o clube rival perca. Mas parece que este jogo se transformou no jogo da esperança, assim como todos os que faltam até à 21ª jornada, especialmente os de Guimarães e de Coimbra.

E se for verdade?

O site italiano TuttoMercatoWeb diz que Yannick Djaló pode assinar pelo Benfica nos próximos dias.
E se for verdade, qual a vossa opinião?

A velha estratégia

A notícia que surgiu hoje de que teria sido a Liga a negar a hipótese do Feirense-Benfica ser em Aveiro parece que afinal não é verdadeira.
Sabendo como sabemos que a imprensa desportiva portuguesa se vende facilmente ao sistema, seja por medo ou por simpatia, não ficamos admirados que surjam notícias contraditórias. É a velha estratégia do dividir para reinar!
No post anterior, tive o cuidado de salvaguardar a hipótese de ser uma notícia mentirosa e afinal tinha razão pois o presidente do Feirense já veio dizer que eles é que decidiram após terem consultado a Comissão Executiva da Liga.
Felizmente Jorge Jesus é um treinador experiente e que já treinou equipas "pequenas" por isso sabe bem o que espera o Benfica amanhã.
Como ele diz, não haverá muita nota artística mas a equipa está pronta para jogar em campos pelados, sintéticos, grandes ou pequenos. Ainda bem!
Todos sabemos que enquanto a diferença pontual entre o Benfica e o FC Porto for pequena estaremos sujeitos a todo o tipo de pressão e de manobras, mas já estamos habituados. Por isso é preciso um grande Benfica para ser campeão porque a nós nada nos cai do céu.
Acredito muito nesta equipa que além de ser tecnicamente muito evoluída, também é uma equipa de luta, que sabe sofrer e a experiência porque passou na época passada fez com que os jogadores que se mantiveram no plantel estejam preparados para todo o tipo de situações. O que se passou em Braga há meses é um exemplo.

A Liga da vergonha

Quando li o título não queria acreditar, mas infelizmente depois vi que era mesmo verdade.
A maioria dos dirigentes que têm poder decisório não autorizou a realização do jogo Feirense-Benfica no Estádio de Aveiro.
Pergunto porquê? Haverá alguma explicação plausível para terem negado o pedido do Feirense?
Ou alguém se lembrou de inventar isto?
É caso para a SAD do Benfica investigar para saber quem negou o pedido e porquê, ou se é uma peta de alguém para o Feirense ficar bem na fotografia perante o Benfica.

Peixoto explica a "melhor organização"

Depois de ter rescindido amigavelmente com o Benfica, César Peixoto disse numa entrevista que o Benfica era maior e o FC Porto mais organizado. 
Na altura fiz um post sobre a entrevista e perguntava o que quereria dizer com a expressão "melhor organização".
Numa nova entrevista ele explica.
Pergunta: O FCPorto é mais organizado…
Resposta: Será mais fácil organizar o FC Porto, porque é mais pequeno em termos de estrutura do que o Benfica. E é um clube onde se foi incutindo uma mística de vitória e de vencer a todo o custo. É assim que se pensa naquela casa, mas também no Benfica se pensa assim agora.
Foi uma surpresa saber que apesar de ter rescindido continua a treinar no Seixal enquanto não arranja clube.

A propósito do Feirense-Benfica

Todos sabemos que o Benfica é um alvo a abater porque vai na frente do campeonato.
E a prova disso é a marcação do jogo com o Feirense ser no pequeno estádio Marcolino de Castro, com preços exorbitantes, em vez de ser realizado noutro estádio maior onde a receita seria muito maior, mesmo com os bilhetes a preços inferiores.
O Feirense não aspira a mais nada que não seja a manutenção na 1ª Liga portuguesa, logo se queria fazer a receita da época jogava em Aveiro como o fez com o FC Porto por exemplo. Sei que na altura o seu estádio estava em obras por isso não tinha outra opção, mas será que se o jogo fosse agora também optaria por fazê-lo no Marcolino de Castro? Dúvida que só poderá ser desfeita na próxima época!
Face ao que se conhece dos meandros do futebol português, não é de estranhar que haja a chamada "mala branca" nos jogos em que o Benfica participa e este é um deles.
E para agravar a situação e dar razão às suspeições, o árbitro será o portuense Rui Costa, irmão do Paulo Costa que a AFPorto queria à força toda na chefia da arbitragem da Federação.
Não temos razões de preocupação?

Era óbvio!

Só um louco pode acreditar que algum clube pague 100 milhões de euros por Hulk.
Nem 100, nem 90, nem 80, nem 70, nem 60, talvez 50 algum sheik maluco possa pagar.
Falava-se no Chelsea, devido à vontade de Villas-Boas, mas Abramovich não vai na cantiga, o que aliás era óbvio!

Sinfonia do apito

O início da presente época futebolística fez-se sob os auspícios de uma desconfiança generalizada sobre as arbitragens. Tendo presente o sucedido em épocas anteriores, os homens do futebol e os adeptos em geral aguardaram desconfiados as primeiras jornadas, levando em linha de conta que, pela experiência adquirida, tem sido aí que bastas vezes se tem começado a desenhar o futuro campeão nacional.

E
ste ano tivémos dose algo similar, só que desta vez, para variar, o Benfica não esteve envolvido em grandes prejuízos e o próprio FC Porto não foi escandalosamente beneficiado conforme é da tradição acontecer. Isto sem prejuízo claro está dos identificados resquícios de Olegário Benquerença e Rui Silva na 1.ª e 2.ª jornada, que comparativamente com outras épocas, acabaram por não representar nada de mais. Curiosamente, são tão bons árbitros que desde então ainda não apitaram mais nenhum jogo de Benfica, FCPorto, SCBraga e Sporting. 

Os sonhos!

Volta e meia aparece uma notícia a dar conta do interesse de clubes sul-americanos, brasileiros sobretudo, em jogadores nucleares do Benfica.
Já aconteceu esta época em relação a Aimar, a Saviola e a Luisão.
No caso de Luisão não é a primeira vez. Primeiro foi o Corinthians, agora o Fluminense.
É claro que podem querer, mas querer não é poder. E Luisão neste momento é uma peça nuclear no Benfica por isso nunca sairia por valores inferiores à cláusula de rescisão que é de 20 milhões!
Podem sonhar à vontade, mas quando acordarem voltam à realidade.

Fehér eterno!

Faz hoje 8 anos que o jovem avançado húngaro Miklos Fehér morreu envergando o manto sagrado.
Foi em Guimarães como todos se lembram.
Eu assistia à partida pela TV e fiquei em estado de choque como se ele fosse da minha família ou um amigo intímo.
O nº 29 ficou imortalizado no Benfica!

Que grande dilema

Que todos os dilemas no Benfica fossem iguais ao que Jesus tem neste momento em relação ao onze a apresentar no próximo jogo na Feira.
Dilema de ter de escolher entre Aimar, Gaitán, Bruno César ou Rodrigo.
Queriam os treinadores do Benfica terem um dilema destes há meia dúzia de anos atrás.
Este plantel do Benfica é sem dúvida dos melhores desde há muitos anos. Em quantidade e qualidade!
Jesus terá de se preocupar mais é com a estratégia e a mentalização para um jogo que será disputadíssimo, à semelhança do que aconteceu na Luz com o Gil Vicente, agravado pelo facto do campo ser muito menor e mais estreito. Terão de ser 11 guerreiros!

Homenagem ao King Eusébio

Eusébio faz hoje 70 anos! Recuperou duma pneumonia há dias e embora debilitado, vai ser alvo hoje duma festa e será lançada uma biografia da autoria de João Malheiro.
Aqui fica a minha homenagem relembrando os seus bons e saudosos tempos de jogador!


Os preços dos bilhetes

Por causa dos elevados preços dos bilhetes para o jogo Feirense-Benfica de sábado os Diabos Vermelhos, adeptos organizados do Benfica e não claque organizada, decidiram não marcar presença no estádio Marcolino de Castro.
A direcção feirense justifica o elevado preço, entre 25 e 60 euros, com o facto do seu estádio ser pequeno, ou seja, querem ganhar por dois lados. Querem poder jogar no seu pequeno estádio por motivos desportivos e querem fazer uma grande receita, servindo-se para isso dos adeptos do Benfica.
É natural que um clube queira jogar no seu estádio porque os seus jogadores conhecem-no melhor e podem por isso tirar partido do facto, também porque não obriga os seus associados e adeptos a deslocarem-se da cidade, mas por outro lado também não querem perder a receita da época.
Na minha opinião os DV fazem muito bem e acho até que nenhum benfiquista devia marcar presença e talvez esta situação não se repetisse.
Esta não é uma situação nova, porém teima em repetir-se sempre nos jogos contra o Benfica.

Ele está imparável

Cardozo já marca há 7 jogos consecutivos pelo Benfica, a saber, Otelul (LC), Marítimo (C), Rio Ave (C), V. Guimarães (TL-2), U. Leiria (C), V. Setúbal (C-2) e Gil Vicente (C), perfazendo 9 golos, dos quais 6 em 2012.
Não jogou contra o Santa Clara para a Taça da Liga.
Amado por muitos e odiado por alguns, é neste momento o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica com 114 golos em 190 jogos.
Esta época já leva 18 golos marcados, sendo 12 para o Campeonato, 4 para a Liga dos Campeões e 2 para a Taça da Liga.
Continuem a assobiar!

Só quem o conhece por dentro

Costumamos dizer que o Benfica é uma nação. Claro que os nossos rivais não aceitam, mas isso é dor de cotovelo!
Javi Garcia vai na 3ª época de águia ao peito e não se cansa de elogiar o clube quando fala para a imprensa do seu país. E já não é a primeira vez que o faz.
O mesmo sucede com Aimar, com Saviola e outros estrangeiros.
O espanhol Javi está tão apaixonado pelo clube devido à sua grandeza e ao desempenho da equipa que nem está a pensar voltar a jogar em Espanha.
Considera o Benfica um dos 10 maiores clubes da Europa. E está cheio de razão pois em número de adeptos, de sócios, de títulos, de instalações, não deve nada a muitos clubes badalados da Europa com os quais apenas perde em termos financeiros, o que não é de estranhar sendo do país que é.

Ranking importantíssimo

Todos os dias aparecem rankings desde os que realmente têm valor palpável, como por exemplo, o das assistências (espectadores), o dos melhores clubes da Europa ou Mundo, etc., até aos que não valem a ponta dum ...
Este é um deles!

O Gil joga sempre assim?

Confesso que só tinha visto o Gil Vicente contra o Benfica na 1ª volta e uns excertos dos jogos contra o FC Porto e Sporting.
Face à posição na tabela classificativa, confesso que não esperava uma exibição da equipa de Paulo Alves como a que produziu na Luz.
A equipa mostrou estar muitíssimo bem preparada fisicamente, tem alguns jogadores interessantes, por isso não compreendo o porquê de estar tão mal classificada, apenas dois pontos acima da linha de água.
Terá sido um jogo excepcional ou tem tido azar?
Aguardo pelos próximos jogos para tirar conclusões.
Aproveito a oportunidade para aconselhar o presidente gilista a comprar uns comprimidos para a azia!
Teve dúvidas no lance que origina o 1º golo benfiquista. E quanto ao livre indirecto absurdo marcado na área do Benfica, que por acaso não teve consequências, achou que foi justo? Fora os inúmeros livres duvidosos contra o Benfica quando o jogo estava empatado.

Podemos acreditar?

Numa cerimónia testemunhada por mais de mil pessoas ligadas ao futebol, Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, anunciou um plano de renovação da imagem da arbitragem e insistiu na profissionalização da classe. Aproveitando a apresentação da estrutura da arbitragem, agora sob total égide da FPF, e o acto da entrega das insígnias aos 28 árbitros internacionais, ontem, em Santarém, o presidente do CA comunicou a intenção de "dispensar os parasitas de um sistema viciado", confessando o sonho em que "um dia os árbitros possam passear na rua sem sentirem a farpa da desconfiança".
Esta notícia já é da semana passada. No entanto, trago-a porque gostaria de poder acreditar no desejo de Vítor Pereira!
Será que chegaremos a esse dia?

Sofrimento desnecessário

O Benfica sofreu desnecessariamente na Luz frente ao Gil Vicente. E digo desnecessariamente porque apesar da equipa adversária ter entrado com o autocarro na frente da baliza enquanto o resultado esteve 0-0, depois do golo de Cardozo os jogadores deviam ter conservado mais a bola evitando sofrer o golo do empate. Só depois de estarem a perder é que os gilistas se soltaram e criaram oportunidades de golo.
Com o jogo empatado os gilistas espreitaram sempre o contra-ataque e conseguiram criar muito perigo enervando a equipa do Benfica e os adeptos.
Só depois do 2º golo do Benfica da autoria de Rodrigo, logo seguido do 3º por Aimar, é que a equipa acalmou e passou a conservar mais a bola mas sempre com a baliza nos olhos.
Numa breve análise ao jogo, a maioria dos jogadores estiveram desinspirados durante a 1ª parte e mesmo no início da 2ª. Só a partir das entradas de Aimar e Bruno César é que a equipa melhorou, pressionando o adversário e criando várias oportunidades.
Jesus arriscou tudo quando o resultado estava 1-1 já com 20 minutos da 2ª parte, ao tirar Javi Garcia, fazendo recuar Witsel.
Uma palavra de apreço para a exibição do Gil Vicente.
Arbitragem muito mazinha do artista Marco Ferreira!

Benfica-Gil Vicente online

Assista online ao Benfica-Gil Vicente a contar para a 16ª jornada da Liga Zon Sagres.

Link1  Link2  Link3

Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi, Witsel, Gaitán, Nolito; Rodrigo e Cardozo.
Suplentes: Eduardo, Jardel, Luís Martins, Aimar, Bruno César, Saviola e Nélson Oliveira.
43.214 espectadores na Luz.

Cardozo, abre o activo na Luz, aos 26 minutos, de cabeça na sequência de livre marcado por Nolito.
O Gil empata através dum grande golo de Rodrigo Galo aos 40 minutos.
Intervalo: 1-1
Golaço de Rodrigo do meio da rua, aos 72 minutos, a bola ainda bate num gilista.
Aimar faz o 3-1 aos 74 minutos.
Final da partida com 3-1 favorável ao Benfica.

Danilo e Enzo Pérez

Alguma coisa de estranho se passa. O FC Porto contratou o defesa-direito Danilo por quase 18 milhões de euros (contando com os ganhos dos mediadores), teve de o deixar no Santos durante quase meio ano e, agora, para conseguir finalmente libertá-lo viu-se obrigado a emprestar Fucile ao Santos a título gracioso (pelo menos é isso que diz o clube brasileiro). Não é normal ver o campeão nacional pagar tanto dinheiro por um defesa, mesmo que muito promissor, e é ainda menos normal ver em dificuldades deste género a administração portista, que normalmente era elogiada pela fiabilidade de processos. Curiosamente e quase ao mesmo tempo, o Benfica foi capaz de resolver bem uma situação complicada: não cedeu à chantagem de que foi vítima por parte do seu jogador Enzo Pérez, não interessando muito para o caso se este estava a ser instrumentalizado pelos seus empresários. Comprado por 6,5 milhões de euros, Enzo Pérez esteve a maior parte dos últimos meses lesionado e agora queria ser emprestado ao seu ex-clube na Argentina. Luís Filipe Vieira obrigou-o a regressar, vai multá-lo pelo atraso e obrigá-lo a aplicar-se nos treinos. Uma via claramente profiláctica.
(bprata@publico.pt) 

Afinal não são apenas os benfiquistas que já viram que a tão elogiada, pelos media, categoria negocial da SAD portista (ou será Pinto da Costa?) está a perder qualidades!

Aimar foi o melhor da 1ª volta

O virar de página do campeonato é uma altura propícia para um primeiro balanço. Ao contrário de outros anos, não parece haver ainda um nome capaz de reunir consenso alargado na escolha do melhor jogador da primeira metade da liga portuguesa. Mas Aimar é quem fica mais perto de alcançar esse estatuto, razão por que o escolhemos como o melhor jogador da prova até agora.
O médio argentino leva apenas um golo marcado na prova e é somente o quarto jogador da liga com mais assistências (três). Mas tem sido o principal alquimista do Benfica, conseguindo muitas vezes transmutar exibições menores da sua equipa em vitórias meritórias e decisivas. Ninguém mais do que ele terá contribuído de forma tão decisiva para transformar o Benfica no líder e, até agora, na melhor equipa do campeonato. Para além do mais, Aimar satisfaz-nos totalmente do ponto de vista estético, o que também conta na hora de fazer as contas. E, independentemente do estiramento muscular que sofreu há dias, a verdade é que Aimar é hoje muito mais fiável do ponto vista físico do que era quando chegou de Espanha. Esta época tem sido capaz de participar em muitos jogos seguidos sem que o seu rendimento seja afectado e sem que se lesione.

Aimar é um daqueles que, num passe longo ou curto, ou, tão-só, num toque ligeiro consegue virar um jogo de pernas para o ar. Foi, de resto, o próprio Jorge Jesus a atribuir-lhe, em Outubro passado, um estatuto especial. “O Aimar é um génio, um jogador que os adeptos, não só do Benfica, adoram. O futebol é arte e ciência, mas, neste caso, o jogador transforma a ciência também em arte”, disse o técnico benfiquista, que desde aí não se tem cansado de elogiar o seu carácter e profissionalismo.

Jorge Jesus deve estar também a ser um aliado de Aimar na intrincada questão da renovação do contrato do El Mago com o Benfica. Assim pode ser entendida a oportunidade de um elogio recente: “Aimar é o meu treinador em campo”.

Contratado em 2008 ao Saragoça por seis milhões de euros, depois de ter sido convencido por Rui Costa de que a camisola número “dez” do Benfica lhe ficava a matar, Aimar tornou-se, compreensivelmente, num dos jogadores mais bem pagos do plantel, recebendo cerca de 150 mil euros por mês. Surgiram notícias de que o clube tentou que Aimar aceitasse baixar o ordenado para poder renovar. Devia ser a isso que Luís Filipe Vieira se estava a referir quando afirmou o seguinte, na entrevista que deu ao jornal A Bola no dia 2 de Janeiro: “É preciso que Aimar nos ajude a concretizar o nosso desejo de renovar com ele.” A posição do presidente do Benfica é absolutamente legítima, como normal é também que Aimar esteja a defender os seus interesses. Mas acabará por ser natural que o jogador mantenha um estatuto especial também no que se refere à folha de pagamentos. O que já fez nos 140 jogos de camisola ao peito justificam-no plenamente. 
(Bruno Prata, in Público) 

O reconhecimento da classe de Aimar por um não benfiquista!

Mora já brilha no Peñarol

O benfiquista Rodrigo Mora, emprestado há dias ao Peñarol do Uruguai, jogou a titular no jogo que opôs o seu clube ao Libertad a contar para a Taça Comunicaciones de Antel.
O jogo terminou 2-2, tendo ele marcado o 1º golo do Peñarol, de cabeça, à ponta de lança, após cruzamento da esquerda.
Fez uma boa exibição tendo recebido o prémio de melhor jogador do encontro.
Oxalá faça muitas e muitos golos para voltar em Junho mais rodado e confiante pois tem muita qualidade e fará muito jeito ao Benfica.

Ora tomem!

Um estilo infelizmente generalizado

Seguindo uma máxima que começa a fazer doutrina em alguns jornais de que o que conta é o título e não propriamente o conteúdo da notícia, o Expresso publicou hoje, na sua primeira página, que o “Benfica vende jogos por metade do que pedia”, explicando de seguida que “encarnados queriam 40 milhões pelos direitos televisivos dos jogos, mas renovação com a Olivedesportos rondará os 20 milhões”.
A Benfica Futebol-SAD vem esclarecer que não tem nenhuma oferta, nem fechou nenhum acordo com a Olivedesportos e que o destaque feito à notícia publicada na página 18 do caderno de economia do Expresso, bem como a construção da mesma, é abusivo e revela a completa adulteração do que devem ser as boas práticas jornalísticas.
As invenções jornalísticas não páram!

Se dúvidas houvessem

Quem olhar para o campeonato português com olhar imparcial não terá dúvidas em afirmar que actualmente o Benfica é a equipa, que além de liderar, pratica o melhor futebol.
Depois de um período da época em que muitas vezes privilegiou o resultado em detrimento da exibição, o Benfica entrou em 2012 com veia goleadora e atingiu a liderança da prova.
Creio que é um facto consensual, tanto que até o técnico do Gil Vicente, que não é benfiquista, nem nunca passou pelo clube, diz, "o Benfica é actualmente a equipa que pratica melhor futebol, mais vistoso e ofensivo, algo que o Sporting já fez e, a espaços, o FC Porto".
Se em relação ao Sporting concordo, já em relação ao Porto não estou de acordo. Creio que não quis ferir susceptibilidades.

Que sorteios!

A equipa de voleibol do Benfica parece estar destinada a ganhar a Taça de Portugal eliminatória após eliminatória. 
Explico melhor, depois de nos ter calhado em sorteio o adversário mais forte, o Sporting de Espinho, seguiu-se o Vitória de Guimarães e agora o Fonte do Bastardo, actual campeão.
Graças à grande equipa que temos e à vontade dos jogadores, um após outro, todos os adversários têm caído às mãos do Benfica. Segue-se o Fonte do Bastardo, que diga-se de passagem não é a mesma equipa que foi campeã na época passada.
Curiosamente todos os jogos têm sido na Luz.

Que boa notícia ...

O regresso de Garay, Aimar e Cardozo aos treinos, porque é sinal de que poderão ser opção para domingo.
Apesar da equipa não ter acusado as suas ausências nos jogos em que não actuaram, é bem melhor poder contar com eles, sobretudo Cardozo que vem marcando em todos os jogos realizados em 2012. Mas Garay e Aimar não são menos importantes porque a defesa fica mais segura e a equipa mais criativa.
É preciso continuar a vencer para manter a liderança e continuar a marcar golos que podem fazer falta no futuro.
Embora não esteja no Benfica, uma palavra para o jovem guarda-redes esloveno Oblak que foi titular hoje no U. Leiria em Coimbra. Gostei de o ver porque se mostrou confiante e está com uma estampa impressionante, apesar de só ter 19 anos.

Disco riscado

Que um clube seja bairrista admito e compreendo, mas por tudo e por nada andar a proclamar o slogan, «Porto, Porto, Porto e sempre Porto», «Nós somos Porto», «À Porto» e outras do género, já soa a disco riscado e não só. (clique aqui para ouvir!)
Soa a lavagem cerebral, a fanatismo no mais alto grau.
Prefiro mil vezes a expressão «mística», em vez de, por exemplo, «Nós somos Benfica», ou outra do género.
É este fanatismo e mania da perseguição que fazem com que o FC Porto, mesmo ganhando muito, nacional e internacionalmente, não é um clube reconhecido mundialmente, ao contrário do Benfica.
Por isto e não só, eu nunca seria adepto dum clube como o Porto.
Mesmo que muitos portistas reconheçam os meios sujos utilizados pelo presidente do seu clube, em nome dos títulos passam uma esponja por cima, o que é lamentável. Lamentável porque abdicam dos seus valores em troca de vitórias desportivas.

A onda continua a crescer

Se a onda benfiquista já era grande, ela aumentou com a chegada à liderança isolada do campeonato.
Num jogo cujo adversário, em circunstânicas normais, não era apelativo para uma enchente, mesmo assim ela aconteceu.
Assistências de mais de 63 mil espectadores contra o Manchester United para a Liga dos Campeões e contra o Sporting, devido à rivalidade histórica, compreendem-se perfeitamente. Já mais de 56 mil contra o Vitória de Setúbal é um facto extraordinário e só possível num clube como o Benfica que tem milhares de sócios e milhões de adeptos.
É verdade que o Estádio da Luz é o que comporta mais espectadores em Portugal, mas isso só por si não justifica tudo.
A assistência registada no Benfica-V. Setúbal do último sábado, é superior à lotação do Estádio do Dragão, cujo record esta época foi de 49.511 no FC Porto-Benfica, cuja lotação oficial é de 55 mil.
Nos mesmos 8 jogos em casa, o Benfica registou 343.500 espectadores, enquanto o Porto teve 294.945, ou seja, menos 50 mil.
Perspectiva-se outra enchente no domingo frente ao Gil Vicente!

A sorte protegeu-os

Bruno César e Jardel escaparam ilesos dum acidente aparatoso que destruíu um automóvel com o qual faziam, ao que parece, um test drive.
Prejuízos materiais à parte, concerteza cobertos por uma seguradora, o que interessa é que a sorte os protegeu. E ao Benfica também!
Com as lesões de Garay, Aimar e Cardozo, não dava jeito nenhum ter mais baixas.

Alternativa a Maxi

Todos já percebemos que Maxi Pereira além de não ter rival no plantel, também não tem ninguém que o substitua razoavelmente.
Rúben Amorim foi quem mais vezes o substituíu ao longo dos meses já decorridos desta época. Apesar de o ter feito mais ou menos bem, notou-se que não era a mesma coisa, quer em termos defensivos (sobretudo), quer em termos ofensivos.
Fruto do processo disciplinar que enfrenta e face à vontade que tem de jogar para poder sonhar com o EURO 2012, talvez esteja de saída, por isso o clube chamou o jovem André Almeida que estava emprestado ao U. Leiria.
André Almeida estreou-se oficialmente ontem frente ao Santa Clara. Teve um começo promissor no aspecto ofensivo mas foi sol de pouca dura.
Com ou sem o Rúben e com André mostrando estar muito verdinho, torna-se necessário recorrer ao mercado.
Tem-se falado insistentemente no argentino Matías Rodriguez que joga na Universidad do Chile. Pelo que vi e li deste jogador, seria um bom reforço, até porque já jogou em todos os lugares da defesa e ainda no lado direito do meio-campo. E ele está doidinho para vir!

Eles não param de nos surpreender

O Sporting substituíu as imagens agressivas no túnel de acesso ao balneário dos adversários em Alvalade.
Depois da UEFA ter mandado tapar as imagens, eles substituíram-nas por outras. Só que agora são girassóis e borboletas!
Eles não páram de nos surpreender!
Será que vão colocar, em vez de stewards, meninas a receber os adversários?

No Benfica treinam-se pormenores

Tem dado que falar o lançamento lateral de Maxi Pereira para as costas de Witsel que se encontrava a apertar os atacadores das botas.
Esta jogada demonstra não só a inteligência de Maxi como certamente o facto de se treinarem pormenores.



Ontem contra o Santa Clara houve uma jogada idêntica, desta vez para as costas de Rodrigo e o árbitro erradamente não considerou o lance.

Serviços mínimos!

Um Benfica bastante remodelado venceu o Santa Clara (da Liga Orangina) por 2-0 e agora vai discutir o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga frente ao Marítimo, que venceu hoje em Guimarães, e já havia vencido o Santa Clara.
Para se apurar basta um empate com a equipa madeirense na Luz, no próximo dia 4 de Fevereiro, porque tem melhor goal-average.
Jorge Jesus fez descansar Artur, Maxi e Luisão, além de não poder contar com Garay e Aimar lesionados e Cardozo, suspenso mas também lesionado. Por opção, deixou no banco Emerson, Witsel, Nolito e Rodrigo.
Face ao onze utilizado não surpreendeu a exibição descolorida da equipa na 1ª parte.
No recomeço fez entrar Witsel e a equipa melhorou, embora só tenha criado perigo e chegado aos golos depois das entradas simultâneas de Nolito e Rodrigo por volta dos 65 minutos.
O espanhol Nolito foi o homem do jogo pois saíram dos seus pés as assistências para os dois golos.
Eduardo não teve muito que fazer, André Almeida teve alguns bons apontamentos mas ainda está muito longe de constituir opção válida a Maxi, Miguel Vítor e Jardel não apanharam avançados perigosos por isso deram conta do recado, Capdevila mostrou que Jesus tem razão em não lhe dar a titularidade pois está pesado e nem sempre recuperou rapidamente, Javi esteve ao seu nível, Matic numa posição mais de acordo com as suas características cumpriu, embora Witsel tenha mostrado a diferença entre os dois, Gaitán está em muito má forma depois da lesão, perdendo muitas bolas, Bruno César não esteve ao seu nível, como já não havia estado no domingo frente ao V. Setúbal, Saviola esteve muito trapalhão e Nélson Oliveira mostrou que tem condições para ser uma opção válida, muito rápido e lutador, merecendo o golo que marcou, Nolito e Rodrigo mexeram com o jogo e foram quem veio desestabilizar a defesa açoriana.

Benfica-Santa Clara online

Assista online ao Benfica-Santa Clara a contar para a 2ª jornada da Taça da Liga.

Link1   Link2   Link3

Onze inicial do Benfica:
Eduardo; André Almeida, Miguel Vítor, Jardel e Capdevila; Javi García (cap.), Matic, Gaitán, Bruno César, Saviola e Nélson Oliveira.
Suplentes: Mika, Emerson, Luís Martins, Nolito, Witsel, Rúben Pinto e Rodrigo.

Ao intervalo: 0-0
Nélson Oliveira abre o activo aos 67 minutos após boa assistência de Nolito acabado de entrar.
Axel Witsel faz o 2-0, após novo passe de Nolito.
Resultado final: 2-0.

Nojentos!

Desde que o Sp. Braga passou a ser aliado do FC Porto, os seus jogos com o Benfica passaram a ser encarados como uma guerra, um vale tudo!
Viu-se isso no jogo das agressões no túnel do AXA em 2009/10, depois com as provocações do speaker e do arremesso de objectos em 2011/11 e dos cortes de luz e falta de água quente para o banho em 2011/12.
Alguns dos jogadores bracarenses passaram também a ter atitudes nojentas, casos de Vandinho, Mossoró, Alan, etc.
Se alguns já tinham demonstrado a sua falta de carácter para com o técnico que os treinou em 2008/09 (Jorge Jesus), agora fizeram pior para com o técnico que os orientou nos últimos dois anos, Domingos Paciência.
Hugo Viana e Mossoró mostraram que são pessoas nojentas!

Sporting a arder ...

Saíu cara a brincadeira dos dirigentes sportinguistas em incendiarem os ânimos dos adeptos sobre a chamada "caixa de segurança", "zona de conforto", ou "jaula", conforme preferirem, aquando do último Benfica-Sporting na Luz.
Uma despesa desnecessária. Talvez tenham aprendido a lição!

Grande Danilo!

Dizia-se ontem que o FC Porto poderia apresentar queixa à FIFA pelo facto do Santos não enviar o certificado internacional de Danilo, o segundo jogador mais caro da história do clube.
O clube brasileiro afirmava que havia uma cláusula no contrato que permitia manterem o jogador até Junho. E afinal parece que tinha razão, pois hoje foi autorizado o envio do certificado porque o Porto emprestou Fucile por um ano totalmente de graça.
Grande Danilo!
O valor do jogador afinal vai subir devido aos custos que os portistas vão ter de suportar com os ordenados de Fucile.
Cá por mim acho que o Porto perdeu a cabeça por Danilo!
Será que a imprensa vai fazer pressão sobre o jogador como fez com o guarda-redes Roberto?

Cardozo não merece este tratamento

Cardozo está no seu melhor quanto a golos marcados, mas também está no seu pior registo quanto a expulsões, injustas deve dizer-se.
Já foi expulso duas vezes esta época por acumulação de amarelos. 
A primeira foi no jogo com o Sporting, em que viu um 2º amarelo por bater com a mão no relvado. O árbitro interpretou como protesto, situação que foi considerada por Jorge Jesus injusta.
No jogo de sábado com o V. Setúbal, viu um amarelo por desentendimento com Ricardo Silva, que também viu, e depois ao cair na área para não chocar com o guarda-redes sadino, o árbitro considerou simulação e mostrou-lhe o 2º amarelo.
Não me lembro de ter visto Cardozo simular uma queda para ganhar penálti desde que está no Benfica, por isso acredito na sua palavra.
Felizmente cumprirá o jogo de suspensão amanhã, estando por isso em condições de alinhar no domingo contra o Gil Vicente.
Quanto ao aspecto desportivo, atravessa uma grande fase, marcando golos há vários jogos consecutivos. Tenho um feeling que este ano a Bola de Prata será novamente dele!

Não o queria nem de graça

Se há jogadores dos quais não gosto, nem com molho de tomate, um deles é Fucile.
O "craque", segundo muitos adeptos portistas, foi posto pelo seu clube na prateleira e por isso está de malas feitas para deixar o clube.
O homem não é esquisito, qualquer clube lhe serve, menos o Benfica. Graças a Deus!
E já agora alguém lhe perguntou se o Benfica o quer?

Javi e os árbitros

Javi Garcia divide os aficionados do futebol e há quem o considere violento, apesar do baixo recurso ao jogo faltoso.

Aficionados da bola, adversários ou adeptos, comparam Javi Garcia a um Miura espanhol, pela força e pela combatividade no jogo. Mas o trabalho dele é à frente das trincheiras como a lida de um toureiro, com ocupação precisa dos espaços, intervenções calculadas e estocadas certeiras.
E a estatística, cada vez melhor interpretada pelos treinadores, contraria a ideia empírica e confirma que o espanhol do Benfica é mais «diestro» do que besta, mais cirúrgico do que genérico.

O primeiro papel dele em campo é o de recuperador de bolas e base da circulação no meio-campo, revolucionando o início da armação do ataque com o seu posicionamento entre os centrais, para libertar os laterais. Está entre os principais recuperadores da Liga.

Mas o estilo agressivo, com resposta rápida e em força a provocações ou emergências, tem contribuído para a construção de uma imagem de jogador brutal, às vezes violento, e protegido por negligência dos árbitros. No entanto, as estatísticas contrariam a opinião que se tem formado, em particular após os seus despiques com Porto, Braga e Guimarães, os adversários que menos o apreciam.

Surpreendentemente, o autor do golo decisivo do último derbi lisboeta é, de todos os clubes da Liga, quem menos faltas comete naquela posição, embora seja dos mais penalizados com cartões - eventualmente por as suas infracções serem mais duras.

Comparando com os principais adversários, Javi Garcia vê um amarelo a cada três faltas cometidas, enquanto Rinaudo (Sporting) leva um cartão por 4 infracções e Fernando (Porto) apenas por cada cinco.

Na terceira temporada no Benfica, apresenta um rendimento uniforme. Tudo indica que esta época, agora a meio, não andará longe dos 46 jogos e 14 cartões no final, repetindo os dois primeiros anos.


RANKING DAS FALTAS
Adrien, médio do Sporting emprestado à Académica, é nesta altura o mais faltoso da Liga, à frente dos brasileiros Wires (Rio Ave) e Michel (Paços de Ferreira). No ranking absoluto, há 78 jogadores com mais faltas cometidas do que Javi Garcia.

MAIS GOLOS NA TAÇA DA LIGA
Na Taça da Liga da época passada, Javi Garcia teve um papel preponderante na concretização, a ponto de no global somar mais golos (4) do que cartões amarelos (3) em 9 partidas disputadas até agora.
MENOS CASTIGOS NA UEFA
Nas provas europeias, vê um cartão amarelo a cada seis partidas, o dobro em comparação com a Liga portuguesa (um a cada 3 jogos). Na Liga dos Campeões cometeu 12 faltas em cinco partidas, sem qualquer cartão.
O TRINCO MENOS FALTOSO DA LIGA
Surpresa: de todos os médios defensivos titulares dos 16 clubes da Liga, Javi Garcia é aquele que cometeu menos faltas, embora esteja entre os cinco mais penalizados com cartões.
(João Querido Manha)

Subscrevo!
Realmente e em face dos dados acima indicados, nota-se nitidamente alguma perseguição por parte dos árbitros o que é incrível. A cada 3 faltas leva um cartão!

Enzo Pérez deu-se mal

O avançado argentino Enzo Pérez deu um tiro no próprio pé!
A sua não apresentação ao trabalho no passado dia 27 de Dezembro foi a maior burrice da sua carreira.
Em vez de se apresentar e tentar sensibilizar os responsáveis do Benfica para acederem emprestá-lo, optou por um braço de ferro, não se apresentando para forçar o empréstimo. Deu-se mal com a estratégia.
Agora vai ter de pagar uma multa milionária (dizem) e ficar no plantel. Pelo menos é este o desfecho previsível.
Esteve bem o presidente do Benfica ao não aceder à chantagem do jogador e seu empresário. Empresário que também não ficou nada bem na fotografia e arrisca perder futuros negócios com o clube.

Sporting joga à porta fechada com o Beira-Mar

A brincadeira das fotos do túnel de acesso ao balneário do clube visitante em Alvalade, parece que vai sair cara ao Sporting.

O Benfica está imparável no mercado

Tendo em vista a futura equipa B, o Benfica não pára de contratar jovens jogadores, sejam nacionais ou estrangeiros.
Além de Djaniny da U. Leiria, de Copetti do Internacional de Porto Alegre, de Nélson Semedo e Manuel Liz, do Sintrense, confirmados há dias e dos contratados há mais tempo, Melgarejo (a rodar no Paços de Ferreira) e Derlis González (Rúbio Nú-Paraguai), terá também contratado o senegalês Alioune Cissé, central do Desportivo de Chaves.
Fala-se ainda do avançado peruano Ruidíaz que terá também sido contratado a custo zero.
Atendendo a que são promissores jogadores, juntando aos jovens que já fazem parte do plantel, Mika, André Almeida, Luís Martins, David Simão, Rúben Pinto, Nélson Oliveira e outros que sairão dos júniores, se houver uma boa articulação entre os técnicos Jorge Jesus e o da futura equipa B (Norton de Matos?), o futuro só pode ser radioso.
E é preciso não esquecer que os já certezas Rodrigo, Matic, Gaitán, Nolito, Witsel, Bruno César, Javi Garcia, Garay, Miguel Vítor, Jardel, etc. têm idades compreendidas entre 20 e 25 anos. Poderão ainda estar a caminho Soriano do Barcelona B e Matias Rodriguez da Universidade do Chile.

Sábado perfeito

O Benfica teve um sábado perfeito em termos desportivos.
Começançando pelas modalidades de pavilhão e terminando no futebol sénior.
A equipa de Basquetebol venceu difícil mas merecidamente o CAB Madeira por 78-75, na Luz. Jogo emotivo e decidido no último lance da partida, um triplo de Seth Doliboa.
Sem Sérgio Ramos, Ben Reed e Elvis Évora, marcaram Betinho (19), Doliboa (16), Scott (15), Heshimu (11), Gentry (10) e Minhava (7).
Com mais esta vitória e com 13 jornadas disputadas, o Benfica mantém a liderança do campeonato, agora com 25 pontos, tantos quantos também tem o FC Porto.
A equipa de Futsal venceu fora a AMSAC por 7-2, na reestreia de Ricardinho, com golos de Gonçalo Alves (2), Joel Queirós (2), Marinho (2) e Davi.
Com 17 jornadas decorridas, o Benfica é líder com 47 pontos, mais 2 que o Sporting.
A equipa de Hóquei em patins, venceu por 8-6 no reduto da Oliveirense, num jogo em que teve de recuperar duma desvantagem de 3 golos. Golos de Sérgio Silva (2), João Rodrigues (2), Diogo Rafael, Carlos López, Cacau e um auto-golo.
Ao fim de 11 jornadas, o Benfica mantém o 2º lugar, agora com 31 pontos, menos dois pontos que o líder.

Para culminar um sábado vitorioso, a equipa de futebol goleou o V. Setúbal (4-1), na Luz, e manteve a liderança isolada do campeonato.

Rescaldo da 1ª volta

No final da 1ª volta, o Benfica está isolado na frente, com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto.
Ainda não sofreu qualquer derrota na prova, tem o melhor ataque (38 golos), com mais 4 golos que o 2º (FC Porto), embora tenha mais 4 sofridos (12 contra 8).
Na viragem do campeonato, leva 39 pontos, conquistados através de 12 vitórias e 3 empates. Um registo melhor que o da época de 2009/10 em que foi campeão. Na altura, registava 3 empates (Marítimo-casa), (Sporting fora), (Olhanense-fora) e 1 derrota (Sp. Braga-fora).
Comparando ainda esta equipa com a do último título, enquanto a outra era mais espectacular, esta é mais táctica, mais cínica, o que lhe permitiu uma magnífica fase de grupos na Liga dos Campeões.
Analisando os adversários directos na luta pelo título, o FC Porto é aquele que nos dará mais luta, como aliás se esperava, e aquele com quem nos teremos de preocupar.
O Sporting, apesar de estar muito melhor que nos últimos anos, ainda assim já está a 8 pontos (neste momento) e mostra-se aqui e ali algo irregular, enquanto o Sp. Braga está ligeiramente mais fraco que o das duas últimas épocas.
Normalmente o campeão de inverno tem sido campeão nacional, por isso espero que a tendência se mantenha.

Campeões de inverno!

Com a goleada de 4-1 sobre o V. Setúbal, o Benfica termina a 1ª volta no 1º lugar da classificação da Liga Zon Sagres.
Embora fosse esperada a vitória, e até uma goleada, o que é certo é que o jogo começou praticamente com o golo de Neca para o Setúbal.
Sem Garay e Javi, a defesa do Benfica mostrou-se algo insegura, contagiando até o guarda-redes Artur, embora sem qualquer culpa no golo sofrido pois a bola tabela em Luisão e engana-o.
Não foi uma exibição de encher o olho, até porque além de faltar o maestro Aimar para pegar no jogo, ainda o Bruno César esteve muito abaixo daquilo que nos habituou nos últimos jogos.
Nolito, Cardozo (2) e Matic fizeram os golos, ficando ainda uma mão cheia de oportunidades perdidas.
Cardozo isolou-se na classificação dos melhores marcadores, agora com 11 golos, mas borrou a pintura ao tentar cavar um penálti, vendo o 2º amarelo e consequente vermelho.
Só depois do jogo do Porto com o Rio Ave que se vai iniciar agora, se saberá se a diferença para o 2º será de 2 ou mais pontos.

Benfica-V. Setúbal online

Assista ao Benfica-V. Setúbal online, aqui, aqui ou aqui!

Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Jardel e Emerson; Matic, Witsel, Nolito, Bruno César; Rodrigo e Cardozo.

Suplentes: Eduardo, Miguel Vítor, André Almeida, Luís Martins, Gaitán, Saviola e Nélson Oliveira

Mais de 56 mil espectadores na Luz.

Aos 6 minutos o Setúbal adianta-se no marcador por Neca.
O Benfica empata aos 24 min. por Nolito.
Cardozo coloca o Benfica na frente, aos 32 minutos.
Cardozo, outra vez, faz o 3-1, aos 44 minutos.
Ao intervalo: 3-1
Matic faz o 4-1 aos 72 minutos.
Expulso Cardozo por acumulação de amarelos.
Resultado final: 4-1

Vamos encher a Luz mais logo

Hoje termina a 1ª volta do campeonato e ganhando somos campeões de inverno. Normalmente quem é campeão de inverno é campeão. Tem sido assim quase sempre!
São esperados mais de 50 mil na Luz depois do apelo feito pela equipa há dias no Seixal num dos treinos abertos aos sócios e adeptos.
Garay, Javi e Aimar não poderão jogar, uns por lesão (Garay e Aimar) e outro por castigo (Javi).
Quem os irão substituir oferecem todas as garantias. E teremos neste jogo o regresso de Gaitán.
Vamos Benfica, rumo ao 33º!

Benfica versus FC Porto, a diferença está nos reforços

O Benfica voltou a ser líder ao fim de 609 dias e, se bater o Setúbal, irá virar a página do campeonato sozinho no topo da classificação, o que já não acontece desde 1993/94. Os dois pontos que o separam agora do FC Porto têm um valor marginal e, obviamente, não permitem nada de conclusivo do ponto de vista aritmético. Mas podem valer bem mais do que isso. Porque podem ser o prenúncio de uma tendência nova. Há vários sinais a apontar nesse sentido, a começar pelo facto de o Benfica ter mais pontos do que somava, à passagem da 14.ª jornada, no ano do título em 2009/10 (36 contra 33).
A última jornada serviu também para o Benfica se assumir como a equipa mais fecunda do campeonato. Tem agora 34 golos marcados, o que dá a interessante média de 2,4 tentos por jogo. Há ainda a interessante circunstância de metade (17) desses golos ter sido marcada de pé esquerdo, o que denuncia a aposta em jogadores canhotos de qualidade.

Não quero acreditar

Parece que o Benfica e o empresário Pais do Amaral não chegaram a acordo, facto que já era praticamente esperado desde que se viu que a empresa dele não conseguiu garantir os direitos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, recentemente postas a concurso.
A mesma notícia diz que agora o Benfica deverá negociar com a SportTv.
Não quero acreditar nesta hipótese. E porquê? Porque mesmo que paguem o preço devido e pedido pelo Benfica, o Porto vai a reboque e sobe os valores do seu contrato sem que nada o justifique.
Temos a Benfica TV e existem formas de transmitir os nossos jogos. Chegar a acordo com a SportTv é que considero um erro crasso.
Há bem pouco tempo o presidente L.F. Vieira dizia ter outras opções, por isso espero que não tenhamos de continuar na mão da Olivedesportos.

Mais do mesmo

O NGB chama muito a propósito a atenção para uma questão recorrente, a das lesões de jogadores cedidos pelo FC Porto a clubes adversários.
Existem lesões e lesões! Se um jogador parte uma perna, se tem uma lesão muscular, é lógico que não possa jogar e o efeito prolonga-se para outros jogos. Já os traumatismos são para desconfiar.
Na época passada aconteceu o mesmo com Ukra cedido ao Sp. Braga. Num dos últimos treinos da semana antes do jogo com o Porto também apanhou uma porrada no joelho, tal como agora o Christian Atsu que está cedido ao Rio Ave, onde é titularíssimo.
Pode até ser verdade, mas gato escaldado ...

É uma coincidência do caraças

Existem milhões de benfiquistas, mas os dirigentes dos principais orgãos desportivos são sempre, ou têm ligação com o mesmo clube.
E depois ainda dizem que a corrupção e o sistema são invenções de invejosos pelo sucesso desportivo que obtêm.

Só 30%!

Numa notícia alusiva à eleição do novo presidente da Liga de Clubes, li que ele quer mudar a percentagem das receitas televisivas para os clubes mais pequenos.
Segundo ele, 50% das receitas televisivas são para os chamados "três grandes", 20% para os restantes 29 clubes das I e II Ligas e 30% para a Olivedesportos.
E eu que achava que a Olivedesportos ainda ganhava mais!

Não entendi!

Confesso que não entendi Vítor Pereira, treinador do FC Porto, quando disse, «Uma equipa como a nossa prefere andar na frente, mas faltam muitos jogos. É preciso ganhar já o próximo. Não podemos esperar pelo jogo com o Benfica para decidir o campeonato. É já no próximo que temos que mostrar qualidades. São 3 pontos que estão em causa e queremos ganhar os jogos todos».
Não podem esperar pelo jogo com o Benfica, isso quer dizer que está à espera dum escorreganço do rival? Que tenha cuidado para não ser ele a escorregar de novo!
Para quem estava acostumado a ganhar quatro campeonatos e perder um deve ser duro realmente. Mas é bom que se vá habituando porque o Benfica está de volta para reconquistar o lugar que lhe pertence no futebol português e mundial. Como devem ter lido, em 2011 o Benfica ficou em 8º lugar no ranking da IFFHS, à frente do Porto.

Afinal a montanha pariu um rato

Tanto se especulou durante o dia de ontem sobre Djaniny, que não queria o Benfica, que estava arrependido, que o empresário isto, que o Velense aquilo e eis que à noite estava a assinar e a deixar-se fotografar de cachecol ao pescoço, em pleno estádio da Luz.
Junto à notícia publicada n'A Bola, vinha o comentário publicado abaixo.
«Caros Portistas, eu sou Caboverdiano e nasci na cidade de Pedra Badejo, O djaniny mora à 20 metros da minha casa, e sei que na casa dele até o cão é Benfiquista. E acredito que ele esteja feliz com a assinatura do contrato. SLB desde sempre e para sempre».
Final feliz portanto!

O Danny anda desactualizado

O internacional português Danny que joga no Zenit, próximo adversário do Benfica nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, disse hoje que o seu clube tem condições de seguir em frente na competição porque «O Benfica é vulnerável na rectaguarda devido aos espaços que a equipa abre nas saídas para o ataque». 
E ainda, «O Benfica ataca com muita gente e abre espaços atrás que nos podem favorecer porque o Zenit tem saídas muito rápidas para o contra-ataque. Creio que o FC Porto é tacticamente mais forte».
Bom, depois de ler isto constacta-se que o Danny não vê o Benfica há algum tempo.
Na época passada era mais ou menos assim, já nesta não é bem assim.
Actualmente o Benfica está uma equipa bastante mais consistente entre sectores e a prova disso é o apuramento para os oitavos da Champions em 1º lugar no grupo e ainda o número de golos sofridos até agora.
É claro que ainda assim o Zenit pode passar, mas não será fácil.
Também discordo da afirmação de que o FC Porto é tacticamente mais forte. Era, nesta época não tem sido!

Grande reforço

Apesar de faltar a confirmação oficial, parece certa a contratação do avançado Soriano, que actua no Barcelona B.
Todos sabemos que os jogadores que integram os plantéis do Barcelona e do Real Madrid, mesmo que joguem nas equipas B, são de qualidade. Basta ver os casos de Nolito e de Rodrigo.
O Benfica continua atento ao mercado e a garantir reforços a baixo custo para contornar a crise.
Deixo-vos aqui um pequeno vídeo. De brinde ainda vêem Nolito!

O Porto Canal e o FC Porto

Li n'A BOLA que Pinto da Costa terá dito num programa do Porto Canal que não estava interessado em Yannick e que não existiram contactos. Pronto, se ele o diz. No entanto, todos sabemos que quase sempre acontece o contrário. Vamos esperar para ver!
Bom, mas o objectivo do post era outro. Na mesma notícia diz que o referido Canal de TV, agora presidido pelo portista Júlio Magalhães, era detido maioritariamente pelo FC Porto.
Não sei de quem é a responsabilidade da notícia, mas trata-se duma enorme mentira.
O FC Porto tem é uma parceria com esse Canal que pertence aos espanhóis da MediaPro.
Aliás, onde iriam buscar o dinheiro? Além de que teriam de informar a CMVM.

A propósito de Djaniny

Em Dezembro, foi anunciada a contratação do jovem Djaniny, jogador do U. Leiria, mas cujo passe era detido em apenas 50% pelo clube leiriense.
Agora surge o Velense, clube açoriano da ilha de S. Jorge, que detém 10% do passe do jogador a ameaçar uma queixa à FIFA por não ter sido ouvido.
Não tenho dúvidas que pagará ao Velense o que for de direito.
Face à idade e valor do jovem, o Benfica quis garanti-lo para jogar evoluir na futura equipa B.
Agora o que me espanta é que adeptos portistas, aqui e noutros espaços, venham insinuar que o Benfica o contratou nas vésperas do jogo com a U. Leiria, quando o FC Porto é useiro e vezeiro em situações dessas, bem como a levar os jogadores sem pagar, jogar contra equipas cheias de jogadores emprestados, de treinadores adeptos, etc. Aí é tudo normal!

Dito por quem conhece os dois por dentro

César Peixoto acaba de desvincular-se amigavelmente do Benfica, desejando até a Jorge Jesus que seja campeão.
Em entrevista à Sporttv disse, «O Benfica é sem dúvida o maior clube português, com maior grandeza, até em termos de adeptos, tanto a nível nacional como internacional. Já o FC Porto talvez seja mais organizado». (o sublinhado é meu)
O FC Porto talvez seja mais organizado. Parece que não quis ferir susceptibilidades.
A organização portista todos a conhecemos!

Record da treta

O Sporting bateu o record de assistências no seu estádio com o fabuloso nº de 48.855 no jogo de sábado com o FC Porto. 
No top-ten estão 7 jogos contra o Benfica, 2 contra o FC Porto e 1 com o CSKA.
Num estádio que leva 50.000 ainda não conseguiram lotar o mesmo uma vez que seja. Fantástico, não é?
Na época de 2009/10, o Benfica ficou no top-ten do ranking de clubes europeus com a média de 50.033 espectadores por jogo no seu estádio.

É gratificante ...

Saber que Argel, o ex-central que se estreou em Portugal pelo FC Porto e depois jogou no Benfica, se tornou adepto convicto do Glorioso SLB.
Já o tinha manifestado antes e voltou a a fazê-lo agora no programa da Benfica TV, "Zona de Decisão".
Para quem não sabe, Argel é actualmente treinador no Brasil mas está sem clube ainda. Nada que me admire visto que não é treinador de topo, mas em breve terá clube pois a rotatividade de técnicos no futebol brasileiro é muito grande. Ele próprio em 2011 treinou 4 clubes.

Bom prenúncio para a 2ª volta

Apesar de ainda faltar um jogo para terminar a 1ª volta, a vitória de ontem na Marinha Grande, aliada à de 3ª feira em Guimarães para a Taça da Liga, mostrar um Benfica goleador no início de 2012, o que é bom prenúncio para a 2ª volta do campeonato.
Em termos teóricos, o Benfica tem melhor calendário que o FC Porto, embora não garanta nada pois cada jogo tem uma história. 
Depois de se ter isolado na classificação e de passar a ter o melhor ataque, o Benfica só precisa de manter a consistência evidenciada até aqui, bem como a unidade e humildade. Se o conseguir, temos grandes possibilidades de chegar ao 33º título.
Felizmente, o jogo não teve casos de arbitragem o que é sempre de enaltecer. E confesso que estava de pé atrás com este Cosme Machado, mas também os jogadores do Benfica não lhe deram chance.
Bruno César e Rodrigo vinham acusando um abaixamento de forma nos últimos tempos, bem como Nolito até meados de Dezembro. Parece que estão novamente a atingir a boa forma, o que é óptimo.
Cardozo, o mal amado por alguns, como quem não quer a coisa já atingiu a liderança dos melhores marcadores da Liga com 9 golos, a par de Baba do Marítimo.

Goleada e liderança isolada

O Benfica finalmente chegou à liderança isolada da Liga Zon Sagres depois de golear a U. Leiria, na Marinha Grande, por 4-0.
Golos de Rodrigo (2), Bruno César e Cardozo.
Beneficiando do empate do FC Porto, ontem em Alvalade, passa a ter 36 pontos, mais 2 que o seu adversário directo na luta para o título.
Depois dum período de escassez de golos, nos últimos três jogos o Benfica fez 13 (5 ao Rio Ave, 4 ao V. Guimarães para a Taça da Liga e 4 ao U. Leiria hoje), ficando agora com o melhor ataque do campeonato, 34 golos, contra 32 do Porto.
Exibição tranquila, depois dos primeiros minutos de supremacia dos leirienses em que chegaram a desfrutar duma excelente oportunidade, a única, salva por Maxi em cima da linha.
O jogo foi tão tranquilo que deu para tirar os dois avançados titulares, Cardozo e Rodrigo, bem como Javi que estará fora do próximo jogo, contra o V. Setúbal na Luz.
De referir que o Benfica não contou com Aimar e Gaitán nesta partida por indisponibilidade física.

U. Leiria-Benfica online

Assista ao U. Leiria-Benfica aqui, aqui ou aqui.

Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi, Witsel, Bruno César e Nolito; Rodrigo e Cardozo.
Suplentes; Eduardo, Jardel, Luís Martins, Matic, Nélson Oliveira, Rodrigo Mora e Saviola.

Golo do Benfica por Bruno César aos 9 min.
Ao intervalo: 0-1
Cardozo faz o 2-0 aos 48 min., à bomba (100 Kms/hora).

Óscar Cardozo foi substituído por Saviola, por opção técnica, aos 72 min.

Rodrigo faz o 3-0 aos 73 min.
Rodrigo faz o 4-0 aos 76 min. a passe de Bruno César.
Rodrigo Mora entrou aos 78 min. para o lugar de Rodrigo.
Matic entrou para o lugar de Javi Garcia que levou um amarelo e está fora do próximo jogo, aos 81 min.
Resultado final: 0-4


Oliveira "botou pra quebrar"!

Utilizando uma expressão brasileira, o antigo internacional português, ex-jogador do FC Porto e também do Sporting e do Bétis, que já foi treinador do FC Porto e seleccionador nacional, um dos sócios da Olivedesportos com o irmão Joaquim, com quem se incompatibilizou e saíu da sociedade, na entrevista de ontem desmascarou muito do que se passa nos bastidores do futebol português.
Nada que não se soubesse ou se suspeitasse, mas que agora foi confirmado por alguém que sabe o que se passa. 
Mais do que nunca ficou claríssimo que o Benfica não pode renovar com a Olivedesportos!

Liderança ao alcance

Depois do empate no clássico de Alvalade (0-0), o Benfica tem a possibilidade de se isolar na liderança.
O jogo na Marinha Grande não será fácil, pelo menos à partida e isso mesmo foi dito pelo técnico leiriense Manuel Cajuda. No entanto, se os jogadores quiserem têm todas as condições para vencer o U. Leiria.
Sobre o clássico, confesso que não vi o jogo, por isso não posso opinar sobre a justiça do resultado. Resultado que penaliza mais o Sporting não só porque jogava em casa, como porque estava 6 pontos atrás do FC Porto.
Para os benfiquistas este resultado é bom, mas óptimo seria a vitória sportinguista porque, em caso de vitória amanhã, ficaria com uma diferença maior sobre o Porto.
Força Benfica e nada de facilitar. E atenção ao Cosme Machado que não foi nomeado inocentemente para este jogo. Quem não se lembra do Benfica-Académica da época passada.

Mais uma vez o Benfica vai ser o pai dos pobres

Com a criação da equipa B e consequente participação na Liga Orangina (Liga de Honra), o Benfica será mais uma vez a maior fonte de receitas dos clubes sem equipa B que nela participam. Além de já o ser na Liga Zon Sagres, passará a ser também na Orangina, disso ninguém tem dúvidas mesmo os portistas e sportinguistas.
Os benfiquistas dos diversos pontos do país, onde a sua equipa B for jogar, vão comparecer para apoiar os jovens benfiquistas.
O regulamento estipula que qualquer jogador inscrito pelo clube (por todos os clubes com equipa B) com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos podem jogar indistintamente pela A ou pela B, assim como três jogadores com idade superior à referida. Será uma óptima oportunidade para rodar jogadores vindos de lesões e não só.
Os clubes da principal Liga portuguesa deixarão de poder contar com jovens benfiquistas, e não só, com idades até 23 anos. Estou até curioso para saber como fará o FC Porto com os seus famosos empréstimos a clubes amigos, sim porque o dinheiro disponível não dá para tudo, para ter equipa B e ainda outros excedentes para emprestar.
Gostaria de saber como vai a SportTv pagar aos clubes com equipas B.

Não o querem também?

Depois do FC Porto ter contratado o Yannick Djaló que se encontrava livre, depois de ter rescindido com o Nice, será que também não querem o César Peixoto? Está livre, depois de ter rescindido com o Benfica. Vá lá, façam esse favor ao jogador, que está desempregado!
Não sei porque ficaram com ele desde Agosto se não contavam com ele.
Podiam ter poupado outros 300 mil em salários.
Voltando ao Djaló, até nem é mau jogador. Mais uma vez os sportinguistas foram "comidos" pelo Porto.

As polémicas imagens do Alvalade XXI

O presidente do Sporting diz num jornal que a Liga e a UEFA elogiaram as imagens que forram as paredes do acesso ao balneário do clube visitante.
Já outro jornal diz que a Liga e a UEFA não elogiaram, nem aprovaram as referidas imagens pelo simples facto de que elas não se econtravam lá aquando das vistorias ao Estádio.
Afinal o que mostram as imagens? Segundo diz quem viu, elas são consideradas uma exaltação à violência.
Em que é que ficamos?
Quanto a mim vou mais pela segunda versão!

Enzo Pérez e os outros argentinos

Continuo a não entender o que se passa na cabeça de Enzo Pérez ao não querer voltar ao Benfica e por ter dito que não foi acarinhado enquanto cá esteve.
De todos os argentinos que já passaram pelo clube foi a excepção à regra.
Mesmo dos que passaram esporadicamente pelo Benfica, casos de Bossio, Andrés, Berghessio e José Luís Fernandez, nunca ouvi/li declarações de jogadores argentinos a queixarem-se, ou a manifestar-se doutra forma que não fosse para mostrar gratidão ao clube. 
Veja-se o caso de Salvio que daria tudo para voltar. Ainda hoje li declarações dele a elogiar o clube.
E Saviola que também hoje disse sentir-se grato e feliz por continuar mais uma época. Já para não falar nas sucessivas demonstrações de respeito ao clube da parte de Aimar.
Se o Enzo persistir em não voltar, arrisca-se a uma multa enorme e caso não queira mesmo voltar pode ter de pagar como indemnização metade do valor da sua cláusula de rescisão que é de 30 milhões de euros por rescisão unilateral de contrato.
Apesar do Estudiantes dizer constantemente que não está a assediar o jogador, consta que terá oferecido 6 jogadores ao Benfica para garantir o empréstimo de Enzo. Não é especificado na notícia, mas certamente será para escolher um dos seis.

A SIC e a vassalagem ao FC Porto

Todos os benfiquistas estão indignados com os comentários obtusos, como foi referido no site do Benfica, dos comentadores da estação televisiva SIC no jogo de 3ª feira em Guimarães.
Ontem, o mesmo canal entrevistou o presidente do FC Porto, mas como acontece sempre, seja qual for o canal, o entrevistador não teve coragem de confrontar o entrevistado com perguntas difíceis, tal como refere e muito bem, o benfiquista Xenrik, do Blog Vitória vem!
É realmente impressionante ninguém ter coragem de perguntar nada que incomode o Papa. Os motivos já todos sabemos, o medo de represálias.
Num dia em que saíu a notícia da entrevista de Sapunaru não perguntar nada sobre o assunto a Pinto da Costa é duma incompetência, ou falta de coragem, incompreensível.
Belo trabalho Nuno Luz!

Finalmente uma crónica de jogo à Benfica

Quem lia o site do Benfica nos tempos em que o mesmo era gerido pelo pessoal do Oliveirinha e leu a crónica (que transcrevo abaixo) do jogo de anteontem em Guimarães, notou certamente a diferença.
Sublinhei o que mais me chamou à atenção. 

V. Guimarães – Benfica, 1-4

Ano Novo... a Alma de sempre!

Há coisas que teimam em não mudar! Foi preciso lutar contra um ambiente hostil, agressividade excessiva do adversário, comentários televisivos obtusos e ainda um Bruno Paixão que teima em inventar… mas contra tudo e contra todos, este Benfica tem alma e mostrou-o – mais uma vez! - na deslocação a Guimarães. Witsel, Cardozo e Rodrigo marcaram os golos da vitória benfiquista, por 1-4.

No primeiro desafio oficial de 2012, a contar para a 1.ª jornada da Taça da Liga, o Benfica viajou até Guimarães e, frente aos locais, venceu, por 1-4, conquistando os primeiros três pontos de um troféu que mora na Luz de há três temporadas para cá e que o Clube quer revalidar.

Foi com algumas caras novas que o primeiro onze benfiquista do novo ano subiu ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques… mas a raça, bravura, inteligência e pragmatismo manteve-se. O Sport Lisboa e Benfica não desvaloriza provas, títulos ou troféus e se dúvidas existissem de que esta 5.ª edição da Taça da Liga é para vencer, as mesmas foram desfeitas logos nos minutos iniciais.

E não foi preciso muito para se gritar golo na Cidade Berço, para alegria dos adeptos “encarnados” que – para não variar! – se encontravam em maioria nas bancadas. Com um futebol pressionante em todas as linhas, “sufocando” o portador de bola, o Benfica deu poucos espaços de manobra aos vimaranenses e aos 10’ esta toada personalizada deu frutos. Recuperação de bola, Nolito - na esquerda – rasga o relvado de lés a lés, com o esférico a encontrar Witsel. O belga, solto de qualquer marcação, recebe com classe e, na cara de Douglas, remata rasteiro para o primeiro golo benfiquista da noite.

Têm fome de bola

Contrariamente ao que era esperado, o tento inaugural pareceu trazer uma injecção de força (muitas vezes a roçar a agressividade excessiva!) aos anfitriões, com o Benfica – inesperadamente - a acusar negativamente a vantagem. Com a reacção dos homens de Rui Vitória, a equipa “encarnada” pareceu intranquilizar-se e a bola começou então a rondar com mais perigo a baliza à guarda de Eduardo… sem consequências. É que o Benfica não tardou em responder! Depois do impacto inicial as “águias” reorganizaram-se e as oportunidades começaram a surgir nas duas áreas, transformando este num desafio bastante emocionante.

Bola lá, bola cá, futebol rápido, empolgante, jogadores com fome de bola a quererem mostrar serviço. Quando assim é não há táctica que resista, isto porque o coração facilmente se sobrepõe à razão. Ao intervalo faltavam mais golos e o Benfica vencia, justificadamente, por 0-1.

Ele é – mesmo - muito perigoso!

E por falar em golos… o reatar trouxe o do empate. Dois minutos depois de Bruno Paixão ter apitado, livre indirecto para os locais, com João Paulo, de primeira no coração da área, a restabelecer a igualdade.

Com tudo em aberto o jogo ganhou ainda maior incerteza e rapidez com os jogadores a deixarem a pele em campo em busca da vitória. Assistia-se a uma partida de futebol interessante, e eis que um Bruno Paixão desastroso resolve entrar em cena. Primeiro, perdoa a expulsão a João Paulo, que deveria ter recebido ordem de expulsão, depois de carregar Maxi Pereira; segundo, não assinala grande penalidade favorável ao Benfica, castigando uma falta claríssima sobre Nolito. Ano Novo… a falta de verdade desportiva de sempre! Depois desses e de outros erros, Bruno Paixão acertou finalmente numa decisão e expulsou correctamente Pedro Mendes. Estavam decorridos 60 minutos. 

Mas este Benfica tem uma alma e um coração enormes e está tão habituado a lutar contra tudo e contra todos… que a resposta não tardou! E se ela soube bem… soube a justiça!

Aos 65’, num lance técnico espectacular, Cardozo mostrou – mais uma vez! – porque é perigoso. Recepção de bola perfeita, rotação e, de primeira, um remate poderoso e indefensável ao ângulo. O Benfica estava novamente em vantagem… e já a merecia! Aos 77’, o golo da tranquilidade! Quem mais? Cardozo, pois claro! Canto na direita, e lá bem nos ares, como gosta, surge Tacuara, de cabeça, a bisar na partida. Estava feito o 1-3. A fechar, e depois de meia hora praticamente avassaladora, Rodrigo fez questão de escrever o seu nome na lista de marcadores da partida, corria o minuto 88.

Com esta vitória, o Benfica coloca-se na liderança do Grupo B da Taça da Liga mas, mais do que os três pontos, ficaram sinais auspiciosos para 2012 de uma equipa cada vez mais personalizada e com “ganas” de vencer!

O Sport Lisboa e Benfica alinhou da seguinte forma: Eduardo; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi García, Witsel, Nolito, Aimar (Rodrigo, 71’), Saviola (Bruno César, 45’) e Nélson Oliveira (Cardozo, 45’).

Texto: Sónia Antunes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO