Época 2015/16

Época 2015/16

O "sistema" treme

O "sistema" treme. Será que é desta que cai?
Abaixo entrevista do presidente da Liga e crónica de Pedro Guerreiro.

A conversa é frontal mas esconde tanto quanto revela. À primeira vista, há uma guerra entre Mário Figueiredo e Joaquim Oliveira. Vendo melhor, a guerra é entre clubes de Lisboa e do Porto. No final, estamos a falar de dinheiro e poder.

Nos últimos dias, as declarações de Mário Figueiredo, que fazem eco nas declarações de Rui Gomes da Silva, António Oliveira e Rui Santos, são pedradas contra Joaquim Oliveira. Contra o seu poder. E contra aquilo que dizem ser uma orquestração para afastar Figueiredo da Liga.

O poder da Olivedesportos é antigo, já foi maior, e decorre da dependência financeira dos clubes face à empresa que lhes paga ou pagou durante anos direitos televisivos, muitos vezes de avanço para suprir défices crónicos. Tudo isto é verdade. Como é verdade que Mário Figueiredo chegou à liderança da Liga, depois de uma noite surpreendente, como defensor dos clubes mais fracos. Mas sejamos claros em vez de ingénuos: Mário Figueiredo só fala assim porque estará amparado pelo Benfica.

Não é à toa que, depois da famosa reunião da Liga de há semanas, Luís Filipe Vieira afirmou que o futuro do futebol português passa pelo Benfica e pelo Sporting. Os dois clubes de Lisboa estão a usar ou a aproveitar a cisão na Liga para derrubar o “sistema” que, segundo eles, é dominado pelo Porto. Mário Figueiredo, que por sua vez é acusado de ter feito maus negócios nos patrocínios da Liga, de ter falhado a distribuição de dinheiro pelos clubes pequenos e de não contrariar a perda de espectadores nos seus jogos, aparece colado ao Benfica. Vieira, que consegue resguardar-se mais nesta luta do que Bruno de Carvalho, não se inibe no entanto de ter tantas vezes Mário Figueiredo nos jogos do Benfica, pelos quais o presidente da Liga parece ter predileção.

Não há anjinhos no futebol. A quebra de hegemonia da Olivedesportos, para a qual muito contribuiu a BTV, é também uma redistribuição de poder e de negócios. Mário Figueiredo está nessa guerra. Mas ele é mais soldado que general.

2 comentários:

Manuel disse...

Grande homem, muita coragem e quem está por detrás a tentar acabar com esta pouca vergonha é LFV que também esteve por detrás do Apito Dourado o principal incitador para que se acabe com o poder nefasto e corrupto da Olivedesportos. Ele ainda conseguiu pouco porque as forças corruptas políticas e judiciais limpam e branqueiam crimes que toda a gente viu, percebeu, entendeu e ouviu. Crimes esses que ainda agora estão a ser branqueados. É o último estertor da hidra!

Luis Filipe Vieira foi em Portugal quem mais lutou contra o sistema, embora não tenha andado pela CS a fazer alarido nem tenha perdido tempo a fazer comunicados, contra tudo e contra todos e assim ficará na história do desporto em Portugal!

Começou com o Apito Dourado que foi sabotado pelas forças obscuras que sabemos têm a ver com a maçonaria e os respectivos políticos que controlam o poder judicial, especialmente com o PS o partido mais representado naquela. Portanto, a corrupção institucional e partidária foi quem não deixou que houvesse uma limpeza em Portugal no desporto.

No entanto há outras forças que também se deixadas livres mandam mais do que os políticos: o mercado.

Com a televisão, com o projecto BTV, LFV está finalmente a quebrar a espinha à hidra e a rebentar com o poder instituído da Olivedesportos que andou a pagar durante todo este tempo, através do financiamento dos partidos, a corrupção que sustentou o sistema.

Sim, não sejamos ingénuo, os partidos andaram a ser financiados pela Olivedesportos, especialmente o PS, o grande representante dentro da Maçonaria, a qual manda no poder judicial. E só assim podemos compreender como que uma "Mão Invisível" possa ter mantido um tal nível de corrupção e de tráfico de influências, durante tanto tempo, com impunidade total sem que houvessem consequências de maior para os criminosos.

Mas como tudo na vida, as ditaduras também têm um determinado ciclo de vida e este está a chegar ao fim. A história é inexorável e não anda para trás.
E no fim a História será escrita pelos vencedores. Quem andou a espalhar batota por tudo o que é sítio no desporto português será trucidado!





António Barreto disse...

Fantástico!, oxalá não lhe falte a coragem para continuar. Também eu mesmo, ainda antes da LPFT, fiz uma participação por abuso de posição dominante da Olivedesportos, à ERC e ao Ministério Público. Deste não veio resposta, daquele veio; que não encontravam ilícito e tinham enviado ocaso para o MP!, estou para ver o que vai sair daqui. Não esquecer que o Presidente da ERC é um portista fanático, que lá foi colocado pelo governo do PS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO