Sob este título escrevo para o jornal trimestral, "AVENIDA MARGINAL" da ilha do Faial - Açores.
As três crónicas foram publicadas na edição de 29 de Maio corrente.
Como a maioria da família e amigos não reside na ilha e infelizmente o mesmo ainda não existe em versão digital, então decidi partilhá-las convosco.1. O mundo é mesmo pequeno!Vou começar a minha participação aqui no Avenida Marginal com um episódio interessante que se passou há três anos atrás.
Numa manhã de Abril, estava eu me banhando na belíssima praia de Carneiros, litoral sul do Estado de Pernambuco, quando ouço “Oh João, parece que estamos em Porto Pim”!
O nome “Porto Pim” ouvido ali despertou-me a atenção, olhei para o local donde me pareceu ter vindo a voz e vejo o Fraga da TAP e o filho.
Na altura ainda vivia na Horta e aproveitei a ocasião para conversar um pouco, saber como tinha vindo ali parar, onde estava hospedado, etc. Por sinal, estava num Hotel junto a outra praia maravilhosa um pouco mais a norte chamada Porto de Galinhas.
A origem desse nome “Porto de Galinhas” é interessante. Segundo relatos que foram passando de geração em geração, era ali que desembarcavam muitos dos escravos que chegavam ao Brasil, vindos sobretudo de Angola. Então, quando chegava a embarcação com os escravos, circulava entre a população, a senha, “tem galinha de Angola no porto”! E assim ficou baptizada essa bela praia.
(A foto da esquerda é da praia de Carneiros e a da direita é de Porto de Galinhas)
2. Peladas“Pelada” é a designação dada aos jogos de futebol entre amigos, de brincadeira. E os participantes são os “peladeiros”.
As peladas são uma das paixões dos brasileiros, o que não é de estranhar visto que o Brasil é o país do futebol.
Além da enorme paixão por este desporto (esporte, aqui) o clima também ajuda, principalmente no norte e nordeste pois mesmo quando chove, as temperaturas andam sempre acima dos 25º centígrados.
Proliferam os campos de futebol “society” que são de relva sintética e pouco maiores que os de futebol de salão, jogando 6 de cada lado, incluindo o guarda-redes.
Não há bairro em que não exista um, nalguns mais que um, e a paixão é tal que todos os dias a partir das 18 h. e até de madrugada estão ocupados, incluindo sábados e domingos durante o dia.
Jogam-se por turnos de uma hora e meia ou duas horas, normalmente com jogos de 10 minutos de duração em que a equipa que perde sai e dá lugar a outra que está à espera de vez. Pasmem, há quem comece a jogar à meia-noite, tal a falta de horários disponíveis e talvez também a necessidade dos jogadores conciliarem a pelada com os seus horários de trabalho ou de estudo.
Mas não é só “society” que se joga aqui. Também os campos de futsal, cobertos ou ao ar livre, estão ocupados todas as noites.
3. PilatesAntes de mais, uma advertência, não tem nada a ver com um tal de Pôncio (Pilatos)!!!
O Pilates é um novo, porque só nos últimos anos se massificou, mas velho porque começou a ser implementado no início do século passado, conceito de exercício físico.
O nome advém do seu criador, o alemão Joseph Pilates.
Aquando da I Guerra Mundial (1914/1918), Pilates encontrava-se na Inglaterra como boxeur, tendo sido feito prisioneiro.
Muitos dos prisioneiros começaram a ficar doentes e acamados. Aí, Pilates socorrendo-se das bases, das molas e dos colchões das camas, bem como de ligaduras improvisou aparelhos para exercitar os seus colegas de cárcere. As melhoras físicas foram evidentes.
É um método de exercícios terapeuticos que conseguem actuar simultâneamente no fortalecimento, na flexibilidade, e ainda proporcionar uma sensação de tranquilidade e bem estar.
Utilizando a biomecânica da consciência corporal e do controle motor, os exercícios de Pilates, alongam, flexibilizam, tonificam e transformam o corpo, enquanto corrigem a postura.
Pode ser praticado por novos e velhos, tendo apenas em conta certos condicionalismos próprios de cada praticante, sendo as aulas ministradas por fisioterapeutas ou diplomados em educação física, com curso específico de Pilates.
Esta breve explicação sobre o método foi feita para aqueles que não faziam a menor idéia do que era o Pilates.
Mas o que na verdade me levou a escrever sobre este assunto, foi a constatação da enorme quantidade de Estúdios, Academias ou Ginásios, conforme queiram definir o local onde é praticado, que existem por todo o Brasil. É impressionante!
Para aqueles que queiram aprofundar um pouco mais, bem como conhecer os equipamentos utilizados, podem pesquisar na internet.
Como fã do método e praticante diário, informo que pesquisei em Portugal e constatei que existem muito poucos locais onde se pratica com equipamentos. A maioria, ainda utiliza apenas exercícios com bola, que na verdade são óptimos mas intervalados com os praticados com os equipamentos.
2 comentários:
Pai, gostei muito das tuas crónicas! Acho interessante o teu ponto de vista relativamente a 2 países/culturas tão distantes, e ao mesmo tempo tão próximos, porque dificilmente se encontra quem conheça uma e outra tão bem!
spero que venham mais dessas! :)
Bjs
Carina
Obrigado minha filha!
Ainda não tinha tido nenhum feed-back sobre os artigos, a não ser do jornal que os aprovou.
Concerteza virão mais mas só em Agosto pq é trimestral.
Beijinhos.
Enviar um comentário