Época 2015/16

Época 2015/16

António Tadeia e a Benfica TV

"A televisão, a ética e a receita", em resposta a António Tadeia

"Aqui d'el Rei", acordaram, e disparam de todas as posições numa única direcção. Tardia mas previsivelmente, para quem acreditava no sucesso da Benfica TV, começou-se agora, de todos os quadrantes, a levantar-se questões sobre os moldes actuais da BTV. Bastou, para isso, como parecem mandar as regras da indecência no futebol português, que o paladino da moral e dos bons costumes espirrasse. Já se sabe, o homem espirra e a urbe constipa-se, é assim o futebol português há 25 anos.

Referiu então Pinto da Costa - condenado por corrupção passiva e protagonista principal no youtube quando se pesquisa por "apito dourado" - como que dando o sinal de partida: "Acho interessante que um clube esteja a fazer negócios com outros clubes para transmitir jogos desses clubes. Será interessante ver o relacionamento e o conflito de interesses que daí advém. Se a Liga e os intelectuais analistas dos jornais ainda não levantaram qualquer problema é porque, se calhar, está correcto que amanhã o canal de um clube transmita até os jogos todos do campeonato. Se calhar está mesmo bem."

Não o fez em qualquer lado. Fê-lo em entrevista ao jornal "O Jogo", propriedade da Controlinveste, a empresa que apresenta a Sporttv no seu vasto portefólio de media e direitos desportivos, entre outras áreas, como a das viagens, onde se faz representar pela agência Cosmos, a que se enganou quando passou uma factura de uma viagem de férias do cidadão Carlos Calheiros, um árbitro de futebol.

António Tadeia, qual "intelectual analista dos jornais", apressou-se a responder ao repto lançado por Pinto da Costa - o amigo do sempre disponível António Tavares-Teles - em crónica publicada no Diário de Notícias, outra publicação da Controlinveste, a tal que, através de uma das suas participadas, detinha, até há poucos meses, o monopólio das transmissões televisivas de futebol em Portugal e, segundo se diz e nunca se desmentiu, deixou incluir, no contrato com o Porto, uma cláusula de indexação ao, pelos vistos, mais que certo próximo contrato com o Benfica.

Escreveu então Tadeia, como que a preparar terreno para o que viria a seguir, que "os benfiquistas aplaudiram, antes de perceberem que, a partir de agora, tinham de pagar mais para ver jogar a sua equipa de coração (em casa na Benfica TV, fora na Sport TV)". É interessante constatar a presunção de estupidez que Tadeia demonstra sentir em relação aos benfiquistas. Além de que, em nenhum momento, levanta a questão que seria normal levantar, mesmo sendo incómoda para o seu empregador: "Será que a Sporttv estaria a aproveitar-se da sua posição monopolista para cobrar um preço excessivo aos seus clientes?". É que ainda não li, especialmente em qualquer das publicações da Controlinveste, qualquer comentário à "coincidência" temporal do lançamento da Sporttv live e da passagem a canal Premium da Benfica TV...

Mas Tadeia passa rapidamente, e com paninhos quentes, ao que realmente lhe interessa: A urticária. Esta alergia de Tadeia, cronista do DN, surge em reacção ao que o próprio referiu na crónica: "Os observadores aplaudiram o que presumiam ser um final de um regime próximo do monopólio". Acrescenta que tal se deve a "várias razões: éticas e comerciais". E explica-as.

Nas comerciais aponta a recomendação de centralização de exploração dos direitos televisivos enquanto suposto factor de competitividade entre os clubes participantes no campeonato nacional. Este é um ponto de vista válido, mas com o qual discordo. Por um lado, as assimetrias competitivas a nível europeu seriam mais acentuadas, o que levaria a que Benfica e Porto sentissem ainda mais dificuldades nas competições europeias. Por outro, o mercado nacional, quando comparado com os apontados na crónica, o inglês e o alemão, além de ser incipiente, é também desequilibrado, em que existe um clube muito forte nas audiências, o Benfica, dois fortes, o Porto e o Sporting, e um ou outro "assim-assim", como o Vitória de Guimarães e, eventualmente, no caso de uma temporada bem sucedida, a Académica ou o Belenenses. Finalmente, porque a suposta competitividade nos campeonatos inglês e alemão é uma falácia. Em Inglaterra, a liga é dominada pelo Manchester United e só a intromissão de clubes que beneficiam do investimento absurdo e pontual de magnatas do petróleo e afins, faz equilibrar a competição. Na Alemanha, as diferenças competitivas entre Bayern e Dortmund para com os restantes clubes são notórias.

Faço notar, no entanto, o timing da análise de Tadeia, precisamente quando a Benfica TV se lançou no mercado. Poderia tê-lo feito quando as SADs do Porto e Sporting anunciaram a renovação com a Olivesdesportos por um período alargado de tempo mas, aparentemente, a urticária, como ele lhe chama, terá sido atenuada, ou mesmo abafada, pela coincidência do principal accionista da Olivesdesportos - recordo, o outrora monopolista - ser o mesmo do Diário de Notícias. Se foi este o caso, desconheço, mas fica a pergunta que julgo ser legítima e pertinente.

Finalmente, as razões éticas. Tadeia mostra-se preocupado, questiona e responde: "Com que garantia temos de que a selecção e edição das imagens venham a ser feitas com a imparcialidade necessária para que sirvam de prova, por exemplo, em inquéritos disciplinares como o que castigou Insúa na época passada? Como é evidente: nenhuma!".

Acho, no mínimo, curioso que este tenha sido precisamente um dos pontos que mais levou a que os benfiquistas suspirassem pelo fim do monopólio da Sporttv. E acho ainda mais curioso que Hélder Conduto, director de informação da Benfica TV, tenha sido o companheiro de comentários de Tadeia na RTP.

Como tal, gostaria de conhecer a opinião de Hélder Conduto sobre este atestado de desrespeito pelo código deontológico dos jornalistas que Tadeia lhe passou. 

Gostaria também de perguntar a Tadeia se tem algum exemplo concreto na Sporttv que o leve a pensar que tal possa vir a ocorrer na Benfica TV. 

E gostaria finalmente de perguntar, também a Tadeia - ex-director-adjunto do jornal "O Jogo" - que garantia temos, enquanto leitores, que a sua crónica, em que questiona a Benfica TV, publicada no Diário de Notícias, uma publicação da Controlinveste, a empresa que controla a outrora monopolista Sporttv, agora deparando-se com a concorrência da Benfica TV, tenha sido escrita com a imparcialidade necessária...

Poderia acrescentar "como é evidente: nenhuma", mas esperarei pelos próximos espirros de Pinto da Costa.

8 comentários:

Anónimo disse...

"Referiu então Pinto da Costa - condenado por corrupção passiva"

Análises à parte... o homem nunca foi condenado. Um tribunal desportivo não condena cidadãos, apenas as suas funções que exercem.

Quanto à centralização de exploração das transmissões... os únicos estudos publicados em Portugal apoiam a tese do Tadeia.

Repare que 1 jogo Benfica-Porto poderá vir a ter 800 mil espectadores na TV. Um Porto-Benfica terá o dobro... Basta pensar no ratio entre numero de assinantes Vs número médio de pessoas que assistem em televisões alheias.

Num pais sem capacidade para Pay per View... isto trará assimetrias claras no rendimento comercial das 2 tv's.

E ainda, vai hvaer menos pessoas no global a ver jogos do Benfica...

redbul1710 disse...

Será que o avençado Tadeia que escreveu este artigo não conseguiu olhar para dentro da sua própria organização?

Então o DN não pertence á Controlinveste?

E como foi que Joaquim Oliveira, ex-patrão do avençado jornalista, comprou a Controlinveste?

Não foi através de um empréstimo de 300 milhões de Euros concedidos pela CGD e pelo Millenium com a aprovação do Sócrates de modo a ficar com um Grupo de Imprensa a seu favor?

E não esteve durante 7 (sete) anos sem pagar um cêntimo de juros e de amortizações enquanto Sócrates esteve no poder?

Pois é…assim qualquer um é empresário não é?…

E a “imparcialidade” de quem escreve a defender os interesses do ex-patrão?

Onde andava Tadeia quando a “Sporto TB” escondia os penalties contra os corruptos? E será que Tadeia olhava para o lado quando a Sporto TB criava linhas tortas para “legalizar” os fora-de-jogo do CRAC?

A Tadeia e a outros só lhes chamo uma coisa…

Alternadeiras Intelectuais…




Manuel disse...

Excelente crónica! Está tudo aí.

Estou farto de o afirmar, Portugal é o país rei da hipocrisia. Devia mudar de nome e passar-se a chamar Hipocrilândia!


Anónimo disse...

eles estao com medo porke sabem como trabalha a porcotv e tem medo ke o btv faça como eles!!!

Filipe Japa disse...

Estou a ver o jogo do Braga e tou muito pessimista.Jogam bem melhor e tem mais colectivo que o Benfica.Já sem falar que a defesa deles é difícil de ser batida ao contrário da nossa que é um buraco.Posso estar errado e oxála esteja mas este ano vamos andar a discutir o terceiro lugar taco a taco com o Sporting.E tou mais virado para ficarmos em 4º do que em 3º.Era mesmo bom que estivesse errado.

Anónimo disse...

ESSE MERECE!MERECE E UMA TAREIA .

71460_5/8 disse...

O homem não foi mas o presidente foi. E pior, o clube foi condenado e não recorreram e por isso essa mancha ficará para sempre na história do clube!

Manuel disse...

Filipe Jara, estás a falar do teu clube, do Porco, não?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO