Muitos benfiquistas não acreditavam que Jorge Jesus começasse a apostar em jovens da formação. Afinal, e ainda bem, estavam errados.
Começou com André Gomes e até com André Almeida (mesmo não sendo formado no Benfica, um jovem português) na época passada. Esta época foi Ivan Cavaleiro o escolhido até agora e talvez seja o único visto que as outras pérolas da formação (Bruno Varela, João Cancelo, Bernardo Silva e Hélder Costa) ou estão tapados ou ainda precisam de ganhar corpo.
Na época passada referi algumas vezes neste espaço que achava que alguns jogadores do plantel principal deveriam jogar mais vezes pela B para ganharem rodagem. Parece que esta época as coisas estão a mudar nesse aspecto.
Ontem, frente ao Tondela, foram utilizados Steven Vitória, Jardel, André Gomes, Urreta e Funes Mori. Noutros jogos já tinham sido utilizados, Oblak e Mitrovic.
Quanto a mim, este é o caminho. É verdade que os miúdos oriundos da formação precisam de jogar, casos de Fábio Cardoso, Rudinilson, Rúben Pinto, além dos acima referidos, mas também é preciso que os suplentes estejam em forma para estarem prontos a integrar a equipa principal quando for preciso.
Sílvio e Cortez também estão a precisar de rodar!
3 comentários:
Amigo também só apostou porque é obrigado a isso...repara que só entram por causa de lesões,porque os outros não estão a render o suficiente,neste momento é o que dá para fazer,é claramente positivo no caso do Ivan pois é melhor que Rodrigo, André Gomes não me parece que entre de vez precisa de rodar mas não na equipa b,André Almeida já tinha sido uma aposta não é um fora de série mas pelo menos cumpre ao contrário de maxi que está muito em baixo esta época.
Mas é assim não se vai esticar muito e passará por esses jogadores nada mais...
Como todos sabem, não sou grande apreciador de JJ, mas acho que ele não tem tido oportunidades de lançar com segurança jovens jogadores, (o que não quer dizer que não devesse de ter rodado mais o plantel)porque não é propenso a isso nem têm saído jogadores de verdadeira qualidade para entrarem de caras no plantel. Ouvi e li criticas a JJ por não lançar alguns jogadores, mas afinal vejo que JJ teve razão pois não vi nada de especial desses jogadores nos clubes que representam.
Para mim o Ivan é lançado agora porque já houve muita gente a comentar o seu não aproveitamento e temos o exemplo dado pelo sporting através de um treinador mais novo que ele que já lançou vários jovens.
Luís Sobral está a escrever um artigo sobre os últimos dez anos do Benfica (e de Vieira) e gostava de ter a vossa opinião: datas, factos, sucessos, insucessos. Quem quiser contribuir só precisa de enviar um mail para lsobral@mediacapital.pt. O resultado sai na revista Maisfutebol Total de sábado. Obrigado, desde já.
Só mais uma nota: os contributos de qualidade para o artigo sobre a última década de Benfica verão os autores citados e, se tiverem blogues ou sites, um link para lá. É o mínimo, claro. Obrigado pela ajuda, desde já. Mail: lsobral@mediacapital.pt.
Enviar um comentário