Pedro Proença deve ser bipolar.
Em Portugal, as suas arbitragens são uma "merda", enquanto no estrangeiro apita bem.
Leiam o que disse José António Saraiva, na sua crónica do Record.
«Já é difícil falar a sério das arbitragens de Pedro Proença em
Portugal. Ele pode ser o melhor árbitro do Mundo, mas não é com certeza o
melhor árbitro português.
Um dia o meu pai foi à Alemanha
para tratar um problema de saúde. Falaram-lhe de um médico célebre, que
vivia em determinada rua. Lá chegado, o meu pai perguntou onde era o
consultório do dr. Tal, e ouviu esta resposta: “Mas por que vai a esse
médico? Aqui na rua há um muito melhor.” Quando ouço falar do “melhor
árbitro do Mundo”, recordo sempre esta história.
Na
sexta-feira, Proença protagonizou mais um erro caricato, que nem a
introdução das novas tecnologias poderia evitar. Nem no Burkina Faso um
árbitro teria coragem para inventar um penálti tão inverosímil.
Estas
arbitragens tendenciosas e que decidem resultados (as quais não são,
reconheça-se, um monopólio de Pedro Proença) têm duas consequências
importantes.
Primeira: as equipas que jogam contra o FCPorto
retraem-se na disputa da bola na área, jogam a medo, sabendo que
qualquer queda de um jogador portista pode ser fatal.
Segunda:
o FCPorto acaba por ganhar sempre, porque ou ganha por mérito ou porque
o árbitro ajuda. E isto tem uma terrível consequência: retira
imprevisibilidade ao futebol português. Mesmo quando a vitória parece ir
calhar ao Benfica (como nas duas últimas épocas) o FCPorto acaba sempre
por vencer, por demérito alheio ou com ajudas. A ideia de que não pode
haver surpresas é talvez a principal razão que afasta as pessoas dos
estádios.
Voltando a Proença, não percebo o que vai naquela
cabeça. Perante a evidência de ter beneficiado o FCPorto no passado,
devia ser mais cauteloso. Mas não é. Talvez ache que, por ter o rótulo
de “melhor árbitro do Mundo”, ganhou um estatuto de impunidade que lhe
permite fazer o que quer. Mostra a sua “coragem” marcando penáltis
fantasma que, como o de sexta-feira, resolvem jogos. E Pinto da Costa,
absolvido no Apito Dourado, ri na tribuna e chama palavrões aos
circunstantes, perante o gáudio da sua corte.»
6 comentários:
Nem mais!
Completamente correcto. Ele em Portugal sabe como tudo funciona e beneficia os corruptos porque aos o beneficiar se torna internacional e arbitra os melhores jogos no estrangeiro. Ele sabe da MAFIA que habita a FPF, APAF e as suas ligações ao clube do putedo.
Quem não mama, não vê diz ele, e sabendo da coisa sabe que sai dos jogos completamente impune com a sua arbitragem avaliada em alta como bem se sabe.
Xistras, Sousas, Olegários e Migueis, Costas é igual e é mais do mesmo; se querem progredir têm que beneficiar o clube condenado por corrupção, se não passam ao lado da carreira arbitral e vão fazer jogos inferiores nas divisões secundárias e uma ou outra na 1ª divisão.
Miguel
Saudações europeias.No nosso Benfica surgiu mais uma transferência suspeita que estará a ser alvo de investigação pelas autoridades Sérvias , o jogador em questão é o irmão de Markovic , Filip.De recordar que este jogado foi comprado ao Partizan , clube onde não jogava , e ao que parece também nem tem qualidade para ser sequer titular na equipa B do Benfica com 22 anos.Tendo jogado no total das jornadas um máximo de 20 minutos e é se jogou tanto.Já nem falo da investigação , porque o que sei li nos jornais , mas deixo aqui uma pergunta.Para quê comprar jogadores estrangeiros que roubam o lugar a jogadores das camadas jovens do Benfica para serem suplentes.Se é para serem suplentes e não mais valias seguras não tem qualquer lógica as suas contratações.Na equipa B existe Filip , Uros Matic ,Rojas ( ainda ontem o Presidente do seu antigo clube deu uma conferência de imprensa em que diz que o Benfica não está a cumprir o acordado e deve dinheiro ao clube paraguaiao , arrastando mais uma vez esta direcção o nome do Benfica na lama , Lolo e outros mais estrangeiros que foram contratados e não se sabe para quê , já que a sua qualidade futebolistica deixa muito a desejar.
Vamos aos factos da investigação da transferência:
A transferência de Filip Markovic do Partizan para o Benfica está a ser alvo de investigação por parte das autoridades sérvias. Quem o garante é o jornal “Blic”, que publicou na segunda-feira um artigo sobre o assunto.Segundo o periódico, a polícia daquele país solicitou ao emblema de Belgrado a documentação da operação que redundou na mudança do médio para Lisboa no verão passado. Como a questão não ficou totalmente esclarecida, foram interrogados três dirigentes do Partizan, Ratomir Babic, Dusko Jovanovic (ambos administradores do clube) e Albert Nadj (diretor-desportivo).O assunto mereceu mesmo honras de chamada à primeira página do “Blic”, na qual se adiantava existirem suspeitas sobre a venda do médio, que faz parte da equipa B do Benfica.O futebolista, de 21 anos, inteirou-se do assunto e não deixou mesmo de... “ampliá-lo” através da conta no Twitter, onde publicou uma fotografia do jornal, acompanhando-a com a expressão “vendas suspeitas”. Viria mais tarde a apagar o comentário sobre o tema.
Este temas de transferências suspeitas infelizmente não é novo no Benfica e tem sido correntes na vigência de LFV.É a transferência de Ramires a ser investigada , é a de Di Maria , é a de Witsel , é a polémica Rubi Plus com dois jogadores da equipa B vendidos a essa empresa "FANTASMA" , é Ola John e a Doyen , é a polémica saber se Lazar Markovic é realmente jogador do Benfica ou do Chelsea como se diz por terras britânicas.
Espero que desta vez o Manuel Oliveira tenha a coragem de publicar este meu comentário e não se refugi no silêncio e censure ou deixe o meu comentário esquecido algures ou apagado por um dedo salazariano que só fica mal a quem o pratica e se diz benfiquista , clube que sempre defendeu a liberdade e não a opressão de opiniões.Saudações Londrinas e que o Benfica ganhe hoje em Paris.Seria um passo importante e mais importante que isso um pontapé na crise de mau futebol praticado e maus resultados e pode ser que este jogo seja o mote para ver os jogadores mais empenhados em ganhar e dar alegrias aos benfiquistas espalhados pelo Mundo o que infelizmente nas últimas épocas não tem acontecido.
E para logo, era bom que fosse assim: http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2013/10/analise-psg.html
Abraço,
Bruno Pereira
Concordo planeamente
O Pedro Proença é um caso de estudo, nas últimas 6 épocas arbitrou 14 jogos do Porto, tendo assinado 13 decisões favoráveis ao Porto (penaltis ou expulsões), como é logo o Porto aproveitou esses penaltis e expulsões para acrescentar diretamente mais 9 pontos com essas decisões arbitrais favoráveis.
O incrível é quando analisamos as 4 últimas épocas e constatamos que:
A liga Zon Sagres é claramente disputado em condições arbitrais favoráveis para 1 clube, sendo que inversamente o seu principal rival é o maior penalizado com decisões arbitrais desfavoráveis (Penalti ou Expulsão contra).
Só para terem uma ideia nas últimas 4 épocas nas condições regulamentares 11 contra 11 e sem qualquer efeito direto de um último golo de penalti o Benfica teria conquistado 279 pontos e o Porto 277 pontos, efetivamente sem nenhuma influência direta pontual das decisões arbitrais o rendimento desportivo das duas equipas foi muito semelhante em 120 jogos, repito em 120 jogos! Nestes 4 épocas o Porto só conseguiu ficar com 3 dos 4 títulos de campeão, porque conseguiu acrescentar mais 22 pontos diretamente com influência arbitral que o Benfica. Assim, nos resultados finais oficialmente homologados o Benfica acabou acumulando 285 pontos e o Porto 305 pontos.
As decisões arbitrais são realmente determinantes para o sucesso na Liga Zon Sagres, em todos os anos analisados a equipa que beneficiou de um saldo maior de decisões arbitrais favoráveis (Penalti e Expulsões) acabou sendo o campeão dessa época.
Podem consultar os dados estatísticos das últimos 5 anos no blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/
Enviar um comentário