Época 2015/16

Época 2015/16

Os júniores dos 3 grandes!

Benfica é favorito mas F.C.Porto e Sporting têm uma palavra a dizer

Benfica:
Diamantino Miranda assume a liderança de uma equipa construída e talhada para os bons resultados. À partida o Benfica parece o mais forte candidato, fruto da espinha dorsal edificada no ano passado por João Alves: Roderick Miranda como patrão da linha defensiva, bem auxiliado por Mário Rui; Danilo Pereira, Lassana Camará e Domingos Silveiro "Adul" com automatismos criados no miolo; o imprevisível Nélson Oliveira como referência ofensiva. A estes juntam-se nomes da equipa de juvenis, surgindo na linha da frente o central Vinicius Silva e o criativo Ruben Pinto. A dúvida, assim, parece ser de ideologia: ou Diamantino assume os princípios de Alves ou rompe, impondo desde logo as suas ideias. A primeira solução parece a mais sensata.

Porto:
Patrick Greveraars já provou que sabe formar jogadores. Resta saber se também consegue ganhar títulos. Tendo utilizado um número muito significativo de jogadores de primeiro ano na época passada, o F.C.Porto é uma equipa mais experiente, reforçada com elementos chave da formação que se sagrou campeã nacional de juvenis. A grande questão prende-se também com a definição da estratégia a implementar, especialmente a ofensiva: sem Diogo Viana e Jorge Chula no plantel fica a dúvida se os dragões vão insistir na procura constante do 1x1. No panorama da equipa fica a ideia que as soluções existem e que o futebol ofensivo pode ser menos criativo mas mais móvel. Neste aspecto, Rui Caetano e André Claro são elementos decisivos.

Sporting:
Do lado leonino antevê-se uma equipa mais musculada, um pouco em contraste com o que costuma ser apanágio para os lados de Alcochete. A linha defensiva parece garantir solidez, com Nuno Reis em particular evidência e outro nome que promete ser decisivo é o do dinâmico e incansável lateral direito Cédric Soares. No miolo, Renato Neto é um elemento fundamental pela sua disponibilidade física e capacidade de ganhar bolas altas. Na frente de ataque os "Leões" poderão contar com o possante avançado Amido Baldé. Um dos pontos fortes da formação leonina é a sua "fornada" de juvenis, com William Carvalho e João Figueiredo a terem boas hipóteses de vingarem já este ano.

Tal como no escalão sénior, o defeso é alvo de discussão pertinente e, na temporada que agora se abre, saliência para o F.C.Porto e as suas duas contratações estrangeiras: Benkemir e Coulibaly. O primeiro é tido como um jogador precioso na construção da dinâmica ofensiva, podendo ajustar-se à posição de ala quando necessário. Já o senegalês Coulibaly impressiona pela estampa física, tendo como principal adversário Alexander Jakubov. O checo, contratação sonante da pretérita temporada, mostrou um potencial enorme com resultados práticos, porém, ainda aquém dos desejados.

É claro que um campeonato não se faz apenas com três equipas e os "outsiders" podem aparecer a qualquer altura. Com uma equipa muito cerebral o Belenenses por certo não defraudará os seus adeptos. Do lado nortenho Braga e Académica de Coimbra, com bons plantéis, são fortes candidatos a um lugar na fase final.

Antes das hostilidades se abrirem espera-se também que o campeonato possa ir até ao final. Mais do que a má imagem que transmitiu, os incidentes de Alcochete colocaram em causa o esforço de jovens futebolistas, que viram terminar a meio uma história que escreveram ao longo de um ano. Infelizmente a violência também faz parte do futebol, sobretudo daqueles que menos percebem.

(Fonte: Academia de Talentos)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO