Terminou ontem o campeonato brasileiro da 1ª divisão, vulgo BRASILEIRÃO.
A maioria dos leitores já sabe que venceu o FLAMENGO, após 17 anos de jejum!
Porque não influiam em nada na classificação, disputaram-se no sábado dois jogos.
O Náutico de Recife já rebaixado (com pena minha diga-se) perdeu em casa com a equipa sensação deste campeonato o Avaí de Florianópolis (SC) por 1-0.
O Atlético de Belo Horizonte (MG) perdeu em casa com o Corinthians (de Ronaldo) por 3-0. Resultado de certo modo surpreendente visto que o Atlético queria ficar à frente do rival Cruzeiro, também de B.Horizonte e os corintianos vinham fazendo um campeonato muito irregular desde que se sagraram campeões da Copa do Brasil.
Ontem foi o dia das decisões.
No Maracanã com cerca de 85.000 espectadores, o Flamengo recebia o desfalcadíssimo Grêmio de Porto Alegre (apenas 2 titulares). Durante a semana especulou-se que os gremistas não iriam querer ganhar para não entregar o título ao rival Internacional, também de Porto Alegre. Tudo fazia prever uma vitória fácil do Flamengo. Para surpresa geral, o Grêmio adianta-se no marcador e o Internacional quase em simultâneo marca, ficando provisoriamente no 1º lugar. Os flamenguistas roíam as unhas, mas não durou muito a chegar o empate que mesmo assim não servia as suas pretensões.
Veio a 2ª parte e aos 24 min. finalmente chegou o golo da vitória e do título. Mas os gaúchos não se entregaram em nenhum momento, continuaram lutando até ao fim e até dispuseram duma boa chance de marcar.
Nos outros campos, o Internacional venceu o quase despromovido Santo André e venceu por 4-1, no entanto insuficiente para chegar ao título. Ficou vice-campeão e atirou de vez os do ABC Paulista para a Série B de novo.
O tri-campeão em título São Paulo, recebeu o lanterna e despromovido Sport de Recife (onde jogava Weldon) e fez a sua parte, vencendo por 4-0, esperando um escorreganço de Flamengo e Internacional que não aconteceu, terminando em 3º lugar.
Dos que ainda tinham pretensões ao título, o único que não venceu foi o Palmeiras. Foi perder ao Rio com o aflito Botafogo (estava na zona de despromoção) por 2-1, caindo para o 5º lugar que não lhe permite sequer ir à Copa Libertadores do próximo ano.
Já o Cruzeiro (ex-clube de Ramires) estava fora da luta para o título mas à espreita dum lugar que desse acesso à Libertadores. Ao vencer fora de casa por 2-1 o Santos e aproveitando a derrota do Palmeiras subiu ao 4º lugar concretizando dois objectivos, a participação na pré-Libertadores e ficar à frente do rival Atlético (7º).
Para além do já referido Botafogo-Palmeiras, outro jogo dramático era o Coritiba-Fluminense (1-1). Ambos lutavam para não descer. Se o Botafogo não vencesse, o empate servia aos dois, assim calhou a fava ao Coritiba! Foi um autêntico balde de água fria para os parananenses que até jogavam em casa. Mal o jogo terminou extravasaram as suas mágoas primeiro nos seus jogadores que fugiram, depois na equipa de arbitragem e depois ainda na polícia. Por sorte os jogadores do Fluminense conseguiram escapar mais ou menos ilesos.
Cenas lamentáveis das quais já postei ontem duas fotos.
Agora o Coritiba para além de ter de "curtir" as mágoas pelo rebaixamento, ainda vai ter de pagar pelo que os seus adeptos (torcedores) fizeram. Faço um à-parte para dizer que acho que esta questão dos clubes pagarem pelos adeptos dá pano para mangas. Em certos casos é uma injustiça. Por causa disso o Benfica perdeu o título de júniores!
Os outros jogos, apenas quase para cumprir calendário, digo quase porque havia dúvidas sobre os últimos apurados para a Copa Sul Americana (do 5º ao 13º), foram o Grêmio Barueri-Atlético PR (0-0) e o Vitória (BA)-Goiás (2-2). Com estes resultados, o Vitória conseguiu o 13º lugar e a vaga em detrimento do Atlético que pelo menos teve a satisfação de ver descer o seu rival da cidade (o Coritiba).
Lá para Abril do ano que vem há mais Brasileirão! Até lá, começando já em Janeiro temos os campeonatos estaduais.
Sem comentários:
Enviar um comentário