Uma crónica interessante e imparcial publicada no jornal "O JOGO" sobre o clássico de hoje em Portugal.
Curiosamente empatados em vitórias (76) em todo o seu historial de ambos.
O Benfica dominou durante mais ou menos 50 anos e o Porto domina há mais ou menos 30.
Um clássico escrito com a letra J.
JJ de Jorge Jesus, J de Jesualdo. Um mestre das tácticas, um professor.
Dois treinadores com muitas dúvidas para o clássico desta noite na Luz. Um por falta de soluções; o outro pelo excesso delas.
Do lado do Benfica, Jorge Jesus não tem Sidnei, Fábio Coentrão e Di María. E diz que ainda não sabe se terá Aimar e Ramires. Mas Jesualdo Ferreira não acredita e até já conta com o brasileiro no onze titular dos encarnados. O problema do lado dos portistas acaba por ser o oposto: há excesso de opções. Sem lesionados ou castigados, as decisões que o "profe" terá de tomar são sobretudo no meio-campo e ataque. Tira Varela do onze para lançar o tradicional tridente com Hulk, Rodríguez e Falcao? Coloca Guarín no lugar de Belluschi por causa do previsível mau estado do relvado da Luz? Dores de cabeça que o próprio Jesus admite que gostaria de ter.
O Benfica-FC Porto desta noite é um tira-teimas entre aqueles que, a esta data, parecem os mais fortes candidatos ao título desta temporada, apesar de, independentemente do que acontecer, o Braga ir sempre chegar a 2010 como líder de campeonato. Mas é também o choque frontal de dois dos treinadores empregados em Portugal que têm mais jogos na Liga Sagres (Jesualdo leva 295, Jesus soma 282, e apenas são superados por Carlos Brito, com 326).
Será o 12º jogo entre ambos, e quis o destino que aconteça precisamente um dia antes de se celebrar o sexto aniversário desde a primeira vez. E foi também num jogo de alta tensão: um sempre escaldante dérbi do Minho que terminou com a vitória do Braga de Jesualdo sobre o Guimarães de Jesus por 2-1. Na segunda volta, aconteceu a vingança, com o Vitória a vencer por 1-0.
Depois disso, o agora treinador do Benfica apenas por mais uma vez voltou a vencer o homem que defronta esta noite: foi em Maio de 2005, quando o seu Moreirense derrotou o Braga por 2-1. Mas nem assim evitou a descida de divisão. Contas feitas, Jesualdo ganhou sete vezes, tendo empatado duas. Esta noite, a partir das 20h15, o Estádio da Luz dará mais um número a estas contas.
Terceiro Anel: Diário...
Há 26 minutos
Sem comentários:
Enviar um comentário