Época 2015/16

Época 2015/16

O estado do futebol europeu

O blog Futebol "O desporto rei" publicou um excelente post a propósito da apresentação pela UEFA do seu relatório financeiro, referente a 2008, intitulado “The European Club Footballing Landscape” e que é sem dúvida um excelente estudo sobre as finanças e não só, dos clubes europeus.
Nesse relatório do organismo máximo do futebol europeu, fala-se do licenciamento de clubes, da estrutura dos campeonatos nacionais, das assistências nos estádios, da propriedade dos estádios, dos resultados financeiros dos clubes, da competitividade, dos salários e transferências dos 732 clubes das 53 primeiras divisões europeias.
Alguns números são curiosos, outros assustadores.
Fiquem com alguns dos que mais me chamaram a atenção.
  1.  58% das ligas registaram uma quebra de assistências nos estádios
  2.  88% do dinheiro das transmissões televisivas é gerado pelas 5 maiores ligas europeias
  3. 7,1 biliões de Euros foi o total pago em salários dos 732 clubes em 2008
  4. O aumento dos salários de 2007 para 2008 dos clubes foi de 18,1%
  5. 57 dos 732 clubes, gastam acima dos 100% de receitas geradas em salários
  6. 20.0 biliões de Euros é o valor total dos activos dos 732 clubes em 2008
  7. 18,2 biliões de Euros é o valor total dos passivos dos 732 clubes em 2008
  8. 5,5 biliões de Euros é o valor total de dívidas bancárias ou empréstimos comerciais dos 732 clubes, sendo que 54% são referentes apenas a 20 clubes
  9. 5,2 biliões de Euros é o valor total presente nos relatórios e contas dos 732 clubes, referentes ao valor dos estádios e imóveis. 64% deste valor é referente aos mesmos 20 clubes
  10. 35% dos clubes apresentam dívidas superiores ao valor do seu património
  11. 44% dos clubes aumentou em 2008 o valor das suas dívidas em relação ao valor do seu património
  12. 550 milhões de Euros é o valor total em transferências a ser pago em prestações superiores a 1 ano, significando 35% do valor total das transferências realizadas
  13. 530 milhões de Euros é o valor que 10 clubes ainda têm para saldar devido a transferências de jogadores
  14. 385 milhões de Euros foi o valor total pago em transferências, por todos os clubes das primeiras divisões Inglesa e Espanhola no ano de 2008.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel Oliveira, de facto é como diz, uns números são curiosos outros bastante preocutantes e assustadores...

A caminhar deste modo não sei onde irá o futebol parar??

Saudações Gloriosas
RF
http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/

Manuel Oliveira disse...

Pois é caro RF, se não houver contenção de gastos a coisa pode ficar preta!
Abraço glorioso.

GIL VICENTE disse...

Deixai-os gastar, caro Manuel

Se lhes acontecer uma desgraça como ao Porto, melhor.
Para já, é bom que certos clubes continuem a ter a bolsa larga. Se anda como cães atrás de um osso para levar as nossas prendas, que as paguem bem pagas.
Um abraço

GIL VICENTE disse...

Ah! Mas já fui, caro Manuel!
Ainda não reparou bem na faixa direita do Coração Encarnado?
Fui lá e foi através deste seu blogue.
E li muita coisa.
Um abraço

Manuel Oliveira disse...

Confesso que quando entrei para ler o post e deixar o comentário não tinha visto. Agora sou eu que agradeço.
E o Coluna pregou-me uma surpresa!
Abraço.

Bimbosfera disse...

Boas! Há um factor a ter em conta, ainda assim, e que trata se os biliões são os europeus ou os americanos. É um valor mil vezes maior. Seja como for é muito dinheiro, mas, conquanto que no nosso clube alguém tenha noção do que são as receitas, do que são os gastos, de como controlar a situação, eu estou de acordo com o que se vai fazendo.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Márcio, são obviamente euros porque fala-se de UEFA.
Abraço.

Bimbosfera disse...

Caro Manuel, olá de novo, mas se calhar eu não me fiz explicar, se bem que por acaso comentei no link original e acho que aí fui mais explícito. Não sei se sabe, no Brasil, como nos EUA e acho que em Inglaterra usam medidas diferentes das nossas! Ou seja, um bilião nos EUA ou no Brasil são 1000 milhões de algo, ao passo que na Europa um bilião são 1 milhão de milhões, não se a moeda é ou não euro, mas se um bilião é 1.000.000.000.000, à europeia, ou «apenas» 1.000.000.000 à Americana e Brasileira. Eu creio que na Inglaterra é à americana, mas entende o meu ponto de vista? É que são sempre 1000 vezes mais ou menos de diferença! O que é muito... Tenho para mim que as contas são à americana, que se não for é mesmo muito dinheiro!

Abraço

Márcio Guerra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO