Época 2015/16

Época 2015/16

Que falta de vergonha

Tanto contestaram, tanto espernearam, tanto falaram mal de Ricardo Costa presidente do CD da Liga e agora apresentam uma proposta destas! Não há vergonha?
"Os casos Hulk e Sapunaru, da época passada, motivam alterações ao regulamento.
Os assistentes de recinto desporto (stewards) vão passar a ser considerados, no regulamento disciplinar da Liga, agentes desportivos. Isto se for aprovada, na primeira Assembleia Geral do mandato de Fernando Gomes, que hoje se realiza, a proposta de alteração ao regulamento apresentada pelo FC Porto, à qual o DN teve acesso.
Tal significa uma mudança radical na forma como os portistas passam a encarar os stewards. Na época passada, durante o processo de Hulk e Sapunaru, o FC Porto defendeu que aqueles elementos deveriam ser vistos como "público", de modo a que os seus jogadores, que agrediram um segurança no túnel da Luz, ficassem sujeitos a uma punição de um a quatro jogos.
Na altura a argumentação dos portistas - reforçada por um parecer do credenciado professor da Faculdade de Direito de Coimbra, João Leal Amado - foi aceite pelo Conselho de Justiça. Aquele órgão da Federação reduziu drasticamente o castigo de quatro meses de suspensão a Hulk, imposto pela Comissão Disciplinar da Liga, então presidida por Ricardo Costa, para três jogos.
Na AG de hoje, as alterações aos regulamentos mais relevantes dizem respeito à matéria das agressões de jogadores e são da responsabilidade da Comissão Executiva da Liga, do FC Porto e do Sp. Braga.
Entre elas, é de salientar o agravamento das punições para os jogadores por agressões a outros jogadores - passa de 1 a 5 jogos, para de 1 a 10 jogos - e por agressão recíproca entre jogadores - passa de 1 a 5 jogos, para de 1 a 8 jogos. Por sua vez, a agressão a espectadores passa de uma suspensão de 1 a 4 jogos, para de 1 a 10 jogos.
Precisamente nesta matéria dos espectadores, enquanto sujeitos agredidos, as propostas a apreciar pelos clubes acabam com qualquer dúvida sobre a qualificação dos assistentes de recinto desportivo como "agentes desportivos".
Por proposta da Comissão Executiva, a categoria de "intervenientes no jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo" desaparece. Em seu lugar passa a constar no artigo 115.º do RD - que motivou o castigo da anterior CD a Hulk e Sapunaru - a categoria de "agente desportivo".
E nesta categoria, mediante a tal proposta do FC Porto, que é agora reconhecida a inclusão dos "assistentes de recinto desportivo", a par dos polícias, maqueiros, bombeiros, representante da protecção civil, apanha-bolas e repórteres.
A Liga vai investir 1,3 milhões de euros na melhoria das infra-estruturas dos estádios dos clubes participantes nas provas por si organizadas em 2010/11. O apoio financeiro abrange um conjunto alargado de áreas, como "reforço da segurança dos espectadores e das três equipas intervenientes, melhoria das condições desportivas para as três equipas intervenientes ao nível dos balneários, zonas de equipamento e relvado, melhoria das condições para a transmissão dos jogos pela televisão, melhoria das zonas de trabalho da comunicação social."
(Fonte: Diário de Notícias)

8 comentários:

sloml disse...

Manuel, é uma vergonha.

Manuel Oliveira disse...

Sloml, eu até acho bem porque só vem provar que as decisões da época passada estavam correctas, agora ser apresentada a proposta por quem foi, além de revelar falta de vergonha, de moral, etc. é um absurdo. Nem têm respeito por si próprios.
Eu se votasse, votaria a favor!
Abraço.

Luís Felipe Barreiros disse...

Bom blog!
Gostaria de uma parceria?
Responde lá no blog.

Grande abraço!

Luís Felipe Barreiros
porforadogramado.blogspot.com

Gigante Colorado disse...

Ficaram bem bons os banners aqui, hein? rsrsrs que bom que gostou!
Estamos sempre as ordens!
E mais uma vez, me desculpa pela demora!
Alias, mudei lá no Bolão pra Manuel Oliveira! ;)

Beijo (Gabriela)

Manuel Oliveira disse...

Obrigado Gabe, mais uma vez!

Beijo.

Bimbosfera disse...

É realmente uma vergonha... Tristeza!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Anónimo disse...

1) O facto de só agora a LPFP ter alterado os regulamentos no sentido de clarificar o estatuto dos stewards vem dar razão ao FC Porto na posição que sempre assumiu relativamente a esta questão. Na verdade, até uma criança compreende que, se anteriormente os regulamentos fossem claros quanto à classificação dos assistentes de recinto desportivo como agentes desportivos, não seria necessário virem agora alterar absolutamente nada.

2) Esta alteração de regulamentos é um reconhecimento implícito de que Ricardo Costa aplicou os castigos a Hulk e Sapunaru com base numa interpretação viciada pois, na altura em que a decisão foi tomada, não existia nada que suportasse juridicamente a ideia de que os stewards deveriam ser considerados agentes desportivos.

3) Tal como defende num comunicado publicado no seu site oficial, o FC Porto foi quem manteve maior coerência no seu discurso ao longo de todo este processo. O clube azul e branco nunca alegou que os seus jogadores não deveriam ser punidos, mas sim que a aplicação dos castigos deveria ser feita em função daquilo que está escrito, preto no branco, nos regulamentos e não nas deambulações filosóficas do presidente da CD que se julga no direito de interpretar as leis a seu bel-prazer e de inventar critérios sabe-se lá com que intencionalidade.

4) Se por um lado é verdade que é desajustado considerar os stewards como "público", não será menos verdade que considerá-los "intervenientes no jogo" roça o ridículo (tal como fez Ricardo Costa para justificar a sua opção de aplicar castigos absurdos aos jogadores portistas). Como tal, perante a ambiguidade dos regulamentos e na falta de um estatuto bem definido sobre o papel dos assistentes de recinto desportivo, mandava o bom-senso e os mais básicos princípios da justiça que a CD arquivasse o processo, deixando que o caso seguisse o seu curso normal na justiça civil.

5) Ninguém tem dúvidas nesta altura que a suspensão de Hulk e Sapunaru, aliada à suspensão de Vandinho, constituiu uma vergonhosa e despudorada manobra de manipulação da verdade desportiva e de ingerência no livre desenrolar do campeonato por parte de Ricardo Costa que teve assim influência directa na competição, retirando-lhe credibilidade.

http://oportoeomaiorcarago.blogspot.com/2010/07/stewards-so-agora-passaram-agentes.html

Manuel Oliveira disse...

Quem (transcr)escreveu o comentário anterior ao menos podia identificar-se para me poder dirigir directamente!
Não deixa de ser irónico o facto do FCP achar (sempre ter achado) que os stewards são ou deveriam ser, só que não estava escrito, agentes desportivos e no recurso ao CJ da FPF junta um parecer que prova (ou tenta provar) que não são.
Se quiser continuar a discussão franca e aberta, apareça mais vezes. Sou benfiquista e defendo o meu clube mas sou democrático. Basta haver educação.
Cunprimentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO