No seu artigo semanal, José António Saraiva (confesso adepto do Belenenses) elogia Jorge Jesus e ao mesmo tempo faz-lhe uma série de perguntas pertinentes.
Vejam abaixo.
Um dia, em conversa informal, perguntei a Jorge Jesus por que não
gostava do 4x3x3. Ele respondeu-me: “O 4x3x3 é um sistema muito seguro,
mas os sócios e adeptos do Benfica merecem um futebol mais espetacular.”
Sou
dos que pensam que Jesus tem feito milagres no Benfica. Catapultou a
equipa para outro patamar futebolístico, deu-lhe identidade, tem
inventado jogadores em série. Quanto dinheiro já não deu ele a ganhar ao
Benfica? Julgo que hoje só um treinador poderia fazer melhor do que
Jesus no Benfica: Mourinho. E esse é inacessível.
Mesmo assim,
gostaria de lhe fazer algumas perguntas. Por exemplo: por que razão o
Benfica não sabe marcar cantos? Há jogos em que tem mais de 20 cantos e
nem sequer cria perigo! O Benfica é mais perigoso nos lançamentos da
linha lateral do que nos cantos.
(Minha resposta, o Benfica sabia marcar golos em cantos, mas a saída de Javi Garcia e o castigo de Luisão, provocaram essa incompetência actual da equipa.)
Por que razão o Benfica não
sabe marcar livres laterais? Para algumas equipas, como o Sporting de
Braga, um livre lateral é meio golo: Hugo Viana mete a bola entre a
defesa e o guarda-redes, e basta um toque de raspão para marcar. O
Benfica desaproveita consecutivamente estes lances.
Por que
razão Salvio não é experimentado a marcar livres diretos? Recordo que
ele centra esplendidamente, conseguindo fazer a bola subir e descer com
força.
Por que razão Cardozo continua a marcar penáltis? Julgo
que Lima, que é um jogador frio e tem um pontapé forte e colocado,
falharia menos.
Se o Benfica melhorasse estes aspetos –
cantos, livres laterais, livres diretos e penáltis – seria uma equipa
ainda mais perigosa. As bolas paradas são uma das formas de resolver
jogos embrulhados. Ora o Benfica tem dezenas de bolas paradas em cada
jogo e raramente aproveita uma.
Digam de vossa justiça na caixa de comentários!
8 comentários:
Amigo Manuel,kuanto a mim,a pergunta k é a mais pertinente é a marcação de cantos e livres,e k , o meu amigo respondeu logo de seguida lol, pois é mesmo o marcador de cantos e livres n estar disponivel,ou seja, Aimar ou Carlos Martins, n temos mais algum virtuoso no plantel para o fazer ,e diga-se k n é facil(custa mt dinheiro) arranjar um com esse talento.
Abraço
Em Portugal toda a gente gosta de fazer perguntas. Haverá um problema psicológico, que leva as pessoas a ultrapassar as suas competências e meter-se onde não são chamadas? Como é que se passa nos outros países? Alguém imagina um jornalista a perguntar a Ferguson "olhe, porque é que com jogadores tão altos, o MU não marca muitos golos nas bolas paradas"? Alguém imagina um jornalista perguntara a Vitor Pereira "porque razão o Moutinho continua a marcar penaltys?".
Vamos imaginar que as perguntas são colocadas com "bondade" e apenas pretendem "ajudar" (vejo muito difícil alguém que não pode ser treinador, ajudar alguém que é treinador com provas dadas - é má educação, mas em Portugal isto é normal). Se as perguntas do jornalistas acrescentassem alguma coisa ao Benfica, seguramente não tínhamos 23 golos marcados (o melhor registo dos últimos 10 anos, seguramente) mas sim uns 28 a 30 ... alguém acredita nisto, com as saídas de Witsel, Javi, lesões e impedimentos de Aimar, Carlos Martins e Luisão?
Ah, e por falar nosso. Porque razão este jornalista enfatiza os aspectos que segundo ele, podem ser melhorados, e não os aspectos que condicionam eventuais melhores perfomamces, como as lesões e impedimentos?
Sim, se marcamos 23 golos sem Aimar, Carlos Martins, Luisão que podem regressar, e Javi e Witsel que já não podem regressar, quantos poderíamos ter marcado com eles?
Esta é um pergunta da treta, com são as perguntas que ele coloca. Porque o que conta é o que já aconteceu e não o que podia ter acontecido. Para mim, este suposto tipo de contribuição não se destinam a ajudar ninguém a ver melhor o futebol do Benfica, mas sim a questionar o trabalho de quem tem resultados!
O Benfica está em 1º lugar, tem 23 golos marcados (melhor marca dos últimos 10 anos), tem 6 golos sofridos 3 deles de penalty (melhor marca dos ultimos N anos) questionar a estratégia que tem sido seguida é uma intromissão. E as intromissões devem ser tratadas como tal.
Lembro que este jornalista, também já defendeu que o FCP so perdeu o ultimo campeonato ganho pelo Benfica, por causa do castigo do Hulk. Ora este FCP sem Hulk continua a fazer mais pontos do que o FCP de Hulk ...
E porque razão esse tal Saraiva não se candidata a treinador de futebol?
É que não acredito que saraiva ganhe mais como comentador desportivo!
Para quê desperdiçar esse talento tão evidente?
Estou de acordo com o Eagle.
As perguntas podem ser pertinentes, mas partindo de um jornalista que não é adepto do Benfica e branqueou tanta corrupção do futebol português deixa-me sempre desconfiado e de pé atrás.
Pela mesma ordem de ideias, e com o mesmo direito, eu pergunto-lhe:
Porque é que nunca denunciou no seu jornal, quando o dirigia, a pouca vergonha e a corrupção que assolou o futebol e o desporto português durante dezenas de anos?
Porque é que não teve coragem para o fazer, dado que devia conhecer muito bem o que acontecia? Como aliás todos os jornalistas em Portugal sabiam, não era apenas o Marinho Neves que sabia o que se passava.
Porque é que nunca denunciou no seu jornal as agressões, despedimentos, pressões, ameaças que outros jornalistas seus colegas de profissão sofreram ao longo dos anos? Calou porque desconhecia ou porque tinha medo e foi cobarde?
Porque é que sendo director de um dos melhores jornais portugueses nunca dedicou um página ou duas ao jornalismo de investigação sobre o que se passava no desporto em Portugal? Não tinha verbas para isso ou na altura o seu interesse pelo desporto não existia? Ou seria por outras razões mais prosaicas?
Porque é que um jornalista que pouco percebe de futebol, para além do conhecimento que adquire na bancada, faz perguntas sobre algo que pouco entende a pessoas que sabem muito mais, sobre um clube de que não gosta? É para apoiar ou para desestabilizar? Ou será porque acha que não tem mais nada para escrever e ganha o dinheiro falando sobre um clube de que não gosta?
Porque é que o mesmo jornalista não faz perguntas ainda mais pertinentes sobre os clubes de que é adepto, Porto, Sporting ou Belenenses, que tem defendido ao longo dos anos?
Porque é que um jornalista que cala a corrupção no futebol, sendo conivente com ela, não tem vergonha na cara e não se cala para sempre sobre futebol?
Porque é que o jornalista diz-se adepto do Belenenses mas esconde que também é adepto do Sporting?
Quando se começa a fazer perguntar o difícil é acabar.
Boa tarde Manuel,
O meu nome é Tiago Wemans e sou o administrador do blog O Fura-Redes.
Gostava de lhe pedir um favor de colocar o meu blog na lista de blogs benfiquistas. Já sou parceiro da maior parte dos blogs do SLB na sua lista. Também faço parte da Gloriosasfera.
O meu blog é:
http://ofuraredes.blogspot.pt/
Obrigado
Cumprimentos
Tiago Wemans
O Benfica de Jesus tem sido sempre forte neste aspecto. Este ano é que está mais fraco. O Benfica tem dois excelentes marcadores de cantos e livres que são o Aimar e o Carlos mas que quase não têm dado o seu contributo a equipa. Não basta apenas ter bons cabeceadores na área. É necessário ter quem a coloque lá redondinha.
Já agora meu caro,pk n mandar uma perguntinha para o JAS ???
P- Pk vender o CFB a um individuo do calibre dakeles ??? Com varios processos na (IN)justiça portuguesa e confesso draGAY de ouro ???
LOL
ISTO SINCERAMENTE...
TUDO QUE ELE PERGUNTA, O BENFICA CONSEGUE FAZER, DE UMA MANEIRA OU OUTRA OU COM TODAS, O BENFICA GANHA OS JOGOS.
ISTO SÃO ARTIGOS DE OPINIÃO PARA ENCHER CHOURIÇOS.
MAS TAMBÉM ACHO QUE ALGUMAS VEZES O JJ BEM QUE PODIA POR A EQUIPA A JOGAR NUM 4-3-3.
Enviar um comentário