Época 2015/16

Época 2015/16

E o Benfica devia criar uma em parceria com o Costa do Sol

A propósito da escola de futebol que os azuis criaram em parceria com o Ferroviário de Maputo - Moçambique, não acredito que o Benfica não esteja a movimentar-se para criar também uma num país que é maioritariamente benfiquista muito por influência de Eusébio, Coluna, Costa Pereira e companhia.
O clube ideal para estabelecer uma parceria é o Costa do Sol, ex-Benfica local, que actualmente é treinado por Diamantino Miranda.
Conheço bem Moçambique, Maputo e o Costa do Sol onde fui vice-presidente quando era ainda um jovem.
O Costa do Sol chamou-se Benfica de Lourenço Marques, depois Maputo, até 1976, altura em que teve de mudar de nome por imposição governamental. 
Escolhemos (eu participei activamente nesse processo) este nome porque a sede do clube se situava na zona de praia com o mesmo nome e as cores para camisola amarela e calção azul muito por influência da selecção brasileira.
(camisola que me foi oferecida em 2009, e trazida por um amigo que visitou Maputo)

Os primeiros títulos nacionais do Costa do Sol chegaram quando eu era dirigente do clube e por isso acompanhei a equipa em várias deslocações a países estrangeiros, casos de Zâmbia, Madagáscar, Zaire (actual Rep. Democrática do Congo) e Lesotho.
O Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo são os clubes com mais títulos no Moçambique independente.
Mas, voltando à escola de futebol, seria um sucesso.

4 comentários:

redtiger disse...

Excelente ideia...era bom que a conseguisses fazer chegar á direcção ou que alguém a fizesse chegar...infelizmente eu não conheço lá ninguém!

jORGE disse...

Caro Manuel
Não se esqueça que o primeiro clube de Moçambique, penso que filial do SLB, e a usar o simbolo da aguia foi o Grupo Desportivo de Lourenço Marques, mais conhecido pela sugla G.D.L.M.

aBRAÇOS
jORGE

Jose Albuquerque disse...

Enorme Manuel,

Sou teu leitor assiduo, embora nunca comente os teus textos. Por isso e nesta oportunidade, permite que te agradeca pelo teu Benfiquismo e por este teu magnifico blogue.

Quanto ao tema, reitero o comentario do Companheiro Jorge e recordo-te que o 'Benfica de Maputo' e o Desportivo (com emblema e moto - E PLURIBUS UNUM - inspirados no Glorioso), infelizmente em crise profunda e recem despromovido a segunda divisao.

Por outro lado, creio que tens razao quando sugeres que a estadia do Enorme Diamantino como Tecnico do Costa do Sol nao acontece 'por acaso' (tanto mais que ele ate viajou com o Presidente Vieira) e tudo indica que existe ja um projeto em marcha que implica uma relacao estreita entre o Costa do Sol e o Nosso Benfica.

Mais ainda, o Presidente LFV tem pelo menos um projeto imobiliario em Maputo (onde esta em associacao com o presidente 'pedreiro', pelo que me nao surpreende que o vejamos a visitar aquelas latitudes com alguma frequencia.

Com tudo isto pretendo 'provar' que sao os corruptos que estao a (per)seguir o Glorioso, cujos projetos em Maputo ja datam de ha uns 2 anos.

Viva o Benfica!

Manuel Oliveira disse...

Caro Redtiger, eu creio que já deve estar pensada pelo Benfica e se não estava esta assinatura de contrato dos azuis com o Ferroviário servirá de lembrete.
Ainda assim vou tentar saber!

Caro jORGE, é verdade, o Desportivo de L.M./Maputo foi a 1ª filial do Benfica em L.M., mas os benfiquistas de Moçambique queriam um Benfica, e de cores à Benfica, e em 1956 foi fundado o actual Costa do Sol.
Porque os benfiquistas de L.M. estavam divididos, o Benfica de LM sofreu para ser alguém e só depois da independência já com o nome de Costa do Sol é que foi campeão nacional pela 1ª vez. Tive a honra de ser bicampeão (1979 e 1980) como vice-presidente do clube.
Eu era um jovem de vinte e poucos anos e jogava futebol pela empresa onde trabalhava onde ao mesmo tempo era o principal dinamizador da equipa. Na secretaria da entidade que organizava o campeonato de trabalhadores estava o capitão do então Benfica que já me conhecia por lá ter jogado nos júniores e com a debandada dos dirigentes portugueses devido à independência (1975) havia necessidade de eleger uma nova direcção. Fiquei de 1976 a 1982, primeiro como secretário-geral e depois como vice-presidente para o futebol.

Caro José Albuquerque, também leio os teus doutos escritos no Belo Voar, especialmente quando se tratam de contas, embora raramente comente.
Na resposta ao jORGE já respondi ao teu comentário.
Vou tirar a limpo a questão escrevendo para um amigo e ex-colega de Direcção do Costa do Sol que ainda está ligado ao clube e foi quem me ofereceu a camisola da foto.

Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO