O Brasileirão mais disputado dos últimos anos termina hoje.
Até 2002 o campeonato brasileiro não se disputava por pontos (pontos corridos, como dizem aqui) como a maioria dos campeonatos. Só a partir de 2003 é que começou nestes moldes.
Os campeões na era dos pontos corridos, foram:
2003 - Cruzeiro (24 equipas)
2004 - Santos (24 equipas)
2005 - Corinthians (22 equipas)
2006, 2007 e 2008 - São Paulo (20 equipas)
No de 2009 que termina amanhã, teremos o Flamengo, o Internacional, o Palmeiras e o São Paulo ainda na luta pelo título, com favoritismo claro para o Flamengo que tem dois pontos de vantagem.
Além da luta pelo título todos querem ficar nos quatro primeiros lugares para poderem participar na Copa Libertadores de 2010. O Cruzeiro ainda espreita um deslize de um dos quatro para chegar ao 4º lugar e poder assim ir à Libertadores que esteve à beira de vencer esta época perdendo a final (com Ramires) frente ao Estudiantes de La Plata (Argentina), clube onde joga Véron.
Depois, as equipas classificadas do 5º ao 12º lugar participam na Copa Sul Americana. No caso, o 13º também se qualifica porque o Corinthians de S. Paulo por ter vencido a Copa (Taça) do Brasil vai à Libertadores.
Estão garantidos nela, Cruzeiro (ainda com possibilidades de ir à Libertadores), o Atlético MG, o Grêmio de P. Alegre, Goiás, Avaí, Santos e ainda, ou Grêmio Barueri, ou Vitória da Bahia, ou Atlético PR, ou Fluminense.
Na luta para não descer, temos ainda Santo André (41), Botafogo (44), Coritiba (44), Fluminense (45) e Atlético PR (47), quase salvo. Destes cinco, descerão dois.
Já despromovidos, Náutico e Sport, ambos de Recife.
Vitória Algarvia!
Há 20 minutos
2 comentários:
Sim, tens razão. E para eles a derrota contra o Estudiantes na final, foi um choque...Mas a maior esperiência dos argentinos, principalmente do Veron e do Schiavi que chegou a actuar brasileirão determinou o vencedor.
Esqueci-me de salientar que na minha opinião o Corinthians se não se tivesse acomodado às vitorias da 1ª metade do ano, e não tivesse vendido o Andre Santos, Cristian e o Douglas, podiam ter tido uma palavra a dizer...
Ta quase,
Que ganhe o Flamengo e que o Fluminense permaneça...São os meus desejos.
http://visaodemercado.blogspot.com/
Concordo, foi a experiência e a "manha" dos argentinos que fez a diferença. A derrota abalou os cruzeirenses mas se o campeonato durasse mais duas jornadas, quem sabe. Neste momento já ganham e estão provisoriamente na Libertadores.
Quanto ao Corinthians pós Copa do Brasil e saída dos que referiste, foi uma desilusão. Na próxima época prometem pois em ano de centenário e participação na Libertadores já contrataram Roberto Carlos e têm mais na calha!
Caro Pedro_M vamos trocar links nos nossos blogs?
Abraço.
Enviar um comentário