Época 2015/16

Época 2015/16

O que espera os norte-coreanos

Um dos possíveis destinos da selecção norte-coreana é ser internada num campo de concentração ou obrigada a trabalhar numa mina de carvão, escreve a imprensa russa, desta vez com conhecimento de causa.
Estas afirmações fizeram-me recordar um episódio da história do futebol soviético, mais precisamente do jogo entre as selecções da URSS e da Jugoslávia em 1952, nas Olímpiadas de Helsínquia.
Nos oitavos de final, os jogadores soviéticos estavam a perder 1-5 frente aos jugoslavos, mas acabaram por empatar por 5-5, obrigando à realização de um jogo de desempate no dia seguinte. A URSS perdeu 1-3 e foi eliminada.
Nessa altura, a União Soviética era dirigida por José Estaline, um dos principais mestres de Kim Jong-il, e o ditador soviético não ficou indiferente a essa derrota. Participou inclusive na escolha das formas de castigo dos seus futebolistas.
Em 1948, Broz Tito, Presidente da Jugoslávia tinha, de facto, rompido as relações diplomáticas com a URSS, o que fez dele um inimigo especial de Estaline, levando a imprensa soviética a chamar-lhe “cão do imperialismo”, etc.
Furrioso com a derrota, que considerou um “crime político, Estaline dissolveu a equipa de futebol do TsDSA (clube pertencente ao Exército Vermelho), que tinha dado à selecção 5 dos vinte jogadores e o treinador. Além disso, retirou o título de “mestre do desporto” a grandes nomes do futebol soviético como Petrov, Arkadiev, Bachachkin, Nikolaev, Beskov e Krijevski.
Mais, foi ordenada a destruição de todos os filmes e fotos desse jogo na União Soviética.
Kim Jong-il já começou a imitar o seu mestre: os órgãos de informação norte-coreanos não comunicaram o resultado do jogo entre a Coreia do Norte e Portugal e foi suspensa a transmissão de outros jogos da selecção nacional.
Resta agora saber se o ditador coreano vai seguir o exemplo do seu pai Kim Il-sung, que enviou para um campo de concentração os jogadores que perderam a partida frente a Portugal em 1966, ou revelará tanta “mericórdia” como Estaline, que se limitou a tomar “medidas administrativas”...
E só mais uma nota, ou melhor, uma pergunta: como será possível ter relações ou justificar regimes deste tipo no séc. XXI?

5 comentários:

Mattos disse...

Será possivel uma coisa destas em pleno seculo XXI ??
Será que os USA não suspeitam de armas nucleares para invadir a Coreia do Norte e colocar este ditador na rua para transformar este pais asiatico a viver com a dignidade e liberdade como qualquer outro pais deste nosso planeta.

#benficanoSM disse...

Lá não há petróleo.
Saudações.

Bimbosfera disse...

Boas. É uma miséria. Não foi só em jornais russos. No Bild, alemão, também já falaram disso, e no Yahoo! também. Já agora, como dizia n'O Jogo, sempre podíamos ter escolhido outro país para espetar 7-0, em vez de um que tem bombas atómicas...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

O problema é esta sociedade só pensar em dinheiro e fazer tábua rasa dos direitos humanos. Se assim não fosse, os Estados Unidos já tinham invadido a Coreia do Norte há muito tempo para acabar com essa ditadura. O problema é que lá não há petróleo, como disse o JVG.

Bimbosfera disse...

Só mais uma coisa... e a Fifa nada diz ou faz... Tristeza.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO