O futebol é mesmo uma caixinha de surpresas.
Depois dum começo de época horrível, apesar das atenuantes que se conhecem, o Benfica hoje está fortíssimo ao melhor nível da época passada.
Quem viu as exibições dos reforços de verão nos primeiros meses de Benfica dizia que tinham sido erradas, além de caríssimas. Quem não se lembra dos posts e mais posts que foram feitos aqui na blogosfera benfiquista sobre a duvidosa qualidade de Roberto, Gaitán e Jara. Quase ninguém lhes quis dar tempo para adaptação.
Roberto era um frangueiro, era o 3º guarda-redes do Atlético de Madrid, como era possível não se ter ido buscar o Eduardo, bem mais barato e com provas dadas, etc.
Hoje, Roberto realmente vale pontos como se voltou a ver em Setúbal no domingo e pelo contrário Eduardo oferece pontos no Génova!
Gaitán era um brinca na areia que não soltava a bola, não defendia, não ia à linha cruzar, não era um ala, não tinha nada a ver com Di Maria, etc.
Hoje, Gaitán marca golos decisivos, coisa que Di Maria nunca fez nas suas duas primeiras épocas no Benfica, ajuda a defender como se viu nos últimos jogos, apesar de ter de melhorar muito ainda.
Jara era fraco demais para o Benfica, não tinha categoria, mais valia ter ficado com o Nélson Oliveira em vez de se ter gasto 5,5 milhões, chegou a ser votado para "pimbolin" pelo anedótico "MaisFutebol".
Hoje, Jara marca golos como se exige a um avançado (4 nos últimos 6 jogos e jogando aos bocados, excepto contra o Aves), não dá descanso às defesas adversárias, vem atrás, vai à frente. Tem sido a arma secreta de Jesus.
Este post não é uma crítica a ninguém em especial, apenas serve para alertar os benfiquistas que temos de confiar mais na Direcção e na equipa técnica, além de que temos de ter paciência para esperar que os jogadores se adaptem ao clube, ao país e às ideias do treinador.
14 comentários:
Claro que é uma crítica... aos avençados e aos "benfiquistas" geração, eterno, gloriosa furia, etc... etc...
Gente que acha que vai ser importante por criticar constantemente os dirigentes do Benfica.
Não me esqueço que esses senhores são apoiantes de gente que nos enfiou barretes como Roger Flores, Laurent Robert, Moretto, Zoro, etc... etc... etc... etc...
Bando de palhaços que devia era trabalhar e deixar de dizer asneiras.
Sim o Benfica gastou 23 ou 24 milhões nestes jogadores mas valem pelo menos o dobro disso...
Tal como Javi GArcia que quando chegou era mais uma aberração da gestão de Vieira...
É o que se vê...
caro Manuel, na minha opiniao, dos 3, o que convenceu menos foi gaitan, está bem que ele nao é extremo, mas é a saudade do futebol espectacular do Di Maria a falar.
Cá está: o insulto fácil em vez da argumentação...enfim|!
Caro Manuel, concordo ctg nesta análise. No entanto, com tanta contratação algo tem de dar certo, não achas? Mais: o mérito está totalmente em JJ. Veja-se o dinheiro realizado pelo SLB nos períodos pré e pós JJ! O Jara sim é verdade. Mas para ter o Kardec, n valeria mais a pena ter o Oliveira? E como saberemos se os nossos não são tão bons como os estrangeiros se nem chance lhes dão para vestir a camisola? N concordas? Lembras-te do Edcarlos? Recordas-te que o Miguel Vítor, por n haver mais ng, teve mm de avançar para o centro da defesa, fazendo bons jogos, para a seguir se ir buscar a nódoa do Edcarlos? Tens razão no que dizes. Toda! Mas isso é uma moeda com reverso, n achas?
houve um acção consertada por parte dos jornaleiros no inicio da temporada pra destabilizar o benfica e os reforços...quem nao se lembra do que foi dito e escrito acerca de roberto durante quase 2 meses! isso aliado a' época começar estranhamente a meio de Agosto e as ajudas dos árbitros que deram varios pontos ao Porto...este campeonato foi um campeonato a' Porto como disse bem o corrupto-mor!
Grande post Manuel!
Sempre defendi os referidos jogadores e não foi por gostar mais ou menos do Vieira!
Um jogador que é emprestado a clubes como o Paços ou outro de valor semelhante e que não se consegue afirmar aí, não tem qualquer qualidade para jogar no Benfica!
É duro mas é assim...
Ainda há quem suspire pelo Miguel Vitor(talvez dê um razoavel lateral direito) comparando-o a Sidnei!!
Não esquecer que a Jorge Jesus deve ser atribuido (quase) todo o merito não só das contratações como da sua valorização!`
É isso que penso...
Abraços
Pois... mas eu vou aproveitar para criticar mesmo e só não parto para o insulto a alguns Jedis porque tenho muita consideração pelo dono do Blogue.
É obvio que estes, os 'azares' a geração 'que estupidos que nós somos? UPS isto é dos Deolinda os reBOLAdores e quejandos é que percebem da poda o Jesus e o Rui Costa nunca viram uma bola na vida!
Abraço amigo Manuel
A duvida e pergunta que se impõe.
Depois de todos os já referidos, agora o alvo é o Kardec, se o JJ como tem feito o for introduzindo com calma na equipa e resultar, qual será o próximo alvo destes anti-benfica/direcção? O roupeiro????
Viva o Benfica!!
Caro Jedi, quanto aos insultos nada a fazer!
Sobre o que referes, claro que o maior mérito é do Jesus mas é preciso que a Direcção acredite nele e lhe dê a matéria-prima pedida.
O Kardec ainda não explodiu. Jesus viu nele muitas potencialidades mas ainda estava muito crú quando veio. Afinal de contas só está no Benfica há 1 ano. Vamos dar-lhe tempo.
Quanto ao Nélson, sim tem potencialidades mas precisa de jogar e se estivesse no Benfica pouco teria jogado. Repara que ele nem titular é no Paços de Ferreira.
Não sou a favor de "só estrangeiros", mas não tenho nada contra se forem bons.
Qual o ex-júnior português que pegou de estaca nos séniores de algum clube, mesmo de médio plano? Os nossos jovens saem com pouca competitividade na transição de júniores para séniores, enquanto que os estrangeiros que têm vindo já jogam em clubes da 1ª divisão nos seus países, à excepção de Rodrigo que depois dum período de adaptação é titular na Premier League.
Também torço para que tenhamos mais jogadores da formação na equipa principal e espero que na próxima época isso aconteça. Por mim emprestava o Felipe Menezes que tem muita qualidade técnica mas é pouco competitivo e trazia o David Simão.
Abraço.
Totalmente de acordo, amigo Manuel. E este Jedi, a quem não basta o seu blogue, ainda tem de vir para outros blogues intoxicar, tentando vender o seu peixe podre, defendendo que os jogadores portugueses são melhores do que os estrangeiros que o Benfica contratou, apenas e só por terem... nascido em Portugal. Desde quando é que o passaporte é uma prova de competência ? Isso é coisa de xenófobos.
As pessoas dividem-se em competentes e incompetentes. E felizmente que a competência está bem distribuída e espalhada pelo mundo. O passaporte não prova nada. Nem prova sequer que a pessoa nasceu no pais do referido documento.
Os jovens que o Benfica tem espalhados por outros clubes, deixem-nos estar em paz a evoluir. Quando mostrarem capacidade e estofo para vir para o Benfica, temos pessoas competentes à frente do futebol que sabem o que esses jogadores valem e o que estão a fazer e não precisamos de benfiquistas ressabiados e ignorantes a dar palpites sobre algo de que não percebem absolutamente nada.
Quanto aos jovens do Paços, Nelson Oliveira e David Simão, deixem-nos em paz. Não os façam maiores do que eles são. São talentos ainda muito jovens e têm de comer muito pão para atingirem patamares suficientemente altos para o Benfica. Estando nesse clubes crescem muito mais depressa, pois estão a competir. E é de competição que eles precisam.
Mas estes tipos são tão burros que ainda não entenderam isso. Quando atingirem o ponto certo de maturação, irão voltar. Não é preciso estar a enviar recados através de blogues, como se as pessoas responsáveis não tivessem competência suficiente para decidir e precisassem de palpites de ignorantes na matéria.
E como este Jedi existem outros benfiquistas da treta, que têm a mania de lá por serem sócios do clube sentem-se com o direito arrogante de saberem o suficiente para darem opinião sobre coisas que não atingem nem compreendem.
Confiem em quem está à frente do clube, que está a fazer um excelente trabalho. Importante é puxarmos todos para o mesmo lado e não colocarmos o próprio ego à frente de outros interesses escondidos e obscuros.
Pessoalmente, tanto se me dá se um jogador nasceu em Portugal, no Brasil, na China ou no raio que o parta. Importante é que os jogadores do Benfica sintam a camisola, gostem de estar no Benfica e tenham competência suficiente para fazer um bom trabalho.
Importante é que os jogadores que estão no Benfica se sintam acarinhados por todos os sócios e simpatizantes, se sintam bem vindos e que nunca mais aconteça o que aconteceu com o DiMaria que, revoltado com a falta de simpatia e com as críticas de que era alvo dos adeptos benfiquistas, veio para ao CS dizer que se queria ir embora. Isso sim é imperdoável. E não pode voltar a acontecer.
PS. Tentei não insultar ninguém, embora não me faltasse vontade de o fazer.
Caros benfiquistas, obrigado pelos comentários.
Vejo que no geral estão de acordo comigo. Ainda bem!
Abraços.
Manuel, o teu comentário é simplesmente brilhante...
Esses rapazes insultam diariamente os dirigentes do clube... e depois não gostam de ser insultados.
Não faças aos outros o que não gostam que façam a ti...
Agora enfia, Jide-Bidé!
Boas,
Sei que este é um espaço democrático e construtivo, logo suponho que opiniões contrárias sejam aceites, cá vai:
O Roberto é apenas um bom guarda-redes que custou o preço de um GR excelente. E da mesma forma que Mourinho disse que se Ronaldo nao marcasse mais ate ao fim do ano ja teria feito uma optima epoca, a verdade é que nos 1ºs 6 jogos, o Roberto fez tantos erros, que mesmo que fosse brilhante ate ao fim da epoca, no global, a epoca nunca iria alem do bom. Espero que para o ano começe bem e faça uma epoca ao nivel de Enke, o ultimo GR do Benfica que admirei, é este nivel de exigencia que se espera por 8M.
Dizer que Gaitan é melhor que Di Maria na sua 1º epoca é falacioso. O Gaitan custou quase 2 vezes o preco do Di e chegou com 22 anos vs 19 do Di. E apesar de alguns numeros (golos, assistencias) mais positivos, vamos ser claros, esperava-se um pouco mais. É um bom jogador, mas pelas suas caracteristicas, velocidade, finta, remate, talvez a sua verdadeira posição seja a de Saviola, o que dificulta o seu encaixe no 11.
Jara, no fundo tem correspondido ao que se esperava. Tendo o banco de suplentes como certeza, tem vindo progressivamente a encontrar o seu espaço e começa a marcar. Penso que vai ser jogador, porque tem um grande treinador que se chama Jorge Jesus.
O Kardec ainda nos vai dar alegrias. Idem para o Airton e para o Roderick. Os miudos do Paços tambem sao bons, mas sao verdes, calma, dêem-lhes tempo, observem-nos de perto e de permeio olhem bem para o Maikon.
Abraço, PN
Para o nnonimo de;
8 de Fevereiro de 2011 23:07
O Roberto jogou ao mesmo nivel (se calhar melhor) que saviola, Aimar, Luisão, David Luiz e companhia!
Com arbritagens honestas nem se falaria no assunto!
Roberto não é um mero bom guarda-redes, É muito mais que isso e o futuro seguramente o confirmará.
O resto são tretas de quem nada percebe de futebol ou alguns bem intencionados, mas meras caixas de ressoância dos merdias anti-Benfica!
Concordo com o paragrafo final sobretudo em que alguem deveria olhar com mais atenção a Maycon!
Enviar um comentário