A Comunicação Social tem sido fértil em cenários para o Benfica, particularmente para Jorge Jesus, agora que o fim se aproxima, e, verdade seja dita, a desilusão se apoderou um pouco de alguns adeptos, após duas derrotas com os corruptos do costume...
Algumas notícias, como esta n'O Jogo, ou esta d'A Bola, ou até outras no Record, fazem crer que a situação é abominável para Jesus. Provavelmente, de quem me ler, haverá certamente quem concorde, quem discorde, quem não tenha opinião formalmente formada, mas devo dizer uma coisa a todos, sobre o que penso.
Há 2 anos, ou seja, não muito atrás no tempo, com Quique, apesar de se estar a atingir o estado de profissionalização que agora se tem, com centro de alto rendimento, para treinos, estádio já havia, centro de estágios também, mas com as coisas a funcionar a 100%, tínhamos apenas a entrada de Rui Costa na estrutura, ainda que tenha servido de escudo em momentos mais conturbados a Luis Filipe Vieira, precisamente por causa dos momentos que antecediam essa entrada, não estavamos ainda a render, desportivamente, o que rendemos com Jesus.
Tivemos alguns fogachos, a meu ver, nos momentos que mediaram o título com Trap e o título com Jesus, particularmente as eliminações dos clubes ingleses na Champions na época de 2005/06, alguns jogos com Fernando Santos, mas, sinceramente, nada que se assemelhe ao que obtivemos com Jesus.
Tivemos com Quique, há dois anos atrás, como dizia, uma prova europeia miserável. Um campeonato fraco, em que, apesar de tudo até ao Natal estava a correr bem, e que, por naturais insondáveis do destino, mesmo roubados em casa e fora contra os corruptos, podiamos ter sido campeões, apesar de todos os erros de Quique no comando da equipa, por isso não há, mesmo, que ter memória curta...
Não há ninguém, obviamente, imune à crítica, no entanto, creio que os adeptos, como disse hoje Vieira, apesar de nem sempre fazer aquilo que disse, como com Fernando Santos, e quase com Trapattoni, mas Jesus realmente elevou o nível da equipa. Perdemos os jogos com o Porto? Perdemos. Com Jesus ganhámos para o campeonato há um ano, para a final da Taça da Liga, perdemos com eles para o campeonato na segunda volta no ano passado, e ambas este ano, além deste jogo da Taça de Portugal. Só que também lhes ganhámos, e em casa deles, o que quer dizer, naturalmente, que o problema, neste momento, não é desportivo, é mesmo e só de mentalidade.
Portanto, não apoiar a equipa só traz problemas. Afecta o espírito, que neste momento não está em alta, e que mesmo que a Taça da Liga, amanhã, rume à Luz, continuará afectada, pois tenho as derrotas desta época como feridas bastante profundas, pelo menos para mim, seja pela possibilidade de ganharem o campeonato em nossa casa, seja pela nossa eliminação em casa, por isso, sou da opinião que se deva apoiar...
Há momentos para fazer balanços. Este não é um deles, sem dúvida. Este é momento de apoiar. É momento de encher o Estádio de Coimbra, saber que não haverá corruptos nas bancadas (apenas na direcção da Liga!) e que o jogo, se for jogado como sabemos, como Jesus tem posto a equipa a jogar, será ganho, com maior ou menor facilidade e que continuaremos na posse deste troféu «bebé».
A Taça da Liga nunca foi, e é fácil saber isso, pois disse-o muitas vezes em blogs amigos, uma prioridade para mim, no clube. Há coisas mais importantes, várias, como a Taça de Portugal, em que tivemos uma boa oportunidade este ano de estar novamente na final, o campeonato, em que, ainda assim, com todos os roubos, as falhas, os «azares», internos e externos, estamos a uma distância considerável do terceiro, apesar da distância ao primeiro, e, naturalmente, a prova europeia.
No início da época dizia que era imperativo o Benfica voltar a uma final, e de preferência ganhá-la, europeia. Todos sabemos como correu a Champions deste ano, em que meia equipa ainda estava a adaptar-se a Portugal, outra a adaptar-se ao ritmo de Champions, e cujos erros e inexperiência foram fatais. Mas há uma hipótese de acabar, por mais que o digam, com a época em «alguma» beleza. Há uma final para atingir. Há amanhã uma final para ganhar, há ainda muito para perder... Sobretudo perder, devido ao nível dos adversários, e, se há que valorizar o super-percurso do Braga na Europa, há que valorizar também o nosso. E se há que valorizar o Paços, com uma belíssima campanha interna, a vários níveis, tanto campeonato como taças, particularmente esta, e não ganhar será tudo mas sobretudo perder, por causa do valor intrínseco das equipas, do potencial, do que podem render...
Só que numa final tudo pode acontecer... Sejam quem forem as equipas, pois há 11 homens de cada lado, e um jogo que decide tudo... E com isto pego no que disse no início, que é, APOIEM A EQUIPA, VAMOS DAR O MELHOR DE NÓS PARA QUE ELES DÊEM O MELHOR DELES!!!
Não liguemos à comunicação social, e façamos deles, realmente, os nossos heróis, seja qual for o tamanho da nossa conquista amanhã, depois, ou quando for! A família apoia-se nos momentos mais difíceis, e se Jesus disse que com ele os jogadores renderiam o dobro, com o nosso apoio renderão ainda mais...
Força para amanhã e sempre!
Márcio Guerra
Venha o SC Farense
Há 45 minutos
8 comentários:
100% contigo amigo..
Mais do que nunca é preciso estar com a equipa e só! com a equipa... As demonstrações de ódio e rancor que temos demonstrado nós adeptos para com os portistas têm de acabar. Temos de ser superiores e só quando o conseguirmos é que vamos conseguir entrar em campo com a cabeça "limpa" para os limpar a eles!!
Por isso agora, e mais do que nunca, eu estou com a equipa!
Abraço benfiquista,
Sérgio
Caro Márcio Guerra,
gostei do seu post. Muito bem escrito e uma mensagem ainda melhor.
É assim mesmo que deve apoiar o seu clube. E não procurar nos outros desculpas para os seus erros.
Mas faça-me um favor: não use o eufemismo "corruptos do costume"!
Eununca aceita ou propus nenhuma luva e algo do género. Como eu há muitos portistas assim. Nós não merecemos isso.
O desporto e o futebol em partivlar é bonito se o vencedor tiver ao seu lado um 2º, 3º...
Mais: não é assim que vamos conseguir mudar o clima de permanente guerrilha.
Por falar nisso, gostei do clima no estádio da luz - vi muitos portistas no meio dos benfiquistas. Diga lá se isso não é bonito. Não é bonito ver familias inteiras nos nossos estádios. Não é bonito (porque não) aplaudir os adversários?! Não é bonito poder explicar aos nossos descendentes que é muito bom ganhar mas perder com horan nunca fez mal a ninguém e que se treinarmos mais, para a próxima seremos nós os vencedores?!
Eu não quero que o FCP ganhe sempre (até porque deve ser muito aborrecido) mas quero que o FCP lute sempre pela vitória. E se os outros foram melhor do que nós, parabéns para eles.
Um abraço
desde o inicio da época que o JJ pelos títulos dos jornais não tem margem de manobra... já parecem noticias de um disco riscado.
Seria interessante verem este video:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tc56iJiQFQg
Depois verifiquem como a C.Social faz de todos parvos isto numa Televisao publica!
Cpts
Isso do ser superior ainda não percebi. Somos moralmente superiores, apenas isso. Mas isso já toda a gente sabe. Apenas isso não chega.
Também defendo que o Benfica tem de ser mais agressivo e assertivo nas suas queixas. E as arbitragens têm de ser apontadas. Afinal de contas, andam-nos a enganar há tanto tempo e não nos queixamos.
Da última vez que nos queixamos, depois de termos acordado e verificado que, afinal, a maior culpa da perda de pontos no princípio da época era das arbitragens e não do Roberto, como alguns "benfiquistas distraidos" andavam tão ocupados a afirmar, as arbitragens melhoraram como que por encanto.
Depois, quando começámos a jogar bem na 2* volta, voltaram a sentir-se ameaçados, assustaram-se e veio o golpe de misericórdia em Braga. Com uma escolha do árbitro e dos fiscais na senda do melhor que o sistema nos ofereceu nos anos 90.
Como não reagimos, agora foi o golpe final. O descaramento foi tão grande que utilizaram o mesmo árbitro, com fiscais andrades já com antecedentes semelhantes. A receita anterior tinha dado resultado, não havia razão para a mudar. Elementar, meu caro Watson! Pudera! Não nos queixámos da última vez. Quem cala, consente!
Acham que se a mesma coisa tivesse acontecido aos andrades eles se mantinham quietos? Faziam um barulho do caraças, levantavam o céu e a terra até conseguir mudar as coisas a seu favor.
Boas Márcio!
Bom post sem dúvida.
A vitória sorriu-nos com mérito, apesar da excelente réplica do Paços. E temos um reforço para a próxima época, David Simão! Se não for ficarei surpreendido.
Abraço.
Apesar de ter lido alguns comentários antes, comento apenas depois já do jogo, tendo este sido ganho pelo Benfica.
Caro Sérgio, pareceu-me que no geral houve apoio à equipa, só que o certo é que há um actual bloqueio psicológico e com isso a equipa ainda tem dúvidas do que vale. Alguns jogadores estão em baixa psicológica, e isso nota-se perfeitamente. Mais do que Cardozo, Saviola, para mim, faz muita falta. Sei que jogou, mas não aquilo que sabe e pode dar à equipa. Seja como for, a equipa deu o que pode nas condições em que está, e isso foi bom. A ser verdade, lamento que tenham ido tirar satisfações aos jogadores, no fim do jogo, ao invés de os apoiarem. Guardo um post para seguimento deste e de resposta ao que se passou no jogo para hoje ou amanhã.
Caro Jordão, obrigado pelas palavras a mim dirigidas e ao teor do post. Lamento no entanto que haja partes que o melindrem, ou que não goste, pois sei que é um «cliente habitual» aqui do Blog do Manuel, e não é meu interesse fazer ninguém sentir-se mal, mas também terá que me entender quando lhe digo que acredito piamente que não acredito que o Jordão seja dos que pagam luvas, mas que é verdade que o seu clube aceitou, de bom grado, diga-se, o epíteto de «corrupto». O seu clube não recorreu quando confrontado com a acusação, tendo aceitado a mesma de bom grado, na justiça desportiva, e apenas se livrando do que se passou na justiça comum. Ou seja, o seu clube, por ter mais uma catrefada de pontos que o segundo lugar, aceitou perder 6 por corrupção, por não ver que o 1º lugar ficava comprometido. O seu clube é, efectivamente, corrupto, e não pagou por isso, caso não tenha reparado. É culpa sua? Claro que não. Devo chamar-lhes «corruptos»? É a minha opção de escrita na defesa do meu clube, apenas e só. Custa-me ver a atitude dos portistas por causa do que se passou? Custa, claro, pois no nosso clube tratámos de despachar o tal que foi seu presidente e que fez mal ao clube, e, como sabe, nunca tal foi corrupção. E se quer que lhe diga, duvido, hoje mais do que nunca (pois já pensei, levemente, que talvez) que tenha havido corrupção activa da parte do Benfica.
Sobre o clima de guerrilha, lamento, mas não é por isto, certamente, que o clima se instala. Creio que se instalará mais rapidamente por não retirarem o crédito ao vosso presidente, assumidamente corrupto, só porque continua a ganhar. Gostava de saber o que diriam se fossemos nós a ganhar com corrupção, e viu-se, esta época, o que fizeram em torno de arbitragens, particularmente nas primeiras jornadas...
Sobre a festa, foi bonita de ver, excepto o que foi mau. Eu não tenho problemas em ir à bola com amigos de outras cores, só que me parece que há um impedimento cerebral qualquer para com as pessoas que não conhecemos e que trazem um cachecol diferente, de ambos os lados.
Caro Tiago, 100% de acordo, e cabe-nos a nós por cobro a isso, não os comprando. Pelo menos eu não o faço já, e já me recuso a visitar alguns sites sequer...
Caro anónimo, o vídeo é interessante, mas o Tadeia pode ser chamado de tudo menos Benfiquista, pelo menos de há uns anos para cá... Não por trabalhar n'O Jogo, mas pelo que diz, há bastante tempo! E diga-me, já agora, se não tivesse ganho na Luz para o campeonato se achava que vinha cá ganhar para a Taça? Ninguém achava, mas agora todos cantam de galo, ainda que justamente.
Continua...
Caro Manuel, perfeitamente de acordo. Sou inteiramente da opinião que, apesar de 1 ou 2, no máximo, erros de Roberto no início do campeonato, o grosso do problema foi devido a arbitragens e não da imagem que a comunicação social quis fazer crer. Foi da roubalheira que se viu, e isso sim condicionou-nos.
O pormenor que refere, da queixa do Benfica, com conferências de imprensa à mistura, deu frutos, pelo menos durante 5 jornadas, até as coisas começarem a estar mais «esquecidas», e, não fosse uma grande fatia de adeptos que não pensa pela sua cabeça, aparentemente, nos 6 milhões, tinhamos endireitado isto a tempo. Como sabemos não chegou para endireitar, e ainda corremos o risco de ver os corruptos a fazer uma época «imaculada»... Claro, quando são 14 ou 15 em campo é mais fácil, sendo que contra nós são também 14 ou 15... Até agora, na Final da Taça da Liga... Mas adiante.
A sua visão é a que partilho. Quiseram, e conseguiram para grande parte dos adeptos, fazer do Roberto o bode expiatório, e ainda não foi desta que limpámos a arbitragem em Portugal... Paciência, mas concordo a 100% consigo.
Em relação à mensagem OFICIAL do Benfica, temos que falar SEMPRE. Não nos calarmos quando ganhamos mas somos roubados. O Mourinho exige respeito todos os dias e em todos os jogos, quer ganhe ou perca. Por isso, ou mudamos a nossa atitude, ou eles não mudam a deles connosco, arbitragem e mandantes.
Caro Manuel Oliveira (patrão, ehehehe) bem vindo, e obrigado pelas palavras. Penso que de resto já disse tudo, mas vou reservar um post ou dois para balanços e uma ou outra coisa que gostava de ver lançada para discussão entre as nossas hostes!
Grande abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel
Enviar um comentário