Época 2015/16

Época 2015/16

Um dos temas do momento no futebol português

Quando a demagogia fala mais alto
Por muito que seja desagradável ver os clubes portugueses alinharem com muitos jogadores estrangeiros e por muito que alguns portugueses de qualidade estejam barrados por atletas de outras nacionalidades, a discussão sobre a forma de reduzir o número de desportistas estrangeiros em Portugal está condicionada pela legislação.
A União Europeia não permite a discriminação de atletas comunitários e as regras que têm sido criadas (como a obrigação de ter jogadores formados localmente) não passam de tentativas encapotadas de discriminação em função da nacionalidade. Mas como são encapotadas também são menos eficazes.

A demagogia de políticos e dirigentes tem mantido aceso este debate, que só poderá ser realmente feito se a União Europeia reconhecer a especificidade do desporto e o seu direito a impor cláusulas de nacionalidade. Até lá só há uma forma de reduzir o número de estrangeiros: é os clubes contratarem portugueses, porque ninguém os obriga a preferir os estrangeiros. (in Público)

A selecção nacional é que vai sofrer as consequências a médio prazo.

3 comentários:

Carlos Alberto disse...

Ando há bastante tempo para escrever sobre este assunto...

Vão matar o futebol Português!!!

Manuel Oliveira disse...

Pois é Carlos, as consequências far-se-ão sentir daqui a poucos anos.

Abraço.

Tiago disse...

a FPF com os milhões que tem ganho à custa da selecção o que tem feito para mudar o cenário reinante? a culpa não pode ser só atribuída aos clubes. o Benfica e os clubes portugueses devido à lei Bosman e a não descriminação dos jogadores comunitários sofrem as consequências por terem menos capacidade económica. os bons jogadores Portugueses não ficam muitos anos por cá... por isso é que é mais fácil ter internacionais sul americanos do que internacionais portugueses. quantos jogadores jovens emigram mal lhes acenam com alguns euros? quantos é que vão para a Rússia e passadas algumas semanas já querem sair de lá?

se os jogadores portugueses são demasiado caros para o que valem é natural que sejam menos procurados. não é por acaso que equipas de 1ª divisão apostam em treinadores sem experiência... ganham muito menos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO