Época 2015/16

Época 2015/16

O que eu penso

Fui desafiado por inúmeros leitores do Blog a dizer o que penso sobre o futuro imediato do Benfica. Pois bem, aqui vai.
Pensei muito desde ontem e também li alguma coisa na imprensa online e nos blogues.
O Benfica precisa de mudar algumas (muitas) coisas, mas não de mudanças radicais porque isso não só não é a melhor opção para a estabilidade do clube, como para o futuro imediato.
1- Sobre Luís Filipe Vieira, ao contrário do que muitos me acusam não sou vieirista, sou benfiquista. Votei Vieira sim, em nome da estabilidade do clube porque não tenho memória curta. 
A lista do juiz Rangel não me ofereceu a confiança necessária para votar nela porque nasceu à última hora e era composta por muita gente com passado no clube sem qualquer obra relevante, antes pelo contrário, em muitos casos.
Quem não quiser compreender isto, paciência!
É verdade que os vários mandatos do presidente Vieira têm sido muito pobres no que se refere a êxitos desportivos, especialmente no futebol.
Pelo que se conhece do futebol português e como não temos poder para mudar as coisas da noite para o dia, temos de arranjar uma estrutura forte ao nível do futebol, como a que existiu na época de Trapatoni em que com uma equipa mediana conseguimos ser campeões, onde José Veiga era a face visível da mesma. Se formos mais atrás posso citar Gaspar Ramos que era um dos inimigos de estimação do Pintinho.
Sempre quis ganhar títulos de forma limpa, mas acho que chegou a hora de dizer basta. Como benfiquista estou farto de ver o meu clube ser gozado por um filho da puta qualquer residente a norte.
Uma vez que as autoridades fecham os olhos, devemos combatê-los com as mesmas armas.
Visto que o presidente Vieira não é profissional do clube e tem os seus negócios pessoais que não pode descurar, pois bem que delegue poderes em alguém competente e fique como supervisor.
Continuar como até aqui definitivamente não dá!
2- Sobre Jorge Jesus, quanto a mim pode ter, ou não, condições para continuar. Dependerá de algumas variáveis, a saber.
- Os principais jogadores estão com ele?
- Vai ter reforços em qualidade e quantidade para poder rodar a equipa de modo a que a mesma aguente o ritmo nas várias frentes durante toda a época?
- Vai interiorizar que a equipa precisa de ter dois modelos de jogo bem assimilados e com intérpretes capazes de poder mudar durante uma partida, porque não pode continuar a jogar sempre com o mesmo modelo independentemente do nome do adversário? 
Se os principais jogadores não estiverem incondicionalmente com ele, se o clube não conseguir mudar a estrutura de suporte à equipa, se não tiver plantel de qualidade em todas as posições para rodar e se não for capaz de fazer uma equipa que dê espectáculo como aconteceu com o Fenerbahçe na Luz e na 1ª parte da final da Liga Europa, para citar apenas os mais recentes, mas que saiba ter bola para poupar os jogadores durante o jogo, então é melhor sair porque senão corre-se o risco de ter de o indemnizar por despedimento no decorrer da próxima época.

14 comentários:

joão carlos disse...

respondendo as tuas perguntas no ponto 2.
-não.
-para que ter varias opções para não os por a jogar como fez com o nolito e com outros.
-não.

abidos disse...

Manuel

Tenho a certeza, que quando a poeira assentar, não vais continuar a apoiar o recurso à corrupção, para combater os Corruptos.

Abraços

As Papoilas do Biscaia disse...

Esperava mais de um dos blogs que tenho em mais consideração na Gloriosasfera se é que ela ainda existe.
A realidade é que estamos completamente perdidos, tal como a direcção... continuo há espera da renovação ou não de Jesus... até quando!

jzz disse...

Excelenta, post, manuel.

Concordo com o abidos, só quero vitórias sem fruta...

Vasco Duarte disse...

Quanto ao ponto 2 as respostas para tuas perguntas estão no teu ultimo paragrafo e quando pelas atitudes dos ultimos jogos deu parra ver que os jogadores JÁ não estão com o treinador! E quando assim é torna-se complicado fazer alguma coisa!JJ deu ao Benfica muito mas o Benfica deu-lhe muito mais,mas neste momento creio que o ciclo dele tenha chegado ao fim não apenas porque perdeu mas porque com estas derrotas perdeu a sua margem dentro do clube e principalmente com os jogadores que já não acreditam nas suas ideias e creio que ficou patente nestes 2 ultimos jogos.Todos sabemos que as vitorias fazem esquecer ou camuflam algumas lacunas,e novamente nas derrotas elas apareceram.è certo que nós adeptos somos de extremos e se há 2 semanas atrás eramos os maiores agora somos os piores!Espero sinceramente que o Presidente saiba resolver o assunto da melhor forma,mas não creio que essa solução passe por JJ!Porque não quero que se faça o mesmo que se fez ao F. Santos.
Quanto ao ponto 1 creio que estamos todos de acordo que deve haver uma pequena revolução mandar embora alguns e reforçar o poderes a outros e ainda colocar Benfiquistas que sintam e saibam defender os interesses do clube.Mas acima de tudo e primeiro que tudo temos de travar e acabar com a nossa "luta" interna de protagonismo e só depois travar a luta com o pintinho!Sim porque se tivessemos sido fortes e menos bajuladores nestes 2 ultimos anos não teriamos perdido o titulo e agora seriamos bi-campeões e eles estariam a travar a mesma luta que nós estamos neste momento!
Mas sou Benfica para sempre,e já estou desejoso que a bola comece a rolar novamente.

Anónimo disse...

Jesus ou qualquer outro treinador é igual.
O porto até com um arrumador de carros a treinar é campeão,logo partimos do pressuposto que o poder da equipa está na direção e esta está sempre um passo atrás do relação às outras não tem conhecimentos.
Concordo contigo temos que ter uma equipa mais dinâmica ou capaz de entender o jogo não acho que é a gritar a toda a hora para os jogadores que se sabe treinar ou gerir uma equipa ou uma tática ou estratégia logo ou passa por dar jogadores com qualidade e que preencha todas as posições coisa que um outro treinador com alguma experiência o sabe fazer.
Assim resumindo estive a ver muitas opiniões nos blogs e todos passam por mudança que na direção ou treinador.
Uma direção presente e activa que trabalhe por fora e aplique postura por dentro.
Um treinador que não arranje desculpas e que não invente quando tem tudo para não inventar.
Os sócios merecem os adeptos merecem.

Manuel Oliveira disse...

Caros Abidos e JZZ, quando falo em "combatê-los com as mesmas armas" não me refiro a "fruta para dormir", mas sim na comunicação, na pressão aos árbitros, etc.

Caro Papoilas, já li o teu post em que defendes a saída de Jesus. Talvez seja melhor, mas só se não se verificarem os pressupostos que enunciei.
Li no Blog Lateral Esquerdo uma coisa com a qual concordo, que diz que antes de renovar com Jesus o presidente deve falar com o Luisão para saber a opinião dele porque ele é a voz do balneário.
Quanto às indecisões da Direcção/SAD, a mesma está ou esteve reunida hoje, só não se sabe ainda o que se passou.

Grato a todos pelos comentários!

David Gonçalves disse...

O JJ deixou claro há pouco tempo atrás que não é treinador para ou da estrutura portanto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Creio que não é difícil entender que o tipo não aceita ninguém com verdadeiro poder ao lado dele. Provavelmente noutro local aceitará

Carlos Alberto disse...

As informações que tenho é que Jesus já 'está' nos andruptos há meses

Abraço amigo Manuel

ALM disse...

Estou de acordo com o post, mas acho que JJ devia sair. Está esgotado e os jogadores mais velhos apenas o toleram. Quero um treinador que utilize com frequência 18 a 20 jogadores com regularidade, se optar por apostar nas 3 frentes.

Anónimo disse...

Sinceramente, amigo Manuel, penso (àlias foi sempre a minha modesta opinião) que Jorge Jesus, não tem arcaboiço, para treinar uma equipa com a amplitude do Benfica. É quanto a mim, um treinador de 2ª categoria, que se encheu de tiques parolos, quando chegou a um colosso, como o Benfica. O melhor para todos (até para ele) era ir á sua vidinha, pois o SLB é areia de mais, para aquela camioneta. JJ, não tem capacidade, para implementar na mentalidade dos jogadores, uma atitude guerreira, com verdadeiro espirito de luta, com que se fazem os campeões. Em quatro anos, quantas vezes foi capaz de ganhar claramente ás equipas mais bem apetrechadas? Quero um Benfica, com um futebol mandão, em qualquer campo que se apresente, que seja temido pelos adversários, e com JJ, tal nunca aconteceu.
Benfica Sempre!

Benfiquista que sofre muito disse...

não sei o porquê de tanto desespero.

vamos lá:

1. perdemos do Porto: são melhores que nós há muitos anos.
2. perdemos do Chelsea: a equipa deles é melhor que a nossa.
3. perdemos do Guimarães: a equipa deles tem mais raça que a nossa.

em resumo: nada temos a reclamar a não ser de nós mesmos, do próprio Benfica.

há anos que o maior problema do Benfica é o próprio Benfica.

somos uma equipa de segunda; por isso é que sempre ficamos em segundo.

lastimável.

Manuel Oliveira disse...

Amigo Carlos Alberto, se for verdade, nenhum benfiquista lhe perdoará a traição!

Abraço.

Francisco Capelo disse...

Manuel Oliveira a estabilidade da derrota.NÃO muito obrigado.Luís Filipe Vieira teve doze anos , repito doze anos para construir uma estrutura de futebol forte e coesa e que consiga proteger jogadores e treinador e nunca teve capacidade para o fazer.Luís Filipe Vieira prefere os seus negócios pessoais a tratar assuntos importantes para o Benfica.Um clube como o Benfica precisa de um Presidente presente e não de um Presidente em Part-Time.Luís Filipe Vieira nunca dá a cara quando as coisas correm mal e tem sido todas as épocas (excepto duas) e um verdadeiro Líder é sempre o primeiro a dar o corpo às balas , em vez disso Luís Filipe Vieira esconde-se e tenta encontrar um bode espiatório para tudo de mal que aconteceu.Este ano o vilão vai ser o Jorge Jesus que vai ser o culpado de tudo.Em épocas anteriores foram Rui Costa , foram Fernando Santos , foram Koeman , foram Quique Flores , foi os directores desportivos , foi tudo e mais alguma coisa para que o estatuto de pessoa que nunca erra de Luís Filipe Vieira prevalecesse , até parecendo que essas pessoas que foram os bodes espiatórios dos falhanços retundos não tivessem sido escolhidos por Luís Filipe Vieira.Apoia um corrupto que Portugal inteiro sabe que favoreceu e sempre favorecerá o Porto para as eleições da Federação Portuguesa.Em doze anos nunca fez frente verdadeiramente ao sistema corrupto azul e Branco , mas sim calou-se , pactuou com esses actos , apoiou alguns e foi submisso , rebaixando ao silêncio quando devia ter mostrado que era Presidente do Benfica e que tinha sido eleito para defender o Benfica e não para ficar calado e mudo.O passivo do Benfica é monstruoso em 12 anos duplicou 10 vezes , já vamos em 600 milhões de euros.Praticou negócios muito estranhos e obscuros como a casa para a equipa B que seria o estádio que comprou no Seixal e agora o que se constacta é que a equipa B joga no Caixa Futebol Campus e fez uma parceria com o Atletico para a mesma usar esse estádio.O negócio Simão é outro fenomeno de um negócio obscuro.Onde pairam os dois jogadores prometidos a custo zero do Plantel do Atletico Madrid.Por estas razões e muitos mais que podia invocar digo que o ciclo de Luís Filipe Vieira chegou ao fim.Se continuar no próximo ano por esta altura estaremos novamente a falar de outra derrota e época desastrosa e aparecerá novamente um novo bode espiatório mas o verdadeiro culpado deste completo declinio do Benfica cala-se caladinho e refugia-se de tudo e todos e só aparecerá para anunciar algo para que fique bem na figura , como um novo treinador ou um novo jogador e andaremos neste triste fado anos sem conta implicando isso que o Porto nos próximos 10 a 20 anos tenham mais adeptos e mais campeonatos portugueses ganhos que o Benfica.Para mim será esse fantastico legado que LFV oferecerá aos benfiquistas se continuar , porque ele agarrado ao poder como está nunca sairá de lá a não ser que os adeptos e sócios do Benfica mentam mão nisto , se não for o caso vamos ter mais 10 de Lfv sempre a contar derrotas no final de cada época.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO