Há dias, o técnico alemão Felix Magath, (Shalke 04), entre outras coisas dizia, «Os jogadores profissionais estão numa situação cómoda, porque têm o seu salário assegurado durante um tempo, enquanto os clubes não têm garantias que receberão o equivalente ao rendimento desportivo do jogador durante o mesmo período. Faltam meios legais e contratuais para combater essa dependência».
E sou forçado a dar-lhe razão!
O facto do Benfica estar a aproveitar essa brecha na legislação contratual não significa que eu a aprove, embora não critique quem a aproveita. Aliás, todos os clubes, ou quase, já a sentiram na pele.
Com a legislação actual os clubes ficam reféns dos jogadores e sobretudo dos empresários. Estes têm desta forma a possibilidade de ganhar dinheiro com os jogadores que representam. Senão vejamos, os seus atletas não têm convites que façam com que os clubes onde actuam os vendam, logo o empresário não ganha. Assim, deixa-se caminhar o contrato para o final, o clube tenta renovar mas sem perder a cabeça e o empresário sabe que sem ter de ser pago nenhum valor pela transferência o clube comprador paga um prémio de assinatura ao jogador que o divide com o empresário e assim ganham os dois.
Nalguns casos é um bom negócio para o clube comprador, especialmente se o jogador for jovem e tiver valor, mas também corre o risco de ter de sustentar um peso morto durante 3/4 anos. Veja-se o caso de Zoro, entre outros, para falar apenas do Benfica.
5 comentários:
Ok te agregare a mis favoritos un saludo
Se são bons jogadores tem mais é que renovar, senão...
Abraço
http://gremista-sangueazul.blogspot.com
sou da opiniao ate prova em contrario, que os empresarios sao um veneno no futebol, qualquer dia os clubes onde os jogadores negociados jogam nem uma palavra têm nos negocios, nao é correcto.
Caro Antonio, vou colocar o seu link aqui também!
Saludo.
Particularmente também acho que a maioria dos empresários fazem mal ao futebol que curiosamente é o seu ganha-pão!
As leis têm de ser alteradas porque os clubes estão reféns destes artistas.
Enviar um comentário