Há quem associe o número de capas dos jornais desportivos com apoio a clubes.
Os benfiquistas sabem que isso não é verdade. E parece que mais alguém.
Veja este post com o qual basicamente concordo.
Segundo o mesmo, o Benfica é "usado", o FCP é "menorizado", o Sporting é "humilhado" e o Sp. Braga é "ignorado".
5 comentários:
É a lei do mercado, vendem o seu "produto" de acordo com a sua "procura".
Como o Benfica tem mais adeptos, é natural que as capas se virem mais para o Benfica, mas dai serem "pró Benfica" como alguns comentadores dizem, é um exagero.
Concordo com o post, excepto no que se refere ao sportin
SOBRE O ARTIGO EM QUESTÃO, O SL BENFICA NUNCA FOI PROTESTAR À PORTA DOS DITOS JORNAIS A DIZER QUE ESTÁ SENDO USADO, NEM PROCESSOU NENHUM DOS DOIS DESPORTIVOS LISBOETAS POR ISSO!!!
É MAIS OU MENOS COMO A MARCA EM MADRID, ONDE O REAL É REI!!!
ENQUANTO ISSO NA MINHA CONTABILIDADE DOS ÚLTIMOS 6 DIAS, O BENFICA JÁ CONTA COM 9 CAPAS, SCP 6 E FCP 3(DA EDIÇÃO PORTO), PORQUE SE DEPENDESSE DA EDIÇÃO LISBOA, NÃO TINHA NENHUMA!!!
BENFICA USADO???O ORELHAS PARECE BASTANTE "INCOMODADO" COM ISSO, E PARECE A CÉLEBRE FRASE DE MICK JAGGER, MAIS OU MENOS ASSIM:"NÃO QUERO SABER O QUE FALAM DE MIM NAS OUTRAS PÁGINAS DO JORNAL, DESDE QUE MEU NOME ESTEJA NA 1ª PÁGINA, PORQUE É SINAL QUE OS ROLLING STONES SÃO DIVULGADOS SEM PRECISAR TIRAR DINHEIRO DO BOLSO"!!!
E DEPENDENDO DA PERFORMANCE DO BENFICA, HAVERÃO AQUELAS 1ªS PÁGINAS DA BOLA ONDE DIZ "VAMOS ENCHER A LUZ", "QUINTETO MARAVILHA", "JESUS TERMINATOR", E AQUELAS OLAS E ODES TRADICIONAIS!!!
E TAMBÉM AS 1ªS PÁGINAS COM AS DESCULPAS TRADICIONAIS SOBRE OS FRACASSOS TAIS COMO "XISTRA DECIDIU"(EM BRAGA)OU "JESUS FOI CULPADO"(NOS TAIS 5 X 0 NO DRAGÃO ONDE A BOLHA TIROU TODO O MÉRITO AO PORTO).
HÁ TAMBÉM AS 1ªS PÁGINAS DE LAPSO DE MEMÓRIA, ONDE NO JOGO DO TÚNEL, O ÚNICO GOLO DO BENFICA FOI PRECEDIDO DE FORA DE JOGO, E A CAPA FOI "FABULOSO"(FORA DE JOGO NEM VÊ-LO), MAS O FORA DE JOGO DE MAICON FOI DESTACADO EM LETRAS GIGANTES!!!!
NÃO VALE A PENA TENTAR ARRANJAR DESCULPAS PORQUE AS 1ªS PÁGINAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS VÃO COLOCAR QUALQUER COISA DO BENFICA, MESMO QUE O PORTO JOGUE NO MESMO DIA PARA OS 4ºS DE FINAL DA CHAMPIONS, COMO POR EXEMPLO EM 2008 SALVO ERRO!!!SABES QUEM FOI CAPA DO RASCORD NUMA SITUAÇÃO DESTAS, EM DIA DE JOGO DO PORTO EM 4ºS DE FINALDA CHAMPIONS???
MORETTO,NA ÉPOCA 3º GUARDA-REDES DO BENFICA!!!
Caro Manuel, peço licença para discordar. Isso não passa de clichés e de uma tentativa de sintetizar e de transformar uma questão comercial numa questão afectiva. Penso que o que move e guia as linhas editoriais é a parte comercial. Especialmente nos tempos que correm em que existe diminuição acentuada de tiragens e dos proveitos consequentes vindos da publicidade.
Os directores dos jornais, se não apresentarem resultados, acontece-lhes o mesmo que acontece a todos os outros, vão para a rua. O Jogo, por exemplo, está em vias de desaparecer. Vejam o historial de tiragens.
Para além disso, as tiragens são superiores no sul do que no norte, pois os hábitos de leitura são muito maiores no sul. E a culpa não é da regionalização. Portugal sempre foi dos países da Europa com menores hábitos de leitura.
Por isso, o Benfica sendo o clube que mais adeptos tem e mais jornais vende numa lógica comercial é natural que tenha prioridade sobre os outros. Quanto ao Porto, o ser ignorado tem tudo a ver com a sua grandeza. Não vende jornais. Ninguém se interessa, por isso ignoram-no, por mais que a máquina de propaganda se esforce por enviar notícias falsas para os jornais e blogues amigos. Nisso são organizados. O Sporting vende menos do que o Benfica mas mais do que o Porto.
A lógica que existe nos jornais desportivos, existe já há muitas dezenas de anos em Inglaterra, nos seus pasquins, The Sun/News Of The World, Daily Mirror, Daily Mail e outros. Foi só copiar. Mas também lá as tiragens estão a diminuir. Nos Estados Unidos e em quase todos os países é igual.
Enfim, olha sabes qual é o problema dos nossos rivais? è darem ainda maia atenção ao Benfica que os próprios benfiquistas, olha eu nem reparo em capas porque não lhes dou grande importância.
Concordo com praticamente todo o post menos no "menorizado" em relação aos corruptos, ou em parte.
No caso de coisas graves como o "Apito" e tudo o que gira à volta disso praticamente não aparece nos jornais desportivos, mas para ajudar a vender joadores, quiçá para a nova época terem dinheiro para fruta nova é todos os dias.
Menorizam a nojeira em que está metido o futebol português e valorizam os activos desse clube. Não há dia que não hája assediados, alvos, em lista e sei lá mais o quê.É triste, mas é a imprensa que temos e que vende. Quem compra é que é o culpado disto.
Miguel
Enviar um comentário