Época 2015/16

Época 2015/16

As manifestações no Brasil

Já andava há algum tempo para fazer um post sobre as manifestações no Brasil, mas por falta de tempo fui adiando. Chegou a hora.
Os brasileiros, conhecidos pelo seu amor ao futebol, ao samba e à cerveja, resolveram manifestar-se. Tudo começou por causa do aumento do preço das passagens de autocarros em São Paulo e acabou por virar uma bola de neve. Tudo graças às redes sociais!
Às manifestações contra o aumento dos transportes, seguiram-se outras contra a política, os políticos os gastos com os Estádios construídos para o Mundial, a corrupção, a falta de educação de qualidade e as insuficiências na saúde.
Todo o Brasil aderiu às manifestações, também aproveitadas por marginais para partirem tudo e até saquear.
A verdade é que os protestos já deram frutos. Além da redução dos preços das passagens em quase todas as cidades, também no campo político o cartão amarelo mostrado pelos manifestantes já deu alguns frutos.
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37 foi chumbada. Esta proposta propunha que o Ministério Público deixasse de poder investigar sobre desvio de verbas, crime organizado, violação de direitos humanos, etc. passando à alçada do Congresso.
O Governo já prepara um referendo ou plesbiscito, ainda não se sabe ao certo qual será a forma, para questionar a população sobre questões dantes apenas tratadas pelos políticos. A Oposição já pede a diminuição do número de Ministérios, o Congresso já aprova que receitas dos royalties do petróleo sejam destinadas (75%) para a educação e para a saúde (25%).
Outra coisa que ainda vai dar muito que falar é a questão dos médicos pois a presidente Dilma diz que o Governo vai contratar 35.000 mil estrangeiros para trabalhar junto da população mais carenciada. Porém, os médicos brasileiros estão contra porque dizem que se lhes derem condições de trabalho e salários idênticos aos que pretendem dar aos estrangeiros também estão disponíveis. Exigem ainda o exame de validação do diploma para os médicos estrangeiros que vierem.
Sobre o Mundial de 2014, os gastos nos Estádios também não foram esquecidos. O valor dos gastos (40 bilhões ou biliões de reais) superam os gastos com os 3 últimos mundiais (Coreia do Sul/Japão, Alemanha e África do Sul (30 bilhões).
Quanto a mim foi um absurdo a construção dos estádios de Brasília, de Manaus e de Cuiabá.  Absurdo porque não existem equipas naquelas cidades a disputar sequer a série B (2ª divisão).   Mesmo o de Natal é questionável.
Mais ou menos o que aconteceu em Portugal com os estádios de Aveiro, de Leiria e do Algarve, construídos para o EURO-2004.
Quem quiser ver um resumo das principais reivindicações veja aqui.

7 comentários:

Conde de Vimioso disse...


Tenho acompanhado pela imprensa a revolta dos brasileiros mas fiquei ainda mais esclarecido com este teu post até porque sabes as razões que me levam a ainda gostar mais desse País.

Que haja civismo e que os politicos governem para o Povo.

Não deixo também de estar de acordo com a inutilidade desses estádios que referes.

Abraço

Viriato de Viseu disse...

Uma bela informação que nos dás ó Manuel.
Por cá vimos todos os dias as manifes no qual estamos de acordo, com excepção das pilhagens e o sangue que vai havendo à mistura.

Há muito malandro a gamar dinheiro com a construção de estádios que depois se transformam em dinheiro deitado pró lixo.

Esse filme já passou cá.

Primal_X-man disse...

O povo Português que ponha os olhos nos Brasileiros.
Aqui esta a prova que se, se fizer "barulho" as coisas mudam.
Não muito mas alguma coisa é melhor que nada. Ou pouco de cada vez.


Já agora, Manuel, muito obrigado pela explicação que me deixaste nos comentários, dois posts abaixo, embora já tivesse lido pois velho aqui quase todos os dias, (só não sou muito levado a deixar comentários) e ate te tenho no meu blogroll.

Estava mais a perguntar quem esta ligado a quem?

Por outro lado queria saber como é possível que um grupo parlamentar peça a comunicação para a ética e cidadania para que o BTV seja ouvido (juntamente com outras entidades é certo) relativamente a um projecto seu e "feixe os olhos" a uma cláusula entra duas empresas, essa sim um autêntico atropelo as regras da livre concorrência.

À espera são os mesmos que convidarão o flatulento para um jantar em sua honra. Realmente temos o país que merecemos.

Santos A disse...

Só no Benfica é que as criticas são encaradass como se fosse o pior crime e somos logo ofendidos de tudo.Manuel Oliveira este Manuel e Miguel que são a mesma pessoa deviam ser banidos de comentar por uns tempos para ver se ganham tino na cachimola.Quanto ao nosso Benfica quem tb devia ter tino era o LFV.Nova temporada e LE ainda nd.Espero que venha 1jogador para essa posição para ser titular de caras e não refugo como o Luisinho só para Inglês ver que compramos um LE.Chega de desculpas.Já chegam estes 13 anos.Eu quero é titulos e gestão desportiva com tino e ganhadora

Yuri disse...

Até a Leonor Pinhão goza com os 104 jogadores do Benfica e a falta de um Defesa esquerdo.Os yes man também vão dizer que ela é andrade e bla bla

Rudi disse...

O Benfica é um clube de desporto ou uma empresa de construção civil?Compramos o Estádio do Bravo no Seixal e só depois de o comprarmos é que vimos que tinhamos de gastar ali uma pipa de massa na sua remodelação.A isto chama-se incompetência ou dinheiros por baixo da mesa.Agora vamos ampliar o nosso centro de estágios e pasmem-se não é para melhorar as condições de treino mas sim para construir um Estádio Municipal em parceria com a Camara do Seixal?Para quê estas megalomanias dispendiosas sem nexo nenhum?Mais uma obra para o amigo Salvador?

Anónimo disse...

que bom gostei me ajudou muito bom trabalho para quem escreveu voce ou voces sao muito espertos . obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO