Época 2015/16

Época 2015/16

"Cancelo é dos futebolistas com mais talento que já vi"

Quem o diz é Luís Norton de Matos, ex-treinador da equipa B do Benfica.
Leia o que ele disse numa extensa entrevista ao Record.

Norton de Matos deixa elogios ao jovem lateral que por estes dias defende as cores portuguesas no Mundial de Sub-20 da Turquia, admitindo que este "tem tudo para poder integrar o plantel A e jogar"...

R – Agora com esse trabalho exaustivo feito, a equipa B passa a ser entregue a Hélder Cristóvão...

NM – Tenho mágoa, mas de não ter conseguido resolver a situação, que dependia mais de mim. Sou uma pessoa de projetos, o Étoile Lusitana mostra isso. NoBenfica existe um projeto de raiz e tenho pena porque houve muito trabalho e gostava que existisse continuidade. O Benfica , ao escolher o Hélder foi, certamente, por ter confiança nele, por ser uma pessoa da casa. Não me faz confusão nenhuma, e sei que o trabalho do último ano vai beneficiar aquilo que será feito no próximo. A mágoa é porque sei exatamente o que queria. Por exemplo, o Victor Lindelöf é estrangeiro, foi uma grande surpresa e é o estilo de jogador que gosto. Gostava de ver o patamar seguinte dele. Outro... o Cancelo. É dos futebolistas com mais talento que já vi na minha vida.

R – Ao ponto de chegar à equipa principal?

NM – Penso que sim. O João tem de evoluir. Se a qualidade existe, o jogador tem de ser atirado às feras, como acontece em outras equipas, como o Arsenal e o Real Madrid. Claro que vai ter um jogo ou outro menos bom, mas é isso que lhe vai dar experiência. O João Cancelo, no meu entender, tem tudo para poder integrar o plantel A e jogar. O que se faz na equipa B deve ser feito, aos poucos e em determinados jogos, na equipa principal. Vejo o Cancelo e o Bruno Varela com potencial. O guarda-redes, é certo, trata-se de um posto mais difícil, mas quando cheguei ao Standard Liège o que lá estava tinha 19 anos e também deu uns franguitos, mas depois foi o melhor do Mundo: o Preud’Homme. E depois há o Guzzo, o Gonçalo Guedes e outros que têm que chegar lá acima e o Benfica tem de saber que só vale a pena ter formação se eles chegarem lá. É fácil? Quando se olha para a equipa do Benfica deste último ano e se vê o poderio em termos de médios e atacantes, é claro que é muito difícil, por exemplo, um Ivan Cavaleiro ou um Miguel Rosa entrarem nesta equipa, que tem uma qualidade altíssima.

R – Talvez fosse mais fácil a aposta na parte defensiva...

NM – Sim, mas aí o Cancelo, o Fábio Cardoso e o Varela são jogadores novos e que serão mais facilmente responsabilizados num processo defensivo do que um médio ou um atacante. Não tínhamos essa experiência na equipa B.

R – Sente que o trabalho de desgaste, de escolha, seleção, foi feito por si?

NM – Tinha de ser feito, até para analisar os jogadores. Vi várias vezes o Gonçalo Guedes, o Diogo Gonçalves, o Ruben Dias, jogadores com muito tempo pela frente, mas que têm de entrar. A equipa B deve ter jogadores de 16, 17, 18 anos a jogar.

R – Mas o Benfica teve também uma grande quantidade de estrangeiros...

NM – Tive quatro anos fora e quando cheguei a Portugal estava um pouco desfasado e sem termos de comparação em relação à 2.ª Liga e aos jogadores. Hoje estou perfeitamente identificado e é um dos motivos pelo qual me custa sair. O Benfica, posso dizer, tem uma qualidade muitíssimo boa de jogadores, também por isso fomos campeões nacionais de juvenis e juniores. E no esboço de plantel que temos idealizado para o ano está o João Nunes, o Guzzo e o Rebocho, que ainda são juniores, o Gonçalo Guedes, Diogo Gonçalves e o Ruben, que ainda são juniores de primeiro ano, e temos um jogador que, para mim, é para entrar de caras na equipa principal do Benfica mais tarde, se a evolução dele for compatível, que é o Renato Sanches. Estes jogadores, se houver coerência num projeto, têm de aumentar o número de utilizações na época seguinte. Quem vier de fora tem de ser muito melhor dos que os que já estão no clube. Uma coisa é comprar um Gaitán, um Enzo Pérez, ou um Matic, que já têm valor e, aí, é tudo uma questão de ter ou não dinheiro, a qualidade está lá. A outra questão é quando se investe em miúdos de 17/18 anos, de países e culturas diferentes, e é preciso ver se são melhores dos que os que já estão no clube. E o facto de virem de fora ou o fator financeiro não podem determinar que esses mesmos jogadores se imponham. Essa imparcialidade tive e terei sempre.

10 comentários:

Anónimo disse...

Falar fala muito bem este Norton de Matos mas a treinar é um triste.

Manuel disse...

Estou de acordo que o Cancelo é dos jogadores mais talentosos que apareceu no Benfica nos últimos anos. Há um ano, quando jogou na Noruega pela selecção, disse isso mesmo, muito ainda antes de alguém começar a falar nele. Assim não se estrague. Mas penso que não.

Outro que eu gosto é o Fábio Cardoso que se desenvolver como deve ser vai dar um grande central. Lembrou-me o Humberto Coelho.

O Renato Sanches não conheço. Mas quem está perto dos jogadores, que os vê a treinar e jogar todos os dias pode fazer uma melhor avaliação e mais justa.
Quem está de fora em vez de criticar devia era calar-se para não fazer figura de urso.

Conde de Vimioso disse...


Tamb+em concordo.

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Caro Manuel, o Renato Sanches é juvenil por isso nunca jogou ainda na B. Ele é o 10 da equipa e tem muita técnica, tal como o Bernardo Silva dos júniores. Estranhei ele não se ter referido ao Bernardo pois parece-me ter grande futuro apesar da altura.

Abraço.

Grande Conde, um abraço tb para ti!

ALM disse...

O que o Norton de Matos diz, é o caminho a seguir sempre que possível. Mas no Benfica põem-se sempre muitos entulhos neste caminho porque não há coragem para assumir riscos.
Então com JJ nem pensar.

Treinas disse...

O Cancelo se jogar tão bem como jogou contra a Nigéria para os sub 20 então como lateral direito não serve.Pode vir a ser extremo agora lateral não.Sobem bem , cruza bem mas a defender é um desastre e uma autentica avenida para o extremo contrario.

Fonseca Ga disse...

O Cancelo a defender é uma nódoa.Estar lá ele ou não estar ninguém é a mesma coisa.Muito boa imagem mas não passa disso.

Manuel Oliveira disse...

O Cancelo ainda vai calar muita gente!

Pentes disse...

Vai calar tanto como o Mitchel.Já agora onde anda esse fabuloso jogador?Alguém sabe???!!!

Manuel disse...

Ó Pentes, vai pentear macacos! Comparar o Michel, brazuca, homem feito com o portuga e miúdo Cancelo ainda a cheirar a cueiros? Tens ADN de burro?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO