Portugal e Espanha apresentaram a sua candidatura conjunta ao Mundial de futebol de 2018 ou 2022, cujo lema é a união dos povos. "Dois povos, um só objectivo"!
Inicialmente Joseph Blatter punha reservas às candidaturas conjuntas baseado na experiência negativa, no seu ponto de vista, do Mundial do Japão e Coreia do Sul em 2002. Porém, a concorrência é grande pois a Austrália, os Estados Unidos, a Inglaterra, a Indonésia, o Japão, o México, o Qatar, a Coreia do Sul, a Rússia e ainda a Holanda e Bélgica em conjunto.
As sedes escolhidas para 2018 e 2022 serão conhecidas em Dezembro de 2010.
Todos sabemos que existem "lobbies" que podem influenciar as escolhas mas creio que a nossa candidatura tem pernas para andar. Ao analisar as outras, vemos que o Japão e a Coreia do Sul organizaram, embora em conjunto e agora concorrem individualmente, há poucos anos (2002), a Indonésia e o México, serão sempre encaradas com algum risco, a Holanda/Bélgica tiveram um Euro conjunto há relativamente poucos anos. Julgo que as mais fortes concorrentes serão a Austrália, os EUA, a Inglaterra, o Qatar e a Rússia. Uns porque organizaram já há muitos anos (EUA e a Inglaterra), outros nunca organizaram (Austrália, Qatar e Rússia). Julgo que o Qatar é um forte concorrente porque ninguém tem dúvidas que dinheiro não falta por lá e está inserido numa zona onde nunca se disputou nenhum mundial e em que o futebol está a começar a evoluir, embora ainda muito lentamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário