Época 2015/16

Época 2015/16

Pinto da Costa versus Pinto de Sousa

As voltas que a vida dá. 
Pinto da Costa e Pinto de Sousa, hoje grandes amigos como se ouviu nas escutas, nem sempre foram unha com carne, como se pode constatar abaixo.

Como já se viu, os árbitros em Portugal eram nomeados e Pinto da Costa era contra. Também era um bocadinho contra Pinto de Sousa, o novo presidente do Conselho de Arbitragem. Haverá de ser muito a favor, mas agora não era propriamente um fã. Curiosamente, até fora eleito com o beneplácito do FC Porto.
«Não tive que estar de acordo porque foi a Associação de Futebol do Porto que a fez, para substituir um elemento (Dr. Pinto Lopes) que se havia demitido. Porque a indicação havia sido feita pelo Boavista, coube a este clube indicar o substituto. Reconheço, no entanto, ao sr. Pinto de Sousa, capacidade para bem desempenhar qualquer função da hierarquia desportiva. Quanto ao seu trabalho, julgo que estará a ser muito limitado, pois não surpreenderá que as nomeações estejam a ser feitas por qualquer elemento isolado (de Lisboa), sem que os outros tenham qualquer intervenção.» (A Bola, 11 de Setembro de 1982)

O problema de Pinto de Sousa não era bem a “capacidade”. É que Pinto de Sousa tinha um defeito que incomodava Pinto da Costa e não o deixava tranquilo.
«Foi-me dito, na presença do Major Valentim Loureiro, que o sr. Pinto de Sousa era o maior anti-portista que ele conhecia a ver futebol. Mas se seria mais agradável para mim que esse lugar fosse ocupado por alguém que gostasse ao menos um bocadinho do FC Porto, estou certo de que o sr. Pinto de Sousa vai gerir-se por princípios éticos e de seriedade que são sempre desejáveis e comuns nos homens bem formados, como sei que ele é. Espero, para bem da arbitragem e da verdade que é necessário existir nesse campo, que o sr. Pinto de Sousa possa realmente desempenhar o lugar com a isenção que todos esperamos.» (A Bola, 5 de Fevereiro de 1983)

Ironia do destino, Pinto da Costa estava completamente enganado: Pinto de Sousa não vai ser nada isento… Mas isso seria muito mais tarde. Por ora, têm uma relação morna. Se bem que, diga-se, no final de 1983 as coisas já estão bem melhores entre os dois.
«Como presidente dos árbitros, Pinto de Sousa tem tido a grande virtude de ser coerente no critério das nomeações. Dá-me a ideia de que se nota no Conselho de Arbitragem a que preside, uma vontade muita grande de acertar e de fazer alguma coisa, tanto pela arbitragem, como pelos próprios árbitros.» (A Bola, 8 de Dezembro de 1983)

Pinto de Sousa devolvia o elogio publicamente, dois meses depois: «Desde miúdos que somos amigos. As divergências que eventualmente tivemos foram no campo desportivo. A amizade pessoal, essa, nunca esteve em causa.» (Pinto de Sousa, A Bola, 16 de Fevereiro de 1984)

3 comentários:

GuachosVermelhos disse...

ó meu amigo!!!
Só pode estar a brincar!!!
Então não se vê logo que essas duas putas sempre estiveram de acordo?
Disseram isso para enganar os parolos!
O mesmo se passa por ex com o afamado pedro proença, que declarando ser benfiquista tem carta branca para nos roubar à grande e ainda pasar por um dos nossos!

k disse...

Esse tal de pinto de Sousa era tão antiportista como o Mortágua era um sportinguista, os dois são unha e carne com os ter corruptos deste pais ou seja O PINTO do curral das antas o pinto de Sousa e o DR juiz jubilado Mortágua são o POLVO na outra margem do douro VERGONHOSO PAIS que não sabe dar o verdadeiro nome AOS GATUNOS AOS BANDIDOS AOS MAFIOSOS AOS CORRUPTOS DESTE PAIS COMO SÃO ESTES TRÊS BESTAS humanas..

Manuel Oliveira disse...

Caros "Guachos" e "aj", não sei se sempre foi assim ou não, o que sei é que realmente eles entendem-se muito bem há muitos anos.

Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO