Época 2015/16

Época 2015/16

O futebol brasileiro - os veteranos estão na moda!

Com a partida da grande maioria dos craques brasileiros para o exterior, os clubes precisam de inventar algo que chame mais público aos estádios.
A moda está em contratar veteranos. E olhem que não são poucos!

Vejamos alguns dos nomes mais conhecidos em Portugal.
1- Roberto Carlos, 36 anos, lateral esquerdo, veio do Fenerbace (Turquia) para o Corinthians de S. Paulo, onde já estava Ronaldo (Fenómeno), depois de ter representado muitos anos o Real Madrid.
2- Giovanni, 37 anos, médio/avançado, jogou no Barcelona no auge e últimamente em vários clubes e países, veio para o Santos de S. Paulo.
3- Edilson, 39 anos, avançado, ex-Benfica, depois de ter jogado em muitos clubes do Brasil e até no Japão, estava parado e resolveu voltar à actividade. Foi convidado pelo Bahia de Salvador (Série B), após um jogo de veteranos.
4- Dodô, 35 anos, avançado, esteve parado por castigo devido a controlo positivo de doping, volta a jogar, agora no Vasco da Gama do Rio, que volta à Série A brasileira esta época.
5- Viola, 41 anos, avançado internacional canarinho, havia terminado a carreira. Volta à actividade no Brusque de Santa Catarina que não disputa as principais divisões brasileiras.

Se juntarmos a estes nomes o do sérvio Petkovic, 37 anos, que dá cartas ainda no Flamengo após uma ligeira paragem no início da última época.
Talvez este caso tenha sido a inspiração dos clubes, juntando ao sucesso que Ronaldo teve no Corinthians após quase ter terminado a carreira no AC Milan por lesão.

Segundo os especialistas em fisiologia, o segredo para esta longevidade é só um: disciplina.
O atleta que se alimenta bem, não comete excessos com bebidas alcoólicas, dorme e descansa de maneira regular e satisfatória, tem tudo para passar dos 30 ainda com um bom rendimento em campo - afirmou o fisiologista do Vasco, Daniel Gonçalves, que aproveitou para fazer um alerta:
Para qualquer homem, esportista ou não, é normal que a produção hormonal de testosterona caia cerca de 1% ao ano, depois dos 30. Este hormônio está intimamente ligado com a força e, consequentemente, com a capacidade do músculo de se esforçar. Esta é também uma das razões pelas quais alguns atletas resolvem se dopar.

2 comentários:

1234567vv disse...

Um jogador mais velho pode jogar bastante tempo no Brasil. Mais do que provavelmente na Europa.
No Brasil nascem muitos dos melhores jogadores do mundo, mas no seu campeonato a qualidade média dos jogadores não é nada de especial.
Por isso jogadores como Ronaldo, Petkovic, Giovanni, etc... são uma mais valia, mesmo mais velhos, correndo menos e cansando mais.
Esta época vi Ronaldo, antes da Lipo, a dar um baile de bola à Edcarlos. Num jogo com o Fluminense, Ronaldo conseguiu (mesmo com kilos e anos a mais) correr muito mais do que o jovem Edcarlos. E marcar um golaço.

Nos jogos que vi do "meu" MEngão, deu para perceber que Pet não se mexia muito... mas com a bola nos pés ele fazia o que queria dos meio-campos e defesas adversárias.

Manuel Oliveira disse...

Caro Vermelhovzhy, claro que sim porque o futebol brasileiro é mais lento e as equipas sem os craques que emigram, ficam com os jovens ainda sem experiência ou com jogadores medianos, por isso os veteranos craques ainda são uma mais-valia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO