Época 2015/16

Época 2015/16

Campeões estaduais brasileiros

Este domingo foi de decisões na maioria dos campeonatos estaduais.
O Flamengo (Rio de Janeiro), o Coritiba (Paraná) e o Ceará (Ceará), já eram campeões conhecidos porque venceram os dois turnos e não precisaram de disputar uma final.
Em São Paulo, o Santos sagrou-se bi-campeão após bater o Corinthians, de Bruno César e Liedson, por 2-1 em casa. No 1º jogo havia empatado 0-0 em casa dos corintianos.
No Rio Grande do Sul, o Internacional que tinha perdido na semana passada em casa por 3-2, foi vencer hoje o Grêmio pelo mesmo resultado, havendo necessidade de penáltis onde os colorados foram mais felizes.
Em Santa Catarina, a final foi disputada entre o Chapecoense e o Criciúma, que deixaram pelo caminho o Avaí e o Figueirense, clubes mais conhecidos do Estado, tendo vencido a equipa de Chapecó.
Em Minas Gerais, a final foi entre os conhecidos Cruzeiro e Atlético Mineiro. Venceu o Cruzeiro, ao bater o adversário hoje por 2-0, depois do empate da semana passada.
Em Pernambuco, o Santa Cruz, clube histórico mas que vem atravessando uma crise, conseguiu impedir o Sport de Recife de ser hexa-campeão. Hoje perdeu por 1-0, depois da vitória por 2-0 na semana passada. Neste jogo, realizado no estádio do vencedor foi batido o record de espectadores de todo o Brasil, com cerca de 62.500.
Na Bahia, o Baía de Feira, embora jogando em Salvador e depois de ter empatado em casa, venceu o Vitória por 2-1 e sagrou-se campeão.

4 comentários:

Benfica até morrer! disse...

Parabéns a todos os campeões estaduais brasileiros!

BENFIQUISTA disse...

nao acompanho muito o futebol brasileiro, e os varios "campeonatos" que ha ao longo da epoca ainda nao entendi muito bem como é isso.
jogam tantos campeonatos que isso parece a nba LOL

Manuel Oliveira disse...

Amigo BENFIQUISTA vou-te explicar como funciona.
Como sabes, o Brasil é um país imenso, o 5º maior do mundo em superfície e com cerca de 200 milhões de habitantes.
Sendo assim, tem milhares de clubes, e tornaria inviável aos mais pequenos participarem em campeonatos nacionais devido às grandes distâncias e aos correspondentes custos.
Então, existem os campeonatos estaduais (o Brasil tem 27 Estados, salvo erro) da 1ª e 2ª divisões.
O vencedor às vezes nem pertence à 1ª ou 2ª divisão, como aconteceu em Pernambuco (Recife) em que o campeão (Santa Cruz) está na Série D (4ª divisão!).
A classificação nos estaduais pode dar acesso à Série C (3ª divisão) se o clube se classificar nos primeiros lugares e ainda não estiver na 1ª, 2ª ou 3ª divisão nacional.
Os campeonatos nacionais brasileiros começam logo após o final dos estaduais. Ou seja, já no próximo fim de semana.
O da 1ª divisão, chamada Série A, e o da 2ª, chamada Série B, tem 20 clubes cada e jogam todos contra todos a duas voltas como nos campeonatos europeus.
Pelo meio dos estaduais e nacionais, vai-se disputando a Copa (Taça) do Brasil e a Taça Libertadores da América (a Liga dos Campeões da América Latina mas em que o México também participa, embora sem direito a disputar o Campeonato Mundial de Clubes se por acaso for o vencedor, visto que participa como convidado.
Entendido?

Abraço.

BENFIQUISTA disse...

sim amigo Manuel, está entendido e obrigado pela explicaçao.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO