Este domingo foi de decisões na maioria dos campeonatos estaduais.
O Flamengo (Rio de Janeiro), o Coritiba (Paraná) e o Ceará (Ceará), já eram campeões conhecidos porque venceram os dois turnos e não precisaram de disputar uma final.
Em São Paulo, o Santos sagrou-se bi-campeão após bater o Corinthians, de Bruno César e Liedson, por 2-1 em casa. No 1º jogo havia empatado 0-0 em casa dos corintianos.
No Rio Grande do Sul, o Internacional que tinha perdido na semana passada em casa por 3-2, foi vencer hoje o Grêmio pelo mesmo resultado, havendo necessidade de penáltis onde os colorados foram mais felizes.
Em Santa Catarina, a final foi disputada entre o Chapecoense e o Criciúma, que deixaram pelo caminho o Avaí e o Figueirense, clubes mais conhecidos do Estado, tendo vencido a equipa de Chapecó.
Em Minas Gerais, a final foi entre os conhecidos Cruzeiro e Atlético Mineiro. Venceu o Cruzeiro, ao bater o adversário hoje por 2-0, depois do empate da semana passada.
Em Pernambuco, o Santa Cruz, clube histórico mas que vem atravessando uma crise, conseguiu impedir o Sport de Recife de ser hexa-campeão. Hoje perdeu por 1-0, depois da vitória por 2-0 na semana passada. Neste jogo, realizado no estádio do vencedor foi batido o record de espectadores de todo o Brasil, com cerca de 62.500.
Na Bahia, o Baía de Feira, embora jogando em Salvador e depois de ter empatado em casa, venceu o Vitória por 2-1 e sagrou-se campeão.
4 comentários:
Parabéns a todos os campeões estaduais brasileiros!
nao acompanho muito o futebol brasileiro, e os varios "campeonatos" que ha ao longo da epoca ainda nao entendi muito bem como é isso.
jogam tantos campeonatos que isso parece a nba LOL
Amigo BENFIQUISTA vou-te explicar como funciona.
Como sabes, o Brasil é um país imenso, o 5º maior do mundo em superfície e com cerca de 200 milhões de habitantes.
Sendo assim, tem milhares de clubes, e tornaria inviável aos mais pequenos participarem em campeonatos nacionais devido às grandes distâncias e aos correspondentes custos.
Então, existem os campeonatos estaduais (o Brasil tem 27 Estados, salvo erro) da 1ª e 2ª divisões.
O vencedor às vezes nem pertence à 1ª ou 2ª divisão, como aconteceu em Pernambuco (Recife) em que o campeão (Santa Cruz) está na Série D (4ª divisão!).
A classificação nos estaduais pode dar acesso à Série C (3ª divisão) se o clube se classificar nos primeiros lugares e ainda não estiver na 1ª, 2ª ou 3ª divisão nacional.
Os campeonatos nacionais brasileiros começam logo após o final dos estaduais. Ou seja, já no próximo fim de semana.
O da 1ª divisão, chamada Série A, e o da 2ª, chamada Série B, tem 20 clubes cada e jogam todos contra todos a duas voltas como nos campeonatos europeus.
Pelo meio dos estaduais e nacionais, vai-se disputando a Copa (Taça) do Brasil e a Taça Libertadores da América (a Liga dos Campeões da América Latina mas em que o México também participa, embora sem direito a disputar o Campeonato Mundial de Clubes se por acaso for o vencedor, visto que participa como convidado.
Entendido?
Abraço.
sim amigo Manuel, está entendido e obrigado pela explicaçao.
Enviar um comentário