Braga é uma cidade que qualquer pessoa gosta de visitar. No entanto, especialmente de há dois anos para cá, os portugueses benfiquistas estão a passar um mau bocado na cidade.
Acabei de ler um excelente e preocupante post do Blog "Ontem vi-te no Estádio da Luz" que aconselho a ler na íntegra.
Com a devida vénia, passo a transcrever pequenos excertos.
«Naquela tarde cheguei ao túnel faltavam 3 horas para começar o jogo e o trânsito parecia uma procissão religiosa, uma língua de carros em filinha pirilau, muito deles com bandeirinhas e cachecóis dos dois clubes. Mais do Braga, naturalmente, não por serem em maior número mas porque os benfiquistas de há uns tempos a esta parte decidiram não dar muito nas vistas para cima de Coimbra não vá o diabo tecê-las. Ainda assim, na amálgama lenta da procissão, estavam duas bravas viaturas que exibiam o seu clubismo desbragado - nenhuma delas a do vosso escriba (sempre gostei de manter os vidros incólumes) -, que rapidamente foram alvo dos fervorosos adeptos do Braga que se encontravam numa espécie de ponto alto estilo ponte de viaduto. Pareciam animais raivosos,
Ó filha da puta, tira-me essa merda daí, caralho!
Essa merda era um cachecol do Benfica no vidro traseiro do carro. Perto de um destes senhores, encontrava-se uma criança, supostamente filha do quadrúpede, que olhava não para o cachecol alvo da ira dos fanáticos mas para cima, para o suposto Pai, com um olhar entre a incredulidade e a incompreensão. O Pai não desarmava, empoleirava-se no varão, quase caía, aos gestos, aos cuspos, aos insultos e o pequeno bípede a pensar se a divindade genética lhe teria pregado alguma partida de mau gosto.
Volta para a tua terra, mouro do caralho!
E o malandro do benfiquista sem retirar o cachecol, a afrontar os escandinavos portugueses numa quezília que lembrou guerras antigas, na altura em que os bárbaros decidiram descer as escadas da Europa e vociferar contra esse conceito de Sul que a muitos ofende e discrimina. A este excelso animal, outros se juntaram enquanto os carros lentamente entravam na cidade. Não houve feridos, que se saiba. Mortos, muito menos. Na mistura das ruelas bracarenses, todos se diluíram. O jogo estava próximo. Havia que beber.»
Só neste excerto já dá para ver o clima anti-Benfica, pior, de ódio ao Benfica que se vive actualmente em Braga.
Mas tem mais.
«Vocês têm sorte em viver lá em baixo. Não fazem ideia do que é isto, aqui. Gente agredida, outros que já nem saem para ver jogos nos cafés, outros que já nem dizem que são benfiquistas. Estes gajos são uns fanáticos. E a mesma gente que antes tinha uma atitude de respeito. Alguns deles até eram do Benfica.
Mas o que é que mudou?
O Salvador. Desde que chegou, tem imposto uma cultura de ódio ao Benfica. O mais estúpido é que as pessoas não pensam por elas. Vão todas em rebanho.
Mas isto não pode ser só gente de Braga.
Claro que não. Há portistas que vão ver os jogos do Benfica para os cafés só para arrumarem confusão. Os superdragões vêm sempre que o Benfica joga na Pedreira. Este ano muitos dos que fizeram aquela confusão toda foram gajos do Porto. O ano passado vieram para evitar que os benfiquistas de Braga festejassem.
E os bracarenses não se insurgem contra isso?
Claro que não. O clube está patrocinado pelo Porto, vai ganhando mais vezes. Isto aqui é pior que no Porto.»
Só me resta dar os parabéns ao sr. Salvador, ao sr. Pinto da Costa, aos Super Dragões e à claque do Braga, por terem conseguido fazer de Braga uma cidade onde um benfiquista não mostrar que o é.
E depois venham dizer que a culpa disto é do Benfica.
14 comentários:
e esta a realidade em braga sim senhor ! sou de braga e nunca na minha vida vi coisa igual desde que estes selvagens assaltaram a casa do benfica em braga foi o fim dos benfiquistas em braga .
Anda tudo com medo desta seita de selvagens que são impunes a justiça.
Anónimo e o gajo que escreveu o texto não são certamente de Braga nem cá vivem. Há uma enorme vontade de ligar o Porto ao Braga, a verdade é que tanto Portistas como Benquistas que antes eram por esses clubes agora são pelo Braga e fanaticos pelo Braga, como é também verdade que a maioria deles era Benfiquista. Para vocês Benfiquistas que isso tantos vos preocupa parem e pensem, porque eles eram assim tanto Benfiquistas tão Benquistas como vocês mudaram de clube e agora defendem esse clube como vocês. Como o Manuel o defende aqui por exemplo com todo o tipo de conteudo, e muitas das vezes conteudo contra um outro clube.
É apenas consequência da vossa arrogância e desprezo pelos Braguistas. Diziam aos 4 ventos que Braga era uma cidade de benfiquistas pois os Braguistas revoltaram-se!
A cidade é nossa e se querem apoiar o vosso clubezito fazem-no com respeito e humildade ou sofrem as consequências!
Viva o Braga!
os corruptos no seu melhor, a mafia está instalada em portugal.
aquele clube criminoso, corrupto, batoteiro e fascista, está a envenenar o país.
falo no clube entre aspas pois a culpa é de quem o dirige e de quem apoia os seus metodos criminosos. esse excerto é apenas um pequeno exemplo do clima vergonhoso que se faz sentir nas cidade (nao afectas) mas sim controladas por esses criminosos, essa "gente" deveria estar enclausurada em guantanamo.
esses terroristas têm que ser perseguidos pela justiça e eliminados, é imperativo para o bem de portugal.
quero tambem deixar aqui uma palavra de solideriedade e de incentivo para os benfiquistas de braga, que nao desistam da liberdade que lhes pertence por direito, que lutem pelos seus valores, que se defendam de ataques aos direitos do homem, e que nao tenham medo porque nao estao sozinhos, o Benfica é maior que portugal, se preciso peçam ajuda, organizem se e depois aí vemos quem intimida quem...
Quando passar por essa terreola, levarei uma moca de ferro na mala do meu carro, não vá o Diabo tecê-las...
Anónimo das 10,01H, é pena não se ter identificado, será falta de coragem em dar a cara?
Essa sua teoria não tem pés nem cabeça. Passaram a ser ferrenhos pelo Braga e a culpa é do Benfica. Já sei que temos as costas largas.
Alguém tem dúvidas quem está por detrás dessa mudança súbita?
Se quiser responder identifique-se e não me insulte!
Anónimo das 10,12H, arrogância em quê? Sinceramente não consigo entender onde foram buscar essa desculpa tão sem sentido.
O Benfica tem culpa de ser o clube com mais adeptos? Os benfiquistas terão de ser penalizados por esse motivo? E se o Benfica utilizasse os mesmos métodos doutro clube mandando bater e agredir em tudo o que mexe o que diriam então? Se calhar em vez de arrogância, seríamos terroristas!
Sinceramente.
Tal como disse no comentário anterior, só terá direito a resposta se se identificar e não insultar.
Só para complementar o texto e os comentários anteriores, pergunto aos leitores.
Porque motivo os chamados "braguistas" não deixaram os benfiquistas festejarem o título da época passada?
Por essa ordem de ideias, só podemos festejar os títulos no Estádio da Luz porque mesmo em Lisboa existem adeptos doutros clubes, nomeadamente do Sporting.
Já o Porto, só para dar um exemplo, tem todo o direito de festejar na Luz e com as luzes acesas.
Onde fica o respeito pelo Benfica?
Nem desculpas sabem arranjar.
Pobre país que tem gente desta laia.
Abraços aos benfiquistas que aqui comentaram.
Caro Manuel
Depois de ler a resposta do meus "conterraneos" anonimos das 10:01 e 10:12 não podia deixar passar em branco esse exercicio de exibicionismo e de "peito feito" desse individuo.
Anonimo
Sou de Braga,da mui nobre zona da Sé(se calhar até nos conhecemos),e até morava na rua do Café Benfica,que hoje em dia é uma pocilga braguista(sim,vais ouvir o que queres e não queres).
Sabes qual é o problema de Braga?É que é uma cidade de parolos,retrogada em todos os sentidos,onde o importante é parecer bem,vestir bem,dar uma boa imagem religiosa e o resto não interessa.Visto que este tipo de vida gera frustraçoes tremendas na cabeça de muita gente,o que muitos desses "novos bracarenses" fizeram foi "virar a casaca",como os fracos e frustrados gostam é de ganhar a qualquer custo,decidiram juntar-se a quem está na mó de cima,neste caso,o clube presidido pelo adepto fanatico do Porto(eu conheço-o pessoalmente,dadas as ligaçoes profissionais...mas tambem não é segredo nenhum),Antonio Salvador.
(continua)
(continuação)
Inclusive,cheguei a fazer parte dos Red Boys,desde 96,tendo abandonado alguns anos depois.Sabem como é que nasceu essa claque(em 92)?Foi através da associação de membros dos super Dragoes,de NN e Diabos e da Juve Leo,o pessoal decidiu dar "uma ajuda ao Braguinha",foi quase como ajudar uma instituição de caridade.
Portanto,adeptos fieis e indefectiveis do Braga só conheço o meu pai e pouco mais,alguns perdidos,o resto são os tais "frustrados reciclados".
E,anonimo da 10:12,não enchas tanto peito a dizer "quem manda aqui somos nós" porque o ano passado eu estava na Avenida Central(à beira da Brasileira)quando o exercito orc chegou.Por acaso fui avisado disso pela direcção dos Red Boys,que cresceram comigo e são grandes amigos e mesmo assim não aconteceu nada.Um amigo meu meteu-se no meio do exercito orc com o cachecol do SLB no ar,bem aberto,e ninguem lhe tocou,onde andavas tu pra o por no sitio?E olha que eram às dezenas e nem nos tocaram,ainda à quem saiba que pra além do futebol há outra vida e que as fanfarronices de hoje podem acabar muito mal amanhã.No estadio tambem foi a mesma coisa,um dos exemplares desse bando de animais que hoje em dia são os adeptos do braguilha levantou e começou a mandar vir por eu dizer numa falta de um jogador do Benfica "Eiiii....foda-se...".Claro que lhe perguntei se ele queria contar as escadas da bancada com o céu da boca e lhe relembrei que tambem era de Braga e o moço meteu logo o rabinho entre as pernas,sentou-se ,calou-se e não disse mais nada durante o jogo todo.Ás vezes ainda o vejo no Continente(é repositor lá-tás a ver a tal vida frustrante de que te falei?) e pergunto se já tá melhor ou se quer que lhe dê o charope da tosse.O moço fica todo atrapalhado porque percebeu que por causa de um raio de um jogo de futebol vai-me ter à perna durante muito tempo.
Se algum destes anonimos precisar de mais algum esclarecimento acerca de quem manda em Braga,apareçam na Quinta dos Apostolos(mora por lá),a sede dos Red Boys é lá e assim podem sempre ter mais hipoteses de bater num benfiquista porque...sim.
Ah...afinal não vai ser possivel arrear-me,esqueci-me que aquilo é tudo gente amigo e que sabe que eu sou um Benfiquista fanatico..por incrivel que parece conseguem ser mais moderados(por muito que custe a acreditar a muita gente)que muitos dos adeptos comuns do Braga.
Portanto,a cidade não é vossa(ahahahahah,os parolos têm destas coisas,estas manias de que são os reis da cidade),nunca será,aliás,quando o braguilha for por ia abaixo(e não falta muito,agora sem Domingos,com o xalbador a piscar o olho à presidencia dos corruptos)e deixar de ganhar,os adeptos vão outra vez voltar a virar a casaca e vai ser como era no 1.º de Maio,o estadio às moscas(só enchia com os grandes e com os espanhois),jogo sim,jogo sim senhora...
PS:Manuel,desculpa a agressividade mas com estes conterraneos vira casacas é normal perder a paciencia,é gente sem caracter,sem espinha,simplesmente querem estar ao lado dos vencedores...tristes...
Amigo Luís, estás em casa!
Este espaço também é teu. Sabes disso!
Abraço.
Caro Manuel
Obrigado,aqui sinto-me sempre bem!
Um grande abraço!
Que a vida ai esteja melhor que aqui(dai o meu silencio sepulcral de já há algum tempo no GG)!
So me apetece chamar banda de animais a solta na bela cidade de Braga,porque nao sabem ser gente nao tem respeito por ninguem me apetecia chamar-lhes outro nome mas descia ao nivel deles vendidos dum caneco nao valem nada como seres humanos por isso animais selvagens sao o que sao.
Braga é a capital de distrito com mais jovens (abaixo dos 35 anos). Penso que há uma nova geração de portistas, também por influência das vitória recentes desse clube. Como sabes, toda a gente gosta de ganhar, é mais fácil ser adepto dos vencedores e não de perdedores. Claro que Braga continua a ser um local de muitos benfiquistas, mais envelhecidos e com menos meios económicos para se deslocarem ao Estádio Axa; espalhados pelas áreas suburbanas, afastados dos grandes meios estudantis, mas mesmo assim, ainda em maioria.
Enviar um comentário