Uma ironia inabitual do presidente do Benfica
reabriu a discussão sobre a muito cruel diferença de avaliação ao uso
das mãos por jogadores que não os guarda-redes. O até agora muito
discreto Alex Sandro saltou para a ribalta pelo inegável mérito em saber
usar as mãos de acordo com o critério bom dos árbitros e até podia ser
utilizado em workshop da Federação como modelo a seguir.
O
treinador Vítor Pereira, por exemplo, até meteu os pés pelas mãos ao
incluir no célebre hat-trick de Duarte Gomes do Benfica-Guimarães da
época passada o penálti de N’Diaye sobre Saviola, que nada teve a ver
com jogadas de segundo guarda-redes. Apenas um exemplo da enorme
confusão que se instalou a respeito de uma falta clássica do futebol
que, outrora, no tempo dos ingénuos, era tão fácil de destrinçar entre
voluntários e involuntários.
Por exemplo, o francês Roberge
precisa urgentemente de uma reciclagem e deve ter saído ontem do Estádio
da Luz apreensivo pela diferença que o separa daquele colega de
profissão. Ao contrário do que o lateral do Porto habitualmente faz, com
toda a impunidade, o central madeirense procurou esquivar-se ao
contacto da mão com a bola, e se mostrou alguma voluntariedade, foi em
evitar a falta e não em cometê-la.
Esta época, foram
assinalados 13 penáltis por mão na bola, apenas um terço de todos os
lances de contacto de mãos e braços com a bola dentro da área. São
praticamente quatro lances controversos por jornada, o que justifica uma
clarificação urgente, de uma das áreas mais cinzentas do subjetivismo
dos árbitros.
E a solução só podia ser esta: falta em todos os
contactos com a mão na bola, independentemente da vontade do jogador ou
da subjetividade do árbitro. O que veríamos então seriam mais gestos
como o de Roberge, a tentar tirar a mão do caminho da bola, e menos como
os de Alex Sandro, a procurar aumentar a barriga. E a controvérsia
simplesmente acabava. (João Querido Manha, in Record)
13 comentários:
Vou agora com o meu amigo Fernando Madureira fazer uns negocios de " branca" e depois vou encontrar-me com o Jorge Nuno, para cozinhar-mos qual vai ser proximo a ir passar o "Natal a terra".
Talvez o premiado seja este nosso amigo que me desmascarou, aqui no blog, como portista corrupto.
Amigo, ja sabes como a gente trabalha aqui em contumil.
RADIO BENFICA
Livre à entrada da área, barreira já dentro, passemos a apontar à zona de baixo-ventre, ou levam com ela ou se se protegerem (com a mão) é penalty!
Gente cheia de certezas e verdades absolutas costuma mandar bojardas sem sentido nenhum. Me**a em linguagem mais corrente.
Radio Benfica pareces um puto mimado que nao é capaz de sair debaixo da saia da mãe.Foste contrariado e fazes birra.Cresce e faz-te homem.Manuel nem sei como aceitas este comentários fatelas que nada contibuem para o Benfica.
M.O hoje confirmou-se a contratação do Reyes pelo Porto.+ uma vez o nosso Presidente ficou a ver navios.Por isso hoje deixei de ser socio do Benfica.Nao tou para sustentar chulos.Tou cansado desta incompetencia.Voltarei quando LFV sair.
Radio se queres fazer figura de bébé chorão para de assinar como Radio Benfica e assina só por Radio.O nome do Benfica nao é para ser usado assim
Boa Tarde
Caro Manuel Oliveira vinha eu todo contente comentar no teu distinto blog quando deparou-me com o comentário de um " Senhor " que se intitula de Radio Benfica e tive de ir confirmar duas vezes se tava no teu blog ou no sapo Kids.Não me interessa se esse "Senhor" é benfiquista ou portista mas como ser humano bondoso digo a esse "Senhor" que procure ajuda especializada em problemas cerebrais.O "Senhor" tem uma deficiência grave cognitiva.Espero que com ajuda especializada tenha cura.Manuel não sei como aceitas estas atitudes de pessoas que não tem vida propria nem amor proprio para se darem ao luxo destas acções de crianças com idade mental de 2 anos e por aqui fico , porque nao é para isto que venho ao teu blog.
Vamos ao que interessa.Se existisse verdade desportiva em Portugal , o Porto nem na primeira divisão estaria , mas isso é culpa também dos Presidentes do Benfica que deixaram regular uns estatutos feitos no tempo do Guilherme de Aguiar,que não lembram ao diabo só aos corruptos.Mesmo com esses estatutos que só em Portugal existem , em que corrupção de arbitros não dá descida de divisão mas sim perda de pontos , se existisse verdade desportiva o Benfica era o líder isolado com 6 pontos de vantagem.Podiamos assistir ao jogos do Porto de Cadeirão e fazer uma gestão desportiva com mais calma e com mais serenidade.Como em Portugal existem as regras para o Porto e as regras para os restantes clubes será muito dificil ao Benfica pelo andar da carruagem ganhar o campeonato.Não ta em causa o valor da nossa equipa , que é bom , mas claramente podia ser melhor , mas que para Portugal era mais que suficiente para ser campeão.Posto isto urge LFV e agora deixo aqui uma sugestão nao sei se seria realizável criar um departamento no Benfica especifico contra a corrupção do Futebol Português que compilasse relatorios , procurasse provas , um dos nomes podia desse departamento podia ser Marinho Neves que compilavam isso em dossiers com todos os detalhes e provas concretas e entregavam à Policia Judiciaria para investigação.Podiamos fazer uma espécie de parceria.Se resolvia tudo não , mas acho que punha os corruptos em sentido e sempre em alerta e com medo o que nao é actualmente o caso que podem e fazem tudo às claras sem ninguém se manifestar a alto e bom som contra isso.
O que achas Manuel Oliveira?É uma ideia realizável ou estarei a ser muito utópico?
Um Abraço de um Benfiquista para os Benfiquistas
Ai vais ser mimado, vais!!
Nem duvides que vais gostar dos miminhos aqui do pessoal da Ribeira.
RADIO BENFICA
Runocésio, não é bem assim, porque se o braço estiver colado ao corpo não é penálti!
Mecas, se o Reys foi para o fcp é porque eles pagaram mais, tal como aconteceu com Danilo.
Sendo assim, eu não critico LFV porque não estamos em época de cometer loucuras, além de que temos Sidnei e Roderick também bastante jovens.
A revenda já não é o que era pois a maioria dos clubes também já se encolhe.
É uma pena, mas nada podemos fazer!
Caro Luís Lourenço, o comentador que assina(va) por Rádio Benfica desde há muito que comenta aqui e sempre como benfiquista. Agora isto virou realmente uma "bagunça" com tantos nicks inventados que realmente já nem sei quem é quem. Restam-me duas hipóteses, eliminar os comentários todos ou deixá-los passar.
O que fazer?
Quanto à questão que colocas, também acho que o Benfica devia agir em vez de reagir, mas não conheço todos os meandros nem sei o que a nossa Direcção/SAD estar a fazer nesse assunto.
Marinho Neves seria um bom nome sem dúvida!
Abraço.
Manuel, lá voltamos às excepções, ou são todas ou há sempre espaço para interpretação subjectiva. Enquanto esse existir as lentes coloridas de um lado e de outro vão sempre ver ou não ver conforme a sua sardinha precisar de mais brasa...
Radio tiveste umas mini-férias do manicómio por ser Natal???Há cada doido!!!Manuel Oliveira nem sei como aguentas.Louvo-te a paciência e o caracter.Esta regra da bola na mão ou mão na bola vai ser sempre muito subjetiva e vai depender muito do critério usado pelos arbitros.Como sabemos que os arbitros usam um critério para o Porto e seus amigos e outro para o Benfica sujeitamo-nos a ver muitos penalys por marcar contra o Porto mas se for a favor deles tudo o que tocar na mão com intenção ou não será falta.É Portugal no seu melhor e ta tudo dito.A ideia do Luis Lourenço é estupenda e é concretizavel.Bastava 3 a 4 pessoas que percebam do meio a fazer isso e a levar o que apurassem para a Pj , os corruptos no minimo nao faziam tudo as claras e tinham de ir com mais calma.Quem pensa que com o Pc tudo volta à normalidade ta engano , ele já tem no seu clube muitos seguidores especializados em corrupção e outro colocado na presidência da FPF.Va la saber-se porquê com o apoio incondicional do Benfica.Esse para mim foi o maior erro de sempre do dirigismo em Portugal mas pronto , já ta feito o que se pode fazer.Aguentar e ver estas miseraveis arbitragens sem bufar muito porque a maior culpa delas é do nosso Presidente e do Benfica.
Manuel Oliveira temos aqui jardim de infancia para bébés chorões???Radio ganha-me juizo se alguma vez o tiveste
Albano
Os corruptos são beneficiados claramente, são uns batoteiros.
Mas nem isso vai impedir o Benfica de ser campeão.
Carrega Benfica.
Enviar um comentário