Época 2015/16

Época 2015/16

Análise aos jogos dos candidatos ao título

Não tem sido hábito analisar aqui os jogos do campeonato. Simplesmente porque já existem muitos blogs a fazê-lo.
Hoje porém resolvi fazê-lo face às polémicas arbitragens que persistem em continuar no campeonato português.
No jogo de ontem em Braga, não existiram casos muitos polémicos e com influência no resultado.
Parabéns ao Braga por continuar a liderar a Liga contra todas as expectativas. As minhas também, confesso.
Curiosos são os comentários que tenho lido de muitos portistas a manifestarem o seu regozijo pela continuação da bela carreira bracarense, espelhando-se nessa equipa pelo simples facto de não deixar o Benfica passar-lhe à frente, só que parecem esquecer-se que estão 6 pontos atrás deles! E a terminar assim, não terão acesso directo à Liga dos Campeões. O 3º lugar está garantido mas os dois primeiros estão difíceis!
Sobre os jogos do Porto e do Benfica, começo pelo Porto que jogou primeiro.
O Porto goleou e está tudo bem! Como se diz no Brasil, beleza!
Realmente parece que o que se passou foi tudo normal, à excepção dum lance polémico, basta ver o que diz o "Jogo":
O FC Porto goleou na Madeira o Nacional, por 4-0, em jogo da 17.ª jornada da Liga Sagres, marcado pelo polémico primeiro tento dos 'dragões', marcado por Varela de grande penalidade.
Depois:
Carlos Xistra apontou uma muito discutível falta de Alex Bruno sobre Varela, na área madeirense. Um lance em que o avançado "azul e branco" parecer ter feito uma falta anterior, ao tentar uma "bicicleta" com o adversário por perto, o que seria jogo perigoso.
Xistra assim não entendeu e expulsou Alex Bruno, por duplo amarelo, oferecendo a bola a Varela, que, da marca da grande penalidade, não perdoou. Uma estreia infeliz de Alex Bruno, um dos reforços dos madeirenses no “mercado”.
Porém, e sobre o lance logo no início do jogo em que Fucile faz penálti, nem uma palavra.
Manuel Machado é que não se calou, como alguns fazem, no final do jogo.
No "Record" pode ler-se:
"A arbitragem em Portugal não é cristã. Ou esqueceram os princípios ou então não foram à catequese", disse, lamentando o trabalho do árbitro, não só no jogo deste sábado, mas também no encontro da primeira volta. "Esta não é uma situação virgem [um jogador do Nacional expulso]. Também foi assim no Dragão. A jogar 11 contra 11 houve sempre equilíbrio, mas no Dragão foram duas expulsões e hoje aqui uma... Como é óbvio, ficámos inferiorizados e isso permitiu ao FC Porto construir um resultado desnivelado".
E continuou:
No mínimo, deve-se tratar com critério de igualdade o clube grande e o clube pequeno". E enumera algumas situações em que, no seu entender, o Nacional foi prejudicado. "Existe um penálti claro sobre o Edgar, há um pontapé de Falcão, que seria segundo cartão amarelo. o Fernando fez quatro ou cinco faltas consecutivas e nunca foi penalizado... Quando há critérios desiguais, o sentimento, além de tristeza, é de impotência e de alguma raiva".
Quanto ao Prof. Jesualdo, normalmente tão crítico quando se julga prejudicado, disse que não viu nada de anormal neste jogo. Para mim, está a precisar de óculos!
O último reforço portista, Rúben Micael no "flash interview" disse: «Não entrámos bem nos primeiros 15/20 minutos, mas depois de chegarmos ao golo as coisas ficaram mais fáceis».

Sobre o jogo do Benfica, foi justa a vitória encarnada num jogo muito difícil e em que as duas equipas poderiam ter feito mais golos.
O técnico dos vimaranenses não criticou qualquer situação relativa à arbitragem.
O Benfica, como é usual, também não o fez mas não significa que o trabalho do senhor Elmano Santos não tenha prejudicado sobretudo o Benfica.

8 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Façam o que fizerem. Roubem o que quiserem. Chiem por onde quiserem
.
.
.
O Benfica vai ser campeão
.

Jorge disse...

Só me posso rir com este post..mas à gargalhada! Quer dizer, diz que vai fazer uma análise dos jogos dos 3 grandes e depois o que vejo é meia duzia de linhas para o Sporting e benfica e um testamento a "cascar" no FCP. Incomoda-lhe assim tanto a vitória do FCP?

Ora aqui vai mas uma pergunta para si: "Viu a agressão do Javi Garcia?"

Hmm..relembro que estava 1-1.

Já que é tão expedito a comentar certos lances comente também este já agora.

Manuel Oliveira disse...

Sr. Jorge, nos jogos Braga-Sporting e Guimarães-Benfica as arbitragens não influenciaram o resultado como a do Nacional-Porto. Foi descarado não acha?
Sobre a agressão do Javi Garcia, sim senhor existiu mas e antes disso, não devia ter ido para a rua um defensor do VG que apenas levou amarelo ao travar o Saviola esmo em cima do risco da área quando este ficaria cara a cara com o g.redes? E um penálti por marcar ainda com 1-0? Não viu também? Na crónica digo que houve erros de arbitragem mas que não influenciaram o resultado final, já não foi o que aconteceu no do Porto. E se dei ênfase a esse facto, sr. Jorge foi porque vocês têm a memória muito curta, ainda há dias aquando do 5-0 do Benfica ao Marítimo alegaram que o Benfica ganhou por causa do árbitro que expulsou um maritimista! Quer mais? É só pedir!
Mas continue a aparecer que as "discussões" animam o espaço e são benvindas.
Abraço.

Nuno disse...

Sr.Manuel Oliveira ao ler o seu post em certo ponto menciona o jornal "O Jogo" e muito bem (é um belo jornal)mas esqueceu-se de mencionar a analise de Jorge Coroado que tanto fala (o penalty inexistente na area do tetracampeao)mas eu passo a descrever:"Não assinalou o primeiro agarrão de Edgar a Fucile, depois não teve coragem para assinalar a grande penalidade cometida por Fucile".

Cumprimentos...

Nuno Costa

Manuel Oliveira disse...

Sr. Nuno Costa, no momento em que postei ainda não havia comentários do Tribunal do Jogo.
Mas para mim, vale mais aquilo que eu vejo (vídeo existente neste blog) do que o que o Coroado diz!
Posso dar o benefício da dúvida se houve agarrão antes no não assinalado, mas e o penálti que deu o 1º golo?
Cumprimentos.

Nuno disse...

O penalty em questao no meu ponto de vista é penalty,existe um toque do defesa do Nacional em A.Pereira.

Cumprimentos,
Nuno Costa

Manuel Oliveira disse...

Pois caro NC, é a interpretação de cada um, vendo e revendo dá-me a sensação que o A.Pereira é que engancha o pé no do Nacional. Mas, estas discussões nunca vão acabar. Basta ver esses programas semanais em que nunca se entendem!
Cumprimentos e comente sempre.

Nuno disse...

Claro,cada um vê com a camisola que enverga,voce vermelha e eu azul.
Sempre que houver oportunidade irei comentar.

Cumprimentos,
Nuno Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO