Bastou postar sobre o F.C.Porto e Pinto da Costa para ter comentários de leitores portistas.
Ao contrário do que possam imaginar, não tenho nada contra. A discussão é saudável, desde que cada um defenda a sua dama educadamente, como foi o caso.
Os comentários foram educados por isso decidi prolongar o debate lançando este novo post para discussão. Apenas gostaria que não comentassem anonimamente. Dêem a cara porque estamos aqui para conversar e debater.
Não é preciso dizer que sou benfiquista. Mas, já é preciso dizer que não me revejo em manobras menos claras perpetradas por dirigentes do meu clube.
Só porque L.F.Vieira já fez obra e grande no Benfica, não apoio tudo o que ele faz ou diz.
Sobretudo, não aceito "máfias" venham elas donde vierem.
Nunca, mas nunca mesmo, me verão a defender aqui situações condenáveis. Nesse aspecto não tenho "telhados de vidro". Por isso me senti à vontade para atacar Pinto da Costa.
O artigo "Dragão brigão" que deu origem a este debate, encontra-se no post anterior.
Feita a introdução, vamos aos factos que me levam a pensar o que penso do presidente do FCP.
O F.C.Porto conseguiu a hegemonia do futebol português nos últimos 20/30, é um facto.
Como a conseguiu? Bom, aqui é que começam as discussões e discordâncias.
Para os benfiquistas e para quem queira ver com olhos de ver, tal facto foi conseguido não só, mas muito à custa de manobras menos claras. Basta ler a imprensa deste período para se saber isto, mesmo sendo muita coisa omitida.
Lembro-me (porque estive lá) do célebre Porto-Benfica de 1991 que decidia praticamente o título, ganho pelo Benfica (2-0) com golos de César Brito. O que se passou à volta desse jogo deveria ter dado castigos exemplares para os prevaricadores, mas não deu porque Portugal é um país de brandos costumes e pela conivência governamental da altura.
Lembro-me duma quantidade enorme de situações graves praticadas por um célebre guarda Abel, com a conivência do FCP, senão ele não teria acesso às zonas restritas do Estádio das Antas.
Lembro-me de muito mais situações, só que seria maçador para quem estiver a ler enumerá-las aqui. Basta pesquisar, que se encontram por aí à mão de semear na internet.
Vou apenas falar do passado mais recente.
É ou não verdade que Pinto da Costa e outros foram condenados na justiça desportiva e não só? Muitos dirão foi, mas foi absolvido posteriormente por não se ter provado!
Agora digam-me, só porque não se provou, porque as escutas não são válidas como meio de prova e/ou porque no meio de quem decide estão cidadãos que deveriam estar acima de qualquer suspeita, mas não estão infelizmente, seja por compadrios, seja por outras razões, passa-se uma esponja e não aconteceu nada?
Não é verdade que árbitros viajaram por conta do FCP há alguns anos atrás?
Não é verdade que jogadores do FCP, num passado ainda bem recente, corriam atrás dos árbitros quando estes tomavam alguma decisão menos agradável e não lhes acontecia nada? Quem não souber, pesquise o You Tube, que não faltam vídeos, apesar de muitos já terem sido retirados.
Que eu me lembre (e não sou nenhuma criança) nunca vi nada parecido relacionado com o Benfica e jogadores do mesmo.
Ajudas de árbitros todos têm pontualmente e todos os anos, mas nos momentos certos elas eram sempre para o mesmo lado.
Portanto, que fique bem claro, concordo que Pinto da Costa terá sido o maior e melhor presidente para os portistas porque conquistou títulos, que é o que os adeptos querem, mas não da forma que engrandece um clube. E se o FCP é assim tão grande como os seus adeptos dizem, porque motivo vem constantemente com o discurso da regionalização, o povo do norte, isto e aquilo.
O único clube verdadeiramente nacional e reconhecido ainda hoje no mundo é o Benfica. Não tenham dúvidas, vejam o valor da "marca" apesar de só ter ganho 2 campeonatos nos últimos 18 anos, vejam a obra feita, apesar de algumas fases tristes da sua história como a do tempo de Vale e Azevedo, de que me envergonho enquanto benfiquista.
E, quem souber, diga-me e prove-me quando o Benfica foi acusado de corrupção desportiva, ou o seu nome esteve envolvido nesse tipo de situações.
Podia ainda falar de túneis, assunto da actualidade mas fica para um próximo post.
2 comentários:
O desespero dos adversários do Porto para tentarem desculpar a palhaçada que têm sido as arbitragens onde o FCP tem participado é gritante. Agora vêm falar de uma possível mão de Falcao no golo do empate frente ao Paços de Ferreira para camuflar a palhaçada no golo anulado a esse mesmo jogador anda na primeira parte.
Mas será que anda tudo louco ? Estes indivíduos esquecem tudo o que se passou durante o jogo e focam toda a arbitragem num único lance (que eu sinceramente ainda não consegui decifrar onde vêm a infracção) que supostamente favorece o FCP.
Se não tivesse sido anulado o golo a Falcao na primeira parte, muito provavelmente o jogo acabava com 3 ou 4 golos por parte do FCP e Benfica, Braga e Sporting não tinham entrado nos seus jogos super motivados.
Tenham juízo e vergonha na cara.
Dragao Doente(que apropriado)
"Tenham juízo e vergonha na cara."
Tens razão,esta é a frase que os portistas têm de interiorizar rapidamente,pra evitar estas figurinhas,é que já cansa,parecem o Rui Moreira,"falei portanto tenho razão",acham-se os donos da verdade,com direito à indignação por tudo e por nada.E NÓS?Quando fomos(como ontem,5-0 mas ficou um penalty por marcar sobre o Aimar e uma expulsão pro Maritimo,Joao Guilherme)temos de ficar caladinhos,não é?Quando somos roubados(habitual)é "são as contrariedades do jogo,é normal",quando somos beneficicados(rarissimo,ou se preferirem,na taça da liga que não interessa a ninguem,que é pra os antis terem o que falar durante o ano inteiro)é o andor,é o colinho,é isto,é aquilo,5-0 deixa duvidas mas(voltando atras uma semana)3-2 é uma vitória do "querer,da garra,de genio",you wish...
Vocês têm de perceber o seguinte:apesar de este pais ser ainda uma aldeia,no que a mentalidades diz respeito,as pessoas já perceberam certas coisas e já não emprenham tao facilmente pelos ouvidos,com as asneiras que rtp,sport tv,jn,record,o jogo e mais uma serie de orgaos de comunicção social alinhados com a torre das antas debitam pro publico em geral.Esse tempo já passou,o homem que acreditava nisso já foi comido pelos bichinhos e o que ainda acredita pra lá caminha!Guerra Norte Sul?Que treta tão descabelada,que balela do caraças,eu sou do Norte e não me revejo nada neste discurso nem nessa "guerra" que só existe na cabeça de alguns,este pais precisa é de unidade,UNIDADE,PERCEBES?Quando não se é competente e a culpa é sempre de "outros" que nada tem a ver com o assunto,o berreiro pra em todas as direçoes é a solução.
Já não chega o Socrates pra nos lixar,ainda vem este tentar dividir-nos ainda mais!!!
Enviar um comentário